You are on page 1of 19

U N I D AD E 2

DIODOS

E sta unidade dir a voc como:

Conceituar um material semicondutor. Descrever o funcionamento bsico de um diodo retificador. Descrever o funcionamento bsico de um diodo zener.

Citar procedimentos de teste dos diodos retificadores e zener. Analisar circuitos com diodos retificadores e zener

O estudo dos semicondutores vem se tornando cada dia mais importante, em razo de sua grande utilizao no campo da eletroeletrnica. Componentes como, diodo, transistores, termistores, varistores, fotocondutores e circuitos integrados, baseiam seu funcionamento na teoria dos semicondutores. 2 . 1 M AT E R I AL S E M I C O N D U T O R Todos os materiais encontrados na natureza so formados por diferentes tipos de tomos, diferenciados entre si pelos seus nmeros de prtons, eltrons e nutrons. Cada material tem uma infinidade de caractersticas, mas uma especial em eletrnica o comportamento passagem de corrente. Pode-se dividir em trs tipos principais: Condutor, Isolante e Semicondutor. O material semicondutor apresenta uma resistividade eltrica intermediria (condutor e isolante). Como exemplo, temos o germnio e silcio. Os cristais de silcio ou germnio so encontrados na natureza misturados com outros elementos. Dada a dificuldade de controlar as caractersticas desses cristais, feito um processo de purificao do cristal e em seguida, injetada atravs de um processo controlado, uma quantidade proposital de impurezas com a inteno de alterar a produo de eltrons livres e lacunas. A esse processo de insero d-se o nome de dopagem. As impurezas utilizadas na dopagem de um cristal semicondutor podem ser de dois tipos: impurezas doadoras e impurezas aceitadoras.

25 ELT

2 . 2 M AT E R I AI S S E M I C O N D U T O R E S T I P O S N E P

Um semicondutor pode ser dopado para ter um excesso de eltrons livres ou excesso de lacunas. Por isso, existem dois tipos de semicondutores: a) Semicondutor Tipo N O cristal que foi dopado com impureza doadora chamado semicondutor tipo n, onde n est relacionado com negativo. Como os eltrons livres excedem em nmero as lacunas num semicondutor tipo n, eles so chamados portadores majoritrios, j as lacunas portadores minoritrios.

Figura 2.1

b) Semicondutor Tipo P O cristal que foi dopado com impureza aceitadora chamado semicondutor tipo p, onde p est relacionado com positivo. Como as lacunas excedem em nmero os eltrons livres num semicondutor tipo p, elas so chamadas portadores majoritrios. J os eltrons livres, portadores minoritrios.

Figura 2.2

2.3 JUNO PN

a unio de um cristal do tipo p e de um cristal do tipo n. Dessa unio obtm-se uma juno pn, que um dispositivo de estado slido simples chamado: diodo semicondutor.

Figura 2.3

26

Devido ao movimento desordenado (difuso) dos eltrons e das lacunas, ocorre uma distribuio uniforme de cargas (lacunas e eltrons) atravs da juno, o que d origem a uma regio chamada regio de depleo, devido ao fato de no haver eltrons livres e lacunas ocupando-a. Veja como age a camada de depleo. 2.3.1 Camada de Depleo A camada de depleo age como uma barreira impedindo a continuao da difuso dos eltrons livres. A intensidade da camada de depleo aumenta com cada eltron que atravessa a juno at que se atinja um equilbrio.

Figura 2.4

Cada vez que um eltron atravessa a juno ele cria um par de ons. medida que o nmero de ions aumenta a regio prxima juno fica sem eltrons livres e lacunas.

DIFERENA DE POTENCI AL A diferena de potencial atravs da camada de depleo chamada de barreira de potencial. Logo a 25C, esta barreira de potencial vale 0,7V para o Si e 0,3V para o Ge (queda de tenso). Para temperaturas superiores a 25C, a barreira de potencial (resistncia interna) diminui de valor, ou seja, a barreira de potencial diminui 2mV para cada aumento de 1C. Os semicondutores diminuem sua resistncia com o aumento da temperatura, vindo da a recomendao de que esse tipo de componente deve trabalhar em ambiente de temperatura controlada.

27 ELT

2 . 4 D I O D O R E T I F I C AD O R

importante que voc saiba: os diodos so componentes eletrnicos que tm dois eletrodos (di =dois e odo = eletrodo) chamados de anodo (A) (eletrodo positivo) e catodo (K) (eletrodo negativo). Simbologia

Figura 2.5

2 . 5 F U N C I O N AM E N T O B S I C O D E U M D I O D O R E T I F I C AD O R

No que se refere ao funcionamento de um diodo retificador, temos que considerar dois aspectos bsicos: que a polarizao direta e a polarizao inversa. 2.5.1 P olar izao Direta Supondo uma bateria sobre os terminais do diodo, h uma polarizao direta se o plo positivo (+) da bateria for colocado em contato com o material tipo p (Anodo) e o plo negativo () em contato com o material tipo n (Catodo).

Figura 2.6

2.5.2 Polarizao Inversa Invertendo-se as conexes entre a bateria e a juno pn, isto , ligando o plo positivo (+) no material tipo n (catodo) e o plo negativo () no material tipo p (Anodo), a juno fica polarizada inversamente. 28

Figura 2.7

Nesse caso, o diodo se comporta como um isolante, ou seja, no h circulao de corrente no circuito. O diodo bloqueia toda a tenso, isto , toda a tenso da fonte (E) fica no diodo. A nica possibilidade de ocorrer uma circulao de corrente no circuito se a tenso da fonte (E) ultrapassar a capacidade de tenso de polarizao inversa que o diodo capaz de suportar. Neste caso o diodo atinge a regio de ruptura. Em outros termos, o diodo danificado. A tenso de ruptura usualmente superior a 50 v. Este valor de tenso que o diodo capaz de suportar, quando polarizado inversamente, chama-se VPI ou TPI ou VPR. VPI = TPI = Tenso de Polarizao Inversa VPR = Tenso de Polarizao Reversa. OBSERVAO: Ao especificarmos um diodo, um fator de segurana deve ser considerado, possivelmente 2 isso significa que a corrente nominal e a tenso de polarizao inversa do diodo devem ser o dobro da corrente e tenso mxima do circuito. Estudos sobre os defeitos apresentados pelos dispositivos eletrnicos indicam que o tempo de vida til desses componentes diminui com valores prximos aos valores nominais.

O que o diodo ideal?

o diodo que atua como um perfeito condutor (resistncia zero = chave fechada) quando polarizado diretamente e como um perfeito isolante (resistncia infinita = chave aberta) quando polarizado inversamente. Ou seja: no h nenhuma queda de tenso (0,7V ou 0,3V) na polarizao direta. E na polarizao inversa ele se comporta como um isolante perfeito (no circula nenhuma corrente). 2.5.3 Funcionamento Bsico de um Diodo Retificador Os diodos possuem propriedades retificadoras, isto , transformam o sinal de corrente alternada (CA) em sinal de corrente contnua (CC).

29 ELT

Na verdade, o que significa transformar o sinal de corrente alternada (CA) em sinal de corrente contnua (CC)? Significa que os diodos s deixam a corrente fluir em um nico sentido.

Figura 2.8 (Figura meramente ilustrativa )

Que tal uma parada para verificar o que aprendeu ? Realize as tarefas abaixo

Tar efa 2.1

2.1.1) Cite a classificao dos trs tipos de materiais utilizados na eletroeletrnica. ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ 2.1.2) Como so chamados os dois eletrodos do diodo? ____________________________________________________________________________ 2.1.3) Qual o valor de tenso da barreira de potencial em um diodo de Si e de Ge, respectivamente, na polarizao direta? ____________________________________________________________________________ 2.1.4) Qual a principal aplicao do diodo semicondutor, na eletrnica? ____________________________________________________________________________ Complete, adequadamente, as lacunas da seguinte afirmao: 2.1.5) O diodo retificador, transforma uma corrente _______________ em corrente ______________ pulsativa.

Veja, a seguir, o que o diodo zener e seu funcionamento.

30

2.6 DIODO ZE NE R

O diodo zener um diodo de Si preparado (dopado) pelo fabricante. Tambm chamado de diodo regulador de tenso, diodo de tenso constante ou diodo de ruptura. Sua caracterstica principal atuar como estabilizador de tenso, quando polarizado inversamente.

Figura 2.9

2. 7 F U N C I O N A M E N T O B S I C O D O Z E N E R

Diodo zener um diodo construdo especialmente para trabalhar na regio de ruptura.

Seu comportamento igual ao de um diodo comum (retificador) quando polarizado diretamente. O diodo zener o dispositivo principal dos reguladores de tenso, ou seja, circuitos que mantm a tenso na carga praticamente constante, independentemente das variaes na tenso de alimentao e na resistncia de carga. Utilizaremos curva caracterstica para analisar o funcionamento bsico do diodo zener. 2.7.1 Cur va Car acter stica

Figura 2.10 Curva Caracterstica.

31 ELT

2 . 7 . 2 An l i s e d a c u r v a c a r a c t e r s t i c a : A curva caracterstica mostra a regio de ruptura, que o ponto onde a polarizao inversa atinge seu valor mximo. A partir de um valor mnimo de corrente de conduo, o diodo zener passa a exercer a funo de regulador de tenso, isto , a tenso na carga fica estabilizada. Teoricamente, podemos afirmar que a tenso na carga no muda para qualquer variao de tenso de alimentao e na resistncia. Diretamente polarizado (tenso de joelho), o diodo zener funciona como um diodo retificador. A mxima corrente capaz de circular pelo diodo zener s depende da potncia especificada. 2 . 8 E S P E C I F I C A E S T C N I C AS D O D I O D O Z E N E R

Seguem abaixo as principais especificaes tcnicas do diodo zener:

Vz tenso zener do diodo;

Izm mxima corrente zener especfica para o diodo;

Pzm = Vz * Izm = potncia especfica;

Pz = Vz * Iz = potncia dissipada num diodo zener para um valor de corrente

Resistncia zener = resistncia apresentada pelo diodo zener na regio reversa, na regulao de tenso.

Desde que Pz seja menor que Pzm, o diodo zener funciona na regio reversa sem se danificar, sendo disponveis em potncias na faixa de W at mais de 100 W. Com os conhecimentos obtidos at aqui, verifique o que aprendeu. Portanto, faa as tarefas abaixo:

Tar efa 2.2

2.6) Qual a principal funo do diodo zener nas fontes de alimentao eletrnica? ____________________________________________________________________________ 2.7) Como deve ser polarizado um diodo zener para funcionar como retificador em uma fonte eletrnica? ____________________________________________________________________________ 2.8) Como deve ser conectado um diodo zener para estabilizar a tenso na carga? ____________________________________________________________________________ 2.9) Represente o smbolo do diodo zener. ____________________________________________________________________________

32

Complete adequadamente, as lacunas da seguinte afirmao: 2.10) Para que um diodo zener atue como __________________ de tenso, necessrio que a tenso de polarizao ______________ atinja seu valor mximo, a partir de um valor _________________ de corrente. Continuem seus estudos. Veja, a seguir, os testes de diodos.

2.9 TE STES DE DIODOS

O teste de semicondutores baseado no fato de que sob polarizao direta uma juno PN apresenta baixa resistncia (50 Ohms, por exemplo) e sob polarizao reversa ter resistncia alta (> 1 Mega ohm). Desta forma, para um diodo, poderemos descobrir quem so os seus terminais (anodo e catodo) e tambm verificar se esto com defeitos (aberto em curto circuito ou com fuga).

Figura 2.11 Polaridade de um diodo e smbolo.

LEMBRETE O ohmmetro um dos instrumentos mais simples de se usar na verificao do estado dos diodos (bom ou ruim). O que nos interessa a relao de resistncia direta para inversa do diodo. Remova-o do circuito, mea a resistncia, e depois inverta os terminais, medindo-a novamente. Um valor dever ser maior que o outro. Se o diodo estiver diretamente polarizado pelo medidor, a resistncia dever ser baixa; se ele for invertido, a resistncia dever apresentar-se alta. Ao ligar um ohmmetro (vamos supor Analgico), teremos as duas situaes indicadas na figura 2.12.

Figura 2.12 Diodo polarizado reversamente e diretamente.

33 ELT

OBSERVAO: A polaridade indicada do ohmmetro na figura 2.12 a polaridade da bateria interna que o contrrio da indicao externa, desta forma, podemos determinar qual o terminal de catodo e de anodo. Por exemplo: na figura 2.13, temos um diodo conectado ao ohmmetro, dando uma indicao de baixa resistncia. Qual o terminal X? E o Y?

Figura 2.13

Observe que o terminal indicado como + na figura 2.13 internamente o terminal negativo da bateria. Portanto, como a resistncia foi alta, significa que a juno PN do diodo est polarizada REVERSAMENTE, isto , o terminal Y o catodo (o plo positivo da bateria est no catodo!) e o X o anodo. 2 . 1 0 C I R C U I T O D E F I L T R AG E M , L M I T AD O R , D O B R AD O R , R E G U L AD O R Z E N E R

2.10.1 Cir cuitos Retificador es Os circuitos retificadores so de trs tipos a saber: a) Retificador de Meia Onda O circuito mais simples que capaz de converter a corrente alternada em corrente contnua, o retificador de meia onda. Esse circuito converte a tenso de entrada (CA) (V secundrio do transformador) numa tenso contnua pulsativa. Esse tipo de retificador s aproveita um semiciclo (onda) do sinal de entrada (CA). Por isso, chamado de meia onda. O processo de converso de AC para CC conhecido como retificao.

Figura 2.14 Circuito bsico do retificador de Meia Onda.

34

O terceiro pino na tomada serve para aterrar o equipamento.

Reviso de Conceito

SMBOLOS DE ATERRAMENTO E TERRA Dependendo da norma utilizada, podemos encontrar um dos smbolos abaixo: O termo terra representa o ponto de mesmo potencial de um circuito, enquanto o aterramento um terminal conectado na carcaa do equipamento,a funo deste a proteo do ser humano e dos circuitos eletrnicos que possuem circuitos integrados sensveis s cargas estticas, indireta ou diretamente produzidas.

Figura 2.15

Formas de onda do retificador de meia onda

Figura 2.16

ANLISE: No semiciclo positivo do sinal CA (secundrio do transformador), o diodo fica polarizado diretamente, logo conduz esse semiciclo para carga (RL). No semiciclo negativo, o diodo fica polarizado inversamente, logo no conduz. Conseqentemente, a carga (RL) no recebe nenhum sinal (tenso), conforme podemos observar no grfico acima.

35 ELT

b) Retificador de Onda Completa com dois Diodos Este tipo de retificador utiliza um transformador com derivao central no secundrio (center tap), ou seja, as tenses so iguais para cada um dos extremos ao terminal central do transformador.

Figura 2.17 Forma de onda do retificador de Onda Completa com 02 diodos.

Figura 2.18

ANLISE: O diodo d1, superior, retifica o semiciclo positivo da tenso do secundrio, enquanto o diodo d2, inferior retifica o semiciclo negativo da tenso do secundrio. Assim, temos o aproveitamento dos dois semiciclos do sinal CA, originando a onda completa. c) Retificador de Onda Completa com 04 diodos (ponte retificadora) Com o uso de quatro diodos no lugar de dois, elimina-se o uso da tomada central do transformador (center tap). Esse retificador tambm aproveita os dois semiciclos do sinal CA (v2). 36

Figura 2.19

Figura 2.20 Forma de onda do Retificador de Onda Completa com 04 diodos.

ANLISE: Durante o semiciclo positivo da tenso CA aplicada aos diodos, no secundrio do transformador, os diodos d1 e d3 conduzem, o que produz um semiciclo positivo na carga (RL). Durante o semiciclo negativo da tenso CA, os diodos d4 e d2 conduzem, produzindo outro semiciclo positivo no resistor de carga (RL).

FILTRAGEM Verificamos que, mesmo retificando um sinal CA em CC o sinal resultante na carga , ainda, pulsante, em vez de ser contnuo puro, ou seja, estvel. Os circuitos eletrnicos necessitam, para o seu bom funcionamento, de uma tenso estvel, similar de uma bateria. Para se obter esse tipo de tenso retificada na carga, precisa-se utilizar um filtro. O tipo de componente mais comum utilizado como filtro o capacitor. Este como um elemento armazenador de energia, mantm a tenso de sada no nvel alto, no momento em 37 ELT

que o sinal (tenso) retificado pulsante diminuir sua amplitude. A tenso na carga passa a ser uma tenso mais estvel ou quase constante. A nica diferena para uma tenso CC pura uma pequena ondulao, chamada de tenso de ripple, causada pela carga e descarga do capacitor. Quanto menor for ondulao, melhor ser a fonte. Na prtica, consideramos uma fonte de alimentao eletrnica boa, quando a tenso de riplle no mximo 10% do valor mximo do sinal aplicado no secundrio do transformador. FORMAS DE ONDA

Figura 2.21

Figura 2.22

Figura 2.23

Figura 2.24

38

O capacitor de filtragem eletroltico, portanto deve ser conectado no circuito eletrnico adequadamente polarizado. Caso contrrio, o circuito no funciona e o capacitor pode se danificar. Sua conexo feita em paralelo, aps o circuito retificador.

Veja a seguir:
2.10.2 Cir cuitos Limitador es So circuitos que limitam a tenso entre dois valores. Na figura 2.25, enquanto a tenso de entrada for menor do que 3,7V, o diodo permanecer cortado e a sada ser igual entrada (Vs = Ve). Quando, porm, Vg for maior do que 3,7V, o diodo conduz e a sada ser constante e igual a 3,7V (3 + 0,7).

Figura 2.25

2.10.3 Cir cuito Dobr ador So circuitos usados para se obter grandes valores de tenses CC. No circuito da figura 2.26(a), com a presena do semiciclo negativo, o primeiro capacitor (C1) se carregar com o valor de pico da tenso de entrada, e com a polaridade indicada na figura 2.26 (b). Conduz D1 e D2 estar cortado. No prximo semiciclo positivo, D1 estar cortado e D2 conduz; C2 se carregar com aproximadamente 2.Vp.

Figura 2.26 ( a ) Dobrador de meia onda.

39 ELT

Figura 2.26 ( b ) Carga de C1 durante semiciclo negativo.

Figura 2.27 ( c ) Carga de C2 durante o semiciclo positivo.

2.10.4 Regulador de Tenso Assim chamado por apresentar um diodo zener funcionando como regulador de tenso, ou seja, mantm a tenso na carga constante. O circuito estabilizador de tenso, com diodo zener, limitado para cargas que consomem altos valores de correntes. Para atender a essa solicitao de corrente, teramos que conectar ao diodo um dissipador de calor muito grande. Isso tornaria, portanto, impraticvel esse tipo de montagem para fins comerciais e industriais.

Figura 2.28

40

VL = Vz Rs = limitador de corrente para o diodo zener. Sem esse resistor o diodo queima.

Consider aes Finais: O material semicondutor de silcio ou germnio, estabelece a conexo com todos os componentes utilizados na eletrnica. Atravs do funcionamento do diodo retificador e do diodo zener, observamos que o semicondutor de silcio permite que os equipamentos funcionem numa temperatura mais elevada, oferecendo o que h de melhor em dissipao de potncia. Em contrapartida o diodo de germnio mais utilizado em fontes eletrnicas que fornecem baixo valores de tenso. Voc chegou ao final da unidade 2, portanto teste seus conhecimentos.

T e s t e d e Au t o - A v a l i a o d a U n i d a d e 2

2.1) Assinale em qual dos circuitos abaixo circula corrente eltrica:

Figura 2.29

2.2) Ao testarmos um diodo com multmetro, poderemos encontrar trs situaes distintas: Diodo normal; diodo em curto e diodo aberto. Com base nas marcaes da figura abaixo, determine estas situaes:

Figura 2.30

41 ELT

2.3) Indique a tenso no catodo dos diodos zener abaixo:

Figura 2.31

2.4) Como chamado um circuito retificador constitudo s com um diodo ? ____________________________________________________________________________ Complete adequadamente, as lacunas da seguinte afirmao 2.5) Na prtica, consideramos uma fonte de alimentao eletrnica boa, quando a tenso de _________ no mximo 10% do valor mximo do sinal aplicado no _______ do transformador. 2.6) Como se chama o circuito retificador que utiliza quatro diodos em ponte ? ____________________________________________________________________________ 2.7) Qual o nome do componente eletrnico utilizado para diminuir as ondulaes do sinal CC ? ____________________________________________________________________________ 2.8) Assinale a alternativa correta da seguinte frase:O capacitor de filtragem, em uma fonte de alimentao eletrnica, melhora o nvel de tenso na sada (RL), porque: a) os diodos conduzem em pares. b) diminuem a tenso de riplle. c) polarizado inversamente. d) filtra a VPI.

Chave de Respostas das Tarefas e do Teste de Auto-Avaliao da Unidade 2.

Tarefas 2.1 2.1) Condutor / semicondutor e isolante 2.2) Anodo e Catodo 2.3) 0,7 V e 0,35V 2.4) Retificao de Ca em Cc 2.5) O diodo retificador, transforma uma corrente alternada em corrente continua pulsativa.

42

Tarefas 2.2 2.6) Atuar como estabilizador de tenso 2.7) Polarizado diretamente 2.8) Em paralelo 2.9)

2.10) Complete adequadamente, as lacunas da seguinte afirmao: Para que um diodo zener atue como regulador de tenso, necessrio que a tenso de polarizao atinja seu valor mximo, a partir de um valor mnimo de corrente. Teste de Auto-Avaliao da Unidade 2 2.1) A 2.2) Diodo normal / Diodo em curto / Diodo aberto 2.3) 4,7V / 33V / 6V 2.4) Meia onda 2.5) Na prtica, consideramos uma fonte de alimentao eletrnica boa, quando a tenso de riplle no mximo 10% do valor mximo do sinal aplicado no secundrio do transformador. 2.6) Retificador de Onda Completa com 04 diodos (ponte retificadora) 2.7) Capacitor 2.8) B

Parabns! Voc terminou com sucesso a unidade 2, portanto mquina a vante e navegue para a unidade 3, que aborda o assunto Transistor

43 ELT

You might also like