You are on page 1of 16

MINISTRIO DA EDUCAO Secretaria de Educao Especial

Saberes e prticas da incluso

Caderno do coordenador e do formador

Braslia - 2005

Saberes e Prticas da Incluso Caderno do Coordenador / Formador de Grupos Recomendaes para a construo de escolas inclusivas Desenvolvendo Competncias para o Atendimento s Necessidades Educacionais Especiais de Alunos Surdos Desenvolvendo Competncias para o Atendimento s Necessidades Educacionais Especiais de Alunos com Decincia Fsica/neuro-motora Desenvolvendo Competncias para o Atendimento s Necessidades Educacionais Especiais de Alunos com Altas Habilidades/Superdotao Desenvolvendo Competncias para o Atendimento s Necessidades Educacionais Especiais de Alunos Cegos e de Alunos com Baixa Viso Avaliao para Identicao das Necessidades Educacionais Especiais

FICHA TCNICA Coordenao Geral SEESP/MEC Consultoria Maria Salete Fbio Aranha Reviso Tcnica Francisca Roseneide Furtado Monte Denise de Oliveira Alves Reviso de Texto Maria de Ftima Cardoso Telles

Dados Internacionais de Catalogao na Publicao (CIP) Centro de Informao e Biblioteca em Educao (CIBEC)

G943g
Caderno do Coordenador e do Formador / Coordenao Geral: SEESP/MEC; Organizao: Maria Salete Fbio Aranha. - Braslia: Ministrio da Educao, Secretaria de Educao Especial, 2005. 15 p. (Guia do Coordenador e do Formador) 1. Finalidade e pblico alvo 2. Caracterizao e estrutura dos mdulos 3. Organizao geral dos mdulos 4. Material de apoio para o desenvilvimento dos mdulos 5. Funes do coordenador 6. Funes do formador de grupo.

CDU: 376.214

Apresentao

Prezado (a) Professor (a) , A Educao Especial, como uma modalidade de educao escolar que perpassa todas as etapas e nveis de ensino, est denida nas Diretrizes Nacionais para a Educao Especial na Educao Bsica que regulamenta a garantia do direito de acesso e permanncia dos alunos com necessidade educacionais especiais e orienta para a incluso em classes comuns do sistema regular de ensino. Considerando a importncia da formao de professores e a necessidade de organizao de sistemas educacionais inclusivos, para a concretizao dos direitos dos alunos com necessidade educacionais especiais, a Secretaria de Educao Especial do MEC tem a satisfao de entregar-lhe a coleo Saberes e Prticas da Incluso, que aborda as seguintes temticas:

. . . . . . .

Caderno do Coordenador e do Formador de Grupo. Recomendaes para a construo de escolas inclusivas. Desenvolvendo competncias para o atendimento s necessidades educacionais especiais de alunos surdos. Desenvolvendo competncias para o atendimento s necessidades educacionais especiais de alunos com deficincia fsica/neuromotora. Desenvolvendo competncias para o atendimento s necessidades educacionais especiais de alunos com altas habilidades/ superdotao. Desenvolvendo competncias para o atendimento s necessidades educacionais especiais de alunos cegos e de alunos com baixa viso. Avaliao para identicao das necessidades educacionais especiais.

Desejamos sucesso em seu trabalho.

Secretaria de Educao Especial

SECRETARIA DE EDUCAO ESPECIAL O quadro a seguir ilustra como se deve entender e ofertar os servios de educao especial, como parte integrante do sistema educacional brasileiro, em todos os nveis de educao e ensino. (Parecer CNE/CEB N 2/2001)

Sumrio

1 2 3 4 5 6

Finalidade e Pblico-Alvo Caracterizao e Estrutura dos Fascculos

7 8 9 10 11 12

Organizao Geral Material de Apoio para o Desenvolvimento dos Fascculos Funes do Coordenador

Funes do Formador de Grupo

1. FINALIDADE E PBLICO-ALVO
A SEESP/MEC disponibiliza s secretarias de educao interessadas em implementar educao de qualidade para todos o material didtico Saberes e Prticas da Incluso. Esse material foi planejado para ser utilizado em um contexto de formao tendo como pblico-alvo prossionais da educao, propiciando o estabelecimento de vnculos com as prticas locais e tendo como nalidades: Incentivar a prtica de formao continuada no interior dos sistemas educacionais; Fortalecer o papel das secretarias na construo de escolas que atendam a todos os alunos e a formao dos professores, evitando a fragmentao e a pulverizao de aes educacionais; Apresentar alternativas de estudo sobre como atender as necessidades educacionais especcas dos alunos a grupos de professores e a especialistas em educao, de modo que possam servir de instrumentos para o desenvolvimento prossional desses educadores; Analisar as Diretrizes Nacionais para a Educao Especial na Educao Bsica elaboradas pelo Conselho Nacional de Educao, norteadoras do trabalho nas escolas;

7
CADERNO DO COORDENADOR E DO FORMADOR

Contribuir para o debate e a reexo sobre o papel da escola e do professor na perspectiva do desenvolvimento de uma prtica de transformao da ao pedaggica; Criar espaos de aprendizagem coletiva, incentivando a prtica de encontros para estudar e trocar experincias e o trabalho em grupo nas escolas; Identicar as idias nucleares presentes e fazer os ajustes locais necessrios, atendendo s demandas identicadas no mbito da comunidade, da prpria escola e dos sistemas estaduais/municipais; Potencializar o uso de materiais produzidos pelo MEC/SEESP.

2. CARACTERIZAO E ESTRUTURA DOS FASCCULOS


Para cada fascculo, esto indicados: Tempo previsto: o perodo de tempo previsto para o desenvolvimento de cada fascculo uma orientao para o formador de grupo e poder ser ampliado ou reduzido de acordo com as peculiaridades locais e as do grupo de professores que participa das atividades. Assim, apenas uma referncia que, evidentemente, se modica se o grupo de professores for mais ou menos numeroso ou por uma outra razo. De qualquer forma, o formador de grupo deve estar atento para que seja possvel realizar todas as atividades, fazendo os ajustes que se mostrarem necessrios, pois elas foram elaboradas com um encadeamento intencional. Finalidade do fascculo: orientar os professores acerca das metas que se pretende atingir com a realizao de cada encontro de estudos, sendo til para orientar o formador de grupo em suas intervenes. Expectativas de aprendizagem: espera-se que os professores participantes dos encontros de estudos desenvolvam capacidades a partir das atividades propostas e que servem de critrios para a avaliao. Contedos do fascculo: principais conceitos, procedimentos e atitudes abordadas em cada encontro de estudos. Material necessrio: indicao de vdeos, textos, imagens, livros, papis, canetas etc., bem como equipamentos que sero utilizados no desenvolvi8
CADERNO DO COORDENADOR E DO FORMADOR

mento do mdulo os quais, portanto, precisam ser providenciados com antecedncia. Sugesto de material complementar: sugesto de bibliograa, de programas de vdeo e de outro material que possam ser usados pelo grupo em atividades intercaladas dos contedos abordados. So indicaes importantes para a preparao dos formadores de grupos. Atividades: estas aparecem organizadas em seqncias, contendo objetivo, estimativa de tempo e proposta de encaminhamento das atividades apresentadas, subsidiando a interveno do formador de grupo e sugerindo, quando for o caso, possibilidades de exibilizao das atividades propostas.

3. ORGANIZAO GERAL
Os Saberes e Prticas da Incluso esto organizados em fascculo a serem desenvolvidos num total de horas referentes a cada um. Os fascculos foram estruturados prevendo a organizao de grupos de professores que podero ser compostos por vrias escolas. As experincias de formao anteriores, a distncia entre as escolas, o local de realizao dos encontros de estudos e o nmero de professores, no municpio ou no estado, so alguns dos fatores que inuenciaro o tipo de composio dos grupos de professores em cada secretaria. O nmero de integrantes de cada grupo car a critrio da secretaria, que no deve deixar de considerar que o nmero ideal de participantes por grupo no deve ser superior a quarenta pessoas. Essa restrio de participantes deve-se ao fato de que grupos numerosos podem inviabilizar a dinmica, j que o tipo de trabalho proposto de construo coletiva. Da mesma forma, necessrio denir um cronograma adequado s condies de cada localidade. Para uma melhor denio, preciso levar em conta o calendrio escolar. Existem muitas possibilidades de acerto de cronograma em dias, horas e espao e cada local poder encontrar sua soluo. O desenvolvimento dos cursos pode se dar de maneira contnua, numa nica etapa ou em etapas posteriores. Cada secretaria dever denir como melhor desenvolver seu programa de capacitao.
9
CADERNO DO COORDENADOR E DO FORMADOR

4. MATERIAL DE APOIO PARA O DESENVOLVIMENTO DOS FASCCULOS


Para o desenvolvimento dos Saberes e Prticas da Incluso foi elaborada uma srie que a partir de leituras, chamentos, discusses e snteses dos fascculos os professores desenvolvero suas prticas. Os professores podero utilizar esse material tanto em sua prpria formao como no trabalho cotidiano com seus alunos. O fascculo do coordenador/formador destina-se a subsidiar o trabalho a ser desenvolvido nos cursos de capacitao dos professores utilizando as atividades propostas nos diversos fascculos. Os outros fascculos contm material para orientar a construo de escolas inclusivas e propostas de atividades para serem desenvolvidas em sala de aula e em sala de recursos. Os fascculos esto estruturados em temas, que so apresentados numa seqncia padro: ttulo do tema, tempo de durao, nalidade, expectativa de aprendizagem, contedos, material e seqncia de atividades propostas (com indicao do tempo para sua execuo, objetivo, descrio da atividade e propostas de encaminhamento). Cabe ao professor fazer anotaes pessoais, escrever concluses de atividades, documentar as snteses das discusses e das atividades desenvolvidas, formular perguntas e reexes, possibilitando que este faa um registro do percurso de formao ao longo do estudo dos fascculos.

5. FUNES DO COORDENADOR
fundamental que cada secretaria de educao indique um coordenador que far a articulao entre a equipe SEESP /MEC e os professores formadores de grupo responsveis pelo encaminhamento dos trabalhos e/ ou os grupos de professores participantes. Para denio de quem sero tais coordenadores, importante que cada secretaria mobilize pessoas da sua localidade comprometidas de fato com a promoo do desenvolvimento prossional dos educadores e, de preferncia, vinculadas ao setor ou departamento da secretaria responsvel pela Educao Especial no estado ou no municpio.
10
CADERNO DO COORDENADOR E DO FORMADOR

O coordenador incumbir-se- de: divulgar o programa para os professores do estado, do Distrito Federal ou do municpio; ajudar na organizao dos grupos de estudo, na denio dos locais e da infra-estrutura necessria ao funcionamento do trabalho e na formulao do cronograma; providenciar os recursos materiais para o desenvolvimento dos trabalhos; orientar, quando for o caso, as reunies em que os formadores de grupo vo estudar as propostas contidas em cada fascculo e preparar seu trabalho com os professores; assessorar e avaliar todo desenvolvimento dos cursos de capacitao. Para tanto, dever ser organizado um caderno de registro, com a memria do curso, que permita a posterior elaborao de relatrios a serem enviados SEESP /MEC. recomendvel que as secretarias de educao incluam em seu plano de trabalho outras aes, no sentido de ampliar a formao de seus professores e proporcionar condies de trabalho, para que as escolas possam construir e desenvolver seus projetos educativos. Assim, por exemplo, importante pensar em: horrios de trabalho pedaggico para que a equipe escolar possa planejar e desenvolver coletivamente sua ao educativa; criao de nveis de coordenao na secretaria de educao com papis claramente denidos; material bibliogrco, que constitua um acervo bsico para que professores possam ampliar os estudos feitos no decorrer dos cursos; interao com especialistas em educao/pesquisadores da prpria regio ou de outros locais, como lingistas, por exemplo, que tenham desenvolvido, ou estejam desenvolvendo pesquisas sobre a educao dos surdos no estado e que possam contribuir para ampliar as reexes que acontecem nas escolas.

11
CADERNO DO COORDENADOR E DO FORMADOR

6. FUNES DO FORMADOR DE GRUPO


Alm do coordenador, as secretarias de educao podero indicar formadores de grupo responsveis pelo encaminhamento dos cursos. Podero ser formadores de grupo: professores das universidades, integrantes de ONGs, especialistas em educao especial e tcnicos da equipe pedaggica da secretaria. O importante que esse formador de grupo tenha disponibilidade para atuar como organizador e orientador dos trabalhos do grupo, incentivando a participao de todos e ajudando o grupo a enfrentar os desaos colocados pelas atividades. Para isso, os formadores de grupo precisam ser pessoas que gozem do reconhecimento dos professores. Para o bom andamento dos trabalhos, necessrio que os formadores de grupo tomem para si a seguinte tarefa: coordenar as reunies dos grupos, funcionando como orientadores de aprendizagem, buscando propiciar a integrao dos participantes e indicando a organizao de pequenos grupos ou o trabalho individualizado; ler previamente os textos indicados e preparar as atividades e os materiais, articulando-os com dados contextualizados na realidade local, para enriquecimento dos trabalhos; elaborar atividades complementares para serem desenvolvidas pelos professores entre um encontro e outro, de forma que os professores possam fazer uso do que aprenderam em sua sala de aula; incentivar os professores a analisar a prpria experincia, relacionando-a aos estudos que esto sendo feitos e a criar outras alternativas de trabalho; planejar e controlar o tempo destinado a cada atividade, bem como o uso do espao fsico e do equipamento necessrio. O tempo indicado nas atividades apenas uma referncia que, evidentemente, se modica em funo do nmero de professores, das experincias anteriores de participao em atividades de formao, do fato de uma atividade se estender mais ou menos, ou por vrias outras razes. Nesse sentido, a indicao de tempo apenas um referencial

12
CADERNO DO COORDENADOR E DO FORMADOR

a ser utilizado pelo formador de grupo na organizao e na coordenao das atividades propostas; criar espaos para que os professores possam comunicar suas experincias (por exemplo, a organizao de um mural ou caderno volante); estimular a participao de todos os professores nas sesses de leitura dos documentos, intervindo para que todos quem vontade para expressar dvidas de qualquer natureza; ajudar na sistematizao do trabalho, propondo aos participantes que organizem um Caderno de Registro: um caderno para fazer anotaes pessoais, escrever concluses das atividades, documentar as snteses das discusses, formular perguntas que no foram respondidas para serem exploradas nas sesses seguintes, construindo assim um registro do percurso de formao ao longo dos fascculos. Esse registro essencial, para o acompanhamento e a avaliao dos temas estudados; enriquecer, ampliar ou modicar as propostas de encaminhamento constantes nas seqncias de atividades, caso tenha propostas que considere mais adequadas em funo da prpria experincia ou das caractersticas do grupo de professores participantes do curso; avaliar o desenvolvimento de cada tema, o desempenho dos participantes e a prpria atuao. Utilizar essa avaliao para orientar seu trabalho, fazendo mudanas e adaptaes nas propostas e elaborar relatrios a serem enviados ao coordenador e a SEESP /MEC. Para tanto, importante que o formador de grupo e os professores cursistas tenham clareza, desde o incio dos trabalhos, de quais so as expectativas de aprendizagem e os contedos previstos para o fascculo e de como e para que ser feita a avaliao. Tambm fundamental que, ao longo do trabalho, o grupo faa registros das concluses e encaminhamentos que auxiliem na elaborao dos relatrios. O formador de grupo deve estar atento para os seguintes fatos: importante que, logo no primeiro encontro, explique aos professores a dinmica dos trabalhos e sua funo no grupo, qual seja, a de ajud-los a alcanar o melhor desempenho possvel. As discusses precisam ser alimen13
CADERNO DO COORDENADOR E DO FORMADOR

tadas com questes que faam avanar a reexo. Para isso, preciso que prepare, com antecedncia, algumas intervenes, partindo do que j sabe a respeito do conhecimento que os professores tm sobre o assunto em pauta. Da a importncia de um contato prvio com o coordenador da secretaria para obter informaes sobre o perl do grupo de professores participantes; importante que o formador, ao iniciar o trabalho com os fascculos, elabore estratgias para evidenciar os conhecimentos prvios dos professores sobre os assuntos e os contedos em questo. Isso permitir ao formador organizar tanto as informaes quanto as intervenes mais adequadas ao conhecimento do grupo, possibilitando aos professores estabelecer relaes entre o que sabem e o contedo que est sendo apresentado no curso; a proposta de trabalho com os fascculos pressupe que as expectativas de aprendizagem sejam compartilhadas com os professores desde o incio dos trabalhos. importante, portanto, que o formador apresente, no primeiro encontro, a pauta de contedos de todo o fascculo (para que os professores possam saber o que ser tratado no perodo) e, depois, a cada encontro, o que est previsto para o dia. Isso ajuda, at mesmo, a ter melhores condies de controlar o tempo, uma vez que todo o grupo conhece a pauta; importante lembrar, que, ao nal da discusso sobre cada tema, devem ser apresentadas concluses que permitam aos professores ampliar sua compreenso sobre o que mais interessante ou menos interessante do ponto de vista pedaggico. Nesse momento, fundamental que os professores tenham oportunidade de posicionar-se criticamente quanto aos diferentes assuntos abordados, que possam visualizar solues criativas, descobrir novos caminhos, sem perder de vista a especicidade de sua escola, a cultura e o modo de vida de sua comunidade; em todos os fascculos d-se especial ateno anlise da rotina do trabalho pedaggico, pois entende-se que esta deva ocupar um lugar de destaque na formao dos professores. Esta abordada dentro da perspectiva de relacionar o contedo que est sendo discutido com a prtica do professor, permitindo a este a reexo sobre como esses novos procedimentos podem gerar novos conhecimentos sobre sua prtica;

14
CADERNO DO COORDENADOR E DO FORMADOR

ao nal de cada tema, ou ao trmino de uma seqncia de atividades, est prevista uma auto-avaliao para que os professores analisem e registrem o processo de aprendizagem vivenciado (individual e coletivamente). Tambm o formador far sua avaliao em funo das expectativas de aprendizagem denidas para o tema, recuperando-as e posicionando-se em relao a elas e ao que os professores manifestarem.

15
CADERNO DO COORDENADOR E DO FORMADOR

You might also like