You are on page 1of 15

TPICO 2 _______________________________________________________________ SISMOS

Licenciatura em Cincias do Ambiente Riscos Naturais (2 ano-2S) Ano lectivo de 2008/09

SISMOS Os sismos ocorrem quando a energia armazenada em rochas sob tenso (e sob deformao elstica) libertada subitamente. Esta libertao de energia causa uma intensa vibrao da regio prxima da origem do sismo e envia ondas de energia elstica, denominadas ondas ssmicas, atravs da Terra. A maioria dos sismos naturais gerada por movimentos sbitos ao longo duma zona de falha. A teoria do ressalto elstico (fig. 1) sugere que se o movimento ao longo da falha travado de modo que a deformao elstica lenta aumente nas rochas sob tenso em ambos os lados da falha, quando o movimento ocorre, a energia libertada provoca um sismo. Esta teoria foi descoberta fazendo medies de diversos pontos em ambos os lados de uma falha. Antes da ocorrncia de um sismo verificou-se que as rochas adjacentes falha estavam deformadas. Aps o sismo, a deformao desapareceu, sugerindo que a energia armazenada na Figura 1 Diagrama esquemtico ilustrando a teoria deformao elstica das rochas foi do ressalto elstico. subitamente libertada durante o sismo. Como acima se referiu, quando um sismo ocorre, as ondas ssmicas viajam atravs da Terra sob a forma de vibraes. O sismgrafo (fig. 2) o instrumento usado para registar essas vibraes e o grfico resultante o sismograma (fig. 5).

Figura 2 Esquema simplificado mostrando o funcionamento de um sismgrafo.

O foco ou hipocentro a local do interior da Terra onde as ondas ssmicas so geradas pela libertao sbita da energia elstica acumulada (local onde se origina o sismo). O epicentro ponto na superfcie da Terra imediatamente acima do foco (fig. 3). As ondas ssmicas propagam-se em todas as direces a partir do foco (fig. 3). Algumas deslocam-se no interior da Terra (ondas volmicas) e outras superfcie (ondas superficiais). Existem dois tipos de ondas volmicas, ondas P e ondas S.

Figura 3 Diagrama de blocos mostrando as caractersticas bsicas de um sismo. Adaptado de PRESS & SIEVER (2002).

Ondas volmicas

Ondas superficiais

Figura 4 Diagramas esquemticos ilustrando a propagao dos diferentes tipos de ondas ssmicas. Legenda: LR ondas de Rayleigh; LQ ondas de Love. Adaptado de PRESS & SIEVER (2002).

As ondas P, tambm denominadas compressivas ou primrias, so mais rpidas do que as ondas S e, por isso, so as primeiras a ser detectadas pelos sismgrafos (fig. 5). semelhana das ondas sonoras, deslocam-se comprimindo e expandindo o material medida que se propagam (fig. 4). Podem propagar-se em meio slido, lquido ou gasoso. Viajam muito mais depressa atravs de slidos do que lquidos: a velocidade mdia de propagao das ondas P atravs da crosta terrestre de 6 km/s e de 1,5 km/s atravs da gua. Curiosamente, quando as ondas P atingem a superfcie e se transmitem ao ar, algumas pessoas e animais podem ouvir parte delas. Contudo, o som que algumas pessoas ouvem de um sismo que se aproxima o rudo forte dos objectos que vibram e no das ondas P. As ondas S, tambm denominadas ondas de cisalhamento ou secundrias, propagam-se apenas em meio slido. A velocidade mdia de propagao das ondas S atravs da crosta terrestre de 3 km/s. As ondas S provocam um movimento para cima e para baixo (corte lateral) perpendicularmente direco de propagao da onda (fig. 4).

Quando as ondas P e S atingem a superfcie do solo, formam-se ondas superficiais complexas que se propagam na superfcie da Terra. Estas ondas so mais lentas do que as ondas volmicas (fig. 5) e causam grande parte da destruio junto ao epicentro do sismo. Este tipo de ondas comporta-se como as ondas S, uma vez que sua passagem elas provocam movimentos para cima e para baixo e de um lado para o outro (fig. 4). Localizao do epicentro O sismograma (fig. 5), tal como ele produzido pelo sismgrafo, corresponde a uma projeco das vibraes em funo do tempo. No sismgrafo o tempo marcado a intervalos regulares de modo, permitindo determinar o tempo de chegada da primeira onda P e o tempo de chegada da primeira onda S.

Figura 5 Sismograma idealizado de um sismo natural.

Para determinar a localizao do epicentro de um sismo necessrio que o sismo seja registado em pelo menos 3 estaes sismogrficas a diferentes distncias do epicentro (figs. 6 e 7). Para alm disso, ainda necessria outra informao, que o perodo de tempo que as ondas P e S demoram a viajar atravs da Terra at estao sismogrfica. Esta informao tem sido recolhida desde h mais de 80 anos e est disponvel em curvas de tempo de deslocao das ondas (fig. 6).

Figura 6 Grfico mostrando o aumento do intervalo S-P com a distncia percorrida pelas ondas ssmicas (PRESS & SIEVER, 2002).

Utilizando os sismgrafos de cada estao possvel determinar o intervalo S-P, isto , a diferena entre o tempo de chegada da primeira onda S e o tempo de chegada da primeira onda P. Como natural, o intervalo S-P tanto maior quanto maior for a distncia ao epicentro (fig. 6). 3

Como o intervalo S-P indica a distncia a que o epicentro se encontra da estao sismogrfica, possvel, em cada estao, desenhar no mapa um crculo cujo raio igual distncia a que o epicentro se localiza. O ponto onde trs destes crculos se intersectam o ponto onde se localiza o epicentro do sismo (fig. 7).

Figura 7 Localizao do epicentro de um sismo (PRESS & SIEVER, 2002).

Magnitude dos sismos A dimenso de um sismo usualmente dada em termos de uma escala denominada Magnitude de Richter, a qual envolve a medio da amplitude (altura) da maior onda registada a uma determinada distncia do epicentro. Uma medida mais correcta da dimenso de um sismo dada pela quantidade de energia libertada pelo sismo. Apesar de ser muito mais difcil de determinar, Richter providenciou um modo para estimar a quantidade de energia libertada: Log E = 11,8 + 1,5 M, em que Log se refere ao logaritmo na base 10, E a energia libertada em ergs, e M a Magnitude de Richter. A escala de Richter uma escala aberta sem um valor mnimo ou mximo. Os sismos de maior dimenso so provavelmente limitados pela resistncia das rochas, embora os impactos de meteoritos possam provocar sismos ainda maiores. Os maiores sismos alguma vez registados ocorreram em 1960 (Chile) com magnitude de Richter de 8,5 e em 1964 (Alasca) com magnitude de Richter de 8,6. Uma outra medida da dimenso dos sismos, cada vez mais utilizada internacionalmente a denominada Magnitude de Momento do sismo. Esta determina-se a partir de uma estimativa da rea que se rompe ao longo do plano de uma falha durante o sismo, a quantidade de movimento ou deslizamento na falha e a rigidez das rochas prximas do foco do sismo. Excepto para sismo muito grandes, a magnitude de Richter aproximadamente a mesma que a magnitude de momento. Intensidade dos sismos As escalas de magnitude proporcionam um modo quantitativo de comparar terramotos. A intensidade de um terramoto indica-se com a Escala de Mercalli Modificada (tab. 1), que qualitativa. s doze categorias desta escala atribuem-se nmeros romanos. Cada categoria corresponde a uma descrio do modo como as pessoas sentem a vibrao de um sismo e a extenso do dano em edifcios e outras estruturas feitas pelo homem. A intensidade de um sismo normalmente representada num mapa (mapa de isossistas). So necessrios dias ou mesmo semanas para elaborar mapas de Intensidade de Mercalli Modificada convencionais, como o da figura 8. So baseados em questionrios enviados s pessoas que residem nas regies afectadas pelo sismo, notcias de jornais e informaes das equipas de avaliao de danos. A mxima vibrao do solo verifica-se apenas na rea do epicentro do sismo, mas este pode ser sentido numa rea muito mais vasta. A Escala de Mercalli foi criada no final da dcada de 1880 precisamente com o objectivo de avaliar a intensidade da vibrao do solo e da destruio causada em edifcios em regies vastas. A Escala de Mercalli Modificada permite no s relacionar directamente, na zona prxima do epicentro, a mxima destruio causada por um sismo com a sua magnitude, mas tambm

mostrar os efeitos da maior ou menor eficcia com que as ondas ssmicas se propagam atravs de diferentes rochas prximo da superfcie da Terra. A Escala de Mercalli Modificada permite ainda estimar a dimenso de sismos ocorridos antes da existncia das redes sismogrficas modernas (antes de existirem estaes sismogrficas, no era possvel determinar a Magnitude de Richter).
Tabela 1 Escala de Mercalli Modificada (verso simplificada) Grau I Grau II Grau III Grau IV Grau V Grau VI Grau VII Grau VIII Grau IX Grau X Grau XI Grau XII IMPERCEPTVEL Apenas registado pelos aparelhos de preciso, ou sismgrafos. MUITO FRACO Sentido por um muito reduzido nmero de pessoas em repouso, em especial pelas que habitam em andares elevados. FRACO Sentido por um pequeno nmero de habitantes. Bem sentido nos andares elevados. MDIO Sentido dentro das habitaes, podendo despertar do sono um pequeno nmero de pessoas. Nota-se a vibrao de portas e janelas e das loias dentro dos armrios. POUCO FORTE Praticamente sentido por toda a populao, fazendo acordar muita gente. H queda de alguns objectos menos estveis e param os pndulos dos relgios. Abrem-se pequenas fendas nos estuques das paredes. FORTE Provoca incio de pnico nas populaes. Produzem-se leves danos nas habitaes, caindo algumas chamins. O mobilirio menos pesado deslocado. MUITO FORTE Caem muitas chamins. H estragos limitados em edifcios de boa construo, mas importantes e generalizados nas construes mais frgeis. Facilmente perceptvel pelos condutores de veculos automveis em trnsito. Desencadeia pnico geral nas populaes. RUINOSO Danos acentuados em construes slidas. Os edifcios de muito boa construo sofrem alguns danos. Caem campanrios e chamins de fbricas. DESASTROSO Desmoronamento de alguns edifcios. H danos considerveis em construes muito slidas. MUITO DESASTROSO Abrem-se fendas no solo. H cortes nas canalizaes, toro nas vias de caminho de ferro e empolamentos e fissurao nas estradas. CATASTRFICO Destruio da quase totalidade dos edifcios, mesmo os mais slidos. Caem pontes, diques e barragens. Destruio das redes de canalizao e das vias de comunicao. Formam-se grandes fendas no terreno, acompanhadas de desligamento. H grandes escorregamentos de terrenos. CATACLISMO Destruio total. Modificao da topografia. (Este grau nunca foi presenciado no perodo histrico)

Figura 8 Carta de isossistas do sismo de 1755 (CCDRA, 2004).

Distribuio Mundial de Sismos A sismicidade global mais elevada ao longo de faixas relativamente estreitas que coincidem com as fronteiras de placas tectnicas (fig. 9).

Figura 9 Mapa da actividade ssmica global (1963-1988; magnitude 5) onde se mostra a localizao dos epicentros dos limites de placas (elevada concentrao de pontos) e dos sismos intraplaca (pontos dispersos) (KELLER & BLODGETT, 2007).

Sismos em fronteiras divergentes As fronteiras de placas divergentes so zonas onde duas placas se afastam uma da outra (fig. 10). Neste tipo de fronteiras, a litosfera est sujeita a um estiramento e, consequentemente, ocorrem falhas normais e vales de rifte. Os sismos que ocorrem ao longo deste tipo de fronteiras resultam da movimentao de falhas normais, tm baixas magnitudes, e tendem a ser pouco profundos (profundidade dos focos inferior a 20 km). O facto de os focos serem pouco profundos indica que a litosfera frgil relativamente fina ao longo destas fronteiras de placas. Exemplos: Todas as cristas mdio-ocenicas e vales de rifte intracontinentais, como o vale de rifte do leste africano. Sismos em fronteiras transformantes As fronteiras transformantes so fronteiras de placas onde estas se deslocam umas em relao s outras na horizontal (fig. 10). A falha de San Andreas, Califrnia, uma das mais longas falhas transformantes que se conhecem. Os sismos ao longo destas fronteiras resultam de movimentos de desligamento e tendem a ter focos pouco profundos (geralmente, menos de 100 km de profundidade). As magnitudes de Richter podem ser elevadas. Sismos em fronteiras convergentes As fronteiras de placas convergentes so fronteiras onde duas placas colidem uma com a outra, assim, tendem a ser zonas onde as tenses compressivas so activas, sendo comuns as falhas inversas e os cavalgamentos. Existem dois tipos de fronteiras convergentes: Fronteiras de subduco Neste tipo de fronteiras, a litosfera ocenica fria empurrada para baixo, em direco ao manto, devido convergncia de duas placas (fig. 10). Como a litosfera subductada fria, mantm-se frgil medida que desce e, por isso, pode fracturar sob compresso. Quando fractura, gera sismos que definem uma zona de sismos com focos gradualmente mais profundos sob da placa cavalgante (Zona de Benioff). A profundidade dos focos dos sismos nas zonas de Benioff pode atingir os 700 km. Exemplo: Regies costeiras do oceano Pacfico, incluindo Amrica do Sul, Amrica Central, Mxico, EUA, Alasca, Japo, Filipinas. Fronteiras de coliso Neste tipo de fronteiras duas placas continentais colidem originando cadeias de montanhas. Os sismos ocorrem devido a cavalgamentos; os focos podem ser pouco profundos ou ocorrer a profundidades que vo at cerca de 200 km. Exemplos: Ao longo dos Himalaias e ao longo da margem norte do Mediterrneo, prolongando-se pelo Mar Negro e Mar Cspio, at ao Iro.

Figura 10 Diagrama esquemtico representando todos os tipos de fronteiras de placas.

Sismos intraplaca Sismos que ocorrem nas regies estveis de continentes, distantes de fronteiras de placas. Muitos deles ocorrem como resultado da reactivao de falhas antigas, embora as causas de alguns sismos intraplaca ainda no sejam bem compreendidas. Exemplo: Regio de New Madrid, regio central dos EUA. Risco Ssmico A maior parte das vtimas mortais provocadas por sismos resultam do desmoronamento de edifcios e outras construes do homem. Sismos localizados em reas isoladas, longe de populaes humanas, raramente causam vtimas mortais. O risco ssmico depende de trs factores: 1. Densidade populacional 2. Regulamentos de construo 3. Preparao para a emergncia Exemplos: O pior sismo de que h registo histrico ocorreu em Shaaxi, China, em 1556. Provocou 830.000 vtimas mortais; a maior parte destas habitavam em cavernas escavadas em loess pouco consolidado. O pior sismo do sculo XX tambm ocorreu na China (provincial de T'ang Shan), matou 240.000 em 1976. O sismo de magnitude 7,8 ocorreu s 3:42 da manh e foi seguido de uma rplica de magnitude 7,1. As vtimas mortais foram provocadas pelo desmoronamento de edifcios de tijolo. O pior sismo, at agora, do sculo XXI teve a magnitude de 7,9 sismo e ocorreu na provncia de Shichuan, China, a 12 de Maio de 2008; provocou a morte de 69.197 pessoas. Contraste Em zonas onde a probabilidade de ocorrncia de sismos alta, com o objectivo de reduzir o risco ssmico, existem (ou deveriam existir) regulamentos de construo muito apertados, exigindo que o design e a construo de edifcios e outras estruturas sejam de modo a resistir a um grande sismo. Embora estes regulamentos nem sempre se mostrem totalmente eficazes, o certo que acontecimentos passados parecem demonstrar a sua importncia: Por exemplo, em 1989, um sismo em San Francisco, Califrnia (sismo de Loma Prieta), com Magnitude de Richter de 7,1, provocou 63 vtimas mortais, a maior parte das quais devido ao colapso de um viaduto de dois andares em Oakland; Cerca de 10 meses mais tarde, um sismo com magnitude 6,9 ocorreu na Armnia, onde no existiam regulamentos de construo anti-ssmica, e matou cerca de 25.000 pessoas!

Perigos Associados aos Sismos Efeito directo das ondas ssmicas A vibrao do solo provocada pela passagem das ondas ssmicas, especialmente das ondas superficiais, prximo do epicentro do sismo, responsvel pela maior parte dos danos causados por um sismo. A intensidade de vibrao do solo depende de: Caractersticas geolgicas locais: Geralmente, sedimentos no consolidados so sujeitos a vibrao mais intensa do que rochas compactas. Dimenso do sismo: Geralmente, quanto maior for o sismo, maior ser a intensidade e a durao da vibrao provocada. Distncia ao epicentro: A vibrao ssmica mais intensa nas proximidades do epicentro e diminui com a distncia ao epicentro. Existem no entanto, excepes curiosas. Por exemplo, em 1985, um sismo com magnitude 8,1, com epicentro a 350 km a sul da Cidade do Mxico, provocou danos substanciais nesta cidade, por ter sido construda sobre sedimentos no consolidados que preenchem um antigo lago (ver Liquefaco, abaixo). Os danos provocados em estruturas construdas pelo homem como consequncia da vibrao ssmica dependem do tipo de construo: Estruturas de cimento e alvenaria so frgeis e, por isso, mais susceptveis de sofrerem danos; Estruturas de madeira e ao so mais flexveis e, por isso, menos susceptveis de sofrerem danos. Ruptura superficial cosssmica Geralmente, a vibrao do solo ocorre apenas ao longo da zona de falha que se move durante o sismo. Assim, estruturas construdas sobre zonas de falha podem ruir, enquanto estruturas adjacentes falha, mas que no a atravessam, podem resistir (fig. 11). Normalmente, ocorre ruptura superficial em sismos de magnitude 6 ou superior. A B

Figura 11 Exemplos de ruptura superficial cosssmica. A Izmit (Turquia, 1999); desligamento direito. B Taiwan (1999); falha inversa.

Movimentos de terreno Em regies montanhosas, a vibrao do solo provocada por sismos pode desencadear diversos tipos de movimentos de terra (Ver Tpico 4). Liquefaco A liquefao um processo que ocorre em sedimentos no consolidados saturados de gua devido vibrao ssmica. A vibrao dos gros faz com que estes percam o contacto uns com os outros, e, assim, o material tende a fluir (fig. 12). Denominam-se por sismitos, as estruturas preservadas no registo geolgico resultantes da perturbao da estrutura sedimentar (fig. 13).

Sedimento saturado de gua

Liquefaco

A gua preenche o espao entre os gros. A frico entre os estes mantm o sedimento coeso.

A gua rodeia todos os gros, eliminando o contacto entre estes. O sedimento comporta-se como um lquido.

Figura 12 Esquemas ilustrando o processo de liquefaco.

Figura 13 Esquema ilustrando a perturbao das estruturas sedimentares provocada pela vibrao ssmica (PRESS & SIEVER, 2002).

Figura 14 Efeito da liquefaco do terreno. Sismo de Niigata, Japo (1964); magnitude 7,5 (http://www.ce.washington.edu/~liquefaction/html/whatl).

Levantamento e subsidncia cosssmicos Os sismos podem originar levantamento e/ou subsidncia da superfcie terrestre (fig. 15). Estes movimentos verticais bruscos podem ser centimtricos ou mtricos (fig. 16).

Figura 15 Esquema ilustrando os processos de levantamento e subsidncia cosssmica em zonas de subduco (KELLER & PINTER, 2002)

Figura 16 Efeito de levantamento e subsidncia cosssmicos devidos ao sismo de Sumatra, em 2004. A Levantamento (1,75 m) de corais nas Ilhas Bugi; B: Subsidncia (1 a 2 m) da costa noroeste de Sumatra (as rvores foram cortadas pelo tsunami).

Tsunamis Os tsunamis so ondas gigantes que podem viajar rapidamente, atravessando os oceanos. Os sismos que ocorrem sob o nvel do mar e ao longo das zonas costeiras podem gerar tsunamis, os quais podem causar danos a milhares de quilmetros de distncia, do outro lado do oceano (Ver Tpico 6). Inundaes Os sismos podem causar inundaes por subsidncia, tsunamis, barramento de linhas de gua ou destruio de diques. Incndios Como os sismos podem derrubar linhas elctricas ou danificar as condutas de abastecimento de gs, usual deflagrarem incndios aps a ocorrncia de sismos. O problema pode agravar-se se as condutas de abastecimento de gua forem tambm destrudas durante o sismo, pois no haver gua para combater os incndios. No sismo de 1906, em San Francisco, mais de 90% dos danos causados em edifcios resultaram dos incndios que deflagraram aps o abalo. 10

Doenas O aparecimento de doenas est, por vezes, associado ocorrncia de grandes sismos. Estas podem ser provocadas por perda das condies de higiene ou das habitaes, contaminao do abastecimento de gua, perturbao dos servios pblicos de sade e alterao do ambiente natural. Os sismos tambm podem danificar condutas de saneamento bsico e canalizaes de gua fazendo com que a gua fique contaminada por organismos patognicos. PREVISO DE SISMOS Previso a Longo Prazo (paleossismologia e vazios ssmicos) Os maiores sismos ocorridos numa determinada regio habitada encontram-se geralmente assinalados nos registos histricos dessa regio, constituindo a sismicidade histrica regional. Os eventos mais recentes, registados instrumentalmente, constituem a sismicidade instrumental. Contudo, os catlogos de sismicidade apresentam limitaes, nomeadamente no que respeita ao nmero de eventos, sua localizao, dimenso e recorrncia: os eventos menores so escassamente referenciados nos documentos histricos, e o intervalo de recorrncia dos grandes sismos geralmente superior ao perodo abrangido pelos registos, de modo que estes eventos podem no estar referenciados. A incerteza, ou mesmo lacuna de informao, sobre os sismos de maior dimenso pode ser colmatada pelo reconhecimento e estudo das marcas deixadas por esses eventos no registo geolgico, junto superfcie topogrfica, constituindo um dos principais objectos de estudo da Neotectnica e, em particular, da Paleossismologia. As evidncias dos paleossismos no registo geolgico superficial (deformaes em rochas ou alteraes na topografia) resultam do mecanismo de sismognese: a generalidade dos sismos tectnicos ocorre por ruptura em falhas activas. Nos sismos superficiais de magnitude moderada a elevada, a dimenso da rea de ruptura cosssmica conduz sua propagao at superfcie topogrfica, gerando-se uma "assinatura" do evento ssmico nos elementos geolgicos superficiais, que permite identific-lo e caracteriz-lo, bem como a outros eventos semelhantes que tenham ocorrido previamente na mesma estrutura sismognica. Na caracterizao dos paleossismos utilizam-se tambm outras evidncias, como o reconhecimento de paleossismitos (figuras de liquefaco), de deslocamentos verticais episdicos (subsidncia ou levantamento de reas mais ou menos extensas), de movimentos de terreno, ou de tsunamitos (depsitos sedimentares originados por tsunamis). A ocorrncia, em falhas activas, de rupturas superficiais sucessivas associadas a sismos passados, conduz a que essas falhas apresentem expresso morfolgica e afectem formaes geolgicas superficiais. Esta situao justifica a aplicabilidade dos critrios geomorfolgicos e de corte na identificao de falhas sismognicas e fundamenta o reconhecimento e caracterizao dos sismos "fsseis", ou paleossismos, gerados por essas falhas. Acima do limiar de magnitude de cerca de 6, os paleossismos deixam marcas ou evidncias em formaes geolgicas superficiais e na paisagem, que permitem identific-los e estud-los: - Evidncias primrias: directamente relacionadas com deslocamento cosssmico na falha, nomeadamente, deformaes tectnicas afectando a paisagem (escarpas, deflexes horizontais em referncias morfolgicas) e estruturas tectnicas afectando formaes superficiais recentes; - Evidncias secundrias: estruturas induzidas pelas vibraes ssmicas (liquefaco paleossismitos, movimentos de terreno, inundaes, etc.). A metodologia mais comum em estudos de paleossismicidade consiste na abertura de sanjas em locais seleccionados com base em diversos critrios, nomeadamente, a presena de acidentes topogrficos suspeitos, rupturas superficiais reconhecidas, e/ou rochas quaternrias junto a acidentes activos ou que se suspeita serem activos. Os estudos geolgicos detalhados nas sanjas tm como objectivos confirmar a actividade tectnica, reconhecer deslocamentos recorrentes, ou seja, identificar paleossismos, e colher material para datao de modo a determinar perodos de recorrncia dos paleossismos. Os princpios utilizados na interpretao da informao exposta nas paredes das sanjas correspondem aos usualmente utilizados em geologia estrutural, fundamentando-se na geometria e natureza das estruturas, relaes de corte, relaes de sobreposio, relaes com a superfcie topogrfica, e, particularmente, relaes com sedimentos coluviais provenientes da escarpa de falha adjacente.

11

A avaliao de perodos de recorrncia implica a identificao de paleossismos distintos e a datao dos diferentes eventos (por datao de horizontes estratigrficos afectados ou de alguma forma relacionados com os paleossismos). Para estimar a magnitude dos paleossismos identificados nos estudos de neotectnica, ou a magnitude do sismo mximo que uma falha activa tem o potencial de gerar, utilizam-se correlaes entre magnitude e parmetros de falha, fundamentadas em dados empricos referentes a sismos actuais em que ocorreu ruptura superficial cosssmica. Para alm da paleossismologia, na previso de sismos a longo prazo tambm se utiliza o estudo de vazios ssmicos. Um vazio ssmico (seismic gap) uma zona ao longo de uma regio tectonicamente activa na qual no foram registados sismos recentemente, mas onde sabido que se est a acumular deformao elstica nas rochas. Se um vazio ssmico identificado, ento identificada uma rea onde se deve esperar que venha a ocorrer um grande sismo num futuro prximo. Exemplo Vazios ssmicos de San Francisco, Loma Prieta, e Parkfield. Na figura 17 apresentam-se dois perfis de sismicidade ao longo da Falha de San Andreas, Califrnia. O perfil superior mostra sismos que ocorreram ao longo da falha antes de 17 de Outubro de 1989. Os trs vazios ssmicos so visveis, onde a densidade de sismos menor do que ao longo dos sectores da falha fora dos vazios. Devido baixa densidade de sismos nestes vazios, a falha diz-se bloqueada ao longo dessas reas, e consequentemente est a acumular-se tenso. Isto levou os gelogos a emitir uma previso para o vazio de Parkfield de que algures entre 1986 e 1993 deveria ocorrer um sismo de magnitude 6 ou maior a sul de Parkfield. Esse sismo ainda no ocorreu, contudo, um sismo de magnitude 7,1 ocorreu no vazio de Loma Prieta a 17 de Outubro de 1989, seguido de numerosas rplicas. Observe-se como, no perfil inferior, este sismo e as suas rplicas preencheram o vazio de Loma Prieta. O que ainda deixa os vazios de San Francisco e Parkfield como reas onde se pode prever um grande evento futuro.

Figura 17 Perfis de sismicidade ao longo da falha de San Andreas, Califrnia, antes (em cima) e depois (apenas vazio de Loma Prieta; em baixo) de 17 de Outubro de 1989.

Previso a Curto Prazo A previso de curto prazo envolve a monitorizao de processos que ocorrem nas vizinhanas de falhas activas, com o objectivo de identificar qualquer tipo de actividade que possa indicar a iminncia de um sismo. Os eventos ou processos anmalos que podem preceder um sismo so denominados eventos precursores.

12

Apesar da variedade de eventos precursores que possvel monitorizar, a previso a curto prazo bem sucedida de sismos tem sido, at agora, difcil de obter. Isto acontece porque: Os processos que causam os sismos ocorrem muito abaixo da superfcie e so difceis de monitorizar. Os sismos que ocorrem em regies diferentes ou ao longo de falhas diferentes comportam-se todos de modo diferente. Como tal, ainda no foi reconhecido qualquer padro consistente. Entre os eventos precursores que podem ser importantes esto os seguintes: Levantamento e inclinao da superfcie: Medies efectuadas na vizinhana de falhas activas mostram, por vezes, que antes de um sismo a superfcie do terreno levantada ou inclina devido ao aumento do volume das rochas provocado pela acumulao de tenso na falha. Isto pode levar formao de numerosas microfissuras. Esta fissurao nas rochas pode levar ocorrncia de pequenos sismos, denominados premonitrios. Abalos premonitrios: Antes de um sismo na China, em 1975, a observao de numerosos abalos premonitrios levou previso bem sucedida de um sismo e evacuao da cidade de Haicheng. O sismo de magnitude 7,3 que ocorreu destruiu metade da cidade onde habitavam cerca de 100 milhes de pessoas, mas, graas evacuao bem sucedida, provocou apenas algumas centenas de mortos. Nvel de gua nos poos: As rochas so sujeitas a tenses na vizinhana de uma falha, ocorrendo, por isso, variaes da presso da gua subterrnea (gua existente nos poros e fracturas nas rochas). Isto pode forar a gua subterrnea a deslocar-se para maior ou menor profundidade, causando variaes do nvel da gua em poos. Emisses de rado: O rado um gs produzido pelo decaimento radioactivo do urnio e outros elementos presentes nas rochas. Como o rado inerte no se combina com outros elementos para formar compostos e, assim, permanece na estrutura cristalina at que um qualquer evento o force a sair. A deformao resultante da tenso pode forar o rado a sair e provocar emisses deste gs que surge na gua de poos. As recentemente formadas microfissuras, acima referidas, podem servir de vias para o escape do rado para as guas subterrneas. O aumento de emisses de rado tem sido detectado antes de alguns sismos. Mudanas na resistividade elctrica das rochas: A resistividade elctrica a resistncia de um material ao fluxo de energia elctrica. No geral, as rochas so fracos condutores de electricidade, mas a gua mais eficiente a conduzir electricidade. Se se desenvolverem microfissuras e a gua subterrnea for forada a entrar nelas, isto pode causar uma diminuio da resistividade elctrica. Nalguns casos, foi observada uma diminuio de 5 a 10% da resistividade elctrica antes de um sismo. Ondas de rdio estranhas: Antes do sismo de Loma Prieta de 1989, alguns investigadores referiram ter detectado ondas de rdio estranhas. Onde se geraram estas ondas e porqu, ainda no sabido mas a investigao continua. Comportamento animal estranho: Antes do sismo de magnitude 7,4 de Tanjin, China, os tratadores dos animais do jardim zoolgico da cidade observaram comportamentos animais estranhos: cobras que se recusavam a ir para as suas tocas, cisnes que se recusavam a aproximar-se da gua, pandas a berrar, etc. Este foi o primeiro estudo sistemtico deste fenmeno antes de um sismo. Apesar de terem sido efectuadas outras tentativas para repetir uma previso baseada no comportamento animal, ainda no houve outras previses bem sucedidas. Perspectivas em Portugal Continental As falhas activas identificadas em Portugal continental apresentam taxas de actividade baixas, de um modo geral compreendidas entre 0,2 mm/ano e 0,005 mm/ano (CABRAL, 1995), em resultado do enquadramento geodinmico regional, caracterizado por uma convergncia lenta ( 4 mm/ano) entre a Eursia e a frica no sector oriental da fronteira de placas AoresGibraltar (RIBEIRO, 2002). Estes nveis de actividade tectnica implicam taxas de libertao de energia ssmica baixas. O ambiente dominante intraplaca sugere que os sismos mximos localizados no territrio emerso tenham uma magnitude prxima de 6,5, ou seja, se situem no limiar dos eventos com ruptura superficial, em que o deslocamento e o comprimento de ruptura superficiais so

13

pequenos (D = 0,3 a 1 m, L = 10 a 15 km). Nestas condies o ciclo ssmico mdio dos eventos com ruptura superficial (M > 6,5) tem uma durao compreendida entre cerca de 5.000 e 200.000 anos. Embora o territrio emerso se situe num ambiente de caractersticas intraplaca, a sua proximidade fronteira Aores-Gibraltar, e o processo de inverso tectnica da margem continental Oeste-Ibrica de passiva para margem activa, que se ter iniciado no Quaternrio (RIBEIRO, 2002), justificam a ocorrncia de eventos ssmicos de magnitude extremamente elevada com epicentro no Oceano Atlntico, como o terramoto de 1755. A localizao submarina destes eventos no permite a aplicao directa das tcnicas usuais da paleossismologia, implicando o recurso a tcnicas prprias da Geologia Marinha, nomeadamente a aquisio e interpretao de perfis de reflexo ssmica, a anlise detalhada da morfologia submarina com recurso a sonares de elevada preciso, e o estudo de dragagens e de testemunhos de sondagens de modo a obter informao sobre sedimentos turbidticos cosssmicos. A ameaa ssmica uma realidade em Portugal, no entanto, segundo MENDES-VICTOR (2000) est mal caracterizada devido sobretudo aos seguintes factores: A frequncia de sismos destrutivos que diminuta em Portugal Continental; A dificuldade em avaliar a perigosidade ssmica que resulta da localizao imprecisa das fontes, pelo menos at aos princpios da dcada 1980; Muito poucos movimentos fortes foram bem registados instrumentalmente, e so escassos os relatos referentes ao comportamento dos solos, dos edifcios e das estruturas, quando ocorreram abalos fortes. As orientaes seguidas at hoje permitiram lanar a Rede Nacional de Vigilncia Ssmica, sob a responsabilidade do Instituto de Meteorologia, que est estruturada com as mais avanadas tecnologias desde a captura at transmisso e processamento dos sinais ssmicos.

Bibliografia utilizada na elaborao deste texto CABRAL, J. (1995). Neotectnica em Portugal Continental. Memrias do Instituto Geolgico e Mineiro, Lisboa, 31: 265 p CABRAL, J. (2003). A Geologia na avaliao da perigosidade ssmica. Seminrio Riscos Geolgicos, Resumos das Comunicaes, Pvoa do Varzim, Associao Portuguesa de Gelogos: 25-34. KELLER, E. & BLODGETT, R. (2007). Riesgos naturales. Procesos de la Tierra como riesgos, desastres y catstrofes. Pearson, Madrid, 448 p. KELLER, E. & PINTER, N. (2002): Active Tectonics. Earthquakes, Uplift and Landscape. Second Edition, Prentice Hall, New Jersey, 362 p. CCDRA (2004). PROTAlgarve: Um Territrio com Futuro. Volume II Caracterizao e Diagnstico. Anexo J Apreciao do Risco Ssmico no Algarve. MAOTDR. (http://www.territorioalgarve.pt/Storage/pdfs/Volume_II_ANEXO_J.pdf) MENDES-VICTOR, L. (2000). Riscos naturais associados a fenmenos naturais. Colquio/Cincias, Fundao Calouste Gulbenkian, Lisboa, 25: 37-53. PRESS, F. & SIEVER, R. (2001). Understanding Earth. Freeman, San Francisco, CA, 695 pp. RIBEIRO, A. (2002). Soft Plate and Impact Tectonics. Springer Verlag, 324 p.

14

You might also like