You are on page 1of 14

Os 5 segredos para uma Vida Vitoriosa

Por: Jnio Santos de Oliveira Presbtero e professor de teologia da Igreja Assembleia de Deus no Estcio

Rua Hadok Lobo, n 92 - Pastor Presidente Jilsom Menezes de Oliveira

(2 Co 2.14 3:1-3)

Deus cuida de seu povo, porm h o questionamento, o porqu das adversidades. As tribulaes atingem os crentes com muita freqncia. Todavia, aquele que confia no Senhor sabe que o mal sucumbir diante do poder de Jesus. O importante a confiana que se deposita em Jesus e a certeza de que quanto maior a

luta, maior ser a vitria (I Co 15.57).

COMO ALCANAR A VITRIA

Para que as aflies terminem com vitrias, necessrio que o crente esteja seguro de algumas situaes que so imprescindveis em sua vida, como foram na vida dos heris da f, em particular, na do apstolo Paulo (Fp 4.19).

Ter a certeza de que o Senhor o seu Deus Isso nos leva a entender que existia entre o apstolo e o Senhor um relacionamento muito ntimo, pessoal, familiar: O meu Deus. Ele no fala de uma pessoa distante, que faz uma visita espordica, ou que se lembra quando em vez do amigo. Esse sentimento de posse indica aproximao, estar por perto em todos os momentos.

Reconhecer o poderio de Deus (I Jo 2.15) No existe nada impossvel, muito menos difcil para Deus, porquanto Ele Todo Poderoso, Criador dos cus e da terra (Apocalipse 10.6). O poderio, as riquezas, as possibilidades de Deus so imensurveis. S um Deus extremamente rico pode suprir todas as necessidades de Seu povo.

Um dos nomes pelo qual Deus conhecido Jeov Jir, que significa O Senhor que Prov. (Gnesis 22.8)

A Vitria do cristo no pequena

O apstolo Paulo disse: Ele suprir todas as vossas necessidades em glria...( Fp 4.19).

Glria significa: preciosidade, abundncia. Entenda, pois, que a sua vitria grande porque no traz benefcios s para voc. Outros tambm participam. Muitos cristos perdem a vitria porque fixam o olhar, o pensamento e a expectativa apenas na luta. Ento, ela se torna muito maior. Mas, a Palavra de Deus diz: Vindo o inimigo como uma corrente de guas, o Esprito do Senhor arvorar contra ele a sua bandeira. Isaas 59.19.

Pense em um rio cujas guas foram aumentadas por uma enchente. As guas descendo com toda a fora da correnteza. De repente, surge um paredo que intercepta aquele volume de gua, fazendo-a retroceder.

O cristo deve fixar o olhar no na correnteza, nem no volume de gua (que representa a luta), mas no paredo, como diz o versculo, a bandeira que o Esprito Santo coloca para deslocar a fria do inimigo.

O segredo da vitria est na fidelidade do cristo

As necessidades do cristo so supridas em glria por Cristo Jesus. Existe uma reciprocidade entre Jesus e seus servos (Joo 15.7). Este o grande segredo. A fidelidade do cristo deve ser constante, permanecer por todo o tempo, a cada dia, mesmo que tudo esteja escuro, como se o crente estivesse em um tnel sem enxergar a sada.

Em lugar de murmuraes e medo, o louvor

O cristo que fiel ao Senhor sente prazer em louv-Lo.( Sl 147.1) como disse o salmista: bom cantar louvores ao nosso Deus, isto , agradvel, decoroso o louvor. O louvor faz bem alma e ao esprito.

Traz alegria, paz tranqilidade interior. Ao contrrio da murmurao que excita, irrita e adoece. O medo em excesso, por sua vez, traz descontrole emocional, insegurana. O louvor do crente em meio s tribulaes, confunde o descrente e afugenta satans.

Crente convicto crente vitorioso

O cristo deve estar com a f firmada em Cristo mesmo que lhe sobrevenham as piores lutas. Os terrveis ataques provocados pelos servos do mal no podero separar o crente do amor que ele sente por Jesus.

Existe uma certeza indizvel, inexplicvel no corao do servo do Senhor. Essa certeza est baseada na prova de amor que Jesus demonstrou ao entregar a si mesmo atravs daquele horrendo sofrimento que culminou com a Sua condenao e, por fim a morte na cruz (Fp 2.7-8).

Que amor insondvel!!!. Cada crente deve fazer suas as palavras do apstolo Paulo: Quem nos separar do amor de Cristo? A

tribulao, ou a angstia, ou a perseguio, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo ou a espada.( Rm 8.35). Nada poder separar o crente desse amor to sublime, to verdadeiro.

O crente vitorioso em todas as coisas por aquele que demonstrou o Seu amor (Romanos 8.37).

E, no final, quando tudo terminar, ainda assim, o cristo mais que vencedor porque a sua esperana no est somente nesta vida, mas sim na vida eterna, com o seu Salvador. O apstolo tambm afirmou: Se esperarmos em Cristo s nesta vida, somos os mais miserveis de todos os homens. (2 Co 15.19).

Vejamos agora, Os 5 segredos para uma Vida Vitoriosa

1. ... OTIMISMO INDESTRUTIVEL (2 Co 2:14)

Graas, porm a Deus... a) Aes de graas brota da alma do apstolo com um hino de louvor a Deus. Uma marca do cristianismo verdadeiro uma vida cheia de gratido, mesmo em meio a provaes e dificuldades.

b) Deus quem dirige o nosso destino; Ele quem trabalha para que todas as coisas cooperem para o nosso bem. No existe acaso, coincidncia, nem determinismo. Nenhum fio de cabelo de nossa cabea pode ser tocado sem que Deus saiba, permita ou tenha um propsito. (Rm 8:28; Lc 21:18; I Jo 5:18).

c) Cristianismo no masoquismo; cristo no cultua o sofrimento, nem tem prazer na dor, ao contrrio, o discpulo de Jesus glorifica a Deus no vale da dor porque sabe que sua vida est nas mos de Deus.

- Josaf rei de Jud, certa feita estava sendo atacado por trs naes confederadas; ele decretou um jejum, conclamou o povo a confiar em Deus e dar louvores ao Seu Santo nome... o louvor os conduziu vitria ( Cr 20:1-22).

- J Depois de perder toda a sua imensa riqueza, seus empregados e seus dez filhos; adorou ao Senhor dizendo: O Senhor Deus deu, o Senhor tomou, bendito seja o nome do Senhor... (J 1:21; 19:25).

- Paulo e Silas Estavam presos por causa do evangelho de Jesus Cristo ... por volta da meia noite eles oravam e cantavam hinos a Deus, ento, a situao de aparente fracasso transformou-se num

cenrio de gloriosa vitria (At 16:19-34).

d) Em toda e qualquer situao ou circunstncia, voc pode erguer-se e exclamar: Graas, porm a Deus. Em todas as situaes difceis Deus est nos ensinando verdades celestiais, por isso podemos dar graas ao Seu santo nome. (Rm 5:3,4).

2. ... SUCESSO CONSTANTE (2 Co 2:14b)

... em Cristo, sempre nos conduz em triunfo. (2 Co 2:14b). a) O triunfo do discpulo de Jesus no espordico, constante. A vida crist no uma descida vertiginosa ladeira abaixo, mas uma escalada gloriosa rumo glria do cu.

- Enquanto a igreja de Jesus caminha, ela leva a mensagem de vida para os que crem no evangelho e a mensagem de condenao para os incrdulos; somos soldados do general vitorioso Jesus Cristo, partilhando da glria do Seu triunfo.

b) Deus quem nos conduz em triunfo (2 Co 2:14b). No construmos o caminho do sucesso, ele aberto por Deus.

No so nossas estratgias, nosso esforo; o poder vem de Deus; a nossa fora no vem de dentro, vem do alto; no auto-ajuda, mas ajuda do alto cu de Deus. (Sl 27:1; At 1:8)

c) por meio de Cristo que somos conduzidos em triunfo (2 Co 14b). O nosso triunfo vem de Deus pai por meio de Jesus Cristo Ele o grande conquistador, e ns engrossamos as fileiras do Seu glorioso cortejo triunfal; a nica maneira de sermos conduzidos em triunfo estarmos em Cristo (I Jo 5:12; Mt28:18; Fp 2:9-11).

d) O triunfo que temos em Cristo constante ( Co 2:14b). A obra de Deus indestrutvel, em Cristo o nosso sucesso constante. Ele sempre nos conduz em triunfo. (Dn2:44,45).)

- O Sindrio judaico tentou impedir o crescimento da igreja ela cresceu e se espalhou pelo mundo...

- Os imperadores romanos tentaram destruir o cristianismo com

perseguio descomunal ele se multiplicou...

e) Deus nos conduz em triunfo mesmo quando as pessoas intentam o mal contra ns; seja na alegria ou no choro, na sade e na doena, na prosperidade e na adversidade, na aprovao e na rejeio.

Exemplo: Os irmos de Jos o venderam como mercadoria barata Deus o tirou da priso e o colocou no palcio como governador do Egito e provedor do mundo. (Gn 50:20)

3. ... IMPACTO INESQUECIVEL (2 Co 2:14-16)

a) Os discpulos de Jesus espalharam a fragrncia do conhecimento de Deus pela pregao do evangelho (2 Co 2:14).

b) Os discpulos so o bom perfume de Cristo (2 Co 2:15).

- O bom perfume precioso, valioso, influencia sem alarde, atrai as pessoas, torna o ambiente agradvel.

c) Os discpulos de Jesus so agentes de vida ou de morte (2 Co 2:16). O evangelho sempre exige do homem uma deciso. Ningum pode ficar neutro em relao a Jesus. O mesmo evangelho que salva o arrependido condena o impenitente.

d) Quem no decide por Cristo decide-se contra Ele. Jesus disse: Quem no por mim, contra mim, quem comigo no ajunta, espalha. (Mt 12:30)

4. INTEGRIDADE IRREFUTVEL (2 Co 2:17)

a) Paulo denuncia os falsos apstolos que estavam entrando na igreja de Corinto pregando um falso evangelho; obreiros fraudulentos, mascates da religio, eles no tinham compromisso com Deus, com Sua Palavra, nem com o Seu povo visavam apenas o lucro.

b) Estamos assistindo com profundo senso de vergonha um vexatrio comrcio das coisas sagradas. Pastores que fazem da igreja uma empresa, do evangelho um produto, do plpito um balco de negcios e dos membros, consumidores. Pregam outro evangelho com o objetivo apenas de se enriquecerem.

c) O evangelho deve ser pregado na presena de Deus com irrestrita fidelidade. (2 Co 2: 17b). Como discpulos ns no somos a fonte da mensagem, mas o canal dela, apenas a transmitimos como embaixadores de Cristo. (2 Co 5:20)

d) Assim como Paulo, a mensagem que pregamos divina, nosso mtodo transparente e nossa motivao santa. No pregamos para usufruir lucro, mas para manifestar a salvao de Deus em Cristo Jesus.

5. REALIDADE INEGOCIVEL (2 Co 3:1-3)

a) A verdade escrita no corao a mais legvel mensagem de Deus (2 Co 3:2,3). O mundo nem sempre l a Bblia, mas ele est sempre nos lendo; somos uma carta aberta diante da sociedade. Nossa vida como discpulos de Jesus um outdoor de Deus estampado diante dos olhos das pessoas; somos a carta de Cristo.

b) A verdade escrita no corao a mais duradoura mensagem de Deus ( 2 Co 3:3). Quando uma pessoa se converte ao evangelho ela selada pelo Esprito Santo e ningum pode desfazer a obra de Deus.

O Esprito Santo no est produzindo em ns uma caricatura de Cristo, mas nos transformando de glria em glria na prpria imagem dEle (2 Co 3:18).

c) A verdade escrita no corao a mensagem mais convincente de Deus (2 Co 3:2). Uma vida transformada pelo evangelho um argumento irresistvel, irrefutvel e irrevogvel em favor da verdade.

d) A verdade escrita no corao a mensagem mais profunda de Deus (2 Co 3:3). A antiga aliana foi gravada em tbuas de pedra, mas a nova aliana foi escrita em nossos coraes.

Vida vitoriosa: Nada menos do que isso Deus tem chamado essa igreja a viver neste tempo. Sem medo de sermos confundidos com as filosofias vs, precisamos alcanar toda a plenitude de uma vida abundante que Deus tem para cada um de ns.

A vida do cristo constantemente desafiada pelas ciladas do maligno. Ele procura por todos os meios embaraar os passos dos servos de Deus, desanimando, enganando, desestimulando, criando situaes difceis. Ele veio para isso mesmo (I Pe 5.8). Porm, nada dessas coisas poder roubar a f dos servos de Deus.

Os desafios devem ser encarados com resistncia e com confiana na Palavra de Deus que diz: Que diremos pois, a esta coisas? Se Deus por ns, quem ser contra ns? Rm 8.31. Cada cristo seja, pois, um soldado valente, destemido, confiante que oEsprito arvorar a sua bandeira protetora e dar condies para o servo de Deus vencer o mal. Amm!.

You might also like