You are on page 1of 2

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO UNINOVE PLANOGRAMA DE ENSINO 2011-1 CURSO: DIREITO

DIREITO PROCESSUAL PENAL I


DIREITO - 6A Sala 918 MM Prof. Ricardo Sergio Guida ricardoguida@uninove.br CARGA HORRIA SEMESTRAL: 80 HORAS

EMENTA Viso crtica do direito processual penal, sob enfoque humanista e constitucional, como complexo de normas que, necessariamente lastreado em preceitos garantistas dos direitos fundamentais da pessoa humana, deve atuar como instrumento de recuperao da verdade real e imposio da adequada sano penal. OBJETIVOS Transmitir ao aluno os princpios que devem reger a persecuo penal num Estado Democrtico de Direito e propiciar o contato com as principais construes doutrinrias e jurisprudenciais contemporneas. Habilitar o discente prtica forense do Direito Penal nas carreiras de nvel superior, tendo em vista a correta e proporcional distribuio da justia criminal, sob as luzes do humanismo e da mnima interveno, no caminho da paz social.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18

CONTEDO PROGRAMTICO: PLANOGRAMA Apresentao. Exposio dos critrios de avaliao e agendamento das respectivas datas. Direito de punir e pretenso punitiva. Lide penal. Princpios do processo penal. Interpretao da lei processual penal. A lei processual no tempo e no espao. Inqurito policial. Conceito. Natureza. Finalidade. Caractersticas. Persecuo Penal. Polcia Judiciria. Notitia criminis. Instaurao do Inqurito Policial. Atos iniciais. Indiciamento. Encerramento e arquivamento. Opes do rgo ministerial ao analis-lo. Ao na Teoria Geral do Processo. Direito de ao. Caractersticas. Ao penal. Condies de procedibilidade. Pressupostos processuais. Justa causa. Ao Penal Pblica Incondicionada. Titularidade e princpios. Ao Penal Pblica Condicionada. Espcies. Representao e requisio. Ao Penal Privada. Conceito. Titularidade. Espcies e princpios. Denncia e Queixa-Crime. Requisitos. Aditamento. Recebimento e rejeio. Ao civil ex delicto. Jurisdio. Competncia. Competncia constitucional. Competncia em razo do domiclio do acusado, natureza e lugar da infrao. Competncia em razo da prerrogativa de funo, conexo e continncia. Prorrogao. Questes prejudiciais. Incidentes. Excees de suspenses, incompetncia, litispendncia, ilegitimidade e coisa julgada. Incompatibilidades e impedimentos. Restituio de coisas apreendidas. Medidas cautelares. Sequestro. Hipoteca legal. Falsidade de documento. Incidente de insanidade mental. Aplicao da Avaliao Integrada. Provas. Teoria Geral das Provas. Conceito. Princpios. Meios de prova e meios de investigao. Provas cautelares, irrepetveis antecipadas. Provas anmalas e irrituais. Busca e apreenso. Conceito. Busca domiciliar. Busca pessoal. Exame de corpo de delito (necroscpico, leses corporais e outras percias). Vtima. Deveres. Valor da prova. Testemunhas. Impedimento. Deveres. Testemunhas militares e funcionrios pblicos. Valor da prova testemunhal. Oitiva de peritos. Limitaes. Diferenciao com a prova testemunhal. Prova documental. Requisitos. Interrogatrio. Meio de defesa. Direito ao silencia. Nemo tenetur se detegere. Reconhecimento de pessoas e coisas. Acareao. Conceito e pressupostos. Procedimento. Reviso do contedo programtico.

BIBLIOGRAFIA BSICA MIRABETE, Jlio Fabbrini. Processo penal. 18 ed. So Paulo. Atlas . 2007. NUCCI Guilherme de Souza. Manual de Processo Penal e Execuo Penal. 5 ED. So Paulo. R. dos Tribunais. 2009. FRANCO, Alberto Silva. Cdigo de Processo Penal e sua interpretao jurisprudencial. V1 e v2. So Paulo. RT. 2004. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR MARQUES, Jos Frederico. Elementos de Direito Processual Penal. v1 e v2. Campinas (SP). Millennium. 2003. JESUS, Damsio E. de. Cdigo de Processo Penal Anotado. 23 ed. So Paulo. Saraiva. 2009. NUCCI, Guilherme de Souza. Cdigo de processo penal comentado. 9 ed. So Paulo. R. dos Tribunais. 2009. BONFIM, Edlson Mougenot. Curso de processo penal. 5 ed. Ver. E atual. De acordo com as leis n 11.900, 12.016 e 12.037, de 2009. So Paulo. Saraiva. 2010. GRECO FILHO, Vicente. Manual de processo penal. 8 ed. So Paulo. Saraiva. 2010.

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO UNINOVE PLANOGRAMA DE ENSINO 2011-1 CURSO: DIREITO

METODOLOGIA DE ENSINO Quanto exposio de aula : O professor substitui a aula-monlogo por exposies dialgicas, construindo conceitos tericos, promovendo as reflexes de interpretao das fontes do direito, produzindo concluses, coma conseqente anlise de casos concretos, fomentando a pesquisa de jurisprudncia e a leitura de obras doutrinrias recomendadas. Quanto ao registro da matria ensinada: O contedo resumido em quadros sinpticos ou mapas conceituais, que estimulem a memorizao visual do discente e a reteno de informaes, de forma que o discente construa o seu conhecimento a respeito dos temas ministrados.

SISTEMA DE AVALIAO O instrumento avaliativo denominado AV1 deve se dar de forma individual e deve contemplar o contedo ministrado em aula, na forma de casos prticos, facultando-se ao professor regente da disciplina deliberar a respeito da possibilidade de consulta legislao, doutrina e jurisprudncia. Vedada a aplicao de avaliao exclusivamente de natureza objetiva (mltipla escolha). O instrumento avaliativo denominado AV2 corresponder a Avaliao integrada composta por questes de mltipla escolha com justificativas que demonstrem o fundamento doutrinrio e legal da escolha da alternativa eleita como correta. Este instrumento avaliativo est sob a organizao dos professores nucleadores, refletindo a interdisciplinaridade do curso, em carter cumulativo, obrigatoriamente com consulta legislao, doutrina e jurisprudncia. O instrumento avaliativo denominado AV3, dever contemplar a totalidade do contedo programtico ministrado no semestre letivo, no sendo permitido o fracionamento conteudstico. Estes instrumentos devero se dar de forma dissertativa, com consulta obrigatria legislao, doutrina e jurisprudncia, contemplando casos concretos, sendo terminantemente vedadas questes meramente conceituais.

ELABORAO: PROFESSOR(ES) RESPONSVEL(EIS): Maringela Tom Lopes DATA: 29/11/2010 ASSINATURA:

APROVAO: COORDENADOR DO CURSO: DATA: ASSINATURA:

You might also like