You are on page 1of 4

LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAO NACIONAL Concurso Pblico da Prefeitura Municipal de Caxias-MA (rea da Educao)

LEI N 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996


A LDB de 1996 trouxe diversas mudanas em relao s leis anteriores, como a incluso da educao infantil (creches e pr-escolas) como primeira etapa da educao bsica. TTULO I Da Educao Art. 1 A educao abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivncia humana, no trabalho, nas instituies de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizaes da sociedade civil e nas manifestaes culturais. 1 Esta Lei disciplina a educao escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituies prprias. 2 A educao escolar dever vincular-se ao mundo do trabalho e prtica social. TTULO II Dos Princpios e Fins da Educao Nacional A educao, dever da famlia e do Estado inspirada nos princpios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana.

Professor, qual a finalidade da EDUCAO??


Tem por finalidade o (I) pleno desenvolvimento do educando, (II) seu preparo para o exerccio da cidadania e sua (III) qualificao para o trabalho. Art. 3 O ensino ser ministrado com base nos seguintes PRINCPIOS: I - igualdade de condies para o acesso e permanncia na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; III - pluralismo de idias e de concepes pedaggicas; IV - respeito liberdade e apreo tolerncia; V - coexistncia de instituies pblicas e privadas de ensino; VI - gratuidade do ensino pblico em estabelecimentos oficiais; VII - valorizao do profissional da educao escolar; VIII - gesto democrtica do ensino pblico, na forma desta Lei e da legislao dos sistemas de ensino; IX - garantia de padro de qualidade; X - valorizao da experincia extra-escolar;
XI - vinculao entre a educao escolar, o trabalho e as prticas sociais. O artigo 3 relaciona alguns princpios que servem de base para o desenvolvimento do ensino no Brasil. Dentre as recomendaes abaixo, a nica que est em desacordo com os princpios a que se refere o artigo 3 : A) A experincia extraescolar. B) Deve ser utilizada uma nica concepo pedaggica em todo o territrio nacional. C) O acesso gratuito ao ensino pblico em estabelecimentos oficiais um direito de todos. D) Deve-se garantir, a todos os cidados, igualdade de condio de condies de acesso e permanncia na escola. E) A educao escolar deve estar vinculada ao trabalho e s prticas sociais. Os princpios abaixo esto contemplados na Lei de Diretrizes e Bases da Educao 5692/96, EXCETO: a) Valorizao da experincia extra-escolar. b) Coexistncia de instituies pblicas e privadas de ensino. c) Pluralismo de ideias e de concepes pedaggicas. d) Prioridade ao ensino religioso. e) Gesto democrtica do ensino pblico.

Professor: Dr. Jefferson Santos da Conceio - OAB-MA 11.243

(E-mail: Jefferson_sanco@hotmail.com)

LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAO NACIONAL Concurso Pblico da Prefeitura Municipal de Caxias-MA (rea da Educao)
TTULO III Do Direito Educao e do Dever de Educar
Art. 4 O dever do Estado com educao escolar pblica ser efetivado mediante a garantia de: I - ensino fundamental, obrigatrio e gratuito, inclusive para os que a ele no tiveram acesso na idade prpria; II - progressiva extenso da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino mdio; II - universalizao do ensino mdio gratuito; (Redao dada pela Lei n 12.061, de 2009) III - atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino; IV - atendimento gratuito em creches e pr-escolas s crianas de zero a seis anos de idade; V - acesso aos nveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criao artstica, segundo a capacidade de cada um; VI - oferta de ensino noturno regular, adequado s condies do educando; VII - oferta de educao escolar regular para jovens e adultos, com caractersticas e modalidades adequadas s suas necessidades e disponibilidades, garantindo-se aos que forem trabalhadores as condies de acesso e permanncia na escola; VIII - atendimento ao educando, no ensino fundamental pblico, por meio de programas suplementares de material didtico-escolar, transporte, alimentao e assistncia sade; IX - padres mnimos de qualidade de ensino, definidos como a variedade e quantidade mnimas, por aluno, de insumos indispensveis ao desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. X vaga na escola pblica de educao infantil ou de ensino fundamental mais prxima de sua residncia a toda criana a partir do dia em que completar 4 (quatro) anos de idade. (Includo pela Lei n 11.700, de 2008). Art. 5 O acesso ao ensino fundamental direito pblico subjetivo, podendo qualquer cidado, grupo de cidados, associao comunitria, organizao sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituda, e, ainda, o Ministrio Pblico, acionar o Poder Pblico para exigi-lo. Analise as proposies abaixo referentes direitos garantidos na Lei de Diretrizes e Bases da Educao:

I - Atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, obrigatoriamente na rede regular de ensino. II - Atendimento gratuito em creches e pr-escolas s crianas de zero a seis anos de idade. III - Oferta de educao escolar regular para jovens e adultos, com caractersticas e modalidades adequadas s suas necessidades e disponibilidades. Est(o) correta(s): a) I, II e III. b) Apenas I e III. c) Apenas I e II. d) Apenas II. e) Apenas II e III. Um grupo de estudantes est sem aulas h aproximadamente 120 (cento e vinte) dias, desde o desabamento do prdio onde funcionava a escola. Quem tem legitimidade para peticionar no Poder Judicirio a ao cabvel? a) b) c) d) e) Qualquer cidado ou grupo de cidados O Ministrio Pblico Qualquer associao comunitria Qualquer Organizao sindical ou entidade de classe, desde que legalmente constituda. Todas as anteriores esto corretas.

Professor: Dr. Jefferson Santos da Conceio - OAB-MA 11.243

(E-mail: Jefferson_sanco@hotmail.com)

LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAO NACIONAL Concurso Pblico da Prefeitura Municipal de Caxias-MA (rea da Educao)
1 Compete aos Estados e aos Municpios, em regime de colaborao, e com a assistncia da Unio: I - recensear a populao em idade escolar para o ensino fundamental, e os jovens e adultos que a ele no tiveram acesso; II - fazer-lhes a chamada pblica; III - zelar, junto aos pais ou responsveis, pela freqncia escola. 2 Em todas as esferas administrativas, o Poder Pblico assegurar em primeiro lugar o acesso ao ensino obrigatrio, nos termos deste artigo, contemplando em seguida os demais nveis e modalidades de ensino, conforme as prioridades constitucionais e legais. 3 Qualquer das partes mencionadas no caput deste artigo tem legitimidade para peticionar no Poder Judicirio, sendo gratuita e de rito sumrio a ao judicial correspondente. 4 Comprovada a negligncia da autoridade competente para garantir o oferecimento do ensino obrigatrio, poder ela ser imputada por crime de responsabilidade. 5 Para garantir o cumprimento da obrigatoriedade de ensino, o Poder Pblico criar formas alternativas de acesso aos diferentes nveis de ensino, independentemente da escolarizao anterior. Art. 6 dever dos pais ou responsveis efetuar a matrcula dos menores, a partir dos seis anos de idade, no ensino fundamental. (Redao dada pela Lei n 11.114, de 2005)
o

O que a iniciativa PRIVADA precisa fazer para proporcionar ensino??


Art. 7 O ensino livre iniciativa privada, atendidas as seguintes condies: I - cumprimento das normas gerais da educao nacional e do respectivo sistema de ensino; II - autorizao de funcionamento e avaliao de qualidade pelo Poder Pblico; III - capacidade de autofinanciamento, ressalvado o previsto no art. 213 da Constituio Federal. TTULO IV

Da Organizao da Educao Nacional


Art. 8 A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios organizaro, em regime de colaborao, os respectivos sistemas de ensino. 1 Caber Unio a coordenao da poltica nacional de educao, articulando os diferentes nveis e sistemas e exercendo funo normativa, redistributiva e supletiva em relao s demais instncias educacionais. 2 Os sistemas de ensino tero liberdade de organizao nos termos desta Lei.

ATRIBUIES DA UNIO, DOS ESTADOS E DOS MUNICPIOS ESTADOS MUNICPIOS I - elaborar o Plano Nacional de Educao, em I - organizar, manter e desenvolver I - organizar, manter e desenvolver colaborao com os Estados, o Distrito Federal os rgos e instituies oficiais dos os rgos e instituies oficiais dos e os Municpios; seus sistemas de ensino, II - organizar, manter e desenvolver os rgos e seus sistemas de ensino; instituies oficiais do sistema federal de ensino II - definir, com os Municpios, integrando-os s polticas e planos e o dos Territrios; formas de colaborao na oferta educacionais da Unio e dos III - prestar assistncia tcnica e financeira aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios do ensino fundamental, as quais Estados; para o desenvolvimento de seus sistemas de devem assegurar a distribuio II - exercer ao redistributiva em ensino e o atendimento prioritrio proporcional das relao s suas escolas; escolaridade obrigatria, exercendo sua funo responsabilidades, de acordo com III - baixar normas complementares redistributiva e supletiva; IV - estabelecer, em colaborao com os a populao a ser atendida e os para o seu sistema de ensino; Estados, o Distrito Federal e os Municpios, recursos financeiros disponveis em IV - autorizar, credenciar e competncias e diretrizes para a educao cada uma dessas esferas do Poder supervisionar os estabelecimentos infantil, o ensino fundamental e o ensino mdio, do seu sistema de ensino; que nortearo os currculos e seus contedos Pblico; mnimos, de modo a assegurar formao bsica III - elaborar e executar polticas e V - oferecer a educao infantil em comum; planos educacionais, em creches e pr-escolas, e, com V - coletar, analisar e disseminar informaes consonncia com as diretrizes e prioridade, o ensino fundamental, sobre a educao; UNIO
Professor: Dr. Jefferson Santos da Conceio - OAB-MA 11.243 (E-mail: Jefferson_sanco@hotmail.com)

LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAO NACIONAL Concurso Pblico da Prefeitura Municipal de Caxias-MA (rea da Educao)
VI - assegurar processo nacional de avaliao do rendimento escolar no ensino fundamental, mdio e superior, em colaborao com os sistemas de ensino, objetivando a definio de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino; VII - baixar normas gerais sobre cursos de graduao e ps-graduao; VIII - assegurar processo nacional de avaliao das instituies de educao superior, com a cooperao dos sistemas que tiverem responsabilidade sobre este nvel de ensino; IX - autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituies de educao superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino. 1 Na estrutura educacional, haver um Conselho Nacional de Educao, com funes normativas e de superviso e atividade permanente, criado por lei. 2 Para o cumprimento do disposto nos incisos V a IX, a Unio ter acesso a todos os dados e informaes necessrios de todos os estabelecimentos e rgos educacionais. 3 As atribuies constantes do inciso IX podero ser delegadas aos Estados e ao Distrito Federal, desde que mantenham instituies de educao superior.

planos nacionais de educao, integrando e coordenando as suas aes e as dos seus Municpios; IV autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituies de educao superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino; V - baixar normas complementares para o seu sistema de ensino; VI - assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino mdio a todos que o demandarem. VII - assumir o transporte escolar dos alunos da rede estadual.

permitida a atuao em outros nveis de ensino somente quando estiverem atendidas plenamente as necessidades de sua rea de competncia e com recursos acima dos percentuais mnimos vinculados pela Constituio Federal manuteno e desenvolvimento do ensino. VI - assumir o transporte escolar dos alunos da rede municipal. Pargrafo nico. Os Municpios podero optar, ainda, por se integrar ao sistema estadual de ensino ou compor com ele um sistema nico de educao bsica.

Pargrafo nico. Ao Distrito Federal aplicar-se-o as competncias referentes aos Estados e aos Municpios.
HORA DE TREINAR MAIS UM POUCO, OBAAA!!! Nos termos da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB), aponte qual das opes abaixo no representa um princpio com base no qual o ensino deva ser ministrado. a) Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber. b) Coexistncia de instituies pblicas e privadas de ensino. c) Valorizao da experincia extraescolar. d) Gesto democrtica do ensino pblico, na forma desta Lei e da legislao dos sistemas de ensino. e) Desvinculao entre a educao escolar, o trabalho e as prticas sociais. Sobre as competncias dos Estados e Municpios em relao Educao, prevista na LDB 9.394/96, analise as proposies abaixo: I - Cabe aos Municpios oferecer a educao infantil em creches e pr-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental. II - Aos Estados conferida a responsabilidade de assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino mdio a todos que o demandarem. III - O Distrito Federal deve assumir as competncias referentes aos Estados e aos Municpios. Est(o) corretas: a) Apenas I e III. b) I, II e III. c) Apenas II e III. d) Apenas II. e) Apenas I e II. Professor: Dr. Jefferson Santos da Conceio - OAB-MA 11.243 (E-mail: Jefferson_sanco@hotmail.com)

You might also like