You are on page 1of 15

Licere, Belo Horizonte, v.10, n.1, abr.

/2007

ARTE, HISTRIA, TURISMO E LAZER NOS CEMITRIOS DA CIDADE DE SO PAULO1


Recebido em: 23/03/2007 Aceito em: 03/04/2007

Samira Adel Osman2


SENAC

Olvia Cristina Ferreira Ribeiro3


Universidade So Judas Tadeu RESUMO: A proposta deste artigo foi abordar a explorao turstica e de lazer dos cemitrios tradicionais de So Paulo (Consolao, do Ara e So Paulo) a partir de seu potencial histrico e artstico, pois o acervo a reunido faz com que estes locais possam ser considerados como verdadeiros museus a cu-aberto. A partir das experincias que ocorrem no mundo, sobretudo na Frana, analisamos a utilizao turstica dos cemitrios no Brasil e em So Paulo, em relao ao que ainda pode ser feito para potencializar essa utilizao como lazer aos habitantes e como incluso nos roteiros tursticos. PALAVRAS-CHAVE: Cemitrios. Lazer. Turismo Cultural. ART, HISTORY, TOURISM AND LEISURE AT SAO PAULO'S CEMETARIES ABSTRACT: The proposal of this article was to approach the tourist and the leisure exploration of the traditional cemeteries of So Paulo City (Consolao, Ara and So Paulo) from its historical and artistic potential, as the quantity congregated there makes these places to be considered as true museums at sky-open one. From the experiences that occur in the world, over all in France, we analyze the tourist use of the cemeteries in Brazil and in So Paulo, in relation what still can be done to be more potential this use as leisure to the inhabitants and as inclusion at the tourist scripts. KEYWORDS: Cemeteries, Leisure, Cultural Tourism.

Nada mais polmico, no imaginrio popular, de que vem carregada a palavra cemitrio. A associao bvia: tristeza, desolao, angstia, perda, local de reverenciamento
1

Trabalho apresentado no Turicincia, Primer Congresso de Cincias Aplicadas al Turismo, Buenos Aires, Argentina, setembro, 2006. 2 Docente do Centro Universitrio Senac nas reas de Turismo, Hotelaria e Gastronomia. Doutora em Histria Social pela USP. 3 Docente da Universidade So Judas Tadeu no curso de Turismo. Especialista e mestre em Lazer pela UNICAMP.

Licere, Belo Horizonte, v.10, n.1, abr./2007

a entes queridos, lugar aonde se vai uma vez na vida e outra na morte. Ou ainda, a imagem ainda mais negativa relacionada a adjetivos como medo, pavor, morbidez, lugubridade, para no citar a ligao ao movimento gtico ou mesmo a rituais macabros. Essa concepo alimentada tanto por esse imaginrio popular, quanto pela imortalizao de uma imagem negativa criada e reforada pelo cinema, sobretudo no gnero filmes de terror4, nos quais os cemitrios so cenrios favoritos para assustadores enredos de almas penadas ou de acontecimentos inexplicveis, que esto alm da imaginao. Nossa literatura5 tambm prdiga em criar esse tipo de enredo: s para citar os mais celebrados temos Carlos Drummond de Andrade com seu conto Flor, Telefone e Moa (DRUMMOND, 2001) e ainda Lygia Fagundes Telles com seu no menos prestimoso conto Venha ver o pr-do-sol (TELLES, 1998). Mesmo para aqueles que temem esses espaos, no h como no reconhecer que existe certo fascnio ligado aos cemitrios, seja ele despertado pelo medo seja pela admirao. Com certeza, o local desperta todos esses sentimentos dspares e paradoxais citados acima e muito mais. Mas no s isso. Vencendo temores, tabus e preconceitos, podemos descobrir que alm muros dos chamados campos-santos h um mundo de descobertas a serem feitas. Se pudermos dissociar essa idia de negatividade dos cemitrios, possvel descobrir que outra associao pode ser feita, esta sim com uma carga bastante positiva: um local para admirar obras de arte, conhecer a histria, descobrir curiosidades e, por que no, contemplar a beleza de jardins, ruas, alamedas e os mais diferentes jazigos por puro lazer. Longe de mrbidos e lgubres, esses locais podem ser uma agradvel alternativa para visitao, j que renem no espao intramuros ilustres personalidades, preciosidades arquitetnicas, obras de

4 5

Os filmes sobre o clssico Drcula passam-se, geralmente, nesse local. Na literatura latino-americana, destaca-se a obra de Gabriel Garca Mrquez intitulada Do amor e outros demnios cujo mote para o enredo a exumao da cripta de um mosteiro desativado.

Licere, Belo Horizonte, v.10, n.1, abr./2007

arte, histria e histrias, curiosidades, revelando que no s so partes das cidades nas quais se inserem como podem ser lidos como seu microcosmo: uma cidade dentro da cidade. Em certas partes do mundo, sobretudo na europia, j existe uma tradio consolidada de visitao aos cemitrios feita tanto pelos habitantes locais como por turistas desejosos de ir alm do que usual em qualquer roteiro cultural, que incluem visitas a museus, teatros, exposies etc. Como ponto turstico consolidado nos mais diferentes pases do mundo, os cemitrios atraem romarias de visitantes interessados em conhecer tmulos de personalidades mundiais da literatura, das artes, da poltica, da histria como tambm para apreciar tmulos e jazigos que podem ser vistos como verdadeiras obras de arte. Alm de sua importncia histrica, os cemitrios so ainda vistos como locais por onde se podem percorrer jardins arborizados, alamedas floridas e desfrutar de momentos de paz e tranqilidade como numa ilha no meio do caos urbano das grandes cidades. Desta forma, os cemitrios podem ser considerados equipamentos no-especficos de lazer na classificao de Requixa (1980) e Camargo (1992). Estes autores denominam assim as instalaes que so construdas com outras funes que no a de lazer, mas que podem e devem serem aproveitados no tempo livre. Eles podem ser visitados nos tempos livres das pessoas, por prazer, onde podem ser vivenciados alguns valores do lazer como o relaxamento e o desenvolvimento. Nos cemitrios o lazer cultural ou artstico - em que se busca o contato com a beleza - pode ser vivenciado na contemplao das obras de arte dos tmulos e igrejas. Talvez o melhor exemplo para essa imagem positiva associada aos cemitrios e sua incluso como equipamentos no-especficos de lazer e como roteiros tursticos seja a cidade de Paris, que rene em seu permetro os trs mais famosos cemitrios do pas e do mundo: Pre-Lachaise, Montparnasse e Montmartre.

Licere, Belo Horizonte, v.10, n.1, abr./2007

Desses trs, o Pre-Lachaise , certamente, o exemplo mais emblemtico dessa concepo de cemitrios como um local de lazer e de turismo: por ali transitam diariamente uma grande diversidade de pessoas aproveitando-se das sombras e da beleza de mais de seis mil rvores: mes com bebs, animados estudantes, casais de namorados, aposentados e, claro, turistas e mais turistas, interessados em conhecer as sepulturas de seus dolos, em prestar homenagens aos ilustres moradores, ou apreciar algumas esculturas de artistas no menos renomados, como Rodin e Brancusi, que se destacam em um ou outro tmulo dos 110 mil espalhados em seus 44 hectares de rea. Criado por Napoleo Bonaparte em 1803 e imortalizado pelo escritor Honor de Balzac, que enterrava todos os personagens que morriam em suas obras no Pre-Lachaise, neste local que esto sepultadas mais de cinqenta celebridades mundiais, no ficcionais. A lista grande e variada: os restos mortais do eterno casal Abelardo e Helosa do sculo XII e os escritores La Fontaine e Molire do sculo XVII, foram para l transferidos a revelia, numa tentativa de dar prestgio ao local visto com certa desconfiana, e dividem a vizinhana com famosos de outros sculos e por variados motivos. Allan Kardec (1804-1869), criador do Espiritismo o tmulo mais visitado, sobretudo pelos adeptos brasileiros, mas totalmente desconhecido entre seus compatriotas; Jim Morrison (1943-1971), vocalista da banda The Doors, cultuado pelos seus fs, que lhe prestam homenagem em animadas festas, causadoras de muitas polmicas na cidade, e divide o mesmo espao com outros nomes ligados msica como Frdric Chopin (1810-1849), Maria Callas (1923-1977) e Edith Piaf (1915-1963); no mundo da dana destaca-se Isadora Duncan (1878-1927); na literatura o prprio Balzac (1799-1850), Oscar Wilde (1854-1900), Victor Hugo (1802-1885), Gertrude Stein (1874-1946) e Marcel Proust (1871-1922); atores e atrizes como Sarah Bernhardt (1844-1923) e o casal Yves Montand (1921-191) e

Licere, Belo Horizonte, v.10, n.1, abr./2007

Simone Signoret (1921-1985); e tantos outros como Auguste Comte (criador do positivismo) e Hahnemann (criador da homeopatia). O Cemitrio de Montparnasse, criado em 1824, e o Monmartre, criado em 1825, ambos com aproximadamente dezenove mil metros quadrados, abrigam em seu espao pessoas ilustres no menos famosas. No primeiro encontram-se sepultados os escritores Charles Baudelaire (1821-1867) e Guy de Maupassant (1850-1893); o polmico casal do Existencialismo Jean Paul Sartre (1905-1980) e Simone de Beauvoir (1908-1986); o teatrlogo Samuel Beckett (1906-1989) e o cineasta Franois Truffaut (1932-1984). No segundo destacam-se os escritores Henri Stendhal (1773-1824) e mile Zola (1840-1902) alm do impressionista Edgard Degas (1834-1917). O interesse pela visitao a mortos ilustres recorrente em quase todos os cemitrios do mundo. o caso do Highgate, em Londres, criado em 1838, que recebe em torno de oitenta mil visitantes, e no qual se encontram os tmulos do filsofo Karl Marx (1818-1883) e dos escritores Gabrielle Rossetti (1828-1884) e Herbert Spencer (1820-1903); o Novodevichy, em Moscou, onde se encontram o escritor Nikolay Gogol (1809-1852), o dramaturgo Anton Tchekhov (1860-1904), o poeta Vladimir Maiakovski (1893-1930); o Arlington, nas proximidades de Washington, onde repousam o casal mais querido dos Estados Unidos, John Fitzgerald Kennedy (1971-1963) e Jacqueline Kennedy Onassis, e diversos tmulos em homenagem s participaes do pas das guerras mundiais e ainda nas Guerras da Coria e do Vietn; em Buenos Aires destacam-se o Recoleta (de 1822), onde repousa Evita Pern (1919-1952) e o da Chacarita (de 1870), onde se encontram os restos mortais de Juan Domingos Pern (1895-1974) e de Carlos Gardel (1890-1935).

Licere, Belo Horizonte, v.10, n.1, abr./2007

Muitos outros cemitrios recebem visitantes interessados no s em seu valor histrico como tambm pela sua importncia artstica6, ao reunir entre seus muros mortos ilustres que pretendiam perpetuar sua existncia alm morte e que usaram a arte para esse fim. Chamam ateno dos visitantes as esculturas espalhadas por alamedas e jazigos, os bem cuidados jardins, os suntuosos portes e os imponentes tmulos. o caso do West Norwood em Londres (de 1837), com sessenta e quatro monumentos arquitetnicos; do Cemitrio Monumental em Milo (de 1866) e do Staglieno (de 1872) em Gnova; do Mount Auburn em Massachussets; do Coln em Havana (de 1871); entre outros. No seria exagero ento verificar que esses locais recebem um grande nmero de visitantes; s o Pre-Lachaise registra anualmente trs milhes7. Se comparados a outros locais tursticos parisienses, como o Museu do Louvre e a Torre Eiffel que recebem cinco milhes de visitantes, o Pre-Lachaise iguala-se a eles em importncia e at supera muitos outros atrativos tursticos da capital. Essa incluso dos cemitrios em roteiros tursticos da cidade leva tambm a uma necessidade de organizao. No Recoleta h visitas guiadas no ltimo domingo do ms, alm de placas de identificao e localizao das personalidades ali sepultadas; no Clon cobra-se U$1,00 para a entrada e os pacotes tursticos incluem-no na visitao; no Arlington ocorre o mesmo para aqueles que se dirigem a Washington.

Alm de espao para contemplao das artes, das celebridades, da histria e do lazer, h um outro campo que pode ser explorado nos cemitrios: as crenas e o culto popular de devoo a determinados indivduos apontados como milagreiros, que atraem milhares de devotos. No Cemitrio da Consolao destaca-se o menino Antoninho da Rocha Marmo; no Cemitrio Coln de Havana La Milagrosa. Lendas e fatos inusitados tambm despertam a curiosidade dos visitantes: a de que Clepatra estaria enterrada anonimamente no Pre-Lachaise aps ter sido trazida do Egito por Napoleo; a de Elizabeth Seddal, no Highgate, que ao ser exumada tinha seus cabelos crescidos e um sorriso nos lbios; a do coveiro da Recoleta que, tendo concludo a construo de sua prpria sepultura, se suicidou para ocupar logo o lugar; entre tantas outras que alimentam um rico imaginrio popular. 7 Dados obtidos em guias tursticos e sites oficiais do governo francs.

Licere, Belo Horizonte, v.10, n.1, abr./2007

Na Frana, os cemitrios contam com guias de turismo8 especializados, muitas vezes bilnges, que conduzem os visitantes aos jazigos de importncia histrica e artstica, em determinados dias da semana e com hora marcada. Existem tambm indicaes da localizao de tmulos dos sepultados mais famosos, alm de um mural logo na entrada no qual consta uma lista de personalidades ali inumadas. Alm disso, o turista pode contar com mapas comprados em qualquer estabelecimento comercial dos arredores, e guias tursticos9, gerais e especializados, que trazem as mais diferentes informaes: de localizao de tmulos a opes de roteiros e dados histricos das personalidades visitadas. Ao contrrio da tradio europia e de outros pases do mundo que consideram a explorao turstica de seus cemitrios, no Brasil pouca ateno tem se dado ao tema, embora a riqueza e a histria de nossos cemitrios faam jus a um interesse maior. O Cemitrio da Consolao, em So Paulo, e o Cemitrio So Joo Baptista no Rio de Janeiro, s para citar as mais antigas necrpoles pblicas do Brasil, escondem entre seus muros mortos ilustres que fazem parte da histria do pas. No caso de nossa cidade, importante destacar que So Paulo no deposita suas obras de arte e no conta sua histria apenas em espaos consagrados, como j o so os museus, de histria ou de arte. Verdadeiros locais de exposio de obras de arte a cu aberto, os cemitrios em nada perdem em valor e importncia no registro da histria da cidade, podendo ser considerado como um autntico lugar da memria (NORA, 1993). O cemitrio, nessa concepo, representa um resumo simblico da sociedade no qual est inserido, pois nele que se pretende perpetuar o status e o estilo de vida das diferentes camadas da sociedade, mesmo depois da morte. Nesse cenrio burgus da necessidade de afirmao e imortalizao da posio social adquirida em vida, que os cemitrios assumem

8 9

Esses servios no so gratuitos. Custam de U$ 3,50 a U$ 5,00 por pessoa. A editora francesa Hachette especializada em publicaes sobre cemitrios. O Guia Bleu um bom exemplo desse tipo de publicao.

Licere, Belo Horizonte, v.10, n.1, abr./2007

papel fundamental na perpetuao da memria, abrigando desde simples sepulturas individualizadas e jazigos de famlia a suntuosos monumentos morturios. Para ries (1977, p. 37), essa atitude social traduz a vontade de individualizar o lugar da sepultura e de perpetuar neste local a lembrana do defunto... com a preocupao em sair do anonimato e em conservar sua identidade aps a morte. Essa preocupao, no entanto, no se d apenas na esfera de preservar o culto familiar aos mortos, mas representa a inteno de ser uma continuao da vida em sociedade, estendendo o culto do privado ao pblico. A forma de lidar com a morte e com os mortos deve ser analisada dentro de um contexto histrico e antropolgico ainda mais amplo. A associao entre morte e perpetuao da memria, a verificao das prticas religiosas, os estilos artsticos como reflexo cultural, a mentalidade e os costumes de uma sociedade esto espelhados nesse espao que rene um rico repertrio cultural da cidade. No cemitrio a histria da cidade e de seus habitantes se eterniza, entre jazigos de mrmore e granito, nas esculturas sacras e profanas, nos bustos e nos retratos, nas sensveis epgrafes, na busca de uma graa ou de um milagre. O cemitrio da Consolao (de 1858), o do Ara (de 1887), e o So Paulo (de 1930) criados por meio de decretos municipais, refletem toda essa vinculao com a histria da cidade, com o Estado de So Paulo e mesmo com o pas. As iniciativas para a criao de cemitrios secularizados a cu aberto foram decorrentes das prticas sanitrias vigentes poca, que condenavam a tradio medieval (transportada para c no perodo colonial) de sepultamento dentro das Igrejas e a ligaram com a proliferao de diversos tipos de doenas. Imposta como prtica, a inumao nos cemitrios a cu aberto, desvinculados de qualquer controle da Igreja Catlica, levou secularizao dos chamados campos-santos. Fora da Igreja, cuja vinculao a uma determinada ordem ou a prpria localizao de um tmulo mais prximo ou mais distante do altar, marcava a posio social do defunto e de seus

Licere, Belo Horizonte, v.10, n.1, abr./2007

familiares, as classes abastadas dedicaram-se construo de faustosas obras tumulrias, estendendo aos cemitrios sua posio social, numa tentativa de monumentalizao e sacralizao eterna. Bares de caf e novos-ricos imigrantes; artistas, escritores e intelectuais; polticos e figuras pblicas, mdicos, juristas e professores; uma gama de grupos sociais povoa o Cemitrio da Consolao. Desses tmulos, os pertencentes aos bares de caf e aos imigrantes enriquecidos so os que mais se preocuparam com a representao da riqueza e da prosperidade adquiridos na poca do caf ou na fase da industrializao de So Paulo. Esses jazigos foram erguidos com o mesmo luxo e a mesma ostentao de seus casares, construdos nas partes mais nobres da cidade, fazendo da ltima morada a extenso de onde se habitou em vida. Como verdadeiras obras faranicas, esses tmulos so tambm uma forma de homenagear a si prprio, seus feitos e esforos, sobretudo a riqueza construda. Livres dos olhos censuradores da Igreja, as abastadas e tradicionais famlias erigiram seus jazigos num esprito de suntuosidade e pompa tumulria, sob o pecado da vaidade e da soberbia. Essa atitude denotava tanto a perda do poder da Igreja e o controle exercido sobre seu rebanho, como o sentimento arreligioso da sociedade catlica enriquecida. Se os bares de caf tinham ao seu favor os brases e os sobrenomes tradicionais das famlias paulistas, podendo at ser um pouco parcimoniosos, com certeza os imigrantes, na maior parte de origem italiana e rabe, foram os que mais se esmeraram neste tipo de encomenda para firmar uma posio recm-adquirida, como afirma Ribeiro (1999). O tmulo tornou-se assim no apenas a ltima morada, mas a perpetuao e a consagrao da posio alcanada em vida. Longe de uma atitude de simplicidade e parcimnia que deveria caracterizar esse local e a manuteno de uma postura mais temerosa diante da morte, o que se privilegiou foi a consolidao do que se foi em vida mesmo aps a

Licere, Belo Horizonte, v.10, n.1, abr./2007

morte como forma de marcar a distino social num lugar que recebia, ao mesmo tempo, de bares de caf a ilustres desconhecidos. De lugar para sepultamentos para evitar a proliferao de doenas, os cemitrios da cidade, sobretudo o da Consolao, transformaramse em local de luxo, riqueza, ostentao e poder. Um passeio pelo cemitrio da Consolao um encontro com todas as mudanas ocorridas em So Paulo, valendo por uma boa aula de histria. possvel, em poucas quadras, de jazigo em jazigo, ao longo das ruas e alamedas, visitar o Brasil-Imprio e diversas personalidades nobilirquicas (como a Marquesa de Santos e o Baro de Itapetininga); assistir ao poder e ascenso da Repblica do Caf-com-leite (nas figuras dos presidentes Washington Lus e Prudente de Moraes); verificar o apogeu e a falncia das famlias tradicionais (os Prado e os lvares Penteado) e a mudana de poder e da riqueza para os imigrantes cujos nomes se ligam industrializao de So Paulo (Matarazzo, Jafet, Calfat, Crespi), tambm ligados a um processo de apogeu e decadncia; comprovar o enredo poltico representado no Movimento Tenentista e nas Revolues de 1924 e 1932. Sem contar a ampla efervescncia cultural que marcou a Belle poque e os frementes anos 1920, com a Semana Modernista (com a trinca formada por Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade e Mrio de Andrade, e o desafeto Monteiro Lobato), alm do mecenato nas artes (Ciccilo Matarazzo, Yolanda e Olvia Guedes Penteado). A lista extensa e diversificada, de uma riqueza histrica sem igual. ainda, no campo das artes, que os tradicionais cemitrios paulistas tambm surpreendem, revelando que alm de seus muros esto no apenas mortos ilustres como tambm um rico acervo cultural, de um tipo de arte, chamado de arte tumulria ou arte tumular, arte cemiterial ou ainda arte funerria, cuja manifestao predominante e tpica do final do sculo XIX at aproximadamente meados da dcada de 1950. Na mesma perspectiva de se distinguir na morte os diferentes tipos de sepultamentos, que as famlias de prestgio contrataram e compraram as obras de artistas renomados e de

10

Licere, Belo Horizonte, v.10, n.1, abr./2007

artesos talentosos para decorar seus jazigos. H uma grande variedade de obras artsticas, escultricas e arquitetnicas que no se encontram reunidos num museu mas que, com certeza, enriqueceriam seu acervo e chamariam a ateno de qualquer visitante. Os estilos artsticos so os mais variados e, como expresso de uma determinada poca, transitam do art nouveau ao modernismo, com uma dose de ecletismo. Artistas consagrados, conhecidos e prestigiados, como Rodolpho Bernardelli, Galileo Emendabili, Victor Brecheret, Luigi Brizzolara e Bruno Giorgi, tm diversas obras espalhadas pelos Cemitrios da Consolao, do Ara e So Paulo, assim como em outros espaos da cidade. Muitos viveram exclusivamente desse trabalho, como Eugnio Pratti, Armando Zago e Antelo Del Debbio; alguns escandalizaram a sociedade da poca ao escolher o nu e a sensualidade como tema, caso de Leopoldo e Silva e Alfredo Oliani; outros deixaram obras de autoria annima. A origem italiana quase predominante dos sobrenomes no mera coincidncia, mas sim a decorrncia de um oportuno encontro de artistas talentosos com a fortuna de uma elite paulistana vida por ostentao. Os temas so ricos e variados: capelas dos mais ricos estilos arquitetnicos; figuras sacras em expresso de dor e lamento, representando cenas da Pregao de Cristo, de seu Calvrio, da Crucificao, da Descida da Cruz e da Ascenso; anjos com expresses plcidas, ingnuas, lnguidas ou enigmticas; imagens profanas e mitolgicas; smbolos pagos e exticos e claro, a representao da figura feminina. Transitando de inconsoladas Piets em poses dramticas s mulheres aladas ou anjos sem asas, do sofrimento sensualidade, esculpidas em formas vistosas ou discretas, recatadas ou destacando-se os detalhes curvilneos, cobertas ou nuas, do choro contemplao, a presena feminina se faz notar. Esse tipo de arte, que teve um grande perodo de auge e esplendor, est extinto, e como representao de uma poca mantm-se como testemunho. Essa extino fruto tanto das mudanas sociais, polticas e econmicas que levaram a um progressivo abandono dessa

11

Licere, Belo Horizonte, v.10, n.1, abr./2007

forma de sepultamento e de imortalizao de poderosas famlias, como de uma nova concepo diante da morte que tem popularizado novas formas de inumao nos chamados cemitrios-jardins. Apesar de sua incontestvel importncia, esse rico acervo artstico encontra-se, muitas vezes, em completo estado de abandono ou merc de atitudes de vandalismo, necessitando ser recuperada, preservada e divulgada. Atitudes como o tombamento do conjunto do Cemitrio da Consolao, incluindo o Cemitrio da Venervel Ordem Terceira do Carmo e o Cemitrio dos Protestantes, realizado pelo CONDEPHAAT em 2004, pode auxiliar para evitar o desaparecimento desses espaos carregados de histria e memria. O lazer e o turismo nesses locais tambm so uma forma de contribuio para sua preservao. Embora tmida no Brasil, essa insero dos cemitrios como atrativos tursticos comea a despontar, voluntria ou involuntariamente. O Cemitrio do Morumbi, que se caracteriza por uma nova concepo paisagstica, visando desvincular o local das idias de dor e sofrimento para uma associao com paz e meditao, j atrai turistas interessados em conhecer certos tmulos, como o da cantora Elis Regina e o do piloto Ayrton Senna, cujo tmulo visitado principalmente por turistas japoneses. O Cemitrio Vertical de Santos outro exemplo desse interesse, seja por sua original concepo e porte, seja porque o espao utilizado tambm como local para eventos culturais de lazer, como concertos e exposies, tendo sido includo como ponto turstico oficial da cidade. No Rio de Janeiro e em So Paulo, as experincias para a explorao turstica de cemitrios ainda patinam nas propostas, derrapam em sua consolidao e so freadas pelo descompasso das sucessivas administraes municipais. No Rio de Janeiro, existem propostas defendidas por muselogos para a explorao turstica dos cemitrios, trabalhos autnomos realizados por guias interessados no assunto, como tambm uma proposta da

12

Licere, Belo Horizonte, v.10, n.1, abr./2007

Prefeitura da cidade, desde o ano 2002, para realizar um levantamento do acervo histrico e artstico dos cemitrios, e que resultem na criao de roteiros tursticos especficos a esses locais. Em So Paulo, a idia para minorar o baixo aproveitamento turstico dos cemitrios tem passado por altos e baixos ao longo das ltimas dcadas. Desde 1980, esse interesse foi despertado, incentivado e sucessivamente abandonado. Na administrao do prefeito Jnio Quadros foi criada uma comisso10 para a identificao de tmulos de interesse histrico e artstico nos trs cemitrios, tendo sido catalogadas quinhentas obras de valor histrico e cento e trinta de valor artstico no Cemitrio da Consolao e apenas os de valor artstico no Cemitrio do Ara (setenta) e no Cemitrio So Paulo (cento e oitenta). O trabalho foi extinto e retomado em 2001, com a criao do Projeto Arte Tumular, com visitas guiadas e gratuitas para grupos previamente agendados, mas j em abandono. Apesar de todas essas dificuldades apontadas, o nmero de visitantes no Cemitrio da Consolao de aproximadamente trs mil pessoas por ano11, entre visitas livres e de estudantes. Esse nmero no nada que se compare aos trs milhes do parisiense PreLachaise, mas que demonstra que o preconceito pode ser superado em favor da explorao de seu potencial de lazer artstico e turstico. Para isso tambm contribuem a incluso da visita aos cemitrios nos roteiros de guias tursticos da cidade, bem como os diversos artigos publicados em jornais e revistas12 de grande circulao ou voltados para pblicos especficos, que j no se limitam a vincular a visita ao Dia de Finados. Da mesma forma, nos espaos acadmicos tm surgido

10

Desta Comisso fez parte o administrador do Cemitrio da Consolao, Dlio Freire, que, interessado pelo rico acervo histrico e artstico, foi o maior responsvel pela catalogao dos jazigos. 11 De acordo com a Assessoria de Imprensa do Servio Funerrio do Municpio de So Paulo. 12 Esses artigos, veiculados principalmente pela Revista Veja, Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo preocupam-se em apresentar uma imagem bastante positiva, destacando a riqueza do acervo, como tambm problemas relacionados ao abandono e depredao das obras. Muitos artigos apontam a potencialidade turstica, da esses temas circularem nos Cadernos de Turismo.

13

Licere, Belo Horizonte, v.10, n.1, abr./2007

monografias13, dissertaes e teses14 nas reas de Histria, Arte, Arquitetura e Turismo, evidenciando a riqueza e a diversidade de enfoques por meio dos quais os cemitrios, acervo documental de uma cidade, podem ser explorados. Portanto, os cemitrios apresentam um potencial de explorao que ultrapassam os muros que os tm isolado da cidade. Do ponto de vista do lazer e do turismo, renem histria, arte, curiosidades, compondo um cenrio que nos permite consider-los como um verdadeiro museu a cu aberto. H uma necessidade premente de explorao artstica e turstica desse espao, to inserido no crescimento e contexto de So Paulo. Nessa oportuna vinculao entre cemitrios, arte, histria e lazer que se possibilitar a criao de um novo olhar para a cidade, bem como para espaos inusitados do ponto de vista turstico. Sobretudo levar superao de preconceitos e tabus, medos e temores que insistem em rondar nosso imaginrio ao pronunciarmos a palavra cemitrio, ainda mais se vincularmos a essa atividade sensaes que, se no for de prazer, poder ser de saciar a curiosidade. Sendo assim, possvel desmistificar a concepo que visitar cemitrios uma idia mrbida e lgubre, apresentando aos seus visitantes um novo olhar, diferente da imagem de tristeza e de medo que insistem em rondar esse local. Se visitar cemitrios visto como algo extico, programa de outro mundo, como explicar ento o interesse pela visitao de monumentos como o Taj Mahal (na ndia), as Pirmides de Gizeh e o Vale dos Reis (no Egito), as Catacumbas Romanas e as criptas de Igrejas Medievais, os Mausolus de Napoleo (em Paris) e o Mausolu de Lnin (em Moscou)? Antes de se constiturem em atrativos
13

Nos cursos de Tecnologia em Turismo do Centro Universitrio SENAC, a Prof. Samira teve a oportunidade de orientar dois Trabalhos de Concluso de Curso. So eles: SOARES, Adriana Nakanishi. A ltima morada: um museu a cu aberto. Senac, SP, 2003, e SOUZA, Roberta; OLIVEIRA, Soely. Necrpole: cidade dos mortos, visita dos vivos. Senac, SP, 2004. 14 Alm do trabalho j cita de Josefina Elona Ribeiro, destacamos as seguintes produes: CAMARGO, Lus Soares de. Sepultamentos na cidade de So Paulo (1880-1890). Dissertao de Mestrado. SP, PUC, 1995; CYMBALISTA, Renato. Cidade dos Vivos: arquitetura e atitudes perante a morte nos cemitrios paulistas. Dissertao de Mestrado. FAU, USP, 2001.

14

Licere, Belo Horizonte, v.10, n.1, abr./2007

tursticos de projeo mundial, estes locais foram antes de tudo concebidos como sepulturas para eternizar a memria dos ali enterrados.

Referncias ANDRADE, Carlos Drummond. Contos de Aprendiz. Rio de Janeiro: Record, 2001. ARIS, Philippe. Histria da Morte no Ocidente. Rio de Janeiro: Editora Francisco Alves, 1977. ________. O homem diante da morte. Rio de Janeiro: Editora Francisco Alves, 1990. CAMARGO, Luiz Octvio de Lima. O que Lazer. So Paulo: Brasiliense, 1992. CAMARGO, Lus Soares de. Sepultamentos na cidade de So Paulo (1880-1890). Dissertao de Mestrado. So Paulo: PUC, 1995. DUMAZEDIER, Joffre. Valores e contedos culturais do lazer. So Paulo: Perspectiva, 1980. CYMBALISTA, Renato. Cidade dos Vivos: arquitetura e atitudes perante a morte nos cemitrios paulistas. Dissertao de Mestrado. So Paulo: FAU/USP, 2001. MRQUEZ, Gabriel Garca. Do amor e outros demnios. Rio de Janeiro: Record, 1994. NORA, Pierre. Entre memria e histria: a problemtica dos lugares. Revista de Pesquisa Histrica. So Paulo,1993. REQUIXA. Renato. Sugesto de diretrizes para uma poltica nacional de lazer. So Paulo: SESC, 1980. RIBEIRO, Josefina Elona. Escultores Italianos e sua Contribuio Arte Tumular Paulistana. Tese de Doutorado. So Paulo: FFLCH /USP, 1999. TELLES, Lygia Fagundes. Antes do Baile Verde. So Paulo: Rocco, 1998.

Endereo das Autoras: Samira Adel Osman Rua Mestras Pias Filippini, n. 342 Freguesia do So Paulo SP 02736-010 Endereo Eletrnico: samira.aosman@sp.senac.br Olvia Cristina Ferreira Ribeiro Rua Felipe Camaro, n. 171/14 Tatuap So Paulo SP 03065-000 Endereo Eletrnico: oliribeiro@uol.com.br

15

You might also like