You are on page 1of 17

CGE 2013

Instrues Gerais

Verifique se este caderno est completo, da pgina 3 a 15. Qualquer irregularidade, comunique o examinador.

Cada questo tem cinco alternativas: a b c d e. Somente uma alternativa correta.

As respostas devero ser marcadas neste Caderno de Testes e depois assinaladas na Folha de Respostas, conforme as instrues que sero dadas pelo examinador.

Exemplo:
1 de 10 corresponde a 2

0.

a. b. c. d. e.

2. 4. 5. 8. 9.

A alternativa c a nica correta.

No vire a pgina. Aguarde a orientao do examinador.

CGE 2013

L N G U A

P O R T U G U E S A

O texto abaixo se refere s questes de 1 a 6.

Felicidade Clandestina
Ela era gorda, baixa, sardenta e de cabelos excessivamente crespos, meio arruivados. Tinha um busto enorme, enquanto ns todos ainda ramos achatados. Como se no bastasse, enchia os dois bolsos da blusa, com balas. Mas possua o que qualquer criana devoradora de histrias gostaria de ter; um pai dono de livraria. Pouco aproveitava. E ns menos ainda; at para aniversrio, em vez de pelo menos um livrinho barato, ela nos entregava em mos um carto-postal da loja do pai. Mas que talento tinha para a crueldade. Ela toda era pura vingana, como essa menina devia nos odiar. Comigo exerceu com calma ferocidade o seu sadismo. Na minha nsia de ler, eu nem notava as humilhaes a que ela me submetia; continuava a implorar-lhe emprestados os livros que ela no lia. At que veio para ela o magno dia de comear a exercer sobre mim uma tortura chinesa. Como casualmente, informou-me que possua As Reinaes de Narizinho, de Monteiro Lobato. Era um livro grosso, meu Deus, era um livro para se ficar vivendo com ele, comendo-o, dormindo-o. E completamente acima de minhas posses. Disse-me que eu passasse pela sua casa no dia seguinte e que ela o emprestaria. At o dia seguinte eu me transformei na prpria esperana da alegria: eu no vivia, eu nadava devagar num mar suave, as ondas me levavam e me traziam. No dia seguinte fui sua casa, literalmente correndo. Ela no morava num sobrado como eu, e sim numa casa. No me mandou entrar. Olhando bem para meus olhos, disse-me que havia emprestado o livro a outra menina, e que eu voltasse no dia seguinte para busc-lo. Quanto tempo? Eu ia diariamente sua casa, sem faltar um dia sequer. s vezes ela dizia: pois o livro esteve comigo ontem de tarde, mas voc s veio de manh, de modo que o emprestei a outra menina. E eu, que no era dada s olheiras, sentia as olheiras se cavando sob meus olhos espantados. At que um dia, quando eu estava porta de sua casa, ouvindo humilde e silenciosa a sua recusa, apareceu sua me. Ela devia estar estranhando a apario muda e diria daquela menina porta de sua casa. Pediu explicaes a ns duas. Houve uma confuso silenciosa, entrecortada de palavras pouco elucidativas. A senhora achava cada vez mais estranho o fato de no estar entendendo. At que essa boa me entendeu. Voltou-se para a filha e com enorme surpresa exclamou: mas esse livro nunca saiu daqui de casa e voc nem quis ler! E pior para essa mulher no era a descoberta do que acontecia. Devia ser a descoberta horrorizada da filha que tinha.
Autor: Clarice Lispector.

1. A personagem importante do texto : a. b. c. d. e. Clarice Lispector. a filha do dono da livraria. a narradora. a me da menina. o dono da livraria.

2. Assinale a alternativa que no est de acordo com as caractersticas da filha do dono da livraria. a. b. c. d. e. Cruel. Sdica. Vingativa. Generosa. Tirana.

CGE 2013

3. Leia as oraes do texto. E completamente acima de minhas posses. Ela no morava num sobrado como eu, e sim numa casa. Assinale a alternativa que sugere ideias sobre a vida da narradora. a. b. c. d. e. A famlia da narradora era mais pobre que a da garota. Livros eram objetos carssimos na poca em que se passa a narrativa. A narradora no ganhava mesada dos pais. A narradora era uma menina extremamente rica. A menina no tinha o livro de Monteiro Lobato.

4. Assinale a alternativa que no corresponde ao sinnimo de clandestina. a. b. c. d. e. Oculta. Ilegal. Ilegtima. Furtiva. Suplicada.

5. Uma das alternativas traduz a ideia que completa o sentido do verbo entende r . Assinale-a: a. b. c. d. e. A maldade do dono da livraria. Concretizao da maldade da filha. O livro nunca ter sado daquela casa. Pouco aproveitava os livros que o pai tinha em sua casa. Sentia-se a rainha delicada.

6. Na orao: Houve uma confuso silenciosa, entrecortada de palavras elucidativas. O sujeito : a. b. c. d. e. simples. oculto. inexistente. indeterminado. completo.

7. As palavras cidado e padrinho, passadas para o feminino so: a. b. c. d. e. cidad e madrinha. cidadona e madrinha. cidad e padriha. cidadona e padrinha. cidadoa e madrinha.

8. Na palavra trgua h: a. b. c. d. e. ditongo e dgrafo. hiato e encontro consonantal. encontro consonantal e ditongo. encontro consonantal e dgrafo. dgrafo e dgrafo.

9. Assinale a alternativa correta de acordo com o uso dos porqus. a. b. c. d. e. Por qu o governo substitui o ministro da agricultura? Ela no tem conscincia do porqu de sua atitude. Voc contra a liberdade de imprensa porque? Eles resolveram partir por que j era tarde. Todas as alternativas esto corretas.
4

CGE 2013

10. Nas oraes a seguir apenas uma est correta de acordo com a concordncia verbal. Assinale-a. a. b. c. d. e. A maior parte destes quartos no tinha teto, nem portas, nem pavimentos. Residia na fazenda faziam anos. J deu onze horas. A comida era uns pedaos de po velho. H anos que esse fenmeno no ocorria.

11. Assinale a alternativa que completa corretamente as oraes usando o verbo entre parnteses no presente do indicativo. I. Assim que ____ de So Paulo, procure-me. (vir) II. Diga-me com franqueza se voc ____ que esse negcio no compensa. (ver) III. Elas no ____ ao cinema conosco hoje. (ir) a. b. c. d. e. vir vier vier vier vir ver ver ver vir vir foram iro vo vo iro

12. Na orao: Naquele momento, na rua principal da cidade, o trnsito continuava lento e nervoso. O predicado : a. b. c. d. e. Naquele momento. o trnsito. continuava lento e nervoso. lento e nervoso. na rua principal da cidade.

13. Assinale a alternativa cujo verbo est correto flexionado no futuro do subjuntivo. a. b. c. d. e. Quando suas mos estiverem cobertas de cicatrizes profundas. O barco cumprir sua misso em alto mar. Eu ficava esperando pelas ondas. As manchas escuras enchem-lhe o rosto. Tu cataste as pedras naquelas runas.

14. Assinale a alternativa onde aparece uma orao coordenada sindtica explicativa. a. b. c. d. e. Todo mundo trabalhando: ou varrendo o cho ou lavando as vidraas. Ambos se amavam, contudo no se falavam. A casaca dele estava remendada, mas estava limpa. Ele pediu demisso, portanto estamos sem chefe. No fume, porque o cigarro um veneno.

15. Assinale a alternativa em que aparece uma orao subordinada substantiva subjetiva. a. b. c. d. e. Seu desejo era que tudo fosse um sonho. Acho que no vale mesmo a pena . Eu disse que o tecido estava muito estragado. Era quase necessrio que ele comparecesse loja . Todos esto desconfiados de que ele nos enganou.

16. Indique a alternativa que contm erro de concordncia nominal. a. b. c. d. e. Os prprios amigos desconfiavam de suas intenes. Elas me pareceram meia confusas. No preo j esto inclusas taxas e tarifas. necessrio autoridade para comandar. Marcamos meio dia e meia.
5

CGE 2013

17. Leia o perodo: Depois a elegante senhora recolhe as meias, torna a guard-las na bolsa. As palavras destacadas so, respectivamente: a. b. c. d. e. artigo; preposio; pronome demonstrativo. pronome pessoal oblquo; preposio; artigo. artigo; pronome demonstrativo; pronome pessoal oblquo. artigo; preposio; pronome pessoal oblquo. preposio; pronome pessoal oblquo; preposio.

18. Assinale a alternativa em que o acento grave indica corretamente o uso da crase. a. Este documento deve ser encaminhado seu chefe, para que ele o assine. b. Depois ela comprou um cone de papel com pipocas recendentes gordura vegetal. c. Em seu discurso, o homenageado dirigiu-se especialmente queles que, em passado recente, o haviam censurado. d. Chegou Baslio casa, e atirou-se a chorar sobre a cama. e. O trem passava pouca distncia da casa. 19. O plural da palavra acar : a. b. c. d. e. acars. aucareis. aucas. aucareiros. acares.

20. Assinale a orao onde a colocao do pronome oblquo est correta de acordo a norma culta. a. b. c. d. e. Conhecer o homem por quem te apaixonaste? Nenhum lugar agradou-nos. Me diga isto s, murmurou ele. No achando-a em casa. Voltei desanimado. Dariam-me gua para lavar as mos?

M A T E M T I C A

21. Pablo resolveu 24 problemas, os quais correspondem 2/4 dos que trouxe de sua tarefa. A tarefa de Pablo tinha: a. b. c. d. e. 12 problemas. 36 problemas. 48 problemas. 16 problemas. 56 problemas.

22. Foi realizada uma pesquisa com 45 pessoas que haviam lido um certo livro. Verificou-se que 19% no gostaram do livro. A quantidade de pessoas que no gostaram do livro igual a a. b. c. d. e. 5. 6. 7. 8. 9.

CGE 2013

23. Numa prova um aluno acertou 28 questes que correspondem a 70% da prova. O nmero de questes existentes na prova de a. b. c. d. e. 20. 30. 40. 50. 60.

24. A soma de quatro nmeros consecutivos 162. O maior deles a. b. c. d. e. 40. 43. 41. 42. 45.

25. O comprimento de um dos catetos de um tringulo retngulo , respectivamente, 3 e 6. A medida do comprimento da hipotenusa do mesmo tringulo igual a a. 5. b. 9. c. 10. d. e.
18 . 45 .

26. Para no sofrer um aumento no preo, num determinado biscoito, foi feito reduo em seu peso de 14%. Se hoje o pacote de biscoito pesa 448 g, o peso original do pacote de biscoitos era de a. b. c. d. e. 462 gramas. 520 gramas. 494 gramas. 627 gramas. 500 gramas.

27. Vinte por cento da quarta parte de 4.800 igual a a. b. c. d. e. 240. 24. 2.400. 12. 120.

28. Uma fbrica de jeans trabalha 4 horas por dia e no final de 15 dias produz 3.000 peas. Se aumentarmos para 8 horas o trabalho dirio, em 45 dias a fbrica produzir a. b. c. d. e. 15.750 peas. 16.460 peas. 14.650 peas. 13.740 peas. 12.620 peas.

29. Paulo quer produzir pregos com 9 cm de comprimento, atravs de uma barra de ferro que mede 18,9 dam. Dessa maneira, Paulo produzir a. b. c. d. e. 21.000 pregos. 2.100 pregos. 210 pregos. 121 pregos. 21 pregos.
7

CGE 2013

30. Isabela gastou 4/9 do que possua, depois ganhou R$ 50,00 e ficou com R$ 150,00. A importncia que Isabela possua era de: a. b. c. d. e. R$ 100,00. R$ 120,00. R$ 180,00. R$ 160,00. R$ 109,00.

31. Transformando 3/5 em taxa percentual teremos: a. b. c. d. e. 25%. 30%. 45%. 60%. 16%.

32. Uma parede foi revestida com azulejos quadrados de 15 cm de lado. Sabendo-se que foram colocados em 20 fileiras de azulejos e que em cada fileira h 40 azulejos, a rea revestida tem a. b. c. d. e. 180 m2. 1,80 m2. 18 m2. 12 m2. 16 m2.

33. A razo entre dois nmeros igual a 4/5. Determine-os sabendo que eles somam 72. a. b. c. d. e. 32 30 28 36 20 e e e e e 40. 42. 44. 37. 52.

34. O peso de uma garrafa cheia de refrigerante igual 530 g. Bebi 1/3 do refrigerante e o peso caiu para 420 g. Ento, o peso da garrafa vazia de a. b. c. d. e. 150 g. 100 g. 180 g. 220 g. 200 g.

35. Ao adquirir uma bicicleta que custava R$ 425,00, Claudio obteve um desconto de 12%. Dias aps, vendeu-a por R$ 284,50.O valor de seu prejuzo igual a a. b. c. d. e. R$ 53,50. R$ 180,50. R$ 68,50. R$ 89,50. R$ 43,50.

36. Um retngulo possui 126 metros de permetro e rea 972 m2. Suas dimenses so: a. b. c. d. e. 12 27 14 27 20 e e e e e 24. 36. 30. 38. 34.

CGE 2013

37. Quinze pescadores partem para o alto mar levando reservas alimentares suficiente para 40 dias, mas do abrigo a 5 pessoas cujo barco afundou. Ento, a reserva de alimentos ir durar a. b. c. d. e. 30 dias. 25 dias. 15 dias. 35 dias. 28 dias.

38. Enquanto batiam figurinhas, Andr e seu irmo brigavam. Nessa hora, Andr tinha 121 figurinhas e seu irmo tinha 67. A briga termina quando a me pediu aos dois para dividirem as figurinhas. Para os dois ficarem com a mesma quantidade, Andr deve dar ao seu irmo a. b. c. d. e. 94 figurinhas. 48 figurinhas. 28 figurinhas. 34 figurinhas. 26 figurinhas.

39. Em um estacionamento h motos e carros. Num total de 30 meios de transportes e 98 rodas. O nmero de motos e o nmero de carros que esto estacionados so, respectivamente, a. b. c. d. e. 20 12 13 11 18 e e e e e 10. 18. 17. 19. 12.

40. Cortando-se um fio de 600 metros de comprimento em partes iguais a 80 dm, sero obtidas: a. b. c. d. e. 75 partes. 7 partes. 780 partes. 7,5 partes. 78 partes.

C I N C I A S

41. Os alimentos que comemos fornecem nutrientes que servem como matria-prima para a liberao de energia, na construo do organismo e renovao de suas partes. Na digesto, os vrios processos qumicos que transformam os alimentos em nutrientes so controlados por enzimas encontrados nos sucos digestivos. As aes qumicas da digesto ocorrem na boca, no estmago e no intestino delgado e recebem nomes especficos. A alternativa que corresponde a relao correta da ao qumica com o respectivo rgo onde ocorre : a. b. c. d. e. insalivao no estmago; quimificao na boca; quilificao no intestino grosso. insalivao no estmago; quimificao na boca; quilificao no intestino delgado. insalivao na boca; quimificao no intestino delgado; quilificao no estmago. insalivao no intestino delgado; quimificao na boca; quilificao no estmago. insalivao na boca; quimificao no estmago; quilificao no intestino delgado.

42. Assinale a alternativa que apresenta a protena encontrada nos ossos, capaz de dar-lhe elasticidade, evitando com isso que os mesmos se tornem quebradios. a. b. c. d. e. Aminocidos. Colgeno. Clcio. Fsforo. Pepsina.
9

CGE 2013

43. A nutrio pode ser entendida como o conjunto de processo que vo desde a ingesto do alimento at a sua assimilao pelas clulas. A ingesto de alimentos, sua digesto e a absoro dos produtos resultantes so realizadas por um conjunto de rgos que constituem o sistema digestrio, conforme a figura abaixo.

Dos rgos que compem o sistema digestrio que atuam na digesto humana, o rgo que no produz enzima digestiva : a. b. c. d. e. fgado. duodeno. pncreas. estmago. intestino delgado.

44. Os seres vivos precisam de alimento para sobreviver. De acordo com a maneira de obteno de alimentos os seres vivos recebem uma classificao compondo assim uma cadeia ou teia alimentar. Sobre este assunto correto afirmar que os produtores so os organismo que no tm a capacidade de produzir o seu prprio alimento. consumidores so os organismos capazes de produzir seu prprio alimento. animais que se alimentam apenas de outros animais so considerados consumidores primrios. decompositores so os organismos importantes para o meio ambiente, pois, contribuem para a polinizao de determinadas espcies de plantas. e. animais carnvoros no podem ser considerados consumidores primrios. 45. Assinale a alternativa que apresenta a doena que causada por vrus ou bactria que atacam os brnquios, bronquolos e os alvolos, sendo que o contgio se d atravs de gotculas de saliva eliminadas quando o doente tosse ou espirra, e seus principais sintomas so: febre elevada, dificuldades respiratrias, dor no trax, tosse e eliminao e catarro. a. b. c. d. e. Tuberculose. Pneumonia. Enfisema. Gastrite. Escorbuto. a. b. c. d.

10

CGE 2013

46. A cadeia alimentar uma incessante transferncia de energia e de matria. Essa transferncia de matria e energia de um ser vivo para outro acontece dentro de um ecossistema. As cadeias alimentares mantm os ecossistemas em equilbrio, impedindo que o nmero de indivduos de uma espcie aumente ou diminua a ponto de ameaar a existncia de outro. A figura abaixo representa um ecossistema. Nessa cadeia alimentar considerado consumidor primrio:

a. b. c. d. e.

gafanhoto e boi. anum e carrapato. boi e carrapato. carrapato e anum. capim e anum.

47. Todos os dias, desde a hora em que voc acorda e abre os olhos at a hora em que se deita e dorme, o seu corpo realiza muitos movimentos. Essa locomoo executada pelo sistema locomotor composto pelos msculos e pelo esqueleto. Aps os 40 anos, a massa ssea comea a diminuir, num processo que algumas vezes acelerado por uma doena conhecida por: a. b. c. d. e. leptospirose. ossificao. osteoporose. artrose. entorse.

48. O calor uma energia trmica que pode se propagar de um corpo para outro de trs maneiras: por conduo, por conveco e por irradiao. Num alimento esfriando na geladeira e uma pedra de gelo derretendo sobre uma mesa temos exemplos de calor se propagando, respectivamente, por a. b. c. d. e. conduo e conveco. irradiao e conveco. conduo e irradiao. conveco e conduo. irradiao e conduo.

O trecho da msica abaixo se refere questo 49.

Parabolicamar
Antes mundo era pequeno Porque Terra era grande Hoje mundo muito grande Porque Terra pequena Do tamanho da antena parabolicamar Antes longe era distante Perto, s quando dava Quando muito, ali defronte E o horizonte acabava Hoje l trs dos montes, Dentro de casa, camar.
Fonte: GIL, G. Warner Music, 1992.

11

CGE 2013

49. A televiso e outros aparelhos de telecomunicao permitem que as pessoas recebam notcias e informaes em tempo real de vrias partes do mundo. O autor da msica est dizendo que hoje a Terra pequena, do tamanho de uma antena parablica. A antena parablica capta ondas chamadas de: a. b. c. d. e. virtuais. sensoriais. eletromagnticas. divergentes. sonoras.

50. O movimento o fenmeno mais comum em nosso dia-a-dia. Carros movimentam-se nas ruas, barcos deslocam-se nos rios e mares, pssaros voam, pessoas circulam nos locais de trabalho e nas ruas etc. Na natureza nenhum corpo totalmente imvel. Com base na figura abaixo, podemos afirmar que:

a. b. c. d. e.

o ciclista est em movimento em relao bicicleta. o ciclista e a bicicleta esto parados em relao ao fotgrafo. o fotgrafo e o ciclista esto em movimento em relao a bicicleta. o ciclista e a bicicleta esto em movimento em relao ao fotgrafo. o ciclista est em movimento em relao bicicleta e parado em relao ao fotgrafo.

51. O nitrato de sdio (NaNO3), o xido de potssio (K 2O) e o NaCl apresentam estrutura constitudas respectivamente, por ligaes: a. b. c. d. e. covalente; inica; inica. covalente; covalente; inica. inica; covalente; covalente. inica; inica; inica. inica; covalente; inica.

52. Situaes como mostra a figura abaixo, so comuns em dias de chuva. O Brasil considerado o campeo mundial de descargas eltricas na atmosfera com, aproximadamente, 100 milhes d e raios por ano. Benjamim Franklin percebeu que os objetos pontiagudos apresentam mais facilidade para receber e ceder cargas eltricas. Levando em conta esse fato, Franklin construiu o primeiro pra-raios da histria. Durante um temporal numa cidade grande, raios cortam o cu e um deles cai em cima de um edifcio. A alternativa que explica corretamente esse fenmeno :

a. b. c. d. e.

o ar sempre um bom condutor de eletricidade. h uma suficiente diferena de potencial entre o edifcio e a nuvem. o material que constitui o edifcio mau condutor de eletricidade. h um excesso de prtons na Terra. h transferncia de prtons entre o edifcio e a nuvem.
12

CGE 2013

53. Algumas pessoas acham que comer alimentos frios ou beber gua gelada ajuda a perder peso, j que gastamos calorias para aquecer o alimento ou a gua at a temperatura do corpo. No entanto, de acordo com o cientista Robert Wolke , para aquecer um corpo de 250 mililitros de gua gelada at a temperatura corporal usamos menos do que 9 quilocalorias, o equivalente a um nico grama de gordura.
Fonte: ZAHAR, J. O que Einstein disse ao seu cozinheiro. Rio de Janeiro: 2002, p. 161.

A temperatura uma grandeza que permite avaliar a agitao mdia das partculas. Assim correto afirmar que: a. o aumento da temperatura de um corpo indica que houve uma diminuio na energia cintica das partculas que o formam. b. quanto maior a agitao das partculas , menor a energia cintica. c. quanto maior a agitao das partculas, maior a temperatura do corpo. d. a diminuio da temperatura de um corpo indica que houve um aumento na energia cintica das partculas que o formam. e. a energia cintica aumentada inversamente proporcional agitao das partculas. 54. O etanol (lcool etlico) apresenta-se como um lquido incolor, de cheiro caracterstico e agradvel, e miscvel com a gua. Ele empregado em bebidas alcolicas, como solvente, na farmacologia, na preparao de muitas substncias (cido actico, ter, tintas, perfumes), como combustvel nos motores de exploso, etc. As usinas de lcool moem a cana-de-acar para obter a garapa e depois fazem uma fermentao do acar para que ele se transforme em lcool. Dos processos abaixo o que pode ser usado para separar o lcool do material fermentado : a. b. c. d. e. decantao. filtrao. destilao simples. peneirao. destilao fracionada.

55. QUEM TEM PRESSA VAI A CAVALO.

As primeiras ilustraes de trens na Gr-Bretanha mostram um homem andando na frente, agitando uma bandeira. As pessoas gostaram da novidade, mas quem tinha pressa ia a cavalo. Era difcil acreditar que as ferrovias se tornariam um importante meio de transporte. Hoje, a rede ferroviria britnica se estende por 18.000 km. Em 1981, a Companhia Ferroviria Britnica lanou o TAP (Trem Avanado de Passageiro). Ele chega a fazer at 250 km/h. A viagem de 900 km entre Londres e Glasgow, na Esccia, feita agora em apenas 4 horas. Muitas pessoas ainda gostam de andar a cavalo, mas quem tem pressa vai de trem.
Fonte: Texto do Curso de idiomas, Globo (Ingls), vol. 5.

Considerando as informaes acima, a velocidade mdia do trem no percurso mencionado de: a. b. c. d. e. 225 km/h. 225 m/s. 525 km/h. 25 km/h. 520 km/h.

13

CGE 2013

56. O corao um msculo que num adulto, pesa de 280 a 340 gramas. dividido em quatro partes: dois trios, que recebem o sangue das veias, e dois grandes ventrculos, na parte de baixo, que impulsionam o sangue para dentro das artrias. No ritmo normal, que de 70 a 75 batidas por minuto, ele chega a dar mais de 110.000 batimentos por dia. Mas, em caso de pnico ou susto, pode subir para 150 pulsaes por minuto. No corpo em repouso, os 5 litros de sangue so bombeados por todo o organismo em apenas um minuto.

Fonte: adaptado de: www.cynara.com.br/curiosidades.

Supondo-se que uma massa de 300 g de sangue ao ser bombeado por um corao atinge a velocidade de 50 cm/s, a sua energia cintica de: a. b. c. d. e. 0,420 J. 0,24 J. 0,002 J. 10,0 J. 0,024 J.

57. O xido de cobre (CuO) um p preto. Quando adicionado ao cido sulfrico incolor e diludo em gua (H2SO4)aq , ocorre a seguinte reao:

De acordo com as informaes acima, correto afirmar que:

a. b. c. d. e.

o hidrognio (H) do cido sulfrico e o oxignio (O) do xido de cobre formam sal e gua. a colorao azul da soluo se deve aos ons de enxofre. o sal formado o sulfeto de potssio. os ons de cobre e de sulfato formam o sal sulfato de cobre. o xido de cobre e o hidrognio formam a gua.

14

CGE 2013

58. Apesar de no podermos ver a energia, percebemos seus efeitos quando ela se manifesta nos corpos. O calor, a eletricidade, o magnetismo e os movimentos so algumas das formas pelas quais a energia se manifesta.

Dos itens ilustrados acima, a alternativa que contm, respectivamente, a capacidade de consumir ou liberar energia de cada objeto acima : a. b. c. d. e. libera; libera; consome. consome; consome; libera. libera; consome, libera. consome; libera; consome. consome; libera; libera.

59. As bases apresentam sabor azedo ou adstringente, semelhante ao sabo, as frutas como a banana, o caju, a goiaba e o caqui. Enquanto aos cidos, como o limo, por exemplo, produzem intensa salivao, as bases travam, amarram ou secam a boca. A alternativa que contm apenas substncias classificadas como bases : a. b. c. d. e. NaOH; KOH; HCl. AgOH; Pb(OH)4; NaCl. H2O; H2SO4; H2NO3. NaOH; H2NO3; Mn(OH)4. Mn(OH)4; NaOH; AgOH.

60. Quando um tomo apresenta prtons e eltrons em igual quantidade, dizemos que esse tomo est eletricamente neutro. No entanto, tomos podem perder ou ganhar eltrons em determinadas circunstncias. Quando isso ocorre, o tomo deixa de estar eletricamente neutralizado e transforma-se em on, recebendo o nome do nion ou ction. A respeito do assunto acima correto afirmar que: o tomo neutro 15P recebendo 3 eltrons se transforma em on ction 15P+3. o tomo neutro 12Mg perdendo 2 eltrons se transforma num on nion 12Mg-2. o tomo neutro 8O perdendo 2 eltrons se transforma num on ction 8O+2. a representao 20Ca indica que o tomo possui 20 eltrons, perdendo 2 eltrons se transforma num on nion 18Ca-2. e. a representao do on 24Cr+3 indica que o tomo recebeu 3 eltrons se transformou num on nion. a. b. c. d.

15

You might also like