You are on page 1of 3

ROTEIRO DE PESQUISA: DA RSSIA DOS CZARES URSS ESTUDANTE: ________________________ GRUPO: ________ OBJETIVO GERAL: Conhecer a Revoluo Russa

a e as mudanas que ela traz para a

histria da humanidade.
OBJETIVOS

ATIVIDADES Ler o texto da p. 86 Explicar, com base no texto, o porqu da seguinte afirmao: Rssia, um pas de contrastes. Ler o texto das p. 88 e 89 Diferenciar a Revoluo de Fevereiro da Revoluo de Outubro, mencionando as principais medidas adotadas em cada situao. Ler o texto da p. 87 Responder a questo: Que acontecimento ficou conhecido como Domingo Sangrento? Ler o texto do Anexo 1. Ler o texto Bolcheviques e Mencheviques, p. 88. Responder as questes: 1) Com base na ideia do antagonismo de classes vide anexo Socialismo, etapa para o Comunismo e na leitura do texto Bolcheviques e Mencheviques pgina 88, livro de Histria -, descreva as classes em oposio de acordo com os socialistas russos divididos em: bolcheviques e mencheviques. 2) Com os conhecimentos adquiridos na leitura dos textos Socialismo, etapa para o Capitalismo (anexo) e A Revoluo de Outubro (pgina 89), aponte como o iderio comunista-socialista aparece no programa bolchevique e nas medidas revolucionrias que o novo governo adotou.

1- Compreender os contrastes presentes na Rssia Czarista.

FONTES DE PESQUISA HIST 9

AVALIAO DO EDUCADOR

2- Refletir sobre os dois acontecimentos revolucionrios de 1917.

HIST 9

3- Entender o episdio que foi considerado um ensaio geral para a Revoluo de 1917 4- Descobrir o que a alternativa socialista e comunista na reproduo social.

HIST 9

HIST 9 ANEXO 1

5- Identificar os grupos em contenda durante a guerra civil.

6- Conhecer as novas medidas adotadas no X Congresso do Partido Comunista 7- Refletir sobre a ditadura stalinista 8- Interpretar o texto Um jornalista na Revoluo Russa. OBJETIVO 4: ANEXO 1

Ler o texto da p. 90. Responder as questes: Quais eram os grupos em conflito? O que defendiam? Ler o texto da p. 90. Responder em seu caderno: O que foi a NEP? Quais os seus objetivos? Responder as questes 1 e 2, p. 91 Fazer os ex. 1, 2, 3, 4, 5 (a,b,c), p. 102 e 103.

HIST 9

HIST 9

HIST 9 HIST 9

Socialismo, etapa para o Comunismo. Do ponto de vista poltico e econmico, o comunismo seria a etapa final de um sistema que visa igualdade social e a passagem do poder poltico e econmico para as mos da classe trabalhadora. Para atingir este estgio, deveria se passar pelo socialismo, uma fase de transio onde o poder estaria nas mos de uma burocracia, que organizaria a sociedade rumo igualdade plena, onde os trabalhadores seriam os dirigentes e o Estado no existiria. A maioria dos socialistas possui a opinio de que o capitalismo concentra injustamente a riqueza e o poder nas mos de um pequeno segmento da sociedade que controla o capital e deriva a sua riqueza atravs da explorao, criando uma sociedade desigual, que no oferece oportunidades iguais para todos a fim de maximizar suas potencialidades. Contra a ordem estabelecida pela sociedade capitalista, muitos socialistas consideravam inevitvel a ao poltica do operariado organizado, a Revoluo Socialista, que iria inaugurar a construo de uma nova sociedade. Assim, a luta de classes (burgueses X proletariado) a forma capaz de transformar a sociedade. O antagonismo entre dominadores e dominados induz s lutas e s transformaes sociais, que s termina com o aparecimento da sociedade comunista, situao em que desapareceria a explorao de classes e as injustias sociais. Diferentemente do que ocorre no capitalismo, onde as desigualdades sociais so imensas, o socialismo um modo de organizao social no qual existe uma distribuio equilibrada de riquezas e propriedades, com a finalidade de proporcionar a todos um modo de vida mais justo. Na viso do pensador e idealizador do socialismo, Karl Marx, este sistema visa queda da classe burguesa que lucra com o proletariado desde o momento em que o contrata para trabalhar em suas empresas at a hora de receber o retorno do dinheiro que lhe pagou por seu trabalho. Segundo ele, somente com a queda da burguesia que seria possvel a ascenso dos trabalhadores. A partir de ento, na etapa final do socialismo estaria o comunismo, que o contrrio do capitalismo, oferecendo uma alternativa para os problemas da economia de mercado capitalista e do legado do imperialismo e do nacionalismo. Logo, com a substituio do controle da burguesia atravs da Revoluo Proletria, o estabelecimento do comunismo promoveria uma sociedade igualitria, sem classes sociais e aptrida, baseada na propriedade comum e no controle dos meios de produo e da propriedade em geral. O comunismo, no sentido marxista (De Karl Marx), refere-se a uma sociedade sem classes, sem Estado e livre de opresso, onde as decises sobre o que produzir e quais as polticas devem prosseguir so tomadas democraticamente, permitindo que cada membro da sociedade possa participar do processo decisrio, tanto na esfera poltica e econmica da vida.

Alguns pases, como, por exemplo, Unio Sovitica (atual Rssia), China, Cuba e Alemanha Oriental adotaram estas ideias no sculo XX. A mais significativa experincia socialista ocorreu aps a Revoluo Russa de 1917, onde os bolcheviques liderados por Lnin implantaram o socialismo na Rssia.

You might also like