You are on page 1of 4

Um por todos, todos por um Ano letivo 2012/2013 Regulamento Um dos objetivos da Escola o de promover um ensino de qualidade a todos

s os alunos, o que implica da parte de toda a comunidade educativa, em particular os alunos, uma responsabilidade partilhada e comprometida individual e coletiva, que melhore os processos de ensino-aprendizagem e eleve os padres de qualidade no desempenho dos alunos. O projeto Um por Todos, Todos por Um surge na sequncia das reas prioritrias de interveno diagnosticadas na escola e referidas no seu Projeto Educativo, relacionadas com a desmotivao dos alunos para a aprendizagem, estabelecendo como prioridades o reforo da consciencializao da cultura de escola, do gosto pelo saber, do bem estar pessoal e social. Tem como objetivos melhorar o ambiente de trabalho na sala de aula, contemplando o envolvimento dos alunos num esforo de melhoria e a sua motivao para a realizao das aprendizagens escolares, bem como o reforo da autoridade e liderana dos professores. 1. Objetivos operacionais: 1.1. Promover a motivao dos alunos para as aprendizagens, reduzindo a indisciplina e incentivando a assiduidade e pontualidade; 1.2 Reduzir o n. de classificaes inferiores a 3 no ensino bsico nos 3 perodos letivos; 1.3. Melhorar anualmente os resultados escolares dos alunos nos exames e/ou provas nacionais. 2. Indicadores: 2.1. Nveis/classificaes dos resultados escolares dos alunos nos 3 perodos letivos; 2.2. Nmero de faltas injustificadas; 2.3. Nmero de faltas disciplinares. 2.4. Participao em atividades que o projeto venha a organizar ou outras atividades que o projeto decida integrar.

3. Operacionalizao do projeto No final de cada perodo e ano escolar apurar-se- a melhor turma de cada nvel de ensino (2. e 3. ciclo) com base nos seguintes indicadores: 3.1. Nmero de faltas injustificadas dadas por todos os alunos da turma; 3.2. Nmero de participaes disciplinares dos alunos da turma remetidos equipa do PESI; 3.3. Nmero de registos de ocorrncia dos alunos da turma remetidos equipa PESI; 3.4. Aplicao aos alunos da turma de medidas disciplinares previstas no Regulamento Interno; 3.5. Nmero de dias de suspenso decorrentes de processo disciplinar; 3.6. Nmero de nveis inferiores a 3 em relao ao total de alunos da turma; 3.7. Conjunto das pontuaes obtidas em atividades do projeto. Para assegurar uma maior justia nas pontuaes, uma vez que as turmas com maior nmero de alunos no devero ser prejudicadas por tal facto, os pontos 3.1, 3.2, 3.3, 3.4, 3.5 e 3.6 sero multiplicados pelo ndice de cada turma. Os ndices da turma sero os seguintes: Turmas com 20 a 25 alunos ndice 1; Turmas com 15 a 20 alunos ndice 1,25; Turmas com 10 a 15 alunos ndice 1,5; Turmas com 5 a 10 alunos ndice 1,75; A ttulo de exemplo: uma turma com 21 alunos que tenha 20 faltas injustificas, fica com 20x1=20; uma turma que tenha 12 alunos com 20 faltas injustificadas, fica com 20x1,5=30.

4. Destinatrios Alunos do Ensino Bsico, Percursos Curriculares Alternativos (PCAs) e Cursos de Educao e Formao (CEFs) de tipo 2 e 3 em regime diurno. 5. Critrios de apreciao Cada turma dispe de um plafond de 200 pontos, que vo sendo descontados da seguinte forma: a) 2 pontos por cada falta injustificada (FI) (aplicando-se o ndice respetivo); b) 5 pontos por cada registo de ocorrncia remetido equipa PESI (aplicando-se o ndice respetivo); c) 10 pontos por cada participao disciplinar (PD) (aplicando-se o ndice respetivo); d) 20 pontos por cada aplicao de medida disciplinar (MD) (aplicando-se o ndice respetivo); d) 25 pontos por cada dia de suspenso, decorrente de processo disciplinar (SPD) (aplicando-se o ndice respetivo); e) 1 ponto por cada nvel inferior a 3 (NN) (aplicando-se o ndice respetivo); As turmas podem ser bonificadas atravs da participao dos alunos em atividades escolares. A informao relativa a estas ser fornecida atempadamente, atravs da pgina do projeto, a todos os alunos. 6. Classificaes e Prmios 6.1. Sero contabilizadas as pontuaes em cada fim de perodo. Caber aos diretores de turma enviarem ao coordenador do projeto o nmero de faltas injustificadas, bem como, o nmero de nveis inferiores a 3 das suas turmas, at 48 horas depois das reunies de avaliao. Os restantes indicadores sero verificados pelo coordenador do projeto; 6.2. Em cada perodo ser atribudo o prmio de melhor turma do perodo, em cada ciclo de ensino;

6.3. No final do ano letivo ser apurada a melhor turma do ano por cada ciclo de ensino. 6.4. Ser atribudo um certificado de melhor turma do perodo; 6.5. Ser atribudo um prmio, a definir, as melhores turmas do ano, por cada ciclo de ensino. 6.6. No sero atribudos certificados ou prmios se a turma melhor classificada no tiver uma classificao superior a 100 pontos.

7. Critrios de desempate Em caso de empate, atender-se-o aos seguintes critrios, pela ordem que se apresenta: 1. Turma que, no seu conjunto de alunos, tenha obtido menor nmero de nveis inferiores a 3 no final do ano letivo; 2. Turma que, no seu conjunto de alunos, tenha obtido o maior nmero de nveis 5 no final do ano letivo.

8. Omisses Aos professores responsveis pelo projeto, em conjunto com o Conselho Executivo, reserva-se o direito de deciso sobre todos os casos omissos do presente regulamento.

You might also like