You are on page 1of 15

Trauma: o avesso da memria

Maria Manuela Assuno Moreno e Nelson Ernesto Coelho Junior

Maria Manuela Assuno Moreno Psicanalista, mestre pelo Instituto de Psicologia da Universidade de So Paulo, membro aspirante do Departamento de Psicanlise do Instituto Sedes Sapientiae. Nelson Ernesto Coelho Junior Psicanalista e professor do Instituto de Psicologia da Universidade de So Paulo.

Resumo: O presente trabalho uma interrogao teoria psica-

naltica acerca das ressonncias do traumatismo na funo psquica da memria, a partir da leitura das obras de Sigmund Freud, Sandor Ferenczi, Nicolas Abraham e Maria Torok. Sustenta-se que o traumtico subverte o registro psquico dos acontecimentos. A imagem paradoxal do trauma enquanto avesso da memria espera oferecer uma figurabilidade a esta subverso, indicando a alterao no direcionamento dos investimentos psquicos. Palavras-chave: Psicanlise, trauma, memria, investimento psquico.
A bst r act: Trauma: the reverse of memory. The present essay comprises an interrogation to psychoanalysis theory on the consequences of trauma in the psychic role of memory, based on the works of Sigmund Freud, Sandor Ferenczi e Nicolas Abraham e Maria Torok. We state that the traumatic subverts the psychic registry of events. The paradoxical image of trauma as the reverse of memory intends to offer a symbolism to this subversion, indicating the change in the direction of the psychic cathexis. Keywords: Psychoanalysis, trauma, memory, psychic cathexis.

gora (Rio de Janeiro) v. XV n. 1 jan/jun 2012 47-61

48

Maria Manuela Assuno Moreno e Nelson Ernesto Coelho Junior

a atualidade, podemos observar o ressurgimento de interrogaes teoria psicanaltica a partir da clnica do trauma. No pretendemos aqui nos aprofundar nas motivaes sociolgicas de tais questionamentos nem exaurir suas possibilidades, mas interessam-nos, justamente, aqueles que retomam as relaes entre as noes de trauma e de memria, dois conceitos fundamentais psicanlise e que remetem, ambos, tanto constituio como aos limites do psiquismo. So os sintomas do trauma, ou melhor, suas marcas que se apresentam repetidamente na cena analtica, deixando-nos vislumbrar as ressonncias do pavor no psiquismo, que instigam um trabalho de inteligibilidade acerca dos efeitos do trauma na funo psquica da memria trabalho esse que nos retira do campo de paralisia, de silncio e de negatividade irradiado pelo trauma. Em Freud, as relaes de trauma e memria, desde suas primeiras formulaes tericas acerca da histeria, e principalmente a partir da conceituao de um alm do princpio do prazer, apontam para o funcionamento, ou melhor, para as falhas de funcionamento nos limites do psquico entre corpo e psique, entre percepo e representao responsveis pela instaurao da memria e pela diferenciao psquica. O traumtico passa, na segunda tpica freudiana, a ser associado s dinmicas da pulso de morte e da angstia automtica, aquela que faz continuamente uma demanda de trabalho psquico, mais especificamente de ligao, como primeira medida de conteno anterior instaurao do princpio de prazer. Quando no h possibilidade de ligao e transcrio do acontecimento, seus efeitos apresentam-se de forma negativa como danos narcsicos. Sandor Ferenczi (1873-1933) localizou os vestgios do traumtico justamente em uma espcie de memria corporal, o sistema mnsico do ego, sistema limite entre o somtico e o psquico. A partir de 1928, Ferenczi passa a considerar o papel do objeto como determinante em relao ao destino traumtico de um acontecimento. Caso o objeto no possa adaptar-se s necessidades do sujeito e fornecer ou legitimar um sentido ao vivido, interrompe-se o processo de introjeo e inscrio psquica. Frente ao desamparo psquico decorrente da ausncia de investimento do objeto, o psiquismo se defenderia ou por meio da clivagem das impresses traumticas ou imergiria em comoo, da qual no resta memria. Nicolas Abraham (1919-1975) e Maria Torok (1925-1998) acrescentam que um acontecimento que permaneceu clivado no psiquismo de uma gerao impossibilitado de circulao e figurabilidade transmitido enquanto lacuna de memria para a prxima gerao. A imagem do traumatismo como o avesso da memria pretende oferecer uma reserva psquica/terica ao analista enquanto figurabilidade possvel das ressonncias do traumtico na memria. Tal imagem, como pretendemos explorar no presente artigo, apresenta um paradoxo essencial no que concerne compreenso da subverso traumtica, ao indicar a alterao no direcionamento
gora (Rio de Janeiro) v. XV n. 1 jan/jun 2012 47-61

Trauma: o avesso da memria

49

dos investimentos psquicos. Ela remete tanto s impresses que precisam ser associadas a uma imagem para ganhar sentido e qualidade psquica, como pura negatividade relativa falta de uma inteligibilidade sensvel e representacional. No modelo da neurose traumtica, a repetio busca revelar, por meio da ligao com uma imagem nos sonhos traumticos ou em estado quase-alucinatrio, impresses que permaneceram desligadas. No registro da negatividade, ou da no-representao, a imagem do avesso suscita a ideia de uma impossibilidade de inscrio que irradia efeitos a partir do dano narcsico.

Memria sem lembranas: as impresses traumticas

A noo de trauma est relacionada problemtica da memria desde as primeiras teorizaes freudianas acerca da histeria. Em suas primeiras formulaes nos Estudos sobre a histeria (1893), Freud referia-se a traos de memria de traumas ou a lembranas do trauma que se apresentavam nos ataques histricos. J neste momento terico, Freud relacionava o traumtico ideia de ruptura psquica por grandes quantidades de excitao e noo de dissociao psquica. No obstante tal compreenso ter conduzido teorizao, na segunda tpica, da impossibilidade de representao de tais intensidades, neste primeiro perodo terico o traumtico ainda remetia teoria do recalque e noo de representao. A partir da mudana terica caracterizada pela segunda tpica, o trauma aparece em referncia ao excesso pulsional no ligado, intensidades que surpreendem um psiquismo despreparado, ou seja, desinvestido, no se constituindo como lembranas de fato. Em seu caso clnico O homem dos lobos, de 1918, Freud nos fala de impresses muito intensas, marcas perceptivas da cena primitiva que no poderiam ser evocadas, apenas construdas a posteriori. Freud acrescenta que no utiliza o termo lembrana de maneira intencional. De fato, os fenmenos de repetio no respondiam mais ao modelo do retorno do recalcado, mas ao da apresentao de impresses sensveis, tanto nos sonhos traumticos como de maneira quase-alucinatria na viglia. Tais quadros apontavam para um alm da representao e da memria. A partir de 1920, em seu Mais alm do princpio do prazer, Freud aproxima o trauma do funcionamento do caos pulsional presente no id, que realiza incessantemente uma presso de trabalho no aparelho psquico. Lembremos que, a partir de 1923, Freud localizou o domnio psquico desse momento primrio, em que prevalece a necessidade de ligao, como o de um id em processo de diferenciao, quando no podemos distinguir o que seria o id e o que seria o corpo. O trabalho que o trauma demanda, assim como a pulso, , assim, um trabalho de captura do pulsional, um trabalho de ligao. Decorre da a possibilidade de pensar que existe uma potencialidade traumtica, uma zona de no-representao, na raiz da pulso.
gora (Rio de Janeiro) v. XV n. 1 jan/jun 2012 47-61

50

Maria Manuela Assuno Moreno e Nelson Ernesto Coelho Junior

O acontecimento real traumtico quando, em um violento movimento de regresso, entra em ressonncia, pela via sensorial direta, imediata, com a potencialidade traumtica, quebrando assim os sistemas das representaes Pcs e Ics em suas capacidades de ligao. (BOTELLA & BOTELLA 2002, p.171)

O traumtico refere-se, ento, a rupturas do psquico por uma quantidade que no pode ser prontamente assimilada, associada e inserida em uma cadeia representacional. Portanto, o trauma deixa de se configurar como representao sexual recalcada, como deixa tambm de obedecer a uma relao de causa e efeito com a realidade. Freud, nesse momento, acentua a dimenso econmica do trauma ao aproxim-lo da dinmica das pulses e da angstia automtica. O casal Cesar e Sara Botella nos oferece um caminho de retorno ao texto do Projeto para uma psicologia cientfica de Freud para nos explicar como o psiquismo se defende destas irrupes. Os comentadores nos falam que Seria em funo de uma busca de inteligibilidade, esforando-se para evitar um estado de desamparo, que o ego utilizaria uma percepo-signo (Projeto) ligada por simultaneidade experincia de pavor (BOTELLA & BOTELLA, 2002, p.166). Freud remete, neste texto, a constituio da memria experincia de dor, pois se refere necessidade do aparelho psquico de diferenciar a excitao que conseguiu romper a barreira de contato por meio da criao de facilitaes, marcas que deixam uma espcie de trilhamento mais permevel passagem de novas excitaes. Freud retoma e aprofunda a temtica da memria um ano mais tarde em sua Carta 52, endereada a Fliess. Em consonncia com Maia (2002), consideramos que nesse breve texto Freud oferece-nos a chave para a compreenso do registro traumtico. Freud teoriza os mecanismos psquicos como diversas modalidades de registros mnmicos, formados em um processo de estratificao que parte da percepo em direo representao de palavra propriamente dita. Os sucessivos registros representam a realizao psquica de pocas sucessivas da vida, o que indica a temporalidade psquica. Vale reproduzir, a seguir, o caminho do processo de estratificao pensado por Freud. Em primeira instncia, teramos as percepes W (Wahrnehmungen), que correspondem aos neurnios em que se originam as percepes, ligadas conscincia e que no conservam trao algum do acontecido. Freud afirma aqui que conscincia e memria so mutuamente excludentes. Os primeiros registros psquicos seriam os signos de percepo WZ (Wahrnehmunszeichen), as indicaes de percepo. Estas ltimas constituem a primeira transcrio do ocorrido, associam-se por simultaneidade, mas no podem alcanar por si mesmas a conscincia. A segunda forma de transcrio ou registro, a inconscincia UB (Unbewusstsein) ordena tais signos segundo outras relaes, talvez causais, constituindo traos, lembranas conceituais que tambm no tm acesso conscincia.
gora (Rio de Janeiro) v. XV n. 1 jan/jun 2012 47-61

Trauma: o avesso da memria

51

A pr-conscincia constitui a terceira transcrio, relacionada s representaes verbais, e que corresponde, segundo Freud, aos processos egoicos. Este processo atende a aspectos econmicos do psiquismo, sendo que cada transcrio corresponde a uma inibio da anterior e a uma retirada da carga de excitao. Maia (2002) aponta que tal processo visa manuteno normal do psiquismo, e o estrangulamento da possibilidade de circulao e transcrio da inscrio entre os registros traria o adoecimento psquico. Apesar de Freud referir-se falha da traduo como um recalcamento, afirma que, dentro de uma mesma fase psquica e entre registros da mesma espcie, forma-se uma defesa normal devida produo do desprazer. J a defesa patolgica somente ocorre contra um trao de memria de uma fase anterior, que ainda no foi traduzido. Desta forma, destitui a importncia da magnitude de desprazer como causa de defesa, implicando-a em uma falha de traduo ou impossibilidade de investimento. Esta afirmao indica uma possvel associao com a noo de trauma do desmentido formulada por Ferenczi em 1933. A impossibilidade de legitimao do sentido de uma experincia geraria uma ciso no ego, segundo o modelo da desautorizao perceptiva, proposta por Figueiredo (2003), sendo mantido o signo de percepo do evento traumtico isolado, sem possibilidade de nova inteligibilidade psquica. A memria, portanto, est na ordem da substituio, pouco guarda da percepo e do evento original. A noo de impresso, ou signo de percepo, alude origem da memria, ao primeiro momento de elaborao mnemnico. As impresses so marcas de um processo energtico, mas no podem produzir uma lembrana do acontecimento. Consideramos que o traumtico deixa suas marcas sob a forma de impresses traumticas, sinais de um processo energtico aos quais uma qualidade psquica rudimentar vem se ligar. O casal Botella afirma que: Se h memria na neurose traumtica, ela s concebida enquanto memria sensorial, ou trao perceptivo, no tendo alcanado a qualidade de representao do trao mnsico (2002, p.166). Retomando a concepo de Freud, os autores frisam outra distino fundamental: o tornar-se consciente, no sentido de acesso conscincia dos traos perceptivos desprovidos da qualidade de representao, se d sob uma forma quase alucinatria prxima da dinmica da neurose traumtica, por meio do enlace da imagem e no da representao-palavra. fato que Freud no realiza em seus textos uma distino clara entre os conceitos de impresso traumtica e de imagem mnmica no dominada (ungebndigt). Quando pensamos em ligao como um processo anterior ao princpio do prazer, referimo-nos a um processo de captura do pulsional, de uma marca no plano energtico sob a forma de uma inscrio no nvel do desejo e das cadeias associativas. No caso do Homem dos lobos, Freud se refere indistintamente a impresses
gora (Rio de Janeiro) v. XV n. 1 jan/jun 2012 47-61

52

Maria Manuela Assuno Moreno e Nelson Ernesto Coelho Junior

ou a imagens traumticas. Lejarraga (1996, p.81) nos aponta que Freud assimila as impresses s imagens quando desenvolve um trabalho terico mais ligado clnica, porque as imagens constituem as formas de expresso, traduzveis, mais prximas das impresses. A imagem mnmica, aquela retomada nos sonhos traumticos, diferentemente das impresses, segundo os Botella (2002, p.166), no consiste na simples repetio do pavor nem numa verdadeira repetio da percepo do acontecimento que o ego sofreu de maneira passiva, mas em uma tentativa de ligao que o ego faz para evitar o pior. Trata-se da retomada alucinatria da lembrana de uma percepo simultnea irrupo do afeto. O casal Botella diferencia imagem mnsica que chamam de imagemlem brana e que j implica uma representao das imagens da percepo marcadas por simultaneidade irrupo de excitaes. A figurabilidade, ou seja, a criao de imagens como acontece nos sonhos pode ser considerada o primeiro momento de elaborao da impresso traumtica. A imagem, especialmente a visual, remete criao de uma forma, que pode ser evocada e transmitida, tornando visvel aquilo da ordem do indizvel e intolervel (ENRIQUEZ, 1978). As imagens dos sonhos traumticos, portanto, apresentam um duplo sentido: serem simultaneamente a expresso do trauma e sua primeira elaborao. As impresses traumticas, ou seja, aqueles signos que conseguiram se impor ao ego por meio da percepo dos rgos dos sentidos, sem que este pudesse acionar o sinal de angstia, constituem o avesso da memria, espcie de negativo de uma impresso que s pode ser revelada por meio de sua ligao a uma imagem, mediante uma regresso formal do pensamento, um estado quase-alucinatrio. Em analogia a um filme de fotografias utilizado, mas no revelado, o traumtico referente neurose traumtica constitui o negativo em sua positividade. Ao relacionarmos as marcas do traumtico aos signos de percepo primeiro registro dos processos excitatrios podemos pensar em uma memria sem lembranas, uma memria que se daria em um registro sensvel. Registro situado nos limites do corpo e do aparelho psquico. Ferenczi parece ter solucionado o enigma ao teorizar um sistema mnsico do ego, sistema limite entre o inconsciente das representaes de coisa e o pr-consciente, no qual as sensaes pr-representacionais so gravadas, porm no como traos, os quais demandam ainda um movimento libidinal em relao aos objetos. Este movimento libidinal foi caracterizado por Ferenczi como processo de introjeo. Tal processo, essencialmente afetivo, envolve a extenso do interesse autoertico ao objeto que realiza uma unio dos objetos e do ego a partir de sua apropriao corporal. O processo da introjeo foi conceituado por Ferenczi e melhor discriminado por N. Abraham e Torok (1972) como operao simblica constituinte de uma discriminao original ego/no-ego, dentro/fora.
gora (Rio de Janeiro) v. XV n. 1 jan/jun 2012 47-61

Trauma: o avesso da memria

53

Assim como na experincia de dor, que deixaria uma espcie de depsito de excitao pulsional, o traumtico tambm estaria referido a uma espcie de depsito, de interiorizao sem inscrio, j que o trauma interrompe, na teorizao ferencziana, o processo de introjeo. No entanto, tal depsito fundamentalmente sensorial permanece neste sistema de passagem como impresses traumticas que ainda no puderam ser introjetadas, segundo Ferenczi. Compreendemos aqui a dinmica de repetio da neurose traumtica como tentativa em curso de ligao da situao traumtica, de um signo de percepo simultneo excitao que conseguiu se impor ao ego por meio da percepo, sem que este pudesse acionar o sinal de angstia e realizar, no momento, uma ligao psquica. Desta forma, h possibilidade de (re)criao de uma atividade fantasmtica, por meio do investimento dessa percepo e de sua ligao em um estado quase-alucinatrio ou nos sonhos traumticos. Na repetio reconhecemos a caracterstica da neurose traumtica como reao de defesa frente ao trauma, uma medida antitraumtica baseada em uma primeira transcrio da percepo mediante seu enlace com uma imagem. Segundo tal lgica, o trauma pode ser considerado como representvel em si apesar de ainda norepresentado, ou introjetado, indicando a possibilidade de realizao de uma intrincao pulsional.

A no-representao: uma positividade

Quando Ferenczi (1934) afirma que um choque inesperado que atinge um psiquismo despreparado age como um anestsico ao suspender toda atividade psquica e realizar uma desconexo com a percepo, ele descreve o que entendemos como o trauma psquico. O trauma se constitui para Ferenczi como comoo psquica, momento em que no h possibilidade de realizao de uma nova intrincao pulsional e de decepo frente ao objeto de confiana. A desconexo com a percepo e a ausncia de investimento do objeto conduzem a um vazio capaz de fissurar o psiquismo. O casal Botella utiliza a imagem de uma bencia no perceptivo acompanhada de uma bencia no representacional, uma ausncia de contedo na percepo e no de uma percepo de um contedo traumtico (BOTELLA & BOTELLA, 2002, p.189). Outra imagem que pode nos oferecer alguma inteligibilidade do trauma seria a do avesso da memria. Paradoxal em si, este avesso pode referir-se tanto ao negativo em espera de revelao como quilo que no ocorreu, ou melhor, que ocorreu em pura negatividade, e que, assim, produz efeitos psquicos. Encontramo-nos diante de um impensvel, um irrepresentvel, que remete ao fundamento negativo do trauma.

gora (Rio de Janeiro) v. XV n. 1 jan/jun 2012 47-61

54

Maria Manuela Assuno Moreno e Nelson Ernesto Coelho Junior

Freud descreveu o trauma infantil, em Moiss e o monotesmo (1938), em seus aspectos positivos, capazes de gerar um sentido por meio da repetio do signo de percepo, e em seus aspectos negativos, fenmenos que impedem a repetio e a consequente ligao e possibilidade de recordao do trauma. Ampliando a compreenso do trauma infantil em sua negatividade, Freud afirma que no resta lembrana do trauma, mas apenas cicatrizes dos danos precoces causados ao ego. Associamos tais marcas s cicatrizes narcsicas, ou ao dano permanente no sentimento-de-si descrito por Freud em seu Mais alm do princpio do prazer (1920), decorrentes de experincias consideradas intolerveis, desejos incompatveis com a realidade em um estgio do desenvolvimento muito precoce. Lembremos que Ferenczi, em seu artigo pstumo de 1934, Reflexes sobre o trauma, afirmou que nenhum trao mnmico da comoo subsiste, de modo que as origens da comoo so inacessveis memria. Ferenczi tambm considera, em seu Dirio clnico, que se o psiquismo fragmentado pelo trauma consegue realizar uma liquidao do trauma, a psique se restabelece em uma nova unidade, uma neoformao do ego. Assim como as cicatrizes narcsicas descritas por Freud, possvel pensar que talneoformao, ou alterao egoica tenha sido provocada por aquilo que no ocorreu, que no pode ser representado, a negatividade do trauma em sua positividade. O texto de 1925, Notas sobre o bloco mgico, em que Freud retoma a problemtica da memria e da inscrio psquica, nos oferece elementos para pensar nos efeitos da ruptura com a percepo. Nesta analogia do aparelho psquico com o bloco mgico, Freud integra o sistema percepo-conscincia ao sistema da memria em um modelo nico. No nos interessa esmiuar o funcionamento de tal aparato de escrita, j descrito no texto, mas realar que tal comparao forneceu a Freud uma imagem fundamental para teorizar o fracionamento de excitaes constituinte do ritmo psquico, bem como da memria. Freud percebe que o sistema perceptivo s est apto a captar percepes quando investido pelo inconsciente. Este fluxo de inervao ocorre de forma descontnua, como se o inconsciente, utilizando-se do sistema percepo-conscincia, estendesse sensores no mundo e os recolhesse, aps serem excitados pelos estmulos do ambiente. O conceito de um fracionamento de excitaes, garantindo uma inexcitabilidade peridica indica um funcionamento temporal e a condio de possibilidade de uma inscrio. Neste sentido, Derrida nos esclarece: Os traos no produzem, portanto, o espao de sua inscrio seno se dando o perodo de sua desapario. Desde a origem, no presente de sua impresso, so constitudos pela dupla fora de repetio e de desapario, de legibilidade e de ilegibilidade (1988, p.221). O modelo de memria apresentado neste texto oferece-nos uma compreenso a respeito da possibilidade de ruptura da funo perceptiva frente ao trauma, como conceituada por Ferenczi. O choque toma de surpresa o psiquismo, no
gora (Rio de Janeiro) v. XV n. 1 jan/jun 2012 47-61

Trauma: o avesso da memria

55

momento que no h inervao suficiente para investir o sistema pr-consciente e seu escudo protetor. Quando o trauma irrompe, no h, portanto, possibilidade de ligao psquica e de registro do fluxo de excitaes. J em seu Projeto (1895, p.476), Freud afirmara que a passagem de uma percepo no acompanhada de ateno, termina silenciosamente. Quando Freud se refere a uma catexizao silenciosa, podemos pensar em uma falta de ligao (Bndigung), uma bencia que criada. O traumtico, desta forma, aproxima-se do funcionamento da pulso de morte no psiquismo. Ao afirmar que no h representao psquica possvel das pulses de morte no inconsciente em contraponto s pulses de vida que se fazem representar no psiquismo por meio de seus representantes, Freud indica que seu trabalho ocorre em silncio. No iremos aprofundar aqui esta temtica, mas interessa-nos pensar que o modo do funcionamento do traumtico no psiquismo assemelha-se ao da pulso de morte. Diante da constatao de Ferenczi de que todo choque causa um desintrincamento imperfeito das pulses e a interrupo do investimento da percepo, podemos pensar que o registro da pulso de morte que entra em cena no psiquismo, causando ruptura e silncio. A respeito da falta de inteligibilidade de um acontecimento, o casal Botella (2002, p.91) se questiona como uma percepo sem participao sensorial, ou antes, uma inteligibilidade psquica, fora de representaes, sem qualidade consciente, atemporal, pode existir. E segue nos esclarecendo: a no-representao, por sua ausncia de qualidade de representao e ausncia de qualidade sensorial, s pode ser definida por meio de uma terminologia negativa. Este estado incapaz de excitar pela via progressiva a conscincia; o psiquismo no consegue transform-lo, gerando, ento, um excesso de excitao que, segundo Schneider (1994, p.26) permanece fora do processo mental e que o ego experimenta como vivncia traumtica. Schneider fala-nos em um estado de estupor que pressupe uma falta na disponibilidade de representaes e uma falta correlativa sobre o plano de orquestrao emocional que configura a vivncia como traumtica. Para a psicanalista, a noo de excesso de afeto no bastaria para dar conta do bloqueio, e o que paralisaria o sujeito no seria apenas o fato de ter experimentado com muita intensidade o que quer que seja, mas de tlo experimentado no escuro, tanto no escuro representativo quanto no escuro afetivo (SCHNEIDER, 1994, p.26-27). Em termos ferenczianos, o casal Botella nos oferece uma imagem desta vivncia traumtica:
O trauma deve ser compreendido em uma negatividade: uma violenta e brusca ausncia das tpicas e das dinmicas psquicas, a ruptura da coerncia psquica, o desmoronamento dos processos primrios e secundrios. no carter negativante, na perda pelo ego de seus recursos, que compreendemos a qualidade traumtica.
gora (Rio de Janeiro) v. XV n. 1 jan/jun 2012 47-61

56

Maria Manuela Assuno Moreno e Nelson Ernesto Coelho Junior

A desorganizao brutal originar-se-ia, acreditamos, no numa percepo, mas na ausncia de sentido do violento excesso de excitao e do estado de desamparo do ego, na impossibilidade para o ego de represent-los para si. (2002, p.93)

Freud, ao remeter o estado de desamparo psquico angstia automtica, nos indica o estado de desamparo como ausncia de orquestrao afetiva possibilitada pela angstia-sinal. Lembrando que o prottipo da angstia automtica a experincia do nascimento, vivncia que corresponde a uma grande perturbao energtica interna e da qual no resta qualquer contedo psquico, possvel pensar que esta ausncia que se configura como traumtica para o psiquismo. Caso o objeto no possa oferecer acolhimento para tal perturbao energtica, seja em termos freudianos satisfazendo a necessidade do beb, ou ferenczianos, sintonizando-se com as angstias infantis e podendo acolh-las e oferecer um sentido a elas, o sujeito experimenta a passagem de um estado de desamparo fisiolgico para um desamparo psquico. , portanto, no enlace realizado pela passagem da catexia dos rgos para a catexia objetal, que, frente ausncia de investimento do objeto, possvel se experimentar o trauma. Concordamos com a ideia apresentada pelo casal Botella que o trauma a impossibilidade do sujeito representar-se no investido pelo objeto, o irrepresentvel de sua prpria ausncia no olhar do objeto; um estado no limite do psquico, no elaborvel e desorganizador, que pode ser qualificado de no-representao (2002, p.101). Vemos, desta forma, a relao de perigo se dialetizar entre sua evocao externa e seu surgimento interno, pois o impacto pulsional precisa ser metabolizado na relao com o objeto. Esta a tese de Ferenczi, que sustenta a noo de desmentido, j em termos de linguagem. O que vale ressaltar, entretanto, que o que se recusa junto ao sentido solicitado ao vivido traumtico pela criana ao adulto o prprio investimento nesta criana. O adulto precisa recusar olhar para a criana, recusar reconhecer seu estado desorganizado. Os Botella continuam nos ajudando a compreender a situao:
De fato, segundo nossa hiptese, no a perda do objeto, mas o perigo da perda de sua representao e, por extenso, o risco de no-representao, que marca o desamparo. O perigo da perda da representao provoca um verdadeiro vazio com efeitos implosivos, jogando a percepo odiada para dentro do psiquismo; equivalente fantasmtico da representao dissipada, a percepo importuna invade a cena. Na sombra da insatisfao despertada pela ausncia do objeto investido, mais que a angstia-sinal de alarme do risco da perda do objeto, o pavor automtico da imploso que chamado a tornar-se sinal de alarme do perigo da perda da representao deste mesmo objeto. (2002, p.27)

gora (Rio de Janeiro) v. XV n. 1 jan/jun 2012 47-61

Trauma: o avesso da memria

57

Quando os Botella nos falam de que a percepo odiada jogada para dentro do psiquismo, pensamos, no na primeira transcrio da percepo em signo de percepo, segundo a lgica da Carta 52, mas sim na lgica da incorporao macia de uma percepo que ocupa o vazio deixado pela impossibilidade de ligao. Se o amor pelo objeto no pode ser abandoando em funo do desamparo psquico, a libido, ou melhor, o excesso de excitao refugia-se na incorporao do objeto. Ferenczi postula que frente a uma aflio extrema, aps a desconexo com a percepo, ocorra uma espcie de transe alucinatrio em que toda impresso mecnica e psquica aceita sem resistncias. possvel pensar que diante da falta de proteo causada pela ausncia de investimento da percepo, da impossibilidade de ligao da excitao, o sujeito absorva de forma mimtica o agressor. Ferenczi nos diz que em situaes extremas, como a do trauma, em que ocorre uma eliminao da comunicao consciente, o ego reparte-se em uma parte imitadora do estranho, como forma primitiva de objetivao dos processos do mundo exterior e uma repetio autoimitadora da reao emocional que se experimentou, do excesso. Torna-se um ser insensvel, que se molda segundo a forma outorgada do agressor, feito um saco de farinha. Trata-se de uma defesa que oblitera o vazio da no-representao, para manter a situao de ternura com o objeto. O impensvel, portanto, constitui a impossibilidade do sujeito representarse no investido pelo objeto; para no perder o objeto e seu investimento, ele torna-se o objeto. A representao do objeto incorporada permanece intacta ao ser clivada, segundo N. Abraham e Torok, no interior de uma cripta construda ao seu redor (1972). A cripta, como vimos, perpetua o momento traumtico atravs da destruio ativa da capacidade de figurabilidade, como efeito dos muros intrapsquicos que precisaram ser construdos em decorrncia da experincia que ps a tpica em perigo. Portanto, o trauma tem como efeito uma fratura no processo de simbolizao, introduzindo uma lacuna no psiquismo e desenca deando como defesa a incorporao fantasiosa do objeto. Esta lacuna preenchida pela incluso de dados brutos da realidade traumtica, pelo objeto inteiro ou por parte dele. Como medida antitraumtica, a incorporao bloqueia, ento, o processo de introjeo opondo-se modificao tpica imposta pela realidade ao alucinar a presena, no interior de si, de uma coisa, de um acontecimento, de um objeto de amor para enganar a necessidade de fazer uma elaborao afetiva e verbal do vivido. por no poder reconhecer o que se perde diante da perda do objeto, ou seja, o investimento deste e toda a orquestrao afetiva relacionada ao seu amparo, que se erige uma fantasia dentro de si como nica forma de reparao narcsica. A incorporao como mecanismo de defesa ocupa o no-lugar da representao, ou melhor, o espao psquico da no-representao do vivido. Diferentemente da introjeo, que pode ser considerada como um
gora (Rio de Janeiro) v. XV n. 1 jan/jun 2012 47-61

58

Maria Manuela Assuno Moreno e Nelson Ernesto Coelho Junior

processo de metaforizao, a incorporao no se constitui como tentativa de ligao e metamorfose de sentido, mas em manuteno de um estado que no pode ser perdido, nem alterado. A fantasia de incorporao corresponde, portanto, a uma lacuna de sentido no psiquismo, lacuna esta que, ao ser transmitida para a prxima gerao que no possui qualquer inteligibilidade do acontecimento, uma vez que no mantm relao com a fantasia produz um vazio de sentido. Ao contrrio das protofantasias originrias, que carregam em si um sentido transpessoal ou impessoal, quando existe uma lacuna de sentido que no pode ser significada e desdobrada no psiquismo dos pais, esta, ao ser transmitida passa a funcionar como um buraco na tpica do sujeito. Como uma verdadeira possesso, as palavras ou percepes encriptadas no psiquismo dos pais atuaro como ausncias e rupturas inassimilveis cadeia de representaes da criana. Tal lacuna remete a um patrimnio estrangeiro, a uma catstrofe narcsica alheia. No h sentido algum possvel, apenas um buraco impensvel que impossibilita a diferenciao psquica. N. Abraham, em Pequenas anotaes sobre o fantasma (1975), faz coincidir o trabalho do fantasma com o trabalho da pulso de morte, como descrito por Freud. Consideramos a categoria metapsicolgica do fantasma como uma excelente descrio do modo de funcionamento do trauma enquanto negatividade no psiquismo. Rand (2001, p.104) aponta que o pensamento do fantasma coloca em jogo uma nova categoria, interpessoal, de lembrana e da memria, uma recordao negativa, que no ser relembrada em nenhum caso. Segundo o comentador, a teoria do fantasma alarga o paradoxo do sintoma em psicanlise. Ocorre a recepo de uma ausncia, de um silncio, de uma inacessibilidade; em uma frase, h a recepo involuntria de uma lembrana familiar apagada. O mecanismo da possesso fantasmtica, assim como o trauma, corresponde a uma verdadeira fratura na operao de simbolizao necessria estruturao psquica da criana.

Trauma, o avesso da memria

Sugerimos a imagem paradoxal do traumatismo como avesso da memria, por referir-se aos dois sentidos apresentados dos efeitos do traumtico no psiquismo, aos signos de percepo que precisam ser associados a uma imagem no modelo da neurose traumtica bem como negatividade referente impossibilidade de inteligibilidade psquica. Trata-se de uma imagem rica para pensarmos a subverso da memria no registro do traumtico, ao indicar a alterao no direcionamento dos investimentos psquicos.

gora (Rio de Janeiro) v. XV n. 1 jan/jun 2012 47-61

Trauma: o avesso da memria

59

Freud nos aponta uma via progressiva constitutiva do psiquismo que parte da percepo em direo representao. Baseado no modelo do sonho, Freud descreve, em seu captulo VII de A interpretao dos sonhos, no entanto, que a marcha da excitao pode ter seu sentido invertido quaisquer que sejam suas origens (pensamentos, palavras, afetos, percepes ou lembranas destas), sendo percorrida de maneira regressiva. Tal inverso ocorre tambm nas patologias, bem como nos devaneios. Durante a viglia, o recuo diante da necessidade de manter a prova de realidade jamais ultrapassa as imagens-lembrana, ou seja, as representaes, seno nas patologias. J nos sonhos, sem o freio da imagem-lembrana, pode ocorrer uma regresso formal que ultrapasse inclusive as representaes inconscientes de coisa e alcance os signos de percepo, assim como nos estados alucinatrios, atingindo um aqum ou alm da memria e da representao. este o modelo que Freud associa ao trabalho do traumtico dentro e fora do estado psquico do sono, quando nos fala dos sonhos traumticos e de um estado quase-alucinatrio de repetio. Freud d a entender que existem formas patolgicas da regresso nas quais a transferncia de energia deve ser diferente do que na regresso normal, que levam a um investimento total dos sistemas perceptivos. O casal Botella considera que tais formas patolgicas poderiam consistir em um movimento direto que iria, por exemplo, do trao da percepo sua reproduo sob uma forma alucinatria, sem que os sistemas Ics e Pcs, os mecanismos de deslocamento e a condensao, e a neurose infantil participem disso (2002, p.167-168). Esta, segundo os Botella, representa, portanto, a nica via de acesso possvel memria sensvel, caracterstica da neurose traumtica. Frente ao estado de desamparo, de ausncia do objeto, a tendncia alucinatria do psiquismo agiria desinvestindo a percepo, negando-a, para investir a imagem-percepo, este primeiro signo perceptivo adquirido em simultaneidade ao processo de excitao, permitindo ao ego estabelecer o elo de causalidade indispensvel ao restabelecimento da coerncia psquica (BOTELLA & BOTELLA, 2002, p.168). O ato alucinatrio j se trata de sentido para os autores, um sentido imediato, mas no significao. No entanto, por meio deste estado alucinatrio que se d uma primeira tentativa de colocao em cena de algo que puro caos energtico, assim como no delrio. O elo com as imagens-percepo simultneas pode, assim, estabelecer uma cena que, ento, est apta a receber investimentos pela fora do desejo e a funcionar segundo o processo primrio, j que confere uma figurabilidade mnima para o vivido, sendo capaz, portanto, de canalizar a angstia. Freud, em seu novo estudo sobre o trabalho do sonho de 1932, estabeleceu um paralelo entre o desaparecimento dos afetos ligados ao pensamento dos sonhos e a fora sensorial das imagens sonhadas. Os Botella utilizaram tal paralelo para pensar a possibilidade de um deslocamento de energia dos afetos impedidos no
gora (Rio de Janeiro) v. XV n. 1 jan/jun 2012 47-61

60

Maria Manuela Assuno Moreno e Nelson Ernesto Coelho Junior

sentido da figurabilidade. Em se tratando dos afetos aterrorizantes da perda da representao ou dos afetos dolorosos do luto, a via figurativa uma maneira de inibir a produo destes afetos sob a fora sensorial da alucinao. O ato alucinatrio, apesar de ter o valor de uma descarga com a capacidade de liquidar toda quantidade pulsional, no promove a integrao dos elementos sensoriais, no produz sentido. A dor, at ento desaparecida sob a fora sensorial da alucinao, reaparecer sustentada pela figurabilidade e poder engajar-se num processo de luto (idem, p.33). O casal retoma aqui a dimenso energtica e afetiva desse processo, apontada desde o princpio por Freud. Na segunda vertente, quando h impossibilidade de inteligibilidade psquica, vimos que o traumtico, enquanto negatividade psquica, apresenta seus efeitos de maneira silenciosa, aproximando-se do trabalho da pulso de morte no psiquismo. Retomando o pensamento ferencziano acerca do traumtico, ...se a perturbao violenta demais, portanto traumtica, e no acompanha o ritmo progressivo, segundo o qual o organismo foi outrora estruturado, produz-se uma desintrincao (Freud) imperfeita das pulses do organismo (FERENCZI, 1934, p.112-113). Tal desintrincao anuncia os efeitos desestruturantes do trauma, compreendido ento como comoo psquica. O choque causa uma suspenso de toda atividade psquica bem como uma desconexo com a percepo. A amnsia traumtica decorre desta brusca ausncia de tpicas e dinmicas psquicas. Neste momento de paralisia psquica e sensorial, Ferenczi afirma que toda a impresso mecnica e sensvel ser aceita sem resistncia, porm nenhum trao mnmico subsistir, mesmo no inconsciente. O traumatismo, portanto, impossibilita a inscrio psquica, indicando a ordem do no-representado no psiquismo. Ao subverter o registro da memria, possvel afirmar que o traumtico se ope ao processo paulatino de desenvolvimento da realidade e de diferenciao tpica, produzindo fissura e desligamento na trama psquica. O trauma impossibilita justamente o duplo movimento intrnseco prova de realidade, realizado pela memria, que pressupe a negao da percepo do objeto para poder investi-lo na representao, bem como sua reproduo na representao para reencontr-lo na realidade (BOTELLA & BOTELLA, 2002, p.47). Desta forma, possvel considerar que o trauma, em sua negatividade, impede o advento de um processo de diferenciao no psiquismo, produzindo uma inviabilidade psquica que indica o campo da psicose, ou dos limites da neurose, como possibilidade de sobrevivncia. Esta compreenso se distingue da apresentada em relao ao modelo da neurose traumtica, que consiste em uma tentativa de ligao e corresponde ao trabalho que toda psiconeurose deve realizar em relao zona traumtica presente no psiquismo.
Recebido em 24/8/2009. Aprovado em 16/3/2010.

gora (Rio de Janeiro) v. XV n. 1 jan/jun 2012 47-61

Trauma: o avesso da memria

61

Referncias
ABRAHAM, N. (1975/1995) O fantasma de Hamlet ou o IV ato, pre. A casca e o ncleo. So cedido pelo entreato da verdade, in Paulo: Escuta, p.411- 439. ABRAHAM, N.; TOROK, M. (1972/1995) Luto ou melancolia, in . A casca e o ncleo. So Paulo: Escuta. BOTELLA, C. & BOTELLA, S. (2002) Irrepresentvel, mais alm da representao. Porto Alegre (RS): Editora Criao Humana. ENRIQUEZ, M. (1978) Lindicible et lecriture. Topique Revue Freudienne, Rperes, Paris: EPI, n.21, p.47-66. . A escritura DERRIDA, J. (1988) Freud e a cena da escritura, in e a diferena. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. FERENCZI, S. (1933/1987) Confuso de lnguas entre os adultos e as crianas, in BIRMAN, J. (Org.). Escritos Psicanalticos (1909-1933). Rio de Janeiro: Taurus. . (1934/1992) Reflexes sobre o trauma, in Psicanlise IV. So Paulo: Martins Fontes. . (1990) Dirio clnico. So Paulo: Martins Fontes. FIGUEIREDO, L.C. (2003) Verleugnung, a desautorizao do processo . Elementos para a clnica contempornea. So Paulo: perceptivo, in Escuta. FREUD, S. (1987) Edio standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud:. Rio de Janeiro: Imago, 1996. (1895) Carta 52, v.I, p.281-287. (1893) Estudos sobre a histeria, v.II, p.39-316. (1895[1950]) Projeto de uma psicologia cientfica, v.I, p.335-454. (1900) A interpretao dos sonhos, v.IV e V, p.12-700. (1918) Histria de uma neurose infantil, v.XVII, p.14-128. (1920) Alm do princpio do prazer, v.XVIII, p.12-75. (1925) Uma nota sobre o bloco mgico, v.XIX, p.251-259. (1939 [1934-38]) Moiss e o monotesmo: trs ensaios., v. XXIII, p.15-150. LEJARRAGA, A.L. (1996) O trauma e seus destinos. Rio de Janeiro: Revinter. MAIA, M. S. (2002) Extremos da alma: dor e trauma na atualidade e clnica psicanaltica. Tese de doutorado, Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. RAND, N. (2001) Quelle psychanalise pour demain? Voies ouvertes par Nicolas Abraham e Maria Torok. Paris: rs. SCHNEIDER, M. (1994) Afeto e linguagem nos primeiros escritos de Freud. So Paulo: Escuta.
Maria Manuela Assuno Moreno mariamanumoreno@hotmail.com Nelson Ernesto Coelho Junior patnelco@uol.com.br

gora (Rio de Janeiro) v. XV n. 1 jan/jun 2012 47-61

You might also like