You are on page 1of 51

1

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLGICA CAMPUS LAGARTO COINF Coordenadoria de Informtica

PROF. LUIZ CARLOS PEREIRA

ARQUITETURA DE COMPUTADORES

Captulo 1 Evoluo Histrica dos Computadores 1.1 INTRODUO: 1.1.1 Conceituao: Um computador uma mquina (composta de partes eletrnicas e eletromecnicas) capaz de sistematicamente coletar, manipular e fornecer resultados das manipulaes de informaes para um ou mais objetivos. Processamento de dados consiste em uma srie de atividades ordenadamente realizadas, com o objetivo de produzir um arranjo determinado de informaes a partir de outras obtidas inicialmente. Dado pode ser definido como a matria-prima originalmente obtida de uma ou mais fontes (etapa da coleta). Informao o resultado do processamento, isto , o dado processado ou acabado. Figura 1.1 Etapas bsicas de um processamento de dados. 1.1.2 Sistemas: Um sistema um conjunto de partes coordenadas que concorrem para a realizao de um determinado objetivo. O enfoque sistemtico se faz presente em vrias reas do desenvolvimento comercial, cientfico, industrial e social. Sistema de processamento de dados (SPD) so aqueles responsveis pela coleta, armazenamento, processamento e recuperao, em equipamento eletrnico, dos dados necessrios ao funcionamento de um outro sistema maior: o sistema de informao. a) Sistema de computao; b) Sistema de aplicao. Sistema de informao de uma empresa pode ser conceituado como o conjunto de mtodos, processos e equipamentos necessrios para se obter, processar e utilizar informaes dentro da empresa. Os sistemas de informaes se desenvolvem segundo duas dimenses: a) componentes da organizao: diversos setores funcionais; b) nvel de deciso: operacional, gerencial e alto nvel da organizao. Sistema de informaes gerenciais (SIG) o sistema que engloba todos os componentes e todos os nveis de deciso de uma organizao.

3
1.1.3 Sistemas de Computao: Programa um conjunto de instrues.

Um programa de computador a formalizao de um algoritmo em linguagem inteligvel pelo computador. Linguagem binria a linguagem de comunicao dos computadores. Na linguagem binria os caracteres inteligveis no so A, B, +, 0, etc., mas apenas zero(0) e um (1). Essa linguagem tambm chamada de linguagem de mquina, , para os seres humanos, tediosa de manipular, difcil de compreender e fcil de acarretar erros. Por essa razo, foram desenvolvidas outras linguagens, mais prximas do entendimento dos operadores, genericamente chamadas de Linguagens de rogramao. Instrues de mquinas entendidas pelos computadores: a) executar operaes aritmticas sobre dois nmeros; b) executar operaes lgicas sobre dois nmeros; c) mover um conjunto de bits (um nmero ou parte) de um ponto para outro do computador; d) desviar a seqncia do programa; e) comunicao com algum dispositivo de entrada ou sada de dados. Hardware o conjunto formado pelos circuitos eletrnicos e partes eletromecnicas de um computador. Software consiste em programas, de qualquer tipo e em qualquer linguagem, que so introduzidos na mquina para faz-la trabalhar, passo a passo, e produzir algum trabalho. 1.2 HISTRICO: comum encontrar uma diviso histrica da evoluo dos computadores segundo o elemento bsico de sua organizao: Vlvulas, transistores, circuito integrado, pastilhas de alta e muito alta integrao. 1.2.1. poca dos dispositivos mecnicos (500 a.c 1880) O conceito de efetuar clculo surgiu com os babilnios e sua inveno o baco. A primeira evoluo do baco aconteceu em 1642, quando o filosofo e matemtico Blaise Pascal construiu um contador mecnico que realizava soma e subtrao. 1.2.2. poca dos dispositivos Eletromecnicos (1888-1930) Com a inveno do motor eltrico surgiu uma grande quantidade de mquinas de somar acionadas por motores eltricos, baseados no princpio de funcionamento da mquina de Pascal.

4
Em 1889, Hollerith desenvolveu o carto perfurado para guardar dados e uma mquina tabuladora mecnica, acionada por um motor eltrico, que contava, classificava e ordenava informaes armazenadas no carto perfurado. Em 1914, foi criada a IBM. At a dcada de 1980, os cartes perfurados foram um dos principais elementos de entrada de dados dos computadores digitais, tais como IBM/360/370.

1.2.3. poca dos componentes eletrnicos Primeiras Invenes (1930-1945) O problema dos computadores mecnicos era: a) baixa velocidade de processamento; b) falta de confiabilidade dos resultados. 1.2.4. poca dos componentes eletrnicos (1945 - ?) 1.2.4.1. Primeira Gerao: Computadores vlvula O 1o computador eletrnico digital ENIAC (Electronic Numerical Integrator And Computer): Projetado de 1943 a 1946; Funcionou at 1955; Possua 17.000 vlvulas e 8000 Km de cabos; Pesava 30 toneladas; Consumia grande quantidade de energia e vlvulas que queimava freqentemente; 10.000 operaes por segundo; 20 registradores que guardavam valor numrico de 10 dgitos; Era uma mquina decimal, no binria, cada dgito representado por um anel de 10 vlvulas; Programao feita atravs da recolocao dos fios. Em 1945 foi iniciada a construo do IAS (Von Neumann), que para os estudos de arquitetura de computadores, ele fundamental. Era constitudo de quatro unidades principais: a memria, a UCP, a UC e dispositivos de entrada e sada; memria de 1.000 posies, chamadas de palavras, cada uma podendo armazenar 40

5
dgitos binrios (bits); tantos dados como instrues eram representados na forma binria r armazenados na mesma memria; Resumindo, o IAS possua caractersticas de arquitetura que permaneceram ao longo do tempo. As mquinas evoluram consideravelmente em velocidade, capacidade de armazenamento, miniaturizao, consumo de energia e calor, mas a arquitetura bsica permaneceu. 1.2.4.2. Segunda Gerao: Computadores Transistorizados A eletrnica moderna surgiu em 23 de Dezembro de 1947. Os transistores se tornaram no s sucesso em toda a industria eletrnica (custo, tamanho e desempenho melhores que os dispositivos a vlvula), como tambm formaram a base de todos os computadores digitais. O fato de que se pode ligar e desligar a corrente eltrica em um dispositivo a base de toda a lgica digital. A primeira companhia a lanar comercialmente um computador transistorizado foi a NCR. A IBM tambm teve grande participao transformou a srie 700 em 7000. 1.2.4.3. Terceira Gerao: Computadores com Circuitos Integrados Em Outubro de 1958, Jack Kilby, da Texas Instruments Co., colocou dois circuitos em uma s pea de germnio. O dispositivo resultante era rudimentar e a interconexo tinha que ser realizadas por fios externos, mas reconhecido como o primeiro circuito integrado, CI, fabricado no mundo. Robert Noyce utilizou tecnologia para integrar vrios circuitos em uma s partilha de silcio. Em 1964, a IBM lanou a sua mais famosa famlia, a srie 1360.

1.2.4.4. Quarta Gerao: Computadores que utilizam VLSI (Very Large Scale Integration) Integrao em larga escala, caracteriza uma classe de dispositivos eletrnicos capazes de armazenar, em um nico invlucro, milhares e milhares de diminutos componentes. 1.2.5. Computadores Pessoais - Microcomputadores Em 1971, a Intel Corporation, produziu uma CPU em uma s pastilha de circuito integrado, denominado INTEL-4004, que possua palavra de 4 bits e tinha cerca de 2.300 transistores na pastilha. Logo em seguida, a Intel lanou o INTEL 8008 com 8 bits de palavra e 16 K de memria.

Captulo 2 Sistemas de Numerao e Aritmtica Computacional 2.1 SISTEMAS DE NUMERAO: Sistemas de numerao so formas de representao de valores. Existem os sistemas noposicionais e os posicionais. Nos no-posicionais o smbolo no depende da posio. Por exemplo, os numerais romanos: o smbolo X vale 10 em qualquer posio que estiver no nmero, seja IX ou LXV. J nos posicionais, o valor do smbolo muda com a posio. Por exemplo: o smbolo 6 dentro do nmero 625 significa o valor 600, mas no nmero 461 significa 60. Diariamente trabalhamos com o sistema posicional decimal, assim chamado por ter dez smbolos: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9. Como tem dez smbolos, dizemos tambm que possui base 10. Como sabemos, o computador funciona em binrio, ou seja, representaes de nmero somente com os smbolos 0 e 1. Este um sistema de numerao com base 2 ou binrio. Na eletrnica ainda comum trabalhar-se com o sistema octal, que possui base 8, cujos smbolos so: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7. Para o endereamento da memria do computador utilizado o sistema de numerao hexadecimal, de base 16, formado pelos smbolos: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, A, B, C, D, E, F. So estes quatro sistemas de numerao que sero o fundamento do estudo da computao, sendo necessrios para compreenso da organizao de sua arquitetura. Para compreendermos melhor a relao entre eles, devemos estudar a converso de uma base para outra.

2.2 CONVERSO ENTRE BASES: 2.2.1 De binrio, octal, e hexadecimal para decimal: Segue-se a regra simples: smbolo x baseposio Ou seja, eleva-se a base a converter potncia cujo valor sua posio no nmero e multiplica-se pelo smbolo. Assim, de binrio (base 2) para decimal (base 10), podemos fazer, por exemplo: Ex1: (100101)2 = 1 x 25 + 0 x 24 + 0 x 23 + 1 x 22 + 0 x 21 + 1 x 20 = 32 + 0 + 0 + 4 + 0 + 1 = 37 Ex2: (110,10)2 = 1 x 22 + 1 x 21 + 0 x 20 + 1 x 2-1 + 0 x 2-2 = 4 + 2 + 0 + 0,5 + 0 = 6,5 E de octal (base 8) para decimal:

2.2.2 Converso de decimal para binrio, octal e hexadecimal: Para converter nmeros da base 10 para outras bases, segue-se a seguinte regra: parte inteira: divide-se o nmero a ser convertido pela base desejada; toma-se o quociente resultante e divide-se novamente pela base at que o quociente seja zero; os restos das divises formam a parte inteira do nmero convertido; o primeiro resto representa o ltimo dgito da parte inteira do nmero; o ltimo quociente representa o primeiro dgito da parte inteira; parte fracionria: multiplica-se a parte fracionria do nmero a ser convertido pela base desejada; toma-se a parte fracionria do nmero resultante e repete-se a operao; a parte inteira dos produtos obtidos representam a parte fracionria do nmero procurado.

Para converso de decimal para binrio, temos o exemplo: (174,25)10: 174 / 2 = 87 resto 0 87 / 2 = 43 resto 1 43 / 2 = 21 resto 1 21 / 2 = 10 resto 1 10 / 2 = 5 resto 0 5 / 2 = 2 resto 1 2 / 2 = 1 resto 0 ltimo quociente: 1 ==> parte inteira: 10101110 0,25 x 2 = 0,50 inteiro 0 0,50 x 2 = 1,0 inteiro 1 ==> parte fracionria: 01 (174,25)10 = (10101110,01)2 De decimal para octal: (749,97)10: 749 / 8 = 93 resto 5 93 / 8 = 11 resto 5 11 / 8 = 1 resto 3 ltimo quociente: 1 ==> parte inteira: 1355 0,97 x 8 = 7,76 inteiro 7 0,76 x 8 = 6,08 inteiro 6 0,08 x 8 = 0,64 inteiro 0 ==> parte fracionria: 760 (749,97)10 = (1355,760)8 E de decimal para hexadecimal: (155,742)10: 155 / 16 = 9 resto 11 (B) ltimo quociente: 9 ==> parte inteira: 9B 0,742 x 16 = 11,872 inteiro 11 (B) 0,872 x 16 = 13,952 inteiro 13 (D) 0,952 x 16 = 15,232 inteiro 15 (F) ==> parte fracionria: BDF (155,742)10 = (9B,BDF)16 2.2.3 Converso de binrio para octal Basta converter cada trs smbolos binrios em um octal, partindo-se da vrgula. Caso faltem smbolos para completar trs, completa-se com zeros. Exemplo: (010 101,110 1)2 = (25,64)8 2.2.4 Converso de octal para binrio: O oposto do mtodo anterior: pega-se cada valor e converte-se pela tabela em trs smbolos binrios. Exemplo: (356,71)8 = (11 101 110,111 001)2

9
2.2.5 Converso de binrio para hexadecimal: Semelhante a converso de octal, apenas pegando cada quatro smbolos binrios para um hexadecimal, convertidos a partir da tabela. Exemplo: (1101 1010 0100,1010 11)2 = (DA4,AC)16 2.2.6 Converso de hexadecimal para binrio: Oposto do mtodo anterior. Exemplo: (CAFE,01)16 = (1100 1010 1111 1110,0000 0001)2

2.3 ARITMTICA COMPUTACIONAL: Todo sistema de computao moderno construdo de modo a ser capaz de armazenar, interpretar e manipular informaes codificadas na forma binria. Alm disso, muitos deles possuem a capacidade de representar valores e efetuar operaes aritmticas utilizando recursos de outras bases da potncia de 2 (mais especialmente as bases octal - base 8 e hexadecimal - base 16). Esse o caso, por exemplo, de representao e aritmtica de nmeros em ponto flutuante; alguns sistemas de computao IBM empregam a base 16 quando efetuam aritmtica em ponto flutuante.

2.3.1 Procedimento de Adio:

10
Tendo em vista que toda representao de valores nos computadores digitais realizada no sistema binrio, obvio, ento, que as operaes aritmticas efetuadas pela mquina sejam tambm realizadas na mesma base de representao, a base 2. As operaes de adio nas bases 2, 8 e 16 so realizadas de modo idntico ao que estamos acostumados a usar para a base 10, exceto no que refere quantidade de algarismos disponveis (que, em cada base, diferente). Esse fato acarreta diferena nos valores encontrados, mas no no modo como as operaes so realizadas. Adio de Nmeros Binrios A operao de soma de dois nmeros em base 2 efetuada de modo semelhante soma decimal, levando-se em conta, apenas, que s h dois algarismos disponveis (0 e 1). Assim: 0+0=0 0+1=1 1+0=1 1 + 1 = 0, com "vai 1"

Do mesmo modo que operamos na base decimal, a soma efetuada algarismo por algarismo, de maneia que, quando somamos 1 com 1, obtemos como algarismo resultante 0 e sobra o valor 1 para ser somado aos algarismos da parcela imediatamente seguinte esquerda (valor de uma base - 2); esse o valor que denominamos "vai 1". Se os dois algarismos serem somados so de valor igual a 1, e ainda temos o "vai 1" para o algarismo da esquerda. Resumindo: 1 + 1 + 1 = 1 com "vai 1"; 1 + 0 + 1 = 0 com "vai 1". 2.3.2 Procedimento de Subtrao: Os procedimentos para execuo da operao de subtrao em bases 2, 8, 16, ou qualquer outra no decimal seguem as mesmas regras adotadas para a base 10, variando, conforme j mencionado diversas vezes, quanto quantidade de algarismos existentes em cada base. Essas regras so: minuendo - subtraendo = diferena; operaes realizada algarismo por algarismo; se o algarismo do minuendo for menor que o algarismo do subtraendo, adicionase ao minuendo um valor igual ao da base (2 ou 8 ou 16). Esse valor corresponde a uma unidade subtrada (emprstimo) do algarismo esquerda do minuendo; resultado colocado na coluna, na parcela diferena.

11
Subtrao de Nmeros Binrios A subtrao em base 2, na forma convencional usada tambm no sistema decimal (minuendo - subtraendo = diferena), relativamente mais complicada por dispormos apenas dos algarismos 0 e 1. Assim, 0 menos 1 necessita de um "emprstimo" de um valor igual base (no caso 2), obtido do primeiro algarismo diferente de zero, existente esquerda. Se estivssemos operando na base decimal, o "emprstimo" seria de valor igual a 10.

A execuo detalhada do algoritmo de soma para o Ex2 apresentada a seguir, de modo que se possa compreender melhor o processo: 11=0 00=0 0 1 no possvel. Retira-se 1 da 5a ordem, a partir da direita, ficando 2 unidades na 4a ordem. Dessas 2 unidades, retira-se 1 para a 3a ordem (nesta 3a ordem ficam, ento, 2), restando 1 nesta 4 ordem. Logo 2-1 = 1. 11=0 00=0 11=0 00=0 0 1 no possvel. Retira-se 1 da ordem esquerda, que fica com zero e passase 2 para a direita. Logo 2 1 = 1 00=0

Noes de Arquitetura de Computadores


1. INTRODUO O alto nvel de popularidade atingido pelos computadores nos ltimos anos permitiu tambm quebrar uma srie de barreiras, particularmente no que diz respeito terminologia associada. Atualmente, expresses como bits, bytes, hard disk, RAM, e outras, deixaram de fazer parte vocabulrio tcnico dos especialistas para compor aquele de grande parte dos usurios destas mquinas. Entretanto, os aspectos bsicos de funcionamento de um computador ainda so reservados aos profissionais da rea e devem assim permanecer indefinidamente. Neste captulo pretende-se, a nvel de introduo, apresentar alguns aspectos importantes do funcionamento dos computadores, sendo que as questes mais importantes sero aprofundadas ao longo do curso.

12
2. PRINCIPAIS COMPONENTES DE UM COMPUTADOR Numa viso externa de grande parte dos usurios, um computador composto de CPU, teclado, vdeo e mouse, como ilustrado pela figura ao lado. Esta a viso da maior parte da populao que tenha algum tipo de interao com o computador, principalmente porque estes so os elementos de um microcomputador que se deve que transportar, desconectando-os e reconectando-os para fazer o computador voltar a funcionar. Embora continuar a ter este tipo de viso dos componentes de um computador no vai afetar profundamente a vida e modo de utilizao destas mquinas pela maior parte da populao, lgico que esta uma viso extremamente superficial at para alguns usurios. A Unidade Central de Processamento... a CPU Um primeiro equvoco aparece nesta diviso, ao chamar-se o gabinete do microcomputador, seja ele em formato torre (o formato vertical) ou desktop (o horizontal), de CPU. O mais correto cham-lo mesmo de torre ou gabinete. O nome, ou melhor a sigla CPU, vem do ingls Central Prossessing Unit, para designar o componente ou o conjunto de componentes do computador responsvel pela execuo das instrues dos programas. O nome CPU sugere, ento, um elemento essencial no funcionamento do computador, sem uma CPU, os computadores no poderiam funcionar. Nas mquinas de primeira e segunda gerao, segundo a organizao do captulo anterior, as CPUs eram implementadas em circuitos de grandes dimenses, utilizando milhares de vlvulas ou transistores. A partir dos anos 70, com o aparecimento do circuito integrado, as CPUs puderam ser implementadas completamente num chip, denominado a partir de ento de microprocessador, nome at hoje utilizado e que incorpora, em sua famlia, exemplares como o Pentium e o Power PC entre outros menos populares, mas nem por isso menos poderosos. Apesar da existncia de uma grande diversidade em termos de arquiteturas de computador, pode-se enumerar, num ponto de vista mais genrico os componentes bsicos desta classe de equipamentos. A figura 2.2 apresenta um esquema de um computador, destacando os elementos que o compem. Apesar da grande evoluo ocorrida na rea de informtica desde o aparecimento dos primeiros computadores, o esquema apresentado na figura pode ser utilizado tanto para descrever um sistema computacional atual como os computadores da dcada de 40, projetados por engenheiros como John Von Neuman. Vamos analisar a evoluo que as CPUs sofreram ao longo dos anos e quais so os parmetros a elas associados que influenciam no desempenho global de um sistema computacional. Um parmetro importante o tamanho da palavra processada pela unidade lgica e aritmtica, lembrando que o sistema de numerao adotado nas arquiteturas de computadores o binrio, o qual tem como unidade bsica de informao obit, que pode assumir os valores 0 ou 1. Quanto maior o tamanho da palavra manipulada pelo microprocessador, maior o seu potencial de clculo e maior a preciso das operaes realizadas. As primeiras CPUs integradas num nico chip, como por exemplo, o 4004 fabricado pela

13
Intel em 1971 manipulava palavras (dados e instrues) expressas por 4 dgitos binrios. Os microprocessadores mais recentes so capazes de manipular palavras entre 32 bits (caso dos 486) e 64 bits (Pentium e Power PC A velocidade de clculo outro fator de peso para as arquiteturas de computador, uma vez que ela ser determinante para o tempo de resposta de um sistema computacional com respeito execuo de uma dada aplicao. A velocidade de clculo est diretamente relacionada com a freqncia do relgio que pilota o circuito da CPU como um todo. O microprocessador Intel 4004 era movido por um clock de freqncia igual a 108 KHz (isto mesmo... quilohertz), enquanto hoje fala-se em microprocessadores com clocks de 200, 233, 266 e at 300 MHz. Ainda relacionada com a ALU, possvel destacar a quantidade de operaes que ela suporta. Os primeiros processadores suportavam um conjunto relativamente modesto de operaes lgicas e aritmticas. Em particular, no que diz respeito s operaes aritmticas, os primeiros processadores suportavam apenas operaes de adio e subtrao, sendo que as demais operaes tinham de ser implementadas atravs de seqncias destas operaes bsicas. Os processadores suportando um conjunto mais complexo de instrues surgiu de 15 anos para c, graas adoo da tecnologia CISC (Complex Instruction Set Computer). Embora no seja um aspecto visvel ou perceptvel internamente, importante destacar que o aumento do potencial de clculo de um computador s foi incrementado devido evoluo da microeletrnica que tem oferecido tcnicas de integrao capazes de encapsular uma quantidade cada vez maior de transistores por unidade de rea. S para que se tenha um parmetro, o Intel 4004 possua 23000 transistores integrados no mesmo chip, enquanto dos chips da linha Pentium abrigam cerca de 6 milhes de transistores.

Conhecendo os lutadores Entra no ringue a Intel que veste azul e ergue os braos pedindo o apoio da plateia. Criada em 1968, comeou sua grande histria com a fabricao de circuitos integrados. Depois de muitos anos e a chegada dos computadores domsticos, a empresa teve a chance de investir nos processadores. A partir da dcada de 90 todos conheceram o Pentium, nome que fez a fabricante deslanchar e ganhar fortunas de dinheiro. Atualmente a srie Pentium no ocupa mais o posto de processadores topo de linha, sendo que as CPUs Core i7 (i5 e i3 tambm) so o que a Intel oferece de melhor. Alm de modelos para desktop a Intel tambm produz CPUs para notebooks e ocupa o atual posto de maior fabricante de processadores.

14
Obviamente a empresa conta com o apoio de fs e de um grande nmero de montadoras que sabem da influncia da marca no mercado. A AMD veste verde e entra em grande estilo, subindo em cima das cordas e levando a plateia loucura. Fundada em 1969, a companhia veio investindo em circuitos lgicos de forma igual sua concorrente. O concorrente do Pentium era o K5, que foi inserido no mercado trs anos depois do grande pioneiro da Intel. Apesar de pouca fama inicial, a AMD ganhou o pblico com o AMD Athlon, que ainda continua sendo fabricado e ainda muito popular. As CPUs da AMD agora possuem diversas ramificaes, sendo que abrangem o mesmo mercado que a concorrente. O processador topo de linha da AMD o Phenom II X6 (da mesma famlia do Phenom II X4, X3 e X2). Assim como a concorrente, a Advanced Micro Devices abraou o mercado de notebooks faz um bom tempo, contudo a empresa permanece em segundo lugar nas vendas. Round 1: desempenho O fator desempenho sempre um aspecto que depende de uma srie de configuraes internas e das tecnologias empregadas em cada processador. Uma enormidade de portais sempre realiza testes com as CPUs mais recentes das duas fabricantes. Os resultados sempre variam muito, sendo que existem atividades nas quais os processadores Intel so mais rpidos e outras em que os chips da AMD alcanam um desempenho maior.

A Intel lanou o Core i7 980-X recentemente, o qual possui seis ncleos. Contudo, a fabricante no apenas investiu em qualidade tecnolgica, mas exagerou ao mximo para obter o prmio de melhor processador de seis ncleos. A grande maioria dos sites que testou a CPU notou a superioridade da Intel, sendo que em poucos testes ele perde para o concorrente direto.

A AMD demorou um pouco mais que a Intel, porm lanou um processador surpreendente. O Phenom II X6 tem especificaes mais modestas que o concorrente, mas ainda sim consegue timo desempenho em diversas aplicaes. Alis, a CPU da AMD tem capacidade at para ultrapassar o Core i7 980-X em alguns testes (baseado na reviso do site Benchmark Reviews).

15

Round 2: relao custo-benefcio Quando falamos em processadores de alto desempenho, no temos como deixar de pensar no aspecto financeiro. Os desktops e notebooks atuais (considerando configuraes de alto desempenho) esto cada vez mais caros, pois alm de o preo da CPU ser consideravelmente alto, os demais componentes devem acompanhar a tecnologia do processador fator que aumenta o valor total do produto.

Todos os sites comprovam e admitem que a AMD realmente fez uma tima jogada lanando um processador de seis ncleos mais fraco e mais barato. H algumas fabricantes que inclusive vm reclamando da falta de CPUs Phenom II X6, os quais esto sendo to requisitados que os estoques esto acabando muito rpido. Para se ter uma ideia, o Phenom II X6 custa menos de um tero do concorrente (apenas 300 dlares).

Enquanto a AMD oferece processadores baratos, a Intel prefere continuar com o posto de CPU mais veloz do mundo. Os testes realmente vm comprovando isso e a frequncia padro do processador Core i7 980-X no deixa dvidas de que a velocidade superior. bom lembrar que a Intel possui outras opes de processadores mais baratos.

16

Round 3: tecnologias Desde o princpio da batalha nos anos 90, tanto a AMD quanto a Intel vm introduzindo novas tecnologias no mercado. Ambas utilizam tcnicas funcionais para o processamento de dados, contudo as arquiteturas internas so completamente diferentes. Tais fatores fazem com que em alguns casos a AMD consiga um desempenho considervel, enquanto em outros a Intel obtm superioridade.

A Intel inseriu a srie Core i7 no mercado para provar que suas CPUs so melhores ao trabalhar com jogos. Com uma diversidade de modificaes internas, a fabricante consegue resultados superiores e garante aos gamers a jogatina dos sonhos. A grande maioria dos sites comprova que os processadores Intel so um pouco melhores em jogos.

17

A AMD por outro lado no fica pra trs e tambm procura investir em tecnologias. Algumas das tecnologias da AMD inclusive agora so utilizadas nos processadores Intel, tamanha a capacidade em desenvolvimento da fabricante. Os gamers tambm no perdem nada ao utilizar CPUs da AMD, pois em muitos casos a AMD ainda compete de igual e at chega a superar a Intel. Round 4: chipsets Na corrida para abocanhar outro mercado, as duas fabricantes decidiram investir pesado em chipsets. Antigamente as placas-me utilizavam chipsets de marcas diferentes (como a NVIDIA e a VIA), contudo com a insero da Intel e da AMD no pedao, ficou raro encontrar montadoras de placas-me que optem por chipsets que no sejam das fabricantes de processadores.

A AMD j est h algum tempo no mercado dos chipsets e mostra que seus produtos so perfeitos para obter um desempenho superior. Com placas de vdeos AMD ATI Radeon integradas, a fabricante consegue um desempenho absurdamente melhor em jogos e atividades multimdia.

18

A Intel mudou muito sua viso e agora vem trazendo novos chipsets que permitem um trabalho exemplar com as novas CPUs da linha Core i7. Apesar de a placa onboard no ser to boa, a Intel fornece grficos razoveis para quem precisa usar o PC diariamente. Round 5: notebooks Como j citado, ambas as marcas possuem processadores dedicados para notebooks. Com velocidades excelentes, temperaturas baixas e desempenhos fantsticos, as CPUs para computadores mveis mostram que so aptas para quaisquer tipos de tarefa. Neste quesito as duas fabricantes capricham muito, pois procuram sempre alcanar um novo grupo de usurios.

A verdade que a maior parte dos notebooks traz um processador Intel. Tal aspecto decorrente da grande campanha de marketing que a Intel faz todos os anos. Boa parte dos fabricantes prefere usar Intel, porque os usurios solicitam esses processadores.

19

Apesar de a Intel dominar a rea dos portteis, a AMD no fica parada e tambm vem realizando parcerias com grandes montadoras. A HP um timo exemplo de marca que confia nos processadores AMD e fornece aos usurios opes de preo aceitvel com desempenho acima do esperado. Round 6: chips grficos As duas gigantes dos processadores focam seus esforos nas CPUs, porm ambas possuem reas dedicadas ao desenvolvimento de chips grficos. Como j citado, tanto AMD quanto Intel possui placas do tipo onboard, mas isso no significa que as empresas limitem seus esforos apenas ao setor de placas de baixo desempenho.

Bom, pelo menos no o caso da AMD. A fabricante comprou a ATI h algum tempo e agora fabrica chips grficos to rpidos quanto os da NVIDIA. Alis, segundo as ltimas notcias, no ms de julho de 2010 a ASUS lanou a placa de vdeo mais poderosa do mundo, a qual conta com dois chips grficos Radeon HD5870 (confira o artigo clicando aqui). Tudo isso mostra a superioridade da AMD em grficos.

20

Que a AMD fabrica chips grficos para placas offboard todo mundo j sabe, porm a Intel no tem planos para investir no mercado no momento. Os esforos da fabricante so voltados ao mercado de placas integradas, as quais vm oferecendo solues aceitveis pela maior parte dos consumidores que buscam computadores para utilizar no cotidiano. Round 7: desktops O mundo utiliza computadores do tipo desktop, pois so o que h de mais barato e eficiente no momento. O nmero de montadoras aumentou significativamente e cada vez mais consumidores decidem comprar um PC. Tudo isso fez a venda de processadores subir significativamente, fator que gerou timos lucros para a AMD e a Intel.

A verdade uma s: a maioria dos desktops traz um processador Intel, pois so os que oferecem melhor desempenho. As montadoras sempre optam por CPUs da Intel pelo fato da confiabilidade e pela demanda de usurios que busca um processador da marca.

Reproduo do site oficial da Intel

21

Novamente a fama da Intel faz com que as fabricantes acabem optando pela marca, contudo existe uma boa parcela de computadores que j utiliza CPUs da AMD. E apesar de muitos comentarem sobre o melhor desempenho pertencer Intel, no h como usar este argumento para todos os processadores das duas marcas. Em muitos casos a AMD oferece sim o melhor desempenho e sempre oferece a melhor relao custo-benefcio. Round 8: processadores em outros dispositivos A briga que antes era restrita ao mercado de processadores agora ampla e abrange diversos eletrnicos. As duas fabricantes possuem opes de produtos que atendem outros mercados que no o dos desktops e notebooks, contudo elas optaram por tecnologias bem diferentes.

Se a Intel lucra muito com os computadores, a AMD consegue fama e receita com o mercado dos video games. Fabricando timos processadores grficos (GPUs) para o Xbox 360 e para o Wii, a AMD se consagra e lucra at mais do que a NVIDIA no ramo. Alm disso, a fabricante possui outros processadores ideais para netbooks de baixo desempenho (os pouco conhecidos AMD Geode).

A Intel no migrou para o ramo dos consoles porque concentra seus esforos nos netbooks. Atualmente a fabricante domina o mercado com o processador Intel Atom,

22
que oferece baixas temperaturas e velocidades perfeitas para o uso em PCs ultraportteis. Alm disso, o site oficial da empresa relata o desenvolvimento de processadores para smartphones e outros dispositivos. Round final: voc decide Estes so apenas alguns dos pontos positivos e negativos de cada fabricante, mas a briga no acaba aqui. Voc deve dar sua opinio e mostrar quem o verdadeiro campeo neste duelo de tits.

FUNCIONAMENTO O chip Intel Core i7 o mais novo processador de uma famlia de gnios da computao. O primeiro da linhagem foi o 4004, chip lanado em 1971 e usado em uma das primeiras calculadoras eletrnicas. O 8008, de 1974, estreou em um computador. Depois veio o Intel 8080, empregado num PC da IBM em 1982. Ainda nos sobrenomes de nmeros, houve o 80286, depois o 80386 e o 80486. O sobrenome do Core i7 Nehalem (nome dado arquitetura do chip). Apesar de serem todos da famlia Intel, os chips so muito diferentes de uma gerao para outra. A capacidade de processamento do Core i7 tremendamente maior. Enquanto o 8080 tinha 6.000 transistores, o Core i7 tem 731 milhes deles. Em relao aos chips atuais, o Core i7 tem a vantagem de suportar trs canais de memria. Isso gera um ganho de desempenho de 50% em relao arquitetura com dois canais. Cada ncleo de um i7 pode cuidar de duas tarefas (threads) ao mesmo tempo. Como ele tem quatro ncleos, o sistema operacional pensa que est trabalhando com oito ncleos.

Direitos da imagem: Wikipdia Logo adiante vamos explicar como funciona a arquitetura Nehalem, que permite ao Core i7 ter tanta capacidade de processamento. Arquitetura do Nehalem A arquitetura Nehalem, a base da famlia de processadores Core i7, considerada pela Intel um dos maiores avanos dos ltimos anos e faz parte da filosofia tick-tock da fabricante. Explicando: o tick foi mudana do processo de fabricao de 65nm (nanmetros) para 45nm. A primeira famlia dessa gerao foi chamada de Penryn. O tock a Nehalem o redesenho interno do chip. O prximo tick uma nova reduo no tamanho dos transstores, que tero 32nm.

23
Mas o que a torna to especial, a ponto de arrancar suspiros dos apaixonados por tecnologia e at dos usurios mais fanticos por desempenho? Antes de mergulhar nesse mar de bits, importante entender um conceito fundamental. Quase todo processador pr-Nehalem possui um sistema de comunicao chamado FSB (Front Side Bus), ou barramento. Ele trabalha em uma frequncia, medida em Mhz. Quando a CPU faz um pedido memria (ei, cad aquele clculo que deixei a?) via FSB, primeiro a requisio chega ao chamado North Bridge, um controlador prximo ao chip que faz a traduo do pedido para a memria. Depois o Bridge devolve a resposta, tambm decifrada, para o processador. Esse processo leva tempo (depende da freqncia de operao do FSB) e tornou-se um gargalo com a evoluo das memrias, cada vez mais velozes. Um dos maiores pulos do gato da nova arquitetura foi trazer o controlador da memria, o tal North Bridge, para dentro do chip. A concorrente AMD j havia feito isso em sua linha A64, mas cometeu alguns erros de design fatais. A Intel aprimorou o conceito e aposentou o FSB. Os Core i7 tm dois barramentos: um para ligar o processador RAM e outro de entrada/sada, que faz a comunicao com os outros dispositivos do micro. Assim, o desempenho melhora por dois motivos. Primeiro, porque agora h caminhos independentes para o trfego de dados. Depois, porque o acesso memria ficou mais veloz, pois o chip no mais obrigado a conversar antes com um controlador externo, o North Bridge.

Direitos da imagem: Tech Report O novo barramento se chama QuickPath Interconnect (QPI) e oferece dois caminhos (transmisso e recepo dos dados) para o chip se comunicar com outros dispositivos ou processadores, no caso de servidores com mais de um i7 instalado. O controlador integrado suporta trs canais de memria. Cada canal pode ser formado por um, dois ou trs pentes de memria RAM no padro DDR3, o nico aceito. Em resumo, isso gera um ganho de desempenho de 50% em relao arquitetura com dois canais (dois ou quatro pentes), como hoje. A expectativa que muitas placas-me para i7 tenham seis bancos (slots), ou seja, trs canais. Com isso, um consumidor extremamente exigente poder ter uma mquina com incrveis 12GB de memria (6

24
pentes de 2GB). O ideal instalar trs ou seis pentes no PC, para gerar o mximo de desempenho. O desenho interno do processador tambm mudou. Os Core i7 so single die (blocos nicos). Dentro de cada bloco, ficam os quatro ncleos (cores), o controlador da RAM e a cache uma memria de altssimo desempenho junto aos ncleos. H trs nveis de cache. O L1 separado para cada ncleo 32KB para dados e 32KB para instrues, ou 256KB ao todo (64KB x 4). No nvel seguinte (L2) h mais 256KB por ncleo, totalizando 1MB (1024KB). Por fim, o L3 de 8MB compartilhado por todos. Essa hierarquia de memrias cache serve para agilizar o trabalho dos ncleos. As instrues mais urgentes vo para a L1. A L3 serve como uma cpia de segurana da L2, replicando os dados desta. Assim, se um ncleo precisa da mesma informao que outro, ele busca nessa biblioteca pblica em vez de perder tempo fuando na prateleira particular de outro core.

Outro recurso interessante o Turbo Boost. Ele permite que cada ncleo ativo aumente sua freqncia de operao, em incrementos de 133Mhz por vez, at atingir o limite trmico e eltrico determinado. Isso funciona tanto para colocar o processador a todo vapor, como para ele economizar energia quando no h muito trabalho. A idia que as verses do i7 para notebooks sejam capazes de zerar o consumo dos ncleos desocupados. Cada ncleo de um i7 pode cuidar de duas tarefas (threads) ao mesmo tempo. Assim, o sistema operacional pensa que est trabalhando com oito ncleos. Isso especialmente til com aplicativos desenvolvidos para dividir as tarefas entre eles. Por fim, mudanas no modo como os ncleos tratam as instrues (as ordens dos aplicativos) permitem que os Core i7 processem, na maior parte do tempo, cinco comandos por ciclo, em vez de quatro dos antecessores. AMD Phenom a mais nova srie de Processadores da AMD, Phenom (vindo da palavra inglesa phenomenal, que quer dizer fenomenal). Tal srie baseada na arquitetura K10, voltada para desktops, com verses de 3 ncleos (codenome Toliman), que pertecem a srie Phenom 8000 e verses de 4 ncleos (codenome Agena) na srie Phenom 9000. A AMD considera os Phenom X4 os primeiros quad

25
core reais, j que esses processadores possuem um ncleo monoltico (todos os ncleos esto no mesmo die). O Phenom trabalha com soquete AM2+, possvel conectar um Phenom a um soquete AM2, porm acarretar perda de performance (considerada irrisria) devido a reduo do barramento de 4GT/s para 2GT/s, e perda de perfis de economia de energia.

Phenom X4 [editar]Agena O Phenom Agena foi o primeiro processador lanado pela AMD na sua nova arquitetura K10, e seu primeiro Quad-Core. Foram produzidas duas revises comerciais desse processador, B2, que possui o Bug do TLB(Translation Lookaside Buffer), que afeta a estabilidade em ambientes virtuais (ver mquina virtual), e a B3, que corrige este erro a nvel de silcio. As verses B2 e B3 podem ser diferenciadas pela nomenclatura do processador, sendo o B2 com finais 9X00(ex. Phenom X4 9500) e B3 com finais 9X50(ex. Phenom X4 9850). O Agena foi duramente criticado pela mdia por ser lanado aps os Core 2, e ainda assim serem menos eficientes clock-a-clock e por no suportar altas frequncias. Apesar da apresentao do chamado Agena FX, que seria o modelo escolhido a dedo pela AMD para sua plataforma high-end, este modelo no foi apresentado ao pblico, virando apenas vitrine tecnolgica. Quatro ncleos AMD K10 cache L1: 64 + 64 KiB (Dados + Instrues) por ncleo Cache L2: 512 KiB por ncleo Cache L3: 2 MiB compartilhado por todos os ncleos Controlador de memria: DDR2-1066 MHz com dual channel Lisura de gravao: 65 nm Processo de gravao: Silicon-on-insulator (SOI) MMX, Extended 3DNow!, SSE, SSE2, SSE3, SSE4a, AMD64, PowerNow!, Cool'n'Quiet, NX bit, AMD-V Socket AM2+, HyperTransport Consumo e dissipao de calor (TDP): 65W, 95W, 125W, 140W Primeiros lanamentos 19 de Novembro de 2007 (Reviso B2) 27 de Maro de 2008 (Reviso B3) Clock: 1800 at 2300 MHz (Reviso B2); 1800 at 2600 MHz (Reviso B3) Modelos: 9100e at 9950

26
Variaes: Black Edition, Energy Efficient, Business Class [editar]Phenom X3 [editar]Toliman O integrante Tri-Core dos Phenom's derivado do modelo Agena com um ncleo desativado. Por isso, suas caractersticas so muito parecidas com o Agena, diferenciando apenas pelo nmero de ncleo. Sendo assim, este processador sofre dos mesmos males do seu irmo maior, e tambm diferenciado da mesma forma, com finais "8X00" para B2 e "8X50" para B3. Trs ncleos AMD K10 cache L1: 64 + 64 KiB (Dados + Instrues) por ncleo Cache L2: 512 KiB por ncleo Cache L3: 2 MiB compartilhado por todos os ncleos Controlador de memria: DDR2-1066 MHz com dual channel Lisura de gravao: 65 nm Processo de gravao: Silicon-on-insulator (SOI) MMX, Extended 3DNow!, SSE, SSE2, SSE3, SSE4a, AMD64, PowerNow!, Cool'n'Quiet, NX bit, AMD-V Socket AM2+, HyperTransport Consumo e dissipao de calor (TDP): 65W e 95W Primeiros lanamentos 27 de Maro de 2008 (Reviso B2) 23 de Abril de 2008 (Reviso B3) Clock: 2100 e 2300 MHz (Reviso B2); 1900 at 2500 MHz (Reviso B3) Modelos: 8250e at 8850 Variaes: Black Edition, Energy Efficient, Business Class

MEMRIA CACHE Quando voc pede a configurao de um micro ou notebook, um dos tens listados a memria cache. Mas, o que memria cache ? Memria cache uma memria auxiliar para leitura de dispositivos lentos, como o disco rgido, por exemplo. Lentos em relao memria, claro, porque o tempo de leitura de memria muito mais rpido do que o tempo de leitura de um bloco no disco rgido. Isso porque o disco depende de dispositivos mecnicos para ser lido: motor, deslocamento da cabea leitura, etc., enquanto que a memria s depende da velocidade dos impulsos eltricos, infinitamente mais rpidos. O conceito de memria cache surgiu ainda nos equipamentos de grande porte, quando parte da memria principal (RAM) que no estava sendo utilizada era

27
reservada pelo Sistema Operacional para ajudar na leitura do disco. O Sistema ento percebia quais os prximos blocos que seriam lidos do disco, e antecipava essa leitura jogando esses blocos nessa parte da memria reservada (cache). Quando um registro daques blocos era solicitado para leitura, ele j estava na memria, e isso agilizava em muito a leitura do mesmo. Esse conceito vale at hoje para vrios dispositivos lentos, como CD, DVD, HD, Disk Drive, etc.

Nos primeiros PCs, os chips controladores da placa-me ficavam espalhados em diversos pontos da placa. No preciso dizer que este design no era muito eficiente, j que mais componentes significam mais custos. Com o avano da tecnologia, os circuitos passaram a ser integrados em alguns poucos chips. Isso trouxe duas grandes vantagens: a primeira que, estando mais prximos, os componentes podem se comunicar a uma velocidade maior, permitindo que a placa-me seja capaz de operar a freqncias mais altas. As segunda a questo do custo, j que produzir dois chips (mesmo que mais complexos) sai mais barato do que produzir vinte. Muitas vezes, temos a impresso de que novas tecnologias (sobretudo componentes miniaturizados) so mais caras, mas, na maior parte dos casos, o que acontece justamente o contrrio. Produzir chips utilizando uma tcnica de 45 nanometros mais barato do que produzir utilizando uma tcnica antiga, de 90 ou 180 nanometros, pois transstores menores permitem produzir mais chips por wafer, o que reduz o custo unitrio. Usando uma tcnica de 180 nanometros (0.18 micron), temos transstores 16 vezes maiores que ao utilizar uma tcnica de 45 nanometros. Isso significa que, utilizando aproximadamente o mesmo volume de matria-prima e mo de obra, possvel produzir quase que 16 vezes mais chips. bem verdade que migrar para novas tecnologias implica um grande custo inicial, j que a maior parte do maquinrio precisa ser substitudo. Os fabricantes aproveitam o impulso consumista do pblico mais entusiasta para vender as primeiras unidades muito mais caro (o que cria a impresso de que a nova tecnologia mais cara), mas, uma vez que os custos iniciais so amortizados, os produtos da nova gerao acabam custando o mesmo, ou menos que os anteriores, mesmo incluindo mais funes. Assim como os demais componentes, os chipsets evoluram e incorporaram mais funes. Nos micros 386, at mesmo as interfaces IDE e portas seriais eram adicionadas atravs de placas de expanso, enquanto a maioria das placas atuais incluem, alm das interfaces bsicas, tambm interfaces vdeo, som e rede onboard, ou seja, oferecem a um custo muito baixo funes que antes precisavam ser adicionadas atravs de placas extras.

28
A grande maioria dos chipsets segue o projeto tradicional, onde as funes so divididas em dois chips, chamados de porte norte (north bridge) e ponte sul (south bridge). Nos ltimos anos essa designao anda um pouco fora de moda, com os fabricantes adotando nomes pomposos, mas ainda pode ser utilizada como uma definio genrica. A ponte norte o chip mais complexo, que fica fisicamente mais prximo do processador. Ele incorpora os barramentos "rpidos" e as funes mais complexas, incluindo o controlador de memria, as linhas do barramento PCI Express, ou o barramento AGP, alm do chipset de vdeo onboard, quando presente. As placas para processadores AMD de 64 bits no possuem o controlador de memria, j que ele foi movido para dentro do processador. Nas placas atuais, a ponte norte do chipset sempre coberta por um dissipador metlico, j que o chip responde pela maior parte do consumo eltrico e, conseqentemente, da dissipao de calor da placa-me. Em alguns casos, os fabricantes chegam a utilizar coolers ou at mesmo heat-pipes para refriger-lo. A ponte sul invariavelmente um chip menor e mais simples que o primeiro. Nas placas atuais ela incorpora os barramentos mais lentos, como o barramento PCI, portas USB, SATA e IDE, controladores de som e rede e tambm o controlador Super I/O, que agrupa portas "de legado", como as portas seriais e paralelas, porta para o drive de disquete e portas do teclado e mouse (PS/2). comum que os fabricantes adicionem funes adicionais ou substituam componentes disponveis na ponte sul, incluindo controladores externos. Com isso, podem ser adicionadas portas SATA ou IDE adicionais, o controlador de udio pode ser substitudo por outro de melhor qualidade ou com mais recursos, uma segunda placa de rede onboard pode ser adicionada e assim por diante. Entretanto, com pouqussimas excees, as funes da ponte norte do chipset no podem ser alteradas. No possvel adicionar suporte a mais linhas PCI Express ou aumentar a quantidade de memria RAM suportada (por exemplo) adicionando um chip externo. Estas caractersticas so definidas ao escolher o chipset no qual a placa ser baseada. Embora incorpore mais funes (em nmero) as tarefas executadas pela ponte sul so muito mais simples e os barramentos ligados a ela utilizam menos trilhas de dados. Normalmente os fabricantes utilizam as tecnologias de produo mais recente para produzir a ponte norte, passando a produzir a ponte sul utilizando mquinas ou fbricas mais antigas. No caso de um fabricante que produz de tudo, como a Intel ou a AMD, normal que existam trs divises. Novas tcnicas de produo so usadas para produzir processadores, a gerao anterior passa a produzir chipsets e chips de memria, enquanto uma terceira continua na ativa, produzindo chips menos importantes e controladores diversos. Isso faz com que o preo dos equipamentos seja mais bem amortizado. No final, o maquinrio obsoleto (a quarta diviso) ainda acaba sendo vendido para fabricantes menores, de forma que nada seja desperdiado. :) Por exemplo, o chip MCH (ponte norte) do chipset P35, lanado pela Intel em julho de 2007, ainda produzido em uma tcnica de 0.09 micron, a mesma utilizada na produo do Pentium 4 com core Prescott, cuja produo foi encerrada mais de um ano antes. O chip ICH9 (ponte sul), por sua vez, ainda produzido utilizando uma tcnica de 0.13 micron, a mesma usada no Pentium 4 com core Northwood e no Pentium III com core

29
Tualatin. A diferena na tcnica de produo justificvel pela diferena de complexidade entre os dois chips. Enquanto o MCH do P35 possui 45 milhes de transstores (mais que um Pentium 4 Willamette, que possui apenas 42 milhes), o ICH9 possui apenas 4.6 milhes, quase 10 vezes menos. Nos antigos chipsets para placas soquete 7 e slot 1, como o Intel i440BX e o VIA Apollo Pro, a ligao entre a ponte norte e ponte sul do chipset era feita atravs do barramento PCI. Isso criava um grande gargalo, j que ele tambm era utilizado pelas portas IDE e quase todos os demais perifricos. Nessas placas, at mesmo o barramento ISA era ligado no sobrecarregado barramento PCI, atravs de um chip conversor, o PCIto-ISA bridge. Nas placas atuais, a ligao feita atravs de algum barramento rpido (muitas vezes proprietrio) que permite que a troca de informaes seja feita sem gargalos. No existe uma padronizao para a comunicao entre os dois chips, de forma que (com poucas excees) os fabricantes de placas-me no podem utilizar a ponte norte de um chipset em conjunto com a ponte sul de outro, mesmo que ele seja mais barato ou oferea mais recursos. O chipset de longe o componente mais importante da placa-me. Excluindo o chipset, a placa-me no passa de um emaranhado de trilhas, conectores, reguladores de tenso e controladores diversos. Placas que utilizam o mesmo chipset tendem a ser muito semelhantes em recursos, mesmo quando fabricadas por fabricantes diferentes. Devido a diferenas no barramento e outras funes, o chipset sempre atrelado a uma famlia de processadores especfica. No possvel desenvolver uma placa-me com um chipset AMD que seja tambm compatvel com processadores Intel, por exemplo. Como o chipset tambm o componente mais caro da placa-me, ele tambm um indicador da qualidade geral da placa, j que placas com chipsets baratos, sobretudo as com os modelos mais simples da SiS e VIA tendem a ser "baratas" tambm em outros aspectos. Por outro lado, raro que um fabricante utilize um chipset mais caro, da Intel ou nVidia, em uma placa de segunda linha. Introduo Barramentos (ou, em ingls, bus) so, em poucas palavras, padres de comunicao utilizados em computadores para a interconexo dos mais variados dispositivos. Neste artigo, voc conhecer algumas caractersticas dos principais barramentos presentes nos PCs, comoISA, AGP, PCI, PCI Express e AMR. Note que muitos desses padres j no so utilizados em computadores novos, mesmo assim, conhec-los importante. Antes de comearmos, importante voc saber que, no decorrer deste texto, o InfoWester utilizar com certa freqncia a palavra slot. Esse termo faz referncia aos encaixes fsicos de cada barramento para aconexo de dispositivos (placas de vdeo, placas de rede, etc). Em geral, cada barramento possui um tipo de slot diferente.

30
Barramento ISA (Industry Standard Architecture) O barramento ISA um padro no mais utilizado, sendo encontrado apenas em computadores antigos. Seu aparecimento se deu na poca do IBM PC e essa primeira verso trabalha com transferncia de 8 bits por vez e clock de 8,33 MHz (na verdade, antes do surgimento do IBM PC-XT, essa valor era de 4,77 MHz). Na poca do surgimento do processador 286, o barramento ISA ganhou uma verso capaz de trabalhar com 16 bits. Dispositivos anteriores que trabalhavam com 8 bits funcionavam normalmente em slots com o padro de 16 bits, mas o contrrio no era possvel, isto , de dispositivos ISA de 16 bits trabalharem com slots de 8 bits, mesmo porque os encaixes ISA de 16 bits tinham uma extenso que os tornavam maiores que os de 8 bits, conforme indica a imagem abaixo:

Slots ISA Repare na imagem acima que o slot contm uma diviso. As placas de 8 bits utilizam somente a parte maior. Como voc j deve ter imaginado, as placas de 16 bits usam ambas as partes. Por conta disso, as placas-me da poca passaram a contar apenas com slots ISA de 16 bits. Curiosamente, alguns modelos foram lanados tendo tanto slots de 8 bits quanto slots de 16 bits. Se voc est acostumado com slots mais recentes, certamente percebeu o quo grandes so os encaixes ISA. O de 16 bits, por exemplo, conta com 98 terminais. Por a, possvel perceber que as placas de expanso da poca (isto , placas de vdeo, placas de som, placas de modem, etc) eram igualmente grandes. Apesar disso, no era difcil encontrar placas que no utilizavam todos os contatos dos slots ISA, deixando um espao de sobra no encaixe. Com a evoluo da informtica, o padro ISA foi aos poucos perdendo espao. A verso de 16 bits capaz de proporcionar transferncia de dados na casa dos 8 MB por segundo, mas dificilmente esse valor alcanado, ficando em torno de 5 MB. Como essa taxa de transferncia era suficiente para determinados dispositivos (placas de modem, por exemplo), por algum tempo foi possvel encontrar placas-me que contavam tanto com slots ISA quanto com slots PCI (o padro sucessor).

Barramento PCI (Peripheral Component Interconnect) O barramento PCI surgiu no incio de 1990 pelas mos da Intel. Suas principais caractersticas so a capacidade de transferir dados a 32 bits e clock de 33 MHz, especificaes estas que tornaram o padro capaz de transmitir dados a uma taxa de at

31
132 MB por segundo. Os slots PCI so menores que os slots ISA, assim como os seus dispositivos, obviamente. Mas, h uma outra caracterstica que tornou o padro PCI atraente: o recurso Bus Mastering. Em poucas palavras, trata-se de um sistema que permite a dispositivos que fazem uso do barramento ler e gravar dados direto na memria RAM, sem que o processador tenha que "parar" e interferir para tornar isso possvel. Note que esse recurso no exclusivo do barramento PCI.

Slots PCI Outra caracterstica marcante do PCI a sua compatibilidade com o recurso Plug and Play (PnP), algo como "plugar e usar". Com essa funcionalidade, o computador capaz de reconhecer automaticamente os dispositivos que so conectados ao slot PCI. Atualmente, tal capacidade trivial nos computadores, isto , basta conectar o dispositivo, ligar o computador e esperar o sistema operacional avisar sobre o reconhecimento de um novo item para que voc possa instalar os drivers adequados (isso se o sistema operacional no instal-lo sozinho). Antigamente, os computadores no trabalhavam dessa maneira e o surgimento do recurso Plug and Play foi uma revoluo nesse sentido. Alm de ser utilizada em barramentos atuais, essa funcionalidade chegou a ser implementada em padres mais antigos, inclusive no ISA. O barramento PCI tambm passou por evolues: uma verso que trabalha com 64 bits e 66 MHz foi lanada, tendo tambm uma extenso em seu slot. Sua taxa mxima de transferncia de dados estimada em 512 MB por segundo. Apesar disso, o padro PCI de 64 bits nunca chegou a ser popular. Um dos motivos para isso o fato de essa especificao gerar mais custos para os fabricantes. Alm disso, a maioria dos dispositivos da poca de auge do PCI no necessitava de taxas de transferncia de dados maiores.

Barramento PCI-X (Peripheral Component Interconnect Extended) Muita gente confunde o barramento PCI-X com o padro PCI Express (mostrado mais abaixo), mas ambos so diferentes. O PCI-X nada mais do que uma evoluo do PCI de 64 bits, sendo compatvel com as especificaes anteriores. A verso PCI-X 1.0 capaz de operar nas freqcias de 100 MHz e 133 MHz. Neste ltima, o padro pode

32
atingir a taxa de transferncia de dados de 1.064 MB por segundo. O PCI-X 2.0, por sua vez, pode trabalhar tambm com as freqncias de 266 MHz e 533 MHz.

Slot PCI-X

Barramento AGP (Accelerated Graphics Port) Se antes os computadores se limitavam a exibir apenas caracteres em telas escuras, hoje eles so capazes de exibir e criar imagens em altssima qualidade. Mas, isso tem um preo: quanto mais evoluda for uma aplicao grfica, em geral, mais dados ela consumir. Para lidar com o volume crescente de dados gerados pelos processadores grficos, a Intel anunciou em meados de 1996 o padro AGP, cujo slot serve exclusivamente s placas de vdeo. A primeira verso do AGP (chamada de AGP 1.0) trabalha a 32 bits e tem clock de 66 MHz, o que equivale a uma taxa de transferncia de dados de at 266 MB por segundo, mas na verdade, pode chegar ao valor de 532 MB por segundo. Explica-se: o AGP 1.0 pode funcionar no modo 1x ou 2x. Com 1x, um dado por pulso de clock transferido. Com 2x, so dois dados por pulso de clock. Em meados de 1998, a Intel lanou o AGP 2.0, cujos diferenciais esto na possibilidade de trabalhar tambm com o novo modo de operao 4x (oferecendo uma taxa de transferncia de 1.066 MB por segundo) e alimentao eltrica de 1,5 V (o AGP 1.0 funciona com 3,3 V). Algum tempo depois surgiu o AGP 3.0, que conta com a capacidade de trabalhar com alimentao eltrica de 0,8 V e modo de operao de 8x, correspondendo a uma taxa de transferncia de 2.133 MB por segundo. Alm da alta taxa de transferncia de dados, o padro AGP tambm oferece outras vantagens. Uma delas o fato de sempre poder operar em sua mxima capacidade, j que no h outro dispositivo no barramento que possa, de alguma forma, interferir na comunicao entre a placa de vdeo e o processador (lembre-se que o AGP compatvel apenas com placas de vdeo). O AGP tambm permite que a placa de vdeo faa uso de parte da memria RAM do computador como um incremento de sua prpria memria, um recurso chamado Direct Memory Execute.

33

Slot AGP 8x (3.0) Quanto ao slot, o AGP ligeiramente menor que um encaixe PCI. No entanto, como h vrias verses do AGP, h variaes nos slots tambm (o que lamentvel, pois isso gera muita confuso). Essas diferenas ocorrem principalmente por causa das definies de alimentao eltrica existentes entre os dispositivos que utilizam cada verso. H, por exemplo, um slot que funciona para o AGP 1.0, outro que funciona para o AGP 2.0, um terceiro que trabalha com todas as verses (slot universal) e assim por diante. A ilustrao abaixo mostra todos os tipos de conectores:

As variaes do AGP. Ilustrao por Wikipedia. Como voc deve ter reparado na imagem acima, o mercado tambm conheceu verses especiais do AGP chamadas AGP Pro, direcionadas a placas de vdeo que consomem grande quantidade de energia. Apesar de algumas vantagens, o padro AGP acabou perdendo espao e foi substitudo pelo barramento PCI Express.

34
Barramento PCI Express O padro PCI Express (ou PCIe ou, ainda, PCI-EX) foi concebido pela Intel em 2004 e se destaca por substituir, ao mesmo tempo, os barramentos PCI e AGP. Isso acontece porque o PCI Express est disponvel em vrios segmentos: 1x, 2x, 4x, 8x e 16x (h tambm o de 32x, mas at o fechamento deste artigo, este no estava em uso pela indstria). Quanto maior esse nmero, maior a taxa de transferncia de dados. Como mostra a imagem abaixo, esse diviso tambm reflete no tamanho dos slots PCI Express:

Slots PCI Express 16x (branco) e 1x (preto) O PCI Express 16x, por exemplo, capaz de trabalhar com taxa de transferncia de cerca de 4 GB por segundo, caracterstica que o faz ser utilizado por placas de vdeo, um dos dispositivos que mais geram dados em um computador. O PCI Express 1x, mesmo sendo o mais "fraco", capaz de alcanar uma taxa de transferncia de cerca de 250 MB por segundo, um valor suficiente para boa parte dos dispositivos mais simples. Com o lanamento do PCI Express 2.0, que aconteceu no incio de 2007, as taxas de transferncia da tecnologiapraticamente dobraram. Saiba mais sobre a tecnologia PCI Express nesta matria publicada aqui no InfoWester.

Barramentos AMR, CNR e ACR Os padres AMR (Audio Modem Riser), CNR (Communications and Network Riser) e ACR (Advanced Communications Riser) so diferentes entre si, mas compartilham da idia de permitir a conexo placa-me de dispositivos Host Signal Processing(HSP), isto , dispositivos cujo controle feito pelo processador do computador. Para isso, o chipset da placa-me precisa ser compatvel. Em geral, esses slots so usados por placas que exigem pouco processamento, como placas de som, placas de rede ou placas de modem simples.

35
O slot AMR foi desenvolvido para ser usado especialmente para funes de modem e udio. Seu projeto foi liderado pela Intel. Para ser usado, o chipset da placa-me precisava contar com os circuitos AC'97 e MC'97 (udio e modem, respectivamente). Se comparado aos padres vistos at agora, o slot AMR muito pequeno:

Slot AMR O padro CNR, por sua vez, surgiu praticamente como um substituto do AMR e tambm tem a Intel como principal nome no seu desenvolvimento. Ambos so, na verdade, muito parecidos, inclusive nos slots. O principal diferencial do CNR o suporte a recursos de rede, alm dos de udio e modem. Em relao ao ACR, trata-se de um padro cujo desenvolvimento tem como principal nome a AMD. Seu foco principal so as comunicaes de rede e USB. Esse tipo foi por algum tempo comum de ser encontrado em placas-me da Asus e seu slot extremamente parecido com um encaixe PCI, com a diferena de ser posicionado de forma contrria na placa-me, ou seja, uma espcie de "PCI invertido".

Outros barramentos Os barramentos mencionados neste texto foram ou so bastante utilizados pela indstria, mas h vrios padres que, por razes diversas, tiveram aceitao mais limitada no mercado. o caso, por exemplo, dos barramentos VESA, MCA e EISA: VESA: tambm chamado de VLB (VESA Local Bus), esse padro foi estabelecido pela Video Electronics Standards Association (da a sigla VESA) e funciona, fisicamente, como uma extenso do padro ISA (h um encaixe adicional aps um slot ISA nas placas-me compatveis com o padro). O VLB pode trabalhar a 32 bits e com a freqncia do barramento externo do processador (na poca, o padro era de 33 MHz), fazendo com que sua taxa de transferncia de dados pudesse alcanar at 132 MB por segundo. Apesar disso, a tecnologia no durou muito tempo, principalmente com a chegada do barramento PCI; MCA: sigla para Micro Channel Architecture, o MCA foi idealizado pela IBM para ser o substituto do padro ISA. Essa tecnologia trabalha taxa de 32 bits e freqncia de 10 MHz, alm de ser compatvel como recursos como Plug and Play eBus Mastering. Um dos empecilhos que contribuiu para a no popularizao do MCA foi o fato de este ser um barramento proprietrio, isto , pertencente IBM. Por conta disso, empresas

36
interessadas na tecnologia tinham que pagar royaltiespara inser-la em seus produtos, idia essa que, obviamente, no foi bem recebida; EISA: sigla de Extended Industry Standard Architecture, o EISA , conforme o nome indica, um barramento compatvel com a tecnologia ISA. Por conta disso, pode operar a 32 bits, mas mantm sua freqncia em 8,33 MHz (a mesma do ISA). Seu slot praticamente idntico ao do padro ISA, no entanto, mais alto, j que utiliza duas linhas de contatos: a primeira destinada aos dispositivos ISA, enquanto que a segunda serve aos dispositivos de 32 bits.

Finalizando Os barramentos abordados neste artigo servem, essencialmente, conexo de dispositivos diretamente na placa-me, atravs de slots especficos. No entanto, h outras tecnologias com finalidades semelhantes, como o SATA, alm daquelas que permitem a conexo de um dispositivo sem a necessidade de abertura do computador, como o USB, o FireWire e o Bluetooth (este ltimo, sem fio). Se quiser saber mais sobre esses padres, acesse as matrias abaixo: - SATA; - USB; - FireWire - Bluetooth. MEMRIA RAM Antes de comearmos a falar especificamente sobre cada um dos tipos de memria, voc precisa saber que DDR, DDR2 e DDR3 so memrias do tipo SDRAM (Synchronous Dynamic Random Access Memory), isto , sncronas, o que significa que elas utilizam um sinal de clock para sincronizar suas transferncias. DDR significa Double Data Rate ou Taxa de Transferncia Dobrada, e memrias desta categoria transferem dois dados por pulso de clock. Traduzindo: elas conseguem obter o dobro do desempenho de memrias sem este recurso trabalhando com o mesmo clock (memrias SDRAM, que no esto mais disponveis para PCs). Por causa desta caracterstica, essas memrias so rotuladas com o dobro do clock real mximo que elas conseguem trabalhar. Por exemplo, memrias DDR2-800 trabalham a 400 MHz, memrias DDR2-1066 e DDR3-1066 trabalham a 533 MHz, memrias DDR3-1333 trabalham a 666,6 MHz e assim por diante.

37

clique para Figura 1: Sinal de clock e modo DDR.

ampliar

muito importante notar que esses clocks so valores mximos que a memria pode oficialmente usar; isto no significa que a memria trabalhar com essas velocidades automaticamente. Por exemplo, se voc instalar memrias DDR2-1066 em um computador que pode acessar apenas memrias a at 400 MHz (800 MHz DDR) ou se seu micro estiver configurado erroneamente , as memrias sero acessadas a 400 MHz (800 MHz DDR) e no a 533 MHz (1.066 MHz DDR). Isto acontece porque o sinal de clock gerado pelo o controlador de memria, um circuito que est localizado fora da memria (no chip ponte norte da placa-me ou embutido no processador, dependendo do processador usado). DDR SDRAM (Double Data Rate SDRAM): as memrias DDR apresentam evoluo significativa em relao ao padro SDR, isso porque elas so capazes de lidar com o dobro de dados em cada ciclo de clock (memrias SDR trabalham apenas com uma operao por ciclo). Assim, uma memria DDR que trabalha frequncia de 100 MHz, por exemplo, acaba dobrando seu desempenho, como se trabalhasse taxa de 200 MHz. Visualmente, possvel identific-las facilmente em relao aos mdulos SDR, porque este ltimo contm duas divises na parte inferior, onde esto seus contatos, enquanto que as memrias DDR2 possuem apenas uma diviso. Voc pode saber mais sobre essa tecnologia na matria Memria DDR, publicada aqui no InfoWester; - DDR2 SDRAM: como o nome indica, as memrias DDR2 so uma evoluo das memrias DDR. Sua principal caracterstica a capacidade de trabalhar com quatro operaes por ciclo de clock, portanto, o dobro do padro anterior. Os mdulos DDR2 tambm contam com apenas uma diviso em sua parte inferior, no entanto, essa abertura um pouco mais deslocada para o lado. Saiba mais sobre essa tecnologia na matria Memria DDR2, disponibilizada aqui no InfoWester;

38

Memria DDR2 acima e DDR abaixo Note que a posio da diviso entre os terminais de contato diferente

- DDR3 SDRAM: as memrias DDR3 so, obviamente, uma evoluo das memrias DDR2. Novamente, aqui dobra-se a quantidade de operaes por ciclo de clock, desta vez, de oito. - Rambus (Rambus DRAM): as memrias Rambus recebem esse nome por serem uma criao da empresa Rambus Inc. e chegaram ao mercado com o apoio da Intel. Elas so diferentes do padro SDRAM, pois trabalham apenas com 16 bits por vez. Em compensao, memrias Rambus trabalham com frequncia de 400 MHz e com duas operaes por ciclo de clock. Tinham como desvantagens, no entanto, taxas de latncia muito altas, aquecimento elevado e maior custo. Memrias Rambus nunca tiveram grande aceitao no mercado, mas tambm no foram um total fiasco: foram utilizadas, por exemplo, no console de jogos Nintendo 64. Curiosamente, as memrias Rambus trabalham em pares com "mdulos vazios" ou "pentes cegos". Isso significa que, para cada mdulo Rambus instalado, um "mdulo vazio" tem que ser instalado em outro slot. Essa tecnologia acabou perdendo espao para as memrias DDR. PLACAS ME Guia para compra de Placas-Me - MARCAS Responder | Editar | Remover 30 Mar 2006 (5 anos atrs) O guia tem o intuito de mostrar o que os fabricantes de placas-me oferecem, um background sobre a histria dela e pra quais mercados os produtos so focados. Assim, pelo menos vocs podem ter alguma idia de qual produto escolher, visto que um mercado com muitas marcas e produtos diferentes. Lembrando novamente, a maioria das informaes so baseadas em informaes pessoais e no posso garantir que elas representem necessaruamente a verdade. ***************************************************** Albatron A albatron foi fundada pelo ex-dono da Gigabyte, que saiu da aposentadoria e colocou uma idia em sua cabea...fazer da firma a "rei das boards". As placas da marca ganharam fama rapidamente entre usurios entusiastas. Enquanto isso est muito longe de acontecer, a Albatron produz placas interessantes, que no custam to caro e trazem algumas boas funcionalidades. O recurso de dual-bios

39
da Gigabyte est presente na forma de uma placa extra com a segunda bios. Infelizmente as placas da Albatron overclocam mau, e alguns reviews apontam erros de projeto. A bios da Albatron tem ajustes razoveis para um overclocker moderado, no pro hardcore. As placas da Albatron oferecem um pouco mais do que a mdia, devem servir bem ao usurio que no quer pagar to caro por uma placa "Premium".

***************************************************** ABIT Uma marca que comeou pequena e teve um grande sucesso quando os Athlon/Athlon XP estavam em alta e o overclock comeava a virar moda. A marca produziu bons produtos para overclockers (como a famosa KD7-RAID) e fez muito sucesso com placas "peladas", desprovidas de acesrios como som onboard que acabavam limitando o overclock. Tambm causou controvrsia com produtos de gosto duvidoso, como a AT7-MAX, que no possuia suporte a dispositivos "legados" como porta ******, pararalela e PS2. Infelizmente o mercado mudou e a marca sofreu uma srie de problemas que acabaram afetando a qualidade e projeto dos seus produtos. O primeiro problema foi que os concorrentes perceberam a febre do overclock e passaram tambm a oferecer placas capazes de overclock. Outro foi que a qualidade dos componentes on-board melhorou muito e possibilitou que os concorrentes oferecessem produtos overclocaveis e com mais acessrios. Pra piorar, o engenheiro-chefe da ABIT teve o passe comprado pela DFI e a marca nunca mais conseguiu ofercer uma placa que fosse unanimidade entre os overclockers, com ajustes acima dos padres e bios extremamente customizveis. De fato, os ltimos produtos deles so bastante conservadores e no oferecem mais ajustes muito agressivos. Mas ainda uma marca forte que possui produtos slidos (usam s capacitores Rubycon) e capazes de overclock, mas certamente os produtos da marca hoje esto muito mais comprometidos em oferecer acessrios exticos (como um capaz de fazer clear cmos sem abrir o gabinete) e focar seus produtos para gamers. ***************************************************** AOpen Uma marca pouco popular por aqui, e que tem uma boa tradio em boards por ser uma diviso da Acer, uma das maiores firmas de produo de PCs prontos. As placas da AOpen possuem recursos interessantes. O "dual bios" da Gigabyte aparece em uma verso chamada de "Die Hard", e sistemas de proteo termica melhores do que

40
vistos por a. Apesar das placas da marca no serem muito overclocaveis, os recursos so muito bons. Infelizmente a marca est deixando de produzir boards para se concentrar em produtos como Barebones e mquinas SFF. Mas uma marca excelente e que pode agradas queles em busca de uma board rica em recursos. ***************************************************** ASRock A ASUS criuou uma segunda marca chamada ASRock, para concorrer no lucrativo mercado de placas baratas. Para fazer uma placa, no existe segredo: quanto mais tempo de projeto for usado e melhor a qualidade dos materiais, mais cara a placa e melhor o resultado. As placas da ASRock so baratas, ento d pra perceber que em alguma etapa a ASRock economizou. As placas da ASRock so baratas. E s. A construo visivelmente ruim e as bios tem bugs. O suporte fraco (como em toda marca ruim), e a empresa no aparenta ter muito esmero nos materiais empregados. Quem quer comprar uma dessas placas? Eu que no...

***************************************************** ASUS A maior fabricante do mercado. Muita gente critica os produtos da ASUS, mas preciso levar em considerao que a marca detm quase 40% do mercado e vende 3x mais que qualquer outro fabricante. H trs motivos pra considerar seriamente uma placa da marca, a primeira a questo da compatibilidade. Sendo a maior do mercado, a marca o padro em quesito compatibilidade, todas as marcas de memrias, fontes e perifricos tem os produtos da marca nas listas de testes, o que garante que em situaes normais o risco de problemas de compatibilidade seja pequeno, inclusive com drivers. Uma ressalva que algumas placas-me esto tendo problemas com mouses e teclados. O segundo a garantia. A marca provavelmente a nica a oferecer 3 anos de garantia, e mesmo que aqui no brasil ela no seja respeitada pelos distribuidores, ainda possvel fazer RMA diretamente da ASUS. O terceiro o projeto. Segundo testes da PC&Cia (com medio de temperatura e corrente eltrica) as placas da marca tem comportamento muito bom do regulador de voltagem (uma das partes mais crticas), com baixas temperaturas e o menor consumo eltrico em qualquer comparao, mostrando um projeto bastante racional e bem acabado.

41
Nem tudo que parece ruim realmente ruim. Certamente algumas placas da ASUS foram problemticas, a empresa teve momentos ruins com terceirizao de produo, mas ultimamente os produtos da marca oferecem boas vantagens para os usurios. Mas certamente as bios com ajustes limitados e o projeto conservador no vai agradar os entusiastas. ***************************************************** Biostar A Biostar uma firma relativamente recente que produz boards baratas. Hoje a firma foca muito mais seus esforos em produzir seus barebones iDEC do que produzir boards. Os produtos da Biostar no impressionam. So placas de baixo potencial de overclock e opes de bios conservadoras. No possuem muioto acessrios. Minha opinio que mais uma marca no mercado. Os produtos so confiveis e baratos. Mas h opes melhores para os entusiastas. Ainda assim uma referncia respeitvel na montagem de mquinas. ***************************************************** Chaintech A Chaintech um fabricante que sempre se dedicou a fabricar peas OEM. Mas ao lanar suas linhas Apogee e Zenith ela claramente ia ao encontro do usurio entusiasta. As placas Zenith e Apogee merecem comentrios. So placas claramente voltadas para o usurio entusiasta, cheias de acessrios. As placas da empresa fizeram bastante sucesso na poca do Socket A. Infelizmente parece que os timos produtos da firma no performam bem. As timas placas indicam um projeto ruim e problemtico, e pelos testes percebe-se claramente que as placas possuem problemas de bios. Eu s posso recomendar cautela com os produtos da marca. Os produtos tem boa esttica, bons acessrios mas as placas em si esto longe de serem as melhores. ***************************************************** DFI Uma marca pequena que no passado produzia somente para OEMs e integradores, e recentemente entrou no mercado "entusiasta" com suas linhas Lanparty, Lanparty UT e Infinity. Inegavelmente a "marca do momento", com produtos que overclocam bem e com projeto que prioriza a capacidade de overclock. Alm disso, se comprometeram a usar s capacitores japoneses.

42
Infelizmente parece que os produtos da DFI sofrem de problemas de projeto e de qualidade. Muitos consumidores reclamam de placas com soquete torto, o que extremamente perigoso, na pior das hipteses pode levar uma falta de equalizao entre cooler e CPU. Outros problema so "warm/cold boot" e sucessivos "lan drops". Algumas placas simplesmente no ligam quando frias e/ou quentes, e as placas de rede simplesmente deixam de funcionar. Esses problemas eu experimentei e parecem ser realmente srios. Mas no mercado no h produtos que rivalizem com as placas da DFI no quesito overclock. Nenhuma placa oferece a opo de jogar 4,0V no Vdimm, que beneficia mdulos baseados no Winbond BH5/CH5, e manipular o "drive strenght" dos slots de DDR. Com uma placa reserva, bios saviour, memrias adequadas e pc reserva a placa pode ir muito longe em overclock. Se voc estiver disposto a enfrentar algumas dificuldades e ter alguma sorte, as DFI podem deixar as outras placas comendo poeira. ***************************************************** ECS A ECS faz parte do "1st tier" das motherboards e especializada em produzir placas baratas (no necessariamente boas). uma das divises da Elitegroup, que engloba outras firmas como PCChips. As placas da marca j foram sinnimo de ruins, mas o mercado mudou bastante e hoje a marca melhorou muito em qualidade. Isso no significa que no possa aparecer uma "bomba" na sua frente. Mas escolhendo com cuidado o modelo, voc pode acabar com uma placa que faz o mesmo que placas de firmas concorrentes como Gigabyte e MSI mas que custa a metade do preo. S no espere que as placas da ECS faam milagre. ***************************************************** EPoX A EPoX uma firma pequena que produz placas-mes para entusiastas. Os produtos da EPoX foram muito populares na poca do Athlon/Athlon XP e concorriam direamente com as ABIT no quesito overclock. A EPoX nunca ofereceu placas cheias de acessrios ou recursos extras. Nesse ponto as placas so muito discretas e no oferecem muito mais que placas baratas. As placas da EPoX sempre ofereceram ajustes muito alm das especificaes e com boa capacidade de overclock, e foi a que eles formaram uma legio de consumidores pequena, mas fiel. Se voc no gosta dos acessrios coloridos e de utilidade duvidosa que acompanham alguns produtos dos concorrentes, no h porque no considerar a EPoX na sua lista de compras.

43
***************************************************** FIC A FIC uma firma tradicional em produzir peas para OEMs e montagem, com pouco ou nenhum apelo para entusiastas. Recentemente a firma abriu uma fbrica no Brasil. As boards da FIC so bsicas e no oferecem muitos recursos para entusiastas e nem capacidade de overclock. Mas tambm uma boa referncia na montagem de micros. ***************************************************** Foxconn A Foxconn tem uma vasta tradio na produo de placas pra terceiros, e ela quem produz as boards que equipam os PCs da suntuosa Dell. Falando de volume de produo, a segunda marca do mercado (!). Com essa tradio, as placas so bastante comportadas. Nada de ajustes muito agressivos ou opes muito grandes. A linha de produtos para servidores tambm muito boa. As boards da Foxconn no so pra quem procura boards para overclock ou usurios avanados. Mas uma boa referncia para montagem. ***************************************************** Gigabyte A Gigabyte tem uma longa tradio em placas-me estveis e confiveis e faz parte do "1st tier" das motherboards junto com a ASUS, a MSI e a ECS. No passdo empresa no dava muita importncia pro mercado entusiasta, mas nos ltimos anos eles tem dado mais ateno com recursos diferenciados (dual bios, 6 sigma, etc). Bom, as placas da Gigabyte tem uma boa imagem de estabilidade. Os produtos costumam ser pouco problemticos. Infelizmente os produtos da Gigabyte no so bons em overclock. H tambm um srio problema que eu detectei que a procedncia dos capacitores. Um lote pode vir com capacitores excelentes (Sanyo) e outros com capacitores de origem duvidosa (Teapo). Mas as placas da Gigabyte so quase "imortais" graas ao recurso de Dual Bios. algo a considerar com tantos casos de "morte" de placas me por causa de ajustes errados ou descuidos na montagem/configurao. Considero uma boa referncia na montagem de equipamentos para quem no quer muitos problemas. Infelizmente os entusiastas podem ficar decepcionados com o que a placa pode oferecer. *****************************************************

44
Intel Pouca gente sabe que as placas Intel so fabricadas pela ASUS. Mas as placas de referncia da Intel so diamantes quando se trata de estabilidade e confiabilidade. Obviamente a Intel bastante conservadora e os produtos oferecem pouca ou nenhuma opo de overclock. As boards da Intel definitivamente no so destinadas aos usurios entusiastas que gostam de ajustes e de bios complexas ou que curtem overclock. no entanto servem muito bem ao usurios leigo ou workstations. ***************************************************** Iwill A Iwill uma tradicional fabricante de boards voltadas para workstations/servers que produziu algumas das melhores placas de overclock no passado. A empresa saiu do mercado overclocker, mas produziu algumas prolas como a KK266R e a XP333R, que faziam frente s melhores ABIT e ASUS na poca. Infelizmente ela no produz mais boards para desktop, s para mquinas Intel multiprocessadas. Mas as boards da firma so mundialmente reconhecidas pela qualidade e estabilidade. ***************************************************** Lenovo/QDI Alm do fato de estar produzindo PCs prontos para a IBM, a marca no tem nada de especial. Produz peas para integradores e as placas no so voltadas para entusiastas. Nos poucos reviews as placas so despojadas de acessrios e forncecem o bsico para um bom funcionamento. Obviamente no o tipo de equipamento para entusiastas. ***************************************************** MSI Mais um fabricante do "1st tier", a MSI sempre tentou oferecer produtos com para entusiastas que querem custo-benefcio. A marca goza de boa reputao aqui no Brasil, porm l fora a marca associada a produtos problemticos e de baixa qualidade. A MSI tem um recurso chamado Core-Cell, de overclock automtico. Infelizmente os testes mostraram que o Core-Cell traz poucos benefcios reais ao usurio, e que o overclock tradicional ainda mais vantajoso. Infelizmente a qualidade das motherboads da MSI realmente questionvel. Algumas placas tem componentes subdimensionados (como regulador de voltagem de duas fases

45
no Athlon 64) e podem ter vida til pequena.

Nem todos os modelos apresentam essas caractersticas, mas necessrio ficar de olho em alguns modelos. Algumas placas da MSI so boas mas algumas realmente deixam a desejar. ***************************************************** PC Chips

Essa uma velha conhecida dos brasileiros. A marca produz o que h de mais barato no mercado. A firma parte do Elitegroup, que engloba firmas como a ECS. As placas da firma so reconhecidamente ruins. Mas a firma esperta, o mercado mudou e exige mais qualidade e funcionalidades, e a firma soube acompanhar. Os produtos da PC Chips melhoraram muito nos ltimos tempos, mas a marca ainda peca em projeto e suporte. ***************************************************** Sapphire A Sapphire uma velha parceira da ATI e ao contrrio que muita gente pensa, ela tem uma razovel experincia em produzir boards. As placas nunca foram excepcionais, mas desta vez com a linha "Pure" ela tenta penetrar no nicho Hi-End. As placas da linha Pure so muito boas no quesito overclock. Nos testes pela internet a placa aingiu bons ndices. Infelizmente os produtos da marca ainda possuem bugs na bios e problemas decrorrentes da qualidade dos chipsets ATI, mas certamente so produtos de grande potencial. Se a empresa conseguiu corrigir os problemas, ser uma grande rival da DFI no mercado overclocker. Os produtos j mostram uma construo acima do que visto por a. ***************************************************** Shuttle A Shuttle uma empresa pequena que produzia para OEMs e integradores e recentemente ganhou destaque produzindo os barebones XPC. As boards da marca nunca foram excepcionais, no era o foco da empresa produzir para entusiastas. Outra marca sem apelo para entusiastas, mas uma boa referncia na montagem de micros. *****************************************************

46
Soltek A Soltek vem produzindo placas para entusiastas e overclockers com o atrativo de ser mais baratas que as concorrentes. O foco da firma mudou, hoje ela se dedica muito mais a produzir os barebones QBic, que tem boa reputao no mercado. A maioria dos reviews aponta para bons resultados ecom as placas da marca. Infelizmente o projeto de alguns modelos precrio e a placa possui algumas falhas de construo. Mas se voc quer uma placa com poder mdio de overclock, com muitos ajustes e barata, os produtos da Soltek devem ser levados em questo. ***************************************************** Soyo As placas da Soyo foram muito populares no passado. As placas Hi-End da linha Dragon foram muito populares por aqui. Infelizmente a marca teve srios problemas com capacitores eletrolticos defeituosos. Isso queimou a marca de tal forma que ela nunca mais conseguiu recuperar o prestgio que tinha antes. Os produtos da Soyo ficaram assim, pouco a pouco sendo associados a produtos de baixa durabilidade e confiabilidade duvidosa, mesmo que isso no seja necessariamente verdade. De fato os problemas j foram resolvidos e as placas da Soyo so muito interessantes pra quem procrusa uma placa Hi-End com muitos acessrios. Apesar de no serem fantsticas em overclock, a qualidade das placas, os acessrios inclusos e o preo oferecidos atualmente fazem das placas Soyo uma boa escolha. O problema achar uma delas venda. ***************************************************** Supermicro A Supermicro especializada em boards pra servidores. Assim, suas boards so tremendamente conservadoras. Concorrente direta de marcas como Tyan e Iwill.

*****************************************************

Tyan A Tyan tem uma vasta reputao em produzir boards para workstations e servidores. As boards da firma so verdadeiras prolas. Custam caro, mas provavelmente no existe no mercado boards mais confiveis. Em alguns testes foi possvel at mesmo overclocar

47
as placas da Tyan em nveis bastante altos!

Se voc tem grana para mquinas multiprocessadas, ou necessita de equipamentos para workstations, a Tyan certamente uma escolha bem acertada. Os projetos da firma so impecveis e as placas verdadeiras jias da engenharia.

BIOS

Introduo Um dos usos mais comuns da memria flash o do sistema bsico de entradas/sadas do computador, conhecido como memria BIOS(Basic Input/Output System) ou simplesmenteBIOS. Em praticamente todos os computadores, a BIOS assegura que todos os outros chips, discos rgidos, portas e CPU funcionem em conjunto. Todo computador do tipo desktop e laptop de propsito geral contm um microprocessador como unidade central de processamento. O microprocessador um componente de hardware. Para fazer seu trabalho, o microprocessador executa um conjunto de instrues conhecido como software (veja Como funcionam os microprocessadorespara mais informaes). Voc provavelmente j est bem familiarizado com dois tipos de software diferentes:

o sistema operacional - o sistema operacional fornece um conjunto de servios para os aplicativos em execuo em seu computador e tambm fornece a interface de usurio fundamental para seu computador. Windows e Linux so exemplos de sistemas operacionais (Veja Como funcionam os sistemas operacionais para mais informaes); os aplicativos - aplicativos so trechos de software programados para efetuar tarefas especficas. Agora mesmo voc pode estar executando, alm de um aplicativo de navegao (ou browser), um aplicativo de processamento de texto, um aplicativo de e-mail e assim por diante. Voc tambm pode comprar novos aplicativos e instal-los em seu computador.

48
Acontece que a memria BIOS o terceiro tipo de software que seu computador precisa para operar com xito. Neste artigo, voc aprender tudo sobre a BIOS: o que ela faz, como configur-la e o que fazer caso sua BIOS precise de atualizao. O que faz a BIOS O software da BIOS tem diversos papis diferentes, mas o mais importante o carregamento do sistema operacional. Quando voc liga seu computador e o microprocessador tenta executar sua primeira instruo, ele tem que obter essa instruo de algum lugar. Ele no pode obt-la do sistema operacional porque esse sistema se localiza no disco rgido e o microprocessador no pode se comunicar com ele sem algumas instrues que digam como faz-lo. A BIOS fornece essas instrues. Algumas das outras tarefas comuns que a BIOS executa incluem:

um auto-teste durante a energizao (POST - Power On-Self Test) para todos os diferentes componentes de hardware no sistema, para assegurar que tudo esteja funcionando corretamente; ativao de outros chips da BIOS em diferentes cartes instalados no computador. Por exemplo, placas SCSI e de vdeo freqentemente possuem seus prprios chips de BIOS; fornecimento de um conjunto de rotinas de baixo nvel que o sistema operacional usa para interfacear de diferentes dispositivos de hardware. So essas rotinas que do BIOS o seu nome. Elas administram coisas como o teclado, o monitor de vdeo, a portaserial e as portas paralelas, especialmente quando o computador est sendo inicializado;

gerenciamento de diversos parmetros para os discos rgidos, relgio, etc. A BIOS um software especial que faz a interface dos principais componentes de hardware de seu computador com o sistema operacional. Ela geralmente armazenada em um chip de memria flash na placa-me, mas algumas vezes o chip de um outro tipo de ROM.

49

A BIOS usa memria flash, um tipo de ROM Quando voc liga seu computador, a BIOS faz diversas coisas. Esta a seqncia normal: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. verifica a configurao (setup) da CMOS para os ajustes personalizados carrega os manipuladores de interrupo e acionadores (drivers) de dispositivos inicializa registradores e gerenciamento de energia efetua o autoteste durante a energizao (POST) exibe as configuraes do sistema determina quais dispositivos so inicializveis comea a seqncia de inicializao (conhecida como bootstrap ou, de forma mais reduzida, como boot A primeira coisa que a BIOS faz verificar a informao armazenada em uma minscula quantidade de RAM (64 bytes) localizada em um chip fabricado com a tecnologia CMOS (Complementary Metal Oxide Semicondutor). A Configurao da CMOS fornece informaes detalhadas particulares para seu sistema e pode ser alterada de acordo as mudanas do sistema. A BIOS usa essas informaes para modificar ou complementar sua programao padro conforme necessrio. Vamos falar mais sobre essas configuraes daqui a pouco. Manipuladores de interrupo so pequenos trechos de software que atuam como tradutores entre os componentes do hardware e o sistema operacional. Por exemplo, quando voc pressiona uma tecla, o evento associado ao sinal enviado para o manipulador de interrupo do teclado, que informa CPU do que se trata e o envia esse evento para o sistema operacional. Os drivers de dispositivos so outros trechos de software que identificam os componentes bsicos do hardware como teclado, mouse, disco rgido e disco flexvel. Como a BIOS est constantemente interceptando sinais de e para o hardware, ela geralmente copiada(espelhada) na RAM para ser executada mais rapidamente.

50
Configurando a BIOS Na lista anterior, voc viu que a BIOS verifica a configurao da CMOS quanto a configuraes personalizadas. Eis o que se deve fazer quando voc deseja alterar essas configuraes. Para entrar na Configurao de CMOS, voc deve pressionar uma determinada tecla ou combinao de teclas durante a seqncia de partida inicial. A maioria dos sistemas usa "Esc," "Del," "F1," "F2," "Ctrl-Esc" ou "Ctrl-Alt-Esc" para entrar na configurao. H geralmente uma linha de texto na parte inferior da tela que informa "Press ____ to Enter Setup". Assim que voc entrar no Setup, ver um conjunto de telas de texto com algumas opes. Algumas delas so padronizadas, enquanto outras variam de acordo com o fabricante da BIOS.

System Time/Date - ajusta a data e a hora do sistema. Boot Sequence - a ordem na qual o BIOS tentar carregar o sistema operacional. Plug and Play - um padro para auto-deteco de dispositivos conectados. Deve ser ajustado para "Yes" (sim) caso seu computador e sistema operacional suportem essa opo. Mouse/Keyboard - "Enable Num Lock" (habilitar teclado numrico), "Enable the Keyboard" (habilitar teclado), "Auto-Detect Mouse" (auto-detectar o mouse). Drive Configuration - configura os discos rgidos, CD-ROM e discos flexveis. Memory - direciona a BIOS para ser espelhada para um endereo especfico da memria. Security - estabelece uma senha para acesso ao computador. Power Management - seleciona o uso do gerenciamento de energia, assim como estabelece o tempo de espera (standby)esuspenso (suspend). Exit - salva suas alteraes, descarta suas alteraes ou restaura os ajustespadro.

51
Configurao de CMOS Tome muito cuidado quando fizer alteraes da configurao. Ajustes incorretos podem impedir que seu computador inicialize. Quando voc tiver finalizado suas alteraes, dever escolher a opo "Save Changes" e sair. Ento a BIOS tentar reiniciar seu computador para que os novos ajustes tenham efeito. A BIOS usa a tecnologia CMOS para salvar as alteraes feitas nos ajustes do computador. Com essa tecnologia, uma pequena bateria de ltio ou Ni-Cad pode fornecer energia suficiente para conservar os dados durante anos. De fato, alguns dos chips mais recentes possuem uma pequena bateria de ltio com capacidade para 10 anos includa no chip CMOS.

You might also like