You are on page 1of 2

Histria e Historiografia da Educao no Brasil

Eduardo Arriada

VEIGA, Cynthia Greive; FONSECA, Thais Nivia de Lima e. (orgs.). Histria e Historiografia da Educao no Brasil. Belo Horizonte: Autntica, 2003.

Nos ltimos anos a Editora Autntica de Belo Horizonte tem primado por belas edies, diversas delas dedicadas a uma temtica que aos poucos torna-se relevantes nos estudos histricos, qual seja, a histria da educao. Durante muitos anos relegada ao esquecimento, no esqueamos a observao feita por Jos Honrio Rodrigues em sua obra "Teoria da Histria do Brasil: introduo metodolgica", que salientava na poca a falta de estudos nessa rea. O texto das autoras Cynthia Greive Veiga e Tahis Nivia de Lima e Fonseca, organizadoras da obra coletiva "Histria e historiografia da Educao no Brasil", vem em boa hora suprir uma lacuna nos estudos historiogrficos. O trabalho foi desenvolvido por um grupo de pesquisadores vinculados ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Histria da Educao (GEPHE) e ao Centro de Alfabetizao, Leitura e Escrita (CEALE), ambos da Faculdade de Educao da Universidade Federal de Minas Gerais. O presente texto divide-se em trs eixos temticos, o primeiro: "Abordagens, conceitos, metodologias", prioriza uma abordagem mais terica e ampla da historiografia, ressaltando aspectos conceituais e tericos da histria da educao. Temos o artigo de Cynthia Greive Veiga, "Histria Poltica e Histria da Educao", onde procura caracterizar o processo de escolarizao da sociedade brasileira, utilizando teoricamente autores da corrente "nova histria poltica", como por exemplo, Norbert Elias, Peter Burke, Lynn Hunt. Thais Nivia de Lima e Fonseca, em "Histria da Educao e Histria Cultural", traa um amplo paralelo da relao entre essas duas vertentes da histria. Por sua vez Luciano Mendes de Faria Filho, no texto "O processo de escolarizao em Minas Gerais: questes tericometodolgicas e perspectivas de anlise", aborda essa temtica a partir da anlise conceitual da cultura escolar. O segundo eixo temtico, "Dilogos e interfaces", procura clarificar os possveis intercruzamentos com outras reas do conhecimento. Bernardo Jefferson de Oliveira, com o texto "Imaginrio cientfico e a
Histria da Educao, ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas, n. 18, p. 195-196, set. 2005

Histria da Educao", investiga a relao entre historiografia da cincia e a historiografia da educao. Regina Helena de Freitas Campos investiga por sua vez, a interferncia da psicologia na organizao do campo pedaggico no texto intitulado, "Histria da Psicologia e Histria da Educao conexes". No terceiro e ltimo eixo temtico, "Campos de Investigao: a histria da educao no Brasil", procuram os autores analisar os possveis procedimentos metodolgicos em diferentes temas da histria da educao, qual sejam: manuais escolares, infncia, alfabetizao, formao de professores. O artigo de Ana Maria de Oliveira Galvo e Antnio Augusto Gomes Batista, "Manuais escolares e pesquisa em Histria", resgatam a singularidade da discusso sobre as fontes utilizadas, sua natureza, sua importncia, suas possibilidades, dentro da perspectiva de uso dos manuais escolares. O texto de Maria Cristina Soares de Gouva, "A escolarizao da meninice nas Minas Gerais oitocentistas: a individualizao do aluno", procura caracterizar a idia de infncia enquanto construo histria e cultural de um dado momento histrico. Por sua vez o texto, "Histria da Alfabetizao: perspectivas de anlise" de autoria de Francisca Izabel Pereira Maciel, analisa os aspectos fundamentais desse campo de investigao, onde aponta as suas principais tendncias. Por fim o trabalho de Eustquia Salvadora de Sousa e Tarcsio Mauro Vago, "ltima dcada do oitocentos, primeira dcada da Gymnastica na formao do professor mineiro", exploram a histria escolar da Educao Fsica, trabalhando com uma rica documentao que possibilita descurtinar nuances do processo de escolarizao dessa disciplina. Esses diversos textos nos permitem verificar como consta na apresentao da presente obra, o quanto importante analisar o processo da educao para que se possa ampliar a compreenso das formas como, em tempos e espaos distintos, diversas sociedades se organizaram social, cultural e politicamente, suas contribuies para se fazer, contar e estudar a histria e a compreenso de suas especificidades e diferenas no tempo. Portanto, segundo os autores, possvel problematizar a educao em diferentes tempos histricos, em espaos escolares ou no, baseando-se em diferentes temas, o corpo, o aluno, a leitura, as instituies, os saberes, etc...em diferentes sujeitos, a criana, a mulher, o negro, o professor, etc... e em diferentes documentos; os peridicos, os relatrios, os manuais, os livros de leitura, etc... bem como em diferentes abordagens terico-metodolgicas.

Eduardo Arriada professor da Faculdade de Educao da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). 196

You might also like