You are on page 1of 5

U. . T.. O. . A.. A.. G.. I. .

1 ORDO AB CHAO
Supremo Conselho do Gr..33 do R..E..A..A.. da Ma.. Para Repblica Federativa do Brasil. Inspetoria Litrgica do Estado de Rondnia Excelsa Loja de Perfeio Vale do Cana.

Trabalho do Grau - 5

TEMA: A Accia e Seus Significados

Luiz Carlos Fernandes - 5

Vale de Cacoal/RO 2013


___________________
1

Todos os pases do mundo para a glria do grande ARQUITETO

Universi Terrarum Orbis Architectonis Ad Glorian InGentis ORDO AB CHAO

1 Introduo

Este trabalho busca, atravs de pesquisa bibliogrfica, ainda que de forma leiga, entender o que a planta usada na simbologia manica, e que no grau 05 (cinco) do R..E..A..A.. a palavra de passe . Buscamos aqui, ainda que apenas em forma de rascunho explicar sua existncia fsica na natureza segundo a botnica, ramo da biologia que estuda as plantas em todas as suas formas. Na seqncia damos algumas definies de sua simbologia mais importante para a sociedade dos maons.

Palavra s chaves: biologia, accia, maonaria, simbologia.

2 Desenvolvimento
Segundo a Biologia, cincia que estuda a vida, o nosso planeta est dividido em reinos e domnios, estes classificam os seres vivos em cinco reinos diferentes, denominados de Reinos Monera, Protista, Plantae ou Metaphita (plantas), Animlia ou Metazos e Fungi. Mais recentemente os seres vivos passaram a ser agrupados tambm em domnios que representam Super-Reinos, que so as Archeae

(arqueas,procariontes), Bactria (bactrias), Eukarya (eucariontes). A Botnica, ramo da biologia que estuda as plantas diz que: As plantas so eucariontes pluricelulares e autotrficos fotossintticos (Linhares e Gewandsznajder,2012). nesse reino que est inserida as diversas formas de vidas das plantas, alem das plantas terrestres temos nesse reino, as algas, que segundo a cincia, so plantas terrestres que retornaram a vida aqutica. nesse reino que esto includas as diversas formas de accias as quais podemos classificar da seguinte forma:

Reino: Plantae Diviso: Magnoliophita Classe: Magnoliopsida Ordem: Fabales Famlia: Fabaceas Subfamlia:Mimosoideae Genero: Accia Espcie:Accia niltica (Mimosa niltica de Lineu)

3 O livro da lei e a Accia


Em todos os antigos sistemas de religio, e nos Mistrios de Iniciao, havia sempre algumas plantas consagradas, (Mackey, 2008). Tanto na antiga Roma, como no Egito, onde eram celebrados ritos de conhecimento oculto, tais como os de Ceres, de Dionsio e Osris, j era possvel observar o uso de plantas sagradas tais como Mirtilo, rica, alface e outras. O livro da lei est repleto de imagens ritualsticas, onde usada, principalmente como planta sagrada a planta denominada cientificamente de accia niltica. Entre outras utilidades, a accia foi usada para a construo da arca da aliana, a construo do tabernculo, a mesa dos holocaustos, Mackey,2008, nos conta que o profeta Isaias ao recontar as promessas de d-eus aos Israelitas em seu retorno do cativeiro (Babilnia), diz-lhes que, plantar na floresta, para alivio e refrigrio deles, o cedro e a accia.

4 A Sociedade dos Maons e a Accia

De todos os smbolos usados pela maonaria, A accia tem valor simblico superior2 (2. opinio do autor) pois est intimamente ligada a lenda do terceiro grau. nesse grau que o maom alcana sua plenitude enquanto membro dessa ordem, passando ento a ser chamado de mestre o que lhe d maior autoridade e tambm grande responsabilidade diante dos demais maons e da sociedade como um todo.

A lenda do terceiro grau usada como alegoria diferenciada em diversos ritos e tem suas interpretaes tambm modificadas conforme o pas e a finalidade com que surgiu o rito, porm, os seu mito sempre o mesmo, representando a ressurreio ou regenerao. Em alguns ritos pode representar meramente Iran Abif, o mestre DeMolay ou ainda o sofrimento c morte, com a subseqente ressurreio do crucificado. Para representar toda simbologia citada acima no terceiro grau, usado o ramo da accia. A lenda do mestre Abif, o construtor do templo de Salomo (conforme a lenda), ocultada pelo ramo da accia. Oswald Wirth, tece o seguinte comentrio:

5 Oswald Wirth
Para se chegar a compreender o alcance do mito manico, necessrio lembrar que a planta de que se trata aqui aparece como a nica em meio s areias desrticas. Trata-se de um arbusto espinhoso entre os Orientais que vem nele um emblema da imortalidade. Em Maonaria, os adeptos que se gabam de conhecer a Accia, tm-se como iniciados nos mistrios do terceiro grau da Arte Real. Uma particular importncia liga-se, ento, ao ramo verde que sinala a terra sob a qual se descobrir o corpo de Hiram. Que significa esse ramo revelador? O verde, cor da esperana, faz aluso que subsiste ainda em meio ao desespero. A crena no amanh reanima a coragem daqueles que o presente desilude. Ora, esta confiana nasce de um sentimento indestrutvel que liga o homem Vida e Grande Obra que ela persegue. Conhecer a Accia tomar conscincia do incessante trabalho vital, adquirir a certeza de que esse trabalho necessrio no sofrer qualquer interrupo prolongada. Se pra momentaneamente, para ser retomado de imediato com novo vigor. Direcionado por um falso caminho, sofre curta interrupo que o obriga a melhor orientar-se. Hiram no saberia permanecer morto: ele no foi morto seno em vista de sua ressurreio.

Nicola Aslan, (1974), citando Hutchinson, diz que este indicou os maons sob a denominao de acacianos, mas de akakia cujo significado sem maldades, inocncia Aslan define a accia ainda da seguinte forma:
Accia Palavra que procede do vocbulo grego aki, ponta. uma rvore com espinhos da famlia das

leguminosas, que cresce na orla dos desertos ou em pases quentes (...). Por ser sempre verde, a accia considerada como o smbolo da imortalidade.

De tudo que foi dito podemos deduzir que a planta da accia tem seu habitat natural nas regies de clima tropical, a accia niltica de Lineu em especial, a planta manica, se reproduz principalmente ao norte e sul da frica, tambm se reproduz na pennsula do Sinai e em toda Palestina (e atual territrio de Israel). Tambm possvel perceber que, por sobreviver em regio to inspita e se manter verde como se fosse renovada a cada dia torna-se smbolo da ressurreio. Da, ser possvel afirmar que o mestre maom ao dizer no ritual do terceiro grau: A..A..M ..E..C.., nada mais diz que: EU ESTIVE MORTO E RESSUCITEI, PORTANTO, SOU O MESTRE!

Bibliografia

ASLAN,

Nicola. Grande dicionrio enciclopdico de

maonaria e

simbologia. So Cristvo: Artenova S.a, 1974. 1220 p.

WIRTH, Oswald. Os mistrios da arte real:a accia. Internet: Internet, 2012. 165 p.

MACKEY, Albert G.. O simbolismo da maonaria: o ramo de accia. Internet: Universo Dos Livros, 2008. 139 p. LINHARES, Srgio; GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia hoje:os seres vivos. Internet: Editora tica, 2012. 2 v.

You might also like