You are on page 1of 6

INSPIRAO INTUIO TELEPATIA

1. ESTADO DO MDIUM NO FENMENO MEDINICO


134

No momento que exerce a faculdade o mdium pode permanecer no estado normal ou ficar num estado mais ou menos acentuado de crise. Conforme o tipo de faculdade que possui, permanece com as percepes normais ou seu estado de percepo pode se tornar muito mais sensvel. Quando no estado normal inspirativo ou intuitivo, quando no estado de crise adquire a forma de sonambulismo ou de xtase. Na inspirao e na intuio - Recebem o pensamento do Esprito e posteriormente com seu modo caracterstico transmitem a mensagem. O sonambulismo natural um estado de independncia do Esprito em que suas faculdades adquirem maior amplitude. A alma tem percepes que no estado normal se acham embotadas. O Estado de xtase um sonambulismo mais apurado. A alma do exttico ainda mais independente. Nos estados de sonambulismo e de xtase, a prpria alma do mdium pode comunicar-se, constituindo isto o fenmeno chamado animismo.

ESTADO

FREQUNCIA DE ONDAS CEREBRAIS

CARACTERSTICAS FSICAS
Tenso Hiperatividade Agitao Alto metabolismo Conscincia passiva relaxamento profundo Meio dormindo Meio acordado Estado de criao Estado de calma Sem percepo Semi-Inconscincia Estado Norico Sono profundo Inconscincia

MENTAIS
Viglia Excitao Inquietude pensamento irrequieto Inspirao Alerta Serenidade Pr-sonolncia Tranquilidade Estado de Conscincia Criatividade Intuio Sonolncia Semi-Inconscincia Meditao profunda Sonambulismo Sono profundo Concentrao profunda Unio conscincia csmica xtase

BETA

14 28 Ciclos/Segundo

ALFA

08 14 Ciclos/Segundo

TETA

04 08 Ciclos/Segundo 0 04 Ciclos/Segundo

DELTA

2. INSPIRAO
Na inspirao a interveno espiritual bem menos perceptvel, mais discreta; um modo de o homem receber ajuda aparente do plano superior. So apenas idias ou sugestes mentais desprovidas de sentimentos.

3. INTUIO
A intuio semelhante anterior, porm, a interveno espiritual bem mais acentuada; O esprito comunicante transmite suas idias ou sugestes mentais carregadas de sentimentos ao encarnado que, entendendo-as, interpreta-as e as enuncia com suas prprias palavras.

4. TRANSMISSO DO PENSAMENTO
Tanto na inspirao como na intuio o que ocorre a transmisso do pensamento, portanto, se efetuam pelo processo de comunicao teleptica.

5. TELEPATIA E MEDIUNIDADE
135

ULTRAPASSA SEU ENTENDIMENTO Na telepatia processada exclusivamente entre os encarnados, uma vontade ativa transmite os seus pensamentos a outra vontade deliberadamente passiva recebe os pensamentos emitidos, o que constitui num processo de transmisso mental diretamente de encarnado para encarnado. Mas, no caso da inspirao e da intuio teleptica, alm de o mdium deixar-se nspirar por outro esprito desencarnado, ele tambm assenhoreia-se dos seus problemas venturosos ou aflitivos, assim como, s vezes, recepciona mensagem espiritual educativa que ultrapassa o seu entendimento ou concepo comum que tem da vida. AJUSTE ESPIRITUAL Na telepatia entre os encarnados, um crebro ativo envia ondas concntricas que so captadas por outro crebro receptor passivo, porque ambos sintonizam-se mesma faixa vibratria de transmisso mental. Na inspirao e principalmente na intuio teleptica efetua-se pelo ajuste perispiritual entre o esprito do mdium e o desencarnado, em que o primeiro recebe diretamente a mensagem que deve transferir para o mundo material. FATOS SUBORDINADOS AO MUNDO ESPIRITUAL No caso de pura telepatia entre os encarnados, o fenmeno subordinado exclusivamente aos acontecimentos do mundo fsico, enquanto que, no intercmbio teleptico inspirativo e intuitivo com os espritos desencarnados, os mdiuns captam notcias inditas do Alm, fazem previses acertadas e muitas vezes expem assuntos que, alm de transcender aos seus prprios conhecimentos, ainda ultrapassam a concepo habitual dos frequentadores das sesses espritas.

6. MECANISMOS DAS INSPIRAES


Na inspirao o mdium no se afasta do corpo, precisa apenas sintonizar-se mentalmente com o esprito para receber telepaticamente a influncia e transmiti-l, sem se afastar do corpo, totalmente consciente. Na inspirao, ocorre a assimilao de correntes mentais que o esprito envia ao encarnado, ou seja, so apenas idias ou sugestes mentais desprovidas de sentimentos. simplesmente uma influncia teleptica com plena conscincia do mdium, nada provando a origem medinica, mas reconhece-se que uma influncia estranha quando o assunto tratado est fora das cogitaes do mdium ou mesmo contrria seus pontos de vista.

7. MECANISMOS DAS INTUIES


Na intuio o mdium tambm no se afasta do corpo, mas tem de sintonizar-se mentalmente e harmonizar-se vibratriamente com o esprito para receber telepaticamente a influncia estranha e posteriormente transmiti-l. Duas pessoas sintonizadas mentalmente estaro, evidentemente, com as mentes perfeitamentes entrosadas e havendo entre elas harmonia vibratria se estabelecer entre elas uma ponte magntica vinculando-as, imantando-as profundamente. Os pensamentos e as sensaes diferentes que o mdium sente, deve-se ao jato de fora mental e fora vibratria que o esprito lana sobre o sistema nervoso do encarnado, ou seja, as idias ou sugestes mentais vem carregadas de sentimentos, sensaes, etc. mdium recebe as idias, interpreta-as e d-lhes forma com suas prprias palavras. No raro o comunicante imprime maior vigor ao teleptica pondo a mo no crebro material, caracterizando a a chamada mediunidade intuitiva.

8. MECANISMO DA INCORPORAO CONSCIENTE


As incorporaes caracterizam-se pelo fato de o esprito do mdium afastar-se do corpo (ao qual fica unido por um cordo fludico) e entrar num estado de sonolncia dito transe.

INSPIRAO
136 Na inspirao, ocorre a assimilao de correntes mentais que o esprito envia ao encarnado, ou seja, so apenas idias ou sugestes mentais desprovidas de sentimentos.

INTUIO
HARMONIZAO MENTAL E VIBRATRIA
Na intuio o mdium tem de sintonizar-se mentalmente e harmonizar-se vibratriamente com o esprito para receber telepaticamente a influncia estranha e posteriormente transmiti-l. Os pensamentos e as sensaes diferentes que o mdium sente, deve-se ao jato de fora mental e fora vibratria que o esprito lana sobre o sistema nervoso do encarnado, ou seja, as idias ou sugestes mentais vem carregadas de sentimentos, sensaes, etc. O comunicante imprime maior vigor ao teleptica pondo a mo no crebro material, caracterizando a a chamada mediunidade intuitiva.

ASSIMILAO DE CORRENTES MENTAIS


O jacto de foras mentais do Instrutor Espiritual atua sobre a organizao psquica do mdium, apoiandose no plexo solar, se transformando em luminoso estmulo, que se estende pelos nervos, elevando-se ao sistema neuro-cerebrino, onde, do qual se derrama pela boca, em forma de palavras. Frequentemente, a aproximao do benfeitor espiritual sentida como doce excitao que produz um agradvel calafrio, acompanhado de eriamento da pele, isto deve-se ao jato de fora mental daquele que lana sobre o sistema nervoso do encarnado.

9. ASSIMILAO DE CORRENTES MENTAIS


CORRENTES ELETROMAGNTICAS (NDM - Pg. 47) Os veculos fsicos apareciam quais se fossem correntes electromagnticas em elevada tenso. O Sistema nervoso, os ncleos glandulares e os plexos emitiam luminescncia particular. E justapondo-se ao crebro, a mente surgia como esfera de luz caracterstica, oferecendo em cada companheiro determinado potencial de radiao. CORPO FSICO - MANIFESTAO TRANSITRIA DA ALMA Em qualquer estudo medinico, no podemos esquecer que a individualidade espiritual, na carne, mora na cidadela atmica do corpo, formado por recursos tomados de emprstimo ao ambiente do mundo. Sangue, encfalo, nervos, ossos, pele e msculos representam materiais que se aglutinam entre si para a manifestao transitria da alma, na Terra, constituindo-lhe vestimenta temporria, segundo as condies em que a mente se acha. AMORTECIMENTO VIBRATRIO DO INSTRUTOR ESPIRITUAL O Instrutor espiritual pousou a destra na fronte do mdium que comandava a assemblia, tornando-se mais humanizado, obscuro (com menos luz). O instrutor espiritual graduou o pensamento e a expresso, de acordo com a capacidade do mdium e do ambiente que o cerca, ajustando-se-lhes s possibilidades.

137

O benfeitor espiritual tornou-se mais pesado porque amorteceu o elevado tom vibratrio em que respira habitualmente, descendo posio do mdium, tanto quanto lhe possvel, para benefcio do trabalho que se inicia. Os Espritos cujas vibraes se processam aceleradamente , devido sua evoluo, graduam o pensamento e densificam o perisprito quando desejam transmitir as comunicaes, inspirar dirigentes medinicos ou expositores. - Para reduzir seu padro vibratrio, o Esprito superior impregna-se de matria sutil colhida no prprio ambiente; - Para elevar o tom vibratrio do mdium o Esprito Superior encontrar na concentrao ou transe, daquele, os meios de ativar-lhes as vibraes; O MENTOR ESPIRITUAL AGE NO CREBRO DO MDIUM A cabea venervel do instrutor Espiritual passou a emitir raios fulgurantes, ao mesmo tempo que o crebro do mdium, sob os dedos do benfeitor, se sublimava de luminosidade intensa, embora diversa. O mentor desencarnado levantou a voz comovente, suplicando a Beno Divina. O mdium transmitiu igualmente em alta voz, imprimindo diminutas variaes. Fios de luz brilhante ligavam os componentes da mesa, dando-lhes a perceber que a prece os reunia mais fortemente entre si. MECANISMO DA AO ESPIRITUAL SOBRE O MDIUM Terminada a orao, acerquei-me do mdium. Desejava investigar mais a fundo as suas impresses fsicas e observei-lhe, ento, todo o busto, inclusive braos e mos, sob vigorosa onda de fora, a arrepiar-lhe a pele, num fenmeno de doce excitao, como que agradvel calafrio. Essa onda de fora descansava sobre o plexo solar, onde se transformava em luminoso estmulo, que se estendia pelos nervos at o crebro, do qual se derramava pela boca, em forma de palavras. O jacto de foras mentais do Instrutor Espiritual atuou sobre a organizao psquica do mdium, apoiando-se no plexo solar, elevou-se ao sistema neuro-cerebrino. Como a energia eltrica da usina emissora que, atingindo a lmpada, se espalha no filamento incandescente, produzindo o fenmeno da luz. FENMENO DE ASSIMILAO MENTAL (NDM pg. 49) Vimos aqui o fenmeno da perfeita assimilao de correntes mentais que preside habitualmente a quase todos os fatos medinicos. Essas impresses apiam-se nos centros do corpo espiritual, que funcionam maneira de condensadores, atingem, de imediato, os cabos do sistema nervoso, a desempenharem o papel de preciosas bobinas de induo, acumulando-se a num timo e reconstituindo-se, automaticamente, no crebro. Semelhante a milagroso teclado de eletroms, ligados uns aos outros e em cujos fulcros dinmicos se processam as aes e as reaes mentais, que determinam vibraes criativas, atravs do pensamento ou da palavra, considerando-se o encfalo como poderosa estao emissora e receptora e a boca por valioso alto-falante. Tais estmulos se expressam ainda pelo mecanismo das mos e dos ps ou pelas impresses dos sentidos e dos condutores, transformadores e analistas, sob o comando direto da mente. TODO MDIUM SINTONIZA-SE COM ESPRITOS AFINS (NDM - Pg. 51) A mediunidade um dom inerente a todos os seres, como a faculdade de respirar, e cada criatura assimila as foras superiores ou inferiores com as quais sintoniza. Por isso mesmo o Divino Mestre recomendou-nos orao e vigilncia para no cairmos nas sugestes do mal, porque a tentao o fio de foras vivas a irradiar-se de ns, captando os elementos que lhe so semelhantes e tecendo, assim ao redor de nossa alma, espessa rede de impulsos, por vezes irresistveis. SINTONIA VIBRATRIA (Livro Estudando a Mediunidade - Pg. 27) Sintonia significa, em definio mais ampla, entendimento, harmonia compreenso, ressonncia ou equivalncia. Sintonia , portanto, um fenmeno de harmonia psquica, funcionando, naturalmente base de vibraes. Duas pessoas sintonizadas estaro, evidentemente, com as mentes perfeitamentes entrosadas, havendo entre elas, uma ponte magntica a vincul-las, imantando-as profundamente. Estaro respirando na mesma faixa, intimamente associadas.

138

139

You might also like