You are on page 1of 4

Material 06 Curso: Avanado Nvel Mdio

Noes de Direito Administrativo Prof Fabrcio Bolzan


www. lfg.com.br/ www. cursoparaconcursos.lfg.com.br

Material Aula 7 - extrado do livro Coleo Concursos Pblicos Nvel Mdio e Superior Editora Saraiva Autoria Fabrcio Bolzan SERVIOS PBLICOS Conceito de Servio Pblico: toda atividade material que a lei atribui ao Estado para que a exera diretamente ou por meio de seus delegados, com o objetivo de satisfazer concretamente s necessidades coletivas, sob regime jurdico total ou parcialmente pblico. (MSZP) Princpios aplicveis prestao do servio pblico Os princpios gerais LIMPE (legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia), supremacia do interesse pblico sobre o particular, indisponibilidade do interesse pblico, razoabilidade e proporcionalidade. Outrossim, aplicamos ainda aos servios pblicos princpios especficos. A Lei n. 8.987/95 prev esses princpios especficos para que haja a prestao de um servio pblico adequado (art. 6o , 1) : a)regularidade; b)continuidade; c)eficincia; d)segurana; e)atualidade; f)generalidade; g)cortesia na sua prestao e modicidade das tarifas. Classificao do Servio Pblico 1) Quanto essencialidade: a) servios pblicos indelegveis: so aqueles que somente podem ser prestados pela Administrao Ex: servio de segurana nacional.

b) servios pblicos delegveis: so aqueles que admitem a execuo por meio de


terceiros. Ex: servio de energia eltrica. 2) Quanto ao objeto: a) servios administrativos: atividades que visam atender necessidades internas da Administrao ou servir de base para outros servios. Ex: Imprensa Oficial.

b) servios comerciais ou industriais: atividades que visam atender necessidades da


coletividade no aspecto econmico. Ex: servio de energia eltrica.

c) servios sociais: atividades que visam atender necessidades essenciais da coletividade


em que h atuao da iniciativa privada ao lado da atuao do Estado. Ex: servio de sade (existem hospitais pblicos e privados), servio de educao (h escolas pblicas e privadas). 3) Quanto ao usurio: a) servios pblicos individuais (uti singuli): so aqueles prestados a usurios determinados ou determinveis. Ex: servios de energia ou de telefonia domiciliar.

Material 06 Curso: Avanado Nvel Mdio

Noes de Direito Administrativo Prof Fabrcio Bolzan


www. lfg.com.br/ www. cursoparaconcursos.lfg.com.br

b) servios pblicos gerais (uti universi): so aqueles prestados coletividade como um


todo. EX: servio de segurana pblica e servio de iluminao pblica. Direitos e Obrigaes dos Usurios Alm da aplicao do Cdigo de Defesa do Consumidor, os direitos e obrigaes esto previstos no art. 7o, da Lei n. 8.987/95: a) - receber servio adequado; b) - receber do poder concedente e da concessionria informaes para a defesa de interesses individuais ou coletivos; c) - obter e utilizar o servio, com liberdade de escolha entre vrios prestadores de servios, quando for o caso, observadas as normas do poder concedente. d) - levar ao conhecimento do poder pblico e da concessionria as irregularidades de que tenham conhecimento, referentes ao servio prestado; e) - comunicar s autoridades competentes os atos ilcitos praticados pela concessionria na prestao do servio; f) - contribuir para a permanncia das boas condies dos bens pblicos atravs dos quais lhes so prestados os servios. Formas de Prestao do Servio Pblico Os servios pblicos podem ser prestados de forma centralizada ou descentralizada. 1) Servio Centralizado: aquele prestado diretamente pelas entidades polticas da Administrao Direta (Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios) por meio de seus rgos e agentes. 2) Servio Descentralizado: aquele prestado por outra pessoa que no seja integrante da Administrao Direta. Sobre o tema descentralizao, duas so as modalidades mais importantes: a) descentralizao por outorga: servios prestados por entidades da Administrao Indireta (autarquias, fundaes pblicas, sociedades de economia mista e empresas pblicas). b) descentralizao por delegao: transfere apenas a execuo do servio pblico (e no a sua titularidade) iniciativa privada, geralmente por meio de contrato administrativo (de concesso ou permisso) ou, em algumas situaes, mediante ato administrativo unilateral (autorizao). Concesso de Servio Pblico Pode se definir concesso de servio pblico como a delegao de sua prestao, feita pelo poder concedente, mediante licitao, na modalidade de concorrncia, pessoa jurdica ou consrcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo determinado (Inciso II do art. 2o da Lei n 8.987/95). . Formas de Extino do Contrato de Concesso As formas de extino do contrato de concesso so (art. 35, da Lei n. 8.987/95):

Material 06 Curso: Avanado Nvel Mdio

Noes de Direito Administrativo Prof Fabrcio Bolzan


www. lfg.com.br/ www. cursoparaconcursos.lfg.com.br

a) Termo Contratual: trata-se do trmino do prazo estipulado no contrato; b) Encampao: a retomada do servio pblico pelo poder concedente durante o prazo da concesso, por motivo de interesse pblico (diferente de falha na prestao por parte do particular prestador), mediante lei autorizativa especfica e aps prvio pagamento de indenizao; c) Caducidade ou Decadncia: consiste na resciso do contrato por iniciativa da Administrao em razo da inexecuo total ou parcial por parte do concessionrio; d) Resciso pelo Concessionrio: decorre do inadimplemento do poder concedente e a interrupo da prestao do servio pblico depende de deciso judicial transitada em julgado; e) Anulao: constatada alguma ilegalidade dar-se- extino do contrato de concesso e a devida responsabilizao de quem tiver dado causa ao vcio; f) Falncia ou Extino da empresa concessionria ou falecimento ou incapacidade do titular, em caso de empresa individual. Reverso no consiste em forma de extino do contrato de concesso, mas em consequncia desta, j que se trata da incorporao dos bens do concessionrio necessrios para garantir a continuidade do servio pblico pelo poder concedente. Assuno tambm. Parcerias Pblico Privadas As parcerias pblico privadas so modalidades especiais de concesso e foram institudas pela Lei n. 11.079/04. Portanto, existem em nosso ordenamento jurdico duas espcies de concesso: a concesso comum (prevista na Lei n. 8.987/95 j estudada) e a concesso especial (PPP, prevista na Lei n. 11.079/04). A parceria pblico privada, conforme dito, contrato administrativo de concesso e pode ser apresentada na modalidade patrocinada ou administrativa. A concesso patrocinada consiste em concesso de servios pblicos ou de obras pblicas, quando envolver, alm da tarifa cobrada dos usurios, contraprestao pecuniria paga pelo parceiro pblico ao parceiro privado. J a concesso administrativa consiste num contrato de prestao de servios, ainda que envolva execuo de obra ou fornecimento e instalao de bens, em que a Administrao Pblica seja usuria direta ou indireta. Ex. de Administrao usuria direta: servio de demolio de um prdio pblico; Ex. de Administrao usuria indireta: servio de sade bancado integralmente pelo Poder Pblico e prestado por empresa privada. Neste ltimo exemplo a Administrao ser usuria indireta, pois a coletividade a usuria direta do servio de sade.

Em algumas situaes a utilizao das PPPs vedada (art.2, 4): a) cujo valor do contrato seja inferior a R$ 20.000.000,00 (vinte milhes de reais);

Material 06 Curso: Avanado Nvel Mdio

Noes de Direito Administrativo Prof Fabrcio Bolzan


www. lfg.com.br/ www. cursoparaconcursos.lfg.com.br

b) cujo perodo de prestao do servio seja inferior a 5 (cinco) anos; (prazo mximo de 35 anos) ou c) que tenha como objeto nico o fornecimento de mo de obra, o fornecimento e instalao de equipamentos ou a execuo de obra pblica. vedada, ainda, a celebrao de PPP para o desempenho de atividades exclusivas do Estado, ou seja, daquelas cuja execuo no podem ser delegadas iniciativa privada como funes de regulao, jurisdicional e o exerccio do poder de polcia. Permisso de Servio Pblico A Lei n. 8.987/95 considera a permisso como modalidade de contrato administrativo. Na referida lei se denomina permisso de servio pblico como a delegao, a ttulo precrio, mediante licitao, da prestao de servios pblicos, feita pelo poder concedente pessoa fsica ou jurdica que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco (inciso IV do art. 2o).

No h dvidas de que a natureza jurdica do instituto permisso mesmo contrato administrativo, j que ser formalizada mediante contrato de adeso e observar os termos desta Lei, das demais normas pertinentes e do edital de licitao, inclusive quanto precariedade e revogabilidade unilateral do contrato pelo poder concedente. (art. 40) Autorizao de Servio Pblico Trata-se de ato administrativo unilateral discricionrio e precrio, por meio do qual o Poder Pblico delega a particulares a execuo de certos servios. No so todos os servios pblicos que podem ser delegados por intermdio de autorizao, mas apenas aqueles admitidos pela Constituio Federal e por leis especficas. Ex: servios de telecomunicaes (art. 21, Inciso XI da CF e Lei n. 9.472/97), servios de radiodifuso sonora e de sons e imagens (art. 21, Inciso XII, a e art. 223, ambos da CF) e servios e instalaes de energia eltrica (art. 21, Inciso XII, b da CF e Leis ns. 9.074/95 e 9.427/96).

You might also like