You are on page 1of 9

CINCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS ENSINO MDIO I Dominar a norma culta da Lngua Portuguesa e fazer uso das linguagens

s matemtica, artstica e cientfica. II - Construir e aplicar conceitos das vrias reas do conhecimento para a compreenso de fenmenos naturais, de processos histrico-geogrficos, da produo tecnolgica e das manifestaes artsticas. H2 Analisar a produo da memria pelas sociedades humanas. III - Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informaes representados de diferentes formas, para tomar decises e enfrentar situaesproblema. IV - Relacionar informaes, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponveis em situaes concretas, para construir argumentao consistente. V - Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos para elaborao de propostas de interveno solidria na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. H4 Comparar pontos de vista H5 Identificar as manifestaes ou representaes da diversidade expressos em diferentes fontes do patrimnio cultural e artstico sobre um determinado aspecto da em diferentes sociendades. cultura. H7 Identificar os significados H8 Analisar a atuao dos H9 Comparar o significado movimentos sociais que histrico-geogrficos das relaes histrico-geogrfico das contriburam para mudanas ou de poder entre as naes. rupturas em processos de disputa organizaes territoriais em pelo poder. escala local, regional ou mundial. H12 Analisar o papel da justia como instituio na organizao das sociedades. H13 Analisar a ao dos H14 Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analticos e interpretativos, refere dinmica dos fluxos sobre situao ou fato(s) de natureza histrico-geogrfica populacionais e no enfrentamento acerca das instituies sociais. de problemas de ordem estados nacionais no que se econmico-social. H16 Identificar registros sobre o H17 Analisar os fatores que papel das tcnicas e tecnologias M4 Entender as transformaes tcnicas e tecnolgicas e seu impacto nos na organizao do trabalho e da processos de produo, no vida social. desenvolvimento do conhecimento e na vida social. explicam o impacto das novas tecnologias no processo de desterritorializao da produo industrial e agrcola. H18 Comparar diferentes processos de produo e circulao de riquezas e suas implicaes scio-espaciais. H19 Reconhecer as transformaes tcnicas e tecnolgicas que determinaram as vrias formas de uso e apropriao dos espaos agrrio e urbano. H20 Selecionar argumentos favorveis ou contrrios s modificaes impostas pelas novas tecnologias vida social e ao mundo do trabalho. H10 Reconhecer a dinmica da organizao dos movimentos sociais e a importncia da participao da coletividade na transformao da realidade histrico-geogrfica. H15 Avaliar criticamente conflitos culturais ou scioambientais ao longo da histria.

EIXOS COGNITIVOS

COMPETNCIAS DE CINCIAS HUMANAS H1 Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes M1 Compreender os elementos culturais que constituem as identidades. documentais acerca de aspectos da cultura. H6 Interpretar diferentes M2 Compreender as transformaes dos espaos geogrficos como produto das relaes scio-econmicas e culturais de poder. representaes grficas e cartogrficas dos espaos geogrficos. H11 Identificar registros de M3 Compreender a produo e o papel histrico das instituies sociais, polticas e econmicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais. prticas de grupos sociais no tempo e no espao.

H3 Associar as manifestaes culturais do presente aos seus processos histricos.

EIXOS COGNITIVOS

I Dominar a norma culta da Lngua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemtica, artstica e cientfica.

COMPETNCIAS DE CINCIAS HUMANAS H21 Identificar o papel dos M5 Utilizar os conhecimentos histricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuao consciente do indivduo na sociedade. meios de comunicao na construo da vida social.

II - Construir e aplicar conceitos das vrias reas do conhecimento para a compreenso de fenmenos naturais, de processos histrico-geogrficos, da produo tecnolgica e das manifestaes artsticas. H22 Analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere s transformaes das legislaes.

III - Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informaes representados de diferentes formas, para tomar decises e enfrentar situaesproblema.

IV - Relacionar informaes, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponveis em situaes concretas, para construir argumentao consistente.

H23 Analisar a importncia dos valores ticos na estruturao poltica das sociedades.

H24 Relacionar cidadania e democracia na organizao das sociedades.

V - Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos para elaborao de propostas de interveno solidria na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. H25 Identificar referenciais que possibilitem erradicar formas de excluso social.

H26 Identificar em fontes diversas o processo de ocupao M6 Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interaes no espao em diferentes contextos histricos e geogrficos. dos meios fsicos e as relaes

H27 Analisar de maneira crtica

H28 Relacionar o uso das

H29 Reconhecer a funo dos recursos naturais na produo do espao geogrfico, relacionandoos com as mudanas provocadas pelas aes humanas.

H30 Avaliar criticamente formas de atuao para conservao dos recursos naturais, considerando propostas de desenvolvimento sustentvel.

as interaes entre a sociedade e tecnologias com os impactos o meio fsico, levando em scio-ambientais em diferentes

da vida humana com a paisagem. considerao aspectos histricos. contextos histrico-geogrficos.

CINCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS ENSINO MDIO

EIXOS COGNITIVOS COMPETNCIAS DE CINCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

I - Dominar a norma culta da Lngua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemtica, artstica e cientfica.

II - Construir e aplicar conceitos das vrias reas do conhecimento para a compreenso de fenmenos naturais, de processos histrico-geogrficos, da produo tecnolgica e das manifestaes artsticas.

III - Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informaes representados de diferentes formas para tomar decises e enfrentar situaesproblema.

M1 Compreender as cincias naturais e as tecnologias a elas associadas como construes humanas, percebendo seus papis nos processos de produo e no desenvolvimento econmico e social da humanidade. M2 Identificar a presena e aplicar as tecnologias associadas s cincias naturais em diferentes contextos relevantes para sua vida pessoal.

__________

H1 - Identificar caractersticas de ondas sonoras ou de ondas eletromagnticas, relacionando-as a seus usos nos mais diferentes contextos.

V - Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos para elaborao de propostas de interveno solidria na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. H4 - Analisar propostas de H2 - Associar a soluo de problemas H3 - Confrontar diferentes interpretaes de senso comum e interveno nos ambientes de comunicao, transporte, sade, cientficas sobre prticas sociais considerando a qualidade de ou outro, com o correspondente (formas de produo e hbitos vida humana ou medidas de desenvolvimento cientfico e pessoais), reconhecendo a conservao, recuperao e evoluo da linguagem cientfica ao utilizao sustentvel da tecnolgico. longo do tempo e em diferentes biodiversidade. culturas. H7 - Selecionar testes de controle, outros parmetros ou critrios para a comparao de materiais e produtos, tendo em vista a defesa do consumidor, sade do trabalhador e a qualidade de vida. H11 - Reconhecer aspectos ticos, vantagens e desvantagens da biotecnologia (transgnicos, clones, melhoramento gentico, cultura de clulas),considerando as estruturas e processos biolgicos neles envolvidos

IV Relacionar informaes, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponveis em situaes concretas para construir argumentao consistente.

__________

H5 - Dimensionar circuitos eltricos domsticos ou em outros ambientes, considerando informaes dadas sobre corrente, tenso, resistncia e potncia.

H6 - Relacionar informaes para compreender manuais de instalao ou utilizao de aparelhos ou sistemas tecnolgicos de uso comum..

__________

M4 Associar alteraes ambientais a processos produtivos e sociais, e instrumentos ou aes cientficotecnolgicos a degradao e preservao do ambiente.

H8 - Identificar etapas nos processos de obteno, utilizao ou reciclagem de recursos naturais e matriasprimas

H9 - Compreender a importncia da gua para a vida em diferentes ambientes em termos de suas propriedades qumicas, fsicas e biolgicas, identificando fatos que causam perturbaes em seu ciclo.

H10 - Analisar perturbaes ambientais, identificando fontes, transporte e/ou destinos dos poluentes ou prevendo efeitos nos sistemas naturais, produtivos e sociais.

H12 - Relacionar atividades sociais e econmicas comrcio, industrializao, urbanizao, minerao e agropecuria com as principais alteraes nos ambientes brasileiros, considerando os interesses contraditrios envolvidos.

M5 Compreender organismo humano e sade, relacionando conhecimento cientfico, cultura, ambiente e hbitos ou outras caractersticas individuais.

H13 - Interpretar indicadores de sade e desenvolvimento humano, como mortalidade, natalidade, longevidade, nutrio, saneamento, renda e escolaridade, apresentados em grficos, tabelas e/ou textos.

H14 - Reconhecer os mecanismos da transmisso da vida, prevendo a manifestao de caractersticas dos seres vivos, em especial, do ser humano.

H15 - Associar os processos vitais do organismo humano (defesa, manuteno do equilbrio interno, relaes com o ambiente, sexualidade etc.) a fatores de ordem ambiental, social ou cultural dos indivduos, seus hbitos ou outras caractersticas pessoais.

__________

__________

EIXOS COGNITIVOS COMPETNCIAS DE CINCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

I - Dominar a norma culta da Lngua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemtica, artstica e cientfica.

II - Construir e aplicar conceitos das vrias reas do conhecimento para a compreenso de fenmenos naturais, de processos histrico-geogrficos, da produo tecnolgica e das manifestaes artsticas.

III - Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informaes representados de diferentes formas para tomar decises e enfrentar situaesproblema.

IV Relacionar informaes, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponveis em situaes concretas para construir argumentao consistente.

M6 Entender mtodos e procedimentos prprios das cincias naturais e apliclos a diferentes contextos.

M7 Apropriar-se de conhecimentos da fsica para compreender o mundo natural e para interpretar, avaliar e planejar intervenes cientficotecnolgicas no mundo contemporneo. M8 Apropriar-se de conhecimentos da qumica para compreender o mundo natural e para interpretar, avaliar e planejar intervenes cientficotecnolgicas no mundo contemporneo. M9 Apropriar-se de conhecimentos da biologia para compreender o mundo natural e para interpretar, avaliar e planejar intervenes cientficotecnolgicas no mundo contemporneo.

H16 - Relacionar informaes apresentadas em diferentes formas de linguagem e representao usadas nas Cincias, como texto discursivo, grficos, tabelas, relaes matemticas ou linguagem simblica. H19 - Reconhecer caractersticas fsicas e parmetros de movimentos de veculos, corpos celestes e outros objetos em diferentes linguagens e formas de representao. H23 - Utilizar cdigos e nomenclatura da qumica para caracterizar materiais, substncias e transformaes qumicas.

__________

__________

__________

H20 - Utilizar leis fsicas para interpretar processos naturais e tecnolgicos que envolvem trocas de calor, mudanas de presso e densidade ou interaes fsicas que provoquem movimentos de objetos.

H24 - Caracterizar materiais ou substncias, identificando propriedades, etapas, rendimentos e implicaes sociais, econmicas ou ambientais de sua obteno ou produo. H27 - Associar caractersticas adaptativas dos grandes grupos de animais ou de plantas com o seu modo de vida ou seus limites de distribuio nos diferentes ambientes, em especial nos ambientes brasileiros.

_______________

H25 - Avaliar implicaes sociais, ambientais e/ou econmica na produo ou no consumo de eletricidade, dos combustveis ou de recursos minerais, identificando transformaes qumicas ou de energia envolvidas nesses processos. H28 - Interpretar experimentos ou H29 - Comparar argumentos em tcnicas que utilizam vrus, bactrias, debate, ao longo do tempo, sobre a protozorios, algas ou fungos, evoluo dos seres vivos. analisando implicaes para a indstria alimentcia, a agricultura, os ciclos biogeoqumicos, a sade individual ou coletiva, ou produo de medicamentos.

V - Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos para elaborao de propostas de interveno solidria na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. H17 - Relacionar as propriedades H18 - Selecionar mtodos ou fsica, qumicas ou biolgicas de procedimentos prprios das produtos, sistemas e Cincias Naturais que procedimentos s finalidades a que contribuam para diagnosticar se destinam, os problemas ou solucionar problemas de ambientais e/ou os eventuais riscos ordem social, econmica ou s sade decorrentes de sua ambiental. aplicao. H21 - Avaliar sistemas naturais e H22 - Comparar tecnolgicos em termos da possibilidades de gerao de potncia til, dissipao de calor e energia para uso social em rendimento, identificando as determinado ambiente, transformaes de energia ou os identificando as diferentes processos pelos quais elas opes em termos de seus ocorrem. impactos ambiental, social e econmico. H26 -- Analisar propostas de interveno ambiental aplicando conhecimento qumico, observando riscos __________ e benefcios.

H30 - Avaliar propostas de alcance individual ou coletivo, identificando aquelas que visam preservao e implementao da sade individual, coletiva ou do ambiente.

LINGUAGENS, CDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS ENSINO MDIO I - Dominar a norma culta da Lngua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemtica, artstica e cientfica. II - Construir e aplicar conceitos das vrias reas do conhecimento para a compreenso de fenmenos naturais, de processos histrico-geogrficos, da produo tecnolgica e das manifestaes artsticas. III - Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informaes representados de diferentes formas, para tomar decises e enfrentar situaesproblema. IV - Relacionar informaes, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponveis em situaes concretas, para construir argumentao consistente. V - Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos para elaborao de propostas de interveno solidria na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. H4 - Reconhecer posies crticas aos usos sociais que so feitos das linguagens e dos sistemas de comunicao e informao.

EIXOS COGNITIVOS

COMPETNCIAS DE LINGUAGENS, CDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS H1 - Identificar as diferentes linguagens e seus recursos M1 - Aplicar as tecnologias expressivos como elementos da comunicao e da informao na de caracterizao dos sistemas escola, no trabalho e em outros contextos de comunicao (informativo, relevantes para sua vida. publicitrio, artstico e de entretenimento). M2 - Conhecer e usar lngua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informaes e a outras culturas e grupos sociais. H5 Associar vocbulos e expresses de um texto em LEM ao seu tema.

__________

H2 Recorrer aos conhecimentos sobre as linguagens dos sistemas de comunicao e informao para resolver problemas sociais e do mundo do trabalho.

H3 _ Relacionar informaes sobre os sistemas de comunicao e informao, considerando sua funo social.

__________

M3 - Compreender e usar a linguagem corporal como relevante para a prpria vida, integradora social e formadora da identidade.

__________

H9 - Reconhecer as manifestaes corporais de movimento como originrias de necessidades cotidianas de um grupo social.

H6 Utilizar os conhecimentos bsicos da LEM e de seus mecanismos como meio de ampliar as possibilidades de acesso a informaes, tecnologias e culturas. H10 Reconhecer a necessidade de transformao de hbitos corporais em funo de necessidades cinestsicas.

H7 - Relacionar informaes em um texto em LEM, sua funo e seu uso social, para justificar possveis intenes do autor.

H8 - Reconhecer a importncia da produo cultural em LEM como representao da diversidade cultural. H11 - Reconhecer a linguagem corporal como meio de integrao social, considerando os limites de desempenho e as alternativas de adaptao para diferentes indivduos. H14 - Reconhecer o valor da diversidade artstica e das interrelaes de elementos que se apresentam nas manifestaes de vrios grupos sociais e tnicos. H17 - Reconhecer a presena de valores sociais e humanos atualizveis e permanentes no patrimnio literrio nacional.

__________

M4 - Compreender a Arte como saber cultural e esttico gerador de significao e integrador da organizao do mundo e da prpria identidade.

__________

H12 - Reconhecer diferentes funes da Arte, do trabalho da produo dos artistas em seus meios culturais.

__________

H13 Analisar as diversas produes artsticas como meio de explicar diferentes culturas, padres de beleza e preconceitos artsticos.

M5 - Analisar, interpretar e aplicar os recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, funo, organizao, estrutura das manifestaes, de acordo com as condies de produo e recepo.

__________

H15 - Estabelecer relaes entre o texto literrio e o momento de sua produo, situando aspectos do contexto histrico, social e poltico.

H16 Relacionar informaes sobre concepes artsticas e procedimentos de construo do texto literrio. __________

EIXOS COGNITIVOS

I - Dominar a norma culta da Lngua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemtica, artstica e cientfica.

COMPETNCIAS DE LINGUAGENS, CDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS M6 - Compreender e usar os sistemas simblicos das diferentes linguagens como meios de organizao cognitiva da realidade pela constituio de significados, expresso, comunicao e informao. M7 - Confrontar opinies e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestaes especficas.

__________

II - Construir e aplicar conceitos das vrias reas do conhecimento para a compreenso de fenmenos naturais, de processos histrico-geogrficos, da produo tecnolgica e das manifestaes artsticas. H18 - Identificar os elementos que concorrem para a progresso temtica e para a organizao e estruturao de textos de diferentes gneros e tipos.

III - Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informaes representados de diferentes formas, para tomar decises e enfrentar situaesproblema.

IV - Relacionar informaes, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponveis em situaes concretas, para construir argumentao consistente.

H19 Analisar a funo predominante (informativa, persuasiva etc.) dos textos, em situaes especficas de interlocuo.

__________

V - Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos para elaborao de propostas de interveno solidria na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. H20 - Reconhecer a importncia do patrimnio lingstico para a preservao da memria e da identidade nacional.

H21 - Reconhecer, em textos de diferentes gneros, recursos verbais e no-verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hbitos.

H22 Relacionar, em diferentes textos, opinies, temas, assuntos e recursos lingsticos .

H23 Inferir em um texto quais so os objetivos de seu produtor e quem seu pblico-alvo,pela identificao e anlise dos procedimentos argumentativos utilizados.

M8 - Compreender e usar a lngua portuguesa como lngua materna, geradora de significao e integradora da organizao do mundo e da prpria identidade.

H25 - Identificar, em textos de diferentes gneros, as marcas lingsticas que singularizam as variedades lingsticas sociais, regionais e de registro.

__________

__________

H24 Reconhecer no texto estratgias argumentativas empregadas para o convencimento do pblico, tais como a intimidao, seduo, comoo, chantagem, entre outras. H26 - Relacionar a presena de uma variedade lingstica ao procedimento de argumentao de um texto.

__________

H27 Relacionar preconceitos sociais e usos da lngua.

H28 - Reconhecer a funo e o M9 - Entender os princpios, a natureza, a impacto social das diferentes funo e o impacto das tecnologias da tecnologias de comunicao e comunicao e da informao. informao, na sua vida pessoal e social, no desenvolvimento do conhecimento, associando-os aos conhecimentos cientficos, s linguagens que lhes do suporte, s demais tecnologias, aos processos de produo e aos problemas que se propem solucionar.

H29 - Identificar, pela anlise de suas linguagens, as tecnologias de comunicao e informao. __________

H30 Relacionar as tecnologias de comunicao e informao ao desenvolvimento das sociedades e ao conhecimento que elas produzem.

__________

MATEMTICA E SUAS TECNOLOGIAS ENSINO MDIO


EIXOS COGNITIVOS I - Dominar a norma culta da Lngua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemtica, artstica e cientfica. II - Construir e aplicar conceitos das vrias reas do conhecimento para a compreenso de fenmenos naturais, de processos histrico-geogrficos, da produo tecnolgica e das manifestaes artsticas. H2 - Utilizar algum procedimentos de clculo com nmeros naturais, inteiros, racionais ou reais. III - Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informaes representados de diferentes formas, para tomar decises e enfrentar situaesproblema. IV - Relacionar informaes, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponveis em situaes concretas, para construir argumentao consistente. V - Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos para elaborao de propostas de interveno solidria na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. H5 - Avaliar propostas de interveno na realidade, utilizando conhecimentos numricos.

COMPETNCIAS DE MATEMTICA E SUAS TECNOLOGIAS M1 Construir significados e ampliar os j existentes para os nmeros naturais, inteiros, racionais e reais. H1 - Utilizar no contexto social diferentes significados e representaes dos nmeros naturais, inteiros, racionais ou reais.

M2 Utilizar o conhecimento geomtrico para realizar a leitura e a representao da realidade e agir sobre ela.

H6 - Interpretar a localizao e a movimentao de pessoas/objetos no espao tridimensional e sua representao no espao bidimensional.

H7 - Identificar caractersticas de polgonos ou slidos (prismas, pirmides, cilindros).

H3 - Resolver situaoproblema com nmeros naturais, inteiros racionais ou reais envolvendo significados da adio, subtrao, multiplicao ou diviso, potenciao ou radiciao. H8 - Resolver situaoproblema que envolva noes geomtricas (ngulo, paralelismo, perpendicularismo).

H4 - Avaliar a razoabilidade de um resultado numrico na construo de argumentos sobre afirmaes quantitativas.

H9 - Utilizar o teorema de Pitgoras ou semelhana de tringulos na seleo de argumentos propostos como soluo de problemas do cotidiano.

_______________

M3 Construir e ampliar noes de grandezas e medidas para a compreenso da realidade e a soluo de problemas do cotidiano.

H10 - Estabelecer relaes entre diferentes unidades de medida (comprimento, massa, capacidade, rea, volume).

H11 - Aplicar a noo de escalas na leitura de plantas ou mapas.

H12 - Resolver situaoproblema que envolva medidas de arcos ou ngulos (grau e radiano), utilizando teorema de Pitgoras ou razo trigonomtrica (seno de um ngulo agudo).

H13 - Avaliar a razoabilidade do resultado de uma medio, na construo de um argumento consistente.

H14 - Avaliar propostas de interveno na realidade utilizando clculos de permetros, rea de superfcies planas ou volume de blocos retangulares.

EIXOS COGNITIVOS

I - Dominar a norma culta da Lngua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemtica, artstica e cientfica.

COMPETNCIAS DE MATEMTICA E SUAS TECNOLOGIAS M4 Construir e ampliar noes de variao de grandeza para a compreenso da realidade e a soluo de problemas do cotidiano. H15 Identificar leis matemticas que expressem a relao de dependncia entre duas grandezas.

II - Construir e aplicar conceitos das vrias reas do conhecimento para a compreenso de fenmenos naturais, de processos histrico-geogrficos, da produo tecnolgica e das manifestaes artsticas.

III - Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informaes representados de diferentes formas, para tomar decises e enfrentar situaesproblema.

IV - Relacionar informaes, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponveis em situaes concretas, para construir argumentao consistente.

___________

H16 Resolver situao-problema envolvendo a variao de grandezas direta ou inversamente proporcionais.

H17 Utilizar informaes expressas em forma de juros (simples ou composto) como recurso para a construo de argumentao (aumentos e descontos sucessivos).

V - Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos para elaborao de propostas de interveno solidria na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. H18 Avaliar propostas de interveno na realidade, utilizando clculos de porcentagem e/ou juros.

M5 Aplicar expresses algbricas para modelar e resolver problemas, envolvendo variveis socioeconmicas ou tcnicocientficas. M6 Interpretar informaes de natureza cientfica e social obtidas da leitura de grficos e tabelas, realizando previso de tendncia, extrapolao, interpolao e interpretao. M7 Compreender o carter aleatrio e no-determinstico dos fenmenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas e clculos de probabilidade, para interpretar informaes de variveis apresentadas em uma distribuio estatstica.

H19 - Identificar representaes algbricas que expressem a relao de interdependncia entre duas grandezas. H22 - Identificar informaes apresentadas em tabelas ou grficos (de coluna, de setores e de linha).

H20 - Identificar grfico cartesiano que represente a relao de interdependncia entre duas grandezas (variao linear). H23 - Utilizar informaes expressas em grficos ou tabelas para fazer inferncias.

H21 - Resolver situaoproblema cujos dados estejam expressos em grfico cartesiano que mostre a variao de duas grandezas. H24 Resolver situaoproblema com dados apresentados em forma de tabela de dupla entrada ou grfico.

______________

__________________

H25 - Utilizar informaes expressas em grficos ou tabelas como recurso para a construo de argumentos.

H26 - Avaliar propostas de interveno na realidade, utilizando informaes expressas em grficos ou tabelas.

_________

H27 - Calcular a mdia aritmtica de um conjunto de dados expressos em uma tabela de freqncias de dados agrupados (no em classes) ou grficos de colunas.

H28 - Resolver situaoproblema que envolva processos de contagem ou noes de probabilidade.

H29 - Utilizar mdias aritmticas, noo de probabilidade ou conhecimentos estatsticos como recurso para a construo de argumentao.

H30 - Avaliar propostas de interveno na realidade utilizando probabilidade e/ou conhecimentos estatsticos (porcentagem, grficos, mdias).

You might also like