You are on page 1of 3

Importncia do ar para os seres vivos

1.O que a atmosfera e a sua importncia para a vida na Terra

A atmosfera uma camada gasosa que envolve a Terra. fundamental para a vida na Terra porque:

nela encontram-se os gases necessrios para a respirao dos seres vivos; protege a Terra das radiaes ultravioletas (camada do ozono); modera a temperatura do planeta e evita um arrefecimento durante a noite que destruiria os seres vivos (efeito de estufa); protege a Terra do impacto de outros astros como os meteoritos (serve como barreira). A atmosfera apresenta vrias camadas:

Troposfera - onde se encontra praticamente todo o ar e onde ocorrem os fenmenos atmosfricos (chuvas, formao de nuvens,etc.); Estratosfera - onde existe ozono que no permite a entrada dos raios ultravioletas; Mesosfera - camada que no permite a entrada de meteoritos no planeta; Termosfera - camada externa da atmosfera.

2. Ar

O ar tem as seguintes propriedades:

invsivel, incolor e inodoro; ocupa espao;

tem peso; tem forma e volume varivel ( compressvel).

3. Gases constituintes do ar

Constituio do ar:

Azoto (78%) Oxignio (21%) Dixido de Carbono, vapor de gua e outros gases (1%) O azoto tem como propriedades:

invisvel, incolor e inodoro; incomburente e incombustvel; moderador das combustes. O oxignio tem como propriedades:

invisvel, incolor, e inodoro; comburente e incombustvel. O dixido de carbono tem como propriedades:

invisvel, incolor, e inodoro; incomburente e incombustvel; turva a gua de cal; mais pesado que o ar. O azoto usado na produo de adubos para a agricultura e em sistemas de refrigerao.

O oxignio usado na reanimao de doentes e tambm na indstria para acelerar combustes.

O dixido de carbono usado no fabrico de bebidas gaseificadas e em extintores de incndio.

4. Poluio do ar

O ar poludo essencialmente devido ao:

desenvolvimento industrial; formao de grandes aglomerados populacionais; aumento do nmero de automveis e avies. A poluio do ar tem como consequncias:

Perigo para a sade: o ar poludo provoca doenas dos sistema respiratrio e circulatrio (asma, bronquite,) e doenas de pele e alergias. Aumento do efeito de estufa/aquecimento global: o efeito de estufa consiste na reteno de calor proveniente do sol e essencial vida porque no permite um arrefecimento nocturno que destruiria os seres vivos. A emisso de gases poluentes como o dixido de carbono para a atmosfera tem vindo a aumentar o efeito de estufa o que tem provocado um aquecimento global. Com este aquecimento tm-se verificado alteraes climticas e o degelo dos glaciares e um consequente aumento do nvel das guas. Destruio da camada de ozono: a camada de ozono muito importante porque protege-nos dos raios ultravioletas. No entanto, com o aumento da poluio, esta camada est cada vez mais fina e protege-nos cada vez menos destes raios que so prejudiciais aos seres vivos. Chuvas cidas: existem gases que so libertados sobretudo nas indstrias para a atmosfera que combinam-se com a gua existente na atmosfera e quando ocorre precipitao origina-se a queda de chuvas cidas que matam plantas e seres vivos aquticos, contaminam os solos e deterioram monumentos.

You might also like