You are on page 1of 15

Erotomania: os impasses do amor e uma resposta psictica*

Juliana Bressanelli e Antnio M. Ribeiro Teixeira

Juliana Bressanelli Mestre em Estudos Psicanalticos pelo Programa de Ps-graduao em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), psicloga pela Universidade Federal do Esprito Santo. Antnio M. Ribeiro Teixeira Professor adjunto da UFMG, doutor em Psicanlise pela Universidade de Paris VIII, mestre em Filosofia pela UFMG, mdico pela UFMG.

Resumo: Aborda-se o conceito de erotomania como uma resposta

dada pelo sujeito psictico para a questo que se apresenta ao ser humano, provocada pela contingncia inerente ao encontro com o parceiro amoroso. Estabelece-se de que forma o amor se coloca como problema para o ser humano e trabalhamos essa perspectiva apontando para a especificidade da erotomania em sua diferenciao com a resposta oferecida pelo sujeito neurtico, o amor de transferncia. Palavras-chave: Erotomania, psicose, transferncia, amor.
Abstract: Erotomania: the impasses of love and a psychotic response. It consists of approaching the concept of Erotomania as a response given by the psychotic for the question that is presented to the human being, caused by the contingency inherent to the encounter with the loving partner. We establish how love sets up a problem to the human being and we work this perspective pointing out the specificity of Erotomania in its differentiation with the response given by the neurotic, which is, the loving transference. Keywords: Erotomania, psychosis, transference, love.

Esse artigo fruto da dissertao com o ttulo A erotomania como resposta psictica aos impasses do amor para a UFMG, de Juliana Bressanelli, orientada pelo prof. Antnio Mrcio Ribeiro Teixeira, apresentada no ano de 2007.

gora (Rio de Janeiro) v. XV nmero especial dez 2012 437-451

438

Juliana Bressanelli e Antnio M. Ribeiro Teixeira

notrio que a teoria psicanaltica foi capaz de situar um lugar de importncia para o estudo das psicoses e assegurar um posto para suas construes subjetivas. Esta importncia dada no apenas ao reconhecimento de um espao de dignidade para esses sujeitos, mas principalmente na considerao da relevncia de seu lugar em uma transmisso. Lacan, na poca da publicao de sua tese de doutorado (1932/1987), nos d mostras de suas razes profundamente psiquitricas, mas sem deixar de evocar algo que no mudaria ao longo do tempo em sua prtica: a importncia e a ateno dispensadas fala do paciente. Assim, foi capaz de ultrapassar um debate acomodado em uma psiquiatria biolgica e medicalizante. Que neurticos e psicticos tm maneiras diferentes de se situar com relao ao Outro, linguagem, ao prprio gozo, no novidade no que diz respeito teoria psicanaltica. Entretanto, fica para ns a questo de como esses sujeitos, em suas diferenas, se situam frente questo do amor. No raro, os psicanalistas tm que lidar com a presena do fenmeno erotomanaco em seu trabalho com pacientes psicticos. E da mesma forma que o analista deve manejar a transferncia que eventualmente pode apresentar tonalidades erticas, o que configura certo embarao clnico , a Erotomania pode oferecer um impasse difcil de contornar.

Clrambault e a sndrome erotomanaca

Quando nos referimos erotomania, importante mostrar o caminho percorrido pelo conceito desde sua primeira meno. Clebre psiquiatra francs, Gatan Gatian de Clrambault (1872/1934) destacou-se por sua descrio pioneira da sndrome erotomanaca, que fez de forma ampla e magistral. Clrambault tinha o estilo pessoal de abordagem clnica investigativa que era, provavelmente, consequncia de seu contexto de trabalho, num campo de observao privilegiado. Clrambault no tinha o simples intuito de buscar a causa orgnica do delrio, mas principalmente de penetrar na linguagem, na realidade simblica do sujeito. Seu trabalho j apontava para a importncia dos fenmenos de linguagem que se apresentam na psicose. Em sua elaborao sobre a sndrome do automatismo mental, a psicose alucinatria crnica se decomporia em duas partes: um ncleo que seria o automatismo e uma superestrutura que seria o delrio. Clrambault considera a existncia de um incio atravs de fenmenos sutis, em princpio abstratos, e que depois vo se aproximando da forma verbal. So fenmenos de interferncia, que perturbam o curso do pensamento, mas que no tm contedo num primeiro momento. o que o autor chama de pequeno automatismo mental. medida que a tendncia verbalizao vai progredindo, o pequeno automatismo passa a apresentar fengora (Rio de Janeiro) v. XV nmero especial dez 2012 437-451

Erotomania: os impasses do amor e uma resposta psictica

439

menos ideoverbais. De maneira gradativa, o pensamento que era indiferenciado vai se tornando auditivo e verbomotor: as vozes passam a ser verbais, objetivas, individualizadas e temticas. s alucinaes auditivas podem associar-se outros fenmenos alucinatrios, motores (sensaes de movimento, fenmenos de inibio psicomotora, atos automticos, emisses verbais involuntrias, etc.) ou sensitivos (cenestopatias, alucinaes genitais). O chamado grande automatismo ou automatismo trplice justamente mental, motor e sensitivo. Percebemos a profunda raiz mecanicista que persiste no trabalho de Clrambault atravs da sua explicao dos fenmenos de automatismo mental, que teriam uma base orgnica definida, ainda que desconhecida e postulada. Apesar disso, a construo terica operada por este autor era movimentada por uma paixo clnica incontestvel. Para ele, o mecanismo da Erotomania seria fundamentalmente psicolgico ele defendia a existncia de um mecanismo psicogentico das psicoses paranoicas , ao contrrio das demais psicoses, cuja estrutura calcada nos fenmenos de automatismo mental seria eminentemente orgnica. Podemos perceber a, ento, a herana clrambaultiana no trabalho de Lacan. Alm de certa concepo estruturalista da psicose, Clrambault chama a ateno para o carter verbal do fenmeno alucinatrio. Verbal, e no propriamente auditivo, o que corresponderia justo ideia do significante e da determinao simblica das estruturas psquicas, marca fundamental do primeiro tempo do ensino de Lacan. Assim, nos damos conta de que a questo da incidncia da linguagem sobre o psiquismo j estava presente em suas elaboraes e podemos dizer, decerto, que influenciaram diretamente a concepo lacaniana da psicose. Ao mesmo tempo, importante salientar que Clrambault se interessava pela busca da posio do doente no lugar mesmo de sua loucura, numa leitura estrutural que levava em conta a particularidade de cada caso. Aquele que Lacan designa como seu nico mestre em psiquiatria, tambm descrito por Bercherie (1989) como um verdadeiro talento de observao analtica, Clrambault destacava-se por um estilo muito prprio de abordar os pacientes, de obter os dados clnicos e de utiliz-los em sua elaborao terica. Elaborao esta baseada em relatos dos casos encontrados na Infirmerie Spciale des Aliens, da chefatura de polcia (onde trabalhou desde 1905, como residente, at 1934, ano de sua morte, j como mdico chefe desde 1920), uma instituio que recebia as urgncias psiquitricas, mdico-legais de Paris, e cuja funo era a de indicar e internar os loucos perigosos. A partir da necessidade de distinguir um apaixonado normal de um delirante mrbido, agravada pela inexistncia de uma descrio precisa do quadro, Clrambault consagra o termo Erotomania, baseando-se na observao e abordagem dos quadros em que esses apaixonados insatisfeitos coroavam seus delrios com atos criminosos.

gora (Rio de Janeiro) v. XV nmero especial dez 2012 437-451

440

Juliana Bressanelli e Antnio M. Ribeiro Teixeira

Na descrio da Sndrome Erotomanaca (CLRAMBAULT, 1993), preciso destacar o elemento fundamental, que Clrambault aponta como gerador da Erotomania, que seria o Postulado Fundamental: a certeza de estar em comunho amorosa com um personagem eleito, isto , a convico do sujeito de que o outro o (a) ama. O Postulado, por definio, uma proposio assumida e utilizada fora de demonstrao (um termo equivalente ao de axioma). o elemento que une todos os outros e aquele em torno do qual giram as interpretaes delirantes, determinante de todos os raciocnios, atos e comportamentos. Funcionando como um ncleo estrutural do delrio, a partir dele que toda a construo delirante a respeito da relao amorosa estabelecida pelo sujeito se dar. O segundo elemento especial a ser observado na descrio da Sndrome seriam as caractersticas do Objeto do amor: em geral, uma pessoa de status mais elevado (social ou intelectual), ele o responsvel (no delrio) pelos avanos amorosos em direo ao sujeito, isto , foi ele quem comeou e que ama mais, ou que ama sozinho. ele (ou ela) quem se apaixona pelo sujeito, humilde e amado, a par da convico de que o universo conspira a favor desse romance. Ao lado do Postulado Fundamental, seu elemento central, h ainda outros sinais que Clrambault aponta como caractersticos da Sndrome Erotomanaca. Como possvel perceber em outros delirantes, o erotmano tem a ideia de que todas as atenes esto dirigidas a ele, como se houvesse uma disposio universal que favoreceria seu parceiro em suas investidas. O delirante cr, ainda, que h uma colaborao geral assegurada em favor do seu pretendente. Este no pode ser feliz sem o pretendido, nem ter nenhum valor sem ele. Em torno disso, h a atitude paradoxal desse pretendente, pois este pode mesmo odiar o erotmano, mas de forma alguma s-lo indiferente; isto somado convico de que, mesmo que parea odiar, na verdade ele ama. Nessa construo delirante, o Objeto/ pretendente livre, seu casamento ou qualquer outro relacionamento amoroso no vlido. H uma interpretao incessante dos fatos atuais e passados pelo sujeito, na qual se destacam os elementos imaginativos sobrepondo-se razo. possvel observar tambm reaes tpicas, como perseguies e viagens: a vigilncia, proteo contnua sobre o objeto, tentativas de aproximao, conversas indiretas com este. Pode haver ainda uma evoluo regulada, em que o otimismo inicial d lugar perseguio e, em seguida, a indcios de querelncia. Apesar da descrio de diversas caractersticas que Clrambault considera tpicas da Sndrome, este autor aponta a falta de uma univocidade no que diz respeito erotomania. Por esse motivo, decide dividir a Sndrome em dois tipos distintos. A Erotomania Pura seria um subtipo caracterizado por uma grande intensidade passional e por ser inteiramente calcada no Postulado Fundamental. So quadros em que se verifica com clareza um ponto de partida e nos quais a evoluo mais bem definida. A Erotomania Mista ou Associada seria uma forma mais
gora (Rio de Janeiro) v. XV nmero especial dez 2012 437-451

Erotomania: os impasses do amor e uma resposta psictica

441

elaborada e complexa, e os casos descritos podem comportar diferentes ocorrncias. Corresponderia a casos em que a Erotomania se apresenta prodrmica ou secundria, inclusive relacionando-se a outros fenmenos. A Erotomania compreendida (por Clrambault) juntamente com os Delrios de Reivindicao e de Cime dentro do grupo dos Estados Passionais Mrbidos. Este agrupamento consequncia de uma dissociao do bloco das paranoias, no qual encontrvamos, de um lado, as psicoses passionais; de outro, o carter paranoico e os delrios de interpretao e de imaginao. Nas sndromes passionais, h uma ideia diretriz, um ncleo delirante a partir do qual se desenvolvem as elaboraes delirantes ulteriores. O passional constri seu delrio a partir de um estado emocional, ou seja, h um n ideoafetivo desencadeador, mas que no compromete toda a personalidade. Os delrios interpretativos, ao contrrio, dizem respeito ao carter paranoico, que compromete a personalidade do sujeito de forma global. No h ideia diretriz, nem nada equivalente ao Postulado, seu incio no pode ser tampouco determinado. As convices so secundrias s inmeras interpretaes.

O conceito de erotomania em Freud

Aps a descrio da Sndrome Erotomanaca estabelecida pela abordagem psiquitrica de Clrambault, importante estabelecer como o conceito foi abordado pela psicanlise, de incio por Freud. possvel perceber que este no se ateve a uma descrio fenomenolgica, mas a uma abordagem que Colette Soler define como uma gramtica da libido (SOLER, 1991). particularmente em sua anlise do caso do Presidente Schreber (FREUD, 1911/1996) que Freud aponta os sintomas da paranoia como partindo de um mecanismo de defesa contra fantasias de desejo homossexual. Essas estariam no cerne do conflito, nos casos de paranoia dos indivduos do sexo masculino: a fantasia sexual de amar um homem. Ele observa que as principais formas de paranoia so representadas por derivaes da proposio nica eu (um homem) o amo (um homem) e seriam convertidas em trs formas principais: os delrios de perseguio, a erotomania e os delrios de cime. No primeiro caso, ele acredita que a afirmao eu o amo seria contraditada e sofreria a transformao para eu o odeio. Como o mecanismo de formao dos sintomas na paranoia no permite que essa afirmao emirja ao consciente dessa forma, j que as percepes internas devem ser transformadas em externas, a contradio da primeira frase seria transform-la em Eu no o amo eu o odeio ele me odeia, porque ele me persegue. A eleio de um perseguidor seria fruto desta construo delirante. E obviamente trata-se de algum que foi outrora amado.

gora (Rio de Janeiro) v. XV nmero especial dez 2012 437-451

442

Juliana Bressanelli e Antnio M. Ribeiro Teixeira

No caso da erotomania, a assero eu o amo sofreria uma denegao e se transformaria em eu a amo. Atravs do mecanismo de projeo (em que aquilo que foi abolido internamente retorna desde fora), esta segunda sentena seria ento transformada em Eu a amo, porque ela me ama, contradizendo assim o prprio objeto. Chama-nos a ateno o fato de que esses sentimentos comeam sempre no por qualquer percepo interna de amar, mas por uma percepo externa de ser amado. importante assinalar que no se trata de um mecanismo de projeo tal como ela se daria na neurose. Essa projeo no consiste em imputar ao outro caractersticas que so prprias ao sujeito, mas em faz-las advir de fora, de um outro no qual o sujeito no se reconhece. A projeo na psicose diz respeito a algo que retorna de fora, que est preso na forcluso, o que foi posto fora da simbolizao geral que estrutura o sujeito (LACAN, 1955-56/1985). A terceira forma de contradio da proposio original seria o delrio de cime. Nesse caso, eu o amo se transforma em No sou eu quem ama o homem ela o ama, e, assim, o sujeito suspeita da mulher em relao a todos os homens que ele mesmo possa amar. Nas mulheres, o mecanismo funciona de forma anloga: No sou eu quem ama as mulheres ele as ama, de forma que ela suspeita do homem em relao a todas as mulheres que ela mesma possa amar. O que realmente importa no trabalho de Freud, no que se refere Erotomania, no se restringe, entretanto, a essa acepo gramatical tal como ela se mostra na paranoia. Importa sim, sua forma de perceber o amor, muito antes de Lacan, como algo gerador de impasse: esse embarao, essa reticncia que se apresenta quando entra em jogo a sexualidade. Como nos mostra Alain Badiou (1999), Freud seria o fundador de uma metamorfose no que diz respeito forma de encarar a sexualidade e, por consequncia, sua ligao ntima com o amor. O que nos interessa em Freud, alm de sua descrio da Erotomania a partir do caso Schreber, essencialmente como esse autor nos aponta a contingncia que prpria aos destinos das pulses, como isso tem implicaes na sexualidade humana e no que diz respeito forma como o homem vai em busca de seus objetos de amor, seus pares sexuais.

Lacan e o amor como signo

Lacan tambm no se utiliza da Erotomania como entidade nosogrfica autnoma, como fazia Clrambault. A primeira referncia de Lacan Erotomania acontece na publicao de seus primeiros escritos sobre a paranoia, em 1932, em sua tese de doutorado Da psicose paranoica em suas relaes com a personalidade, na qual analisa o conhecido Caso Aime. Apesar de fazer meno ao fenmeno erotomanaco algumas vezes em sua obra, Lacan dedica a maior parte dessas referncias a pontuar elaboraes j produzidas por Freud e Clrambault. No h
gora (Rio de Janeiro) v. XV nmero especial dez 2012 437-451

Erotomania: os impasses do amor e uma resposta psictica

443

nada de realmente novo a respeito da Erotomania como conceito psiquitrico. O que vai nos interessar na obra de Lacan a forma como ele elabora uma teoria sobre o amor, que constata uma falta de programao na escolha do objeto amoroso. Utilizaremos esta elaborao para desenvolver a maneira pela qual isso se configura como um impasse na psicose. Lacan, no Seminrio 20 (1972-73/1982), aponta que o amor faz signo. Essa a forma como ele se faz entender. O significante foi uma dimenso introduzida pela lingustica, muito utilizada por Lacan no primeiro perodo de seu ensino para falar da estruturao do Inconsciente. Para manter sua funo de significao, o significante deve estar ligado a outro significante, referido em um discurso a certa utilizao da linguagem. Ele nunca se apresenta isolado, isto , no h significante fora da cadeia. Se o significante o elemento lingustico que depende da cadeia na qual se encontra inserido, ou seja, se entendemos que ele s pode significar se estiver em uma rede, em relao com outros significantes, o signo, ao contrrio, o que se encontra destacado da cadeia, desarticulado. Como significante desencadeado, suscita a necessidade de produzir uma nova cadeia que lhe d sentido. Para que a significao possa emergir, preciso que ele tenha ao seu redor um arranjo de significantes. Por isso, o signo demanda interpretao, pede para ser reinserido na cadeia significante, ser reencadeado, para que, assim, algum sentido possa ser produzido. O signo, como elemento destacado da cadeia significante, pressupe a ausncia de uma articulao prvia, mas que engaja o sujeito em sua reconstruo. Lacan nos permite entender dessa forma quando comenta, em seu Seminrio 8, sobre a Transferncia (LACAN, 1960-61/1992), a pea da trilogia de Paul Claudel. A herona Sygne de Cofontaine, frente impossibilidade de articular um no como resposta chantagem do vilo Turelure (que a faria renunciar ao pacto de fidelidade com sua famlia), antes de sua morte agitada por um tique facial que assinalava uma negativa (TEIXEIRA, 2006). Signo que acenava para a negao sem jamais ser transformado em palavra. A paixo amorosa se revela por signos sutis. o que se pode constatar no encontro do apaixonado com seu objeto de amor, quando os sinais, o silncio, o olhar, o toque, so todos elementos que urgem por uma interpretao e para os quais o apaixonado constri todo tipo de sistema de significao. Entretanto, Lacan aponta que o signo do amor difere dos outros signos, pois demanda mais que uma interpretao. Ele tem uma demanda contnua por algo mais, um maisalm. A demanda de amor revela a sua verdade no incondicional da demanda: o que se busca no objeto de desejo o desejante. Na verdade, o sujeito busca no objeto de amor algo do prprio sujeito, algo que est perdido de sada, um objeto que jamais ser encontrado. O amor sempre pedido de amor, pedido nunca
gora (Rio de Janeiro) v. XV nmero especial dez 2012 437-451

444

Juliana Bressanelli e Antnio M. Ribeiro Teixeira

respondido. A demanda de amor fracassa na medida em que o parceiro nunca vai conseguir responder ao outro do ponto em que ele convocado. Podemos pensar que o amor busca estabelecer essa unidade impossvel, isto , no se haver com o fato de que no existe programao para a escolha do objeto, a eleio do parceiro amoroso. nesse sentido que ele nos permite entender o clebre aforismo de Lacan sobre a no existncia da relao sexual. Ainda, a palavra utilizada em francs rapport, e no relation, e designa muito mais uma relao de proporo, de medida, de rendimento, do que propriamente de ligao ou de conhecimento recproco (uma relao sexual, no apenas no sentido do coito ou das conexes amorosas). O que no existe ento o rapport sexual (TEIXEIRA, 2006), o que seria, na verdade, a ausncia de uma justa medida na relao entre os sexos. Em outras palavras, a falta de uma inscrio simblica com a qual possamos aferir o par sexual. O encontro com o parceiro amoroso s se d pela contingncia, pois no h para ele uma programao, apesar de ser assim, sustentado pelo sintoma. O amor seria um signo ininterpretvel, pois corresponde tentativa de ignorar o fato de que no h unidade possvel que aplaque a separao entre os sexos. No h frmula simblica, no registro do significante, que redima essa separao. Isso significa dizer que no h um saber no real que d conta do que a sexualidade para o ser humano. Assim, sem uma resposta acabada, o homem tem que inventar algo para dar conta da sexualidade, e o faz circunscrevendo esse furo por meio da linguagem. Sem algo que mitigue a no existncia de uma programao que determine o encontro sexual, sem uma soluo significante plena, a escolha amorosa coloca para o sujeito um enigma. Por isso, o amor quase sempre adquire o aspecto de uma eleio caprichosa. J que no h inscrio no real de um saber que diga respeito sexualidade, o sujeito elabora um sintoma justamente para dar conta desse furo, inerente inscrio da sexualidade no simblico. o sintoma que seduz o parceiro. So elementos, sinais, afetos que provocam no sujeito, atravs do que ele encontra no parceiro, algo do seu prprio gozo. Dizer que a relao amorosa mediada pelo sintoma dizer que o parceiro do sujeito fundamentalmente algo dele prprio, a forma como ele se acomoda ao no rapport sexual. Mas importante lembrar que o parceiro do ser humano no se restringe ao par amoroso, ele multifacetado o sujeito est sempre engajado em uma partida, sempre ligado a esse parceiro, que para ele muitas vezes enigmtico, causador de problemas. E disso o sujeito goza repetidamente, em sua forma sintomtica, para recobrir suas muitas faces. Mas afinal do que se trata no amor? O amor visa o impossvel do rapport sexual, na tentativa de fazer um s, a tenso para fazer Um (LACAN, 1972-73/1982). Como o objeto de desejo nos remete a uma impossibilidade (pois este diz respeito ao
gora (Rio de Janeiro) v. XV nmero especial dez 2012 437-451

Erotomania: os impasses do amor e uma resposta psictica

445

inalcanvel, quilo que est sempre alm ou aqum da demanda), o amor demonstra sua insatisfao. Ele tenta ignorar essa possibilidade de estabelecer uma relao unvoca entre os dois sexos. O discurso analtico se sustenta justamente nesse pilar, j que o amor o mvel de todo o processo da anlise. algo que a experincia analtica testemunha a todo o momento. O que o ser humano faz dar uma resposta sintomtica ao problema da no existncia de medida na relao entre os sexos. Dessa forma, o rapport sexual s existe sintomaticamente. A escolha do parceiro sexual coloca um dilema, que o sujeito tenta solucionar. Uma soluo s ocorre pela mediao do sintoma. Isso o que facilmente constatamos na clnica da neurose: o desencontro, a tentativa do sujeito de traduzir o que diz seu parceiro. A resposta do sujeito neurtico ao impasse institudo por essa imprevisibilidade do amor consiste na tentativa de negar essa virtualidade enigmtica da escolha (TEIXEIRA, 2006), tentar apagar a dimenso da contingncia. Ao contrrio do sujeito psictico que confere contingncia o lugar que lhe cabe num sistema lgico, o lugar do Postulado (tal como nos aponta Clrambault), cuja funo axiomtica, no dedutvel, determina todo o desenvolvimento delirante , o neurtico se esfora em dar um contorno significante a esse impasse. Por isso, comum nos depararmos com tentativas de explicao que beiram o cmico, como as ideias de predestinao (foi o destino que nos uniu), da existncia de almas gmeas, alm, inclusive, das constrangedoras teorias biologizantes, que tentam estabelecer um controle dos sentimentos amorosos por meio da ao hormonal ou da constituio gentica. Frente aos desencontros, o neurtico tenta estabelecer solues simblicas e construir um sistema explicativo: o que foi que eu disse?, o que ser que eu fiz?, o que deixei de dizer?, etc. claro que, quando nos referimos a essa aparelhagem simblica construda para contornar o embarao amoroso, falamos de uma posio que atribumos neurose obsessiva. O sujeito obsessivo se esfora para apagar a contingncia inerente escolha amorosa, tecendo em torno desse furo que se apresenta um sistema de explicao. Ele se exaure tentando deduzir a dimenso do amor que no obedece s leis significantes. Se o que se trata no amor de que o sujeito perceba no parceiro um tipo de saber que responda ao enigma, inexistncia de uma programao para o encontro, o amor supe a percepo, no parceiro, do sintoma que ele elaborou para dar conta desse enigma.

A resposta neurtica e o amor de transferncia

Como a mais radical e misteriosa das relaes entre os sujeitos, o amor est no cerne da experincia analtica. Ele est presente de sada e ali exerce sua funo.
gora (Rio de Janeiro) v. XV nmero especial dez 2012 437-451

446

Juliana Bressanelli e Antnio M. Ribeiro Teixeira

Mesmo que confuso e obscuro, do amor que depende o seu comeo e todo o seu desenvolvimento. Desde os primrdios da psicanlise j possvel perceber que a experincia analtica trata de um enredo amoroso. O caso Anna O. deve ser levado em conta por sua importncia inaugural no que diz respeito ao entendimento da histeria como eixo fundador de todo o desenvolvimento da psicanlise. Freud faz uma descrio detalhada do que ocorreu no final do tratamento de Anna O., e os motivos que levaram a sua interrupo, no seu relato a Ernest Jones, conforme publicado no livro sobre sua vida e obra. H a uma discusso acirrada entre os historiadores que se ocuparam deste momento da histria da psicanlise, mas vamos nos ater verso descrita por Freud e publicada por Jones (1961/1975). Segundo esta verso, quando o tratamento havia atingido algum sucesso, a paciente comeou a manifestar para Breuer uma forte transferncia de natureza inconfundivelmente sexual. Este teria, ento, se assustado com o carter sexual da transferncia amorosa que a paciente passou a lhe dirigir; notadamente, uma gravidez nervosa ( pseudocyesis) teria surgido neste momento. Ainda de acordo com o relato, Breuer teria imediatamente interrompido o tratamento e partido para uma viagem a Veneza com a esposa, onde teria sido concebida sua filha Dora. Segundo essa verso da histria, o tratamento de Anna O. e as demandas amorosas que passaram a ser dirigidas ao seu mdico teriam comeado a ameaar seu bem-sucedido casamento. Para Freud, foi este o motivo que fez com que Breuer postergasse a publicao deste caso clnico durante anos, e que, mais tarde, rechaasse qualquer teoria sobre os impulsos sexuais na constituio psquica da neurose e mesmo as teses sobre o amor de transferncia. Divergncias eventualmente comearam a existir entre Freud e Breuer, que se iniciaram no mbito terico e acabaram por se estender para o plano particular, minando os laos afetivos existentes entre os dois. Entretanto, a oposio que de fato culminou no rompimento destas relaes foi causada justamente, segundo interpretao do prprio Freud, pelos obstculos enfrentados por Breuer na anlise de Anna O.. Breuer insistia em dizer que, no tratamento de sua paciente, o elemento da sexualidade era inexistente e surpreendentemente no desenvolvido, no apresentando material relevante para o quadro clnico. No entanto, o papel desempenhado pela sexualidade no apenas era levado em considerao por Freud, como posto em primeiro plano. Para Freud, aps o alvio dos sintomas de sua paciente, Breuer teria sido surpreendido pelo desenvolvimento de sentimentos com alta carga sexual proferidos por Anna em sua direo, ou seja, teria, de alguma forma, percebido a motivao sexual que permeava a transferncia. Ainda assim, optou por deixar escapar esse fenmeno inesperado, interrompendo suas investigaes e considerando-o apenas um fato inconveniente (FREUD, 1914/1996, p.22), rechaando-o. Ao apresentar suas
gora (Rio de Janeiro) v. XV nmero especial dez 2012 437-451

Erotomania: os impasses do amor e uma resposta psictica

447

teorias sobre a etiologia sexual das neuroses, Freud foi contrariado de maneira veemente por Breuer, que logo manifestava reaes de desagrado e repdio. sabido que, para Freud, uma das descobertas fundamentais do trabalho analtico sempre foi o carter francamente sexual das foras impulsionadoras das neuroses e a maneira pela qual estas se atualizavam no tratamento sob a forma de sentimentos hostis ou de afeio, mesmo que isso no fosse desejado nem induzido pelo mdico nem pelo paciente. Tentando solucionar (clinicamente) essa questo, Freud se debrua sobre a transferncia, e percebe que a transferncia ertica era, na verdade, um pedido para que o analista correspondesse a uma demanda de amor. Se esse amor for satisfeito, o trabalho analtico fracassa. O analista no deve perder de vista o fato de que o objeto de amor de que se trata no trabalho analtico no a sua pessoa. A transferncia, que a princpio se configura como o maior entrave ao trabalho analtico, sendo habilmente manejada, transforma-se no seu mais poderoso aliado. Em outras palavras, da construo de certa histria de amor de que se trata. Pois a transferncia justamente o lugar para o qual o sujeito neurtico direciona sua demanda de amor. A existncia de um Outro a quem o sujeito enderece uma demanda e suponha um saber, faz com que o neurtico mantenha sua crena na existncia de uma soluo significante que d conta dos embaraos causados pela contingncia inerente ao encontro amoroso. A situao analtica , sim, um leito de amor (como nos afirma Lacan no Seminrio XI), no qual exerce sua funo, mas cuja posio paradoxal e cria o contexto falso, pois o que est em causa, na relao analtica, que demandado a outro que ensine algo da falta do prprio sujeito. O neurtico, ento, acreditando que o Outro detenha essa resposta, tenta dar um contorno significante a esse impasse. Faz isso porque, ao contrrio do psictico, o neurtico possui esse recurso simblico, esse refreamento, um ponto de estofo que lhe permite selecionar os elementos relevantes, e no ser inundado pela infinita possibilidade de significao que a realidade oferece e da qual ele se serve.

O sujeito psictico e a erotomania

O sujeito psictico d questo do amor uma soluo outra, diferente da neurose, em que o amor demanda de ser amado pelo Outro. O psictico no ignora a existncia da dimenso contingente e d a isso seu lugar no sistema simblico: ele tem uma verdade revelada atravs do Postulado. Contrariamente ao neurtico, ele no se esfora em construir um sistema explicativo que possa dar conta do que no existe.
gora (Rio de Janeiro) v. XV nmero especial dez 2012 437-451

448

Juliana Bressanelli e Antnio M. Ribeiro Teixeira

O psictico tem seu mundo povoado de signos prontos para serem encadeados e, para ele, os sinais que povoam o mundo esto voltados para si. Torna-se, assim, uma mquina de significar. Eles se encontram, de certa forma, imersos em uma nuvem de signos que devem tratar (CONRAD, apud TEIXEIRA, 2006). Na experincia dita normal, h algo que se encadeia previamente e que permite que o sujeito selecione aspectos relevantes da normalidade daqueles que no o so. Mostra-se pertinente estabelecer essa distino, na medida em que essa forma diferente de relacionamento com a linguagem se faz presente na maneira que ambos tm de lidar com a questo que se apresenta ao ser humano pelo amor. Com isso, interessante pensar nas consequncias clnicas dessas diferentes posies que podem ser assumidas pelo sujeito frente questo do amor, pois, se nos pautarmos pela clnica, podemos afirmar que comum que o encontro amoroso desencadeie a psicose. Como sabemos, na psicose, h algo que, em certo momento, no se realiza no domnio do significante, forcludo (verworfen). Assim, dizemos que o Nomedo-Pai como funo simblica forcludo, pois no instaurado como portador da lei. A partir da falta deste significante, juntam-se a ele todas as significaes que seriam possveis. Em certo momento, isso que falho intervm e interroga o sujeito. O desencadeamento advm neste ponto, quando no h ordenamento significante que possa responder a essa questo que lhe foi posta. pelo fato de o psictico no possuir um arcabouo simblico que d conta desse enigma que ele constri um sistema delirante: no pode fazer o Nome-doPai responder em seu lugar, pois ali nunca esteve. Dessa forma, se o encontro amoroso se apresenta para o sujeito como uma atualizao desse furo o que Lacan chamar de o surgimento de Um-Pai no texto De uma questo preliminar a todo tratamento possvel da psicose (1955-56/1985) , isto , a reconstituio de uma estrutura edipiana para a qual ele no tem resposta, pode haver o desencadeamento da psicose. Esse Um-Pai pode assumir qualquer configurao, seja como no caso do Presidente Schreber e a sua nomeao ao Tribunal de Alada de Dresden, seja no caso Aime, com sua primeira gravidez, quando d luz um filho natimorto. Para que a psicose seja desencadeada, preciso que esse significante que foi forcludo seja invocado em algum ponto da vida do sujeito. Esse significante seria indispensvel como ordenador de uma cadeia, e funcionaria como ponto de basta para as significaes, instaurando a lei da linguagem. O desencadeamento do delrio comea a partir do momento que a iniciativa vem do Outro, algo retorna para o sujeito no lugar do significante Nome-do-Pai forcludo. Quando o sujeito se v confrontado com o buraco causado pela falta dessa amarrao simblica, quando ele precisa lanar mo deste recurso simblico, ele no pode faz-lo, pois para isso no h apoio. A falta do significante Nome-do-Pai nesse lugar abre
gora (Rio de Janeiro) v. XV nmero especial dez 2012 437-451

Erotomania: os impasses do amor e uma resposta psictica

449

um furo na cadeia que d incio a uma enxurrada de significaes que s podem ser ordenadas imaginariamente. O Nome-do-Pai convocado pelo sujeito no nico lugar onde nunca esteve. No se trata de um pai real, mas sim de Um-Pai: o que falta a funo, que poderia ser encarnada por qualquer um que instaurasse essa lei, no forosamente o pai real. necessrio ainda que esse Um-Pai seja chamado num lugar em que o sujeito no pde cham-lo antes (LACAN, 1955-56/1985). Por isso, por no ter esse significante que ordena uma cadeia e que permitiria construir um sistema explicativo simblico, o sujeito psictico no pode fazer outra coisa seno dar a essa dimenso contingente o seu lugar devido, o do Postulado. O Postulado como elemento axiomtico estar no incio de qualquer deduo e ir determinar todas as interpretaes ulteriores. Na Erotomania, como j vimos na descrio de Clrambault, a convico de que o(a) outro(a) ama que vai determinar a construo delirante e todos os comportamentos do sujeito da em diante. Ao mesmo tempo em que pensamos em uma vertente desencadeadora, em que o encontro amoroso precipitaria o encontro com Um-Pai e assim, a resposta do sujeito seria dada atravs do Postulado da Erotomania, possvel ponderar que o amor se prestaria tambm a uma soluo estabilizadora. Deslocado para uma dimenso assinttica, isto , recuada no infinito, como possibilidade distante, o amor teria uma funo de certa forma anloga quela que Kant atribui ao Ideal regulador. Esse ideal regulador, pois, segundo Kant, o que d a estrutura ao ato contnuo do conhecimento, imprimindo nele um movimento adiante o absoluto incondicionado que nunca ser dado pela experincia sensvel, impossvel e inalcanvel. Para Kant, a busca pelo absoluto o mvel do conhecimento por ser uma necessidade da Razo, e por isso ele regulador. Um ideal ao qual o conhecimento aspira no pode jamais ser alcanado, pois todo problema sempre gerar outro problema, toda causa tem efeitos que se ligam a outras causas, e assim incessantemente. Este o ponto que merece destaque, pois na possibilidade de o amor ocupar um lugar anlogo na vida psquica, em se tratando da psicose, o amor viria a regular a forma de existncia do sujeito, na medida em que se coloca para alm da experincia, em um recuo ao infinito, num lugar imprescindvel, porm inalcanvel. Em certo sentido, podemos tomar o caso de Schreber como paradigmtico. Mesmo que precariamente, temos que admitir que Schreber d sua misso uma soluo assinttica, ou seja, que se realizar num momento recuado ao infinito (de transformar-se em mulher, para redimir o mundo e os homens frente a Deus e procriar para a criao de uma nova humanidade. Schreber se reconcilia com a ideia de sua transformao em mulher, algo que ele coloca em um lugar
gora (Rio de Janeiro) v. XV nmero especial dez 2012 437-451

450

Juliana Bressanelli e Antnio M. Ribeiro Teixeira

de acontecimento delegado a um futuro distante, se resigna a seu destino e isso provoca uma estabilizao).

Pertinncias clnicas do estudo da erotomania

O amor toca a loucura em algum ponto.1 Lacan se d conta disso j em 1932, ao trabalhar exaustivamente o caso clnico de Aime. Nos aspectos tcnico e clnico, o amor nos interessa a partir do momento que o que fomenta a transferncia. Por isso, ele nos coloca a questo de como essa transferncia se d na psicose: que tipos de embaraos podem ser criados e de que forma o analista pode manej-los; como o amor de transferncia pode nascer e se desenvolver na psicose e como o analista vai responder a isso. A tarefa do analista sempre manejar a transferncia em favor do trabalho analtico, ainda que ele se encontre frente aos empecilhos gerados pela presena de tonalidades erticas a ele dirigidas. Apostar no diagnstico diferencial o que vai direcionar o tratamento e a posio do analista, embora em ambos os casos (da neurose e da psicose) a transferncia deva ser cuidadosamente manejada. No que se refere clnica da psicose, tendo em vista a hiptese da possibilidade de regulao pela via do amor, este ocuparia o lugar de um ideal a ser alcanado. A ideia a de que uma possibilidade de soluo seria a insero, pelo analista, de determinadas medidas, ou mesmo determinadas regras de cortesia, que orientariam e regulariam a situao analtica: em que o Outro se mantm retificado, no ameaador, relegado ao infinito impossvel de ser alcanado. Isso protegeria, ento, o trabalho analtico, de certa forma no permitindo que o analista se apresente no lugar do Outro que dele quer gozar sendo assim, no se transformaria de objeto de amor em Outro perseguidor. Continuamos concordando com Lacan, por achar que no devemos recuar diante da psicose, apesar da dificuldade de manejo no caso da Erotomania: imprescindvel dar ao sujeito um lugar para falar. Se partirmos do fato de que o delrio uma construo, uma tentativa de reorganizao do funcionamento mental, garantir um lugar de fala ao sujeito psictico permite que ele possa circunscrever com a palavra aquilo que o invade, que o submete. Reconhecer seu dizer, dar lugar palavra, permitir que alguma amarrao seja possvel, algo que faa um ponto de basta no deslocamento infinito de significao. Assim, esse lugar ocupado pela palavra permite ao sujeito uma soluo outra para alm da passagem ao ato.
Recebido 14/11/2008. Aprovado 26/10/2009.

Extrado do texto de MILLER, J.A. Lamour dans les psychoses (2004).


gora (Rio de Janeiro) v. XV nmero especial dez 2012 437-451

Erotomania: os impasses do amor e uma resposta psictica

451

Referncias
BADIOU, A. (2005) Le sicle. Paris: Seuil. BERCHERIE, P. (1989) Os fundamentos da clnica: histria e estrutura do saber psiquitrico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. CLRAMBAULT, G. G. (1993) Lrotomanie. Paris: Dpt Legal. FREUD, S. (1996) Edio standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago. (1911) Notas psicanalticas sobre um relato autobiogrfico de um caso de paranoia. v.XII, p.15-89. (1914) A histria do movimento psicanaltico, v. XIV, p.15-73. LACAN, J. (1987) Da psicose paranoica em suas relaes com a personalidade. Rio de Janeiro: Forense Universitria. . (1955-1956/1985) O Seminrio: livro 3, As psicoses. Trad. Alusio Pereira de Menezes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. . (1960-1961/1992) O Seminrio: livro 8, A transferncia. Verso brasileira de Dulce Duque Estrada; reviso de Romildo do Rgo Barros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. . (1972-1973/1982) O Seminrio: livro 2, Mais, ainda. Trad. M.D. Magno. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. . (1998) De uma questo preliminar a todo tratamento possvel da psicose, in Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. MILLER, J. A. (2004) Lamour dans les psychoses. Paris: Seuil. SOLER, C. (1991) Fenmenos e estrutura da erotomania. Trad. Elena Lopes Clb, in Artigos clnicos. Salvador: Fator. TEIXEIRA, A. M. R. (2006) Signos de amor na psicose. Papis de Psicanlise, Belo Horizonte, v.2, p.37-40. . (2006) Entre signo e significante: a esquizofrenia incipiente segundo Conrad, Revista do Departamento de Psicologia da UFF, Niteri, v.18, n.1, p.107-116.

Juliana Bressanelli julibressa@yahoo.com.br Antnio M. Ribeiro Teixeira amrteixeira@uol.com.br

gora (Rio de Janeiro) v. XV nmero especial dez 2012 437-451

You might also like