You are on page 1of 2

Introduo Por que ler ?

Antes de iniciar a leitura de um artigo, pense em porque voc vai fazer a leitura. O que voc vai querer obter com isso? Suas necessidades determinam como voc vai l-lo. Se voc precisa somente de uma viso geral, uma breve lida p ode ser suficiente. Se voc vai apresentar o artigo para outros, voc vai precisar se aprofundar, duvidar dos argumentos do artigo at que voc os entenda completamente. Se voc cai usar a informao mais tarde, tomar notas ajudar a lembrar-se. Se voc no sabe o que voc espera ganhar com a leitura do artigo, voc no pode dizer se vai trazer benefcios ou perda de tempo. Para obter o mximo de sua leitura, voc deve estar bem preparado. Ache um lugar em silncio onde voc no v ser perturbado ou distrado, tenha um papel e um lpis na mo, e tenha em mente exatamente o que voc espera obter daquele artigo. O mtodo a seguir, para leitura de artigos cientficos, oferece idias sobre o processo de leitura de um artigo, como decidir o que ler, como construir um quadro geral para leitura rpida, e como explorar e tirar o mximo do artigo a fim de obter entendimento em profundidade. Finalmente, ele mostra como tomar notas de forma que os pontos chaves no sejam perdidos assim que voc deixar o artigo de lado. Uma vez que a leitura um processo para captar as idias do autor, voc deve se concentrar nos pensamentos do autor, e no simplesmente na leitura das palavras do artigo.

Lendo por largura: Construa um quadro


Se voc se decidir por ler o artigo, primeiro folheie-o. leia a introduo leia os cabealhos das sees d uma olhada nas tabelas e grficos para ver o que eles dizem e leia as legendas leia as definies e teoremas leia as concluses pondere sobre a credibilidade do artigo: quem escreveu aquilo? Os autores so bem conhecidos? onde eles trabalham? Que parcialidades eles poderiam ter, em decorrncia de seu ambiente? onde o artigo foi publicado? Qual a reputao da revista? A revista foi revisada? quando foi escrito? Pode estar obsoleto ou substitudo por um mais recente? veja rapidamente a bibliografia: quo extensa ? os autores so bem informados do trabalh o corrente? referenciam os artigos clssicos da rea? voc j leu os artigos que so referenciados? voc sabe de pesquisa relevante que no citada? Ao folhear o artigo, primeiro voc pode aprender o que os autores fizeram e desenvolver um quadro de entendimento das partes do artigo. Desenvolver esse quadro contribui para o seu entendimento geral da rea, e constri uma base para entender e estudar o artigo. Se voc compreende a que concluses eles chegaram, voc pode observar mais facilmente os argumentos. Saber onde eles querem chegar pode lhe ajudar a seguir o caminho e apresentar uma chance de achar atalhos ou lugares onde eles perderam o rumo. Uma vez folheado o artigo, voc tem uma idia geral do que eles fizeram. Agora, voc pode decidir se que saber mais. Se voc est interessado em como eles fizeram isso, ento leia o corpo do artigo detalhadamente. Se no, arquive o que voc aprendeu e felicite-se por economizar o tempo da leitura em profundidade do artigo.

Lendo em profundidade: Questione o que voc l


Existe um poro de inutilidade publicada, ento voc deve ser seletivo no que voc l e no que voc acredita. Quando for ler um artigo detalhadamente, aborde-o com ceticismo cientfico. Voc pode fazer isto tentando destruir os argumentos.

Examine as suposies Examine os mtodos


Os resultados se baseiam em algumas suposies sobre tendncias ou sobre o ambiente? As suposies so aceitveis? Eles avaliam o que eles afirmam? Eles podem explicar o que eles observaram? Eles seguiram controles adequados? Eles realizaram testes de forma padronizada?

Examine as estatsticas

Examine as concluses

Os testes estatsticos apropriados foram aplicados de forma correta? Eles fizeram a anlise de erros correta? Os resultados so estatisticamente significativos?

Decidindo o que ler


Quando voc se aproxima pela primeira vez de um artigo, pergun te a si prprio: O que o autor fez? A leitura do ttulo e do resumo deve ser responder essa pergunta. Ento, pela resposta decida se o artigo til para o seu conhecimento. Se for, leia-o. Caso contrrio, questione se o artigo pode lhe ser til posteriormente. Caso seja, arquive-o. Se no for, ignore-o.

As concluses foram conduzidas logicamente a partir das observaes? Que outras explicaes existem para os efeitos observados? Que outras concluses ou correlaes existem sobre os dados, que eles no indicaram? Ao questionar o que voc l, voc vai entender melhor o que o autor est dizendo e por que ele diz aquilo. Voc pode ser capaz de decidir se as evidncias suportam as concluses e delinear suas prprias concluses a partir dos dados do artigo. Uma vez entendido o artigo, pergunte-se a si mesmo como pode aplicar a abordagem do artigo no seu prprio trabalho.

Tomando nota: Reaja ao que voc l


Tomar nota vai ajudar a entender o que voc l e economizar esforo no futuro. Quando voc simplesmente l um artigo, voc pode entend -lo bem. As definies so claras, os esquemas mostram correlaes rapidamente. Mas na prxima semana, quando voc tiver que escrever um relatrio sobre aquele assunto, ou no prximo ano, quando voc precisar se referenciar quele artigo novamente, ele pode no estar to claro.

Resumo: Como ler um artigo


Preparao
lugar silencioso lpis, papel, fotocpia do artigo

Decidir o que ler


leia ttulo e resumo l-lo, arquiva-lo ou despreza-lo?

Leitura Eficiente de Artigos Cientficos

Destaque os pontos principais

Nos artigos que voc pretende guardar, sublinhe os pontos principais ou faa marcas neles com uma linha na margem; faa anotaes de maneira que novas idias se sobressaiam. Quando voc encontrar uma definio de um novo termo, abreviao ou acrnimo, escreva def na margem. Quando encontrar um exemplo que esclarece um ponto, anote isso na margem. Quando voc encontrar um esquema ou tabela, examine-os. Tente adivinhar o seu significado. Que tendncias mostra? Que correlaes? Anote as explicaes com suas palavras.

Ler por largura


o que eles fizeram? faa uma leitura rpida na introduo, cabealhos, grficos, definies, concluses e bibliografia pondere sobre a credibilidade do artigo quo til ele ? decida se deve continuar a leitura

Reaja aos pontos do artigo

Se voc v uma correlao com outro trabalho, anote na margem. Se voc duvida da afirmao, anote sua objeo. Se voc acha uma citao interessante, anote-a.

Ler em profundidade
como eles fizeram aquilo? questione seus argumentos examine as suposies examine os mtodos examine as estatsticas examine o raciocnio e as concluses como voc pode aplicar a abordagem apresentada no seu trabalho? Este folheto visa auxiliar a leitura eficiente e eficaz de artigos cientficos.

Construa seu prprio exemplo

Se voc entende as definies e a terminologia, verifique com exemplos a validade de teoremas ou resultados; exponha os aspectos no cobertos pelos exemplos do artigo.

Resuma o que voc l

Aps ter digerido o artigo, escreva um pequeno resumo. Com suas prprias palavras, expresse o que voc aprendeu do artigo. Quais foram, para voc, os pontos principais? Guarde o resumo com o artigo para futura referncia. Reagir ao que voc l faz com que voc fique emocionalmente envolvido no argumento. A emoo enfatiza o que dito, tornando mais fcil se lembrar mais tarde. Escrever um resumo auxilia quando for necessrio relacionar o artigo ao que voc j sabe, que contribui para conectar ao seu material sobre o assunto. O resumo tambm serve como referncia quando for preciso retornar ao artigo.

Fazer anotaes
faa anotaes durante a leitura destaque os pontos principais anote termos novos e definies resuma tabelas e grficos escreva um resumo Elaborado por Michael Hanson Atualizado por Dylan Mcnamee Traduzido por Renata Fortes

A verso online dessa traduo pode ser encontrada em: http://www.cse.ogi.edu/~dylan/efficientReading.html

ICMC USP So Carlos


Maro de 2001

You might also like