You are on page 1of 11

CENTRO DE CINCIAS EXATAS E TECNOLOGICAS AUTOMAO INDTRIAL RENATO RIBEIRO DA COSTA

CONVERSO ELETROMECNICA DE ENERGIA

Londrina 2013

RENATO RIBEIRO DA COSTA

CONVERSO ELETROMECNICA DE ENERGIA

Trabalho de Automao apresentado Universidade Norte do Paran - UNOPAR, como requisito parcial para a obteno de mdia bimestral na disciplina de maquinas eletricas. Orientador: Prof. Marcelo Rodrigues

Londrina 2013

SUMRIO INTRODUO.............................................................................................................3 Fundamentos da Converso.................................................................................4 DISPOSITIVOS CONVERSORES (TRANSDUTORES )...........................................5 8 CONCLUSO..............................................................................................................9 REFERNCIAS..........................................................................................................10

INTRODUO Nenhuma energia pode ser criada ou destruda ela meramente

muda de forma, obedecendo assim o principio de conservao de energia . A converso eletromecnica envolve a troca de energia entre um sistema mecnico e um sistema eltrico atravs de um campo de acoplamento, que pode ser de origem eltrica ou magntica. A energia convertida em forma eltrica pela sua facilidade de processamento e transmisso, a mesma envolve rota de energia entre um sistema mecnico e um sistema eltrico, este processo reversvel exceto porem uma pequena perda no processo por aquecimento. Esta energia existe em certa quantidade, e nunca ser qualquer outra quantidade a mais, ou a menos. Quando as pessoas falam, em relao ao mundo, que est faltando energia, o que elas realmente querem dizer que um determinado tipo de energia est em falta. Boa parte do trabalho realizado pelo mundo moderno, converter a energia qumica do carvo e leo em energia cintica (movimento), em outras formas de energia qumica (a dos fertilizantes), em energia trmica (nas estruturas e habitaes), e energia radiante (luz). O maior intento da tecnologia exatamente este: proporcionar mais energia disponvel aos seres humanos. Por estarmos mais interessado no adiante. processo de converso eletromecnico de energia deixaremos os detalhes para examinarmos mais

FUNDAMENTOS DA CONVERSO Para Del Toro(1999), as bases fundamentais para entendermos os processos de converso so governadas pelas mesmas leis fundamentais tanto em maquinas ca como em cc, assim sendo partindo dos mesmos princpios bsicos para produo de troque eletromagntico as equaes finais ir apenas se diferenciar, tanto para maquinas em ca ou cc na medida em que os detalhes mecnicos se diferenciarem. TORQUE ELETROMAGNTICO Na mecnica as grandezas fundamentais so torque e velocidade, j no sistema eltrico as grandezas anlogas so tenso em corrente. O movimento do motor eltrico o resultado de uma corrente eltrica que ao percorrer um condutor colocado em um campo eltrico, que os mesmos esto em uma estrutura que livre para girar resultando assim em torque eletromagntico que gera uma velocidade angular sendo assim feito a converso eltrica em mecnica (movimento).

DISPOSITIVOS CONVERSORES (TRANSDUTORES ) Dispositivos que tomam uma forma de energia e converte-a em outra so denominados transdutores. Ex: alto-falante, microfone, vibra dores, etc. Um transdutor pode ser dividido em trs partes: eltrica, mecnica e eletromecnica propriamente dita, podendo ainda ser classificados pelos nmeros de campos envolvidos, seque: 1 dispositivos de excitao nica desenvolvem fora de impulsos no controlados. Ex: Solenides e atuadores diversos. 2 Dispositivos de 2 ou mais caminhos de excitao nestes a fora desenvolvida so proporcionais ao sinal eltrico e sinais proporcionais a fora e velocidade. Obs.: ms permanentes - freqentemente usados como um dos caminhos de excitao. Em muitos dispositivos um caminho de excitao estabelece o nvel de campo eltrico ou magntico. O outro caminho trabalha com sinais. Ex.: alto falantes, motores de conjugado, tacmetros e captadores. Nos dispositivos de potncia realiza-se a converso contnua da energia. Ex.: motores e geradores. DIVISO DOS DISPOSITIVOS DE CONVERSO DE ACORDO COM A FUNO Dispositivos para medio e controle (transdutores):

Dispositivos de 2 ou mais caminhos de excitao. Desenvolvem foras proporcionais a sinais eltricos e sinais proporcionais a foras e velocidades. Geralmente funcionam em condies lineares (sada proporcional a entrada), com sinais relativamente pequenos. Ex: Motores de conjugado, microfones, fonocaptadores, alto-falantes. Dispositivos que produzem fora: Desenvolvem foras de impulso no controladas. Ex: Atuadores solenides, rels, eletroms. Dispositivos para contnua converso de energia: Dispositivos de potncia. Ex: Motores e geradores.

A converso eletromecnica de energia envolve 04 formas de energia sendo, Eltrica, Mecnica, Magntica e Calor. As leis que determinam as relaes caractersticas do acoplamento eletromecnico so: 1- Princpio da conservao de energia. 2- Leis do campo eltrico e magntico. 3- Leis dos circuitos eltricos. A Lei de Ohm diz que a diferena de potencial entre dois pontos de um resistor proporcional corrente eltrica que o percorre. As Leis de Kirchhoff, Lei de Kirchhoff das Correntes e Lei de Kirchhoff das tenses. A lei das correntes fala que: que em um n, a soma das correntes eltricas que entram igual soma das correntes que saem, ou seja, um n no acumula carga, j Lei de Kirchhoff das tenses diz: A soma algbrica das tenses em um percurso fechado nula. Ou seja, a soma de todas as tenses geradas menos a soma de todas as tenses consumidas numa malha igual a zero. 4- Leis de Newton da mecnica. As leis de Newton constituem os trs pilares fundamentais do que chamamos Mecnica Clssica, que justamente por isso tambm conhecida por Mecnica Newtoniana. 1 Lei de Newton - Princpio da Inrcia. Quando estamos dentro de um carro, e este contorna uma curva, nosso corpo tende a permanecer com a mesma velocidade vetorial a que estava submetido antes da curva, isto d a impresso que se est sendo "jogado" para o lado contrrio curva. Isso porque a velocidade vetorial tangente a trajetria. Ento, conclui-se que um corpo s altera seu estado de inrcia, se algum, ou alguma coisa aplicar nele uma fora resultante diferente se zero. 2 Lei de Newton - Princpio Fundamental da Dinmica Quando aplicamos uma mesma fora em dois corpos de massas diferentes observamos que elas no produzem acelerao igual. A 2 lei de Newton diz que a Fora sempre diretamente proporcional ao produto da acelerao de um corpo pela sua massa, ou seja:

3 Lei de Newton - Princpio da Ao e Reao Quando uma pessoa empurra um caixa com uma fora F, podemos dizer que esta uma fora de ao. Mas conforme a 3 lei de Newton, sempre que isso ocorre, h outra fora com mdulo e direo iguais, e sentido oposto a fora de ao, esta chamada fora de reao. Esta o princpio da ao e reao, cujo enunciado : "As foras atuam sempre em pares, para toda fora de ao, existe uma fora de reao."

FORA ELETROMOTRIZ INDUZIDA a reao que o campo de acoplamento produz sobre o circuito eltrico para que possa absorver energia deste circuito. Em dispositivos eletromagnticos a tenso induzida pelo campo magntico semelhante a um reservatrio de energia, fornece energia ao sistema de sada sendo reabastecido atravs da reao do campo.

CONCLUSO

10

REFERNCIAS TORO, Vicente Del. Fundamentos de Maquinas Eltricas. Rio de Janeiro: Editora LTC,1999. FITZGERALD, A. Ernest; KINGSLEY, Charles Jr; UMAS, Stephen. Maquinas Eltricas. 6 Edio. Porto Alegre: Bookman, 2006.

You might also like