You are on page 1of 4

COLGIO SALESIANO DOM BOSCO

Campo Grande, ____ de __________________________ de 2007. Aluno(a)_____________________________________________ N_______. Srie: 1 do Ensino Mdio Turma:________ Prof Evandro Rodrigo Pedo
NOTA E VISTO DO PROFESSOR

Lista de Exerccios de Qumica Recuperao Semestral 1


1. Objetivos: 2. Contedos:
Propriedades da Matria; Cintica Qumica; Compostos Inorgnicos: cidos e bases

3. Instrues
Esta lista vale 4.0 (quatro) pontos e tem peso 1 (um); Esta lista deve ser entregue ao fiscal de prova no dia da realizao da Avaliao de Recuperao, que vale 4.0 (quatro) pontos e tem peso 3 (trs); Resolva a lista com cuidado e boa sorte. As questes abertas devem ser feitas caneta; Questes rasuradas sero anuladas.

Apresentar os estados de agregao da matria, Diferenciar os grficos de Temperatura vs Tempo e Apresentar as mudanas de estado de agregao. Conceituar, Classificar e Nomear cidos e bases; Calcular a velocidade e Identificar os fatores que influenciam a velocidade em uma transformao qumica.

01.

(Fuvest) As figuras a seguir representam, esquematicamente, estruturas de diferentes substncias, temperatura ambiente.

a) I b) II c) III d) I e II e) I e III 05. (Ufmg) Uma substncia foi resfriada no ar atmosfrico. Durante o processo foram feitas medidas de tempo e temperatura que permitiram construir este grfico.

Sendo assim, as figuras I, II e III podem representar, respectivamente, a) cloreto de sdio, dixido de carbono e ferro. b) cloreto de sdio, ferro e dixido de carbono. c) dixido de carbono, ferro e cloreto de sdio. d) ferro, cloreto de sdio e dixido de carbono. e) ferro, dixido de carbono e cloreto de sdio.

02. (Uel) Considere os pontos de ebulio, a 1,0 atm de presso, das cinco substncias a seguir:

A 0C, NO so gasosos: a) amnia e cloro. b) Sulfeto de hidrognio e fluoreto de hidrognio. c) benzeno e cloro. d) benzeno e fluoreto de hidrognio. e) amnia e sulfeto de hidrognio. 04. (Uel) Considere as seguintes afirmaes: I. na fuso de substncias slidas h absoro de calor; II. queima de compostos orgnicos so fenmenos endotrmicos; III. na temperatura de ebulio de substncias qumicas ocorre mudana de estado fsico. So verdadeiras SOMENTE

A anlise desse grfico permite concluir que todas as alternativas esto corretas, EXCETO a) A solidificao ocorreu durante 10 minutos. b) O sistema libera calor entre 5 e 15 minutos. c) A temperatura de solidificao da substncia 35C. d) A temperatura da substncia caiu 5C/min at o incio da solidificao. e) A substncia se apresentava nos estados liquido e slido entre 5 e 15 minutos. 06. (Mackenzie) No grfico adiante, de mudana de fase de agregao de uma substncia, provocada pelo aumento de temperatura, o nome correto das transformaes ocorridas nos intervalos X e Y so:

1
Misso do Colgio Salesiano Dom Bosco: Promover a formao de bons cristos e honestos cidados por meio de uma educao integral.

a) solidificao e condensao. b) fuso e ebulio. c) liquefao e vaporizao. d) sublimao e sublimao. e) fuso e liquefao. 07. (UFSCAR/SP) - Considere os seguintes dados obtidos sobre propriedades de amostras de alguns materiais.
Material Massa Volume (g) (mL) PF(C) PE(C)

X Y Z T W

115 174 0,13 74 100

100 100 100 100 100

80 650 219 57 a 51 0

218 1 120 183 115 a 120 100

Assinale a verdadeira (V) ou falsa (F) em cada afirmativa a seguir. ( ) O grfico representa a curva de aquecimento de uma mistura euttica.

Com respeito a esses materiais, pode-se afirmar que: ( ) A - a 20oC, os materiais X e Y esto no estado lquido. ( ) B - a 20oC, apenas o material Z est no estado gasoso. ( ) C - os materiais Z, T e W so substncias. ( ) D - os materiais Y e T so misturas. ( ) E - se o material Y no for solvel em W, ento ele dever flutuar se for adicionado a um recipiente contendo o material W, ambos a 20oC. 08. (UFSC/SC) - O quadro abaixo apresenta a variao de temperatura durante a fuso e a ebulio dos materiais X, Y, Z e T. Material PF PE X Constante Constante Y Varia Varia Z Constante Varia T Varia Constante Analisando o quadro, pode-se afirmar que X, Y, Z e T so, respectivamente: a) substncia pura, mistura comum, mistura euttica, mistura azeotrpica; b) mistura comum, substncia pura, mistura euttica, mistura azeotrpica; c) mistura comum, substncia pura, mistura azeotrpica, mistura euttica; d) substncia pura, mistura comum, mistura azeotrpica, mistura euttica; e) mistura euttica, mistura azeotrpica, mistura comum, substncia pura. 09. (Ufsm) Observe o grfico:

Misso do Colgio Salesiano Dom Bosco: Promover a formao de bons cristos e honestos cidados por meio de uma educao integral.

( ( (

) A temperatura de fuso do sistema varivel. ) O sistema tem mais de uma fase no instante t 2. )A temperatura de ebulio do sistema constante.

13. (Cesgranrio) O grfico a seguir representa a variao das concentraes das substncias X, Y e Z durante a reao em que elas tomam parte. A equao representa reao : a) X + Z Y b) X + Y Z c) X Y + Z d) Y X + Z e) Z X + Y que a

10. (Fuvest) Hidrognio reage com quase todos os elementos. Sua reao com nitrognio produz amnia (NH3). Industrialmente essa reao realizada na presena de um catalisador. Explique para que serve o catalisador.

11. (Ufmg) As curvas I e II representam caminhos possveis para a reao de hidrogenao do propeno.

14. (Cesgranrio) Dado o diagrama de entalpia para a reao X+YZ a seguir, a energia de ativao :

a) 60 kcal. b) 35 kcal. c) 25 kcal. d) 10 kcal. e) 0 kcal. 15. (Mackenzie) Na reao: X + 2Y Z observouse a variao na concentrao de X em funo do tempo, segundo a tabela a seguir:

a) INDIQUE a curva que corresponde ao caminho da reao mais rpida.

b) ESCREVA o fator responsvel por essa diferena de velocidade.

12. (Ufrj) Em um recipiente de um litro foi adicionado um mol de uma substncia gasosa A, que imediatamente passou a sofrer uma reao de decomposio. As concentraes molares de A foram medidas em diversos momentos e verificou-se que, a partir do dcimo minuto, a sua concentrao se tornava constante, conforme os dados registrados no grfico a seguir.

No intervalo de 4 a 6 minutos, a velocidade mdia da reao em mol/litro.min., : a) 0,010 b) 0,255 c) 0,005 d) 0,100 e) 0,200 16. Escreva o nome dos compostos a seguir:

a) H2SeO4 ________________________________ b) H2CO3 _________________________________ c) H2SO2 _________________________________


d) HBr __________________________________ e) HI ___________________________________ f) KOH __________________________________

A decomposio de A ocorre segundo a equao: 2A B + C Determine a velocidade mdia de decomposio de A durante os primeiros quatro minutos.

g) Au(OH)3 _______________________________ h) AuOH__ _______________________________ i) Mg(OH)2 _____________________________

j) Ba(OH)2 _______________________________

Misso do Colgio Salesiano Dom Bosco: Promover a formao de bons cristos e honestos cidados por meio de uma educao integral.

k) H3PO4 ________________________________ l) H3PO3 _________________________________ m) H3PO2 _________________________________


n) HCN __________________________________ o) NaOH _________________________________

18. Assinale a alternativa corretamente o texto a seguir:

que

completa

"Define-se cidos e bases como substncias que ao se dissolverem em gua fornecem, respectivamente, ctions ...I... e nions ...II... a) I H+ b) I H3+ c) I H+ d) I H3+ e) I H+ e e e e e II O 2II O2II O2II OHII OH-

p) Al(OH)3 ________________________________ q) Fe(OH)3 _______________________________ r) Fe(OH)2 _______________________________ s) Ca(OH)2 _______________________________


17. (Unesp) Escreva: a) as frmulas moleculares do cido hipoiodoso e do cido perbrmico.

19. (Ufrj) Assinale o item que contem apenas cidos a) H2S, NaCl, KOH b) HBr, HCl, H2SO4 c) NaCl, Ba(OH)2, BaS d) HCl, NH4OH, BaS e) NaOH, LiOH, Ca(OH)2 20. O "leite de magnsia" o resultado da mistura de sulfato de magnsio com hidrxido de sdio e gua destilada, aquecida ao fogo e submetida a vrias lavagens. usado como anticido estomacal e laxante. Indique a alternativa abaixo que comtm a frmula do "leite de magnsia". a) MgSO4 b) Na2SO4 c) NaCl d) Mg(OH)2 e) MgCl2

b) os nomes dos compostos de frmulas H2SO3 e H3PO4.

Misso do Colgio Salesiano Dom Bosco: Promover a formao de bons cristos e honestos cidados por meio de uma educao integral.

You might also like