You are on page 1of 23

UNIVERSIDADE PAULISTA

Andrea Martiena Bianca Pedroso Pimentel Daniela Dutenheffer Edilene Pereira Costa Jessica Duarte Michelle Amaral

Clulas-Tronco

So Paulo 2012

Andrea Martiena Bianca Pedroso Pimentel Daniela Dutenheffer Edilene Pereira Costa Jssica Duarte Michelle Amaral

Clulas-Tronco

Trabalho de Biologia Molecular apresentado para obteno de nota relativa Atividade Prtica Supervisionada (APS) do 5 semestre de Biomedicina.

So Paulo 2012

RESUMO

O nome clula-tronco refere-se a qualquer clula pouco diferenciada e capaz de produzir outros tipos de clula atravs de mitose e do processo de diferenciao celular. Geralmente, as clulas-tronco so capazes de originar clulas especializadas dos tecidos dos quais fazem parte, tendo grande importncia em processos como, por exemplo, a regenerao de rgos. No entanto, as clulas-tronco embrionrias so chamadas de totipotentes, pois so capazes de se diferenciar em qualquer tipo de clula. Em humanos, encontramos clulas-tronco nos embries, no cordo umbilical e na medula ssea, entre outros tecidos. Atualmente, as clulas-tronco podem ser mantidas em laboratrio por meio de culturas celulares, sendo utilizadas na pesquisa sobre o tratamento de doenas como leucemia, diabete, infarto, entre outras. O objetivo desses tratamentos realizar a reposio de tecidos danificados, devido a doenas ou acidentes, substituindo-os por clulas saudveis.

ABSTRACT

The name stem cell refers to any cell poorly differentiated and capable of producing other types of cells through mitosis and cell differentiation process. Generally, stem cells are capable of generating specialized cells of tissues which are part having great importance in processes such as, for example, organ regeneration. However, embryonic stem cells are referred to as totipotent, as are able to differentiate into any cell type. In humans, there are stem cells in embryos, cord blood and bone marrow, and other tissues. Currently, stem cells can be maintained in the laboratory using cell culture, being used in research on the treatment of diseases such as leukemia, diabetes, stroke, among others. The goal of these treatments is to perform the replacement of damaged tissues due to disease or accidents, replacing them with healthy cells.

SUMRIO

INTRODUO ......................................................................................................................... 4 1 CONCEITO DE CLULAS-TRONCO ............................................................................. 5 2 CLASSIFICAO DAS CLULAS-TRONCO ............................................................... 5 3 EXTRAO DE CLULAS-TRONCO............................................................................ 6 4 POTENCIALIDADE DAS CLULAS-TRONCO ........................................................... 7 5 LEIS NACIONAIS ............................................................................................................... 7 6 HISTRICO DAS PESQUISAS E IMPORTNCIA MDICA .................................... 9 6.1 AS CLULAS TRONCO NA PRTICA TERAPUTICA ................................................................ 9 6.2 CLONAGEM TERAPUTICA................................................................................................. 11 6.3 CLULAS TRONCO DO CORDO UMBILICAL ....................................................................... 12 6.4 CLULAS TRONCO E A DIABETES ....................................................................................... 13 7 QUESTES TICAS ........................................................................................................ 14 CONCLUSO ......................................................................................................................... 17 REFERNCIAS ..................................................................................................................... 18

INTRODUO

As clulas-tronco so tambm conhecidas como clulas me ou clulas estaminais. Essas clulas tm a capacidade de se dividir com muito mais facilidade do que outras clulas e essas divises do origem a clulas que so parecidas com as clulas progenitoras.Os estudos com clulas-tronco comearam a crescer logo aps estudos realizados pelos canadenses, Ernest A. McCulloch e James E. Esses estudos sobre clulastronco tm o principal objetivo de saber at que ponto e quais doenas podem ser tratadas ou at curadas atravs das clulas-tronco. Se os estudos dessas clulas comearem a ser mais aceitados e liberados em grandes pases podemos ter um grande avano da medicina

OBJETIVO

O presente trabalho tem por objetivo reunir os principais estudos e as mais atuais descobertas sobre Clulas- Tronco.

METODOLOGIA

Foi baseado nas informaes obtidas em livros, artigos cientficos e sites acadmicos de prestigio.

CONCEITO DE CLULAS TRONCO

Dr Mayana Zatz Podemos entender melhor o conceito de clulas-tronco, ao considerar que todos ns j fomos uma clula nica, resultante da fuso de um espermatozoide e de um vulo. Esta primeira clula j tem no seu ncleo o DNA (ou ADN - cido desoxiribonucleico) com toda a informao gentica para gerar um novo ser. Logo aps a fuso do espermatozoide e do vulo, a clula resultante comea a se dividir: uma clula em duas, duas em quatro, quatro em oito e assim por diante. Pelo menos at a fase de oito clulas, cada uma delas capaz de se desenvolver em um ser humano completo. Estas clulas so chamadas de totipotentes. So clulas-tronco totipotentes ou embrionrias, significando que cada uma delas tem a capacidade de se diferenciar em qualquer um dos 216 tecidos (inclusive a placenta e os anexos embrionrios) que formam o organismo humano. Aps cerca de 72 horas da fecundao, as divises celulares sucessivas do origem a um aglomerado de cerca de 100 clulas (embrio), denominado blastocisto. Nessa fase ocorre a implantao do embrio na cavidade uterina. As clulas internas do blastocisto vo originar as centenas de tecidos que compem o organismo humano - estas clulas so chamadas clulas-tronco embrionrias pluripotentes. Estas clulas somticas, ainda iguais, partir de um determinado momento, passam a diferenciar-se nos vrios tecidos que vo compor o organismo: sangue, fgado, corao, ossos, crebro, etc... Uma clula-tronco, portanto, um tipo especial de clula que tem a capacidade singular de gerar outra clula-tronco ou gerar um tipo de clula especializada. A maioria das c lulas do organismo destinada a desempenhar uma funo especfica ou, em outras palavras as clulas do organismo desenvolvido so comprometidas com a realizao de determinadas funes. Ao contrrio, as clulas-tronco no so comprometidas e assim permanecem at receberem um "sinal" que indica a necessidade de se transformar em um tipo celular especfico.

CLASSIFICAO DAS CLULAS TRONCO

Dr Mayana Zatz.

As clulas-tronco podem ser classificadas do seguinte modo:

Clulas-tronco totipotentes ou embrionrias - So as clulas-tronco capazes de se diferenciar em qualquer tecido do organismo humano. Correspondem s clulas resultantes das primeiras divises celulares, aps a fecundao. Encontram-se nos embries. Clulas-tronco pluripotentes ou multipotentes - So as clulas-tronco que consegue se diferenciar em quase todos os tecidos humanos, exceto a placenta e os anexos embrionrios. Como as anteriores, encontram-se apenas nos embries. Clulas-tronco oligopotentes - So as clulas-tronco capazes de diferenciar-se em poucos tecidos. So encontradas em diversos tecidos, como no trato intestinal, por exemplo. Clulas-tronco unipotentes - So as clulas-tronco que apenas conseguem diferenciar se em um nico tecido, ou seja, o tecido a que pertencem. Em linhas gerais, podemos dizer que, quanto mais primitiva na linha de desenvolvimento embrionrio, maior o potencial de diferenciao de uma clula-tronco. As clulas-tronco funcionam como verdadeiros "curingas" no organismo, porque teriam a funo de ajudar no reparo de uma leso em qualquer tecido. As clulas-tronco da medula ssea, especialmente, tm uma funo importante: regenerar o sangue, porque as clulas sanguneas se renovam constantemente.

EXTRAO DAS CLULAS TRONCO

Lygia da Veiga Pereira Patrcia Helena Lucas Pranke H trs possibilidades de extrao das clulas-tronco. Podem ser adultas, Mesenquimais ou embrionrias: Embrionrias So encontradas no embrio humano e so classificadas como totipotentes ou pluripotentes, devido ao seu poder de diferenciao celular de outros tecidos. A utilizao de clulas estaminais embrionrias para fins de investigao e tratamentos mdicos varia de pas para pas, em que alguns a sua investigao e utilizao permitida, enquanto em outros pases ilegal. O STF autorizou as pesquisas no Brasil. Adultas So encontradas em diversos tecidos, como a medula ssea, sangue, fgado, cordo umbilical, placenta, e outros. Estudos recentes mostram que estas clulas-tronco tm uma limitao na sua capacidade de diferenciao, o que d uma limitao de obteno de tecidos a partir delas. Mesenquimais Clulas-tronco mesenquimais, uma populao de clulas do estroma do tecido (parte que d sustentao s clulas), tm a capacidade de se diferenciar em diversos

tecidos. Por conta desta plasticidade, essas clulas tm sido utilizadas para reparar ou regenerar tecidos danificados como sseo, cartilaginoso, heptico, cardaco e neural. Alm disso, essas clulas apresentam uma poderosa atividade imunosupressora, o que abre a possibilidade de sua aplicao clnica em doenas imuno-mediadas, como as auto-imunes e tambm nas rejeies aos transplantes. Em adultos, residem principalmente na medula ssea e no tecido adiposo.

POTENCIALIDADE DAS CLULAS TRONCO

Maria Helena L. Souza & Decio O. Elias As clulas-tronco tem duas propriedades fundamentais que as distinguem dos demais tipos de clulas. Em primeiro lugar, elas so clulas no especializadas que se renovam por longos perodos atravs da diviso celular. A outra caracterstica que sob determinadas condies fisiolgicas ou experimentais, elas podem ser induzidas a transformar-se em clulas com funes especficas, tais como as clulas miocrdicas ou as clulas produtoras de insulina do pncreas. Em outras palavras, podemos dizer que: A clula-tronco um tipo de clula que pode se diferenciar e constituir diferentes tecidos no organismo. Esta propriedade peculiar, uma vez que as outras clulas apenas podem originar clulas do mesmo tecido a que pertencem. Desse modo, podemos dizer que as clulas do fgado somente podem gerar clulas do fgado. A outra capacidade fundamental da clulatronco a auto-replicao, que significa que as clulas-tronco podem gerar cpias idnticas delas mesmas. Estas propriedades nicas das clulas-tronco fazem com que os cientistas busquem nelas a possibilidade de encontrar a cura para muitas doenas, atravs a substituio dos tecidos danificados por grupos de clulas-tronco.

LEIS NACIONAIS

Simone Born de Oliveira Os promissores avanos das cincias biolgicas despontaram de tal forma que as cincias do dever ser, em especial a tica e o Direito, no puderam desenvolver -se em tal escala. Ao Direito no cabe impor barreiras ou estabelecer divisas morais e religiosas instransponveis, mas sim disciplinar fatos que, inevitavelmente, venham a surgir em decorrncia da evoluo humana. Mas como disciplinar fatos que esto constantemente em

mudana? As leis brasileiras no so capazes de ser elaboradas e se transmutar de forma to rpida. Nem por isto o legislador brasileiro deve ser silente a este respeito. A biotecnologia vem ganhando progresso mundo afora e, por conseguinte, deve haver normas que a disciplinem. A Constituio Federal de 1988 limita expressamente a manipulao do material gentico humano. A ordem jurdica nacional protege o ser humano, no s no interesse do prprio indivduo, mas tambm no interesse da sociedade. A Carta Magna brasileira assenta a pesquisa gentica no Ttulo VIII Da Ordem social e no Captulo VI Do Meio Ambiente. Estabelece ainda uma gama de direitos individuais e coletivos, como o direito vida, a dignidade humana e a sade. Hoje, o assunto em debate vem disciplinado na Lei 11.105 de maro de 2005, A lei de Biossegurana, fruto de natural evoluo da Lei 8.974, a cuidar do organismo geneticamente modificado e do conceito de engenharia gentica, que j previa alguns dos mecanismos e conceitos em vigor. A Lei 11.105, em seu art. 5, depois de debates acalorados e verdadeiro confronto de ideologias, veio a permitir a utilizao de clulas-tronco embrionrias obtidas de embries humanos produzidos por fertilizao "in vitro", para os fins de pesquisa e terapia. Impe, certo, algumas condies, como o congelamento por no mnimo trs anos, a aquiescncia dos genitores e a aprovao do comit de tica correspondente. Muitos dos estudiosos e cientistas classificaram como tmido esse diploma, justamente pelas condicionantes que imps, principalmente a de ordem temporria ligada a criopreservao. Por outro lado, manifestaram-se os resistentes inovao legislativa, a pretexto de defenderem a vida, vislumbrada nesses embries. A verdade que o passo dado pela Lei 11.105 conseqncia natural do que vem se verificando no mundo, de sorte que se o Pas no evolusse perderia terreno no campo tratado, sujeitando-se aos efeitos danosos dessa conduta, como, v.g., a dependncia cientfica de outros pases, com srios reflexos econmicos e prejuzos aos brasileiros ansiosos pela terapia com clulas-tronco embrionria. Referida lei estabeleceu tambm responsabilidade objetiva (independentemente de culpa) daqueles que, nesse mister, vierem a causar danos terceiro ou ao meio ambiente (art. 20), bem como das entidades pblicas ou privadas, inclusive as internacionais, que venham a financiar ou patrocinar as atividades e projetos envolvendo OGM sem o devido Certificado de

Qualidade em Biossegurana (pargrafo 4, do art. 2). Probe, o comrcio dos embries a que se refere, classificando a transgresso como crime. certo que existem outros meios bem menos controvertidos obteno de clula-tronco, como a extrao do prprio paciente, do cordo umbilical ou da placenta, as chamadas clulas-tronco adultas; que gerariam bem menos complicaes e debates que a obteno por clonagem teraputica ou embries de descarte. Todavia, tais unidades, como j citado, no seriam totipotentes ou pluripotentes, ou seja, podem produzir apenas alguns tipos de tecidos do corpo humano e no os 216, como parecem ser capazes as embrionrias, no obstante o problema da histocompatibilidade.

HISTRICO DAS PESQUISAS E IMPORTNCIA NA MEDICINA

6.1 AS CLULAS TRONCO NA PRTICA TERAPUTICA Maria Helena L. Souza & Decio O. Elias

A terapia com clulas-tronco ainda se encontra em estgio evolutivo e seu potencial objeto de muita especulao, expectativas e esperanas. Essa terapia consiste em usar grupos de clulas-tronco para tratar doenas e leses atravs da substituio de tecidos doentes por tecidos formados por clulas saudveis. O transplante de medula ssea para o tratamento das leucemias uma forma de tratamento com clulas-tronco de eficcia comprovada. A medula ssea do doador compatvel contm as clulas-tronco hematognicas que iro formar as novas clulas sanguneas sadias. H uma grande variedade de aplicaes das clulas-tronco no tratamento de diversas doenas mas, h tambm, grandes obstculos a serem vencidos. Entre as dificuldades tcnicas existentes no emprego das clulas-tronco e a sua aplicao no tratamento de doenas graves que acometem os indivduos, h uma srie de perguntas que ainda no foram satisfatoriamente respondidas. Um dos principais objetivos do estudo das clulas-tronco embrionrias a coleta de informaes sobre os eventos complexos que ocorrem durante o desenvolvimento do embrio humano. preciso saber como as clulas-tronco indiferenciadas tornam-se clulas de determinados tecidos. Sabe-se que a manipulao de genes (introduzindo ou removendo) pode interferir na diferenciao celular. A melhor compreenso dos controles

10

moleculares e genticos podem contribuir para conhecer como doenas do tipo do cancer e doenas congnitas se originam e como podem, eventualmente, ser mais adequadamente tratadas. Algumas linhagens de clulas-tronco podem ser usadas para testar a potncia e a eficincia de determinadas drogas, como as que se usam no tratamento de alguns tipos de cncer, por exemplo, e muitas outras drogas potentes, antes da sua indicao para uso em humanos, ainda que em carter experimental. Talvez a maior esperana do uso das clulas-tronco resida na gerao de clulas capazes de serem usadas como terapia substitutiva de clulas danificadas por doenas, em lugar dos transplantes. As clulas-tronco diferenciadas podem ser usadas em doenas como o mal de Parkinson, doena de Alzheimer, doenas e traumatismos da medula espinhal, acidentes vasculares cerebrais e um sem nmero de outras doenas severas e incapacitantes. O Brasil inicia, nos dias atuais, um ambicioso programa de emprego de clulas-tronco adultas no tratamento de doenas cardacas com aproximadamente 40 centros e 1200 pacientes, com a finalidade de comprovar os resultados iniciais favorveis obtidos em um pequeno grupo de pacientes (14 casos) pelo grupo de estudos constituido por profissionais do Hospital PrCardaco, do Rio de Janeiro, e do Texas Heart Institute. Numa primeira fase demonstrou-se que as clulas-tronco tinham o potencial de regenerar as artria e aumentar a vascularizao das reas miocrdicas comprometidas e isqumicas. Posteriormente, o estudo dos pacientes tratados demonstrou que alm dos vasos, as clulas tronco utilizadas haviam regenerado o prprio msculo cardaco fibrosado em consequncia de infartos prvios. Outras equipes estudam o emprego das clulas tronco na regenerao do pncreas, em pacientes diabticos. Outros grupos buscam determinar a eficcia do emprego das clulastronco na regenerao de tecido cerebral e da medula espinhal comprometidos por diversos processos patolgicos, congnitos ou adquiridos. Os estudos com a regenerao de clulas cerebrais visam buscar a cura ou, pelo menos, a melhora de pacientes portadores de doenas graves, como a doena de Alzheimer ou a doena de Parkinson, alm de outras degeneraes neurolgicas menos frequentes. Na maioria das reas de estudo, os resultados inicialmente obtidos tem confirmado as hipteses dos cientistas, o que, sem dvida, assegura a validade do aprofundamento das pesquisas.

11

Figura 1. Clulas Tronco em meio de cultura.

Pode-se observar, (Figura 1), com detalhes um grupo de clulas-tronco s quais foram adicionados fatores de crescimento e outros "insumos" necessrios ao desenvolvimento e reproduo celular. As clulas-tronco pluripotenciais tem a possibilidade de reproduzirse e formar clulas musculares (miocrdicas, de msculos esquelticos), clulas sanguneas e clulas do tecido nervoso cerebral, alm das clulas pancreticas produtoras de insulina e muitas outras. Na verdade, admite-se que as clulas-tronco podem desenvolver e reproduzirse em qualquer tipo celular existente no organismo.

6.2 CLONAGEM TERAPUTICA Eloi S. Garcia A clonagem teraputica, consiste na transferncia do ncleo de uma clula para um vulo sem ncleo. um passo adiante nas tcnicas de culturas de tecidos, que so realizadas h dcadas. Ao transferir o ncleo de uma clula de uma pessoa para um vulo sem ncleo, esse novo vulo ao dividir-se gera, em laboratrio, clulas potencialmente capazes de produzir qualquer tecido. Isso gera perspectivas fantsticas para futuros tratamentos. Nos dias atuais, apenas possvel cultivar em laboratrio clulas com as mesmas caractersticas do tecido de onde foram retiradas. As tcnicas mais avanadas de clonagem tornariam possvel a gerao de um rgo que serviria para substituir o rgo equivalente cuja funo tenha deteriorado. A clonagem teraputica teria a excepcional vantagem de evitar os fenmenos de rejeio, se o doador fosse tambm o prprio receptor. Seria o caso, por exemplo, de reconstituir a medula

12

em algum que se tornou paraplgico aps um acidente ou substituir o tecido cardaco em uma pessoa que sofreu um infarto, conforme algumas experincias j demonstraram. Nos portadores de doenas genticas no seria possvel usar as clulas do prprio indivduo (porque todas tm o mesmo defeito gentico), mas de um doador compatvel. As clulastronco mais bem conhecidas so as clulas-tronco do tecido hematopoitico. Os transplantes de medula ssea para o tratamento de diversas doenas hematolgicas constitui um transplante de clulas-tronco com potencial gerador de clulas do tecido sanguneo. Para cada 10.000 a 15.000 clulas da medula ssea h 1 clula-tronco. O transplante de medula ssea, para o tratamento de pacientes portadores de leucemia um mtodo de terapia celular j conhecido e de eficcia comprovada. A medula ssea do doador contm clulas-tronco sangneas que vo fabricar as novas clulas sangneas sadias.

6.3 CLULAS TRONCO DO CORDO UMBILICAL Dr.Celso Massumoto Dr.Sally Mizukami Massumoto Dr.Carlos Alexandre Ayoub Nos anos oitenta identificou-se o sangue do cordo umbilical e da placenta dos recm nascidos como uma fonte rica em clulas-tronco. Aceita-se que dentre as clulas-tronco do cordo umbilical haja um percentual de clulas-tronco pluripotentes e, portanto, capazes de se desenvolver em praticamente todos os tecidos do organismo, exceto a placenta e os anexos embrionrios. O sangue do cordo umbilical tem, portanto, um potencial extraordinrio no tratamento de numerosas doenas partir da reposio celular. Nos dias atuais h um nmero crescente de instituies que armazenam o sangue do cordo umbilical em ambientes apropriados, constituindo os Bancos de Sangue de cordo umbilical. O material pode representar uma grande fonte de clulas-tronco para o tratamento das leucemias e de outras doenas letais ou incapacitantes. Quanto maior a reserva de sangue de cordo umbilical, tanto maiores sero as chances de conseguir-se um doador compatvel para o tratamento das neoplasias hematolgicas. O doador ideal deve ter compatibilidade dos grupos sanguneos ABO e compatibilidade dos antgenos leucocitrios, para assegurar uma ampla magem de sucesso no tratamento. Leucemias e linfomas so habitualmente curadas com a utilizao das clulas-tronco do cordo umbilical.

13

6.4 CLULAS TRONCO E A DIABETES Maria Helena L. Souza & Decio O. Elias

Durante vrias dcadas os estudiosos do diabetes buscaram meios de substituir as clulas produtoras de insulina do pncreas que so destrudas pelo prprio sistema imunitrio dos pacientes. Nos dias atuais, isso parece ser possvel. O diabetes constitui um grupo de doenas caracterizado por nveis anormalmente elevados de glicose no sangue circulante. Este excesso de glicose responsvel pela maioria das complicaes do diabetes, que incluem a cegueira, insuficincia renal, doenas cardacas, acidentes vasculares cerebrais, neuropatias, doenas arterias perifricas e amputaes. O diabetes do tipo 1, tambm conhecido como diabetes infanto-juvenil, tem incio precoce e afeta tipicamente as crianas e os adolescentes. O sistema imunitrio interpreta as clulas produtoras de insulina como sendo estranhas e as destri. Na ausncia de insulina a glicose no pode penetrar no interior das clulas e se acumula no sangue. O diabetes tipo 2, tambm conhecido como diabetes adulto, afeta primariamente os indivduos maduros, sedentrios, obesos e com histria familiar de diabetes. O diabetes do tipo 2 se caracteriza pela inabilidade do organismo utilizar a insulina eficazmente. Este fenmeno chamado de resistncia insulina e o resultado semelhante ao que ocorre com os portadores de diabetes do tipo 1 acmulo de glicose no sangue. Atualmente no existe cura para o diabetes. Os pacientes com diabetes do tipo 1 podem necessitar o uso dirio de insulina injetvel e realizar testes para verificar seus nveis de glicose. Esse tratamento deve ser mantido permanentemente, por toda a vida, para reduzir a incidncia e a severidade das complicaes. Os portadores de diabetes do tipo 2, frequentemente conseguem controlar os nveis sricos da glicose mediante uma combinao de dieta, exerccio e drogas antiglicemiantes orais. Indivduos portadores de diabetes do tipo 1, no raro, so tratados com transplantes de pncreas e, aps 1 ano da operao, 83% dos receptores no apresentam sintomas de diabetes e podem abandonar o uso de insulina. Contudo, devem ser mantidos sob rgido esquema de drogas anti-rejeio. A demanda por transplantes, entretanto, supera em muito as disponibilidades de rgos. James Shapiro, no Canad, desenvolveu um interessante protocolo de transplantes de clulas das ilhotas de Langerhans, que produzem insulina. Esse protocolo est em testes em vrios

14

centros mundiais e constitui uma grande evoluo, quando comparado com o transplante de todo o pncreas. Ainda assim, a terapia anti-rejeio obrigatria. O pncreas desenvolve no arco duodenal e, nos mamferos, um rgo constitudo por 3 classes de clulas: as clulas ductais, as clulas acinares e as clulas endcrinas. As clulas endcrinas ou das ilhotas so as mais importantes. Existem 4 tipos de clulas endcrinas nas ilhotas de Langerhans: as clulas beta, produtoras de insulina; as clulas alfa, produtoras de glucagon; as clulas delta, secretoras de somatostatina e as clulas PP que produzem o polipeptdeo pancretico. Os hormnios liberados por cada tipo celular tem importante papel na regulao dos hormnios liberados pelos outros tipos de clulas das ilhotas. Cerca de 65 a 90% das clulas das ilhotas de Langerhans so clulas beta, secretoras de insulina. Em busca de tratamentos alternativos para o diabetes, os pesquisadores esperam desenvolver um sistema capaz de produzir e renovar suas clulas em meios de cultura. No se sabe ainda se para o tratamento do diabetes prefervel produzir apenas as clulas betas das ilhotas ou se os demais tipos celulares so tambm necessrios para um melhor controle do diabetes. Alguns estudos mostram que as clulas beta crescidas em culturas respondem menos ao estmulo da glicose do que os grupos de clulas contendo todos os tipos celulares das ilhotas de Langerhans. As clulas das ilhotas respondem ao estmulo da glicose pela produo de insulina em duas fases, uma rpida e outra mais lenta. Os estudos em desenvolvimento com as culturas de clulas-tronco para a produo de clulas das ilhotas pancreticas de Langerhans so promissores e, apesar das dificuldades em produzir as clulas, os resultados iniciais mostram que, em um futuro no muito distante, ser possvel dispor de clulas capazes de produzir insulina para substituir as clulas danificadas pelo sistema imunolgico, no diabetes do tipo 1, mesmo que, em princpio estas novas clulas devam ser protegidas com uma terapia capaz de bloquear a resposta imunolgica que agride as clulas nativas.

QUESTES TICAS

Simone Born de Oliveira Etimologicamente, o termo tica deriva do grego ethos que significa modo de ser, carter. Designa a reflexo filosfica sobre a moralidade, isto , sobre as regras e os cdigos morais

15

que norteiam a conduta humana. Sua finalidade esclarecer e sistematizar as bases do fato moral e determinar as diretrizes e os princpios abstratos da moral. Os valores podem ser entendidos como padres sociais ou princpios aceitos e mantidos por pessoas, pela sociedade, dentre outros. Assim, cada um adquire uma percepo individual do que lhe de valor; possuem pesos diferenciados, de modo que, quando comparados, se tornam mais ou menos valiosos. Tornam-se, sob determinado enfoque, subjetivos, uma vez que dependero do modo de existncia de cada pessoa, de suas convices filosficas, experincias vividas ou at, de crenas religiosas. Os juristas, os cientistas, os mdicos devem dar a sua contribuio para a busca da justia, da vida, da liberdade, para que se possa, eticamente, formar a conscincia das pessoas que participaro do debate que ora se forma. necessrio que a humanidade reflita sobre o princpio da responsabilidade cientfica e social e que a racionalidade tica caminhe a passos largos, disputando palmo a palmo, um espao junto ao progresso cientfico e tecnolgico. Mas como conciliar, neste momento, tica, moral e os conhecimentos jurdicos existentes? Como valorar a pesquisa humana frente aos benefcios que traria vida humana? Qual o mais importante: o bem coletivo ou a no manipulao do material gentico humano? A legislao do Brasil, diriam uns, autoriza a pesquisa com clulas-tronco adultas. Como ento afirmar que a Constituio veda a manipulao de material gentico? Sim, a legislao permite, mas probe totalmente a clonagem teraputica de seres humanos e, em muitos casos, o tratamento apenas com clulas-tronco adultas no suficiente para amenizar a dor dos pacientes. Visto apenas do ponto tico e moral, fcil aos parlamentares dizerem que est proibida a pesquisa e eles nada podem fazer. Todavia, o que fazer quando se tem um parente, portador de doena que poderia ser facilmente amenizada com o uso da clonagem teraputica, se definhar aos poucos, frente de seus olhos? O Direito, acima de tudo, se resume em bom senso e razoabilidade. Deve ser aplicado sempre se tendo em vista o bem comum. E as pesquisas com clulas-tronco, ao que consta at hoje, possui em potencial tudo aquilo necessrio a uma vida melhor, tratando doenas graves, at hoje sem soluo e amenizando tantas outras. Reconhecendo que nem tudo que cientificamente possvel de ser realizado , portanto, eticamente aceitvel, tal linha de raciocnio nos conduz reflexo que se consolidou a partir da necessidade em se reconhecer o valor tico da vida humana e recolher subsdios para

16

conciliar o imperativo do desenvolvimento tecnolgico e a proteo da vida e da qualidade de vida. O grande desafio enfrentado pela Biotica conciliar o saber humanista com o saber cientfico. Assim, o profissional da rea jurdica, ao se deparar com as novas indagaes surgidas em decorrncia de tecnologias modernas, deve sempre garantir os princpios constitucionais, visto que a legislao no consegue acompanhar a revoluo tecnolgica mundial. Ressalta-se que o direito, como mantenedor da ordem social, deve, com prudncia, conhecimento interdisciplinar e cautela e, principalmente, valendo-se dos princpios e conceitos bioticos, regulamentar a matria. E a Lei de Biossegurana, por mais tmida que tenha sido, traz consigo grande avano e esperana para os brasileiros em estado aflitivo decorrente de srias deficincias do corpo e da mente.

CONCLUSO

Com base nas informaes que obtivemos conclumos que o nome clula-tronco refere-se a qualquer clula pouco diferenciada e capaz de produzir outros tipos de clula atravs de mitose e do processo de diferenciao celular. Geralmente, as clulas-tronco so capazes de originar clulas especializadas dos tecidos dos quais fazem parte, tendo grande importncia em processos como, por exemplo, a regenerao de rgos. No entanto, as clulas-tronco embrionrias so chamadas de totipotentes, pois so capazes de se diferenciar em qualquer tipo de clula. Em humanos, encontramos clulas-tronco nos embries, no cordo umbilical e na medula ssea, entre outros tecidos. Atualmente, as clulas-tronco podem ser mantidas em laboratrio por meio de culturas celulares, sendo utilizadas na pesquisa sobre o tratamento de doenas como leucemia, diabete, infarto, entre outras. O objetivo desses tratamentos realizar a reposio de tecidos danificados, devido a doenas ou acidentes, substituindo-os por clulas saudveis.A totipotncia das clulas-tronco embrionrias desperta grande interesse cientfico, uma vez que podem originar diversos tipos celulares. O tratamento de algumas doenas - como, por exemplo, cncer, mal de Alzheimer, osteoporose, problemas do corao e cegueira - pode ser auxiliado pela terapia com essas clulas. As clulas-tronco so formadas no embrio apenas at este atingir entre 32 e 64 clulas, ou seja, muito antes da formao de qualquer tecido embrionrio.As clulas-tronco embrionrias geralmente so provenientes de embries no utilizados durante o processo de fertilizao artificial. Esses embries excedentes so congelados e armazenados. A lei brasileira diz que, aps trs anos, esses embries, se no utilizados e mediante autorizao dos pais, podem ser usados para pesquisa cientfica.

REFERNCIAS

1 Fernandez MN, Regidor C, Cabrera R. Umbilical-cord blood for transplantation in adults. N Engl J Med. 352(9):935-7, 2005. 2 PEREIRA, Lygia da Veiga; PRANKE, Patrcia Helena Lucas; MENDES-OTERO, Rosalia. Presente e Futuro das Clulas-tronco. O Estado de So Paulo. 04-03-2005. 3 OLIVEIRA, Simone Born de. Da Biotica ao Direito: manipulao gentica e dignidade humana. Curitiba: Juru, 2002. 4 GARCIA, Eloi S. A clonagem como terapia. ANBio Associao Nacional de Biossegurana, Disponvel em: www.anbio.org.br/noticias/terapia.html. 5 MASSUMOTO, Celso; MASSUMOTO, Sally Mizukami; YOUB, Carlos Alexandre. Clulas Tronco: Como coletar, Processar e Criopreservar. Atheneu. 6 ZATZ, Mayana, Clulas Tronco: Conceito e http://www.ghente.org/temas/celulas-tronco/index.htm Linguagem. Disponvel em:

7 SOUZA, Maria Helena L.; ELIAS, Decio O. As Clulas Tronco e o seu Potencial na Reparao de rgos e Tecidos. Disponvel em: http://perfline.com/cear/artigos/stem.pdf 8 Figura 1. Disponvel em: http://perfline.com/cear/artigos/stem.pdf

You might also like