You are on page 1of 6

Danilo R.

Silva 100100890

A crise irlandesa e seu impacto na UE (2008-2012)


PROJETO DE PESQUISA

Projeto de Pesquisa do Trabalho de Concluso de Curso, apresentado como parte das atividades para a obteno do ttulo de Bacharel em Relaes Internacionais, sob a orientao do Professor Helton Reginaldo Presto Santana, no 6 semestre, do curso Relaes Internacionais do Centro Universitrio Belas Artes.

So Paulo 2011 1. Apresentao Centro Universitrio Belas Artes Professor Helton Reginaldo Presto Santana Danilo Roberto Silva A crise irlandesa e seu impacto na UE (2008-2012) So Paulo/ Novembro 2012 2. Introduo A crise irlandesa e seu impacto na UE (2008-2012) 3. Objetivos
Objetivos Gerais Descrever e reunir os desdobramentos e impactos da ruptura da bolha imobiliria irlandesa, que a levou a uma grande recesso juntamente com a crise financeira mundial de 2008. Como a crise perdura at o presente momento, a pesquisa tem como finalidade investigar as turbulncias de ordem econmica e social geradas na Unio Europeia a partir da apresentao dos antecedentes histricos que originaram a crise a partir de 2008. O foco se concentra, portanto, justamente em estudar e analisar o impacto e a instabilidade que a economia da Irlanda tem causado sob a Zona do Euro e suas instituies financeiras, que ainda no encontraram mediaes e intervenes concretas para a estabilizao do pas, e consequentemente do bloco. Objetivos Especficos Analisar as falhas do neoliberalismo, que fora o responsvel pelo milagre econmico irlands na dcada de 90, e que se tornou um modelo econmico insustentvel de enxurrada rpida de capital que levou a Irlanda runa, que at ento era chamada de Tigre Celta. Desse modo, faz-se pertinente tambm a comparao das medidas adotadas pelos governos dos outros pases em crise do bloco europeu com as adotadas pelo governo Irlands para entender o cenrio de

tenso e instabilidade do bloco. Alm disso, como o principal objetivo (geral) da pesquisa analisar o impacto da crise da Irlanda sob a UE, compreende em objetivos especficos tambm o estudo da interveno das organizaes financeiras mundiais (BCE e FMI, por exemplo) no pas e os movimentos sociais internos que geram conflitos externos e se tornam dificuldades de uma Zona do euro como um todo.

4. Justificativa
A Irlanda fora um dos primeiros pases atingidos pelo tsunami econmico que engoliu o setor imobilirio e se alastrou para demais setores da economia em 2008. O destaque dessa pesquisa em primeiro momento se baseia em contribuir para a anlise do crescimento da economia Irlandesa a partir da dcada de 90. Neste perodo houve grandes investimentos na educao e mudanas estruturais doutrinadas pelo neoliberalismo, em que a tradio agrria do pas foi deixada para trs e que o tornou um paraso das indstrias farmacutica e tecnolgica (informtica e internet). Da dcada de 90 at os anos 2000 a Irlanda tinha um timo desempenho econmico.
Quando a Repblica da Irlanda se tornou um membro da Comunidade Econmica Europia em 1973, era o pas mais pobre do grupo e continuou assim at o final da dcada de 80. As polticas implementadas no pas deslancharam a economia em todos os setores, levando a Irlanda a ter uma das maiores rendas per capita da Unio Europia (UE). Neste perodo de grande prosperidade econmica, o crescimento mdio de 7% ao ano na dcada de 90, conferiu Irlanda o ttulo de Tigre Celta (LIMA, Claudia, A crise bancria irlandesa de 2008-2011 Dissertao (mestrado) FGV 2012.

A partir dessas informaes, a pesquisa desempenha um papel relevante para complementar e desbravar as causas que a levaram crise, isto , estabelecer as falhas de diversas ordens (tanto domsticas como externas) que levaram a Irlanda a uma grande recesso a partir de 2008. Como apontam Sebastian Dellepiane Avellaneda e Niamh Hardiman: The crisis is not merely one of peripheral economies policy errors, but extends to the design of monetary union itself. The crisis of the Irish and other peripheral economies points to a crisis at the heart of European politics.

Depois de estabelecido os pontos citados acima e da delineao dos estgios da recesso, a pesquisa assinalar o seu porqu: reunir a conjuntura dos impactos, tanto econmicos, como sociais da crise Irlandesa na Unio Europia no perodo de 2008-2012, destacando as fraquezas e instabilizao do bloco a partir desse abalo econmico que sentindo tambm por outros pases do bloco.
Among the perverse and unintended consequences of the Euro was the fact that an institutional design intended to bring about economic stability by ending currency volatility ended up by creating incentives for much greater instability in the form of very uneven growth, asset price inflation, and unsustainable credit expansion. Ireland, like the other European peripheral economies, fell victim to the politics of market-led Indiscipline.

5. Questo/problema A Irlanda at 2008 era chamada de Tigre Celta, devido ao seu bom desepenho econmico. Aps a crise econmica mundial e a ruptura de uma bolha imobiliria, entrou em grande recesso. Por qu? Quais impactos isso gera na Unio Europeia? 6. Hiptese O excesso de crdito, taxas de juros muito baixas, polticas habitacionais de emprstimos arriscados e um afrouxamento regulatrio do pas foram os principais motivos para a Irlanda entrar em crise em 2008. Isso teve como consequncia uma grande diminuio nas atividades de crdito, gerando enormes impactos na economia do bloco, afetando de vrios pases da UE, principalmente os mais fragilizados: Portugal, Itlia, Grcia e Espanha. 7. Metodologia O presente trabalho far de uso primrio as seguintes fontes: a tese de mestrado de Claudia Lima A CRISE BANCRIA IRLANDESA DE 2008-2011, em que retratado os antecedentes e as razes da crise; e para entender os impactos dela na Unio Europia ser utilizado o artigo de Sebastian Avellanada e Nimh Hardimann The European Contexto of Irelands Economic Crisis. As fontes secundrias sero compostas principalmente de reportagens de grandes jornais irlandeses como o Irish Independent, bem como artigos do departamento de economia e cincia poltica do Trinity College.

8. Embasamento terico O presente trabalho no possui nenhum embasamento terico. 9. Cronograma Cronograma das atividades desenvolvidas. 10. Referncias
1. ADLET MCGOWAN, Muge, Overcoming the Banking Crisis in Ireland, OECD Economics Department Working Paper N907, 2011 2. AVELLANADA, Sebastian Dellepiane and HARDIMAN, Niamh, The European Context of Irelands Economic Crisis, UCD Dublin European Istitute Woking Paper 10-13, Agosto 2010 3. COELHO, Bernardo, TERLICA, Sofia, Neoliberalismo e a actual crise econmica: a negociao do apoio financeiro na Irlanda. Revista Portugal num mundo de mudana Tendncias econmicas, pp. 128-129 2011. 4. Crise fiscal na EU ameaa contagiar bancos. Valor Econmico, So Paulo, p. A 14, 30, maio 2010. 5. DINIZ, Andr Sander, JAYME, Frederico G, Divergncias estruturais, competitividade e restrio externa ao crescimento: uma anlise da crise e das limitaes da zona do euro. Dissertao (mestrado) UFMG, 2011. 6. GODOI, Alexandra Strommer de Farias, "O milagre irlands como exemplo da adoo de uma estratgia nacional de desenvolvimento. Revista de economia poltica, vol 27, n4 (108), pp. 546-566 7. LANE, Philip R., The Irish Crisis, Trinity College Dublin and CEPR, Discussion Paper N 8287, Maros2011 8. LANE, Philip R., The Euro Area Crisis and Ireland, Police Institute, Abril 2011. 9. LIMA, Claudia, A crise bancria irlandesa de 2008-2011 Dissertao (mestrado) FGV 2012. 10. LIMA, Claudia, Anlise do Desenvolvimento Econmico da Irlanda e Espanha monografia apresentada para concluso do curso de economia do IBMEC, Dezembro 2006.

11.MOREIRA, Edison Marques, Um olhar para a crise dos PIIGS. Indic. Econ. FEE, Porto Alegre, v. 38, n. 2, pp. 7-16, 2010 12.O efeito bumerangue da crise global nos bancos. Valor Econmico, So Paulo, p. A 12, 16 jun. 2010 13.http://www.independent.ie/national-news/government-must-cut-childbenefits-medical-cards-imf-says-3225965.html 14.http://oglobo.globo.com/economia/a-linha-do-tempo-da-crise-na-irlanda2921536 15.http://g1.globo.com/economia/noticia/2012/09/fmi-pede-apoio-da-europaem-resgate-da-irlanda-e-reduz-pib.html

You might also like