You are on page 1of 3

APRENDENDO COM A TENTAO DE JESUS Mateus 4.

1-11 A Bblia nos diz que Jesus por volta de seus 30 anos foi batizado por Joo, o Batista, e logo depois foi conduzido pelo Esprito Santo ao deserto para ser tentado pelo Diabo. Analisando friamente esse episdio na vida do mestre, isso parece loucura, pois quem em sua sensatez, escolheria deliberadamente passar um longo perodo numa regio desrtica, sem alimentar-se, sofrendo calor, frio, para ser tentado por Satans. Jesus no precisava ir. Mas foi! POR QU? POR QUE JESUS PRECISOU SUBMETER-SE A TENTAO NO DESERTO? Se analisarmos, ele tambm no precisava ser batizado. Joo inclusive no primeiro momento se recusa a batizar Jesus, mas depois, constrangido o batiza. POR QU? A resposta a essas perguntas nos dada pelo prprio Jesus. Em Mateus 3.15 ele diz: convm que assim faamos, para cumprir toda a justia. (NVI) Outra verso mais atualizada vai nos dizer assim: Deixe que seja assim agora, pois dessa maneira que faremos tudo o que Deus quer. (NTLH) Deus queria exatamente isso pra Jesus. Jesus est iniciando seu ministrio perante os homens, de fato o inicio da caminhada rumo cruz. E esse dois momentos so por demais importantes. Pois no batismo Deus apresenta aos homens Jesus como seu filho amado que lhe enche o corao de alegria (MT 3.17)! Esse batismo aqui no de arrependimento, mas de confirmao, que exatamente o mesmo sentido do batismo que hoje praticamos, o de confirmao de nossa filiao a Deus. Quanto tentao era necessrio uma demonstrao de que estava diante dos homens, o cordeiro de Deus sem mancha ou mcula que tira o pecado do mundo (Joo 1.29).

A Bblia diz: Pois vocs sabem que no foi por meio de coisas perecveis como prata ou ouro que vocs foram redimidos da sua maneira vazia de viver, transmitida por seus antepassados, mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito. (1 Pe 1.18,19) Mas no s isso, h outro sentido na tentao de Cristo alm de apresent-lo aos homens como o filho de Deus qualificado cruz. H o sentido da identificao. Em Hebreus 2.14 -18, ns lemos: Porque, tendo em vista o que ele mesmo sofreu quando tentado, ele capaz de socorrer aqueles que tambm esto sendo tentados. Ele entende exatamente a dimenso do meu sofrimento na tentao, porque ele passou por isso. S que ao contrario de ns ele no sucumbiu. No porque fosse Deus. Ali estava o Jesus 100 por cento homem sendo tentado, angustiado, sofrendo. E ele venceu! Como ele conseguiu suportar toda aquela tentao? O que ele fez pra vencer as artimanhas do diabo? Qual foi sua estratgia? Se ele conseguiu, ns tambm conseguiremos. Vamos analisar esse texto mais de perto e tentar aprender como Jesus venceu a tentao no deserto. APRENDENDO COM A TENTAO DE JESUS. 1 - AS TTICAS DO DIABO: 1.1 Procurou disseminar a dvida e a incerteza no corao de Jesus (v.3) Se voc de fato quem voc diz ser, ento... transforme as pedras em pes.

Essa prtica de Satans muito antiga e ele no se reciclou e nem precisa, pois funciona muito bem at hoje, lembram do Jardim do den? Gn 3.1-6 Satans plantou a dvida no corao do primeiro casal Ser que Deus est escondendo alguma coisa de ns? o resultado j conhecemos. Em algum momento da sua vida voc ser tentado pela dvida. Se voc realmente quem diz ser, ento... exija a cura para Deus, porque voc est passando necessidade, cobre a prosperidade do seu Deus. Se voc cristo, porque tudo ento evidencia que Deus o abandonou? Satans tentar acaba com voc levando-o a duvidar de seu Deus, se sua f, da Bblia e de sua igreja. 1.2 Utilizou a Palavra de Deus como arma contra Jesus (v.6) Voc conhece o Salmo 91? um Salmo que fala da proteo e cuidado de Deus aos que o amam. Esse salmo diz que Deus nos proteger da escurido, das pestes, das doenas mortais, das ciladas planejadas contra ns e nos incentiva a sermos fieis a Deus. No entanto o diabo foi capaz de se utilizar desse salmo para tentar convencer Jesus a se matar (Sl 91.11,12). Quantas pessoas voc conhece que vivem oprimidas por conta de uma aplicao errada da Palavra de Deus em suas vidas? Satans ensina que a Palavra de Deus um jugo pesado, difcil de ser seguida, estudada, aplicada. Quando esteve com o primeiro casal ele conseguiu distorcer a palavra de Deus (Gn 3.1-6): No v.1 ele tentou mudar a palavra de Deus, No comam...? No obteve xito! A tentou novamente , v.4 e 5 certamente no morrero! e completou com uma meia verdade: Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abriro, e vocs, como Deus, sero conhecedores do bem e do mal.

S que ele no disse que seria um bem, que jamais conseguiriam praticar e um mal que os acompanharia sempre. Tenha muito cuidado com as interpretaes e aplicaes da Palavra de Deus que esto sendo feitas por esse mundo a fora. 1.3 Utilizou-se da mentira para tentar aprisionar Jesus (v.8) Em Lucas 4.5,6 lemos: O Diabo o levou a um lugar alto e mostrou-lhe num relance todos os reinos do mundo. E lhe disse: Eu te darei toda a autoridade sobre eles e todo o seu esplendor, porque me foram dados e posso d-los a quem eu quiser. Como que o Diabo queria dar todos os reinos do mundo e toda a autoridade a Jesus sem que os reinos fossem dele? Acreditar nisso ir contra a idia da soberania de Deus! claro que era mentira! Ele o Pai da mentira (Joo 8.44) triste percebermos que para muitos o Diabo to poderoso que faa frente a Deus. Para muito ele um deus do mal. Na verdade ele um anjo cado, rebelde que se utiliza da mentira para dizer que tudo dele.E s vezes acreditamos nisso. Ele mentiroso, se opem a verdade. 2 A AO DE JESUS DIANTE DA TENTAO 2.1 Ele utilizou a palavra de Deus da maneira adequada. A - COMO ALIMENTO Ele disse nem s de po viver o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus(Dt 8.3) A ao de l, estudar, meditar, memorizar a Bblia poder nos ajudar a vencer a tentao. Pois a inteno do Diabo plantar em nossos coraes a incerteza e o desespero. A Bblia tem promessas maravilhosas para nossa vida, e essas promessas nos enchem de esperana.

As orientaes da Palavra de Deus produzem uma f firme, convicta em nossos coraes. Quando o diabo citar o salmo 23.1 e tentar nos amedrontar dizendo que Deus nos abandonou e que mentiu para ns, pois estamos passando necessidade. Voc alimentado da Palavra de Deus dir a ele: Ele no mentiu, pois prometeu ser o meu pastor e em nada Ele me faltar" Exemplo de Filipenses 4.13 B - COMO GUIA DE F PRTICA Est escrito: No ponha prova o Senhor, o seu Deus Mt 4.7/Dt 6.16 Voc no precisa desafiar Deus tentando fazer algo que no est estabelecido em sua Palavra. Contente-se com as orientaes que a esto colocadas, elas so suficientes para o nosso bem viver. 2.2 Ele estabeleceu uma relao agradvel com Deus baseada na verdade. (v.10) Deus o verdadeiro Senhor de tudo Dt 6.10-15 A verdade traz a verdadeira liberdade Joo 8.32 Uma proposta de trocar o relacionamento com Deus fica sem sentido, sem razo.

You might also like