You are on page 1of 6

Prefeitura Municipal do Bom Jardim PE Concurso Pblico 2009 http://www.asperhs.com.

br
b) Portugus c) 01. Leia com a finalidade de pontu-lo corretamente: Lus (1) um adolescente de origem portuguesa. um estudante (2) que resolve escrever um dirio (3) para registrar as impresses que os fatos do cotidiano despertam nele. Durante umas frias de julho (4) quando passa uns dias no stio da famlia (5) anota em seu dirio as dvidas (6) e os sentimentos que o inquietam (7) pois so novos para ele.
(Adaptao de: KUPSTAS, Mrcia. Crescer perigoso. So Paulo, 1991).

d) e)

Indica um amor impossvel, apontando o desencanto e o desencontro entre as personagens. Para Augusto, apesar de j ter amado verdadeiramente outras vezes, este foi o primeiro a exercer poder absoluto e invencvel sobre seu esprito. Augusto imagina Moreninha como uma menina encantadora, porm muito melosa. Augusto estava preso, por isso s consegue ver Moreninha na sua imaginao.

04. De acordo com a classificao das oraes subordinadas adjetivas, identifique a alternativa verdadeira (V) e falsa (F): ( ) So obras cuja autenticidade garantida. Adjetiva restritiva. ( ) O Dr. Joo, que cardiologista, fez a operao. Adjetiva restritiva. ( ) Somos o que somos. (Fernando Pessoa) Adjetiva explicativa. ( ) Chamei ontem o Dr. Fagundes, que o mdico da casa desde anos. (Cyro Anjos) - Adjetiva explicativa. ( ) Foi esse trechozinho de romance que ligou os dois homens. (Machado de Assis) - Adjetiva restritiva. A seqncia correta : a) b) c) d) e) V, F, V, F, V; F, V, F, V, F; V, F, F, V, V; F, F, F, V, V; F, F, V, V, F.

Os nmeros que devem ser substitudos por vrgulas so: a) b) c) d) e) 1, 3, 5; 2, 4, 7; 1, 2, 5; 3, 6, 7; 4, 5, 7.

02. Assinale a frase em que a pontuao est incorreta. a) b) c) d) e) Tomado de surpresa, fico imvel, e somos como um feliz, ainda que inslito, casal de namorados. E ficou de olhos abertos, concentrando esperando, que o dia nascesse e seus mortos, partissem. O escuro da garagem reteve-as por alguns momentos, at que a vencedora emergiu, vagaroza, arquejante. Pegou o telefone, deu instrues companhia, acrescentando com meio desprezo: o que tem mais aqui livro. bom que um homem, vez por outra, deixe o litoral misterioso e grande, querendo contemplar uma lagoa.

05. Os verbos chover, reaver e abolir so verbos: a) b) c) d) e) Irregular; Regular; Anmalo; Defectivo; Abundante.

03. Observe o texto: J era tarde. Augusto amava deveras, e pela primeira vez em sua vida; e o amor, mais forte que seu esprito, exercia nele um poder absoluto e invencvel. Ora, no h idias mais livres que as do preso; e, pois, o nosso encarcerado estudante soltou as velas da barquinha de sua alma, que voou, atrevida, por esse mar imenso da imaginao; ento comeou a criar mil sublimes quadros e em todos eles l aparecia a encantadora Moreninha, toda cheia de encantos e graas. Viu-a, com seu vestido branco, esperando-o em cima do rochedo, viu-a chorar, por ver que ele no chegava, e suas lgrimas queimavam-lhe o corao.
(Joaquim Manuel de Macedo. A Moreninha. So Paulo: tica, 1997, p. 125.)

06. Leia as frases abaixo: I. A concluso do inqurito foi prejudicial ___ toda categoria. II. Esta roupa semelhante ___ que comprei. III. Fomos ___ Inglaterra, voltamos ___ Copacabana. IV. Voltamos cedo ___ casa dos amigos. Indique a alternativa que, na sequncia, preenche as lacunas acima corretamente em relao crase: a) b) c) d) e) a, , , a, ; , a, a, a, ; a, a, a, , a; a, , a, , ; , , , a, .

De acordo com o texto acima, observa-se que: a) Indica idealizao do sentimento amoroso e da mulher amada; valorizao da fantasia e da imaginao; caracterizao do poder absoluto do amor sobre as personagens.

07. Assinale a alternativa em que todas as palavras esto corretas: a) b) c) d) e) bisar, cafuso, crase, psames; aborgene, herege, chucrute, lisura ; jazido, deslise, archote, creolina; privilgio, cazimira, sarjeta, berinjela; berinjela, manjedora, profetizar, maxixe.

Grupo 04 - Cargo 29 Tcnico em Imobilizao Ortopdica

Pgina 1 de 6

www.pciconcursos.com.br

Prefeitura Municipal do Bom Jardim PE Concurso Pblico 2009 http://www.asperhs.com.br


08. Relacione as colunas quanto ao valor assumido pelas preposies nas frases abaixo: I. II. III. IV. V. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) Morreu de pneumonia. Falava de poltica. Morava numa casa de madeira. Veio de nibus. Ele chegou de Lisboa. Matria Lugar, origem Causa Assunto Meio

d) Segurando a tecla CTRL, clicar apenas no ltimo cone da seqncia. e) Segurando o boto direito do mouse e arrasta. 12. Alternar rapidamente entre duas janelas abertas no windows conseguido com: a) b) c) d) e) ALT+TAB CTRL+ESC CTRL+ALT+DEL ALT+ESC. CTRL+TAB

A sequncia correta : a) b) c) d) e) II, V, III, I, IV; IV, II, III, V, I; III, V, I, II, IV; IV, III, I, V, II; III, IV, V, II, I.

13. Podemos facilmente encontrar um arquivo perdido em nosso computador atravs de um recurso do Windows, mesmo que no saibamos o nome ou a localizao exata do mesmo. Estamos falando do: a) b) c) d) e) Menu Localizar. Menu Ferramentas de Sistema. Windows Explorer. Painel de Controle. Ferramenta de Indexao.

09. Assinale a palavra apresenta o mesmo nmero de fonemas de trax. a) b) c) d) e) Milho; Fsforo; Faixa; Quilo; Falange.

14. Sobre a Calculadora do Windows, assinale a alternativa incorreta: a) Permite realizar clculos de Seno, Cosseno, Tangente, Logaritmos, etc. b) Permite copiar os resultados para a rea de Transferncia. c) Salva os seus arquivos em formato texto simples (.TXT). d) Pode converter nmeros da base decimal para a base binria. e) Alterna em modo Padro e Cientfica. 15. Sistema operacional o programa que: a) Traduz um programa fonte para um programa objeto. b) Permite a edio de arquivos de texto atravs de comandos especficos. c) Gerencia recursos computacionais, tornando possvel a comunicao entre softwares aplicativos e hardware. d) Imprime em vrias impressoras ao mesmo tempo, desde que elas estejam em microcomputadores diferentes e ligados em rede. e) Auxilia em clculos matemtico e com planilhas. 16. Quando um computador desligado, o que acontece com o contedo da memria aleatria? a) Fica gravado em disco rgido para podermos abri-lo quando ele retornar. b) gravado automaticamente no Sistema Operacional.

10. Indique as opes gramaticais corretas quanto colocao pronominal. Faa depois a soma das alternativas corretas. 01. Sobre aquela ocorrncia, os alunos tinham prevenido-o h alguns dias. 02. Nesta circunstncia, amparemo-los com todo o carinho. 04. Quanto ao emprego, no aceitando-o, oferec-lo-ei a outro amigo. 08. Calai para no mago-lo. 15. Se eles me derem o livro, eu o lerei. A soma da resposta corretas : a) b) c) d) e) 17; 12; 07; 25; 10.

Informtica

11. Para selecionar vrios cones no adjacentes, em qualquer aplicao ou janela do Windows, basta clicar no primeiro cone desejado. Assinale a alternativa correta: a) Segurando a tecla SHIFT, clicar no ltimo cone da seqncia. b) Segurando a tecla SHIFT, clicar nos demais cones. c) Segurando a tecla CTRL, clicar nos demais cones desejados.
Grupo 04 - Cargo 29 Tcnico em Imobilizao Ortopdica

Pgina 2 de 6

www.pciconcursos.com.br

Prefeitura Municipal do Bom Jardim PE Concurso Pblico 2009 http://www.asperhs.com.br c) perdido, pois a memria s guarda suas informaes enquanto o computador estiver ligado. d) gravado automaticamente na rede (caso o micro esteja em rede). e) Gera arquivos de log na unidade C. 17. O Sistema operacional Windows guarda as configuraes de data e hora para manter sempre o usurio informado. Algumas vezes estas configuraes so alteradas por problemas tcnicos. Para alterar a hora e a data do computador, caso estejam incorretas, devo: a) Ir ao Painel de Controle e, em seguida, na opo Configuraes Regionais e alterar a hora na guia Geral. b) Ir ao Painel de Controle e selecionar a opo Relgio. c) Clicar com o boto direito no desktop e escolher Acertar Data/Hora. d) Clicar duas vezes na hora apresentada na rea de notificao. e) Clicar na rea de trabalho e seleciona data hora. 18. possvel colocar um desenho feito no Paint em um arquivo que est sendo digitado agora no Bloco de Notas? a) Sim, utilizando o comando Copiar, no paint e o comando Colar no Bloco de Notas. b) Sim, mas somente se os dois programas estiverem abertos. c) No, o Bloco de Notas s aceita caracteres de texto simples (no aceita figuras). d) No, o Bloco de Notas no possui comandos para Colar de outros programas. e) Sim o Bloco de Notas aceita o formato dos arquivos Bitmap. 19. No Windows, o menu INICIAR Documentos: a) Tm o mesmo contedo da pasta Meus Documentos. b) Apresenta uma listagem dos 15 ltimos arquivos apagados em aplicativos para Windows. c) Apresenta uma listagem dos 15 ltimos arquivos abertos em aplicativos feitos para Windows. d) um atalho que abre a janela da pasta Meus Documentos. e) Tem uma lista de arquivos da pasta Meu Computador. 20. Qual a categoria do programa Microsoft Word? a) b) c) d) e) Editor de Texto. Planilha de Clculos. Gerenciador de Banco de dados. Processador de Texto. IDE de desenvolvimento de Texto Binrio.

Conhecimentos Especficos

21. Na avaliao de processo sade-doena, a Organizao Mundial da Sade (IT 137) sugere a diviso dos indicadores de sade em trs grupos: I. Aqueles que tentam traduzir diretamente a sade, ou sua falta, em um grupo populacional que se divide em global (razo de mortalidade proporcional, coeficiente geral de mortalidade, esperana de vida ao nascer) e especfico (coeficiente de mortalidade infantil, coeficiente de mortalidade por doenas transmissveis). II. Aqueles que se referem s condies do meio e que tm influncia sobre a sade: abastecimento de gua, rede de esgotos e contaminao ambiental pelos diversos poluentes. III. Aqueles que procuram medir os recursos materiais e humanos para populao: rede de postos de sade, nmeros de profissionais de sade em relao populao e nmeros de leitos hospitalares em relao populao, locais de lazer proporcional a populao. IV. Aqueles que tentam traduzir diretamente a sade, ou sua falta, em um grupo populacional que se divide em geral (razo de mortalidade proporcional, coeficiente geral de mortalidade, coeficiente de mortalidade infantil) e especfico (esperana de vida ao nascer, coeficiente de mortalidade por doenas transmissveis). V. Aqueles que identificam as condies socioeconmicas da populao: abastecimento de gua, rede de esgotos e contaminao ambiental pelos diversos poluentes. Esto CORRETAS: a) b) c) d) e) II, III, IV, V I, III, V I e II III, IV, V III e IV

22. Quanto o processo sade-doena, marque V para a (s) alternativa (s) verdadeira (s) e F para a(s) falsa (s): ( ) A preveno pode ser feita nos perodos de prpatognese e de patognese. ( ) A Promoo da Sade feita atravs de medidas de ordem geral. ( ) So medidas de proteo especfica: exames de sade peridicos, imunizaes, proteo contra acidentes em geral. ( ) So medidas de Promoo da Sade: Educao sanitria e educao formal (escolas), condies adequadas para um timo desenvolvimento da personalidade e saneamento ambiental. ( ) As medidas de preveno secundria adotadas no perodo da patognese quando a doena est instalada, se processam tambm, em trs nveis: I. diagnstico precoce e tratamento imediato e II. Limitao do dano (da invalidez ou incapacidade). ( ) As medidas de preveno terciria so aplicadas quando a enfermidade progrediu at os ltimos estgios da patognese dividida em dois nveis: Tratamento continuado e Reabilitao.

Grupo 04 - Cargo 29 Tcnico em Imobilizao Ortopdica

Pgina 3 de 6

www.pciconcursos.com.br

Prefeitura Municipal do Bom Jardim PE Concurso Pblico 2009 http://www.asperhs.com.br


A sequncia correta : a) b) c) d) e) V, F, V, F, F F, V, V, V, F V, V, F, V, V V, F, F, F, V V, V, F, V, F freqentemente a fratura da tbia distal ou malolo medial. ( ) Fratura em ngulo quase reto em relao ao eixo longitudinal da estrutura ssea. ( ) Fratura onde um fragmento est firmemente cravado no outro; a difise da estrutura ssea impelida na cabea ou no segmento terminal. A sequncia correta : a) b) c) d) e) V, II, III, II, IV; III, I, V, IV, II; III, II, V, I, IV; V, IV, III, I, II; V, II, III, IV, I.

23. Sero procedidas, necessariamente, com a participao direta do mdico auxiliado por profissional Tcnico em Imobilizaes Ortopdicas capacitado a atuar sob a indicao e superviso do mdico ortopedista assistente. EXCETO: a) b) c) d) e) As que indiquem traes cutneas. As que visem correo em crianas. As realizadas em pacientes anestesiados. As que incluam 03 (trs) ou mais articulaes. As aplicadas em pacientes com leses vasculares.

28. Paciente aps um pequeno acidente chegou ao Hospital com dores no ombro, aps o exame clnico observou-se uma luxao no ombro, qual o tipo de imobilizao que deve ser usado neste caso: a) b) c) d) e) Oito Gessado; Velpeau Gessado; Ingno maleolar Gessado; Sarmiento Gessado; Cruromaleolar.

24. Sobre a fibra de vidro, INCORRETO dizer: a) b) c) d) e) Podem ser umedecidas sem sofrer srios danos. So leves. No podem ser utilizadas por uso muito prolongado. Raios-X podem ser tirados com esta imobilizao. de material sinttico e muito utilizada.

29. So ossos do p: a) b) c) d) e) Sesamoide, cuneiformes, tlus e navicular. Cuboide, calcneo, metatarso e pisiforme. Falange, sesamoide, cuneiforme e capitato. Hlus, capitato, Sesamide e pisiforme. Capitato, metatarso, tlus e calcneo.

25. Ao trmino de uma imobilizao ortopdica, o TIO dever orientar ao paciente sobre o prazo para proteger a imobilizao at ela secar, que ser de: a) b) c) d) e) Gesso 48 horas; Fibra 30 horas; Gesso 80 horas; Fibras 24 horas; Gesso 12 horas.

30. So msculos da regio palmar mdia: a) b) Palmar Curto, abdutor do Mnimo, flexor Curto do Mnimo; Abdutor Curto do Polegar, flexor Curto do Polegar, oponente do Polegar; Lumbricais, intersseos Palmares, intersseos Dorsais; Extensor Curto dos Dedos, Flexor Curto dos Dedos, Quadrado Palmar; Palmar Curto, Flexor Curto dos Dedos, Quadrado Palmar.

26. Ao trmino de uma imobilizao ortopdica, o com urgncia caso ocorra s complicaes abaixo, EXCETO: a) b) c) d) e) Aumento de dor que pode ser causada por inchamento causado por muita presso. Inchao excessivo debaixo da imobilizao. Febre que no seja associada com nenhuma outra doena. Se houver formigamento no local. Se molhar o gesso.

c) d) e)

31. A respeito de imobilizao indique a alternativa INCORRETA: a) b) Uma fratura ou suspeita de fratura deve ser sempre imobilizada independentemente da distncia ao hospital. Nas fraturas dos ossos longos deve-se imobilizar sempre a articulao acima e abaixo da fratura, assim como nas fraturas das regies articulares os ossos longos acima e abaixo desta devem ficar imobilizados. Quando as leses so articulares a traco a exercer deve ser mnima e feita com a participao passiva do doente. As talas insuflveis esto contra-indicadas na medida em que podem ocasionar isquemia do membro. Na presena de fraturas expostas a lavagem e desinfeco abundantes com soro fisiolgico e soluo iodada, so fundamentais no combate infeco.

27. Para se identificar o tipo de imobilizao a ser utilizada se faz necessrio entender qual tipo de fratura, desta forma, relacione o tipo de fratura com seu respectivo detalhamento: I. II. III. IV. V. Fratura cominutiva segmentar Fratura impactada COLLES Fratura completa transversal POTT

c) d) e)

( ) Fratura do punho na qual o rdio distal fraturado com o fragmento distal deslocado posteriormente (angulao anterior do pice). ( ) Fratura dupla com duas linhas de fratura isolando um segmento distinto da estrutura ssea. ( ) Fratura completa da fbula distal com injria importante da articulao do tornozelo, associada
Grupo 04 - Cargo 29 Tcnico em Imobilizao Ortopdica

Pgina 4 de 6

www.pciconcursos.com.br

Prefeitura Municipal do Bom Jardim PE Concurso Pblico 2009 http://www.asperhs.com.br


32. Cada fratura exige sua atuao especifica, assim, relacione as colunas: I. II. III. IV. V. Fratura de cintura escapular Fratura do mero Fratura do antebrao Fratura do punho Fratura da perna e) Reduo incruenta e imobilizao com tala gessada xilo-palmar, com 70 de flexo do cotovelo e supinao.

36. De modo geral algumas atitudes so diretamente relacionadas ao que se pretende com a Humanizao do atendimento, EXCETO: a) b) c) d) e) Aprimorar o conhecimento cientfico continuadamente uma conseqncia do interesse e competncia. Aliviar sempre que possvel, controlar a dor e atender as queixas fsicas e emocionais. Oferecer informaes sobre a doena, prognstico e tratamento. especificamente chamar a paciente pelo nome e ter um sorriso nos lbios constantemente. A instituio deve oferecer condies de trabalho adequadas ao profissional de sade.

( ) A fratura mais frequente a fratura de Coles no indivduo idoso. ( ) Podem estar mais ou menos mascarados quando apenas um dos ossos (rdio ou cbito) fraturado. ( ) Imobiliz-Ias colocando o brao ao peito passando depois uma banda sobre o trax para que no hajam rotaes do membro durante o transporte. ( ) Resultam habitualmente de traumatismos diretos (acidentes de viao) podendo estar fraturados os dois ou s um dos ossos (tbia ou pernio). ( ) As fraturas muito altas, devem ser imobilizadas com o brao ao longo do tronco. A sequncia correta : a) b) c) d) e) III, II, I, V, IV; II, III, I, IV, V; I, V, IV, III, II; IV, II, III, V, II; IV, III, I, V, II.

37. Aparelho gessado um dispositivo imobilizador rgido que modelado de acordo com o contorno do corpo ao qual aplicado, sobre seus objetivos: I. II. III. IV. V. VI. Manter os fragmentos sseos alinhados e imobilizados; Favorecer a cicatrizao das partes moles; Prevenir e corrigir deformaes; Imobilizar uma regio operada; Profilaxia de fraturas, proporcionando suporte e estabilidade nas articulaes enfraquecidas; Imobilizar segmentos osteoarticulares com processo infeccioso.

33. So sinais sugestivos de leso arterial, EXCETO: a) b) c) d) e) Sopro; Palidez; Diminuio da perfuso capilar; Aumento progressivo de hematoma; Assimetria da temperatura dos membros.

Esto INCORRETAS: a) b) c) d) e) Apenas uma alternativa Duas alternativas Nenhuma Trs alternativas Todas

34. Procedimentos utilizados no tratamento da sndrome de compartimento steofacial utilizado na descompresso de elementos neuromusculares e msculos esquelticos atravs da abertura da pele, subcutneo e fscia que revestem os tecidos profundos das extremidades superiores e inferiores, visando prevenir a isquemia e necrose neuromusculares. a) b) c) d) e) Rostomia Faceotomia Istomia fascial Fasciosteomiao Fasciotomia

38. Tcnica usada em comum para aliviar ou prevenir a presso excessiva nas reas corporais gessadas, ou para proporcionar acesso ou visualizao de certas partes do corpo: a) b) c) d) e) Abertura de janelas e bivalves; Abertura de portas; Abertura lateral; Abertura de descompresso; Abertura de ligadura.

35. As indicaes de tratamento das leses de Monteggia so baseadas no padro da fratura e da idade do paciente, isto , se adulto ou criana. Essa leso nas crianas do tipo I, III ou IV deve ser tratada por: a) b) c) d) Reduo incruenta e imobilizao com trao contnua do xilo-palmar, com 70 de flexo do cotovelo e supinao total. Reduo incruenta e imobilizao com tala gessada xilo-palmar, com 90 de flexo do cotovelo e supinao total. Reduo incruenta e imobilizao com gesso sinttico do xilo-palmar, com 90 de flexo do cotovelo e supinao. Reduo incruenta e imobilizao com tala gessada xilo-palmar, com 60 de flexo do cotovelo e supinao.

39. Utilizado nas imobilizaes de cervical e no psoperatrio de coluna, empregado tanto para tratamento definitivo ou temporrio como forma de imobilizao psoperatria. a) b) c) d) e) Troncopalmar; Inguino-maleolar; Halogesso; Oito Gessado; Colete gessado.

Grupo 04 - Cargo 29 Tcnico em Imobilizao Ortopdica

Pgina 5 de 6

www.pciconcursos.com.br

Prefeitura Municipal do Bom Jardim PE Concurso Pblico 2009 http://www.asperhs.com.br


40. So alguns cuidados especiais para evitar acidentes domsticos ortopdicos com idosos, EXCETO: a) Evite cama muito alta. b) Instale interruptores prximos cama. c) Coloque pisos antiderrapantes e tapetes fixos no cho. d) Substitua rampas por degraus curtos para evitar escorreges. e) Adapte os mveis para serem de fcil alcance e de cantos arredondados.

FIM DO CADERNO

Grupo 04 - Cargo 29 Tcnico em Imobilizao Ortopdica

Pgina 6 de 6

www.pciconcursos.com.br

You might also like