You are on page 1of 10

REVISO: 0 Cdigo: P03C

Checklist Auditoria Interna ISO 9001:2008


4.1 - Requisitos Gerais

Questes
Os processos do SGQ esto identificados? Em que documento?

SIM

NO

NA

Evidncias

A seqncia e interao entre os processos do SGQ esto definidas e demonstradas? Em que documento? Os processos do SGQ so monitorados e medidos? Aes so implementadas para atingir os resultados planejados? Os processos externos esto identificados e so monitorados?

4.2 - Requisitos de Documentao


Questes
A poltica e os objetivos da qualidade esto documentados e divulgados? O Manual da Qualidade e procedimentos obrigatrios esto documentados? Os demais documentos do SGQ esto estabelecidos?

SIM

NO

NA

Evidncias

O Manual da Qualidade inclui: Escopo dos SGQ e justificativas para excluso Os procedimentos documentados ou referncia Interao entre os processos

4.2.3 - Controle de Documentos


Questes
Os documentos do SGQ esto controlados e existe um procedimento documentado? Documentos so aprovados antes de serem emitidos? Os documentos so revisados e redistribudos nos locais apropriados para uso, verses obsoletas so descartadas e novas verses ficam disponveis? Existe identificao clara nos documentos de sua finalidade e sua verso? Documentos de origem externa necessrios ao planejamento e a operao do SGQ so identificados? Sua distribuio controlada? Existe algum procedimento para salvaguardar os documentos do SGQ? Por exemplo backup O procedimento de Controle de Documentos est implementado eficazmente?

SIM

NO

NA

Evidncias

REVISO: 0 Cdigo: P03C

Checklist Auditoria Interna ISO 9001:2008

4.2.4 - Controle de Registros


Questes
Existe um procedimento documentado para controle de registros? O procedimento de controle de registros est eficazmente implementado e mantido? O procedimento de controle de registros est eficazmente implementado e mantido? A organizao possui uma sistemtica para a identificao, armazenamento, proteo, recuperao, reteno e disposio de registros Os registros so legveis? Os registros so prontamente identificveis? Os registros so rapidamente recuperveis?

SIM

NO

NA

Evidncias

5.1 - Comprometimento da Direo


Questes
A alta direo comunica a organizao da importncia de atender aos requisitos do cliente, legais e estatutrios. A poltica da qualidade estabelecida pela alta direo?

SIM

NO

NA

Evidncias

Os objetivos da qualidade so estabelecidos? As anlises crticas so realizadas com participao da alta direo? A alta direo disponibiliza os recursos necessrios para a eficaz operao do SGQ?

5.2 - Foco no Cliente


Questes
assegurada a determinao e atendimento aos requisitos do cliente visando a sua satisfao?

SIM

NO

NA

Evidncias

5.3 - Poltica da Qualidade


Questes
A poltica da qualidade apropriada ao propsito da organizao? Inclui um comprometimento com o atendimento aos requisitos e com a melhoria contnua da eficcia do SGQ? Sua estrutura permite estabelecer e analisar criticamente os objetivos da qualidade? A poltica da qualidade comunicada e entendida por toda organizao?

SIM

NO

NA

Evidncias

REVISO: 0 Cdigo: P03C

Checklist Auditoria Interna ISO 9001:2008

analisada continuamente para a continuidade de sua adequao?

5.4.1 - Objetivos da Qualidade


Questes
Os objetivos da qualidade so estabelecidos nas funes e nveis pertinentes da organizao? Os objetivos da qualidade so mensurveis e consistentes com a Poltica da Qualidade?

SIM

NO

NA

Evidncias

5.4.2 - Planejamento do Sistema de Gesto da Qualidade


Questes
O planejamento feito de forma a atender aos requisitos do cliente? Quando existem mudanas relevantes na organizao a integridade do SGQ mantida?

SIM

NO

NA

Evidncias

5.5.1 - Responsabilidade e Autoridade


Questes
As responsabilidades e autoridades esto definidas e comunicadas para toda a organizao?

SIM

NO

NA

Evidncias

5.5.2 - Representante da Direo


Questes SIM NO NA Evidncias

Existe representante da direo indicado?

5.5.3 - Comunicao Interna


Questes
Existem processos de comunicao apropriados na organizao referente ao SGQ? A eficcia do SGQ comunicada a organizao? Resultados de Auditorias, indicadores, etc

SIM

NO

NA

Evidncias

5.6 Anlise Crtica pela Direo


Questes
So feitas anlises crticas a intervalos planejados? As anlises crticas levam em conta: a) Resultados de auditorias; b) Realimentao de cliente; c) Desempenho de processo e conformidade de produto; d) Situao das aes preventivas e corretivas; e) Aes de acompanhamento sobre as anlises crticas anteriores pela direo; f) Mudanas que possam afetar o SGQ e g) Recomendaes para melhoria; Os resultados das anlises crticas so: a) Melhoria da eficcia do SGQ; b) Melhoria do Produto em relao aos requisitos do cliente; c) Necessidade de Recursos;

SIM

NO

NA

Evidncias

REVISO: 0 Cdigo: P03C

Checklist Auditoria Interna ISO 9001:2008

As aes oriundas da anlise critica contemplam responsveis e prazos de implementao?

6.1 Proviso de Recursos


Questes
Os recursos para o SGQ esto definidos e aprovados pela diretoria? A aplicao dos recursos acompanhada pela diretoria?

SIM

NO

NA

Evidncias

6.2.2 Competncia, Conscientizao e Treinamento


Questes
A competncia necessria as pessoas que executam trabalhos que afetam a conformidade do produto est determinada?

SIM

NO

NA

Evidncias

Existem treinamentos para tornar as pessoas competentes em suas atividades?

A eficcia dos treinamentos avaliada? O pessoal conscientizado da importncia do seu trabalho para com os objetivos da qualidade e atendimento aos requisitos do cliente? Os registros de competncia (educao, treinamento, habilidade e experincia) so mantidos?

6.3 Infra-estrutura
Questes
A organizao determina, fornece e mantm a infra-estrutura necessria para alcanar a conformidade com os requisitos do produto? Infra-estrutura inclui: a) edifcios, espaos de trabalho, instalaes associadas; b) equipamentos de processo (software ou hardware); c) Servios de apoio ( como sistemas de transporte, comunicao ou informao)

SIM

NO

NA

Evidncias

6.4 Ambiente de Trabalho


Questes
As condies de trabalho so gerenciadas? Existe PCMSO, CIPA, ou PPRA, atendimento a NRs. Alm de existirem documentos existem evidncia das implementaes desses documentos como PPRA e PCMSO?

SIM

NO

NA

Evidncias

7.1 Planejamento da Realizao do Produto


Questes SIM NO NA Evidncias

REVISO: 0 Cdigo: P03C

Checklist Auditoria Interna ISO 9001:2008

Os objetivos da qualidade e requisitos do produto so levados em conta durante o planejamento da realizao do produto? O planejamento leva em conta os processos necessrios, documentos e recursos especficos para a realizao do produto? A verificao, validao, monitoramento, medio, inspeo e atividades de ensaio requeridos, especficos para o produto, bem os critrios de aceitao do produto esto definidos? Os registros necessrios para fornecer evidncia de que os processos de realizao e o produto resultante atendem aos requisitos so definidos?

7.2 Processos relacionados a clientes


Questes
Os requisitos do cliente para produto, entrega e ps entrega esto identificados de forma documentada? Os requisitos no declarados pelo cliente mas necessrios ao uso pretendido esto identificados de forma documentada? Os requisitos no declarados pelo cliente mais de importncia legal esto identificados de forma documentada? A organizao analisa sua capacidade de fornecer um produto ou servio? Em caso de mudanas no contrato ou proposta elas so registradas? Em caso de mudanas as pessoas impactadas so avisadas? A empresa se comunica com seus clientes sobre as informaes referentes aos seus produtos? A empresa se comunica com seus clientes no tratamento de consultas, contratos ou pedidos e em suas alteraes? O cliente recebe retorno da organizao, inclusive em suas reclamaes

SIM

NO

NA

Evidncias

7.3 - Projeto e Desenvolvimento


Questes
Os estgios do projeto e desenvolvimento so identificados?

SIM

NO

NA

Evidncias

Existe anlise crtica? So definidas as anlises crticas e verificaes para cada estgio do projeto e desenvolvimento? So definidas as responsabilidades e autoridades para projeto e desenvolvimento? Entradas relativas a requisitos de produtos so mantidas de forma registrada?

REVISO: 0 Cdigo: P03C

Checklist Auditoria Interna ISO 9001:2008

As sadas de projeto e desenvolvimento atendem aos requisitos de entrada? Anlises crticas so programadas e executadas durante as etapas dos projetos? So mantidos registros? Quando aplicvel, os projetos e desenvolvimentos so validados antes da liberao para o cliente? So mantidos registros?

As alteraes nos projetos e desenvolvimentos so identificadas, registradas e analisadas criticamente? So mantidos registros?

7.4 - Aquisies
Questes
A organizao assegura que o produto adquirido est conforme com os requisitos de especificados de aquisio? Existem critrios para seleo, avaliao e reavaliao de fornecedores? So feitas avaliaes e registros so mantidos? A empresa s adquire produto de fornecedores qualificados? Existem informaes de aquisio que descrevem o produto antes de solicitar uma compra ao fornecedor? O produto adquirido verificado por ocasio do seu recebimento?

SIM

NO

NA

Evidncias

7.5.1 - Controle de Produo e Prestao de Servio

Questes
As informaes de produo esto disponveis nos locais apropriados? Existem instrues de trabalho? A utilizao de equipamento est adequada? Existem e so usados equipamentos de monitoramento e medio? Existem atividades de liberao, entrega e ps entrega do produto?

SIM

NO

NA

Evidncias

7.5.2 - Validao dos processos de produo e prestao do servio


Questes
Existe uma sistemtica de validao de produtos/servios onde a medio e o monitoramento no podem ser executados. Exemplo: Ensaios Destrutivos.

SIM

NO

NA

Evidncias

7.5.3 - Identificao e Rastreabilidade

REVISO: 0 Cdigo: P03C

Checklist Auditoria Interna ISO 9001:2008


SIM NO NA Evidncias

Questes
Os produtos ou servios so identificados durante todo o processo?

A situao de medio e monitoramento identificada?

7.5.4 Propriedade do Cliente


Questes
A organizao identifica, protege e salvaguarda a propriedade do cliente fornecida para uso ou incorporao no produto? Se a propriedade do cliente perdida, danificada, ou considerada inadequada para uso a organizao informa o cliente de forma registrada?

SIM

NO

NA

Evidncias

7.5.5 Preservao do Produto


Questes
As matrias-primas, produtos e outros materiais so preservados em condies adequadas durante todo o processo? Esta preservao inclui identificao, manuseio, embalagem, armazenagem e proteo?

SIM

NO

NA

Evidncias

7.6 Controle de Equipamento de Monitoramento e Medio


Questes
As medies e monitoramentos para que os produtos atendam aos requisitos foram definidos pela organizao, assim como os equipamentos a serem utilizados? Existem procedimentos ou instrues para monitoramento e medio? Os equipamentos e instrumentos a serem calibrados esto definidos? Onde? Os equipamentos so calibrados em intervalos especificados ou antes do uso? Os padres utilizados so rastreados? Existem laudos dos padres? Os laudos esto vlidos? Est definida as aes para quando o equipamento est no conforme quanto aos padres de Calibrao? Quando utilizado software na Calibrao, o mesmo tem sua capacidade validada? Os laudos de Calibrao fazem referncia ao padres utilizados?

SIM

NO

NA

Evidncias

8.2.1 - Satisfao do Cliente


Questes SIM NO NA Evidncias

REVISO: 0 Cdigo: P03C

Checklist Auditoria Interna ISO 9001:2008

Existem mtodos para medir a satisfao do cliente?

A satisfao do cliente avaliada pela organizao?

Alguma ao implementada quando um cliente est insatisfeito?

8.2.2 - Auditorias
Questes
Existe um procedimento documentado para execuo de auditorias internas?

SIM

NO

NA

Evidncias

Existe um programa de auditoria implementado? As auditorias internas so conduzidas de forma imparcial e seus auditorias no auditam seu prprio trabalho? Os resultados de auditorias anteriores so levados em considerao durante o planejamento e execuo das auditorias? O planejamento das auditorias define quais sero os critrios da auditoria, escopo, frequncia e mtodos a serem seguidos?

Existem registros das auditorias? Existem atividades de acompanhamento que incluem a verificao das aes executadas? Esses resultados so relatados?

As no conformidades provenientes de auditorias so combatidas e em tempo hbil? Existe treinamento e preparao dos auditores garantindo assim melhores resultados para auditoria?

8.2.3 - Medio e Monitoramento de Processo


Questes SIM NO NA Evidncias

Os processos so monitorados? A metodologia utilizada demonstra a capacidade dos processos de atingirem os resultados planejados?

Quando as metas no so atingidas isto tratado como no conformidade?

8.2.4 Medio e Monitoramento de Produto


Questes SIM NO NA Evidncias

REVISO: 0 Cdigo: P03C

Checklist Auditoria Interna ISO 9001:2008

As caractersticas dos produtos so medidas e monitoradas de acordo com requisitos?

As medies so efetuadas em fases apropriadas do processo?

So mantidas evidncias da conformidade com os critrios de aceitao?

Os registros indicam pessoal autorizado para liberao do produto?

H registro de liberao urgente pelo cliente ou por outra autoridade pertinente?

8.3 Controle de Produto no Conforme


Questes
Produtos no conformes so identificados e controlados? Existe procedimento documentado? Ele define controle, responsabilidades e autoridades para lidar com produto no conforme?

SIM

NO

NA

Evidncias

Aes so executadas para elimar a no conformidade detectada? Quando identificado produto no conforme, seu uso pretendido ou aplicao original bloqueado? Quando o produto no conforme identificado aps iniciar o uso, aes apropriadas aos efeitos so tomadas?

Existem registros de no conformidades em produtos no conformes?

Os produtos no - conformes quando corrigido so reverificados?

8.4 Anlise de Dados


Questes
Esto definidos os dados a serem coletados e anlises apropriadas para avaliar onde melhorias contnuas podem ser realizadas? A anlise de dados inclui: satisfao do cliente, conformidade do produto, tendncias dos processos, performance dos fornecedores?

SIM

NO

NA

Evidncias

8.5.2 Aes Corretivas


Questes SIM NO NA Evidncias

REVISO: 0 Cdigo: P03C

Checklist Auditoria Interna ISO 9001:2008

Existe um procedimento documentado para tratamento de no conformidades? Leva em considerao aes corretivas? As causas das no-conformidades so Identificadas? Inclui as reclamaes de clientes?

Aes Corretivas so implementadas em tempo adequado?

A implementao das aes verificada?

A eficcia das aes verificada?

8.5.3 Aes Preventivas


Questes
Existe um procedimento documentado para aes preventivas? As aes preventivas so apropriadas aos problemas potenciais?

SIM

NO

NA

Evidncias

As causas das no- conformidades potenciais so identificadas?

Aes Preventivas so implementadas em tempo adequado?

A implementao das aes preventivas verificada?

A eficcia das aes preventivas verificada?

You might also like