You are on page 1of 7

BOAS PRTICAS DE FABRICAO

DISCIPLINA: TECNOLOGIA FARMACUTICA PROFESSORA: SEBASTIO SALAZAR ACADMICO: HELLON ROGER GILVAN SCHUERTZ ALVES

BOA VISTA, 2013

RESUMO Drgeas so formas farmacuticas cujo o principio ativo fica envolvido por um revestimento de acar e corante. Para a produo de drgeas utiliza- se drageadouras, que so bacias especiais de ao inox ou de cobre que giram entorno de um eixo inclinado e dispem de uma abertura por ende se acrescentam as solues durante o drageamento. Na fase de polimento so utilizados bacias revestidas para dar brilho.

INTRODUO Na maioria dos casos o processo de revestimento o ultimo passo crtico no ciclo de produo de comprimidos. Uma aplicao do material de revestimento com sucesso sobre o comprimido modifica as propriedades visuais do produto. O tipo do processo escolhido depende do tipo de revestimento que vai ser aplicado da dureza do ncleo e do componente econmico do processo.

Etapas de produo drageas Os comprimidos que vo ser revestidos tm que possuir caractersticas fsicas adequadas. No processo de revestimento os comprimidos rolam na bacia de revestimento ou, em cascata quando fluidizados no ar, enquanto se aplica a soluo de revestimento. Por forma a tolerar o atrito intenso entre comprimidos ou, entre os comprimidos e as paredes do equipamento de revestimento, os comprimidos tm que ser resistentes abraso e no podem lascar. Os princpios do revestimento de comprimidos so relativamente simples. O revestimento de comprimidos consiste na aplicao de uma composio de revestimento a comprimidos submetidos a fluidizao com o uso concomitante de ar aquecido para facilitar a evaporao do solvente. A distribuio do revestimento acompanhada pelo movimento dos comprimidos perpendicular (bacia de revestimento) ou verticalmente (revestimento por fluidizao) aplicao do material de revestimento. A maioria dos processos de revestimento recorre a um de trs tipos de equipamento: 1) uma bacia de revestimento tradicional, 2) uma bacia de revestimento perfurada ou 3) um equipamento de leito fluido (suspenso em ar). A evoluo que tem ocorrido tem sido na direo de uma maior eficcia energtica, de sistemas automatizados para diminurem o tempo total de revestimento e reduzir a interveno do operador no processo de revestimento. Para alm disso, vrias companhias farmacuticas desenvolveram o seu prprio equipamento de revestimento ou introduziram modificaes no equipamento tradicional para irem ao encontro das suas prprias necessidades de fabrico. A maioria dos processos baseiam-se no entanto em trs concepes diferente: Sistema de bacia convencional. A bacia de revestimento tradicional constituda por uma bacia de metal circular montada num certo ngulo sobre uma base. A bacia com 20 a 150cm de dimetro gira sobre o seu eixo horizontal por impulso de um motor. O ar aquecido direcionado para dentro da bacia e aplicado sobre a superfcie de leito dos comprimidos sendo a exausto feita por meio de tubos colocados na frente da bacia. As solues de revestimento so aplicadas manualmente sobre os comprimidos ou por asperso do material de revestimento sobre o leito de comprimidos em movimento. A utilizao de sistemas de atomizao para aspergir o revestimento sobre os comprimidos produz uma

rpida e cativamente o tempo de secagem entre aplicaes da soluo nos processos de drageificao e permite a aplicao contnua da soluo no filme de revestimento. Sistemas com bacias perfuradas. Em geral, todo o equipamento deste tipo consiste num tambor perfurado ou parcialmente perfurado que gira sobre o seu eixo horizontal numa cmara fechada. Nos sistemas Accela-Cota- e Hi-Coater- o ar de secagem direcionado para a bacia e obrigado a passar atravs de perfuraes no tambor. No sistema - Driacoater- o ar quente introduzido atravs de deflectores ocos e perfurados que se encontram no periferia interior do tambor. A medida que a bacia de revestimento roda, as barras deflectoras introduzidas no leito de comprimidos, fluidizando-o. A exausto do ar feita pela parte posterior da bacia. Sistemas de leito fluido (suspenso em ar). Os equipamentos de leito fluido tambm so bastante eficazes na secagem. A fluidizao de um leito de comprimidos conseguida numa cmara com forma de coluna pelo fluxo ascendente do ar de secagem. A corrente de ar controlada por forma a que a maioria do ar entre no centro da coluna levando a que os comprimidos fiquem suspensos no centro da mesma. O movimento dos comprimidos na vertical pelo centro da bacia voltando a re-entrar na corrente de ar na base da cmara. Em algumas unidades usa-se uma coluna mais pequena para direcionar o movimento dos comprimidos dentro da coluna principal. As solues de revestimento so aplicadas continuamente a partir de um bico de asperso localizado no fundo da cmara ou, so aspergidas sobre a parte superior do leito de comprimidos que rolam em cascata, por bicos localizados na regio superior da cmara.

O sucesso do produto depende grandemente da percia do operador da drageificao, sobre tudo por se tratar de um mtodo manual no qual as solues de revestimento so deitados sobre os ncleos dos comprimidos. O processo de drageificao mais simples inclui os passos seguintes. 1- camada isolante, 2- enchimento, 3- alisamento, 4- acabamento, 5polimento Camada isolante

Para evitar a penetrao da humidade nos ncleos aplica- se uma camada isolante. Este isolamento necessrio nos processos manuais, nos quais pode ocorrer sobremolhagem localizada de uma parte do leito dos comprimidos.

Camada de enchimento A camada de enchimento aplicada para arredondar as arestas e aumentar o tamanho do comprimido. A drageificao pode levar ao almento de massa do comprimido entre 50 a 100%. Camada alisante A finalidade deste passo cobrir e preencher todas a imperfeies sobre a superfcie do comprimido deixadas pela camada anterior e tambm conferir s drgeas a cor desejada. Polimento O brilho obtido nesta fase final do processo de drageificao. Os comprimidos revestidos so polidos em bacias de polimento revestidas com telas de lona por aplicao cuidadosa de cera em p (cera de abelha carnaba) ou de solues aquecidas dessas ceras em ter ou solventes volteis.

Concluso

Como vimos s drgeas so comprimidos revestidos de acar e corante, para a sua produo o comprimido passa por processos diferentes dos comprimidos normais. O processo de drageificao feito por drageadeiras ou dragedoras, o ncleo de ser preparado com formato esfrico ou oval, pequeno e duro. impossvel ter baixo custo pois utiliza- se uma tecnologia de produo elevada sendo difcil sua preparao.

Bibliografia LACHMAN Leon et al.:Teoria e pratica na industria farmacutica. Lisboa 2001. P.: 599- 623.

You might also like