You are on page 1of 15

Rsticos X Urbanos: O Problema do Insulamento e a Possibilidade de uma Filosofia Ctica

135

Danilo Marcondes *

Rsticos X Urbanos: O Problema do Insulamento e a Possibilidade de uma Filosofia Ctica

But that all his arguments, though otherwise intended, are, in reality, merely skeptical, appears from this, that they admit of no answer and produce no conviction.
Hume referindo-se a Berkeley

(Enquiry on Human Understanding, I, 122, n.1)


Resumo

A anlise da noo de insulamento permite uma discusso sobre a possibilidade de uma filosofia ctica, sobre a relao entre a filosofia e a experincia comum e sobre as diferenas entre ceticismo antigo e moderno. A principal questo refere-se a se a filosofia ctica pode ser vivida, enquanto filosofia prtica, e se a resposta a essa questo muda significativamente do pensamento antigo para o moderno.
Palavras-chave: Ceticismo . Insulamento . Filosofia Antiga . Filosofia Moderna Abstract

The analysis of the notion of insulation is the starting point of a discussion about the possibility of a skeptical philosophy, as well as about the relation between philosophy and ordinary life. This discussion takes place against the background of the comparison between ancient and modern philosophy. Can the skeptic live his skepticism? Is there a significant change in the answer to this question from ancient to modern philosophy? These are the central issues addressed in this paper.
Key words: Skepticism . Insulation . Modern Philosophy . Ancient

Philosophy
* PUC-Rio.
O que nos faz pensar n24, outubro de 2008

136

Danilo Marcondes

1. Introduo

A discusso em torno da noo de insulamento tem sido um dos principais focos das questes sobre a possibilidade de uma filosofia ctica, sobre a relao entre a filosofia e a experincia comum e sobre as diferenas entre ceticismo antigo e moderno. A coletnea The Original Skeptics (Burnyeat e Frede: 1997) rene alguns dos principais textos sobre esta discusso e ser o nosso ponto de partida para a anlise dessas questes. Esta obra me parece particularmente significativa porque nela os autores articulam a perspectiva histrica com a anlise conceitual caracterstica da tradio analtica. Inicialmente a noo de insulamento relaciona-se ao alcance da suspenso do juzo e, portanto, prpria viabilidade da atitude ctica. A suspenso do juzo adotada pelos cticos antigos atingiria as crenas do ser humano comum ou estaria restrita ao campo terico e conceitual, s doutrinas do dogmtico? Se atinge a vida do ser humano comum, at que ponto no inviabiliza a conduta deste indivduo que no disporia de critrios para tomar suas decises cotidianas e para justific-las? Se, por outro lado, restringimos os questionamentos filosficos ao campo terico ou conceitual, no estaramos adotando uma posio em que a filosofia deixaria concretamente de ter impacto sobre nossa vida prtica? Tornar a vida comum imune ao ceticismo no levaria tambm a filosofia ctica a tornar-se incua para a vida comum? Segundo Burnyeat (op. cit.), no encontramos no pensamento antigo, principalmente no Helenismo, a separao entre vida comum e doutrinas filosficas, o que teria ocorrido tipicamente no pensamento moderno. As doutrinas dogmticas, como por exemplo a estica, visavam orientar as decises que o ser humano deveria tomar em sua vida comum e definir os critrios de validade dessas decises. Este o sentido das regras da arte do bem viver na tica helenstica. Os cticos consideravam que essas tentativas de justificar filosoficamente as prticas comuns e de estabelecer critrios para a deciso correta estavam fadadas ao insucesso, porque sempre se poderiam questionar as justificativas e os critrios. A fundamentao terica das prticas invivel porque as teorias elas prprias careceriam de fundamentao. Burnyeat (1997, pg. 93), citando Thompson Clarke (1972), caracteriza o insulamento pela tese de que as afirmaes que fazemos em nossa atitude comum so imunes ao questionamento ctico, que s se aplicaria a questes tericas e conceituais e pretenso de fundamentar uma teoria filosfica. Isso significa, por outro lado, que no podemos recorrer a crenas e certezas de nossa vida comum para fundamentar, ou mesmo esclarecer, teses filosficas.

Rsticos X Urbanos: O Problema do Insulamento e a Possibilidade de uma Filosofia Ctica

137

A separao entre os dois mundos, o da experincia do ser humano comum e o da reflexo terica do filsofo, dar-se-ia por completo. Os filsofos modernos, influenciados pelo ceticismo epistmico e pela valorizao da subjetividade, ainda segundo a anlise de Burnyeat (1997), teriam tendido ao insulamento no sentido de admitir a validade da problematizao dos conceitos tericos da filosofia dogmtica, procurando, porm, evitar que este questionamento atingisse a vida comum. Examinaremos luz dessa discusso a possibilidade de uma filosofia ctica, procurando responder questo da viabilidade desta filosofia em relao a como se pode interpretar o alcance da suspenso do juzo e considerando tambm a possibilidade de uma interpretao da suspenso do juzo recorrendo filosofia da linguagem na perspectiva da pragmtica, numa tentativa de evitar os impasses a que essa discusso em torno do insulamento parece levar.

2. O problema do insulamento 2.1. No que consiste o insulamento?

Para responder a essa questo proponho examinarmos a formulao de Burnyeat (1997) que parece ser o primeiro a usar o termo insulamento (insulation) no sentido que nos interessa aqui mais de perto. Essa noo tem implicaes para uma srie de questes centrais para se pensar o ceticismo e a possibilidade de uma filosofia ctica e desdobramentos que tocam em um conjunto de problemas cruciais na discusso filosfica contempornea. A partir da considerao de que a poche o que define a filosofia ctica antiga, particularmente o Pirronismo, levanta-se a questo sobre o sentido e o alcance da poche. No que consiste a suspenso, o que se coloca em suspenso? A possibilidade ou no de o ctico ter crenas e de o ceticismo ser ou no vivido decorre do tipo de resposta que se pode dar a estas questes. Isso j consistia em um problema crucial no contexto do ceticismo antigo e o ponto de partida do debate entre Burneyat, Barnes e Frede, cujos textos esto reunidos na coletnea mencionada anteriormente. O insulamento deveria ser um recurso metodolgico para evitar as conseqncias desastrosas do alcance da poche na medida em que atingisse nossa vida prtica. Na apresentao dos tropos, sobretudo os conhecidos como de Enesidemo e de Agripa, Sexto Emprico (Hipotiposes, I, XIV-XV) caracteriza a suspenso do juzo, stasis dianias, como decorrendo do conflito entre opinies ou doutrinas que fazem afirmaes excludentes acerca da natureza de algo ou da

138

Danilo Marcondes

possibilidade de validar qualquer afirmao de modo conclusivo. A poche decorre, portanto, da dinamis antithetik, ou seja, da produo do conflito entre opinies e doutrinas. Segundo essa interpretao, devemos suspender o juzo tanto em relao a afirmaes das doutrinas dos dogmticos que tm pretenso a dizer algo sobre o no-evidente, sobre o que ultrapassa o fenmeno, quanto a afirmaes das pessoas comuns que, embora se encontrem no plano do fenmeno, fazem afirmaes dogmticas ao no admitirem a provisoriedade ou precariedade do que afirmam, atribuindo-lhes certeza. Haveria assim dogmatismo tanto nas opinies das pessoas comuns quanto nas pretenses de teses tericas ou cientficas dos dogmticos. Quanto s afirmaes acerca do no-evidente que os tericos pretendem fazer, a suspenso do juzo no seria problemtica, mas indicaria apenas a impossibilidade de dizer algo conclusivo sobre o no-evidente. Afirmaes desse tipo estariam sujeitas aos tropos. Teramos com isso uma espcie de verificacionismo radical suscetvel ao mesmo tipo de crtica que o verificacionismo sofreu (v. Holdcroft). De um ponto de vista histrico, a cincia moderna teria, por sua vez, incorporado essa posio ao considerar suas afirmaes como hipotticas e ao adotar critrios probabilsticos de deciso. No ceticismo antigo, temos a necessidade do insulamento se considerarmos, segundo o ceticismo mais radical, ou rstico, no dizer de Barnes (1997), que a suspenso do juzo atinge as crenas das pessoas comuns. Isso se torna problemtico porque necessitamos de crenas para agir, tomar decises na vida prtica. A ausncia de crenas, ou sua suspenso, resultaria na impossibilidade de agir, na inao, ou apraxia. Mas seria possvel viver sem crenas (adoxastos)?

2.2. Quando comea o insulamento?

Se considerarmos que o ceticismo antigo (tanto Pirrnico quanto acadmico) foi essencialmente uma filosofia prtica, sendo que no pensamento moderno o ceticismo tenderia para uma discusso terica, ento o insulamento poderia ser um critrio histrico de demarcao entre ceticismo antigo e moderno e da especificidade do ceticismo moderno. A primeira referncia a esse respeito que temos sobre a separao entre doutrina e prtica se encontra numa passagem de Antgono de Caristos que relata as palavras de Enesidemos sobre Pirro: Pirro no iria se lanar sob um veculo, sua filosofia estava em harmonia com o ensinamento da poche, mas isso no quer dizer que agisse cegamente (Couissin, 1929, p. 381).

Rsticos X Urbanos: O Problema do Insulamento e a Possibilidade de uma Filosofia Ctica

139

Segundo a anlise de Couissin (1929), a poche seria um conceito empregado originariamente pelos esticos. Os esticos distinguiam graus de certeza no processo de conhecimento, sendo o grau mximo caracterizado pela imagem do punho firmemente cerrado, definido como katlepsis. Sobre aquilo em relao ao que no temos certeza devemos suspender o juzo, ou no devemos dar o assentimento (synkattesis/sugkata /tesij). Arcesilau, em sua polmica contra os esticos teria argumentado ento que para sermos coerentes deveramos suspender o juzo acerca de tudo, j que sempre podemos questionar a pretenso a certeza, advogando a poche peri panton. Como segundo a concepo estica algum grau de certeza necessrio para a tomada de deciso, a poche generalizada teria como conseqncia a impossibilidade de agir. O que evidencia a ausncia de insulamento na discusso entre esticos e Acadmicos. Por esse motivo, Arcesilau teria introduzido a noo de eulogon como sucedneo da certeza e critrio alternativo para a tomada de deciso. No contexto moderno, sobretudo a partir de Descartes, o ceticismo teria dado uma guinada epistmica. Em decorrncia do argumento do cogito que, segundo Popkin (2003), teria gerado um ceticismo triunfante, toda uma nova problemtica, ausente da discusso ctica antiga, entra em cena; caracteristicamente o problema da existncia do mundo externo e o solipsismo dele decorrente. O mtodo da dvida cartesiana d um novo sentido ao ceticismo e, alis, o prprio termo dvida no possui um correlato fiel no ceticismo antigo, ao menos no com a centralidade que adquire a partir do final do sculo XVI, e certamente no traduz o termo poche. A guinada epistmica consistiria assim na centralidade que Descartes e seus sucessores, mesmo no campo empirista, teriam atribudo questo do conhecimento e de suas implicaes, sobretudo no contexto histrico de defesa da cincia moderna contra os erros dos antigos, lugar comum da discusso filosfica da poca em pensadores da importncia de Bacon, do prprio Descartes, e de Locke. Contudo, mesmo Burnyeat no concorda inteiramente com essa viso e, segundo ele, o insulamento ainda no se encontra definitivamente instalado na filosofia cartesiana, uma vez que para Descartes a dvida tem conseqncias diretas para a vida prtica, o que pode ser ilustrado, por exemplo, pela necessidade de uma moral provisria at que se restabelea a certeza e se possa

1 Segundo Popkin, embora encontrada em autores que antecedem Descartes, como Castellio, e em autores que influenciam Descartes, como Charron, a dvida cartesiana tem um papel em sua filosofia que no encontra equivalente no contexto anterior, e sobretudo esse papel que passa a influenciar o desenvolvimento da filosofia moderna. Ver tambm Descartess method of doubt.

140

Danilo Marcondes

fundamentar uma cincia da moral em que nossas decises sejam baseadas. O alcance da dvida metdica seria incompatvel com o insulamento. Na concepo ctica antiga, a reflexo filosfica seria contnua com a experincia comum, no exigiria uma ruptura ou mudana radical quanto atitude do ser humano comum. As concepes doutrinrias, por outro lado, exigiriam um abandono da atitude dita ingnua da vida comum, vista muitas vezes tambm como dogmtica por basear-se em opinies assumidas como verdades definitivas. A filosofia exigiria um novo vocabulrio conceitual e uma nova prtica argumentativa, mais rigorosos e mais fundamentados, garantindo assim a validade dos resultados dessa reflexo. O questionamento ctico mostra, contudo, as dificuldades de se estabelecerem esse vocabulrio e esses argumentos, sujeitos eles prprios tambm a controvrsias insolveis, a contra-exemplos inevitveis e ao conflito das doutrinas. A possibilidade de ruptura com a vida comum e de passagem para um outro plano, abstrato, conceitual, suscitam questes sobre que plano seria esse, como poderamos efetivamente atingi-lo e que garantia teramos de suas vantagens ou de sua superioridade em relao vida comum. Na interpretao de Burnyeat (1997) sobre o ceticismo antigo, o ctico d o seu assentimento s impresses que provm da experincia, mas suspende o juzo acerca das pretenses de explic-las ou justific-las teoricamente. Os filsofos modernos, influenciados pelo ceticismo epistmico e pela valorizao da subjetividade, segundo esta interpretao, teriam tendido ao insulamento no sentido de admitir a validade da problematizao dos conceitos tericos da filosofia dogmtica, procurando, porm, evitar que esse questionamento atingisse a vida comum. Segundo Burnyeat (1984, pg. 251), Sexto descreve a si prprio como um defensor do homem comum e da vida ordinria. No tem objees contra o modo de falar do homem comum, apenas contra a crena do dogmtico de que pode atingir um tipo de conhecimento mais amplo e mais completo da verdade que o homem comum pressupe para os propsitos de sua vida comum.

2 Deve-se ressalvar que vida comum no deve ser entendido como algo de unitrio ou monoltico, sob o risco de se tornar mais um conceito metafsico, equivalente posio terica ou doutrinria do metafsico ou do cientista, mas deve ser caracterizada como diversa e plural no sentido de nossa experincia cotidiana.

Rsticos X Urbanos: O Problema do Insulamento e a Possibilidade de uma Filosofia Ctica

141

Mas se o insulamento caracterstico do pensamento moderno, quando teria comeado? E seria possvel pensar filosoficamente no mundo contemporneo sem praticar o insulamento? Para Burnyeat (1997, pgs. 121-123), Kant efetivamente o filsofo que inaugura o insulamento na filosofia moderna ao separar o plano do emprico e o do transcendental. Isso acarreta, contudo, segundo essa interpretao, a transferncia da dvida ctica para o plano transcendental. Se o insulamento kantiano compatibiliza o idealismo transcendental com o realismo emprico, isso, contudo, parece se dar no campo da razo terica, j que no campo da razo prtica devemos tomar decises e agir com base em princpios ditados pela razo. No contexto do ceticismo antigo o insulamento seria necessrio para evitar que a suspenso do juzo atingisse as crenas do homem comum, e no inviabilizasse, portanto, a sua ao. Para agir necessitamos de crenas a partir das quais deliberamos sobre nosso curso de ao. Como vimos anteriormente, sem crenas estaramos condenados apraxia, inao. E, por este motivo, o ceticismo seria invivel. Defrontamo-nos ento com o seguinte dilema: ou o ceticismo invivel porque leva inao ou devemos praticar o insulamento. Mas seria, por sua vez, o insulamento vivel? Em que sentido a suspenso operaria sem afetar as crenas e a conduta das pessoas comuns? Duas estratgias podem ser adotadas a esse respeito. A primeira supe que o insulamento necessrio e por isso sua viabilidade deve ser explicada. Porm a conseqncia da adoo do insulamento consistira em tornar o ceticismo sem implicaes diretas para a vida comum e, assim sendo, sem efeito teraputico, uma das pretenses centrais dos cticos antigos. A segunda aceita a inviabilidade da apraxia, mas supe que o insulamento no necessrio porque perfeitamente possvel mostrar a compatibilidade entre a suspenso do juzo e a ao humana. Para isso devemos analisar o conceito de suspenso de juzo, seu alcance, sua relao com crenas e a relao das crenas com a ao. Segundo a discusso desenvolvida em The original skeptics, a filosofia ctica no pode ser entendida apenas como um modo de argumentar, uma dialtica, mas, sobretudo, atravs do modo de vida que prope, como a atitude ctica, a skeptik agog. necessrio, portanto, que este modo de vida seja vivel, e isso o que est em questo. Na filosofia moderna, essa posio e essa exigncia filosfica teriam mudado radicalmente. O papel da filosofia

3 Deixo de lado o exame da hiptese da viabilidade da apraxia em um tipo de Pirronismo radical.

142

Danilo Marcondes

passou a restringir-se a uma discusso conceitual, circunscrevendo-se ao exame dos fundamentos de nossas crenas e valores, a como podemos justificlas ou legitim-las. O insulamento, proposto inicialmente como uma forma de viabilizar a filosofia ctica, evitando que a suspenso do juzo conduzisse impossibilidade da ao, passou a ser a caracterstica central da filosofia, tornando a discusso filosfica um discurso de segunda ordem. De acordo com a interpretao de Burnyeat, a filosofia ctica antiga se caracterizaria no pela pergunta sobre se o conhecimento possvel ou sobre o que podemos conhecer, mas sim pela pergunta sobre as razes, ou justificativas, de nossas crenas, tericas ou prtica, cognitivas ou morais. Portanto, os cticos antigos efetivamente mantinham a possibilidade de se ter crenas, a compatibilidade entre a atitude ctica e crenas no dogmticas. Filsofos modernos e contemporneos que levaram em conta a postura ctica, de Hume a Wittgenstein, argumentaram que essa questo no admite resposta, uma falsa questo que, uma vez formulada, nos conduz a um beco sem sada. O papel da filosofia no seria mais perguntar sobre as razes, a justificao ou a legitimidade, porque essas no podem ser dadas de forma conclusiva ou definitiva. Seria, no mximo, perguntar pelo sentido que pode ser explicitado, esclarecido, eventualmente compartilhado e at mesmo alterado, mas no devido a um conhecimento mais amplo ou mais bem fundamentado, uma justificativa mais verdadeira, e sim, na melhor das hipteses, com base em um entendimento mais completo, mais amplo, mais alargado. Pergunta, portanto, que no admite uma resposta nica. Os argumentos cticos no podem ser refutados, mas devem ser superados em conseqncia de seu efeito antidogmtico. Abandonado o dogmatismo, tornar-se-iam desnecessrios. O ceticismo moderno, sobretudo em sua vertente metodolgica, representada por Descartes, teria provocado a seguinte dificuldade: uma vez adotado, como super-lo? A fora dos argumentos cticos gerados dessa forma teria como conseqncia a dificuldade de ir alm deles, o que ocorre, por exemplo, com o problema da existncia do mundo externo. Por uma questo de honestidade intelectual e de coerncia com o ponto de partida, no possvel abandonar o ceticismo antes de encontrar a certeza. devido a isso que Popkin considera que Descartes acabou por tornar-se um ctico malgr lui, o que eventualmente levou condenao de sua obra. significativo, embora freqentemente ignorado, que o argumento do cogito tem a estrutura de uma

4 Da a afirmao de Hume acerca de Berkeley, citada na epgrafe.

Rsticos X Urbanos: O Problema do Insulamento e a Possibilidade de uma Filosofia Ctica

143

prova por absurdo. Descartes visava mostrar que seus pressupostos e concluses, uma vez aceitos, levariam a absurdos entre os quais o famoso problema da realidade do mundo externo e, portanto, deveriam ser rejeitados. No avaliou, contudo, que h sempre filsofos dispostos a aceitar o absurdo. A dvida e a suspenso no podem ser primitivas, no podem ser adotadas seno com base em um conjunto de certezas que lhes serve como pano de fundo. Essas certezas consistem no que Wittgenstein denominou de hinge propositions, que poderamos traduzir como proposies axiais. Porm no so certezas no sentido de que estamos convictos delas, ou as consideramos justificadas ou legitimadas, mas sim apenas porque as adotamos como pressupostos, e s a partir desses pressupostos que no podem ser postos em dvida podemos, por sua vez, formular dvidas. No podemos deixar de ter pressupostos, proposies axiais de algum tipo, em torno das quais as demais giram, o que no significa que essas proposies elas prprias, seus contedos determinados, no possam ser colocadas em dvida, questionadas, substitudas. Isso pressuporia, contudo, outras proposies axiais e assim sucessivamente. Estabelece-se ento que a dvida s pode ser formulada com base em algum conjunto de crenas, mas no em um conjunto determinado de crenas. A possibilidade de se formularem questes pressupe a crena ou aceitao de certas proposies que no faz sentido questionar. Segundo essa concepo, em nossa prtica cotidiana, em nosso uso comum da linguagem, no colocamos em questo as regras de uso, no nos perguntamos sobre elas, no examinamos as proposies axiais, mas apenas as empregamos, as aplicamos. Essa necessidade de exame s se d quando nos defrontamos com uma situao que nos parece nova, ou quando devemos tomar uma deciso que no nos parece clara. Necessitamos ento de esclarecimento e, nesse caso, examinamos aquilo que se encontra no pano de fundo. O questionamento ctico no atingiria assim as crenas da vida comum, mas apenas as pretenses doutrinrias a estabelecer verdades justificadas de forma definitiva. As crenas do ser humano comum, por no terem essa pretenso e por no se basearem em pressupostos tericos, estariam imunes ao questionamento ctico e funcionariam apenas como formas de agir que tornariam possvel nossa conduta, sem nenhuma pretenso verdade ou a justificaes definitivas; elas admitiriam, portanto, alternativas, mudanas, variaes.

5 On Certainty, 341. Ver tambm OC, 51, 95, 96, 109, 308-309, 319-321, 401-402, 494-495. O termo usado por Wittgenstein em OC 341 Angeln.

144

Danilo Marcondes

De um ponto de vista prtico, a reflexo ctica levaria o ser humano comum a abandonar as pretenses dogmticas e, dessa forma, a tomar suas decises de modo mais amadurecido, sem a precipitao e a presuno do dogmtico e, portanto, tambm de forma mais tranqila, aberta reformulao de seus prprios pressupostos e tolerncia quanto a posies divergentes.

3. Uma anlise pragmtica da suspenso do juzo

Minha proposta consiste em recorrer filosofia da linguagem contempornea para buscar uma forma de tratamento do problema do insulamento, seguindo sugesto de Jonathan Barnes, que, contudo, no chega propriamente a desenvolv-la. Barnes relaciona o uso em Sexto Emprico da expresso apangelia, interpretada como expresso de um estado mental, com a discusso em Wittgenstein dos avowals (usserungen), ou usos expressivos da linguagem, em que haveria uma expresso sem uma afirmao, ou seja, sem a assero de uma proposio que possa ser verdadeira ou falsa. Nesses casos, a expresso uma manifestao de uma sensao ou impresso, sem que aquele que a expresse tenha crenas ou razes para isso. A expresso teria como caracterstica central a espontaneidade e no envolveria a afirmao de uma crena justificada ou o assentimento a uma proposio. Diz Wittgenstein (Inv. Fil. 244), em uma passagem citada por Barnes (op. cit. pgs. 65-66): Palavras [que se referem a sensaes] so ligadas expresso originria e natural da sensao e colocadas no lugar dela. Uma criana se machucou e grita; ento os adultos falam com ela e lhe ensinam exclamaes e, posteriormente, frases. Ensinam criana um novo comportamento perante a dor. Assim, pois, voc diz que a palavra dor significa, na verdade, o gritar? Ao contrrio, a expresso verbal da dor substitui o gritar e no o descreve. Mas o que seriam avowals (usserungen)? O termo , na verdade, de difcil traduo, sendo sua origem latina o verbo vocare e a locuo ad vocare, chamar. O avowal assim um chamamento, quase um grito. O termo alemo

6 Ver The beliefs of a pyrrhonist, seo III, em Burnyeat e Frede (1997). 7 Sobre a noo de avowals em Wittgenstein, ver Hacker (1972), cap. IX. Hankinson tambm analisa a noo ctica de apangelia , aproximando-a da de avowals, ou usos expressivos da linguagem.

Rsticos X Urbanos: O Problema do Insulamento e a Possibilidade de uma Filosofia Ctica

145

usserung pode ser traduzido como externalizao, a partir do verbo externar ou externalizar, desde que se entenda externar evitando a dicotomia interno/externo. A assim chamada doutrina dos avowals (Investigaes Filosficas 244, 281, 288, 290) consiste em interpretar determinadas sentenas como Eu sinto dor de dentes como no sendo nem verdadeiras nem falsas, no se caracterizando portanto como descries de estados mentais (ter conscincia de estar sentido dor), mas sim como expresses ou manifestaes de sensaes como um grito. Portanto, no faz sentido dizer Eu sei que estou com dor, porque no se trata de algo que eu saiba ou conhea; no se trata da descrio verbal de um estado interior que verdadeiro quando de fato tenho esta sensao ou me encontro nesse estado. O avowal no o resultado de algo que sei, mas a expresso da prpria sensao. Se recorrermos teoria dos atos de fala, encontramos, na classificao das foras ilocucionrias proposta inicialmente por Austin e retomada por John Searle, os atos expressivos10, definidos como aqueles em que o falante expressa um estado psicolgico, sendo o seu critrio de validade a condio de sinceridade do falante. Os expressivos podem ser aproximados dos avowals em Wittgenstein, j que contm a mesma idia da expresso de uma sensao ou de um sentimento. Exemplos de expressivos dados por Searle so: Bravo!, Salve!, Desculpe-me, Parabns!. Mas, segundo essa classificao, expressivos so atos de fala de tipo bastante especfico e restritos a contextos determinados, uma dentre as vrias possibilidades de agirmos por meio de palavras. Mas seria possvel dar conta da ao humana e da conduta em geral exclusivamente, ou ao menos centralmente, por meio de expresses desse tipo? Isso no restringiria de modo inaceitvel a possibilidade de ao? No parece, portanto, vivel reduzirmos as crenas do pirrnico apenas aos usos expressivos da linguagem. Porm, talvez isso no seja necessrio, se considerarmos que a suspenso no deve necessariamente aplicar-se a todas as crenas do pirrnico, mas apenas quelas que so objeto de controvrsia, acerca das quais impossvel tomar uma deciso fundamentada. Mas seria possvel interpretar mesmo essas apenas atravs do carter expressivo da linguagem? Qual seria propriamente o ato de fala do pirrnico (Barnes, pg. 65)?
8 Retomo aqui meu artigo Juzo, suspenso de juzo e filosofia ctica, Kriterion, 1997. 9 Segundo a terminologia de P. M. S. Hacker (1972), cap. IX. 10 Austin usa o termo comportamentais (behabitives).

146

Danilo Marcondes

Uma outra interpretao possvel consistiria em recorrer concepo mais ampla da linguagem como tendo um carter performativo, e realizao dos atos de fala como formas de ao no real, e no como relatos ou descries, dando ento destaque aos atos de fala expressivos. De acordo com essa concepo performativa de linguagem e da constituio do significado, no se tem mais o processo de formao da sentena, a considerao de sua verdade ou falsidade e o assentimento sentena, produzindo assim o juzo. No caso das externalizaes, a sensao ou o estado em que me encontro e sua expresso so indissociveis. Ora, se interpretarmos a suspenso como um pathos, esta poderia ser entendida como um avowal ou externalizao. Hankinson (1994) sugere a leitura de Hipotiposes I, 203 precisamente nesta linha: [...] sempre que digo a cada argumento um argumento equivalente pode ser contraposto, o que digo com efeito que a cada argumento investigado por mim, que estabelece algo que parece dogmtico, parece-me haver um outro argumento que estabelece algo dogmaticamente, equivalente ao primeiro do ponto de vista de sua credibilidade ou falta de credibilidade, de tal forma que o proferimento desta frmula no dogmtico, mas consiste em uma expresso [avowal, apangelia, externalizao] de uma afeco humana, algo que aparente a quem afetado. A expresso da afeco pelo ctico teria assim o carter expressivo do avowal, no tendo as caractersticas do juzo com sua natureza descritiva e sua pretenso verdade. Nesse caso o avowal ou expressivo teria uma aplicao mais ampla, porque seria uma expresso das impresses que temos a partir dos phainomena, de carter no dogmtico no sentido de que no expressariam juzos. Como vimos anteriormente, os atos de fala expressivos11 so caracterizados precisamente dessa maneira, como expresses ou manifestaes, como realizao de um comportamento, e no como descrio ou relato de algo, portanto sem valor de verdade e no admitindo uma anlise em termos das duas etapas anteriormente consideradas, a formao de crenas e o assentimento a estas. A ao no pressuporia mais ento o assentimento.

11 Para a caracterizao dos expressivos ver Searle (1979), cap. I, e Vanderveken (1990) 6, V.

Rsticos X Urbanos: O Problema do Insulamento e a Possibilidade de uma Filosofia Ctica

147

A prpria poche deveria ser interpretada como um ato de fala expressivo: dizer Eu suspendo o juzo efetivamente suspender o juzo; no uma declarao, mas uma atitude, um tipo de expressivo. A partir dessa tomada de posio, todos os atos seguintes do pirrnico perderiam sua fora assertrica em funo da suspenso. Com efeito, de modo geral, a considerao originria de Austin da linguagem como performativa, como consistindo na realizao de atos e no no relato ou descrio de processos interiores, nos afastaria da concepo tradicional segundo a qual o agir pressuporia crenas que se formulam em juzos, levando-nos a tomar decises. Mesmo os usos da linguagem de tipo assertivos ou declarativos deveriam ser interpretados como realizaes ou atos. A estratgia para a discusso do alcance da suspenso do juzo e para a superao das aporias do insulamento consiste em considerar que podemos suspender nosso juzo sobre a validade ou no de certas crenas acerca do que no podemos decidir. Porm, isso se restringe a determinadas crenas problemticas apenas, e no elimina todas as nossas crenas, j que, segundo o argumento de Wittgenstein, continuamos necessariamente a adotar certas proposies axiais como pressupostos. No seria possvel, nem sequer necessrio, uma poche generalizada, a poche peri panton dos Acadmicos (Pierre Couissin, 1929), a que nos referimos anteriormente. Por outro lado, mesmo aquelas crenas que esto submetidas poche no nos conduziriam inao. Segundo a proposta de Barnes (1997, III, pgs. 65-66), a atitude do pirrnico rstico poderia ser interpretada como consistindo em expresses da maneira como afetado pelo phainomenon, no como formulando crenas com pretenso a serem verdadeiras, e portanto sobre cuja verdade ou falsidade devemos nos casos problemticos suspender o juzo. O pirrnico rstico poderia assim expressar suas impresses sem ter crenas. Temos com isso uma interpretao que parece compatibilizar a suspenso do juzo e, conseqentemente, de crenas, com a possibilidade da ao, desde que entendida com base em avowals ou atos expressivos. Voltando nossa questo anterior, resta saber se seria possvel restringir a conduta humana a esse tipo de ao, mas talvez esse seja o preo que o rstico deva pagar, aquilo que o torna exatamente um rstico. Uma interpretao alternativa procura compatibilizar a existncia de crenas com a suspenso do juzo, se limitamos a suspenso do juzo aos atos assertricos ou declarativos, que tm papel descritivo e portanto pretenso verdade, mantendo no entanto a possibilidade dos demais, que no teriam essa pretenso, mas que, por serem tipicamente performativos, no pressu-

148

Danilo Marcondes

poriam a verdade ou falsidade de crenas. No agimos porque nos baseamos em crenas sobre o real que julgamos verdadeiras, algumas das quais, uma vez questionadas, no sabemos como justific-las, devendo ento suspender o juzo acerca delas. Agimos porque assumimos compromissos quando fazemos promessas ou pedidos, quando damos ordens, quando damos um parecer ou um veredicto. O ctico urbano admitiria crenas assumidas de modo no dogmtico, circunscrevendo as crenas dogmticas a determinados tipos de uso assertrico da linguagem em que afirmamos a verdade de algo, o que supe que tenhamos boas razes para isso, mas que tambm pode ser sempre objeto de questionamento ctico. Porm, como j vimos, esse tipo de uso apenas um dentre vrios que praticamos, e a suspenso do juzo em relao a essas crenas no inviabilizaria nossa conduta, mas apenas evitaria que fizssemos afirmaes acerca daquilo sobre o que no temos elementos que justifiquem essa pretenso verdade. Diferente do rstico que se restringiria aos expressivos, o urbano poderia realizar todo um conjunto de atos, exceto talvez os assertricos, em que as crenas pressupem uma pretenso ao conhecimento da verdade. Crenas assumidas em outros atos, sem essa pretenso, seriam perfeitamente admissveis. Se, para recorrer a uma noo introduzida por Searle, reduzo o grau de fora da assero, transformando esses atos em hipotticos, passariam ento a ser compatveis com crenas no dogmticas. Distinguimos assim a noo de crena da noo de dogma, este ltimo compreendido como crena com pretenso verdade justificada e definitiva. Essa parece ser a proposta de Barnes, retomando o que diz Sexto Emprico ao discutir se o ctico dogmatiza (H.P. I, 13-15). Tanto em um caso quanto em outro, o insulamento seria dispensvel. Ou seja, a necessidade do insulamento resultaria apenas de uma concepo filosfica que atribusse centralidade, talvez excessiva, s crenas que assumimos em nossos usos de atos assertricos em nossas vidas. Se interpretarmos teorias cientficas e filosficas de modo no dogmtico, elas no assumiriam necessariamente o grau mximo de fora dos assertricos, mas teriam simplesmente um carter hipottico e probabilstico, compatvel, portanto, com a atitude suspensiva do ctico. Uma terceira alternativa seria ento supor que seja esse o caso do que ocorre com as crenas aps assumirmos a suspenso. Elas perdem sua fora assertrica, mas no deixam de ser crenas, apenas tm o seu grau de fora reduzido ou atenuado. O urbano poderia ter crenas, mas seria o anti-dogmtico por excelncia.

Rsticos X Urbanos: O Problema do Insulamento e a Possibilidade de uma Filosofia Ctica

149

Com isso, seria necessrio ainda o insulamento? E precisaramos ainda nos perguntar se o ceticismo pode ser vivido? Ou passamos a v-lo apenas como uma preparao para viver a vida comum?
Referncias Bibliogrficas

Burnyeat, Miles e Michael Frede. The original skeptics: a controversy. Indianapolis: Hackett, 1997. Couissin, Pierre. Lorigine et lvolution de lpoche. In: Revue des tudes grecques, 42, 1929. Clarke, T. The Legacy of Skepticism. In: Journal of Philosophy, 1972. Hacker, P. M. S. Insight and illusion. Oxford: Oxford Univ. Press, 1972. Hankinson, R. J. The skeptics. London: Routledge, 1995. Larcio, Digenes. Vidas e doutrinas dos filsofos ilustres. Braslia: UnB. Marcondes, Danilo. Ceticismo e Filosofia Analtica. In: Carvalho, Maria Ceclia de (org.). A Filosofia Analtica no Brasil. Campinas: Papirus, 1995. Marcondes, Danilo. La inocencia por la que se debe luchar: el escepticismo y la Idea de filosofia como terapia. In: Revista Latinoamericana de filosofa, 1993. Popkin, Richard H. The high road to Pyrrhonism. Indianapolis: Hackett, 1993b. Popkin, Richard H. The history of scepticism from Savonarola to Bayle. Oxford: Oxford University Press, 2003. Porchat, Oswaldo. Vida comum e ceticismo. So Paulo: Brasiliense, 1993. Sexto Emprico. Works. Loeb, Harvard University Press. Stroud, Barry. The significance of philosophical skepticism. Oxford: Clarendon Press, 1984. Wittgenstein, L. On Certainty. Oxford: Blackwell, 1974. Wittgenstein, L. Philosophical Investigations. Oxford: Blackwell, 2003.

You might also like