You are on page 1of 23

CINEMA NA SALA DE AULA

NO USE :
buraco: colocar vdeo quando h um problema inesperado, como ausncia do professor. Usar este expediente eventualmente pode ser til, mas se for feito com frequncia, desvaloriza o uso do vdeo e a associao -na cabea do aluno - a de no ter aula.
Vdeo-tapa Vdeo-enrolao:

exibir um vdeo sem muita ligao com a matria. O aluno percebe que o vdeo usado como forma de camuflar a aula. Pode concordar na hora, mas discorda do seu mau uso.

NO USE:
Vdeo-deslumbramento: O professor que acaba de descobrir o uso do vdeo costuma empolgar-se e passa vdeo em todas as aulas, esquecendo outras dinmicas mais pertinentes. O uso exagerado do vdeo diminui a sua eficcia e empobrece as aulas. no satisfatrio didaticamente exibir o vdeo sem discuti-lo, sem integra -lo com o assunto de aula, sem voltar e mostrar alguns momentos mais importantes

PROCEDIMENTOS PARA SE TRABALHAR COM FILMES: O QUE FAZER: -ANTES DA EXIBIO -DURANTE A EXIBIO -DEPOIS DA EXIBIO

Antes da exibio
- Informar somente aspectos gerais do vdeo (autor, durao, prmios...). No interpretar antes da exibio, no pr-julgar (para que cada um possa fazer a sua leitura). - Checar o vdeo antes. Conhec-lo. - Deix-lo no ponto antes da exibio (se for fita) - Checar o som (volume), o canal de exibio (3 ou 4), o tracking (a regulagem de gravao)

Durante a exibio Anotar as cenas mais importantes. Se for necessrio, parar para fazer um comentrio breve, sem demorar muito nele

Depois da Exibio

Propor alguns caminhos - entre muitos possveis - para a anlise do vdeo em classe

Por que cinema na sala de aula?

- O vdeo est umbilicalmente ligado a um contexto de lazer, e entretenimento, que passa imperceptivelmente para a sala de aula. - Vdeo, na cabea dos alunos, significa descanso e no "aula", o que modifica a postura, as expectativas em relao ao seu uso. Da a importncia de aproveitar essa expectativa positiva para atrair o aluno para os assuntos do nosso planejamento pedaggico. - Vdeo significa tambm uma forma de contar multilingstica (Significado e significante)

- O vdeo parte do concreto, do visvel, do imediato, prximo, que toca todos os sentidos. Pelo vdeo sentimos, experienciamos sensorialmente o outro, o mundo, ns mesmos. - O vdeo explora tambm o ver, o visualizar, o ter diante de ns as situaes, as pessoas, os cenrios, as cores, as relaes espaciais, isto um ver que est situado no presente, mas que o interliga no linearmente com o passado e com o futuro. - O ver est, na maior parte das vezes, apoiando o falar, o narrar, o contar histrias.

O vdeo combina a comunicao sensorial-cinestsica, com a audiovisual, a intuio com a lgica, a emoo com a razo. Combina, mas comea pelo sensorial, pelo emocional e pelo intuitivo, para atingir posteriormente o racional.

Educar pelo cinema ou utilizar o cinema no processo escolar ensinar a ver diferente. educar o olhar. decifrar os enigmas da modernidade na moldura do espao imagtico. Cinfilos e consumidores de imagens em geral so espectadores passivos. Na realidade, so consumidos pelas imagens. Aprender a ver cinema realizar esse rito de passagem do espectador passivo para o espectador crtico

O olhar cinematogrfico enriquece nosso olhar sobre a educao e sobre o processo escolar. O cinema pode ser definido como uma educao informal, que necessita de uma metodologia para melhor aproveitamento na sala de aula. O cinema atua como um elemento de aprimoramento cultural e intelectual dos docentes e dos discentes. E, ao mesmo tempo, problematiza para alm da cincia da histria o uso do cinema no campo da educao.

O filme uma fantasmagoria que pode destruir o fantasmagrico. O cinema pode ser um feitio contra o feiticeiro. Entender a feitiaria do cinema um processo educacional que leva a recusa do mito, supera a alienao, destri o fetiche da mercadoria.

EXEMPLO:

JURASSIC PARK

Diretor: Steven Spielberg (Diretor de sucessos comerciais)

NO ENTANTO: -Personagens = Doutores 1 matemtico 1 advogado proprietrio do parque

Um filme feito para enfeitiar pode nos despertar do sonho.

SUGESTES DE FILMES
-Duelo de Titans = Administrao (Estratgias, liderana, motivao... ) - Monstros S.A. = Administrao - O homem que fazia chover = Direito, Psicologia (Alcoolismo), Enfermagem,... - Como gua para chocolate = O papel da mulher na sociedade -Revelaes = Portugus (polissemia), Psicologia { Preconceito racial, relacionamento familiar, casamento do negro com branca, ...

- A Fuga das Galinhas Administrao (liderana) - Patch Adams Enfermagem, Pedagogia, Medicina, - Quero ser grande Ingls (Os primeiros 3 minutos do filme, com assunto da vida real do adolescente) - Um Homem de famlia Psicologia (tomar decises na vida), Ingls....

A sala de aula j vem incorporando, vem sofrendo, a interveno dos meios de comunicao de massa com a utilizao de jornais, revistas, programas de televiso. Porm, preciso ver que esses meios podem ser considerados como salas de aula, como espaos de transformao de conscincia, de aquisio de conhecimentos; que eles dependem de uma pedagogia crtica, e que o sucesso dessa pedagogia crtica depende de como vamos ver e ouvir os produtos da indstria cultural.

CONCLUSO
O cinema na escola necessita de uma teoria consistente e aplicvel. E que a tarefa de exibir filmes na escola, modificando a prtica pedaggica do ensino e da aprendizagem, um fato em processo e uma tarefa coletiva de educadores de todas as reas de conhecimento. O cinema, uma arte do fetiche, do fantasmagrico, pode eliminar o feiticeiro e o feitio. A educao tem papel primordial nesse processo. (http://www.campus-oei.org/revista/rie32a04.htm )

Celia: Unidavi / Furb celia@furb.br

You might also like