You are on page 1of 5

II SEMANA NACIONAL DE CINCIA E TECNOLOGIA DO IFPE CAMPUS CARUARU 17 a 21 de outubro de 2011 Caruaru Pernambuco Brasil

GRAMPOS-SUPORTE: REINTERPRETAO DO SISTEMA DE CARANGUEJO PARA O AUMENTO DA SEGURANA E PRODUTIVIDADE EM CANTEIROS DE OBRAS
Gabriel Jos Banks de Siqueira, gabriel.siqueira@ufpe.br1 Raphaela Banks de Siqueira, raphaela.siqueira@ufpe.br1 Nicolas Renato Siqueira de Arajo, nicolas.araujo@ufpe.br1 Rayanna Gonalves de Oliveira Barreto, rayanna.barreto@upe.br2 Jos Tiago da Silva Muniz, tiago.muniz@gabrielbacelar.com.br3
1 2

Universidade Federal de Pernambuco, Rua Altinho, 62 Apto. 401, Madalena, CEP: 50.610-140, Recife/PE. Universidade de Pernambuco 3 Gabriel Bacelar Construes S.A.

Resumo: A NR-18, Norma que visa a Segurana do meio ambiente de trabalho, sugere o uso de caranguejos pea em ao com resistncia caracterstica de 50Mpa, medindo em torno de 5cm de altura, e 12cm de largura. Essas peas tem como finalidade o engastamento dos talabartes do cinto de segurana do operrio que ir realizar servios na perferia da edificao, e so aplicadas no momento da concretagem da laje, devendo estar com perfeito engaste na armao negativa da mesma, evitando assim sua soltura. Porm, este sistema no se mostra adequado segurana e produtividade no meio ambiente do trabalho na construo civil, pois a sua presena pode causar acidentes fatais, oferecendo risco ao operrio. A partir dessas constataes este artigo pretende abordar o desenvolvimento de uma nova ferramenta, substituta do tradicional caranguejo, denominada Grampo-suporte, cujo objetivo diminuir os acidentes em obra, alm de outros benefcios. Palavras-chave: Construo civil, segurana do trabalho, caranguejo, grampo-suporte.

1. INTRODUO Assim como qualquer atividade do setor privado, a construo civil visa fundamentalmente o lucro, sendo a reduo irrestrita dos custos a forma mais comumente escolhida na obteno desses lucros almejados, contudo, ao deixar em segundo plano setores primordiais como o de segurana no trabalho, por exemplo, alguns profissionais do setor mostram que no percebem o impacto da segurana do trabalho na produtividade da empresa. Com o intuito de melhor lidar com os riscos nas obras, Hinze (1997) afirma que, de uma forma geral, pode-se evitar acidentes ou ento minimiz-los atravs de medidas de cunho gerencial associadas com a implantao das instalaes fsicas de segurana. Liska et al. (1993) tambm chamam a ateno para a importncia da viso ampla do assunto, ou seja, necessrio que se desenvolva um programa de segurana no qual os diversos fatores que a influenciam no canteiro sejam observados, substituindo a prtica simplista de se preocupar nica e exclusivamente com a implantao das instalaes de segurana. Para ser possvel atingir esses nveis ideais de segurana no trabalho, tem-se que partir dos nveis de exigncias mnimos, os quais so definidos, no caso brasileiro, pela NR-18 (Condies e Meio Ambiente do Trabalho na Indstria da Construo. Desde que foi aprovada em 1995, a nova verso da norma NR-18 deu novo impulso s discusses e aes de melhoria relativas a segurana no trabalho. O tema hoje ganha espao entre as preocupaes de empresrios e trabalhadores, os quais vm despertando para a importncia de melhorar a segurana e as condies de trabalho nas obras. Segundo a Organizao Internacional do Trabalho (IOL, 2011), no ano de 2008 ocorreram no mundo cerca de 317 milhes de acidentes de trabalho, sendo destes, aproximadamente 321 mil fatais e 2,02 milhes de enfermidades fatais relacionadas ao trabalho. No Brasil, o Ministrio da Previdncia Social (2011) indica que durante o ano de 2009 foram registrados 723.452 acidentes de trabalho, sendo 54.142 (7,48%) relativos indstria da construo. A mesma fonte indica ainda que em Pernambuco foram registrados 18.348 acidentes de trabalho, sendo 6,07% referente indstria da construo.

II S em an a N acio n al d e Ci n ci a e T ecn o lo g ia d o IF P E C a m p u s Ca ru a ru 17 a 21 de Outub ro de 20 11, Ca ruaru - Pern ambuco

O Anurio Brasileiro de Proteo, publicou trabalho (Proteo, 2011) que apresenta anlise das Comunicaes de Acidentes de Trabalho CAT registradas no Estado durante o ano de 2008. Os dados apresentam a construo civil em 6 lugar, antecedido por indstria da transformao (30,80%), comrcio e veculos (11,61%), atividades administrativas e servios complementares (7,23%), Transporte, armazenagem e correio (6,18%), sade humana e servios sociais (6,10%). Esses nmeros apresentam um aumento de aproximadamente 8,9% no nmero de acidentes em relao ao ano anterior (Proteo, 2011), ressaltando, no entanto, o aumento no nmero de obras que ocorrem no Estado, associado ainda, como indica Silva (2010) a uma fraca atuao dos empregadores no sentido da exigncia das normas de segurana. Os acidentes de trabalho representam altos custos para a empresa, a sociedade e para o prprio trabalhador. De acordo com Barkokbas Jnior et al. (2004) o custo relacionado com um acidente pode tomar propores bastante avultosas. Os custos no ficam apenas na esfera financeira, mas com muito mais propriedade no mbito social, e neste imensurvel, pois a vida humana e a invalidez no podem ser quantificadas. Atuar fortemente no sentido dever dos empresrios, no s da construo civil, mas tambm de profissionais de outros setores, buscando sempre a melhoria de processos que levem a reduo do nmero de acidentes de trabalho. O presente artigo proposto pelos autores trz um processo implementado na Construtora Gabriel Bacelar Construes S.A. pelo estudante de engenharia Gabriel Jos Banks de Siqueira e pelo engenheiro Jos Tiago da Silva Muniz que tem mostrado o compromisso da empresa com os fatores de segurana no trabalho, em especial aqueles apresentados na NR-18. A Norma Brasileira Regulamentadora da Segurana do meio ambiente de trabalho, a NR-18, disserta sobre o uso de estruturas denominadas caranguejos peas produzidas no canteiro de obras utilizando-se vergalhes em ao com resistncia caracterstica de 50Mpa, medindo em torno de 5cm de altura, e 12cm de largura. Essas peas tem como finalidade o engastamento dos talabartes do cinto de segurana do operrio que ir realizar servios na periferia da edificao, e so aplicadas no momento da concretagem da laje, devendo estar com perfeito engaste na armao negativa da mesma, evitando assim sua soltura. O item 18.18 da NR supracitada refere-se aos telhados e coberturas, e coloca o que segue:
18.18.1 Para trabalho em telhados e coberturas devem ser utilizados dispositivos dimensionados por profissional legalmente habilitado e que permitam a movimentao segura dos trabalhadores. 18.18.1.1 obrigatria a instalao de cabo guia ou cabo de segurana para fixao de mecanismo de ligao por talabarte acoplado ao cinto de segurana tipo praquedista. 18.18.1.2 O cabo de segurana deve ter sua(s) extremidade(s) fixada(s) estrutura definitiva da edificao, por meio de espera(s) de ancoragem, suporte ou grampo(s) de fixao de ao inoxidvel ou outro material de resistncia, qualidade e durabilidade equivalentes. (Norma, 2005).

Figuras 1 e 2. Exemplos de grampos do sistema caranguejo. Foto: Gabriel Banks. Alm de servir de suporte para fixao dos talabartes, o caranguejo destina-se tambm fixao do cabo de passagem em todo o permetro da laje, servindo de auxlio na segurana do operrio. Nesta segunda situao, deve-se colocar um caranguejo a cada 2 metros de comprimento, em torno da laje em trabalho. Fazendo isso, os grampos trabalharo em conjunto: caso alguma pea solte-se do engastamento, as demais assumiram a funo de seguridade. Entre as desvantagens do uso desse sistema, pode-se apontar: o sistema de caranguejo necessita ser cortado aps a sua utilizao (concluso da etapa da obra em que foi utilizado), gerando desperdcio de material e retrabalho, pois ao executar o contrapiso do pavimento o mesmo deve estar livre de obstculos. Devido sua altura (12cm) esta pea bastante passvel de imprevistos, onde profissionais distrados acabam tropeando, podendo vir a cair de alturas onde o acidente ser fatal.

II S em an a N acio n al d e Ci n ci a e T ecn o lo g ia d o IF P E C a m p u s Ca ru a ru 17 a 21 de Outub ro de 20 11, Ca ruaru - Pern ambuco

2. O GRAMPO-SUPORTE Atravs do exerccio das atividades de engenharia civil dentro do canteiro de obras verticais, e da visualizao diria das implicaes negativas que o caranguejo trouxe segurana do ambiente de trabalho (acidentes, ferimentos e at mortes de operrios), foi possvel determinar que se fazia necessrio pensar em uma nova forma de abordagem para a confeco dos grampos. A partir de observaes, estudos, e testes comprobatrios, foi possvel o desenvolvimento de uma nova ferramenta, denominada de Grampo-suporte. Essa ferramenta, mostrou-se indita no campo da construo civil, no sendo do conhecimento dos autores at o momento, a existncia de iniciativa semelhante em outras regies. O Grampo-suporte consiste de uma pea de ao (vergalho) com resistncia caracterstica de 50Mpa, com bitola de 6,3mm. O seu formato consiste em duas pernas com 15cm, um apoio de 12cm, e altura de 5cm, envolvidos por borracha elastomrica de 19mm de espessura.

Figura 3. Esquema do Grampo-suporte. Fonte: Autores da pesquisa, 2010. 2.1. Caractersticas do Sistema de Grampo-Suporte O novo sistema desenvolvido, conforme Figura 3, implantado no momento de concretagem da laje, e as peas devero perfazer todo o permetro da laje, distribudas a cada 2 metros de comprimento. As pernas de 15cm, devero estar devidamente engastadas na armao negativa da laje, evitando-se assim que soltem-se. No momento de concretagem da laje, a parte superior do dispositivo dever estar em mesmo nvel do concreto de laje, previsto no projeto estrutural. O dispositivo poder ficar neste nvel, pois a borracha elastomrica far com que o espao necessrio para passagem do cabo de ao fique corretamente alocado. Ao dar incio aos servios com necessidade de amarrao de talabartes na laje subseqente, a borracha elastomrica dever ser cortada com o objetivo do aparecimento do ao que estava protegido.

Figuras 4 e 5. Imagens do Grampo-suporte. Foto: Gabriel Banks. 2.2. O Papel do Sistema de Grampo-Suporte na Diminuio de Acidentes Com a utilizao do Grampo-suporte, podemos observar benefcios relacionados segurana do trabalho e produtividade, tendo em mente que estas duas atividades devem estar aliadas: Com relao segurana do trabalho:

II S em an a N acio n al d e Ci n ci a e T ecn o lo g ia d o IF P E C a m p u s Ca ru a ru 17 a 21 de Outub ro de 20 11, Ca ruaru - Pern ambuco

Os clssicos tropeos anteriormente existentes nos caranguejos, passaram a ser evitados, pois como o grampo-suporte est no mesmo nvel da laje concretada, o membro inferior do corpo do funcionrio (p) permanece acima da pea; O grampo-suporte facilita o trfego de pessoas e equipamentos nas lajes evitando conflitos fsicos, geradores de acidentes;

Com relao produtividade: Facilidade no sarrafeamento da laje em concretagem: o sistema permitiu que a rgua metlica utilizada no sarrafeamento passe acima do grampo, em vez de ter que ser erguida; Na etapa do contrapiso, essas peas so escondidas naturalmente, pois utiliza-se em lajes do tipo de concreto armado, contrapiso de aproximadamente 3cm de espessura, garantindo o recobrimento total da pea anteriormente, era necessrio cortar o caranguejo, gerando desperdcio de mo-de-obra e material.

2.3. Testes Realizados Para comprovar a eficcia do grampo-suporte, que possui ao com bitola menor que a do sistema caranguejo, foi realizada uma simulao, com um teste de carga. O teste, conforme figura abaixo, foi realizado com auxlio de um elevador-guincho com quatro sacos de cimento, totalizando 200 Kg, peso este quase 200% acima do peso mdio de um adulto (70 Kg). No teste, o grampo-suporte, conforme a figura, no rompeu, mostrando-se assim capaz de suportar o peso do operrio, e sendo apto a substituir o sistema caranguejo.

Figuras 6 e 7. Imagens do Grampo-suporte. Foto: Gabriel Banks. 3. CONCLUSES Conclumos que o sistema de Grampo-suporte mostrou-se uma ferramenta bem-sucedida e de simples execuo. Sua utilizao demonstrou-se eficiente no combate aos acidentes causados por tropeos, que tornaram-se cada vez mais raros. 4. AGRADECIMENTOS Gostaramos de agradecer a diretoria e os funcionrios da construtora Gabriel Bacelar Construes S.A., onde o sistema de Grampo-suporte foi desenvolvido e testado. 5. REFERNCIAS BARKOKBAS JR., B.; LAGO, E.M.G.; VRAS, J.C.; MARTINS, L.B. Acidente fatal na indstria da construo civil: impacto scio-econmico. In: Congresso Brasileiro de Ergonomia ABERGO, 13, Fortaleza, 2004. HINZE, J. Construction safety. Upper Saddle River: Prentice-Hall, 1997. ILO International Labour Organization. ILO introductory report: global trends and challenges on occupational safety and health. In: World Congress on Safety and Health at Work, 19, Istanbul, Turkey, 11-15 September 2011, Geneva: ILO, 2011. LISKA, R.W.; GOODLOE, D.; SEN, R. Zero accident techniques. Austin: The Construction Industry Institute,1992. MINISTRIO DA PREVIDNCIA SOCIAL (Brasil). Anurio da previdncia social. Disponvel em: <www.mpas.gov.br>. Acesso em: 22 de setembro de 2011. Revista Proteo. Anurio Brasileiro de Proteo 2011. Disponvel em <www.protecao.com.br/site/content/materias/materia_detalhe.php?id=JyjbAA>. Acesso em: 20 de setembro de 2011.

II S em an a N acio n al d e Ci n ci a e T ecn o lo g ia d o IF P E C a m p u s Ca ru a ru 17 a 21 de Outub ro de 20 11, Ca ruaru - Pern ambuco

6. DIREITOS AUTORAIS Os autores so os nicos responsveis pelo contedo do material impresso includo no seu trabalho.

You might also like