You are on page 1of 10

1 Criptojudasmo no feminino.

Uma anlise da Resistncia judaica na Bahia Quinhentista a partir das fontes da I Visitao do Santo Ofcio ao Brasil

Angelo Adriano Faria de Assis Doutor em Histria pela UFF; Professor Adjunto UFV Resumo: Implantado em Portugal o monoplio catlico a partir de 1497, com o processo de expulso/converso forada de judeus e mouros do reino, no tardariam a se agigantar os problemas de intolerncia religiosa disfarada de problema social entre os cristos-velhos e os neoconversos. A instaurao do Santo Ofcio da Inquisio em Portugal, no ano de 1536, com o intuito de zelar pela pureza da f catlica, teria nos cristos-novos suas principais vtimas. Com a intensificao dos trabalhos inquisitoriais, muitos deixaram Portugal, tornando-se o trpico braslico, regio do acar, principal produto da colnia naquele momento, dos destinos preferidos. Durante a primeira visitao inquisitorial s capitanias aucareiras do Nordeste (Bahia, Pernambuco, Paraba e Itamarac), entre 1591 e 1595, ganha destaque o nmero de mulheres crists-novas acusadas de prticas judaizantes, sinalizando a intensa participao feminina no processo de resistncia judaica, como propagadoras do judasmo secreto que se tornara possvel para a divulgao e sobrevivncia das antigas tradies, adaptado o judasmo s dificuldades e perseguies que lhe foram impostas. Os processos contra a famlia Antunes, do Recncavo Baiano a matriarca Ana Rodrigues, primeira vtima da Inquisio no Brasil condenada fogueira, mais suas filhas e netas , insistentemente delatada perante a Inquisio, mostram-se primordiais para esta anlise.

Palavras-chave: Inquisio no Brasil, resistncia judaica, criptojudasmo feminino.

Em incios da modernidade, a intolerncia religiosa metamorfosear-se-ia, em vrios espaos da Europa, em perseguio contra os judeus. Na Ibria, que, por conta dos oito sculos anteriores de bom convvio entre cristos, judeus e mouros, ficaria marcada como a terra das trs religies, o processo de monopolizao crist e consequente eliminao das demais religies darse-ia em dois momentos temporalmente prximos. Do lado espanhol, o processo de unificao do prprio Estado passava, em grande parte, pela unidade da f. Assim, em 1492, os reis catlicos completavam a campanha territorial com a reconquista de Granada, expulsando mouros e judeus dos limites espanhis. Muitos dos judeus sados da Espanha aproveitariam a proximidade geogrfica e a extensa fronteira seca para entrarem em terras portuguesas. Proibidos de permanecer na Espanha, levas de judeus cruzaram a fronteira para se abrigar em Portugal, fazendo com que aumentasse de forma considervel a j significativa presena de judeus em seu territrio, que pode ser estimada, de acordo com alguns historiadores, em cerca de dez a quinze por cento do total da populao lusa embora estes

2 nmeros no possam ser considerados exatos. O que cabe salientar que, independentemente da exatido numrica, era marcante a presena de judeus em Portugal s vsperas da virada para o Quinhentos. Todavia, os interesses que ligavam as coroas ibricas e que passavam, naquele momento, pelo acordo de matrimnio do monarca portugus com a infanta espanhola consequentemente, pela questo sucessria do trono hispnico , dentre outras questes de relevncia, fariam com que a liberdade de crena que persistia em Portugal tivesse final similar ao que ocorrera do outro lado da fronteira poucos anos antes. Dessa forma, o acordo nupcial entre Dom Manuel I e a filha primognita dos reis de Espanha teria entre seus pontos o fim oficial da presena judaica em Portugal. A assinatura dos decretos de expulso dos judeus, em dezembro de 1496, culminaria, dez meses depois, com a converso forada dos seguidores da f de Israel ao catolicismo. Expulsos, mas proibidos de sair, os judeus foram batizados fora, transformados em neoconversos ou cristos-novos, mas continuaram, na prtica, a serem vitimados pelos mesmos preconceitos e perseguies. Assim, pela fora e pela f catlica surgia o cristo-novo portugus, baptizado pela gua sagrada que, ao mesmo tempo que o salvava, acabaria por marclo, bem como a toda a sua descendncia (FRANCO &ASSUNO, 2004, p.26). Embora o decreto do monarca portugus tenha levado tentativa, por certo nmero destas famlias judias, de adaptao nova realidade, buscando abraar de forma sincera o catolicismo que lhes era imposto, no era de se estranhar que o processo de converso gerasse um leque de possibilidades distintas de adaptao ao decreto de extino que se colocara perante a comunidade judaica portuguesa. Como no poderia deixar de ser num processo realizado de maneira forosa e decretado por lei, muitos dos judeus que foram obrigados a abraar a doutrina crist para continuarem presentes e tentarem ser aceitos na sociedade que renegava suas tradies, considervel parcela dos antigos adeptos da religio hebraica buscou, dentro das condies e limites possveis, manter a herana religiosa, procurando formas de continuar fiel s crenas dos antepassados, mesmo que de forma limitada, improvisada e adaptada s parcas possibilidades ento vigentes. Mais uma vez no podemos nos remeter a nmeros exatos. Porm, certo que muitos dos antigos judeus agora cristos encontrariam formas, variadas em intensidade e contedo, de continuar ocultamente a comungar a f do corao: eram, por isso, chamados criptojudeus. No podemos, contudo, considerar criptojudeu como sinnimo de cristo-novo. Em livro clssico, Sonia Siqueira define a diferena:

3
Cristo-novo e criptojudeu no so sinnimos. O nascimento gera o primeiro, a vontade o segundo. O cristo-novo esforava-se por ser igual aos demais: tentava vencer as barreiras do meio e do seu ntimo e ajustar-se. O criptojudeu contentava-se em parecer igual aos demais. Reservava-se o direito de continuar sendo judeu, de permanecer, s vezes, heroicamente fiel a si mesmo, religio herdada. Por isso tinha duas religies: uma externa, social, outra a religio da sua conscincia, interior, feita de prticas secretas. Odiava a sociedade que o compelia a uma vida de simulaes que lhe tolhia a liberdade de crena, mas guardava certa atitude precavida, cnscio de ser o lado mais dbil. (SIQUEIRA, 1978, p.71)

A presena do criptojudasmo no mundo portugus j ganhou leituras to variadas quanto dspares na historiografia luso-brasileira, as quais, no limite, percorrem desde a negao de sua existncia at a afirmao de que tal prtica era generalizada. Mais coerente, ao que nos parece, a posio de Ronaldo Vainfas, que aponta o fenmeno criptojudaico como variante no tempo e no espao, mais concebvel e consciente conforme nos mantemos prximos do perodo de liberdade religiosa em Portugal (VAINFAS, 1997). O fato que a busca desenfreada pela pureza religiosa acabaria por identificar no criptojudasmo a maior ameaa ao cristianismo portugus, da mesma forma que a justificativa principal para a instaurao do brao lusitano do Tribunal do Santo Ofcio da Inquisio, em 1536. Quatro anos aps, j em 1540, j ardiam as primeiras chamas dos autos de f promovidos pela Inquisio s margens do Tejo. O clima de constante vigilncia acabaria por agravar as relaes sociais, radicalizando as hostilidades entre cristosvelhos indivduos de sangue puro e os batizados em p vistos como de origem maculada. Outra caracterstica marcante que se radicaliza com o estabelecimento da Inquisio e o aumento das perseguies aos criptojudaizantes em Portugal a tentativa, pelo grupo dos cristos-novos que continuavam a abraar a f dos antepassados, de moldar o judasmo tradicional cuja prtica estava interdita transformando-o num judasmo possvel, limitado s prticas e rituais menos denunciadores de sua existncia, adaptados nova e hostil realidade. Procurava-se, assim, driblar a ilegalidade e no desaparecer por completo. Neste novo quadro de excluso, a importncia da figura feminina seria tambm redesenhada. Desta forma, proibido oficialmente e perseguido pelos olhares atentos da Inquisio, o judasmo, outrora livre, deslocar-se-ia para a cozinha, redimensionando o valor das mulheres para a manuteno e divulgao da antiga f aos descendentes.

4 No toa, a estruturao da Inquisio em Portugal e o aumento das perseguies significariam o aumento das migraes de cristos-novos para a Amrica portuguesa, que vivia o incio do apogeu aucareiro, e onde a Inquisio no havia ainda estendido os seus tentculos. frente desta economia aucareira em ascenso, uma considervel parcela de cristos-novos enobrecidos pelo dinheiro e transformados em donos de terra e respeitveis senhores de engenho. O Brasil era espao privilegiado para a resistncia criptojudaica, graas a uma relativa harmonia no convvio entre cristos-velhos e novos. Prova deste bom convvio a macia presena neoconversa em praticamente todos os espaos da economia. Havia cristos-novos nos mais diversos meios, chegando muitos deles a ocupar cargos e posies de importncia: ouvidores da Vara Eclesistica, mestres de latim e aritmtica, senhores de engenho, religiosos, profissionais letrados, mdicos, advogados, vereadores, juzes, escrives, meirinhos e almoxarifes, o que reflete o alto grau de miscibilidade na colnia se comparada s outras reas de migrao dos cristos-novos partidos de Portugal, como o Norte europeu, as geograficamente descontnuas ocupaes no Oriente e o Levante (NOVINSKY, 1972, p.58). Tambm o elevado nmero de casamentos que uniam cristos-velhos e neoconversos aponta para uma maior aceitao social destes enlaces e a diluio dos atritos no convvio entre os grupos na regio braslica. No judasmo tradicional religio letrada calcada na leitura e discusso dos livros sagrados , as mulheres ocupavam posies inferiores s dos homens, como locais secundrios no culto e papis pblicos limitados, recebendo apenas uma educao mnima, a ponto de se crer, no limite, que era melhor queimar as sagradas palavras da Tor do que transmiti-las e ensin-las s mulheres. A proibio da prtica do judasmo no Mundo Portugus e a nova importncia dada educao no lar, contudo, levariam a uma transformao destes papis, transformando o judasmo numa espcie de religio domiciliar, fruto da impossibilidade de sua divulgao pblica, com nova nfase na divulgao oral dos ensinamentos, devido s dificuldades e perigos implicados na posse de textos hebraicos. Funes que antes eram exclusivas dos homens passariam responsabilidade das mes sinal da ocorrncia, no seio da religio mosaica, de um certo afrouxamento dos rigorismos como meio de garantir a sobrevivncia em ambiente hostil. Neste clima de intolerncia ao judasmo, as residncias passariam a ocupar importncia estratgica: seriam os lares locais de propagao da religio dos antepassados, atravs da memria ensinada e das prticas religiosas e cerimoniais. Impedida a livre crena, a cultura

5 domstica continuou, em parte, com aquelas prticas e celebraes de portas a dentro (SILVA, 1995, p.121), embora essas prticas sofressem certo esvaziamento e modificaes conforme crescia a distncia do perodo de judasmo permitido, mudando de cor, intensidade e significados a cada nova gerao. A prpria teologia judaica, cada vez menos profundamente conhecida pelos cristos-novos, enfrentava as consequncias destas limitaes, agravadas pela inexistncia de rabinos para cumprirem o papel que lhes caberia numa situao de normalidade religiosa, como tambm pela proibio da circulao de livros ligados religio mosaica: impossibilitados da leitura sagrada, a Tor, muitos utilizavam a Bblia catlica, mas sempre renegando os textos do Novo Testamento. Como j se adiantou, a transmisso oral dos ensinamentos ganhou novo alento. Impedidos em suas preferncias doutrinrias, e procurando driblar as desconfianas da sociedade, os criptojudeus viam-se obrigados a abandonar certas cerimnias marcantes da sua profisso de f em favor de prticas menos conhecidas ou delatoras de sua real entrega religiosa: assim, trocam-se roupas e acessrios judaicos pelas vestimentas crists; as circuncises pelas oraes e viglias domiciliares; as rezas pblicas na lngua dos antepassados pela orao interior, em segredo; a guarda pblica de certas datas e festas como o Ano Novo ou o Pentecostes pelos jejuns; os jejuns principais por outros menos conhecidos fora da comunidade judaica. Com o mesmo intuito, celebraes que no judasmo tradicional ocupavam posio de menor destaque passavam, por serem menos acusadoras, a tema central da resistncia marrana, como foi o caso do Jejum de Ester rainha judia que escondia suas origens ao prprio marido, vivendo, como os criptojudeus, da dissimulao , tornando-se a Orao de Ester a prece marrana por excelncia. bastante significativo o fato de ser uma mulher a herona dos cristos-novos, e o exemplo de Ester se repetiria constantemente devido s necessidades impostas aos criptojudeus. O judasmo de portas a dentro mostrar-se-ia, nos mais nfimos detalhes, influenciado pela figura da mulher (POLIAKOV, 1996, p.198-199). Anita Novinsky complementa: proibida a sinagoga, a escola, o estudo, sem autoridades religiosas, sem mestres, sem livros, o peso da casa foi grande. A casa foi o lugar do culto, a casa tornou-se o prprio Templo. No Brasil Colonial, como em Portugal, somente em casa os homens podiam ser judeus. Eram cristos para o mundo e judeus em casa. Isso teria sido impossvel sem a participao da mulher (NOVINSKY, 1995, p.549-555). No difcil supor o peso destas mulheres na manuteno da f agora proibida. Um judasmo feminino, de cozinha local de destaque nas casas judaicas, onde as mulheres, beira do fogo, cozinhavam os alimentos e contavam histrias de seu povo e tradies para os filhos, ensinando-lhes a lngua dos

6 antepassados, as canes e oraes, o preparo dos alimentos, as histrias e ensinamentos do livro sagrado. E, sobretudo, a necessidade de saber ocultar a antiga f e fingir dedicao ao cristianismo. Aqui como l, o ncleo familiar tornou-se locus privilegiado para a irradiao da lei mosaica, iando as mulheres ao status de grandes responsveis por sua reproduo. O judasmo de cozinha tornou-se o smbolo da resistncia ao catolicismo opressor e grande responsvel pela manuteno da cultura e tradies da antiga f proibida por decreto em fins do sculo XV. Larsinagoga-escola: espao multifuncional onde a mulher exerceria conjuntamente as tarefas de provedora, me, educadora, catequista e rabi. Sustentculos da religio proibida, as mulheres crists-novas apresentaram no Brasil uma resistncia passiva e deliberada ao catolicismo. Foram proslitas, recebiam e transmitiam as mensagens orais e influenciavam as geraes mais novas (NOVINSKY, 1995, p.?), cientes da necessidade de encobrir seus verdadeiros objetivos. Transmitindo os ritos religiosos ao pratic-los nas residncias, realizavam o rabinato diminuto, feminino e oral que se tornara possvel e que, embora contrariasse o cdice mosaico, garantiu-lhe a sobrevivncia. Conforme lembra Elias Lipiner, dizia-se poca das mulheres neoconversas que, devotas e rezadeiras, iam nos domingos e dias santos ouvir missa, procurando evitar, perante a sociedade, as desconfianas sobre sua real entrega ao catolicismo, mas nos sbados vestiam seus melhores vestidos (LIPINER, 1969, p.46), preparando-se para o sagrado dia de descanso dos judeus, em que a famlia estaria reunida para celebrar os costumes de seus antepassados. A nova importncia destinada mulher neoconversa no passaria em branco para a Inquisio, e desmascarar a fonte de disseminao da heresia judaica, reprimindo exemplarmente os seus responsveis, era fundamental para a funo didtica desempenhada pelo Santo Ofcio. Na documentao produzida pelo tribunal portugus durante a primeira visitao ao Brasil, que percorreria as capitanias aucareiras do Nordeste braslico entre 1591 e 1595, encontram-se diversos indcios deste judasmo limitado porm possvel vivenciado na colnia, mormente ligado a ritos, prtica da esnoga, cultos funerrios, interdies alimentares, formas de benzer heterodoxas, negaes religio dominante em seus smbolos e dogmas, situaes em que, indiscutivelmente, a importncia das mulheres salta aos olhos. Dentre as inmeras e variadas acusaes sobre prticas judaizantes, riqussimo o desfile de relatos sobre mulheres que insistiam em manter fidelidade ao judasmo, praticando-o nos momentos de privacidade, embora publicamente, imbudas dos temores que oprimiam os simpatizantes de Israel, dissimulassem, declarando-se verdadeiras crists. No foram poucas as denncias a retratarem a dubiedade

7 vivida pelas crists-novas na colnia, no s externamente a suportarem o peso das fronteiras sociais , mas tambm nas suas prprias crenas e comportamento, a confundirem muitas vezes a tradio crist com os ensinamentos judaicos, divididas entre a f imposta e a do corao, desconhecendo ambas em seus detalhes, praticando-as de forma igualmente equivocada. Um dos mais estarrecedores casos de mulheres acusadas de prticas judaizantes na documentao referente s visitaes inquisitoriais ao Brasil, sem dvida, seria aquele que envolveria representantes de vriasde Ana Roiz, moradora em Matoim, no Recncavo Baiano. A crist-nova Ana Roiz ou Rodrigues viera do reino com Heitor Antunes, seu marido, senhor de engenho e cavaleiro da casa del-rei, que se orgulhava de sua descendncia direta dos Macabeus - clebre famlia de sacerdotes e militares judeus do sculo II a. C., cuja epopeia narrada no Antigo Testamento. Segundo diziam, o cavaleiro macabeu possua sinagoga em suas terras no Recncavo da Bahia havia cerca de trinta anos. Teve sete filhos, para os quais conseguira genros de sangue puro. Eram conhecidos como a gente de Matoim. Morto o marido, Ana Rodrigues o enterrara segundo a tradio, em terra virgem, pranteando-o pelo modo judaico. Esperava o momento de poder se juntar novamente ao esposo, tambm de acordo com a f que seguia: testemunhas afirmavam que guardava as joias de quando se casou para se enterrar com elas quando morrer1. A presena da Inquisio acabaria com a tranquilidade da famlia, seguidamente acusada de criptojudasmo e de desrespeito f catlica. Dentre os Antunes, seria Ana a denunciada com maior gravidade e insistncia. Prevendo as trgicas consequncias da visita do Tribunal, alguns membros do cl aproveitariam o perodo da graa para confessar os erros, adiantando-se avalanche de acusadores, procurando, assim, mostrar boa vontade com o Santo Ofcio e amenizar as culpas que lhes eram imputadas. Judaizante ao extremo e de idade bastante avanada, Ana era conhecida pelas blasfmias que pronunciava. O parentesco bblico de que outrora se orgulhava o marido era agora smbolo do escrnio pblico de que era vtima ao lado das filhas, chamadas pejorativamente de Macabeias. Suas histrias geravam escndalo. No batismo de uma bisneta, teria Ana afirmado: olhai que negro batismo! Quando de um dos partos de suas filhas, clamando-se por Nossa Senhora, dissera, no me faleis nisso que no no posso dizer 2! Uma parenta crist-velha contaria sobre a octogenria matriarca que, adoecida certa vez, suas filhas lhe mostravam um
1

[Antonio Dias, da Companhia de Jesus] contra Anna Roiz, Anrique Mendez, Phelipe de Guillem, em 16/08/1591. Primeira Visitao do Santo Officio s partes do Brasil pelo licenciado Heitor Furtado de Mendona capello fidalgo del Rey nosso senhor e do seu desembargo, deputado do Santo Officio. Denunciaes da Bahia 1591-593. So Paulo: Paulo Prado, 1925, p. 337-338. 2 [Antonio da Fonseca] contra Ana Roiz e Ferno Cabral, em 06/08/1591. Idem, p. 275-276.

8 crucifixo e que ela o no queria ver, dizendo: tirai-o l, recebendo o auxlio de um filho para livrar-se da incmoda presena. O receio de ter a crena proibida desvendada e da rejeio social da decorrente levaria uma de suas filhas a retrucar: me, no nos desonreis porque somos casadas com homens cristos velhos e nobres. Quando em lucidez, tentava, assim como as filhas, manter as aparncias, sendo devotas de Nossa Senhora e fazendo romarias, indo s igrejas, dando esmolas e fazendo outras boas obras de boas crists3. Apesar do esforo dissimulatrio, aos olhos populares sua residncia era transformada em verdadeiro templo judaico, onde ensinava as tradies da antiga lei aos filhos. No foram poucas as denncias a retratarem minuciosamente os costumes da matriarca e de sua famlia, como as prticas e interdies alimentares, as bnos e o luto ao modo judaico, as oraes com guaias, o respeito aos jejuns e dias santos para os hebreus cerimnias que, pelo exemplo vivo da velha macabeia, eram transmitidas aos descendentes. A velha senhora seria acusada de prticas judaicas por todos os lados, somando uma das maiores colees de denncias da primeira visitao. Com mais veemncia, seria delatada por guardar o dia sagrado dos judeus; no comer certos tipos de alimento; jurar pelo mundo que tem a alma do marido e guardar-lhe luto ao modo dos judeus; lanar a gua de casa fora em caso de falecimento; fazer jejuns e oraes judaicas, movimentando o corpo maneira dos judeus; recusar um crucifixo quando doente e benzer filhos e netos escorregando-lhes a mo pelo rosto. Outros parentes prximos da anci principalmente filhos e netos confessariam ou seriam acusados de algumas destas prticas, embora em nenhum caso tenha-se repetido o mesmo nmero de acusaes que pesavam sobre a matriarca da famlia. O envolvimento de filhos, cunhados, netos e sobrinhos nas acusaes de judasmo permite-nos vislumbrar o grau de complexidade do fenmeno criptojudaico entre os Antunes. Este se manifestava atravs da preservao de vrias tradies do judasmo de portas a dentro, reproduzidas no ambiente domstico e transmitidas s novas geraes, ainda que com uma espcie de filtragem na recepo. Algumas destas prticas eram paulatinamente abandonadas pelos descendentes, na tentativa de ocultar a f proibida (sem contar o prprio processo de aculturao a que os cristosnovos estavam submetidos). Ciente das crticas sociais ao seu comportamento e temendo as presumveis denncias de seus desregramentos ao inquisidor, a matriarca dos Antunes compareceria ao Tribunal para confessar algumas de suas prticas de judasmo, mas para tudo apresentando desculpas,
3

[Pero de Aguiar dAltero] contra Ana Rodrigues, crist-nova de Matoim, em 30/07/1591. Idem, p. 250-251.

9 afirmando desconhecer-lhes a hertica origem: no comia carne de arraia e cao fresco por fazer-lhe mal ao estmago, mas, antes da doena, comia; ao morrer-lhe um filho lanara fora a gua dos potes, ficando os primeiros oito dias sem comer carne, porque isso lhe fora ensinado por uma comadre crist-velha; jurava pelo mundo que tem a alma de meu pai, ou de meu marido, ou de meu filho, mas sem entender ser juramento de judeus. Estarrecido, o visitador parecia no aceitar as explicaes, alertando-a de que est mui forte a presuno contra ela, que judia e vive na lei de Moiss, posto no ser possvel fazer todas as ditas cerimnias de judeus, to conhecidas e sabidas, sem lhes conhecer a origem, e que por isso fica claro que ela judia e que as fez como judia4. Desmascarada, a velha senhora seria presa e enviada numa jaula ao Tribunal de Lisboa, enquanto seus genros cristos-velhos e fidalgos tentavam em vo provar sua inocncia. Era sua primeira morte uma morte social, pblica, apontada como suspeita pela Inquisio e como herege pela sociedade. Idosa e doente, morreria no crcere sua segunda morte, esta, fsica, debilitada pelo esforo da viagem, pela presso psicolgica, pela fragilidade do corpo cansado e humilhado , o que no a livraria da continuidade do processo movido pela Inquisio e de ser condenada ao brao secular e relaxada em efgie, tendo sua memria amaldioada e os ossos desenterrados, queimados e feitos em p em detestao de to grande crime uma terceira morte, que no respeitava nem o que restava de seu esqueleto. Para evitar que seu exemplo fosse repetido, um quadro feito pelos pintores que trabalhavam para a Inquisio, retratando-a entre labaredas e seres demonacos quarta morte!!! , ficaria exposto na igreja de Matoim, onde morara, a mando do Santo Ofcio. Alm da matriarca macabeia, outros familiares sofreriam acusaes, e alguns deles seriam processados pela Inquisio: Heitor Antunes, seu falecido marido; Beatriz, Violante e Leonor, suas filhas, e a neta, Ana Alcoforado. Sua condenao traria, afora as complicaes sociais para os membros da famlia, estigmatizados como judaizantes e/ou coniventes e acobertadores de prticas criptojudaicas, um outro agravante para seus descendentes: os bens em nome da velha senhora seriam confiscados pela Inquisio, o que levaria os seus genros anos depois, em 1600, a apresentarem, pessoalmente, diversas peties em Lisboa para reviso da pena, novamente alegando idade avanada e insanidade da velha matriarca, com o objetivo no s de limpar o nome da famlia, mas tambm de recuperar os bens tomados pelos inquisidores e assim poder dar continuidade aos negcios do cl na Bahia. Como define Elias Lipiner, a jurisdio do Tribunal da f no se
4

Confisso de Ana Rodrigues, crist-nova, na graa, em 1o de fevereiro de 1592. Santo Ofcio da Inquisio de Lisboa: Confisses da Bahia (organizao Ronaldo VAINFAS). So Paulo: Companhia das Letras, 1997, p. 281286.

10 extinguia com as labaredas da fogueira em que eram sacrificadas suas vtimas. No parava em quem fora por ele condenado, mas estendia-se aos descendentes vivos para serem diretamente atingidos, proibindo-se-lhes o exerccio de ofcios pblicos e certas profisses liberais, e expondo-os, particularmente, malevolncia pblica (LIPINER, 1969, p.137). Quase trinta anos aps Ana ter sido presa pelo primeiro visitador do Brasil, j durante a segunda visitao inquisitorial, iniciada em 1618, ouvir-se-iam ainda ecos do desregrado comportamento dos Antunes, novamente apontados ao visitador como grupo judaizante. As histrias sobre Ana Rodrigues e seus descendentes ainda permaneciam vivas na memria e eram repetidas, ocasionando o tal roubo da imagem que ficava na porta da igreja de Matoim e representava a velha Macabeia queimando no inferno. Esta foi uma tentativa desesperada de preservar-lhe a memria e livrar os seus familiares da gigantesca infmia que lhes pesava sobre os ombros5. Inegavelmente, Ana Rodrigues foi destes baluartes da resistncia judaica na colnia, representante das mais agudas do criptojudasmo braslico no sculo XVI. Apesar do desejo da Inquisio, no seria a nica, embora as histrias dessas mulheres no nos sejam sempre conhecidas. Como a velha matriarca de Matoim, tantas outras viveriam ambiguamente, divididas entre o catolicismo que repudiavam e o judasmo que no podiam seguir abertamente, praticando ora um, ora outro, dependendo das necessidades do momento. Mrtir da religio proibida, Ana sofreria presses, ofensas, calnias e discriminaes por lutar pelo resgate e continuidade da identidade de seu povo. Quatro mortes, pelo menos, a tentarem apagar sua existncia. Mas ela foi redimida pela Histria, pela anlise do prprio processo inquisitorial que ordenava seu silncio. E foi vitoriosa, por fim, por conseguir, dentro do que era possvel, repassar a antiga tradio aos filhos e manter vivos os ideais da f que se esmerara em compartilhar com os familiares.

Sobre o envolvimento de membros da famlia Antunes com a Inquisio, ver ainda: ASSIS, Angelo A. F. A Inquisio no Brasil e a Farsa pelo Avesso: O caso de Baltasar Coelho, tratante e falso familiar do Santo Ofcio, e da priso de Nuno Fernandes, revel e descendente dos Macabeus do Recncavo (ASSIS et al., 2007, p.?).

You might also like