You are on page 1of 4

CASAMENTOS FIRMADOS NA VONTADE DE DEUS Ef 5.14-33 - A famlia o que melhor representa o relacionamento entre Deus e a Igreja (Russel Shed).

). UMA INSTITUIO PARA DAR CERTO Deus instituiu o casamento, o realizou pela primeira vez, e ordenou que o homem deixar a seu pai e a sua me e se unir sua esposa, e sero ambos uma s carne (Gn 2.24). So ligados at a morte (Rm 7.2-3). Jesus diz que so os dois uma s carne, e porquanto Deus os ajuntou, no o separe o homem (Mt 19.6). Qualquer coisa diferente afronta direta a Deus. Deus disse que odeia o divrcio (Ml 2.16). EF 5.14 PELO QUE DIZ: DESPERTA, TU QUE DORMES, LEVANTATE DE ENTRE OS MORTOS, E CRISTO TE ILUMINAR. A liderana de Deus na Famlia deve ser uma realidade. Quem dorme entre os mortos? Com certeza, os que no compreendem ou no admitem a vontade de Deus como SOBERANA em suas vidas e, claro, tambm em seus casamentos. Como acordar de entre os mortos? Uma boa forma de comear fazendo as perguntas certas. De onde vem os valores que fundamentam o casamento? E de onde vem os (des)valores que buscam a desintegrao do casamento? EF 5.15 PORTANTO, VEDE PRUDENTEMENTE COMO ANDAIS, NO COMO NSCIOS, E SIM COMO SBIOS, CONSIDEREMOS OS ABSOLUTOS DE DEUS H dois relacionamentos em vida nos quais Deus exige compromisso absoluto: o relacionamento do cristo com Cristo; o relacionamento da pessoa casada com seu cnjuge. 16 REMINDO O TEMPO, PORQUE OS DIAS SO MAUS. Vivam as riquezas de cada momento Aproveitando todas as oportunidades para fazer barreiras em defesa do casamento. O HOJE PRESENTE DE DEUS, para as aes que devem ser tomadas hoje.

O AMANH SER PRESENTE DE DEUS MAS A BENO DO AMANH DEPENDER SEMPRE DAS OPES DO HOJE. O PECADO NOS LTIMOS DIAS Nossos tempos apresentam UM ESPRITO DE PECAMINOSIDADE MAIS INTENSO QUE EM TODOS OS TEMPOS.

2 Tm 3.1 Sabe, porm, isto, que nos ltimos dias sobreviro tempos penosos; 2 pois os homens sero amantes de si mesmos, gananciosos, presunosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a seus pais, ingratos, mpios, 3 sem afeio natural, implacveis, caluniadores, incontinentes, cruis, inimigos do bem, 4 traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, 5 tendo aparncia de piedade, mas negando-lhe o poder. Afasta-te tambm desses.
Os problema que atacam o casamento em nossos tempos um problema de pecado. No h nada que possa devastar uma relao humana como o pecado. No corao do pecado est a preocupao consigo mesmo De modo contrrio, no centro de cada relao humana clida, amorosa e profunda est a preocupao com o outro. A SADA DESTE PROBLEMA A forma mais eficaz de amar um ao outro amar a Deus. - E, se temos que amar a Deus verdadeiramente, teremos que nos arrepender de uma poro de rebelio, orgulho e egosmo (Lucas 15.18). Se quisermos aproximarmo-nos de nossos esposos e esposas, ento aproximemo-nos de Deus.

Quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa


Atitudes fundadas no amor egosta nos distanciaro dos planos de Deus e do cnjuge. Atitudes fundadas no amor altrusta e divino nos capacitaro a construir uma relao segura, amorosa, e maravilhosamente compensadora em nossos casamentos.

contra algum, para que tambm vosso Pai que est no cu, vos perdoe as vossas ofensas (Mc 11.25)

Como se pode reacender um casamento que est morto? O amor dedicado tem o poder de fazer amigos de inimigos e amantes de estranhos.

tendo antes de tudo ardente amor uns para com os outros, porque o amor cobre uma MULTIDO DE PECADOS (1 Pe 4.8)
Este tipo de amor uma resoluo moral pela qual uma pessoa determina fazer o bem a outros no importa o que eles meream ou como se comportam conosco. O modelo Cristo: continuou pacientemente amando-nos, entregando sua prpria vida por amor de ns. Efsios 5.25 VS, MARIDOS, AMAI A VOSSAS MULHERES, COMO TAMBM CRISTO AMOU A IGREJA, E A SI MESMO SE ENTREGOU POR ELA (EF 5.25) O casamento o melhor de Deus para ns. O casamento dar certo maravilhosamente quando decidirmos ser o tipo de pessoa que Deus quer que sejamos. Seja o tipo perdoador: Quando estiverdes orando, PERDOAI, se tendes alguma coisa contra algum, para que tambm vosso Pai que est no cu, vos perdoe as vossas ofensas. (Mc 11.25) A resposta de Deus que no h somente esperana, h absoluta esperana. Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, de sorte que venham os tempos de refrigrio, da presena do Senhor (Atos 3.19) 17 POR ESTA RAZO, NO VOS TORNEIS INSENSATOS, MAS PROCURAI COMPREENDER QUAL A VONTADE DO SENHOR. A direo da carne, na vida dos Cristos, sempre o pior caminho. 18 E NO VOS EMBRIAGUEIS COM VINHO, NO QUAL H DISSOLUO, MAS ENCHEI-VOS DO ESPRITO, Ser dirigidos pelo Esprito caminho de vida. A FIDELIDADE ESSENCIAL Um componente do fruto do Esprito a fidelidade (Gl 5.22) Ao casamento pesa a ordem de sermos FIEIS.

Pois eu detesto o divrcio, diz o Senhor Deus de Israel, e aquele que cobre de violncia o seu vestido; portanto cuidai de vs mesmos, diz o Senhor dos exrcitos; e no sejais infiis (Ml 2.16).
O QUE FIDELIDADE? caracterizada pela firmeza e pela certeza de propsitos; Por uma atitude e uma conduta justas; Pela devoo de algum a uma pessoa ou a uma causa; Pela incorruptibilidade, pela sinceridade, pela confiabilidade Pelo cumprimento de promessas e votos feitos Pela lealdade sincera. A FIDELIDADE E OS VOTOS O incio dos relacionamentos ambiente de muitos votos. A fidelidade exige compromisso com aquelas promessas. No casamento h vrios compromissos feitos um ao outro. A fidelidade exige zelo com seus cumprimentos. Diferente disto, prevalecer a mentira. Ficaro de fora os ces, os feiticeiros, os adlteros, os homicidas, os idlatras, e todo o que ama e pratica a MENTIRA (Ap 22.15) 19 FALANDO ENTRE VS COM SALMOS, ENTOANDO E LOUVANDO DE CORAO AO SENHOR COM HINOS E CNTICOS ESPIRITUAIS, Casamentos em p de guerra dificilmente esto ocupados com as coisas que so l do alto, com os princpios e ordens de Deus. Casamentos ocupados com a vontade de Deus, no esto em p de guerra. IMPOSSVEL. 20 DANDO SEMPRE GRAAS POR TUDO A NOSSO DEUS E PAI, EM NOME DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, Quo agradecidos somos por nosso cnjuge? O HOMEM BOM, DE SEU BOM TESOURO, RETIRA COISAS BOAS. MAS O QUE PODE RETIRAR O HOMEM MAL? (LC 4.45; MT 12.35) NOSSO TESOURO BOM OU MAL? FCIL SABER: O QUE TEMOS RETIRADO DELE, PARA INVESTIR EM NOSSO CASAMENTO? Pr. Samuel Alves Silva

You might also like