You are on page 1of 5

Aprendizagem baseada em projectos interdisciplinares Dinmica organizacional de uma equipa de trabalho

Daniela Antunes*, Diana Antunes*, Eurico Fertuzinhos*, Joo Campos*, Nuno Carvalho*, Ricardo Arajo*, Vitor Faria*
*

Universidade do Minho, Escola de Engenharia, Departamento de Produo e Sistemas, Campus de Azurm, 4800-058 Guimares, Portugal

Email: dslantunes@gmail.com, dianantunes46955@yahoo.com, eurico.fertuzinhos@gmail.com, joaogrcampos@gmail.com, nuno777@gmail.com, ricardojfaraujo@hotmail.com, vitorcccfaria@yahoo.com

Abstract The introduction of new educational policies in the academic environment changed practical teaching and learning methodologies by the University of Minho. This paper describes the organization and management model for the working team, developed by a group of students of the Integrated Masters in Industrial Management Engineering in PLE -Project Led Education. This organization model is based on three main points: attribution of tasks (stabled or rotary) for each one of the elements of the work group; introduction to a liberal policy defining the schedule and work place for each person, as well as using an interpersonal evaluation methodology to be done to the elements during the project. The primitive objectives that were in the basis of the methodology are allowing the intervenients to obtain technical abilities connected to the curricular unites involved in the project and transversal abilities, such as: management capability, team work spirit and leadership capability. The organizational model reveled to be efficient in the team functioning as well as in acquiring knowledge. Nevertheless, the need to do some adjustments was found at the level of defining the tasks and its rotation, for a better team performance. Key words: Learning based on interdisciplinary projects, Project Led Education (PLE), Team work, Transversal Abilities.

Introduo
Uma das directrizes chave do acordo de Bolonha baseia-se na necessidade de alterar os processos de ensino/aprendizagem existentes para metodologias mais activas. Estas proporcionam um maior enfoque no aluno, dando a este um papel central, autnomo e activo nos processos de aprendizagem. Seguindo esta ordem de ideias, Powell & Weenk (2003) definem a Aprendizagem Baseada em Projectos (PLE Project Led Education) como: team-based student activity related to learning and to solving large-scale open-ended projects. Each project is usually supported by several theory based lecture courses linked by a theme that labels the curriculum unit. A team of students tackles the project, provides a solution, and delivers by an agreed delivery time (a deadline) a team product, such as a prototype and a team report.() In this way, the students learn to master the competencies specified in the curriculum (knowledge, skills and attitudes) within the context of professional practice. Esta metodologia foca-se no aluno e na sua aprendizagem, possibilitando que este adquira no s competncias tcnicas relativas s unidades curriculares envolvidas no projecto, como competncias transversais ( soft skills) tais como:

capacidades de comunicao, organizao e relacionamento interpessoal, desenvolvimento de esprito crtico e de iniciativa, etc. (Fernandes et al, 2007). As soft skills representam, nos dias de hoje, um peso cada vez mais relevante no curriculum de qualquer candidato a uma empresa. Seguindo essa ordem de ideias, o presente artigo pretende descrever um modelo de organizao do trabalho em equipa inserida num projecto PLE e enunciar as suas vantagens na aquisio equitativa de competncias tcnicas por parte dos elementos.

1 Caracterizao da Experincia
1.1 Meio envolvente
Atendendo necessidade de potenciar a qualidade dos futuros profissionais que forma, o Departamento de Produo e Sistemas da Universidade do Minho tem vindo a implementar, ao longo dos ltimos anos, metodologias de ensino mais activas. Exemplo disso a aprendizagem baseada em projectos interdisciplinares (PLE Project Led Education) desenvolvida ao longo do 1 semestre do 4 ano do Mestrado Integrado em Engenharia e Gesto Industrial leccionado no ano lectivo de 2008/2009. Este projecto, alm de ser interdisciplinar - as seis unidades curriculares (UCs) do semestre estiveram directamente envolvidas - compreendia uma parceria com algumas empresas industriais. Propiciou-se desta forma que os alunos experienciassem um contacto directo com a realidade que os espera como futuros profissionais, permitindo tambm potencializar o desenvolvimento de competncias de aprendizagem das UCs integradas neste mesmo projecto. Estas unidades curriculares foram: Gesto Integrada da Produo, Complementos de Engenharia e Gesto da Qualidade, Modelos de Deciso, Sistemas de Informao para a produo, Simulao e Projecto Integrado I. O projecto apresentava como objectivo central a anlise do sistema de produo de uma empresa e uma consequente apresentao de propostas de melhoria. De forma a atingir este objectivo principal, existia um conjunto de outros pressupostos que deveriam ser conseguidos para que o sucesso do projecto fosse alcanado. Alguns desses pressupostos passavam pela caracterizao e classificao da estrutura organizacional da empresa, identificao das principais funes de planeamento e controlo da produo ou caracterizao dos pontos menos fortes existentes na organizao. (Equipa coordenao MIEGI41_PLE, 2008).

1.2 Formao da equipa e seleco da empresa


A primeira fase para a realizao de qualquer trabalho em equipa passa pela seleco dos elementos que a iro constituir. Atendendo ao conhecimento interpessoal j existente e ao desejo de formar uma equipa eficiente e madura, foram seleccionados sete elementos (dois do sexo feminino e cinco do sexo masculino). de salientar que a caracterizao do grupo formado primou pela multiplicidade. Isto , o intervalo de idades encontrava-se entre os 21 e os 33 anos, havendo cinco estudantes a tempo inteiro e dois trabalhadores-estudantes, sendo que quatro dos elementos envolvidos se encontravam a realizar, em simultneo, unidades curriculares de outros anos lectivos. Alm disso, o meio envolvente inerente a cada elemento tambm era dissemelhante fazendo com que cada um apresentasse personalidade e cultura pessoal diferentes. Aps o grupo de trabalho estar definido, os esforos concentraram-se na seleco da empresa que serviu de base ao projecto. Para esta seleco foram estabelecidos alguns requisitos. Procurou-se encontrar uma empresa onde fossem aplicadas muitas das tcnicas abordadas nas unidades curriculares, quer do 4 ano quer de anos anteriores. Outro dos factores que condicionou esta seleco esteve relacionado com a facilidade de comunicao entre o grupo de trabalho e a empresa, onde se inclua a possibilidade de a visitar regularmente.

2 Modelo Organizacional da Equipa


Aps a constituio da equipa de trabalho e seleco da empresa, tornou-se necessrio estabelecer algumas regras que promovessem o bom funcionamento do trabalho e do grupo. Para isso, foi criado um modelo organizacional para o trabalho em equipa tendo como principais objectivos: a motivao dos elementos do grupo em torno do projecto, a

distribuio equitativa de tarefas e conhecimentos, a organizao da comunicao, a evoluo sustentada do projecto atendendo ao seu objectivo a s expectativas da equipa e ainda potenciao do capital humano.

2.1 Definio de cargos


Neste modelo foram criados dois tipos de cargos: os fixos e os rotativos. Os cargos fixos eram destinados a um porta-voz interno (comunicao Grupo Universidade), a um porta-voz externo (comunicao Grupo Empresa) e ainda a cada um dos responsveis pelas diferentes unidades curriculares (UCs). Os cargos rotativos eram destinados a um lder e a um colaborador para cada uma das UCs. Os cargos fixos surgem com o intuito de garantir a estabilidade do projecto ao longo do tempo. A cada um dos elementos do grupo foi atribuda a responsabilidade de uma unidade curricular at finalizao do projecto, com excepo da unidade curricular Projecto Integrado I que foi coordenada por dois elementos (um ligado coordenao global do projecto e outro aliado ao cumprimento das normas acadmicas). Esta atribuio de responsabilidades visou garantir uma linha orientadora para cada uma das UCs ao longo do projecto, para alm de minimizar o risco de perda de informao (normalmente associado rotatividade dos elementos pelas vrias UCs). As principais funes alocadas ao cargo de responsvel da UC foram: a elaborao do plano de trabalho para a UC em questo, o seu acompanhamento e a sua coordenao ao longo do projecto. A comunicao como ponto essencial para sucesso de um projecto, foram seleccionados, dentro da equipa de trabalho, dois interlocutores (Porta-vozes). O principal objectivo destes cargos foi a criao de canais nicos de comunicao, entre o grupo e os vrios intervenientes externos. Dessa forma, procurou-se reduzir a duplicao de informao e o facto desta poder proporcionar diferentes interpretaes por parte dos diversos elementos do grupo. O porta-voz interno esteve responsvel pelo contacto com os docentes, enquanto o porta-voz externo providenciou a informao da empresa necessria ao projecto. Relativamente aos cargos rotativos, estes foram criados com o intuito de fomentar a aquisio equitativa de conhecimentos, permitir uma distribuio justa de tarefas e ainda possibilitar o desenvolvimento de competncias de liderana. De forma a permitir aos elementos da equipa uma aquisio equitativa de conhecimentos definiu-se que cada elemento passaria duas vezes por cada unidade curricular sob a forma de colaborador da UC. Atendendo ao nmero de passagens e janela temporal do projecto (16 semanas), o perodo de permanncia em cada UC fixou-se em duas semanas. Aps este perodo, executava-se uma rotao que consistia na passagem de um cargo rotativo para outro cargo rotativo por parte de cada um dos elementos da equipa de trabalho. A principal funo associada ao cargo de colaborador da UC era a execuo do trabalho planeado para o espao temporal em causa, enquanto o lder organizava as reunies, redigia a acta informal das mesmas e fazia a gesto de conflitos. Na Figura 1 podemos encontrar a organizao, nos instantes T (semana 1 e 2) e T+1 (semana 3 e 4).

Figura 1: Esquema Organizacional adoptado

No crculo interno (multicolor), esto alocadas as vrias pessoas aos cargos fixos que desempenham. Como possvel verificar, estes cargos no sofrem alteraes ao longo do tempo. A mesma pessoa est sempre associada ao mesmo cargo. J no crculo externo (unicolor), possvel verificar que ocorrem alteraes ao longo do tempo. Este crculo, representativo dos cargos temporrios, vai evoluindo no sentido dos ponteiros do relgio, permitindo que cada elemento passe pelos diferentes cargos rotativos colaborador de determinada UC e lder - ao longo de todo o projecto.

2.2 Gesto de tempo


Outra das premissas definidas pelo grupo foi Mxima liberdade, mxima responsabilidade. Isto , cada elemento definia o seu local e horrio de trabalho. Na sequncia desta deciso tornou-se necessrio definir reunies semanais (tutoriais e de grupo) de maneira a analisar e avaliar o estado do projecto e ainda definir o trabalho futuro. Cada elemento, para alm da carga horria relativa s unidades curriculares e ao acompanhamento tutorial, necessitou de encontrar disponibilidade para efectuar visitas regulares empresa, de forma a compreender, in loco, o seu modo de funcionamento. Relativamente s visitas empresa, numa primeira fase definiu-se que o grupo faria uma deslocao semanal a esta, com a presena de todos os elementos. Aps as primeiras visitas, decidiu-se que a melhor soluo seria dividir o grupo em dois subgrupos, sendo que cada um destes visitava a empresa semanalmente. Desta forma, a obteno da informao tornavase mais concisa e poderia ser feita com maior frequncia.

2.3 Avaliao dos elementos da equipa


Para concluir a forma de organizao do grupo, e de certa forma control-la, foi necessrio definir alguns critrios de avaliao. O projecto em causa abrangeu duas vertentes distintas de avaliao. Uma delas esteve sob total responsabilidade da equipa de coordenao do projecto, estando a outra a cargo do grupo de trabalho. A avaliao realizada pela equipa de coordenao teve como principal objectivo classificar o grupo em termos de trabalho desenvolvido no mbito do projecto, para diferentes perodos de tempo. Estas avaliaes compreendiam vrios pontos de controlo, sendo que cada um deles apresentava um peso percentual especfico para a nota final do projecto. A avaliao adoptada pelo grupo teve como principal objectivo motivar todos os elementos em torno do projecto. Para tal, foram definidos quatro pontos de controlo interno. Os trs primeiros constituam avaliaes meramente qualitativas, com o intuito de os elementos poderem reforar a dedicao ao projecto. O ltimo ponto de avaliao, para alm de uma apreciao qualitativa, englobava tambm uma classificao numrica individual. Esta classificao seria igual para todos os elementos, exceptuando o caso em que o grupo decidisse valorizar ou penalizar um ou mais elementos.

3 Concluso
Considera-se que o primeiro grande objectivo do grupo foi alcanado, permitindo que o grupo funcionasse como uma verdadeira equipa. Este funcionamento foi facilitado pela adopo do modelo de organizao descrito anteriormente. Todavia, surgiram alguns entraves que dificultaram a adopo desta metodologia. A conjugao de horrios entre todos os elementos e o prprio acompanhamento do projecto no foram totalmente conciliveis. O grupo de trabalho passava assim por algumas dificuldades quando pretendia receber feedback dos docentes, sendo que estes acabavam por no conseguir ter uma viso totalmente detalhada do trabalho que ia sendo desenvolvido. Em termos da atribuio dos cargos definidos pelo grupo, estes revelaram-se de grande utilidade para o bom funcionamento da equipa de trabalho. Para os cargos de responsvel por determinada UC, verificou-se que surgiu alguma variabilidade em termos de planeamento de trabalho. Esta variabilidade resultou pelo facto de, para algumas UCs, o contedo programtico abordado inicialmente no apresentar aplicabilidade para o projecto. Esta situao reflectiu-se do mesmo modo no cargo de colaborador para a mesma UC. No que diz respeito ao porta-voz interno, apesar de numa fase inicial se ter definido este elemento como nico interlocutor entre o grupo e o corpo docente, com a evoluo do projecto os responsveis por cada UC foram tendo necessidade de contactar directamente com os docentes, passando a coadjuvar o porta-voz. A liberdade de trabalho disponibilizada aos elementos funcionou bem ao longo do semestre, apesar de ter sido crtica em momentos onde vrios pontos de controlo coincidiam, pois dificultou a coordenao e finalizao de algumas tarefas. A metodologia de avaliao adoptada possibilitou um bom ambiente entre os elementos da equipa de trabalho, evitando situaes de conflito, de competio e promovendo o esprito de equipa. Os trs primeiros pontos de avaliao fomentaram nos elementos a capacidade de opinar construtivamente sobre o trabalho desenvolvido pelos restantes colegas, como tambm a capacidade de aceitar a opinio dos mesmos. No final do trabalho, o grupo acabou por valorizar trs elementos da equipa. O modelo organizacional revelou-se como um pilar importante para o bom resultado obtido pela equipa de trabalho. Em suma, o modelo criado funcionou bem sendo os seus objectivos atingidos. Relativamente aquisio equitativa de conhecimentos foi, em geral, atingida pelos vrios elementos - apesar de alguns terem alcanado tal objectivo com maior distino que outros. Aps a experincia vivida, o grupo sugere alguns reajustes ao modelo apresentado. Nos pontos de controlo especficos, definidos pela equipa docente, no dever haver rotatividade de cargos, devendo o responsvel por cada UC ser simultaneamente o colaborador da mesma nessas alturas. O cargo de porta-voz interno deve ser eliminado, ficando a comunicao interna a cargo do responsvel pela coordenao global do projecto e pelo responsvel de cada uma das UCs. Desta forma, espera-se que este documento sirva de orientao para futuros grupos de trabalho envolvidos em projectos do mesmo cariz.

Referncias
Fernandes, Sandra, Flores, M. Assuno, Lima, R. M. (2007). Project-Led Education in Engineering: Monitoring and Assessing the Learning Process. pages 1 - 2. Equipa de coordenao MIEGI41-PLE, (2008). Guia do Projecto de Aprendizagem MIEGI41-PLE. Departamento de Produo e Sistemas. Powell, P. C., & Weenk, W. (2003). Project-Led Engineering Education. Utrecht: Lemma.

You might also like