You are on page 1of 11

FACULDADE ASSIS GURGACZ RAFAELA WATANABE

ANTEPROJETO TCC: INFLUNCIA DAS PLANTAS DESCOMPACTADORAS NA DENSIDADE DO SOLO.

CASCAVEL PR 2007

FACULDADE ASSIS GURGACZ RAFAELA WATANABE

ANTEPROJETO TCC: INFLUNCIA DAS PLANTAS DESCOMPACTADORAS NA DENSIDADE DO SOLO.

Trabalho apresentado a Comisso do TCC, do Curso de Agronomia, como requisito parcial de concluso do curso. Professor Orientador: Dr. Deonir Secco.

CASCAVEL PR 2007

1. ASSUNTO Compactao do solo.

2. TEMA

Influncia de plantas descompactadoras na densidade do solo.

3. JUSTIFICATIVA

O sistema de plantio direto (SPD) induz o solo a atingir nveis considerveis de compactao devido ao trafego intenso de mquinas aliado a manuteno da palhada, pratica obrigatria no SPD mantm a umidade no solo por um perodo de tempo maior com isto aumentando resistncia a penetrao (Rp). O aumento densidade do solo, a diminuio da porosidade total e o aumento da resistncia a penetrao so atributos fsicos do solo afetados diretamente pela compactao. A compactao afeta diretamente e negativamente a produtividade das culturas, por isso atravs deste trabalho avaliaremos a reduo da compactao com o uso de espcies descompactadoras do solo.

4. FORMULAO DO PROBLEMA

O sistema de plantio direto devido ao trfego intenso de mquinas induz os solos a atingirem maiores estgios de compactao.

5. OBJETIVOS

5.1 OBJETIVO GERAL Avaliar se uma ou mais das espcies testadas apresentam potencial na reduo da densidade do solo.

5.2 OBJETIVOS ESPECFICOS Avaliar qual das espcies mais promissora na diminuio da densidade do solo. Avaliar qual das espcies mais adaptada a regio.

6. FUNDAMENTAO TERICA

6.1 DENSIDADE DO SOLO

A densidade do solo definida como a massa seca por um determinado volume. Sendo assim esta diretamente relacionada com a estrutura do solo. Segundo Camargo (1997), pode-se dizer com certa restrio que a densidade a medida mais quantitativa direta da compactao. Um dos principais atributos fsicos que reduz a produtividade das culturas a densidade do solo e sua relao com resistncia penetrao (ALBUQUERQUE, 2001).

6.2 COMPACTAO DO SOLO

A compactao do solo um dos fatores limitantes no desenvolvimento das plantas. O intenso trfego de mquinas nas reas agrcolas sem o devido controle da umidade do solo um dos fatores que tem contribudo para o aumento de reas compactadas. Pedrotti & Dias Junior (1996) afirmam que, o aumento da compactao adicional do solo esta relacionada realizao das operaes motomecanizadas sem o controle de umidade do solo. A compactao do solo pode ser avaliada pela sua densidade, que pode atingir nveis crticos na camada superficial no sistema plantio direto (GUIMARES, 2001). A compactao do solo influncia na germinao, brotao e emergncia das plantas at as relaes de ar, gua e temperatura do solo (CAMARGO & ALLEONI, 1997). Segundo Goedert (2002), os principais efeitos negativos relacionados a compactao do solo so o aumento da resistncia ao crescimento radicular, reduo da aerao e da disponibilidade de gua e nutrientes, e, conseqentemente, decrscimo na produtividade agrcola. A compactao pode ser evidenciada tanto no solo como na planta. Alguns dos principais sintomas visveis no solo so: presena de crostas, trincas no sulco de rodagem no trator, empoamento de gua, eroso hdrica excessiva, zonas endurecidas, etc. Nas plantas a manifestao da compactao est associada a baixa emergncia de plntulas, variao do tamanho entre as plantas, folhas amarelecidas, sistema radcula raso e horizontal, razes mal formadas e tortas, etc. (DIAS JUNIOR,2000). A observao desses sintomas no solo e/ou na planta uma maneira fcil e prtica de reconhecimento de reas compactadas.

Dias Junior(2000) cita que a compactao do solo pode ser prevenida ou minimizada pela escolha correta das prticas agronmicas.

6.3 PLANTAS DESCOMPACTADORAS

Camargo e Alleoni (1997) definem plantas descompactadoras como aquelas que apresentam razes com capacidade elevada de penetrao em camadas de solo com alta impedncia mecnica. A utilizao de plantas descompactadoras uma importante forma de diminuir a compactao e a resistncia de penetrao no SPD. Segundo Primavesi (2002), o feijo guandu considerado como um subsolador vegetal, suas razes atingem profundidades em que o subsolador no alcana alm das razes serem capazes de romper grossas camadas de solo. As plantas descompactadoras podem ser uma das opes de cobertura do solo no perodo entre as culturas principais. Segundo Callegari (1995) as plantas de cobertura so utilizadas para diminuir os problemas de eroso, promover a reciclagem dos nutrientes, produzirem cobertura para manter a umidade do solo e evitar a evaporao da gua e incrementar a matria seca no solo.

6.4 SISTEMA DE PLANTIO DIRETO (SPD)

Primavesi (2002) define o plantio direto como uma tcnica completa de conservao da estrutura grumosa do solo em sua superfcie. Neste sistema no h o revolvimento do

solo, e deve-se aplicar periodicamente matria orgnica junto com os adubos necessrios e a proteo desta estrutura grumosa contra o impacto das chuvas e a insolao direta. O SPD propicia inmeras vantagens como a diminuio do nmero de operaes, economia de combustvel, alm de auxiliar potencialmente no controle da eroso e aumentar os teores de matria orgnica no solo. A introduo do sistema de plantio direto, no qual a semeadura realizada em terreno coberto por palha, e, portanto, sem revolvimento da camada superficial do solo, dever minimizar a formao de camadas compactadas no solo (GOEDERT, 2002). O teor de mataria orgnica um importante atributo a ser levado em considerao ao avaliar o efeito da compactao do solo no aumento da densidade. Altos teores de matria orgnica podem promover um aumento da plasticidade do solo, dificultando o aumento da densidade do solo mesmo aps o trafego de mquinas e implementos pesados (CAMARGO, 1997). O aumento dos teores de matria orgnica tambm est relacionado com o aumento da capacidade de trocas de ctions (CTC) do solo, ou seja, o aumento da capacidade do solo armazenar os nutrientes e disponibilizar os nutrientes para a planta. Devido maior quantidade de matria orgnica e atividade biolgica na superfcie, a estrutura de solos sob plantio direto pode ser mais favorvel ao crescimento e desenvolvimento de plantas do que em solos cultivados convencionalmente, com igual ou ainda maior densidade do solo (SILVA, 2000). Existem alguns fatores essenciais no sistema de plantio direto como por exemplo a palhada na superfcie ou uma cobertura vegetal morta, o no revolvimento do solo e a rotao de culturas. Segundo Primavesi (2002) a disponibilidade de nutrientes no SPD pode ser maior do que num sistema de plantio convencional, devido ao fato da disponibilidade de nutrientes diminuir em solos adensados.

7. ENCAMINHAMENTO METODOLGICO O experimento foi instalado na Fazenda Escola da Faculdade Assis Gurgacz - FAG, no municpio de Cascavel-Pr (longitude 53 26 W e latitude 24 56 S), desde maro de 2007. O solo classificado como Latossolo Vermelho distrfico, textura argilosa, substrato Basalto, relevo suave ondulado (Embrapa, 1999), sob sistema de plantio direto, sendo as culturas antecessoras soja e milho. O clima da regio apresenta-se como temperado mesotrmico e supermido, tipo climtico Cfa (Keppen) (CASCAVEL, 1995). O delineamento experimental ser de blocos ao acaso com 7 parcelas e quatro repeties, sendo cada unidade experimental de 4 X5m. Os tratamentos so: crotalria (Crotalaria juncea L.), crotalria (Crotalaria spectabilis Roth), feijo guandu (Cajanus cajan L.), sorgo (Sorghum bicolor L. Moench), girassol (Helianthus annuus), mucunapreta (Stizolobium aterrimum) e a testemunha a ausncia de cultivo. A semeadura, o controle de plantas daninhas e os tratamentos fitossanitrios sero realizados conforme indicao para cada cultura, A densidade do solo ser determinada com cilindros de 5,0 cm de altura e 5,5 cm de dimetro, nas profundidades de 0,00-0,10, 0,10-0,20, 0,20-0,30 m para estabelecer a camada de solo com estado de compactao mais intenso. Em cada profundidade sero feitas duas repeties, num total de cinco pontos aleatrios por tratamento. A analise estatstica constar de analise de varincia entre mdias de tratamento e aplicao do teste de Duncan ao nvel e 5% de significncia.

8. CRONOGRAMA

ATIVIDADES

Fev.

Mar.

Abr.

Maio.

Jun.

Jul.

Ago

Set.

Out.

Nov.

Leitura das referncias Definio do assunto/tema Justificativa

Formulao do problema Elaborao dos objetivos Fundamentao terica Encaminhamento metodolgico Redao Final

Entrega do trabalho Defesa em banca

REFERNCIAS

1- ALBUQUERQUE, J.A; REINERT, D.J.. Densidade radicular do milho considerando os atributos de um solo com horizonte B textural. Revista Brasileira de Cincia do Solo. Viosa,v.25, n.3, p. 539-549, jul/set 2001. 2- CAMARGO, O. A.; ALLEONI, L. R. F. Compactao do solo e o desenvolvimento das plantas. Piracicaba: Esalq, 1997. 132 p. 3- CASCAVEL. Prefeitura Municipal. Proposta para recuperao ambiental da bacia hidrogrfica do Rio Cascavel. Cascavel, 1995. 164p. 4- EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECURIA EMBRAPA. Centro Nacional de Pesquisa de Solos. Sistema Brasileiro de classificao de solos. Braslia, 1999. 412p. 5- GOEDERT, W. J., SCHERMACK, M. J. ; FREITAS, F. C. Estado de compactao do solo em reas cultivadas no sistema de plantio direto. Pesquisa Agropecuria Brasileira. [online]. 2002, vol. 37, no. 2, pp.223-227. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100204X2002000200015&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 28 maio de 2007. 6- GUIMARES, C.; MOREIRA, J. A. A. Compactao do solo na cultura do arroz de terras altas. Pesquisa Agropecuria Brasileira, Braslia, v.36, n.4, 2001. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100204X2001000400014&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 28 de maio de 2007. Pr-publicao.

7- NOVAIS, R.F. In: DIAS JUNIOR, M. S. (Org.). Tpicos em cincia do solo.Viosa: UFV, 2000. 5v. 2: 55-94. 8- PEDROTTI & DIAS JUNIOR, M. S, Compactao do solo: como evit-la. Revista Agropecuria Catarinense, 9: 50-52, 1996. 9- PEREZ, F. A.; TESTEZLAF, R.; TERESO, M. J. A. Efeito da Irrigao na Compactao de Latossolos Argilosos Submetidos ao Uso Agrcola Intenso. Engenharia Agrcola. Campinas, v.13, p.39-56, 1993. 10- PRIMAVESI, A. Manejo ecolgico do solo: a agricultura em regies tropicais. So Paulo: Nobel, 2002. SILVA, V. R.; REINERT, D. J. ; REICHERT, J. M. Resistncia mecnica do solo penetrao influenciada pelo trfego de uma colhedora em dois sistemas de manejo do solo. Revista Cincia Rural. Santa Maria, v.30, n.5, 2000. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010384782000000500009&lng=pt&nrm

You might also like