You are on page 1of 6

1/6

A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAES


Definir o que pesquisa; mostrar as formas clssicas de classificao das pesquisas; identificar as etapas de um planejamento de pesquisa.
INTRODUO

O que pesquisa? Esta pergunta pode ser respondida de muitas formas. Pesquisar significa, de forma bem simples, procurar respostas para indagaes propostas. Minayo (1993, p.23), vendo por um prisma mais filosfico, considera a pesquisa como: atividade bsica das cincias na sua indagao e descoberta da realidade. uma atitude e uma prtica terica de constante busca que define um processo intrinsecamente inacabado e permanente. uma atividade de aproximao sucessiva da realidade que nunca se esgota, fazendo uma combinao particular entre teoria e dados. Demo (1996, p.34) insere a pesquisa como atividade cotidiana considerando-a como uma atitude, um questionamento sistemtico crtico e criativo, mais a interveno competente na realidade, ou o dilogo crtico permanente com a realidade em sentido terico e prtico. Para Gil (1999, p.42), a pesquisa tem um carter pragmtico, um processo formal e sistemtico de desenvolvimento do mtodo cientfico. O objetivo fundamental da pesquisa descobrir respostas para problemas mediante o emprego de procedimentos cientficos. Pesquisa um conjunto de aes, propostas para encontrar a soluo para um problema, que tm por base procedimentos racionais e sistemticos. A pesquisa realizada quando se tem um problema e no se tem informaes para solucion-lo.
CLASSIFICAES DAS P ESQUISAS

Existem vrias formas de classificar as pesquisas. As formas clssicas de classificao sero apresentadas a seguir:

2/6

DO PONTO DE VISTA DA SUA NATUREZA, PODE SER:

Pesquisa Bsica: objetiva gerar conhecimentos novos teis para o avano da cincia sem aplicao prtica prevista. Envolve verdades e interesses universais. Pesquisa Aplicada: objetiva gerar conhecimentos para aplicao prtica dirigidos soluo de problemas especficos. Envolve verdades e interesses locais.
DO PONTO DE VISTA DA FORMA DE ABORDAGEM DO PROBLEMA PODE SER:

Pesquisa Quantitativa: considera que tudo pode ser quantificvel, o que significa traduzir em nmeros opinies e informaes para classific-las e analis-las. Requer o uso de recursos e de tcnicas estatsticas (percentagem, mdia, moda, mediana, desvio-padro, coeficiente de correlao, anlise de regresso, etc.). Pesquisa Qualitativa: considera que h uma relao dinmica entre o mundo real e o sujeito, isto , um vnculo indissocivel entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que no pode ser traduzido em nmeros. A interpretao dos fenmenos e a atribuio de significados so bsicas no processo de pesquisa qualitativa. No requer o uso de mtodos e tcnicas estatsticas. O ambiente natural a fonte direta para coleta de dados e o pesquisador o instrumento-chave. descritiva. Os pesquisadores tendem a analisar seus dados indutivamente. O processo e seu significado so os focos principais de abordagem.
DO PONTO DE VISTA DE SEUS OBJETIVOS (GIL, 1991) PODE SER:

Pesquisa Exploratria: visa proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torn-lo explcito ou a construir hipteses. Envolve levantamento bibliogrfico; entrevistas com pessoas que tiveram experincias prticas com o problema pesquisado; anlise de exemplos que estimulem a compreenso. Assume, em geral, as formas de Pesquisas Bibliogrficas e Estudos de Caso. Pesquisa Descritiva: visa descrever as caractersticas de determinada populao ou fenmeno ou o estabelecimento de relaes entre variveis. Envolve o uso de tcnicas padronizadas de coleta de dados: questionrio e observao sistemtica. Assume, em geral, a forma de Levantamento. Pesquisa Explicativa: visa identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrncia dos fenmenos.

3/6

Aprofunda o conhecimento da realidade porque explica a razo, o porqu das coisas. Quando realizada nas cincias naturais, requer o uso do mtodo experimental, e nas cincias sociais requer o uso do mtodo observacional. Assume, em geral, a formas de Pesquisa Experimental e Pesquisa Expost-facto.
DO PONTO DE VISTA DOS PROCEDIMENTOS TCNICOS (GIL, 1991), PODE SER:

Pesquisa Bibliogrfica: quando elaborada a partir de material j publicado, constitudo principalmente de livros, artigos de peridicos e atualmente com material disponibilizado na Internet. Pesquisa Documental: quando elaborada a partir de materiais que no receberam tratamento analtico. Pesquisa Experimental: quando se determina um objeto de estudo, selecionam-se as variveis que seriam capazes de influenci-lo, definem-se as formas de controle e de observao dos efeitos que a varivel produz no objeto. Levantamento: quando a pesquisa envolve a interrogao direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer. Estudo de caso: quando envolve o estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos de maneira que se permita o seu amplo e detalhado conhecimento. Pesquisa Expost-Facto: quando o experimento se realiza depois dos fatos. Pesquisa-Ao: quando concebida e realizada em estreita associao com uma ao ou com a resoluo de um problema coletivo. Os pesquisadores e participantes representativos da situao ou do problema esto envolvidos de modo cooperativo ou participativo. Pesquisa Participante: quando se desenvolve a partir da interao entre pesquisadores e membros das situaes investigadas.

MTODOS CIENTFICOS
Mostrar os mtodos que proporcionam as bases lgicas investigao cientfica.
INTRODUO

4/6

A investigao cientfica depende de um conjunto de procedimentos intelectuais e tcnicos (Gil, 1999, p.26) para que seus objetivos sejam atingidos: os mtodos cientficos. Mtodo cientfico o conjunto de processos ou operaes mentais que se devem empregar na investigao. a linha de raciocnio adotada no processo de pesquisa. Os mtodos que fornecem as bases lgicas investigao so: dedutivo, indutivo, hipottico-dedutivo, dialtico e fenomenolgico (GIL, 1999; LAKATOS; MARCONI, 1993). De forma breve veja a seguir em que bases lgicas esto pautados tais mtodos.
MTODO DEDUTIVO

Mtodo proposto pelos racionalistas Descartes, Spinoza e Leibniz que pressupe que s a razo capaz de levar ao conhecimento verdadeiro. O raciocnio dedutivo tem o objetivo de explicar o contedo das premissas. Por intermdio de uma cadeia de raciocnio em ordem descendente, de anlise do geral para o particular, chega a uma concluso. Usa o silogismo, 26 UFSC/PPGEP/LED construo lgica para, a partir de duas premissas, retirar uma terceira logicamente decorrente das duas primeiras, denominada de concluso (GIL, 1999; LAKATOS; MARCONI, 1993). Veja um clssico exemplo de raciocnio dedutivo: Exemplo: Todo homem mortal. ...........................................(premissa maior) Pedro homem. .....................................................(premissa menor) Logo, Pedro mortal. .............................................(concluso)
MTODO INDUTIVO

Mtodo proposto pelos empiristas Bacon, Hobbes, Locke e Hume. Considera que o conhecimento fundamentado na experincia, no levando em conta princpios preestabelecidos. No raciocnio indutivo a generalizao deriva de observaes de casos da realidade concreta. As constataes particulares levam elaborao de generalizaes (GIL, 1999; LAKATOS; MARCONI, 1993). Veja um clssico exemplo de raciocnio indutivo: Exemplo: Antnio mortal.

5/6

Joo mortal. Paulo mortal. ... Carlos mortal. Ora, Antnio, Joo, Paulo... e Carlos so homens. Logo, (todos) os homens so mortais. Metodologia da Pesquisa e Elaborao de Dissertao 27
MTODO HIPOTTICO-DEDUTIVO

Proposto por Popper, consiste na adoo da seguinte linha de raciocnio: quando os conhecimentos disponveis sobre determinado assunto so insuficientes para a explicao de um fenmeno, surge o problema. Para tentar explicar a dificuldades expressas no problema, so formuladas conjecturas ou hipteses. Das hipteses formuladas, deduzem-se conseqncias que devero ser testadas ou falseadas. Falsear significa tornar falsas as conseqncias deduzidas das hipteses. Enquanto no mtodo dedutivo se procura a todo custo confirmar a hiptese, no mtodo hiptetico-dedutivo, ao contrrio, procuram-se evidncias empricas para derrub-la (GIL, 1999, p.30).
MTODO DIALTICO

Fundamenta-se na dialtica proposta por Hegel, na qual as contradies se transcendem dando origem a novas contradies que passam a requerer soluo. um mtodo de interpretao dinmica e totalizante da realidade. Considera que os fatos no podem ser considerados fora de um contexto social, poltico, econmico, etc. Empregado em pesquisa qualitative (GIL, 1999; LAKATOS; MARCONI, 1993).
MTODO FENOMENOLGICO

Preconizado por Husserl, o mtodo fenomenolgico no dedutivo nem indutivo. Preocupa-se com a descrio direta da experincia tal como ela . A realidade construda socialmente e entendida como o compreendido, o interpretado, o comunicado. Ento, a realidade no nica: existem tantas quantas forem as suas interpretaes e comunicaes. O sujeito/ator reconhecidamente importante no processo de construo do conhecimento (GIL, 1999; TRIVIOS, 1992).

6/6

Empregado em pesquisa qualitativa.


CONSIDERAES FINAIS

Na era do caos, do indeterminismo e da incerteza, os mtodos cientficos andam com seu prestgio abalado. Apesar da sua reconhecida importncia, hoje, mais do que nunca, se percebe 28 UFSC/PPGEP/LED que a cincia no fruto de um roteiro de criao totalmente previsvel. Portanto, no h apenas uma maneira de raciocnio capaz de dar conta do complexo mundo das investigaes cientficas. O ideal seria voc empregar mtodos, e no um mtodo em particular, que ampliem as possibilidades de anlise e obteno de respostas para o problema proposto na pesquisa. Para maior aprofundamento desta matria consulte a bibliografia indicada nas fontes ao final desta publicao (FEYERABEND, 1989; POPPER, 1993).

Trecho do trabalho de SILVA, Edna Lcia da e MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da Pesquisa e Elaborao de Dissertao. 3a edio revisada e atualizada. Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Ps-Graduao em Engenharia de Produo. Laboratrio de Ensino a Distncia. 2001. 121 pginas.

You might also like