You are on page 1of 5

Artigo 17.

(Regime dos direitos, liberdades e garantias) O regime dos direitos, liberdades e garantias aplica-se aos enunciados no ttulo II e aos direitos fundamentais de natureza anloga.
DIREITOS FUNDAMENTAIS DE NATUREZA ANLOGA

O direitos fundamentais enunciados nas Partes II, III e IV da Constituio so designados, segundo GOMES CANOTILHO e SRVULO CORREIA, direitos fundamentais dispersos (SRVULO CORREIA, Direitos Fundamentais..., pg. 52). Exemplos de direitos fundamentais dispersos anlogos a direitos, liberdades e garantias: direito de no pagar impostos inconstitucionais (art. 103., n. 3); direito de apresentao de candidatura para os rgos do poder local (art. 239., n. 4), o direito fundamentao expressa e acessvel dos actos administrativos que afectem direitos ou interesses legalmente protegidos (art. 268., n. 3), a garantia de tutela jurisdicional administrativa efectiva (art. 268., n. 4 e 5). Como exemplo de direitos fundamentais formais no dispersos anlogos a direitos, liberdades e garantias temos, no Ttulo I da Parte I, o direito de acesso justia (art. 20., n. 1), o direito a um processo equitativo (art. 20., n. 4) ou o direito a apresentar queixas ao Provedor de Justia (art. 23., n. 1). Exemplos de direitos anlogos a direitos, liberdades e garantias figurando no Ttulo III da Parte I so o direito propriedade privada (art. 62., n. 1), o direito ao pagamento de justa indemnizao por requisio ou expropriao por utilidade pblica (art. 62., n. 2) ou o direito criao cultural (art. 78., n. 1).

Aos direitos fundamentais de natureza anloga, aplica-se o regime dos direitos, liberdades e garantias (art. 17.). A dvida a de saber se todo o regime ou apenas uma sua extenso: ser o regime material aplicvel?
Quanto aos direitos anlogos constantes do Ttulo I da Parte I, no h | dissenso doutrinria. JORGE MIRANDA: posio mais reticente quanto amplitude do regime transponvel; contudo, escreve que devem ficar sujeitos aos regime jurdico dos direitos, liberdades e garantias na sua plenitude, por se tratar de direitos incindveis de princpios gerais com imediata projeco nos direitos, liberdades e garantias. J quanto a outros direitos, a Doutrina divide-se.
7

PRIMEIRA OPINIO: NO APLICAO DO REGIME ORGNICO (E DE REVISO CONSTITUCIONAL) A DIREITOS FUNDAMENTAIS DE NATUREZA ANLOGA

A. JORGE MIRANDA1, PAULO OTERO e JOS CASALTA NABAIS defendem que, quanto a direitos fundamentais de natureza anloga situados fora do Ttulo I da Parte I da Constituio, o art. 17. no se reporta seno ao regime material2. Estes direitos fundamentais de natureza anloga apenas beneficiam do regime material dos direitos, liberdades e garantias3. As razes so as seguintes, como ensina JORGE MIRANDA: Situado na parte de Direito Constitucional substantivo e a preceder imediatamente princpios dessa ndole, no se v como o art. 17. pudesse cobrir tambm regras orgnicas e de reviso constitucional com a sua lgica e funo prprias4. outros dois argumentos de carcter sistemtico: a) Se a alnea b) do n. 1 do art. 165. configurasse uma clusula geral, as alneas e), j), l), n), r) e s) do mesmo n. seriam redundantes. b) Menos aceitvel seria que direitos fundamentais criados por lei, de natureza anloga dos direitos, liberdades e garantias, tivessem de ser regulados por lei da Assembleia da Repblica5.
SEGUNDA OPINIO:

APLICAO DO REGIME ORGNICO A DIREITOS FUNDAMENTAIS DE NATUREZA ANLOGA B. Segundo o Tribunal Constitucional, o mbito da reserva de competncia legislativa do Parlamento abrange tambm direitos de natureza anloga fora do ttulo II da parte I da Constituio, estendendo-se-lhe, pois, o regime orgnico, reserva parlamentar (art. 165., n. 1, al. b), da Constituio) 6: O direito de propriedade privada , no seu ncleo garantstico essencial, um direito fundamental anlogo aos direitos, liberdades e garantias, e, no
1 2 3 4 5

JORGE MIRANDA, Manual..., tomo IV, pgs. 153-155. JORGE MIRANDA, Manual..., tomo IV, pgs. 153, 377. JORGE MIRANDA, Direitos Fundamentais in DJAP , vol. IV, pg. 83. JORGE MIRANDA, Manual..., pgs. 153-154. JORGE MIRANDA, Manual..., tomo IV, , pg. 155.

como tal sujeito ao regime jurdico-constitucional destes, incluindo quanto reserva parlamentar7, por fora do art. 17.. Este regime jurdico (incluindo reserva parlamentar) estende-se se no porventura em todos os aspectos do seu estatuto e regulamentao, ao menos naqueles (...) que so verdadeiramente significativos e determinantes da sua caracterizao como garantia constitucional8. Esta posio tambm perfilhada por VIEIRA DE ANDRADE, GOMES CANOTILHO / VITAL MOREIRA, JORGE BACELAR GOUVEIA, MARIA LCIA AMARAL9; JORGE REIS NOVAIS, As restries aos direitos fundamentais no
expressamente autorizadas pela Constituio, 2. ed., diss., Wolters Kluwer / Coimbra Editora, 2010, pg. 872 (nota 1580)

SRVULO CORREIA, Direitos Fundamentais..., pg. 61 Segundo SRVULO CORREIA / JORGE BACELAR GOUVEIA, proceder de modo contrrio introduziria uma intolervel discriminao entre direitos fundamentais que, em princpio, deveriam gozar do mesmo estatuto, no se encontrando na sua diferente localizao no articulado constitucional argumento bastante10.

Imagine-se um direito criado por lei, anlogo a direitos, liberdades e garantias. Poder esse direito ser suprimido? a) GC / VM incluem entre as leis reforadas as leis instituidoras de DF anlogos aos DLG constitucionalmente previstos, visto que esses direitos gozam de um privilgio de proibio de retrocesso, no podendo ser restringidos, e muito menos revogados, de forma arbitrria, mas apenas quando tal se justifique
6

Acrdo n. 404/87, de 29 de Julho de 1987, in ATC, 10. volume, Imprensa Nacional Acrdo do Tribunal Constitucional n. 404/87, pg. 392. |Id., pgs. 405-406. MARIA LCIA AMARAL entende que, quanto a direitos de natureza anloga, a

Casa da Moeda, pg. 405.


7 8 9

emisso de instrumentos normativos destinados a regular o seu exerccio h-de estar submetida reserva de lei parlamentar (Responsabilidade..., pg. 541).
10

SRVULO CORREIA / JORGE BACELAR GOUVEIA, parecer in Direito do

Ordenamento do Territrio e Constituio (A inconstitucionalidade do Decreto-Lei n. 351/91, de 7 de Outubro), obra colectiva, Associao Portuguesa de Promotores e Investidores Imobilirios, Coimbra, 1998, pg. 134.

e de forma proporcionada
GC / VM, pp. 143 e 504

b) JORGE MIRANDA no concorda com esta opinio. (JORGE MIRANDA, Manual..., V, 3. ed., n. 105.IV, pg. 364). Ainda que se aceite a inderrogabilidade ou inabolibilidade destes direitos, (JORGE MIRANDA, Manual..., V, 3. ed., n. 105.IV, pg. 364)
nota Cfr. Manual, IV, p. 169

no enxergamos a um fenmeno de lei reforada, pois lei reforada pode sempre ser derrogada por lei de igual natureza. (JORGE MIRANDA, Manual..., V, 3. ed., n. 105.IV, pg. 364). Tudo redunda (consoante as perspectivas que se adoptem) ou na atribuio per relationem s normas legais que instituem os direitos de uma fora jurdica anloga ou afim das normas constitucionais ou, pura e simplesmente, em caso de eliminao arbitrria dos direitos, em violao do prprio art. 16., n. 1, da Lei Fundamental (JORGE MIRANDA, Manual..., V, 3. ed., n. 105.IV, pg. 364). nota Cfr. JBG, Os DF atpicos, pp. 430 ss., maxime 461 e 462, defendendo a extenso total do regime dos direitos fundamentais aos direitos criados por lei (o que cremos excessivo) (JORGE MIRANDA, Manual..., V, 3. ed., n. 105.IV, pg. 364 (nota 4)).

10

Direitos de natureza anloga


Os direitos fundamentais de natureza anloga so direitos que, embora no referidos no catlogo dos direitos, liberdades e garantias, beneficiam de um regime jurdico-constitucional idntico.. Comente a frase precedente, enunciando a metodologia de deteco dos direitos fundamentais de natureza anloga, as espcies existentes e o regime aplicvel.

O direito de propriedade privada , no seu ncleo garantstico essencial, um direito fundamental anlogo aos direitos, liberdades e garantias, e, no como tal sujeito ao regime jurdico-constitucional destes, incluindo quanto reserva parlamentar11, por fora do art. 17.. Este regime jurdico (incluindo reserva parlamentar) estende-se se no porventura em todos os aspectos do seu estatuto e regulamentao, ao menos naqueles (...) que so verdadeiramente significativos e determinantes da sua caracterizao como garantia constitucional12. Comente.

11 12

Acrdo do Tribunal Constitucional n. 404/87, pg. 392. |Id., pgs. 405-406.

11

You might also like