You are on page 1of 11

Ser bom em cincia, como ser bom em senso comum, no saber solues e respostas j dadas.

. Estas podem muito bem ser encontradas em livros e receiturios.

Rubens Alves

NDICE INTRODUO........................................................................................................... 5 1. MTODO CIENTFICO ........................................................................................ 6 1.1 CONCEITO ............................................................................................................ 6 1.2 ORIGEM E RAZO DA METODOLOGIA ........................................................... 7 1.3 EVOLUO HISTRICA ..................................................................................... 7 1.4 TIPOS DE CONHECIMENTO ............................................................................... 8 1.4.1 O conhecimento emprico................................................................................... 8 1.4.2 O conhecimento teolgico................................................................................... 8 1.4.3 O conhecimento filosfico .................................................................................. 9 1.4.4 O conhecimento cientfico .................................................................................. 9 1.4.5 O conhecimento tecnolgico ............................................................................... 9 1.5 CARACTERSTICAS .......................................................................................... 10 CONCLUSO ........................................................................................................... 11 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ..................................................................... 12

INTRODUO . A expresso mtodo cientfico frequentemente utilizada com diferentes significados, diversas vezes para justificar uma determinada posio pessoal ou social, sem o conhecimento assertivo da complexidade do conceito. Como o prprio nome indica, traduz a metodologia que define e diferencia o conhecimento da cincia, dos outros tipos de conhecimento (Molina, 2007). Neste sentido, o mtodo cientfico representa um processo de aquisio de conhecimentos, que integra o raciocnio lgico, de modo a criar solues confiveis face aos problemas impostos por uma determinada pesquisa cientfica (Polit e Hungler, 1993). A evoluo de tcnicas e novas proposies permitiu a reformulao de teorias existentes, fundamentando-as, da que a metodologia cientfica esteja em constante modificao, originando a aquisio de novos conceitos (Lakatos e Maconi, 1991). Tendo por base os contedos acima mencionados, a elaborao do presente trabalho objectiva a definio do conceito de mtodo cientfico e respectivas caractersticas. Relativamente estrutura do trabalho, este constitudo por um captulo, referente ao mtodo cientfico, no qual ser abordado o seu conceito, origem e histria, bem como os tipos de conhecimentos e as suas caractersticas. Como metodologia, ser utilizada pesquisa bibliogrfica pertinente, bem como a discusso no seio do grupo e com a docente orientadora.

1. MTODO CIENTFICO

A metodologia cientfica consiste no estudo sistemtico e lgico, que assenta nos fundamentos e validade das teorias cientficas (Arruda, 2008). J o conhecimento humano caracteriza a aquisio de informaes que derivam da pesquisa cientfica, no entanto, esse conhecimento pode ser adquirido atravs das crenas de uma determinada cultura, que aceite como forma de conhecimento. Outros condicionantes so as experincias pessoais, que permitem a resoluo de problemas com base em observaes e vivncias anteriores, limitando-a. A aptido de adquirir o conhecimento cientfico assenta no raciocnio e pensamento lgico. Decerto, tal acontece porque o ser humano precisa de compreender a regularidade dos fenmenos, no sentido de prever as circunstncias futuras (Polit e Hungler, 1993).

1.1 CONCEITO

O mtodo cientfico engloba um sistema de operaes ordenadas e obteno de dados, de modo a formular uma determinada pesquisa cientfica, o que permite a enunciao de concluses, atendendo a determinados objectivos preestabelecidos (Arruda, 2008). Nesta linha de pensamento, Polit e Hungler (1993) definem este conceito como sendo um mtodo mais sofisticado de aquisio de conhecimentos criado pelo ser humano, o qual combina aspectos de raciocnio lgico com outros aspectos, perspectivando a criao de um sistema de soluo de problemas, que apesar de falvel, confivel. Noutra perspectiva, para Lakatos e Marconi (1991), o mtodo cientfico um conjunto de actividades metdicas e racionais que, com uma maior segurana e economia, permitem atingir o objectivo, com base em conhecimentos vlidos e verdadeiros, delineando o caminho a ser adoptado, assinalando erros e auxiliando o cientista nas suas decises.

1.2

ORIGEM E RAZO DA METODOLOGIA

A cincia objectiva a explicao de fenmenos naturais e humanos, que visa a compreenso dos mecanismos que regem o conhecimento humano, o qual articula-se com estmulos externos e acumulao de experincias intelectuais, que estimulam a mente humana. Existem regras na cincia que permitem clarificar, registar e interpretar os dados de percepo, de modo a diminuir os erros de interpretao e lapsos nas informaes recebidas, o que favorece um sistema de transmisso racional do conhecimento entre as geraes (Arruda, 2008). Assim sendo e de acordo com autor referido anteriormente, a metodologia cientfica assenta na flexibilidade e esprito aberto da evoluo do pensamento humano, que favorece o desenvolvimento de novas ideias e descobertas.

1.3 EVOLUO HISTRICA

O mtodo cientfico deriva da Grcia clssica, que formula perguntas e respostas, apresentando um mtodo de pesquisa e busca da verdade, sendo a dialctica a sua precursora. Porm este mtodo sofreu modificaes at ao sculo XVII, devido influncia das ideias humansticas do Renascentismo, que centrava o homem como um ser criador e investigador cosmo, associadas no mtodo dedutivo, implementado por Galileu. Estas modificaes foram possibilitadas devido combinao entre cincia natural e o uso da linguagem matemtica, que formulou novas hipteses cientficas, permitindo a construo de novas teorias, que foram comprovadas empiricamente com recurso a experincias (Arruda, 2008). Noutra perspectiva, Francis Bacon, no mesmo sculo, props que as leis gerais que regem os fenmenos particulares podem ser orientadas atravs de observaes, pelo que se destacam pela regularidade desses fenmenos, tendo por base o raciocnio e a experincia (Arruda, 2008). A estrutura metodolgica da cincia sofreu modificaes no sculo XX, marcadas por alteraes tecnolgicas. Desta forma, os critrios da pesquisa cientfica, condicionados pela realidade, tempo e espao, reformularam-se, visto estarem interligados em funo do meio onde se inserem. Em resposta ao problema e devido necessidade humana em adquirir uma base metodolgica, Karl Popper, distinguiu as
7

matrias cientficas e no cientficas e estabeleceu a noo de falsificabilidade, com base nestas distines (Arruda, 2008). A cincia est em constante mudana, pelo que os princpios gerais podem ser refutados, havendo assim a necessidade de explorar o conhecimento anteriormente estabelecido no sentido de reforar ou corrigir alguma informao, quando este se encontra inadequado, o que acontece devido ao facto da noo acerca do mundo no ser imutvel e que a tecnologia cientfica evolui com o passar do tempo (Arruda, 2008).

1.4 TIPOS DE CONHECIMENTO

No sentido de explicar as fontes utilizadas para a obteno de uma metodologia adequada, surgiram vrios tipos de conhecimento que fundamentam o estudo (Arruda, 2008).

1.4.1 O conhecimento emprico

Deriva da palavra grega empiria que, traduzida, representa a experiencia sensvel. Efectivamente, este conhecimento adquire-se atravs das aces quotidianas, visto que sentimos e tocamos nas coisas que nos rodeiam. Consiste no conhecimento que por exemplo um operador de mquinas, costureiras ou agricultores possuem, porque repetem as suas experiencias diariamente e nunca aprofundam o porqu das coisas. Este conhecimento transmitido a uma gerao, por isso considerado como subjectivo, porque centra-se na experincia de vida de quem o processou. De certa forma, acaba por ser um conhecimento no intencional, porque acontece por acaso (Arruda, 2008).

1.4.2 O conhecimento teolgico

O conhecimento teolgico transmite-se a um indivduo por meio de um ser superior, no qual propaga-se atravs dos dogmas e crenas da humanidade. Neste sentido, o ser humano cultiva divindades de modo a exprimir a realidade, para poder superar as adversidades da vida. fundamentado pela existncia de um mundo dominado pelo bem e outro dominado pelo mal, no qual o primeiro refere-se a um mundo com ausncia de dor e o segundo encontra-se acompanhado do sofrimento (Arruda, 2008).

No entanto, a poca moderna menospreza a religio e redu-la ao ntimo de cada um, pelo que este conhecimento tem mais significado na antiguidade em relao aos tempos modernos do sculo XX (Arruda, 2008).

1.4.3 O conhecimento filosfico

Traduz-se pela parte da razo que confere uma noo de realidade, de forma abstracta. Este conhecimento permite o descobrimento da natureza humana e a possibilidade de desvendar os mistrios que rodeiam cada ser humano. Baseia-se em atitudes filosficas, no entanto, a notao utilizada no ambgua, pelo que as teorias no tm utilidade na prtica. O objectivo primordial consiste em determinar proposies falsas ou verdadeiras (Arruda, 2008).

1.4.4 O conhecimento cientfico

O conhecimento cientfico procede dos conhecimentos de Galileu Galilei, nomeadamente os matemticos e estatsticos, visto que a cincia baseia-se na razo e lgica dos factos (Arruda, 2008). Segundo o mesmo autor, a cincia est em constante progresso o que conduz ao aparecimento de novos problemas, hipteses e investigaes, implicando a reformulao de leis e teorias. Nesta perspectiva, este conhecimento no deve ser visto como definitivo e absoluto, porque existe uma procura por parte da cincia em sugerir o conhecimento mais exacto possvel.

1.4.5 O conhecimento tecnolgico

O conhecimento tecnolgico actual e surge na aplicao da prtica de conhecimentos cientficos, traduzindo-se num apelo para a melhoria da vida quotidiana atendendo s necessidades do ser humano, que permite a criao de instrumentos de trabalho facilitadores da realizao de inmeras tarefas. Desta forma, consiste num conhecimento prtico e inteligente que confere resultados imediatos (Arruda, 2008). Assume diversas facetas, consoante as evolues tecnolgicas, porm, a maioria dos fenmenos ainda no foi dominada pela cincia, pelo qual muitos avanos tecnolgicos, certamente, ainda se iro realizar (Arruda, 2008).
9

1.5 CARACTERSTICAS

O mtodo cientfico lida com ocorrncias ou factos, sendo por isso considerado real. Constitui um conhecimento contingente, pelo que as suas preposies so verdadeiras ou falsas, de acordo com a experimentao e no somente com a razo. Trata-se de um mtodo sistemtico dado que ordenado logicamente, formando um sistema de ideias e no acontecimentos dispersos e desconexos. Possui a particularidade de

verificabilidade, excluindo as hipteses que no podem ser comprovadas. Forma-se a partir de conhecimento falvel, dado que no definitivo e, como tal, novas proposies, bem como o desenvolvimento de novas tcnicas, podem reformular teses j existentes (Lakatos e Marconi, 1991). Noutra perspectiva, Rabuske (1987) enumera as seguintes etapas do mtodo cientfico: inicia-se com a formulao do problema, seguindo-se o enunciado de hipteses, reunio, anlise e interpretao dos dados, constando por ltimo, a soluo do problema. Estas caractersticas formulam uma definio de mtodo cientfico, na medida em que este um conjunto de procedimentos ordenados e disciplinados, utilizados para obteno de informaes organizadas e seguras (Polit e Hungler, 1993).

10

CONCLUSO

A elaborao deste trabalho de sntese revelou-se deveras enriquecedora para a nossa formao acadmica, permitindo-nos atingir todos os objectivos inicialmente pretendidos, mais especificamente, compreender a definio do mtodo cientfico e sua caracterizao. O mtodo cientfico caracteriza-se pelo estudo sistemtico e lgico, baseado nos fundamentos das teorias cientficas, englobando um conjunto de operaes que permitem formular uma pesquisa cientfica, atravs da obteno de concluses, atendendo aos objectivos delineados. O mesmo visa a produo de um conhecimento dito cientfico, quer seja este um novo conhecimento ou fruto de uma integrao, correco ou expanso da rea de abrangncia de conhecimentos pr-existentes. Este mtodo tem vindo a ser reformulado ao longo dos sculos, evoluindo com o precioso contributo de diversas personalidades. Alicera-se em vrias fontes, nomeadamente o conhecimento emprico, teolgico, filosfico, cientfico e tecnolgico. Como principais caractersticas delineadoras do mtodo cientfico, temos a realidade, contingncia, verificabilidade e reformulao, traduzindo-se por etapas, com incio na formulao de um problema e trminos na sua soluo. Durante a elaborao deste trabalho, surgiram algumas dificuldades, quanto recolha e seleco de informao, visto que esta, numa primeira abordagem, revelou-se insuficiente. No entanto, aps uma consulta mais aprofundada de outras referncias bibliogrficas, conseguimos ultrapassar este obstculo, com sucesso. Existem diversos conhecimentos, que formulam o saber humano. O mtodo cientfico embora seja reconhecido como o mais preciso, no pode ser visto como definitivo, uma vez que o aperfeioamento da cincia conduz elaborao de novos problemas, sugere novas hipteses e, consequentemente, origina novas investigaes.

11

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Arruda, Glacy. (2008). Metodologia cientfica: Projetos de pesquisa. Curitiba: Cames.

Lakatos, E. M., & Marconi, M. A. (1991). Metodologia Cientfica. (2. ed). So Paulo: Atlas.

Molina. Maria Jos T. (2007). O mtodo cientfico. Retrieved from http://www.molw ick.com/pt/metodos-cientificos/520-tipos-metodos-cientificos.html.

Polit, D. F., & Hungler, B. P. (1993). Fundamentos de pesquisa em enfermagem. (3. ed). Porto Alegre: Artes Mdicas.

12

You might also like