You are on page 1of 4

A Justificao pela F

por David S. Steele e Curtis C. Thomas

A. O Significado de Imputao. Imputar algo a uma pessoa significa pr esse algo em sua conta (creditar) ou cont-la entre as coisas que lhe pertencem - ser-lhe creditado, e o que lhe imputado passa a ser legalmente seu; -lhe contado como sua possesso. Imputar significa contar, creditar, atribuir. Enquanto se faz referncia ao significado de imputar, no importa quem o que imputa, se um homem (1 Sm 22:15) ou Deus mesmo, como vemos em Salmo 32:2; no importa o que imputado, se uma boa ao para recompensa (Sm 106:30) ou uma ao m para castigo (Lv 17:4); e, finalmente, no importa se o imputado algo que nos pertencia pessoalmente antes da imputao, como no caso citado anteriormente do Salmo 106:30, donde se imputa a Finias sua prpria boa ao, ou algo que no nos tem pertencido previamente, como o caso em que Paulo pede a Filemom que uma dvida que no sua pessoalmente, lhe seja colocada em sua conta (Fm 18). Em todos estes casos a ao de imputar simplesmente colocar algo na conta de algum. De forma que, quando Deus, no caso aqui, diz imputar pecado a algum, o significado que Deus considera o tal como pecador e em conseqncia, culpvel e merecedor de castigo. Semelhantemente, a no imputao de pecado significa simplesmente no atribuir essa carga como base do castigo (Sl.32:2). Da mesma forma, quando Deus diz Imputar justia a uma pessoa, o significado que Deus considera judicialmente tal pessoa como justa e merecedora de todas as recompensas a que tem direito toda pessoa justa (Rm.4:6-11). B. A Base da Justificao A dupla imputao de pecado e justia (referidos a Cristo e ao crente) forma a base da justificao. 1. Os pecados dos crentes foram imputados a Cristo - por isto Ele sofreu e morreu na cruz (1 Pd 2:24; II. Co 5:21). Cristo foi feito legalmente

responsvel pelos pecados do crente, e sofreu o justo castigo que a este correspondia. Ao morrer no lugar do crente, Cristo satisfez as demandas da justia e o libertou para sempre de toda possibilidade de condenao ou castigo. Quando os pecados do crente foram imputados a Cristo, o ato de imputao no fez a Cristo pecador ou contaminou Sua natureza tampouco, de modo algum afetou Seu carter; este ato s tornou Cristo o responsvel legal de tais pecados. A imputao no troca a natureza de nada; somente afeta a posio legal da pessoa. 2. Jesus Cristo viveu uma vida perfeita - guardou completamente a lei de Deus. A justia pessoal que Cristo obteve durante Sua vida na terra imputada ao pecador no momento em que este cr. A justia de Cristo outorgada ao crente; e Deus o v como se ele mesmo houvesse feito todo o bem que Cristo fez. A obedincia de Cristo, Seus mritos, Sua justia pessoal imputada (atribuda) ao crente. Isto de modo algum troca a natureza do crente (como tambm a imputao de pecados a Cristo no muda a Sua natureza); somente muda a posio legal do crente diante de Deus. C. O Meio da justificao. O meio pelo qual o pecador recebe os benefcios da obra salvadora de Cristo (Sua vida sem pecado e Seu sacrifcio), a f nEle. Ningum pode ser justificado seno pela f; no entanto, ningum justificado sobre a sua f. A f, em si mesma, no salva o pecador; porm o leva a Cristo, o qual quem, de fato, salva; portanto, a f, conquanto seja um meio necessrio para a justificao, no em si mesma a causa ou a base da justificao. Paulo disse que os crentes so justificados dia pisteos (Rm.3:25), pistei (Rm.3:28) e ekpisteos (Rm.3:30). O dativo e a preposio dia, representam a f como meio instrumental pelos quais Cristo e Sua justia so imputados; a preposio ek mostra que a f ocasiona, e logicamente precede, nossa justificao pessoal. Paulo nunca disse, e sem dvida negaria, que os crentes so justificados dia pistin, ou seja, por causa de sua f. Se a f fosse a base da justificao, a f seria, com efeito, uma obra meritria; e a mensagem do evangelho seria, depois de tudo, meramente uma nova verso da justificao por obras, doutrina considerada por Paulo como irreconcilivel com a graa, e destrutiva espiritualmente (Compare Rm 4:4; 11:6; Gl .4:21-5:1 2). Paulo considera a f, no como a causa da justificao, mas como a mo vazia, estendida, que recebe a justia ao receber a Cristo.

D. A distino entre justia imputada e justia pessoal Devemos ter o cuidado de no confundir a justia imputada (a qual recebemos pela f e que a nica base de justificao) com os atos pessoais de justia (santidade), realizados pelos crentes como resultado da obra do Esprito Santo em seus coraes. Hodge disse: A justia pela qual somos justificados, no algo feito por ns nem nada que tenhamos forjado em ns mesmos, mas algo feito por ns e a ns imputado. a obra de Cristo, o que Ele fez e sofreu para satisfazer as demandas da lei (...) no nada que tenhamos criado ou forjado em ns ou algo inerente em ns. Por isso dizemos que Cristo nossa justia; que somos justificados por Seu sangue, Sua morte, Sua obedincia; somos justos nEle e somos justificados por Ele, ou em Seu nome. A justia de Deus, revelada no Evangelho e pela qual somos constitudos justos , portanto, a justia perfeita de Cristo, a qual cumpre completamente todos os requisitos da lei a que os homens esto obrigados e que todos os homens tem quebrado A base da justificao A OBRA DE CRISTO, e O MEIO da justificao a F EM CRISTO.

Extrado do Livro Romanos, um bosquejo explicativo. Fonte: Jornal OS PURITANOS

www.monergismo.com

uma realizao de Felipe Sabino de Arajo Neto Proclamando o Evangelho Genuno de CRISTO JESUS, que o poder de DEUS para salvao de todo aquele que cr.
Este site da web TOPO DA P GINA Estamos

s ordens para comentrios e sugestes.


Livros Recomendados

Recomendamos os sites abaixo:


Academia Calvnia/Arquivo Spurgeon/ Arthur Pink / IPCB / Solano Portela /Textos da reforma / Thirdmill Editora Cultura Crist /Edirora Fiel / Editora Os Puritanos / Editora PES / Editora Vida Nova

You might also like