You are on page 1of 29

0

FACULDADE METROPOLITANA DE CAMAARI FAMEC

ANIRA FREIRE PINHEIRO

MANUAL DE APRESENTAO DE TRABALHOS ACADMICOS

Camaari 2012

SUMRIO

1 1.1 1.1.1 1.1.2 1.1.3 1.1.4 1.1.5 1.1.6 1.1.7 1.1.8 1.1.9

ESTRUTURA DO TRABALHO ACADMICO ELEMENTOS PR TEXTUAIS Capa Lombada Folha de rosto Ficha catalogrfica Errata Folha de aprovao Dedicatria Agradecimentos Epigrafe

3 4 4 4 4 5 5 5 5 5 6 6 6 6 7 7 7 7 8 8 8 9 9 9 11 11 12 13 13 13 14 14

1.1.10 Resumo na lngua verncula 1.1.11 Resumo na lngua estrangeira 1.1.12 Listas de ilustraes 1.1.13 Listas de ttulos 1.1.14 Listas de abreviaturas e siglas 1.1.15 Listas de smbolos 1.1.16 Sumrio 1.2 1.2.1 1.2.2 1.2.3 1.3 1.3.1 1.3.2 1.3.3 1.3.4 2 2.1 2.2 2.3 2.4 ELEMENTOS TEXTUAIS Introduo Desenvolvimento Concluso ELEMENTOS PS-TEXTUAIS Referncias Glossrio Apndice Anexo REGRAS GERAIS FORMATAO NUMERAO PROGRESSIVA DAS SEES SIGLAS ILUSTRAES

2.5 2.6 2.7 2.7.1

TABELAS CITAES NOTAS DE RODAP Tipos de notas de rodap REFERNCIAS APNDICES

15 16 17 17 20 21

1 ESTRUTURA DO TRABALHO ACADMICO

Os itens abaixo compem a estrutura de trabalhos acadmicos. Esto apresentados conforme deve vir no trabalho.

Capa (obrigatria) Folha de rosto (obrigatria) Errata (opcional) Folha de aprovao (obrigatrio) Dedicatria (opcional) Agradecimentos (opcional) Epgrafe (opcional) Pr-textuais Resumo em lngua verncula (obrigatrio) Resumo em lngua estrangeira (obrigatrio) Lista de ilustraes (opcional) Lista de tabelas (opcional) Lista de abreviaturas e siglas (opcional) Lista de smbolos (opcional) Sumrio (obrigatrio)

Introduo Textuais Desenvolvimento Concluso

Referncias (obrigatrio) Ps-textuais Glossrio (opcional) Apndice (opcional) Anexo (opcional)

1.1 ELEMENTOS PR TEXTUAIS

1.1.1 Capa

Os dados da capa devem ser centralizados, fonte 12, letras maisculas e em negrito, exceto o local onde apenas a primeira letra maiscula sem negrito.

Logomarca Nome da instituio Autor Ttulo Subttulo Local e data

1.1.2 Lombada

Nome do autor e titulo do trabalho impresso no sentido longitudinal de cima para baixo, deixando 3 cm na parte inferior para que seja colocada a etiqueta.

1.1.3 Folha de rosto

Contem os elementos indicadores da obra. Texto centralizado, fonte 12, letras maiscula e em negrito. Exceto em nota indicativa

Nome do autor Titulo Subttulo Nota indicativa: (tese, dissertao, trabalho de concluso de curso e outros), 4 cm abaixo do titulo e a 6 cm da margem esquerda. Fonte 10 sem negrito

Nome do orientador e do co- orientador: fonte 10 Local e ano (Apenas a primeira letra maiscula e sem negrito)

1.1.4 Ficha catalogrfica

Descreve o trabalho quanto o aspecto fsico e temtico, sendo impressa na parte inferior do verso da folha de rosto, elaborada pelo bibliotecrio da instituio.

1.1.5 Errata

Apresentada em papel avulso ou encartado, acrescida ao trabalho descrevendo correes feitas aps a impresso. Ex: Folha 15 Linha 5 Onde se l auto-clavado Leia-se autoclavado

1.1.6 Folha de aprovao

Nome do autor Ttulo do trabalho Nota indicativa do tipo de trabalho, nome do curso, instituio e grau pretendido Data de aprovao Nome, titulao e assinatura dos componentes da banca examinadora

1.1.7 Dedicatria

Folha em que o autor presta homenagens, dedicando seu trabalho. O texto deve ficar alinhado margem direita na parte inferior da pgina.

1.1.8 Agradecimento

O autor agradece as pessoas e/ou instituies que contriburam de forma relevante para o trabalho. A palavra AGRADECIMENTO centralizada, maiscula e negrito.

1.1.9 Epgrafe

Aparece logo aps os agradecimentos podendo tambm aparecer nas folhas de abertura de sesses primrias. So pensamentos, poemas ou msicas que tenha relao com o trabalho, seguido de indicao de autoria e ano de publicao. Antecede a folha de Resumo na Lngua Verncula.

1.1.10 Resumo na lngua verncula

Apresentao concisa dos pontos relevantes do trabalho, natureza, metodologia, resultado e concluses. Deve ser redigido na terceira pessoa do singular, na voz ativa sem enumerao de tpicos, num total de 150 a 500 palavras. Deve ser evitado o uso de frases negativas, pargrafos, formulas, smbolos, citaes bibliogrficas. encabeada pela palavra RESUMO em negrito, centralizada e letras maisculas.

As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedida da expresso Palavras-chave: separadas entre si por pontos e finalizada tambm por ponto.

Obs: No resumo e abstract de dissertao ou tese, recomenda-se a incluso da referncia bibliogrfica encabeando a folha do resumo.

1.1.11 Resumo na lngua estrangeira

Mesma regra do resumo em lngua verncula, apresentando verso em idioma de divulgao internacional. (em ingls, ABSTRACT; em francs, RSUM; em espanhol, RESUMEN).

1.1.12 Listas de ilustraes

Elaborada de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item designado por seu nome especifico, travesso, titulo e respectivo numero de pagina. Quando necessrio, recomenda-se a elaborao de lista prpria como, por exemplo,

para cada tipo de ilustrao (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, grficos, mapas, organogramas e outros).

1.1.13 Lista de tabelas

Elaborada de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item designado por seu nome especifico, acompanhado do respectivo numero da pagina.

1.1.14 Lista de abreviaturas e siglas

Consiste na relao alfabtica das abreviaturas e siglas utilizadas no texto, seguidas das palavras ou expresso correspondentes escritas por extenso.

1.1.15 Lista de smbolos

Elaborada de acordo com a ordem em que so apresentadas no texto, com o devido significado.

1.1.16 Sumrio

Elemento obrigatrio, cujas partes so acompanhadas dos respectivos nmeros das pginas. Havendo mais de um volume, em cada um deve constar o sumrio completo do trabalho.

A palavra SUMRIO deve ser centralizada e em negrito com a mesma tipologia da fonte utilizada para as sees primrias; A subordinao dos itens do sumrio deve ser destacada pela apresentao tipogrfica utilizada no texto; Os elementos pr-textuais no devem constar no sumrio; Os indicativos fazem sees que compem o sumrio, se houver, devem ser alinhados esquerda, conforme a NBR 6024.

Os elementos ps-textuais como Referncias, Apndices e Anexos devem figurar no sumrio, sem indicativo numrico, alinhados aos ttulos das sees dos documentos;

1.2 ELEMENTOS TEXTUAIS

1.2.1 Introduo

Parte inicial do trabalho tem por finalidade a formulao simples e clara do tema e fixa os seguintes componentes:

Justificativa do tema Explicitao do objetivo Hipteses ou pressupostos Metodologia Tipo de pesquisa e das contribuies esperadas.

1.2.2 Desenvolvimento

Parte principal do texto que deve conter a exposio ordenada e pormenorizada do assunto. Dividem-se em captulos, sees ou subsees que variam em funo da abordagem do tema.

As diferentes sees que compem a estrutura desta parte podero se designadas por ttulos ilustrativos do seu contedo e no pela designao genrica (Reviso da Literatura, metodologia e Resultados da Pesquisa). Sua estruturao deve ser discutida e acompanhada pelo professor orientador.

Os captulos devem sempre iniciar-se em uma nova pgina, independente do espao que tenha ficado na pgina anterior. A numerao dever ser em algarismos arbicos

1.2.3 Concluso

Parte

final

do

texto,

na

qual

so

apresentadas

as

concluses

correspondentes, devendo ser clara e concisa.

A concluso deve conter: recapitulao sucinta dos resultados do estudo realizado; manifestao critica sobre esses resultados.

Na concluso, o autor deve afirmar ou negar algo, sem se perder em divagaes. No pode em hiptese alguma, achar alguma coisa. Deve estar seguro do trabalho realizado e defender confiantemente.

1.3 ELEMENTOS PS-TEXTUAIS

1.3.1 Referncias

A norma para elaborao de referncias a NBR 6023 da ABNT.

Consiste em uma lista alfabtica das publicaes utilizadas para elaborao do trabalho. So alinhadas somente margem esquerda do texto e de forma a se identificar individualmente cada documento, em espao simples e separado entre si por espao um em branco.

A pontuao segue padres internacionais e deve ser uniforme para todas as referncias. As abreviaturas devem ser conforme a NBR 10522.

Exemplos de referncias:

Um autor

MAHAN, Bruce M. Qumica: um curso universitrio. So Paulo: Edgard Blcher, 2003.

10

Dois a trs autores (so separados por ponto-e-vrgula)

MEDINA, Nan Mininni; SANTOS, Elizabeth da Conceio. Educao ambiental: uma metodologia participativa de formao. 2 ed. Petrpolis: Vozes, 2001.

Mais de trs autores (coloca-se o primeiro, acompanhado da expresso et al..

ALBERTS, Bruce et al. Biologia molecular da clula. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

Autor entidade (Inicia a referncia com o nome da instituio em maiscula)

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6023: informao e documentao: referncias: elaborao. Rio de Janeiro, 2002.

Autor organizador, editor, ou coordenador (coloca-se o nome do responsvel, seguido da abreviatura correspondente entre parnteses (Org.), (Ed.), (Coord.), IUDCIBUS, Srgio (Coord.). Contabilidade introdutria. 9 ed. So Paulo: Atlas, 1998

Autor desconhecido (a entrada feita pelo titulo em maiscula)

DIAGNSTICO do setor editorial brasileiro. So Paulo: Cmara Brasileira do Livro, 1993

Em meio eletrnico

MATTAR, Fauze Najib et al. Redao de documentos acadmicos: contedo e forma. Caderno de Pesquisa em Administrao. So Paulo, v.1, n.3, p.1-18, 1996. Disponvel em: < www.ead.fea.usp.br/cad-pesq/arquivos/C03-art02.pdf > Acesso em: 1 abr. 2007

11

Eventos

SOUZA, L. S.; BORGES, A. L.; REZENDE, J. O. Influncia da correo e do preparo do solo sobre algumas propriedades qumicas do solo cultivado com bananeiras. In: REUNIO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIO DE PLANTAS, 21., 1994, Petrolina. Anais... Petrolina: EMBRAPA, CPATSA, 1994. p. 3-4.

Publicao peridica

REVISTA LATINO-AMERICANA DE ENFERMAGEM. Ribeiro Preto: EERP, v.19, n.6, Nov./Dec. 2011. 228 p

Artigo ou matria de uma revista

TOURINHO NETO, F. C. Dano ambiental. Consulex, Braslia, DF, ano 1, n.1, p.1823, fev. 1997

1.3.2 Glossrio

uma lista de palavras de sentido obscuro ou de termos tcnicos de uso restrito, utilizados no texto, acompanhados das respectivas definies. Deve ser ordenado alfabeticamente.

1.3.3 Apndice

Documento (questionrios, tabelas, grficos etc.) elaborado pelo prprio autor a fim de complementar sua argumentao.

So identificados por letras maisculas consecutivas, travesso e pelos respectivos ttulos. Utilizam-se letras maisculas dobradas, na identificao dos apndices, quando esgotadas as letras do alfabeto.

Exemplos: APNDICE A Modelo de questionrio

12

APNDICE B Avaliao numrica de clulas inflamatrias

1.3.4 Anexo

o documento (questionrios, tabelas, grficos etc.) elaborado por outro autor e que foi utilizado no trabalho.

So identificados por letras maisculas consecutivas, travesso e pelos respectivos ttulos. Utilizam-se letras maisculas dobradas, na identificao dos apndices, quando esgotadas as letras do alfabeto.

Exemplos: ANEXO A Atos normativos ANEXO B Portaria n 013, de 15 de fevereiro de 2006

13

2 REGRAS GERAIS

2.1 FORMATAO Papel: A4, 21,0cm X 29,7cm. Margens: Superior e esquerda: 3 cm; direita e inferior: 2 cm; Fonte: Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaamento 1,5 cm; Recuo: de incio de pargrafo de 1,25 cm Notas de rodap: Espaamento simples, fonte 10; Citaes com mais de 4 linhas A 4 cm da margem esquerda, justificada, em espao simples, e fonte 10, sem aspas ou destaques; Referncias: justificadas a esquerda, espao simples e entre autores espao simples em branco; Numerao pginas: Parte superior direita da pgina em algarismos arbicos. Todos As folhas pr-textuais so contadas mais no numeradas. A

numerao deve figurar a partir da primeira folha da parte textual; os ttulos que no recebem indicativo numrico (ERRATA,

AGRADECIMENTOS, LISTAS DE ILUSTRAES, RESUMO, SUMRIO, REFERNCIAS, APNDICE, ANEXO etc.) devem ser centralizados, todo em letras maisculas e em negrito;

2.2 NUMERAO PROGRESSIVA DAS SEES

Elaborada conforme a ABNT 6024. Destacam-se gradativamente os ttulos das sees, utilizando os recursos negrito, itlico ou sublinhado, no SUMRIO e, de forma idntica no texto.

So empregados algarismos arbicos. Alinhado esquerda precedendo o ttulo, separado deste apenas por um espao.

No devem ser utilizados outros sinais grficos como travesso e hfen antes do ttulo

14

Os indicativos das sees primariam devem ser grafados em nmeros inteiros a partir de 1.
PRIMRIA 1 2 SECUNDRIA 1.1 1.2 Terciria 1.1.1 1.2.1 Quaternria 1.1.1.1 2.1.1.1

Exemplo: 1 2 2.1 2.2 2.2.1 2.2.2 INTRODUO PESQUISA BIBLIOGRFICA CONCEITO FASES Identificao dos Itens Localizao dos documentos

2.3 SIGLAS

A sigla, quando aparecer pela primeira vez no texto, deve vir entre parnteses, procedida do nome completo.

Exemplo: Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS)

2.4 ILUSTRAES

As ilustraes, sua identificao aparece na parte superior, procedida da palavra designada (grfico, desenho, organograma, fotografia, mapa, quadro etc.,
seguida de seu numero de ordem de do texto, em algarismo arbico, travesso e do respectivo titulo. Aps a ilustrao, na parte inferior, indicar a autoria mesmo que seja do prprio autor.

15

Exemplo:

Grfico 1 Percentual de vendas no trimestre

Vendas

1 Tri 2 Tri 3 Tri 4 Tri

Fonte: autoria prpria

2.5 TABELAS

Devem ser citadas no texto, inseridas o mais prximo possvel do trecho a que se referem e padronizadas conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE). Tabela 2 Linha de produo Linha A B C
Fonte: autoria prpria

Produo 24 38 18

N de peas defeituosas 6 2 2

16

2.6 CITAES

Segundo a norma NBR 10520 a meno de uma informao extrada de outra fonte. Podendo ser direta ou indireta. Chama-se citao direta a transcrio que utiliza as prprias palavras do autor consultado; chama-se citao indireta aquela em que o texto baseia-se na obra do autor. a) Citao com at trs linhas deve vir no texto entre aspas duplas.

Exemplo: A elaborao de um trabalho tcnico, cientfico ou cultural pressupe a existncia de uma idia [...] (S, 2000, p. 22)

b) Citao com mais de trs linhas deve vir em pargrafo prprio, com recuo na margem (a 4 cm da margem esquerda), corpo da letra menor que o do texto (corpo 10), em espao simples e sem aspas.

Exemplo:
Existem trs tipos de organizaes que produzem relatrios tcnicos nos Estados Unidos: empresas privadas, rgos governamentais e instituies contratadas pelo governo. Os relatrios produzidos por empresas privadas que desenvolvem pesquisa industrial, no so normalmente distribudos fora da companhia, sendo os mais difceis de obter. (CAMPELLO, 2000, p. 106)

c) Citao com mais de quatro autores.

Exemplo: [...] mas os grupos de alta incidncia so os homossexuais e pacientes mentais crnicos (FANTINATO et al., 1994).

d) Supresso (ou omisso). Inicio de sentena: [...] Meio de sentena: O estudo de morfologia dos terrenos [...] ativos.

17

2.7 NOTAS DE RODAP

So observaes registradas pelo autor que aparecem ao p das pginas em que so mencionadas. Devem ser alinhadas a partir da segunda linha da mesma nota, abaixo da primeira letra da primeira palavra, de forma a destacar ao respectivo numero. Utiliza-se fonte 10 e espao simples. A numerao das notas feita em algarismos arbicos, devendo ter numerao nica e consecutiva para cada captulo ou parte, portanto, no iniciando em cada pgina

2.7.1 Tipos de notas de rodap Notas explicativas so usadas para prestar esclarecimentos ou tecem consideraes sobre alguma abordagem do texto.

Exemplo: no texto: Os pais esto sempre confrontados diante das duas alternativas: vinculao escolar ou vinculao profissional.

no rodap da pagina. _______________


Sobre essa opo dramtica, ver tambm Morice (1996, p.269-290).

Notas de referncia so utilizadas para indicar obras consultadas pelo autor.

Exemplo: no rodap da pagina. ______________


FARIA, Jos Eduardo (Org.). Direitos humanos, direitos sociais e justia. So Paulo: Malheiros, 1994.

a Idem / Id - mesmo autor. Usado quando se faz citaes de diferentes obras de um mesmo autor. Ex.: _________________
3 4

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS, 1989 p. 9. Id., 2000, p.19

18

b Ibidem / Ibid: na mesma obra. Usado quando se faz vrias citaes de um mesmo documento, alterando apenas a paginao.
Ex.: _________________
5 6

DURKHEIM, 1925, p.176 Ibid., p. 190

c - Opus citatum / op. cit. - Obra citada: referindo-se obra citada anteriormente, quando a citao se encontra na mesma pgina.
Ex.:
____________________ 7 ADORNO, 1996, p.38. 8 GARLAND, 1990. p. 42-43. 9 ADORNO, op. cit., p. 40.

d - Passim: aqui e ali, em diversas passagens. Para referenciar diversas pginas de ma mesma obra. Indicar a pgina inicial e final.
Ex.:
_____________________ 10 RIBEIRO, 1997, passim.

e- Loco citato / loc. Cit.: no lugar citado. Usado para mencionar a mesma pgina de uma obra j citada, quando houver intercalao de outras notas.
Ex.:
____________________ 11TOMASELLI; PORTER. 1992, p. 33-46. 12TOMASELLI; PORTER. loc. cit.

f - Confira / Cf: confira ou confronte. Para referenciar trabalhos de outros autores ou notas do mesmo autor. uma nota remissiva.
Ex.: __________________
13 Cf.

CALDEIRA, 1992.

g - Sequentia: seguinte ou que segue et seq.; Ex: __________________


14 FOCAULT,

1994, p. 17 et. seq.

h - apud: conforme, segundo, (pode ser usada tambm no texto). No texto:

19

Segundo Silva (1983 apud ABREU, 1999, p. 3) diz ser [...] No rodap da pgina: __________________
1 SILVA,

1983 apud, ABREU, 1999, p.3.

20

REFERNCIA

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6023: informao e documentao: referncias: elaborao. Rio de Janeiro, 2002. 24 p. ___________, NBR 6024: informao e documentao: numerao progressiva das sees de um documento. Rio de Janeiro, 2012. 4 p. ___________, NBR 6027: informao e documentao: sumrio. Rio de Janeiro, 2003. 2 p. ___________, NBR 10520: informao e documentao: apresentao de citaes em documentos. Rio de Janeiro: ABNT, 2002. 7 p. ___________, NBR 14724: informao e documentao: trabalhos acadmicos: apresentao. Rio de Janeiro, 2011. 11 p. BARROS, Aidil Jesus da Silveira. Fundamentos de metodologia cientfica. 3 ed.. So Paulo: Prentice Hall, 2007. LUBISCO, Ndia Maria Lienert; VIEIRA, Snia Chagas; SANTANA, Isnaia Veiga. Manual de estilo acadmico: monografias, dissertaes e teses. 4. ed. Salvador: EDUFBA, 2008. 146 p. PESCUMA, Derna; CASTILHO, Antnio Paulo F. de. Trabalho acadmico - o que fazer? como fazer?: um guia para suas apresentaes. So Paulo: Olho d'gua, 2005.

21

APNDICE A Capa

FAMEC FACULDADE METROPOLITANA DE CAMAARI

MARTA ARAJO BANDEIRA SENNA

O ENVELHECIMENTO ATIVO E SEU PAPEL NA VIDA DOS IDOSOS

Camaari 2012

22

APNDICE B Folha de rosto

MARTA ARAJO BANDEIRA SENNA

O ENVELHECIMENTO ATIVO E SEU PAPEL NA VIDA DOS IDOSOS

Monografia apresentada ao curso de graduao em Enfermagem, Faculdade Metropolitana de Camaari FAMEC, como requisito para obteno do grau de Bacharel em Enfermagem. Orientadora: Profa. Msc. Rita de Cssia V. da Silva.

Camaari 2012

23

APNCICE C Folha de aprovao

MARTA ARAJO BANDEIRA SENNA

O ENVELHECIMENTO ATIVO E SEU PAPEL NA VIDA DOS IDOSOS


Monografia apresentada como requisito para obteno do grau de Bacharel em Enfermagem, Faculdade Metropolitana de Camaari FAMEC.

Aprovada em _____ de ________ de___

Banca Examinadora

Nome do orientador ___________________ Titulao e nome da IES onde obteve o ttulo Instituio a qual pertence Nome do avaliador ____________________ Titulao e nome da IES onde obteve o ttulo Instituio a qual pertence Nome do avaliador ____________________ Titulao e nome da IES onde obteve o ttulo Instituio a qual pertence

24

APNDICE D Dedicatria

Joana, me querida, por ter me ensinado a aprender. Pedro, filho querido, por ter me levado a aprender a ensinar.

25

APNDICE E Agradecimentos

AGRADECIMENTOS

O autor agradece aquelas pessoas e/ou instituies que contriburam para a elaborao do seu trabalho. Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

26

APNDICE F Epigrafe

Um dia veio a peste e acabou com toda a vida na face da terra: em compensao ficaram as bibliotecas... E nelas estava meticulosamente escrito o nome de todas as coisas! Mrio Quintana, 1989

27

APNDICE G Resumo / Abstract

RESUMO

ABSTRACT

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXXXXXXX

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Palavra chave: Enfermagem. Medicamento

Keyword: Nursing. Medicine

28

APNDICE H Listas

LISTA DE ILUSTRAES

LISTA DE TABELAS

Figura 1 - Ttulo ................................................. 11 Figura 2 - Ttulo ................................................. 15 Figura 3 - Ttulo ................................................. 19 Figura 4 - Ttulo ................................................. 24 Figura 5 - Ttulo ................................................. 27

Tabela 1 - Ttulo ................................................... 20 Tabela 2 - Ttulo ................................................... 28 Tabela 3 - Ttulo ................................................... 31 Tabela 4 - Ttulo ................................................... 36 Tabela 5 - Ttulo ................................................... 40

LISTA DE ABREVIATURA E SIGLAS

ABNT ANS CAT CNI INPC MCT SA USA

Associao Brasileira de Normas Tcnicas Agncia Nacional de Sade Complementar Comunicao de Acidente de Trabalho Confederao Nacional da Indstria ndice Nacional de Preos ao Consumidor Ministrio de Cincia e Tecnologia Sociedade Annima United States of America

You might also like