You are on page 1of 16

Para alm da iluso: o real na crtica freudiana religio

Claudia Maria Silva Moreira e Jeferson Machado Pinto

Claudia Maria Silva Moreira Psicanalista, mestre em psicologia pela UFMG. Jeferson Machado Pinto Psicanalista, doutor em Psicologia pela USP, professor associado departamento de Psicologia da UFMG.

Resumo: Pretende-se demonstrar como a matriz primeira de inter-

pretao freudiana da religio baseada na crtica aos elementos imaginrios que compem o quadro da adeso religiosa suplantada por Freud com a escrita de Moiss e o monotesmo em 1939. a leitura deste ensaio que nos permite perceber a presena do real na genealogia da religio. O sentimento de desamparo vinculado experincia de satisfao foi alvo de nossa investigao, fornecendo subsdios que confirmaram a presena de outros elementos alm dos imaginrios no fenmeno religioso. Palavras-chave: Religio, iluso, desamparo, real, Moiss.
Abstract: Beyond Illusion: the Real in Freuds criticism to religion.

This paper aims to demonstrate how the first religious interpretative Freuds matrix based on the criticism of imaginary elements that constitute the framework of the religious adhesion is overcome by Freuds Moses and the Monotheism in 1939. This reading allows us to realize the presence of the Real in the genealogy of religion. The analysis of the feeling of helplessness combined with the experience of satisfaction was also investigated here, providing subsidies that confirm the presence of other elements beyond the imaginary in the religious phenomenon. Keywords: Religion, illusion, helplessness, real, Moses.

gora (Rio de Janeiro) v. XV nmero especial dez 2012 389-404

390

Claudia Maria Silva Moreira e Jeferson Machado Pinto

or meio do exame crtico da religio, Freud apresenta uma explicao que denuncia os aspectos excessivamente imaginrios que compem o quadro da adeso religiosa. Mas essa explicao parece no se configurar como suficiente. A recorrncia do tema da religio nos escritos freudianos prova inconteste disso. Encontramos ao longo de toda a obra freudiana, bem como em sua correspondncia pessoal, numerosas referncias religio, citaes esparsas, comentrios importantes inseridos em um caso clnico e at um estudo dedicado anlise e discusso de uma vivncia de cunho religioso estamos nos referindo ao texto Uma experincia religiosa, de 1927. Em El psicoanlisis freudiano de la religin: Analisis textual y comentario crtico (1990), Morano coleta todas as citaes sobre religio no decorrer da obra freudiana. Este levantamento fundamental porque atesta que o tema legitimamente recorrente. A questo da religio parece no se esgotar para Freud. Essa inquietao revelada pelas constantes aluses e ensaios dedicados ao assunto deve ser tomada como um indcio de que algo nessa discusso restou irresoluto na anlise crtica freudiana endereada religio. Mijolla-Mellor sustenta a hiptese de que essa recorrncia da preocupao sobre o fenmeno religioso em Freud:
(...) se devia claramente ao fato de que a anlise terica, endossada pela antropologia e pela histria, no lhe parecia suficiente, obrigando-o a continuar sempre buscando, o que ele s deixar de fazer com o texto sobre Moiss e sua morte (MIJOLLA-MELLOR, 2004, p.270).

Mas a razo pela qual Freud permanece interessado na questo a ponto de morrer pensando nisso1 no pode ser de todo creditada a um embasamento histrico e antropolgico pouco consistente. Parece-nos que o interesse freudiano em relao religio deve ser pensando sempre em proporo direta sua inquietao com a questo paterna, pois para Freud, a religio implicava a existncia do pai. Com Totem e Tabu (1912-1913) e a ideia do assassinato primevo gerando culpa e ambivalncia afetiva em relao ao pai, no teramos uma soluo razovel no que tange origem da religio? Por que ainda assim Freud permanece empenhado nessa questo a ponto de retom-la um quarto de sculo depois em Moiss e o Monotesmo (1939)? A escrita de Moiss e o Monotesmo deve ser tomada como o ltimo esforo freudiano em apreender algo sobre o fato religioso. A produo deste ensaio, ao final de sua vida, comporta uma mensagem de que algo ainda se fazia necessrio investigar para o prprio Freud no tocante religio. Nosso intuito neste artigo
1 Moiss e o Monotesmo (1938) praticamente um dos ltimos textos escritos por Freud antes de sua morte.

gora (Rio de Janeiro) v. XV nmero especial dez 2012 389-404

Para alm da iluso: o real na crtica freudiana religio

391

demonstrar que em Moiss e o monotesmo Freud ultrapassa o paradigma da iluso como matriz primeira de interpretao psicanaltica da religio.

O vigor da iluso

Por que as ideias religiosas tm tanta fora independente do reconhecimento pela razo de seu carter ilusrio? Essa a questo que se coloca para Freud ao longo de O futuro de uma iluso:
as ideias religiosas, a despeito de sua incontrovertvel falta de autenticidade, exerceram a mais forte influncia possvel sobre a humanidade. Trata-se de um novo problema psicolgico. Devemos perguntar onde reside a fora interior dessas doutrinas e a que devem sua eficcia, independente, como , do reconhecimento pela razo (FREUD, 1927/1996, p.38).

A resposta forjada por Freud para compreender esse novo problema psicolgico est assentada sob a noo de iluso e sua correlao com o sentimento de desamparo infantil e o complexo paterno. As ideias religiosas tm tanto vigor porque so iluses, realizaes dos mais antigos e prementes desejos da humanidade. O segredo de sua fora reside na fora desses desejos (FREUD, 1927/1996, p.39). Freud faz inicialmente uma distino entre iluso e delrio. A faceta essencial da iluso que ela deriva de desejos humanos que em princpio no estariam na mente em contradio com a realidade. J a ideia delirante estaria em desacordo com a realidade externa. Mas o aspecto a salientar que existem iluses to carregadas de desejo que acabam por desprezar as relaes com a realidade. o caso do religioso que acredita na vinda de um novo Messias. O que fica evidente que as nuanas entre iluso e delrio no que tange religio vo se tornando cada vez menores ao longo de O futuro de uma iluso. A religio abrangeria assim um sistema de iluses plenas de desejo juntamente com um repdio da realidade (FREUD, 1927/1996, p.52). A noo de iluso por sua vez ir conectar-se ao sentimento de desamparo. A origem psicolgica das ideias religiosas explicada a partir do sentimento de desamparo infantil vivido pela criana e pela proteo encontrada na figura do pai. Em um primeiro momento, a me era o objeto amoroso capaz de proporcionar satisfao ao beb. Mas, em seguida ela substituda pelo pai, mais forte, que ocupar essa funo durante toda a infncia. Essa relao com o pai ser marcada pela ambivalncia. Ele ser odiado por interferir-se na relao da criana com a me e admirado por sua fora e capacidade de trazer segurana

gora (Rio de Janeiro) v. XV nmero especial dez 2012 389-404

392

Claudia Maria Silva Moreira e Jeferson Machado Pinto

criana ela vai reconhecer na figura do pai o suporte necessrio para protegla e auxili-la em situaes atemorizantes. J na fase adulta, o homem percebe que sua vida fonte de enfrentamentos e dificuldades, e que sua condio diante dela ainda frgil e o sentimento de desamparo continua presente. Mas, diferentemente da criana, o adulto reconhece agora que seu pai encontra-se no mesmo estado que o seu e no possui poderes irrestritos como outrora imaginara. A imagem de Deus investida de amor tal como a criana na infncia supervalorizava o pai. Foi por meio dessas consideraes sobre a fonte psicolgica das ideias religiosas que Freud concluiu que o conforto trazido pela religio no outra coisa seno mera iluso. O sentimento de desamparo infantil vivido pela criana deve ser apontado como a fonte psicolgica das ideias religiosas e vinculado em primeira instncia necessidade do pai. Essa a essncia da argumentao freudiana. A figura de Deus vem ocupar o lugar que um dia esteve preenchido pelo pai. A religio, nestes termos, seria uma reao de defesa contra o desamparo. Ocorre que essa apenas uma parte da questo. Diante do desamparo, evocamos a proteo de um pai glorificado. Mas h outros efeitos provocados pelo sentimento de desamparo que no foram contemplados na anlise crtica freudiana da religio e que discutiremos oportunamente. O encaminhamento proposto em O futuro de uma iluso mais combativo apostando no abandono da religio em prol do advento da cincia como um projeto mais afeito realidade do que necessariamente clnico. Vale notar que ao mesmo tempo em que sustenta uma atitude de cunho racionalista frente religio, Freud no deixa de salientar, no mesmo texto, o primado da vida pulsional em relao aos recursos disponveis razo. Este o paradoxo de O futuro de uma iluso: a crtica freudiana incide sobre os aspectos ilusrios e imaginrios presentes nas ideias religiosas, mas em contrapartida, Freud parece negligenciar que essas ideias no constituem precipitados de experincias ou resultados finais de pensamento (FREUD, 1927/1996, p.39), e sim intensos e fortes desejos. Assim, como esperar a retirada imediata da libido uma vez declarado o carter ilusrio da religio? A pergunta que fica em suspenso ao final da leitura de O futuro de uma iluso se poderamos supor para alm das consideraes que colocam em evidncia a presena macia de aspectos imaginrios a existncia de outros elementos que atuem efetivamente proporcionando a adeso s ideias religiosas. A resposta a esse questionamento ser encontrada em Moiss e o monotesmo (1939).

gora (Rio de Janeiro) v. XV nmero especial dez 2012 389-404

Para alm da iluso: o real na crtica freudiana religio

393

Moiss e o monotesmo

Miller afirma que foi sobre o pano de fundo de O futuro de uma iluso que Freud lanou sua mensagem mosaica que parece dizer: essa iluso tem um futuro (MILLER, 2004, p.10). O comentrio de Miller importante porque refora nossa hiptese de que em Moiss estamos diante de uma reformulao freudiana no que se refere religio. Freud procura responder em Moiss e o monotesmo de que maneira a ideia de um Deus nico veiculada no monotesmo judaico-cristo ingressou em nosso mundo. assim que vemos surgir mais um mito freudiano sobre o pai. Neste trabalho, Freud se aventura em uma reconstruo da histria do povo judaico. A partir da anlise etimolgica do nome Moiss que deriva da palavra egpcia mose que significa criana Freud fundamenta sua hiptese sobre a origem egpcia de Moiss. Mas considerar a origem egpcia do nome Moiss bastante diferente de qualificar o prprio Moiss como egpcio. Este o passo que Freud d com base nas contradies entre a lenda do nascimento de Moiss e a anlise dos mitos segundo o modelo proposto por Oto Rank em Mito do nascimento do heri. A anlise freudiana conclui que a lenda do nascimento de Moiss foi inventada para transform-lo em um judeu. A vida heroica de Moiss comeou com ele descendo de sua posio elevada ao nvel dos filhos de Israel (FREUD, 1939/1996, p.19-70). Se Moiss deu uma religio ao povo judeu, essa religio poderia ser egpcia? A religio egpcia e a religio mosaica em nada se assemelhavam. Na primeira havia uma proliferao de deuses, magias, encantamentos e amuletos e era professada a crena em outro mundo aps a morte. A segunda, por sua vez, era monotesta. Havia um nico deus onipotente e nenhuma imagem deste deus deveria ser feita, seu nome sequer poderia ser pronunciado. Como levar adiante a postulao da origem egpcia de Moiss frente a essa contradio que apresentava duas religies to dspares? Freud recorre histria e antropologia e no se detm diante deste obstculo. no Egito, na XVIII dinastia, por volta de 1375 a.C., que encontramos a primeira forma de monotesmo estrito de que se tem notcia. Tal fato ocorreu quando o jovem fara Amenfis IV subiu ao trono. Este fara se converteu ao culto solar de On, que concebia a ideia de um deus universal. Amenfis IV muda seu nome para Akhenaten e funda a religio de Aten. Nessa religio no havia adorao do sol como um objeto material e sim como smbolo de um ser divino cuja energia se manifestava em seus raios. No o prprio corpo celeste que adorado, mas o ser que nele se revela (ERMAN, 1905, p.66 apud FREUD, 1939/1996, p.35). O propsito freudiano era destacar as semelhanas existentes entre a religio de Aten e a religio mosaica e desta forma reunir condies para supor que Moiss era um aristocrata egpcio que vivia na corte de Akhenaten. Aps a morte do
gora (Rio de Janeiro) v. XV nmero especial dez 2012 389-404

394

Claudia Maria Silva Moreira e Jeferson Machado Pinto

fara, insatisfeito com o retorno do politesmo e totalmente imbudo da religio de Aten, Moiss escolhe os judeus para transmitir essa religio. Depois de apresentar as principais consideraes que justificariam a origem egpcia de Moiss anlise etimolgica do nome, mito do nascimento do heri e semelhana entre a religio de Aten e a religio mosaica Freud passa a discutir o trabalho de dois historiadores: E. Meyer e Ernest Sellin. Como diz Morano, assim como quem interpreta um sonho Freud abandona esse fio do material para acudir a outro que ainda no fora explorado por ele (MORANO, 1991, p.312). Os estudos de E. Meyer indicavam que a origem da religio judaica estava associada ao culto do Deus Jav na regio de Merib-Cades. As tribos judaicas que mais tarde viriam a formar o povo de Israel, nesta poca adoravam o deus Jav em um local prximo ao sul da Palestina. O Moiss descrito por Meyer seria um pastor, genro do sacerdote midianita Jetro. O deus Jav por sua vez, em nada se assemelhava quele deus de Aten espiritualizado. Jav era um deus meio demnio dos vulces, afeito a todo tipo de magia. Jav era um demnio sinistro e sedento de sangue, que vagueava pela noite e evitava a luz do dia (MEYER apud FREUD, 1939/1996, p.49). Para Meyer, a religio judaica no teria nascido no Egito como aventou Freud e muito menos no Monte Sinai, como a tradio afirma. O que este autor procura enfatizar a vinculao estreita entre Moiss e a regio de Merib-Cades. O Moiss de Meyer to somente um pastor a quem o deus Jav se revelou. De posse dessas informaes to incongruentes acerca de Moiss, Freud lana mo da tese descrita na monografia de Sellin em 1922. Segundo Freud, Sellin encontrou fortes indcios de que o fundador da religio dos judeus havia sido brutalmente assassinado em um levante de seu povo refratrio e obstinado, ao mesmo tempo em que a religio por ele introduzida era repudiada (FREUD, 1939/1996, p.52). A consequncia que Freud vai extrair a partir da anlise da tese de Sellin genial ou absurda, dependendo do ngulo do qual a contemplamos: no existiu um Moiss e sim dois! Genial porque, neste processo de duplicao de Moiss, percebemos o intento de Freud em demonstrar o surgimento do monotesmo atrelado quilo que escapa representao e traumtico, a algo que est alm do sentido. Absurdo porque ao sustentar seu trabalho como uma reconstruo de cunho histrico sem elementos consistentes ou como afirma Morano ao se aventurar em uma reconstruo global da histria de Israel, deixando de lado os dados dos historiadores (MORANO, 1990, p.314) Freud fica vulnervel a todo tipo de crtica e duramente censurado. evidente que ele estavamente cnscio deste risco, tanto assim que a primeira nota preambular escrita em Viena, em maro de 1938, inicia-se do seguinte modo: com a audcia daquele
gora (Rio de Janeiro) v. XV nmero especial dez 2012 389-404

Para alm da iluso: o real na crtica freudiana religio

395

que tem pouco a perder. A tese do assassinato de Moiss era uma pea chave para Freud. Quando algum tempo depois ele foi informado que o prprio Sellin havia recuado quanto ao seu argumento central, Freud no se fez de rogado e afirmou que a histria do segundo Moiss era uma inveno sua (GAY, 1989). Devemos salientar aqui o modo analtico pelo qual o trabalho freudiano de reconstruo se efetiva. No se trata de determinar cientificamente o que de fato aconteceu ao longo da histria do povo judaico. Freud trabalha a partir de vestgios, fragmentos, elementos opacos que no foram integrados ao corpo histrico, deixando lacunas. em razo deste processo que podemos entender o lugar eminente que Freud atribui funo do traumatismo em sua genealogia da religio monotesta (MILLER, 2004, p.21). As marcas deixadas pelo assassinato de Moiss portam um excesso impossvel de assimilar. Conforme observa Lo Bianco:
[Freud] procura recuperar com base nas mais variadas fontes, atrs dos mais antigos relatos e dos mais diminutos detalhes os fsseis de referncia (p.38), o acontecer histrico (Geschichte) que lhe permitisse construir a histria da fundao da religio judaica. (...) Recorta por seu procedimento um real para a religio mosaica ao procurar dar as bases da tradio que a tornou possvel tradio que garantiu a transmisso do trauma vivido pelo povo judeu (LO BIANCO, 2007, p.130).

O mito de Moiss pode ser lido, portanto, como o modo freudiano de se falar do real. Neste sentido no mera casualidade que o Moiss fabricado por Freud seja estrangeiro, i.e., um elemento estranho, exterior ordem simblica estabelecida.

A transmisso do trauma: religio e sintoma

Na reconstruo levada a cabo por Freud, o primeiro Moiss era egpcio e professava a tradio religiosa enlaada ao deus Aten. Este primeiro Moiss foi assassinado e mais tarde substitudo por um segundo Moiss, o pastor midianita, que Meyer descreveu como vinculado ao Deus Jav na regio de Merib-Cades. A hiptese freudiana conciliaria as descries to dspares a respeito de Moiss. A nao judaica seria fruto de duas tendncias distintas que depois daria lugar aos dois reinos: Israel e Jud. Como os seguidores do Moiss egpcio haviam abandonado a religio de Aten, as tribos judaicas que se encontravam na regio de Cades adotaram a religio de Jav, mas a tribo dos Levitas permaneceu fiel religio prescrita pelo Moiss egpcio. Uma espcie de acordo foi selado em Cades, buscando harmonizar as diferenas existentes entre esses dois povos. O deus Jav restrito regio de
gora (Rio de Janeiro) v. XV nmero especial dez 2012 389-404

396

Claudia Maria Silva Moreira e Jeferson Machado Pinto

Merib-Cades, cujo carter era violento e ordinrio, transforma-se, em um perodo de vrias geraes, em um deus nico e universal. O que vemos aqui que a reconstruo freudiana da histria de Israel apoia-se no mesmo modelo de formao de um sintoma.
A histria judaica nos familiar por duas dualidades: dois grupos de pessoas que se renem para formar a nao, dois reinos em que essa nao se divide, dois nomes de deuses nas fontes documentrias da Bblia. A elas, acrescentamos outras duas, novas: a fundao de duas religies a primeira reprimida pela segunda, no obstante emergindo depois vitoriosamente, por trs dela, e dois fundadores religiosos, ambos chamados pelo mesmo nome de Moiss e cujas personalidades temos de distinguir uma da outra. Todas essas dualidades so as consequncias necessrias da primeira: o fato de uma parte do povo ter tido uma experincia que tem que ser considerada como traumtica, qual a outra parte escapou. (FREUD, 1939/1996, p.69)

Freud concebe a perpetuao e a transmisso do monotesmo, desde o reinado de Akhenaten no Egito, passando pela histria de Israel at chegar ao cristianismo como um acontecimento calcado no assassinato. Em outras palavras, o Um se inscreve no mundo a partir do traumatismo. A tese central freudiana de que a origem da religio monotesta equivalente origem dos sintomas neurticos. A etiologia de uma neurose est invariavelmente relacionada ao trauma. Trauma compreendido aqui como algo que escapa radicalmente, impedindo sua assimilao por parte do sujeito. O mesmo prottipo encontrado no plano individual da subjetividade: trauma primitivo defesa latncia desencadeamento da doena neurtica retorno parcial do recalcado transposto para o plano geral da histria da humanidade. De acordo com Lo Bianco:
[Freud localiza o trauma como] o mesmo conceito que fala das marcas precoces infantis; que se refere s marcas feitas no corpo por impresses vistas e ouvidas que no podem fazer parte das associaes, que no so significantizveis, no so articulveis como o ponto em torno do qual vir a ser elaborada a histria do sujeito, tanto quanto a histria da cultura ou de uma religio como o judasmo. Sendo impossvel conviver com essas marcas por sua intensidade, pelo excesso que portam, pelos seus efeitos de ruptura, por sua insistncia, elas sero desmentidas. No entanto, mesmo assim, ficam como cicatrizes (LO BIANCO, 2007, p.130).

Os fenmenos da religio seriam semelhantes em sua estrutura e finalidade aos sintomas neurticos. O evento traumtico a que se refere Freud o assassinato do pai primevo. O esquecimento do assassinato pelas geraes seguintes corresgora (Rio de Janeiro) v. XV nmero especial dez 2012 389-404

Para alm da iluso: o real na crtica freudiana religio

397

ponde ao recalque. O tempo transcorrido entre o assassinato do pai primevo at o surgimento do monotesmo corresponde ao perodo de latncia, ou seja: h uma temporalidade retroativa prpria causalidade do sintoma. O surgimento do monotesmo, a crena em um deus universal o retorno do recalcado: o restabelecimento do pai primevo. Na histria do judasmo, o fator precipitante desse retorno do recalcado foi o assassinato do Moiss egpcio. Toda essa construo revela que Freud transpe o paradigma da iluso em Moiss, pois, ao atrelar a gnese do monotesmo judaico a um evento traumtico, estamos diante do real. Dizer que o traumatismo est na gnese da religio dizer que o real est em jogo na gnese da religio judaica. De acordo com Fink:
Uma das faces do real com que lidamos na psicanlise o trauma. Se pensarmos o real como tudo aquilo que ainda no foi simbolizado, a linguagem sem dvida nunca transforma completamente o real, nunca suga tudo do real para dentro da ordem simblica; fica sempre um resto (...) o trauma sugere fixao ou bloqueio. A fixao sempre envolve algo que no simbolizado. (FINK, 1998, p.45)

Para alm de toda a querela suscitada pela audcia da hiptese freudiana interessa-nos antes tentar circunscrever o que estaria em jogo neste texto to inventivo e surpreendente a respeito da religio. Se em O futuro de uma iluso Freud argumenta que a religio uma iluso, cuja fonte, em ltima instncia, a necessidade de proteo em funo do desamparo, em Moiss e o monotesmo, Freud amplia o escopo da crtica religio. Para alm da iluso, a religio possui a estrutura de um sintoma e enquanto tal h um ponto incontornvel. A prpria noo de histria modificada: se antes era vista como um processo progressivo que culminaria no esclarecimento das pessoas e consequente abandono da viso religiosa do mundo, agora em Moiss com a ideia de trauma e retorno do recalcado incidindo tambm sobre a histria humana, o que vemos o surgimento da histria marcada pela descontinuidade, em que o conceito de latncia e a causalidade retroativa cumprem uma funo importante. Se antes as ideias religiosas eram caracterizadas como iluso e delrio, agora podemos assinalar uma espcie de concesso feita por Freud ao se referir ideia de um deus nico:
Uma ideia como essa possui um carter compulsivo: ela deve ser acreditada. At o ponto em que deformada, ela pode ser descrita como um delrio; na medida em que traz um retorno do passado, deve ser chamada de verdade. Tambm os delrios psiquitricos contm um pequeno fragmento de verdade. (FREUD,1939/1996, p.154)

gora (Rio de Janeiro) v. XV nmero especial dez 2012 389-404

398

Claudia Maria Silva Moreira e Jeferson Machado Pinto

O que est em questo nessa passagem que para Freud a religio2 conteria um ncleo de verdade histrica que remontaria ao assassinato do pai. Ao introduzir a figura do Moiss egpcio assassinado em conexo direta com a histria judaica, Freud institui no seio dessa tradio o elemento capaz de explicar a perpetuao da religio em nosso mundo. Parece-nos que o processo de duplicao de Moiss evidencia uma diviso (Spaltung) acarretada pelo trauma e encoberta pelo sintoma. neste contexto que Freud ir novamente questionar de quais fontes as ideias religiosas derivam seu poder de subjugar tantos homens. H uma diferena na concepo da ideia de deus que devemos assinalar. Em O futuro de uma iluso, Deus era imaginado como um pai protetor e por essa razo seria capaz de proporcionar segurana e amparo a seus filhos. neste ponto que Freud localiza a fonte principal da necessidade religiosa. Mas em Moiss estamos diante de um Deus misturado. O Deus que o Moiss egpcio representava era completamente diferente do deus Jav idolatrado pelo Moiss Midianita. Esses deuses to diferentes se confundem na composio do deus nico do monotesmo judaico. Perante o estado de desamparo podemos invocar um deus protetor, mas preciso lembrar que esse mesmo deus surge como um ente terrvel, feroz e violento, fora de uma mediao atravs do simblico. De acordo com Teixeira,
A verso pacificante e benigna de um Moiss egpcio aponta para a vertente do Pai como princpio de regulao simblica, exemplificada na interdio do culto imagem e na espiritualidade de Deus Aton [Aten], a verso suplementar de um
2 Para Freud, o monotesmo judaico se difere em muitos aspectos do monotesmo cristo. Mas, um estudo pormenorizado sobre as diferenas entre judasmo e cristianismo foge ao escopo deste artigo. Cabe esclarecer que o traumtico ser tratado como real pelo judasmo e como uma representao pelo cristianismo (na figura de Cristo). Para fundamentar nossa hiptese de que Freud ultrapassa o paradigma da iluso em sua anlise crtica da religio, interessa-nos enfatizar o real presente na fundao da religio judaica e a repercusso de tal fato na ideia de um deus nico. Freud considera que o remorso pelo assassinato de Moiss forneceu o estmulo para a fantasia de desejo do Messias, que deveria retornar e conduzir seu povo redeno e ao prometido domnio mundial. Se Moiss foi o primeiro Messias, Cristo tornou-se seu substituto e sucessor, e Paulo poderia exclamar para os povos com certa justificao histrica: Olhai! O Messias realmente veio: ele foi assassinado perante vossos olhos! Alm disso, existe um fragmento de verdade histrica na ressurreio de Cristo, pois ele foi o Moiss ressureto e, por trs deste, o pai primevo retornado da horda primitiva, transfigurado e, como filho, colocado no lugar do pai. (FREUD, 1939/1996, p.110) Mas a morte de Cristo na cruz foi compreendida como um sacrifcio que possibilitou aos homens a remisso do pecado original. Pecado original interpretado por Freud como o assassinato do pai, este seria na verdade o crime original. O sacrifcio de Jesus teria permitido aos cristos expiarem toda a culpa pelo assassinato do pai, ao passo que os judeus tomaram para si uma enorme carga de culpa.

gora (Rio de Janeiro) v. XV nmero especial dez 2012 389-404

Para alm da iluso: o real na crtica freudiana religio

399

intransigente e irascvel Moiss madianita [midianita] vem expor, na ferocidade do deus Yahv [Jav] que ele representa, o que h de real para alm da mediao simblica, a violncia da Lei. (TEIXEIRA, 2007, p.109)

Essa modificao introduzida na prpria composio de Deus duas figuraes que se misturam e se confundem no sem consequncias para pensarmos o estatuto da crtica freudiana religio. Se antes a aderncia s ideias religiosas se justificava em funo de um vnculo excessivamente imaginrio com a figura de Deus-pai, agora podemos pensar que a fonte psquica da necessidade religiosa pode estar atrelada, tambm, quilo que surge como traumtico e violento. Este aspecto talvez tenha permanecido camuflado e obscuro por trs da ideia de um deus protetor a que poderamos recorrer diante do desamparo. Freud recupera esse ponto em seu Moiss e o integra na origem mesma do monotesmo judaico. Esse deus como formao de compromisso que encontramos em Moiss , assim como o sintoma, uma operao de superposio do simblico frente ao real. Operao fadada ao fracasso, uma vez que impossvel recobrir totalmente o real.

O carter real do desamparo

A partir do que apresentamos, reunimos condies para resgatar e examinar uma passagem em O mal-estar na civilizao (1930) que ir confirmar nossa tese sobre a existncia de outros elementos que justificariam a adeso religiosa para alm dos aspectos imaginrios discutidos e elencados por Freud em O futuro de uma iluso. Trata-se de um trecho em que encontramos a definio da origem psquica da ideias religiosas: a origem da atitude religiosa pode ser remontada, em linhas muito claras, at o sentimento de desamparo infantil. Pode haver algo mais por trs disso, mas presentemente, ainda est envolto em obscuridade (FREUD, 1930/1996, p.81). Esse esse algo a mais (...) envolto em obscuridade merece destaque porque nos principais estudos dedicados ao tema, a anlise do fato religioso leva em considerao apenas a primeira parte da afirmativa freudiana, ou seja, situa a fonte psicolgica da religio a partir do desamparo (ver MORANO, 1990). Iremos explorar a segunda parte da afirmativa freudiana aquela que aventa a possibilidade de existncia de algum ponto obscuro por trs do sentimento desamparo. A esse respeito importante afirmar ainda que esse ponto obscuro ao qual Freud faz meno pode estar relacionado a uma opacidade inerente ao prprio sujeito. Nestes termos, o estudo e a crtica religio poderiam ser pensados como um recurso metodolgico freudiano para apreender algo que seria inerente nossa prpria constituio subjetiva.
gora (Rio de Janeiro) v. XV nmero especial dez 2012 389-404

400

Claudia Maria Silva Moreira e Jeferson Machado Pinto

No interior da elaborao freudiana, a palavra Hilflosigkeit desamparo assume uma acepo peculiar. Ela traduz o estado de dependncia completa e irrestrita em que se encontra o beb para a satisfao de suas necessidades. Sem a ao adequada de Outro, o beb incapaz de apaziguar a tenso interna provocada pela fome, sede, frio. Essa dependncia total do beb implica contrapartida na onipotncia deste Outro. O beb no sabe lidar com todos os estmulos endgenos que emanam de seu corpo, i.e., com o real da pulso. o Outro (muitas vezes na figura da me) que poder deter esse processo proporcionando um apaziguamento da tenso. Atravs do choro e do grito, o beb faz apelo quele que ele localiza como o agente de seus cuidados. O Outro surge imaginariamente como absoluto. neste contexto que devemos situar a afirmativa freudiana de que o desamparo inicial dos seres humanos a fonte primordial de todos os motivos morais (FREUD, 1895/1996, p.370). Esse arranjo inicial que acabamos de descrever vai interferir de forma decisiva na estruturao do psiquismo que se constituir primariamente nessa relao de dependncia ao Outro. Essa a principal implicao da noo de desamparo: a realidade exterior ser apreendida a partir do Outro. Esse estado de desamparo inicial estar irremediavelmente ligado experincia de satisfao na medida em que apenas o Outro ser capaz de realizar uma ao especfica que apaziguar a tenso interna gerada por algum tipo de necessidade no beb. a eliminao da tenso que provoca a experincia de satisfao. Mas h ainda uma importante consequncia resultante da vivncia de satisfao que devemos analisar: trata-se do fato de que essa vivncia deixa um resduo no assimilvel: das Ding. Quando Freud discorre sobre o sentimento de desamparo infantil como causa originria da necessidade religiosa no leva em conta que o estado de desamparo vincula-se diretamente experincia de satisfao e que nessa ltima h um ponto incontornvel. O beb no pode restaurar ou reunir em nenhum outro objeto essa percepo originria provocada por das Ding. O objeto que miticamente proporcionou a satisfao plena restar para sempre perdido. nessa experincia fundadora da subjetividade que o beb ir perceber que separado do outro e ao mesmo tempo h algo desconhecido nesse outro ao qual ele permanece unido. Das Ding ao mesmo tempo algo inapreensvel, impossvel de resgatar, que escapa completamente funo do juzo, e em contrapartida a parte constante do complexo do prximo, ou seja, h desde sempre um vazio permanente impossvel de se representar. Conforme Lacan: aqui que intervm essa realidade que tem relao com o sujeito da maneira mais ntima o Nebenmensch. Frmula totalmente surpreendente na medida em que articula energicamente o -parte e a similitude, a separao e a identidade (LACAN, 1959-1960/1991, p.68).

gora (Rio de Janeiro) v. XV nmero especial dez 2012 389-404

Para alm da iluso: o real na crtica freudiana religio

401

Esse estranho objeto, impossvel de ser nomeado, que surge como alteridade primeira, das Ding vai provocar o engajamento desejante do sujeito para reencontr-lo. No h objeto capaz de instaurar-se como completo correlato das necessidades e dos desejos humanos, mas o sujeito continuar procurando reencontrar o objeto primeiro. a perda mtica desse objeto primeiro que servir como guia a orientar a escolha por outros objetos. Das Ding o objeto estranho, desconhecido, mas tambm o objeto mais ansiado. Atingir das Ding da ordem do impossvel. O que Freud evidencia atravs da experincia de satisfao que no h Bem Supremo. A completude imaginria. O comentrio feito por Lacan de que deveramos considerar a oposio entre principio de prazer e princpio de realidade postulada por Freud acerca do aparelho psquico menos como algo da ordem psicolgica e mais como algo da ordem tica, se esclarece a partir dessa considerao. Nossa subjetividade instituda sobre um fundo de conflito irreconcilivel e o resultado dessa dinmica que o objeto capaz de satisfazer plenamente o sujeito estruturalmente perdido. Freud afirma em O mal-estar na civilizao:
Ficamos inclinados a dizer que a inteno de que o homem seja feliz no se acha includa no plano da Criao. O que chamamos de felicidade no sentido mais restrito provm da satisfao (de preferncia, repentina) de necessidades represadas em alto grau, sendo por natureza, possvel apenas como uma manifestao episdica. Quando qualquer situao desejada pelo princpio de prazer se prolonga, ela produz to somente um sentimento de contentamento muito tnue. (FREUD, 1930/1996, p.84)

O que esse fragmento revela que no fomos criados para alcanar a satisfao plena. S desejamos porque estruturalmente h um vazio, um irrepresentvel: das Ding esse furo impossvel de preencher e ao mesmo tempo em torno desse furo que o sujeito ir se constituir. Ora, diante do que apresentamos, podemos afirmar que Freud considera o sentimento de desamparo como fonte das necessidades religiosas, apenas do ponto de vista imaginrio e simblico. O pai depois transposto para a figura de Deus surge como aquele capaz de proporcionar conforto e segurana. Essa posio a mesma ocupada pelo pai na trama edpica. a interveno paterna que possibilitar criana inscrever-se em um novo lugar como sujeito desejante. Mas, como foi possvel demonstrar, h ainda outra face a ser explorada. H um resto inassimilvel fora do significado, um elemento extralingustico presentificado por das Ding. A funo simblica do pai nunca ser suficiente para recobrir esse ponto desconhecido, desejado e temido pelo sujeito.

gora (Rio de Janeiro) v. XV nmero especial dez 2012 389-404

402

Claudia Maria Silva Moreira e Jeferson Machado Pinto

Este aspecto no contemplado de forma explcita por Freud em sua crtica religio retornou ao final de sua vida na escrita difcil, lacunar e hesitante de seu Moiss e o Monotesmo. Moiss o estrangeiro elemento que no ser integrado e, no entanto, a partir dele que a nao judaica se funda enquanto tal. Lembremos que o estado de desamparo e a vivncia de satisfao tal qual tivemos oportunidade de examinar so experincias estruturantes, precursoras de nossa constituio subjetiva. Das Ding o resduo dessa operao e pode ser concebido como o ponto ainda envolto em obscuridade relacionado ao sentimento de desamparo mencionado por Freud. Este aspecto no aparece integrado crtica freudiana da religio que se fecha na questo do complexo paterno. De acordo com Andr Wnin:
Quando preciso explicar o que Deus representa no discurso bblico, a aproximao mais correta a meus olhos precisamente esta. Este Deus representa um no sei que que escapa radicalmente s apreenses do humano e que permite ao humano ser aquilo que , coletiva e individualmente. No incio do Gnesis assim que o evangelho de Joo interpreta , l-se que no comeo era a palavra. Mas de onde vem a palavra? De onde vem a linguagem? E a Bblia nos responde: de Deus, quer dizer precisamente disso que inapreensvel. (WNIN, 2008, p.13)

De onde vem a palavra? De onde vem a linguagem? A psicanlise nos responde: de das Ding. A figura de Deus condensaria esse algo que escapa radicalmente. Esse ponto poderia ser correlacionado ao real da iluso, conforme observa Zizek, essa dimenso real na iluso seria o real imaginrio (o misterioso je ne sais quoi, o algo insondvel que introduz uma diviso autoimposta em um objeto ordinrio, permitindo assim que a dimenso do sublime brilhe atravs dele) (ZIZEK, 2003, p.173). Ainda Zizek: O que est efetivamente para alm da imagem aquele X que faz do Homem Cristo um Deus (idem, p.177). Estaria a a fora da religio para alm da iluso. Lacan concebe o fenmeno da religio a partir da relao com o vazio deixado por das Ding. Para ele, a religio respeitaria esse vazio (LACAN, 19591960/1991, p.162). Mas a recuperao da Coisa via religio seria impossvel uma vez que o sujeito no seria capaz de encontrar uma palavra capaz de exprimir esse irrepresentvel. Quando Lacan afirma que a religio respeita o vazio podemos interpretar essa reverncia como uma manobra que visa o preenchimento do vazio atravs da figura de Deus. Essa primeira interpretao passvel de se afirmar se levarmos em conta que muitas vezes a religio oferta sentido visando preencher a diviso do sujeito. Sem dvida, podemos inferir que Freud era partidrio dessa concepo

gora (Rio de Janeiro) v. XV nmero especial dez 2012 389-404

Para alm da iluso: o real na crtica freudiana religio

403

que v a operao religiosa como uma espcie de sutura capaz de tamponar a falta inerente a todo ser falante. Vem da a crtica religio como iluso. Mas poderamos ainda supor uma segunda vertente de interpretao que no consideraria deus como figura obturadora e sim como enigma. Nessa vertente, deus estaria no lugar do sem sentido, daquilo que no sabemos o que . Se aceitssemos o fato de que deus est fora do sentido, nossa relao com esse vazio de representao longe de ser apenas de reverncia poderia ser semelhante ao Che Vuoi? O que queres nessa dimenso articularia para o sujeito algo de seu desejo. Lacan em seus seminrios A tica da psicanlise (1959-1960) e A transferncia (1960-1961), afirma que os deuses seriam um modo de revelao do real, no sentido em que designam este limite de significao do simblico, este furo no saber. Deus seria assim um dos nomes do objeto perdido. Na primeira vertente, a religio teria uma funo obliteradora, tamponando a castrao com o sentido. Essa vertente discutida e trabalhada por Freud de modo exaustivo. Mas, para alm do vis imaginrio, na segunda vertente, DeusPai surgiria como objeto, das Ding, causa de desejo e desconhecido por excelncia. Estaramos assim acrescentando outro elemento crtica freudiana religio capaz de explicar a fora e a insistncia da religio a despeito dos argumentos lgicos. A relao ntima de Deus com o Real o que daria religio seu carter irredutvel.
Recebido em 23/6/2009. Aprovado em 25/1/2010.

Referncias
FREUD, S. (1996) Edio standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago. (1895) Projeto para uma psicologia cientfica, v.I, p.335-469. (1913 [1912-13]) Totem e tabu, v.XIII, p.13-162. (1927) O futuro de uma iluso, v.XXI, p.15-61. (1930 [1929]) O mal-estar na civilizao, v.XXI, p.67-148. (1939 [1934-38]) Moiss e o monotesmo, v.XXIII, p.13-161. FINK, B. (1998) O sujeito lacaniano; entre a linguagem e o gozo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. GAY, P. (1989) Freud: uma vida para nosso tempo. So Paulo: Companhia das Letras, 1989.

gora (Rio de Janeiro) v. XV nmero especial dez 2012 389-404

404

Claudia Maria Silva Moreira e Jeferson Machado Pinto

LACAN, J. (1959-1960/1991). O Seminrio. Livro 7, A tica da psicanlise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. . (1960-1961/1999) O seminrio, livro 8, A transferncia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. LEBRUN, J. P., WNIN A. (2008). Des lois pour tre humain. Paris: res. LO BIANCO, A. C. (2007) O que a comparao entre a tradio religiosa e os novos movimentos religiosos nos ensina sobre o sujeito hoje? Estudos de Psicologia, v.12, n.2. Disponvel em http://www.scielo.br. Acesso em 13/12/2009. MIJOLLA-MELLOR S. (2004). A necessidade de crer. So Paulo: Unimarco Editora. MILLER, J. -A. (2004) Religio, psicanlise. Opo lacaniana Revista Internacional de Psicanlise, n.39, p.9-24. MORANO, D. (1990) El psicoanlisis freudiano de la religin: Analisis textual y comentario crtico. Madri: Paulinas. TEIXEIRA, A. (2007) O n ateu: do mito do Pai ao pai como sinthme, in: A soberania do intil e outros ensaios de psicanlise e cultura. So Paulo: Annablume. ZIZEK, S. (2003) O real da iluso crist: notas sobre Lacan e a religio, in SAFATLE, V. (Org.) Um limite tenso: Lacan entre a filosofia e a psicanlise. So Paulo: Unesp.

Claudia Maria Silva Moreira claudiasmoreira@yahoo.com.br Jeferson Machado Pinto jefpinto@uai.com.br

gora (Rio de Janeiro) v. XV nmero especial dez 2012 389-404

You might also like