You are on page 1of 15

Psicologia

Sensao, Perceo e Ateno

Teorias da Perceo Visual

Ana Carolina Neves N 9243 Ana Rita Costa N 9247 Ana Sofia Cunha N 9149 Carolina Leal N 9189 Daniela Loureno N 9229 Psicologia

Coimbra, 2012

Resumo
Ainda que tradicionalmente a perceo seja includa no conjunto dos denominados processos psicolgicos bsicos, na realidade ela constitui uma funo imprescindvel cognio. Sem a perceo, a memria, a aprendizagem, o pensamento e a inteligncia no seriam mais do que conceitos vazios e inteis. A perceo uma atividade cognitiva que no se limita ao registo da informao sensorial: implica a atribuio de sentido, que remete para a nossa experincia. Esta envolve a interpretao das informaes sensoriais recebidas. A perceo uma representao mental ou imagem da realidade. no crebro que se vo estruturar e organizar as representaes do mundo, no crebro que se d sentido ao que vemos ou ouvimos. Toda a informao proveniente dos rgos sensoriais tratada no crebro: no crebro que ganha sentido e significado. Palavras-chaves: Perceo visual, Teoria dos Geons, Teoria de Gestalt, Memria, atividade cognitiva. Abstract Although traditionally perception is included in the psychologically low processes, in fact its an indispensable function of cognition. Without perception, memory, learning, thought and intelligence wouldnt be more than unuseful concepts. Perception its a cognitive activity not restricted to sensory information registry: implies the attribution of meaning, which refers to our experience. Perception involves the interpretation of received sensory information. Perception its a realitys mental representation or image. Its in the brain that worlds representations will structure and organize, and also where everything we ear and watch makes sense. All the information gathered by the sensory organs is handled there. Keywords: visual perception, Theory of the geons, Gestalt Theory, Memory, cognitive activity.

Perceo
Ao contrrio do que se pensava, o Homem no divisvel somente em razo e emoo, estando a razo centrada na cabea e a emoo no corpo. Chegou-se concluso de que a razo e a emoo intercetam-se numa regio do crebro, responsvel pela gesto da ateno, da memria e das emoes. Esta regio a causa do nosso pensamento. Por estas duas caractersticas humanas serem indissociveis, tudo o que percecionamos est associao emoo e muitas vezes at ao inconsciente. As emoes moldam e condicionam a nossa forma de julgar e de agir. normal termos reaes instintivas perante determinadas situaes, sem sabermos qual a verdadeira emoo que nos esta a dominar. E assim que a perceo se constitui como um processo dominante da experincia humana em que a viso participa em quase todas as aes do individuo, no s como facilitadora do reconhecimento do conjunto de estmulos da situao, mas tambm inclui todos os processos de discriminao, seleo e identificao de estmulos. Somos um produto das nossas prprias vivncias. Como funciona a perceo visual? A perceo que temos do mundo afetada por elementos que advm do modo como o nosso crebro processa a informao exterior. Podemos resumir estes elementos em trs fundamentais: o tempo, que est inerente a tudo o que existe porque temos memria; a estrutura, que impomos a tudo o que nos rodeia, organizando os elementos observados num padro coerente, sendo este padro sempre o mais simples possvel; por ltimo temos a forma, que o resultado da organizao por comparao que o crebro faz das diferenas de luminosidade, sendo este o mecanismo que nos obriga a ver pelo menos duas dimenses.

Teoria de Geon Decidimos abordar duas teorias percetivas no mbito deste trabalho, em primeira instncia abordaremos a Teoria dos Geons, tambm designada por teoria da descrio estrutural ou teoria do reconhecimento por componentes, o seu pioneiro foi Irving Biederman. A sua teoria consistia em compreender ou configurar representaes mentais de objetos em trs dimenses tendo em conta formas geomtricas. Isto , ele considerou que os objetos se podem reduzir s suas formas mais bsicas, o que foi designado por geons geometrical ions. Estes podem ser constitudos por cones, cubos, cilindros, pirmides, entre outras formas geomtricas o que permite identificar o objeto perante o qual estamos. Os objetos formados pelas formas geomtricas podem ser montados de diversificadas maneiras para obtermos uma quantidade ilimitada de objetos. Portanto se forem organizados dois geons de maneiras distintas possvel obter objetos diferentes. Para comprovar a veracidade da importncia dos geons para o reconhecimento dos objetos foi feita uma anlise em que foi concludo que quando eram ocultados parte significativas dos geons, a identificao dos objetos ficou afetada. Biederman apresentou um estudo com objetos quebrados em que um dos geons era reconhecido e outro no era. Biederman apresentou dois tipos de objetos, ambos quebrados: Um dos geons era reconhecido e outro geons no era reconhecido. As imagens dos objetos foram mostrados e as pessoas diziam reconhece-los, porm os resultados foram os seguintes: os geons que estavam visveis tiveram aproximadamente 70% de preciso e quando os geons no estavam visveis constatou-se menos 50% de preciso. A concluso que podemos retirar desta experiencia que os geons devem estar visveis para que o objeto possa ser identificvel. (Figura 1)

Figura 1 Assim, este reconhecimento dos objetos passa por um processo de perceo da forma, que engloba quatro fases. A primeira fase diz respeito deteo dos traos elementares da forma do objeto em questo. A segunda consiste na segregao visual do objeto. Terceiramente ocorre o reconhecimento do padro. E finalmente, d-se a perceo do objeto real. Deste modo, apesar das etapas serem descritas dando a ideia que devem ocorrer continuamente e de forma ascendente, tal pode no acontecer, tanto na continuidade como na ascendncia. Portanto, o mesmo processo pode-se dar em simultneo, ou seja, em vez de cada fase estar bem definida e seguida ou antecedendo outra, podem ocorrer todas ao mesmo tempo, sem se dividir tal processo em vrias fases. Tambm pode no ser sequencial, e mesmo que o seja, pode ser de forma inversa. Concluindo, numa terminologia tcnica, este processo pode ser mais adequadamente considerado de paralelo do que propriamente em srie.

Teoria da Gestalt Contextualizao histrica da Teoria da Gestalt

A teoria da Gestalt, formulada por M. Wertheimer, W. Kolher e K. Kofka, baseia-se na noo de forma ou estrutura gestalt -,compreendida como um todo significativo. O gestaltismo uma corrente que defende que os fenmenos so percecionados na sua totalidade, ou seja, sem haver uma dissociao dos seus elementos contextuais. O todo diferente da soma das partes, a expresso que caracteriza esta teoria de origem alem. A psicologia da Gestalt surgiu como uma forma de protesto contra a psicologia de Wundt, que tinha como base os elementos sensoriais e no valorizava a conscincia. Os psiclogos da Gestalt acreditavam no valor desta ltima e rejeitavam a reduo dos fenmenos a tomos/ elementos, defendendo que um objeto no um pacote de sensaes no podendo ser, por isso, reduzido s mesmas. Defendiam que a perceo est para alm dos elementos fornecidos pelos rgos sensoriais. Foram vrias as influncias que contriburam para o surgimento da Gestalt, como o trabalho do filsofo Kant que defendia que os elementos que percecionamos so organizados de forma a fazerem sentido, e no atravs de processos de associao; Franz Brentano defendia uma forma de observao direta da experincia, em deterimento da introspeo utilizada por Wundt; Ernest Mach dizia que a perceo de um objeto no sofre alteraes mesmo que seja modificada a orientao na qual observado; Christian von Ehrenfelds defendeu a existncia de qualidades na experincia que no podem ser explicadas como simples combinaes de elementos sensoriais; William James considerava que as pessoas no veem os objetos como pacotes formados por sensaes, mas como uma unidade. Uma outra influncia foi a doutrina que defende uma abordagem do conhecimento baseado numa descrio imparcial acerca da experincia tal como esta ocorreu, sem a reduzir a elementos fenomenologia.

Esta teoria psicolgica da Gestalt desenvolveu-se atravs de um estudo de pesquisa elaborado por Max Wertheimer, que acreditava que um fenmeno verificado em laboratrio to elementar quanto uma sensao ou conjunto de sensaes porm, diferente de uma sensao pois existe como percebido e dispensa qualquer tipo de reduo a elementos mais simples fenmeno phi. Wertheimer argumentava que os objetos so percebidos do mesmo modo que observado o movimento aparente, como unidades completas. Ao percecionarmos diversos padres e formatos ocorre instantaneamente uma organizao percetual. Segundo esta teoria, o crebro um sistema dinmico no qual ocorre uma interao entre os elementos ativos, em determinado momento. So vrios os princpios de organizao percetual defendidos pela Gestalt, tais como: proximidade, continuidade, semelhana, preenchimento, simplicidade e figura/fundo. Estes mesmos princpios de organizao encontram-se nos prprios estmulos e no em processos mentais superiores nem de experincias passadas. Wetheimer defendeu tambm que a atividade cerebral um processo integral de configurao, ou seja, existe uma correspondncia entre as experincias consciente e cerebral subjacente, que responsvel pelo fenmeno phi isomorfismo. Kohler, o fundador da Gestalt, realizou vrias experincias com chimpanzs para investigar a sua inteligncia atravs de habilidades na soluo de problemas pois defendia que desta forma se proporcionavam evidncias da compreenso ou perceo imediatas insight. Na perspetiva gestltica, as relaes entre as vrias partes do problema devem ser apreendidas antes da ocorrncia da aprendizagem por insight. Segundo a mesma teoria, a aprendizagem engloba a reestruturao e a reorganizao do ambiente psicolgico do indivduo. Outra das influncias da Gestalt foi o Zeitgeist (a atmosfera intelectual que predominava na fsica). As noes da fsica estavam a perder cada vez mais as suas concees atomsticas atravs do reconhecimento dos campos de fora (regies ou espaos atravessados na diagonal por linhas de fora, como um im). Kohler percebeu a existncia de uma ligao entre a fsica e o conceito unitrio da Gestalt. Esta tendncia cientfica da teoria gestltica, relacionada com a rea da fsica, sofreu algumas alteraes aps uma nova definio para a teoria de campo, associada ao trabalho de Kurt Lewin. Teoria de campo um sistema que Lewin

utiliza atravs da aplicao do conceito de campo de fora de forma a explicar a ao do campo das influncias sociais no comportamento do indivduo. Lewin foi um psiclogo alemo cujo trabalho desenvolvido seguiu a orientao da psicologia da Gestalt. Apreciava a fenomenologia de Husserl e de Cassier que defendiam que a psicologia deveria tratar apenas de casos gerais e no devia dar crdito anlise da conscincia (introspeo). A sua psicologia escapa ao empirismo direcionando-se para uma observao e experimentao formais, equivalente ao paradigma galilaico. A perspetiva de Lewin ultrapassou um pouco a posio j existente na psicologia da Gestalt uma vez que lhe acrescentou o estudo das necessidades humanas, da personalidade, das influncias sociais no comportamento e na forma como estas afetam a vida pessoal e profissional do indivduo. Os conhecimentos da inicial teoria de campo, da fsica, levaram-no a formular uma nova ideia acerca da mesma. Segundo Lewin as atividades psicolgicas do ser humano tm lugar numa espcie de espao vital ou campo psicolgico, que constitudo por todos os acontecimentos (passados, presentes e futuros) pelos quais somos afetados, acabando cada um deles por determinar algum tipo de comportamento numa situao especfica. Este espao vital foi representado por Lewin sob a forma de um diagrama que expe os objetivos possveis de um indivduo e os caminhos que podem conduzir o mesmo a alcan-los, a qualquer momento determinado. Dentro do diagrama so usadas setas vetores - que representam o caminho que o indivduo percorre at ao alcance dos seus objetivos. Acrescentou tambm uma noo de peso valncia - s opes que o indivduo tem de fazer, sendo que os objetos que atraem e satisfazem as necessidades do indivduo tm valncia positiva enquanto que os que ameaam o bem estar do mesmo recebem valncia negativa. Lewin sugeriu tambm a existncia de estado de equilbrio entre o indivduo e o ambiente. Uma alterao nesse equilbrio produz uma certa tenso que, por sua vez, gera alguma ao num esforo para aliviar a tenso e voltar a restabelecer o equilbrio.

Kurt Lewin manifestou tambm o interesse pela rea da psicologia social. Na sua perspetiva, tal como o indivduo e o ambiente constituem o campo psicolgico, tambm o grupo e o seu ambiente constituem o campo social; os comportamentos sociais ocorrem e resultam de entidades sociais que existem em simultneo. A teoria da Gestalt influenciou e deixou marca em trabalhos desenvolvidos na rea da psicologia como: da perceo, da aprendizagem, do pensamento, da personalidade da psicologia social e da motivao. Entre os princpios da Gestalt, destaca-se como fundamental referncia para as composies grficas, o seguinte conceito: "o todo mais do que a soma das partes". Isto equivale a dizer que "A + B" no simplesmente "(A+B)", mas sim um terceiro elemento "C" que possui caractersticas prprias. Princpios da Gestalt

A Teoria da Gestalt, nas suas anlises estruturais, descobriu certas leis que regem a perceo humana das formas, facilitando a compreenso das imagens e idias. Essas leis so nada menos que concluses sobre o comportamento natural do crebro, quando age no processo de perceo. Os elementos constitutivos so agrupados de acordo com as caractersticas que possuem entre si, como semelhana, proximidade e outras que veremos a seguir. O fato de o crebro agir em concordncia com os princpios Gestlticos j poderia ser considerado a evidncia fundamental de que a Lei da Pregnncia verdadeira.

Princpio da Similaridade - possivelmente a lei mais bvia, que define que os objetos similares tendem a se agrupar. A similaridade pode acontecer na cor dos objetos, na textura e na sensao de massa dos elementos. Estas caractersticas podem ser exploradas quando desejamos criar relaes ou agrupar elementos na composio de uma figura. Por outro lado, o mau uso da similaridade pode dificultar a perceo visual como, por exemplo, o uso de texturas semelhantes em elementos do fundo e em elementos do primeiro plano.

Fig.2- Princpio da similaridade Princpio da Proximidade: Os elementos so agrupados de acordo com a distncia a que se encontram uns dos outros. Logicamente, elementos que esto mais perto de outros numa regio tendem a ser percebidos como um grupo, mais do que se estiverem distante de seus similares.

Fig3.- Princpio da proximidade Princpio da Boa continuidade: Est relacionada coincidncia de direes, ou alinhamento, das formas dispostas. Se vrios elementos de um quadro apontam para o mesmo canto, por exemplo, o resultado final fluir mais naturalmente. Isso logicamente facilita a compreenso. Os elementos harmnicos produzem um conjunto harmnico. O conceito de boa continuidade est ligado ao alinhamento, pois dois elementos alinhados passam a impresso de estarem relacionados.

Fig. 4 Princpio da Boa Continuidade

Princpio do Fechamento: o princpio de que a boa forma se completa, se fecha sobre si mesma, formando uma figura delimitada. O conceito de fechamento relaciona-se com o fechamento visual, como se completssemos visualmente um objeto incompleto. Ocorre geralmente quando o desenho do elemento sugere alguma extenso lgica.

Fig.5- Princpio do fechamento

Princpio da Pregnncia ou boa forma: A mais importante de todas, possivelmente, ou pelo menos a mais sinttica. Diz que todas as formas tendem a ser percebidas em seu carter mais simples: uma espada e um escudo podem tornar-se uma reta e um crculo, e um homem pode ser um aglomerado de formas geomtricas. o princpio da simplificao natural da perceo. Quanto mais simples, mais facilmente assimilada: desta forma, a parte mais facilmente compreendida em um desenho a mais regular, que requer menos simplificao.

Fig.6 - Principio da pregnncia ou boa forma

Princpio da simetria - tendncia a reconhecer mais facilmente como boas formas as figuras que admitem um ou mais eixos de simetria.

Fig.7- Princpio da simetria

O princpio da constncia percetiva Princpio particularmente importante porque permite que o mundo se apresenta com uma relativa estabilidade. Desta forma, pode descrever-se como a capacidade de percecionar um objeto com os seus atributos bsicos, independentes da variedade sensorial com que ele se apresenta. Em relao viso, convm salientar, a constncia de tamanho, de forma e de cor.

Constncia percetiva do tamanho: o tamanho percebido de um objeto o mesmo, esteja prximo ou afastado.

Fig. 8 Constncia percetiva do tamanho

Constncia percetiva da forma: a perceo da forma do objeco independentemente do ngulo a partir do qual o vemos.

Fig.9 Constncia percetiva da forma Constncia percetiva da cor/ luminosidade: tendncia a ignorar o nvel de iluminao que incide sobre os objetos percecionados.

Fig. 10 Constncia percetiva da cor/luminosidade O princpio da segregao figura-fundo: o princpio fundamental da perceo dos objetos, segundo o qual no os podemos percecionar se no os separarmos do fundo em que se inserem de forma a percecionar figuras definidas e salientes que se inscrevem em fundos indefinidos. Quando fixamos o olhar sobre um objeto tudo em redor fica reduzido a fundo. No caso apresentado, olhando fixamente para a parte branca v-se o clice, fixando-se o olhar na parte negra da figura v-se um par de rostos.

Fig.11- Princpio da segregao figura - fundo

Iluses percetivas

De acordo com os psiclogos da psicologia da forma ou gestaltistas, as iluses (percees distorcidas dos estmulos) so processos normais e resultam da deficiente captao e interpretao dos estmulos. As iluses so instrumentos privilegiados de investigao sobre os processos percetivos, auxiliando os psiclogos a compreender o modo como o crebro processa a informao sensorial.

Iluso de Muller-Leyer De acordo com a psicologia da gestalt, as iluses resultam do facto de um elemento percebido num contexto ser diferente desse elemento isolado ou integrado noutro contexto.

Concluso Podemos concluir que o comportamento da perceo visual nos seguintes pressupostos aplicvel a tudo o que seja arte visual e s mltiplas aplicaes interdisciplinares, tais como as teorias mencionadas ao longo do trabalho (Teoria de Geons e Teoria de Gestalt). A perceo visual faz-se de uma forma simplificada, reduzindo a forma ao essencial, procurando sempre um padro, juntando os elementos num conjunto coerente. Este padro tende a ser sempre o mais simples possvel. Devido a esta permanente busca pela simplicidade todas as criaes tm que apresentar uma coerncia entre o contedo e a forma. Um objcto, pela sua forma deve denunciar de imediato a sua funo. O crebro no processa apenas uma nica imagem, pois os olhos fornecem dois pontos de vista aproximados, cujo desfasamento denominado como paralaxe

desvio aparente da posio de um objeto visualizado contra um plano de fundo, quando a posio do observador se altera. Essa diferena permite ao crtex visual realizar a passagem da informao bidimensional num registo coerente em trs dimenses que rene dados sobre os lados, a perspetiva, as cores, a luz e a sombra recebidos em paralelo. Deste modo para onde quer que olhemos, nunca percecionamos s uma dimenso A conscincia da perceo visual s existe, porque temos memria e consequentemente noo de tempo. Se assim no fosse, a perceo no passaria de instantes dissociados, sem qualquer correlao entre eles. Esta noo de tempo da perceo um importante campo de estudo porque dele dependem as relaes entre a imagem, o som e movimento.

You might also like