You are on page 1of 129

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - UFGD

FACULDADE DE ENGENHARIA

Curso engenharia de Energia

Disciplina

Energia Solar Fotovoltaica

Prof. Dr. Omar Seye omarseye@ufgd.edu.br

1. -RADIAO SOLAR E EFEITO FOTOVOLTAICO


1.1 - RADIAO SOLAR E CONSTANTE SOLAR O Sol pode ser considerado como um perfeito emissor de radiao (corpo negro) a uma temperatura aproximada de 6.000 K em sua superfcie. Emite para a atmosfera terrestre uma potncia mdia de 1,2 x 1017 W, potncia esta que, se pudesse ser completamente aproveitada ao longo de uma hora, seria capaz de satisfazer a demanda anual global do planeta. A uma distncia Terra-Sol mdia (uma unidade astronmica, ou 1,498 x 1011 m), o fluxo energtico solar mdio incidente sobre uma superfcie de rea unitria perpendicular ao raio solar fora da atmosfera conhecido como constante solar (GSC). A determinao do valor da constante solar j mereceu inmeros estudos e, at os dias de hoje, vrios valores so utilizados, variando de 1.353 a 1.373 W/m2. O Centro Mundial de Radiao adota o valor de 1.367 W/m2, com incerteza da ordem de 1%.

1. -RADIAO SOLAR E EFEITO FOTOVOLTAICO


1.2 - VARIAO DA CONSTANTE SOLAR

Por efeito de calculo considera-se que uma superfcie normal direo dos raios solares , com o cu claro e ao meio dia, seja atingida por uma potencia radiante de 1000 W/m2.

1. -RADIAO SOLAR E EFEITO FOTOVOLTAICO


Ao penetrar na atmosfera, uma parte da radiao solar atinge diretamente a superfcie coletora, sem sofrer qualquer influncia, sendo chamada de radiao direta. Outra parte absorvida e/ou espalhada por partculas em suspenso, como molculas de ar e gotculas de gua. Da parcela espalhada, a que atinge a superfcie coletora chamada de radiao difusa. Finalmente, a ltima parcela da radiao passvel de aproveitamento aquela que incide na superfcie aps ser refletida pelo solo, chamada de albedo. A figura mostra as diversas formas de decomposio da radiao emitida pelo Sol. A soma das parcelas direta e difusa da radiao e o albedo, denominada de radiao global.

1. -RADIAO SOLAR E EFEITO FOTOVOLTAICO


Geralmente, define-se potncia por unidade de rea pelo termo irradincia (W/m2) e energia por unidade rea pelo termo irradiao (Wh/m2). Uma outra forma de representar a radiao incidente no intervalo de um dia atravs do conceito de horas de sol pleno (HSP), que representa a energia total fornecida em um dia, normalizada em relao ao valor de irradincia de 1.000 W/m2. Como exemplo, caso um determinado local apresente irradiao diria total de 6.000 Wh/m2, o nmero de horas de sol pleno obtido dividindo-se esse valor por 1.000 W/m2, resultando em HSP = 6 h

2. -CLULA FOTOVOLTAICA

O dispositivo responsvel pela converso da luz incidente em eletricidade denominado de clula fotovoltaica. Os materiais empregados na sua construo so elementos semicondutores, sendo, em escala comercial, a maioria fabricada de silcio, devido a trs fatores principais: o silcio no txico, o segundo elemento mais abundante na natureza (o primeiro o oxignio), possui uma tecnologia consolidada devido sua utilizao predominante no ramo da microeletrnica. O silcio domina o mercado FV em suas trs principais formas construtivas: monocristalino, poli ou multicristalino, e amorfo.

2. -CLULA FOTOVOLTAICA
2.1 - ESTRUTURA MICROSCPICA Um tomo de silcio formado por quatorze prtons e quatorze eltrons. Na camada mais exterior, conhecida como banda de valncia, existem quatro eltrons. Quando se constitui um cristal de silcio, os tomos alinham-se segundo uma estrutura em teia (chamada teia de diamante), formando quatro ligaes covalentes com quatro tomos vizinhos, como se mostra na Figura Em cada ligao covalente, um tomo partilha um dos seus eltrons de valncia com um dos eltrons de valncia do tomo vizinho. Como resultado desta partilha de eltrons, a banda de valncia, que pode conter at oito eltrons, fica cheia: os eltrons ficam presos na banda de valncia e o tomo est num estado estvel.

2. -CLULA FOTOVOLTAICA
2.1 - ESTRUTURA MICROSCPICA Para que suficiente conduo. silcio vale os eltrons se possam deslocar tm de adquirir energia para passarem da banda de valncia para a banda de Esta energia designada por hiato 1 e no caso do cristal de 1,12 eV.

Quando um fton da radiao solar contendo energia suficiente atinge um eltron da banda de valncia, este move-se para a banda de conduo, deixando uma lacuna no seu lugar, a qual se comporta como uma carga positiva. Neste caso, diz-se que o fton criou um par eltron-lacuna. Uma clula fotovoltaica constituda por cristais de silcio puro no produziria energia eltrica. Os eltrons passariam para a banda de conduo mas acabariam por se recombinar com as lacunas, no dando origem a qualquer corrente eltrica.
1

Band gap energy.

2. -CLULA FOTOVOLTAICA
2.1 - ESTRUTURA MICROSCPICA Para haver corrente eltrica necessrio que exista um campo eltrico, isto , uma diferena de potencial entre duas zonas da clula. Atravs do processo conhecido como dopagem do silcio, que consiste na introduo de elementos estranhos com o objetivo de alterar as suas propriedades eltricas, possvel criar duas camadas na clula: a camada tipo p e a camada tipo n, que possuem, respectivamente, um excesso de cargas positivas e um excesso de cargas negativas, relativamente ao silcio puro. O boro o dopante normalmente usado para criar a regio tipo p. Um tomo de boro forma quatro ligaes covalentes com quatro tomos vizinhos de silcio, mas como s possui trs eltrons na banda de valncia, existe uma ligao apenas com um eltron, enquanto as restantes trs ligaes possuem dois eltrons. A ausncia deste eltron considerada uma lacuna, a qual se comporta como uma carga positiva que viaja atravs do material, pois de cada vez que um eltron vizinho a preenche, outra lacuna se cria. A razo entre tomos de boro e tomos de silcio normalmente da ordem de 1 para 10 milhes.

2. -CLULA FOTOVOLTAICA
2.1 - ESTRUTURA MICROSCPICA

O fsforo o material usado para criar a regio n. Um tomo de fsforo tem cinco eltrons na sua banda de valncia, pelo que cria quatro ligaes covalentes com os tomos de silcio e deixa um eltron livre, que viaja atravs do material. A razo entre tomos de fsforo e de silcio prxima de 1 para 1000. Na regio onde os dois materiais se encontram, designada juno p-n, cria-se, portanto, um campo eltrico que separa os portadores de carga que a atingem: os eltrons, excitados pelos ftons com energia suficiente para excitar eltrons da banda de valncia para a banda de conduo, so acelerados para um terminal negativo, ao passo que as lacunas so enviadas para um terminal positivo. Nestas condies, ligando os terminais a um circuito que se fecha exteriormente atravs de uma carga, circular corrente eltrica.

2. -CLULA FOTOVOLTAICA
2.2 - ESTRUTURA MACROSCPICA A Figura ao lado mostra a superfcie ativa de uma clula fotovoltaica tpica de silcio cristalino. Tem a forma de um quadrado com cerca de 10 cm de lado e pesa aproximadamente 10 gramas.

a) Superfcie ativa de uma clula fotovoltaica tpica

b) Pormenor da grelha coletora metlica na superfcie

2. -CLULA FOTOVOLTAICA
2.2 - ESTRUTURA MACROSCPICA 2.2.1 - Constituio interna de uma clula fotovoltaica tpica Grelha e contatos frontais (grid, front contacts): os contactos frontais, em cobre, constituem os terminais negativos. Pelcula anti-reflexo (anti-reflection coating): esta pelcula, reduz a reflexo da radiao incidente para valores abaixo de 5%; em conjunto com textura especiais usadas em clulas de alto rendimento a reflexo pode ser reduzida para valores da ordem de 2%; sem este revestimento a clula refletiria cerca de um tero da radiao. Camada tipo n (n-type silicon): silcio dopado com fsforo, constituindo a regio negativa da clula; a espessura desta camada cerca de 300 nm. Camada tipo p (p-type silicon): silcio dopado com boro, constituindo a regio positiva da clula; a espessura desta camada cerca de 250.000 nm. Contacto traseiro (back contact): contacto metlico localizado na parte posterior da clula, que constitui o terminal positivo.

2. -CLULA FOTOVOLTAICA
2.2 - ESTRUTURA MACROSCPICA 2.2.1 - Constituio interna de uma clula fotovoltaica tpica

a)

a) Constituio interna de uma clula fotovoltaica tpica b) b) Pormenor da constituio da grelha metlica

b)

2. -CLULA FOTOVOLTAICA
2.3 - TIPOS DE CLULAS As clulas de silcio monocristalino (monoSi) so desenvolvidas a partir de um nico cristal e, atualmente, j atingem 20% de eficincia comercial em aplicaes terrestres.

Clulas de silcio policristalino (poli-Si) so constitudas de diversos cristais em contato entre si, dispostos de maneira no alinhada. Esse procedimento visa reduo de custos de fabricao da clula, embora haja uma pequena perda de eficincia. Os avanos tecnolgicos vm reduzindo bastante as diferenas de custo e eficincia entre as clulas mono e policristalinas, sendo atualmente pouco perceptveis.

2. -CLULA FOTOVOLTAICA
2.3 - TIPOS DE CLULAS Finalmente, as clulas de silcio amorfo (a-Si) so constitudas de tomos de silcio dispostos de forma completamente desordenada. Sem a periodicidade na forma, h a tendncia do surgimento de imperfeies na estrutura. Para garantir melhor qualidade eletrnica aos equipamentos, quantidades substanciais de hidrognio tm sido ligadas ao silcio na composio da clula (a-Si:H). Clulas de silcio amorfo possuem custos de fabricao e eficincia reduzidos se comparadas s de silcio policristalino. Comercialmente, a mxima eficincia verificada da ordem de 13%.

2. -CLULA FOTOVOLTAICA
2.3 - TIPOS DE CLULAS

Outras tecnologias de fabricao vm sendo pesquisadas e desenvolvidas a partir da combinao de elementos, porm ainda com menores apelos comerciais. Arseneto de glio (GaAs), disseleneto de cobre-ndio (CIS) e telureto de cdmio (CdTe) so algumas das tecnologias em estgios avanados de pesquisa e produo. Tais tecnologias apresentam vantagens como boas propriedades eltricas e bons nveis de eficincia, e desvantagens como riscos de contaminao e dificuldades de produo. Essas tecnologias, somadas ao silcio amorfo, so denominadas tecnologias de filme fino, devido s suas caractersticas construtivas.

2. -CLULA FOTOVOLTAICA
2.4 - MODELO MATEMTICO 2.4.1. Estabelecimento do modelo Em termos de modelo matemtico simplificado, uma clula pode ser descrita atravs do circuito eltrica equivalente que se mostra na Figura

Circuito eltrico equivalente de uma clula fotovoltaica alimentando uma carga Z.

A corrente I , A potncia eltrica de sada P : O rendimento da clula a relao entre a potncia de ponta e a potncia da radiao incidente
em que A a rea da clula e G a radiao solar incidente por unidade de superfcie.

3. SISTEMA DE GERAO DE ENERGIA DE ELTRICA


A energia produzida pelo sistema de captao nem sempre consumida de forma instantnea, motivo pelo qual em muitos casos torna-se necessria a instalao de um sistema de acumulao para uma posterior demanda. Desta forma, os elementos imprescindveis com os quais necessrio contar na hora de elaborar o projeto de uma instalao fotovoltaica so os seguintes: Mdulo fotovoltaico Acumulador Regulador Conversor/ Inversor (em algumas situaes).

4. MODULOS E PAINEIS FOTOVOLTAICOS


Uma nica clula de silcio somente capaz de proporcionar uma potncia de um watt em uma relao aproximada de meio volt e dois ampres de corrente. Nestas condies, evidente que no se pode trabalhar e torna-se necessria a conexo de vrias clulas entre si. O mdulo fotovoltaico ou sistema de captao constitudo por vrias clulas, de caractersticas eltricas equivalentes, conectadas eletricamente entre si, em srie, at obter tenses de 6, 12 ou 24 volts, teis para sua aplicao em instalaes. Quando so desejados mdulos com uma maior potncia (10, 20, 40, 50, 75, 100 W ou superiores) so conectados vrios ramos em paralelo. Nesta disciplina chamaremos de painel solar ao conjunto de mdulos fotovoltaicos conectados em uma instalao, portanto, um mdulo corresponder a uma nica placa fotovoltaica.

4. MODULOS E PAINEIS FOTOVOLTAICOS


4.1 - PROCESSO DE FARICAO DE MDULO FOTOVOLTAICO A conexo de clulas realizada de uma maneira automtica, ligando a face frontal com a face posterior da clula adjacente. Uma vez realizadas as conexes das clulas e superado o controle de vistoria, procede-se ao seu encapsulamento. O encapsulamento ou vedao a vcuo consiste em caracterizar fisicamente ao conjunto de clulas, graas ao seu recobrimento, com uma srie de elementos que lhes proporcionaro proteo ante as condies climticas, assim como uma rigidez suficiente para sujeitar-se ao bastidor que as deve suportar. Os mdulos acabados passam por um controle rigoroso de qualidade, submetendo-os em cmaras de simulao s condies reais de futura exposio.

4. MODULOS E PAINEIS FOTOVOLTAICOS


4.1 - PROCESSO DE FARICAO DE MDULO FOTOVOLTAICO Tais testes de qualidade tm de superar: - 200 mudanas cclicas de temperatura de -40C a 85C. - 10 testes de umidade/congelamento, passando de 85C de umidade relativa a 40C. - Testes de impacto de granizo. - Exposio a raios ultravioleta. Exposio s intempries: - Calor mido. - Resistncia mecnica (comportamento frente aos ventos superiores a 225 km/h). - Resistncia a sombras parciais. - Teste de isolamento eltrico ou galvnico: a resistncia entre o mdulo e terra h de ser infinita.

4. MODULOS E PAINEIS FOTOVOLTAICOS


4.1 - PROCESSO DE FARICAO DE MDULO FOTOVOLTAICO

4. MODULOS E PAINEIS FOTOVOLTAICOS


4.2 - CARACTERSTICAS ELTRICAS

As tenses de trabalho dos mdulos fotovoltaicos esto relacionadas com as tenses das baterias, razo pela qual so mltiplos de 12. O nmero de clulas do mdulo variar em funo do tipo e da tenso de cada uma. Os mdulos podem ter um total de clulas que oscila entre 28 e 40, sendo o mais comum que contenham 36. Mdulo com 36 clulas conectadas em srie.

4. MODULOS E PAINEIS FOTOVOLTAICOS


4.2 - CARACTERSTICAS ELTRICAS As caractersticas eltricas de um mdulo so determinadas pela curva intensidade-tenso (I-V) para algumas condies padro de radiao solar, de iluminao (AM) e de temperatura de 1.000 W/m2, 1,5 e 25C, respectivamente. A condio de radiao estimada em 1.000 W/m2 pode ser equiparada a um meio-dia a pleno Sol, podendo-se alcanar valores mais altos em lugares com uma atmosfera limpa e nula poluio. As especificaes tcnicas oferecidas por um fabricante sobre um mdulo so: Denominao do mdulo. Potncia mxima (Pmax) Tenso no ponto de potncia mxima (Vmp). Intensidade no ponto de potncia mxima (Imp). Corrente de curto-circuito (Isc). Tenso em circuito aberto (Voc). Nmero de clula

4. MODULOS E PAINEIS FOTOVOLTAICOS


4.2 - CARACTERSTICAS ELTRICAS

Curva caracterstica I-V e PV sob condies padro para o mdulo Siemens SR100.

A curva nos relaciona uma srie de parmetros que so: 1. Corrente de curto-circuito (Isc): a corrente mxima fornecida pelo mdulo quando a tenso entre seus bornes zero, ou seja, a corrente que mediramos com um ampermetro conectado diretamente entre os polos + e 2. Voltagem a circuito aberto (Voc): a voltagem mxima que o mdulo produzir em circuito aberto (sem que circule nenhuma corrente).

4. MODULOS E PAINEIS FOTOVOLTAICOS


4.2 - CARACTERSTICAS ELTRICAS: Influncia da irradincia

A corrente fornecida pelo mdulo fotovoltaico proporcional intensidade da radiao e sua superfcie. Baixos nveis de irradincia reduzem a corrente gerada sem causar prejuzo to considervel tenso

Curvas caractersticas I-V a diferente radiao para o mdulo Siemens SR-100.

4. MODULOS E PAINEIS FOTOVOLTAICOS


4.2 - CARACTERSTICAS ELTRICAS: Influncia da temperatura A exposio ao Sol provoca um aumento na temperatura do mdulo, produzindo-se um aumento na corrente, mas ao mesmo tempo uma diminuio muito maior, em proporo, da voltagem. O efeito global que a potncia do painel diminui ao aumentar a temperatura de trabalho. Uma radiao de 1.000 W/m2 capaz de aquecer um painel em 30C acima da temperatura do ar envolvente, o que reduz aproximadamente a tenso em 2 mV por clula e grau. Se dispormos de um mdulo com 36 clulas, o aumento dos 30C representaria uma diminuio de: 2 mV x 36 clulas x 30C = 2,16 V Pode-se dizer que a potncia ser diminuda aproximadamente em 0,5% por cada grau que ultrapasse os 25C.

Variao da curva caracterstica I-V com a temperatura para o mdulo Siemens SR-100.

muito conveniente instalar os mdulos fotovoltaicos em lugares arejados.

4. MODULOS E PAINEIS FOTOVOLTAICOS


4.2 - CARACTERSTICAS ELTRICAS: Efeito do nmero de clulas por mdulo

4. MODULOS E PAINEIS FOTOVOLTAICOS


4.3 - INTERCONEXO DE MDULOS Quando se realiza a interconexo entre os diferentes mdulos, estes devero ter as mesmas caractersticas I-V para evitar desequilbrios. Por exemplo, em uma conexo srie de dois mdulos, na qual um deles seja capaz de proporcionar uma corrente de 1 A e o outro de 2 A, a intensidade resultante do conjunto somente proporcionar uma corrente de 1 A. Os mdulos so conectados em srie para aumentar a tenso de trabalho, em paralelo para aumentar a corrente e, portanto, a potncia (caso mais comum), ou tambm se pode realizar uma interconexo mista (srie e paralelo). Quando so unidos diferentes mdulos em srie, necessrio colocar um diodo by-pass por unidade conectada, pois os primeiros podem avariar-se ou receber sombras, com o que se convertem ento em cargas resistivas, aquecendo-se e opondo-se passagem da corrente. Nestas situaes, o diodo representa um caminho alternativo para a corrente que circula, por ter uma resistncia menor que o painel.

4. MODULOS E PAINEIS FOTOVOLTAICOS


4.3 - INTERCONEXO DE MDULOS Os diodos so semicondutores que permitem o fluxo de corrente em um nico sentido. Os sistemas fotovoltaicos utilizam diodos em modo by-pass ou de bloqueio. A utilizao de diodos de bloqueio impede que a bateria se descarregue atravs dos mdulos fotovoltaicos em ausncia de radiao solar, situao na qual o acumulador dispe de energia e o painel solar se comporta como uma carga. Quando h mdulos conectados em paralelo, impede-se que o fluxo de corrente se inverta para um que tenha sombra, e evita-se que um grupo de mdulos conectados em srie absorva corrente de outro grupo conectado a este em paralelo.

4. MODULOS E PAINEIS FOTOVOLTAICOS


4.3 - INTERCONEXO DE MDULOS 4.3.1 - Associao Srie

4. MODULOS E PAINEIS FOTOVOLTAICOS


4.3 - INTERCONEXO DE MDULOS 4.3.2 - Associao Paralela

4. MODULOS E PAINEIS FOTOVOLTAICOS


4.3 - INTERCONEXO DE MDULOS 4.3.3 - Associao Mista

4. MODULOS E PAINEIS FOTOVOLTAICOS


4.3 - INTERCONEXO DE MDULOS 4.3.4 - Definio

Uma associao de mdulos d origem a um Painel ou Arranjo FV Uma associao de Painis ou Arranjo FV d origem a um campo fotovoltaico

5. O SISTEMA DE ACUMULAO
A produo de energia fotovoltaica est totalmente ligada s horas de radiao solar, razo pela qual torna-se necessria a utilizao de sistemas de acumulao de energia eltrica para dispor dela nos momentos de ausncia de insolao, constituindo os acumuladores de chumbo os elementos mais ideais na atualidade para esta funo. O acumulador ou bateria o segundo elemento mais importante de uma instalao fotovoltaica. O sistema de acumulao nas instalaes fotovoltaicas diariamente submetido aos ciclos de carga e de descarga, razo pela qual no se pode utilizar qualquer tipo de acumulador. Precisamente, um acumulador se diferencia de uma bateria normal pelo fato do primeiro ser recarregvel.

5. O SISTEMA DE ACUMULAO
O acumulador no somente fornece energia quando esta no obtida dos painis, mas que deve: 1. Ser capaz de fornecer uma potncia instantnea, ou durante um tempo limitado superior dos painis instalados, em suas melhores condies de radiao solar. 2. Manter uma voltagem estvel. Conforme visto nas curvas caractersticas I-V, um mdulo de 12 volts pode alcanar valores superiores a 20 volts. A conexo de um acumulador de 12 volts faz com que o mdulo se ajuste tenso de tal acumulador, segundo a curva caracterstica I-V. As caractersticas do acumulador para as instalaes fotovoltaicas deve responder: - nula ou mnima manuteno. - Ao elevado nmero de ciclos carga-descarga, ou seja, uma vida longa. - baixa autodescarga. - Ao rendimento elevado. - Ao fcil transporte e instalao.

5. O SISTEMA DE ACUMULAO
No obstante, o acumulador traz uma srie de inconvenientes: Aumento do custo da instalao. Acrescenta complexidade, j que reguladores. Reduz a confiabilidade do sistema.

se

faz

necessrio

uso

de

As caractersticas eltricas que definem um acumulador so a tenso nominal e a capacidade. Tenso nominal: constitui a voltagem do acumulador. Este flutuar sobre um mximo e um mnimo em funo do estado de sua carga e descarga. Capacidade do acumulador: a quantidade de corrente (ampres) que um acumulador pode fornecer em um determinado tempo (horas) antes da voltagem descer abaixo do valor final permitido, sendo expressada em ampres hora (Ah).

5. O SISTEMA DE ACUMULAO
Entretanto, a capacidade dada para uma determinada velocidade de descarga, isto , um acumulador de 100 Ah deveria ser capaz de proporcionar 100 A em uma hora ou 10 A em dez horas.

5. O SISTEMA DE ACUMULAO
Alm do regime de descarga, a capacidade de um acumulador condicionada por outros fatores: A quantidade disponvel de eletrlito no acumulador (densidade) ou a concentrao do cido sulfrico. O aumento da capacidade para uma temperatura superior a 25C ou sua diminuio para uma temperatura inferior a esta. A tenso final de descarga. O nmero de placas do acumulador. A idade da bateria.

O contedo de energia de um acumulador especificado em watthora (Wh), e o produto da capacidade do acumulador (Ah) pela tenso mdia (V) durante a Descarga. Por exemplo, um acumulador de 12V - 100 Ah C10 capaz de fornecer uma corrente de 10 A durante um perodo contnuo de 10 horas. Portanto, seu contedo de energia til ser de: 12 V x 10 Ah = 120 Wh.

5. O SISTEMA DE ACUMULAO

O nvel de tenso do acumulador e, portanto, o de sua vida til depende de uma srie de fatores: - Autodescarga. Representa uma porcentagem que o fabricante deve fornecer, e indica a descarga que o acumulador sofre sem ser utilizado durante um dado perodo de tempo. Um valor mdio caracterstico 9% mensal sobre a capacidade disponvel em cada momento

Relao capacidade/tempo de armazenamento na autodescarga.

5. O SISTEMA DE ACUMULAO
- Profundidade de descarga. Os fabricantes costumam dar dois nveis de profundidade de descarga: o primeiro representa a porcentagem da recomendvel capacidade do acumulador na descarga diria e, o segundo, constitui a denominada profundidade de descarga mxima, que a porcentagem acima da qual o acumulador pode ficar seriamente danificado. A profundidade de descarga, que afetada pelo aumento de temperatura, influi de forma sensvel para a vida do elemento. Uma profundidade de descarga razovel em aplicaes fotovoltaicas de 3540%, sempre que se trate de elementos estacionrios com uma boa manuteno e um correto projeto da instalao fotovoltaica. O acumulador ter uma vida mais longa quanto profundos sejam os ciclos de carga/descarga dirios. menos

5. O SISTEMA DE ACUMULAO
-Eficincia de carga. a relao entre a energia utilizada para carregar o acumulador e a realmente armazenada. -Corrente de flutuao. Representa a pequena corrente diariamente necessria a um acumulador que se encontra carregado para que permanea a plena carga. -Estado de carga. A maneira mais simples de averiguar o estado de carga em um acumulador atravs da medida da densidade do eletrlito mediante um densmetro, e comparar seu valor com os caractersticos. Os valores se situam ao redor de 1,3 kg/l para um acumulador carregado e de 1,1 kg/l para um descarregado a uma temperatura de 25C. Outra forma de sab-lo desconectar o acumulador e medir sua tenso para posteriormente compar-la sobre o grfico. - Ciclo de carga/descarga. O ciclo completo de carga/descarga do acumulador pode ser iniciado com o acumulador a plena carga e, aps sua descarga por condies desfavorveis, voltar a ser carregado novamente at alcanar as condies iniciais.

5. O SISTEMA DE ACUMULAO
Ciclo de carga: Eletricidade armazenada em forma de energia qumica. Deve ser conectado aos terminais da bateria um gerador CC, com tenso superior da bateria

Ciclo de descarga: Energia qumica transformada em eletricidade. A bateria se descarrega quando conectase aos seus terminais uma carga eltrica qualquer.

5. O SISTEMA DE ACUMULAO
Vida til: Expressa em nmero de ciclos ou perodo de tempo. Depende da profundidade de descarga, das correntes de carga e descarga e da temperatura de operao

5. O SISTEMA DE ACUMULAO
Tipos de Baterias

Automotivas: Projetadas para descargas rpidas com elevadas taxas de corrente e reduzidas profundidades de descarga, da ordem de 30% partida) Trao: Projetadas para operar em regime de ciclos profundos com taxa de descarga moderada Estacionrias: Projetadas para permanecer em flutuao e ser solicitadas ocasionalmente (sistemas de backup) Fotovoltaicas: Projetadas para ciclos dirios rasos com taxas de descarga reduzidas (descargas profundas espordicas, da ordem de at 80%)

5. O SISTEMA DE ACUMULAO
Tipos de Baterias
Abertas: Necessitam de verificao peridica do nvel de eletrlito (devem trabalhar na vertical)

Seladas: O eletrlito confinado no separador ou sob forma de gel. So usualmente conhecidas como livres de manuteno

Com relao aos seus processos construtivos e qumicos, as baterias mais usuais so as de chumbo-cido e nquel cdmio (NiCd). Outros elementos qumicos, como por exemplo o clcio, podem ainda ser adicionados aos eletrodos ou ao eletrlito da bateria com o objetivo de melhorar o seu desempenho

5. O SISTEMA DE ACUMULAO
Banco de Baterias-Associao de Baterias em srie

5. O SISTEMA DE ACUMULAO
Banco de Baterias - Associao de Baterias em Paralela

5. O SISTEMA DE ACUMULAO
Caractersticas de Alguns Modelos Comerciais

5. O SISTEMA DE ACUMULAO

5. O SISTEMA DE ACUMULAO

6. O SISTEMA DE REGULAO

Uma instalao projetada para funcionar durante todo o ano calculada para poder carregar o acumulador nas piores condies, que se corresponderiam com a poca invernal. Quando chega o vero, a radiao recebida pela instalao pode se duplicar, permanecendo inaltervel o consumo. Em caso de no existir um regulador, o acumulador receberia um excesso de corrente que elevaria sua temperatura, podendo chegar a fazer ferver o eletrlito e deterior-lo. Portanto, a tarefa deste dispositivo se baseia em gerenciar a energia de maneira que no possa danificar o acumulador por causa da corrente excessiva proporcionada pelo campo de painis.

6. O SISTEMA DE REGULAO
Tambm conhecido como controlador de carga, sua principal funo gerenciar os processos de carga e descarga das baterias. O primeiro, no sentido mdulos FV bateria (gerao), e o segundo no sentido bateria carga (consumo)

6. O SISTEMA DE REGULAO
Como de supor, o regulador conectado em srie entre o campo de painis e o acumulador. Seu uso torna-se praticamente imprescindvel na maioria dos casos, salvo no caso de painis autorregulados. Um bom regulador deve gerenciar a carga do acumulador e por sua vez controlar sua descarga, j que a vida de um acumulador est ligada descarga que se produz neste. Na hora de adquirir um regulador, devemos nos assegurar que cumpre um mnimo de condies de segurana: - Proteo do acumulador contra sobrecargas. - Proteo do acumulador contra descargas excessivas mediante a desconexo automtica da carga. - Sistema de alarme por nvel baixo de tenso do acumulador. - Desconexo e reconexo automtica ou manual da carga.

6. O SISTEMA DE REGULAO
Caractersticas de Controladores de Carga Capacidade: Corrente mxima do controlador Tenso de operao Ponto de operao (set points) ajustveis: Permitem otimizar a relao entre o controlador e as baterias e a carga Terminais para conexo de sensores de temperatura da bateria Mostradores digitais: Fornecem informaes atualizadas ao usurio, tais como corrente e tenso dos mdulos e bateria, energia gerada, entre outras.

6. O SISTEMA DE REGULAO
Caractersticas de Alguns Modelos Comerciais

6. O SISTEMA DE REGULAO
Inversores de Tenso

Equipamento responsvel pela converso da corrente contnua em corrente alternada. Tambm conhecidos como conversores CC-CA. Sua utilizao se estende a muitos sistemas, devido maior facilidade de se encontrar no mercado equipamentos de uso final que operam em corrente alternada Seu princpio bsico de funcionamento est centrado em mecanismos de chaveamento que alteram o fluxo de corrente entre os sentidos positivo e negativo. As tcnicas utilizadas na converso so diversas, e delas depende a qualidade da energia fornecida pelo inversor carga

6. O SISTEMA DE REGULAO
Caractersticas de Inversores de Tenso
Tenso de entrada (VCCin): Deve ser compatvel com a tenso de operao dos demais equipamentos do sistema Frequncia e Tenso de sada (VCAout): Compatveis com a carga a ser atendida Potncia Nominal: Potncia que o inversor pode fornecer carga de forma contnua Capacidade de Surto: Potncia mxima (pico) que o inversor pode fornecer durante um curto intervalo de tempo. til para o acionamento de cargas indutivas, que exigem elevadas correntes de partida

6. O SISTEMA DE REGULAO
Caractersticas de Inversores de Tenso
Eficincia: Relao entre a potncia de sada e a entrada

6. O SISTEMA DE REGULAO
Caractersticas de Inversores de Tenso
Forma de onda de sada: Podem ser dos tipos quadrada, quadrada modificada e senoidal

6. O SISTEMA DE REGULAO
Caractersticas de Inversores de Tenso
O inversor pode ser monofsico ou trifsico

Quanto comutao, podem ser comutados pela rede (comutao natural) ou auto-comutados (comutao forada) Alguns modelos, normalmente de maior potncia, possuem controle de carga de bateria, dispensando a utilizao do controlador

6. O SISTEMA DE REGULAO
Caractersticas de Alguns Modelos Comerciais

Configuraes de Sistemas Fotovoltaicos descentralizado ou Isolados

Configurao de Sistemas Fotovoltaicos Interligados Rede


Em aplicaes ligadas rede de energia eltrica, o gerador fotovoltaico entrega rede a mxima potncia que, em cada instante, pode produzir. Entre o mdulo e a rede existem equipamentos de regulao e interface que otimizam as condies de gerao e as adaptam s condies de recepo impostas pela rede. Em termos esquemticos, a situao pode ser descrita como se ilustra na Figura

Configurao de Sistemas Fotovoltaicos Interligados Rede


SEGUIDOR DE POTNCIA MXIMA (MPPT) A potncia mxima varia com as condies ambientais (temperatura e radiao) e com a tenso aos terminais do mdulo, sendo naturalmente desejvel o funcionamento sempre mxima potncia. De modo a colocar o mdulo fotovoltaico no ponto de operao correspondente potncia mxima, os conversores fotovoltaicos so equipados com um sistema eletrnico designado seguidor de potncia mxima 2 Estes dispositivos so especialmente indicados no caso de sistemas isolados, devido tenso ser constante e imposta pela bateria, mas tambm so usados nas aplicaes ligadas rede. O MPPT consiste num conversor DC/DC que, de acordo com as condies ambientais de temperatura e radiao e com as condies impostas pela rede, ajusta a tenso de sada do mdulo de modo a que o funcionamento se processe no ponto correspondente potncia mxima.
2Maximum

Power Point Tracker MPPT.

Configurao de Sistemas Fotovoltaicos Interligados Rede

ESTIMATIVA DA ENERGIA PRODUZIDA


Uma estimativa da energia produzida pode ser obtida a partir de:
em que: inv rendimento do MPPT+inversor n nmero de perodos de tempo considerado t intervalo de tempo considerado Pmax(G,T) potncia mxima do mdulo em funo da radiao solar incidente e da temperatura da clula no intervalo de tempo considerado.

Quando se calcula a energia anual produzida por um mdulo fotovoltaico, podem usar-se valores mdios mensais; assim, n = 12, ti = nmero de horas do ms i, Pmax(G,T)i = valor mdio da potncia mxima no ms i.

ESTIMATIVA DA ENERGIA PRODUZIDA MODELO ULTRA-SIMPLIFICADO


Um modelo muito simplificado que permite obter uma estimativa rpida da energia anual desenvolve-se desprezando a influncia da temperatura e considerando que o valor mdio da potncia mxima anual diretamente proporcional radiao mdia incidente anualmente. Assim, tem-se, em termos anuais:

em que Gmed a radiao incidente mdia anual e A a rea do mdulo.

Esquema bsico de uma eletrificao de ncleo rural corrente alternada.

SISTEMAS DE BOMBEAMENTO DE GUA


A gua representa a cada dia um bem mais escasso e, portanto, mais valioso. O bombeamento de gua para cobrir as necessidades humanas, agrcolas e da pecuria, principalmente em lugares onde no h rede eltrica ou h falta de combustvel, tem convertido a energia fotovoltaica em uma prtica usual e rentvel.

SISTEMAS DE BOMBEAMENTO DE GUA


POTNCIA DA BOMBA DE ASPIRAO
A escolha da bomba condicionada por uma srie de fatores que h que conhecer com a maior exatido: - A altura de aspirao da bomba, que representa a distncia entre o nvel superior da gua e a bomba. No caso de se tratar de bombas submergveis, tal altura ser nula. - A altura de elevao, que corresponde distncia entre a bomba e o ponto mais alto da instalao. - As perdas de carga da instalao, constitudas pelas perdas de presso decorrentes do atrito produzido ao circular a gua pelas tubulaes, curvas, chaves de passagem, etc. A altura manomtrica de uma bomba a soma da altura de aspirao, de elevao, e da perda de carga.

SISTEMAS DE BOMBEAMENTO DE GUA


POTNCIA DA BOMBA DE ASPIRAO

- O volume de gua necessrio a bombear. - A potncia real da bomba. - O tipo de corrente escolhida para a bomba.

SISTEMAS DE BOMBEAMENTO DE GUA


POTNCIA DA BOMBA DE ASPIRAO Para calcular a potncia da bomba, se ter em conta o trabalho realizado por esta para deslocar em uma altura (h) um determinado volume de gua (V) em cada unidade de tempo, isto : em que: P = potncia da bomba, watt. = densidade do fluido, kg/m3, (=1 para a gua). g = acelerao da gravidade, igual a 9,81 m/s2. h = altura manomtrica, m. V = volume de bombeamento, l. t = tempo, s. Conhecendo a altura manomtrica, e recordando que a relao V/t proporciona a vazo que circula pela instalao, pode-se achar este ltimo a partir da referida altura, recorrendo aos grficos

SISTEMAS DE BOMBEAMENTO DE GUA


POTNCIA DA BOMBA DE ASPIRAO

SISTEMAS DE BOMBEAMENTO DE GUA


POTNCIA DA BOMBA DE ASPIRAO

Conhecida a necessria potncia eltrica da bomba, falta apenas saber o rendimento () da mesma para se ter a energia real (Preal) que ser exigida:

SISTEMAS DE BOMBEAMENTO DE GUA

De acordo com o tipo de instalao empregado, podem ser realizados at trs sistemas de bombeamento diferentes:

A bomba alimentada diretamente desde os painis, motivo pelo qual esta de corrente contnua.

SISTEMAS DE BOMBEAMENTO DE GUA

A bomba alimentada atravs de um instrumento de adaptao. Estes adaptadores (conversores de freqncia) tem a qualidade de converterem a tenso contnua do painel solar em corrente trifsica de freqncia varivel em funo da irradiao, fornecendo um maior rendimento ao sistema. A energia disponvel ser representada em uma variao da vazo fornecida, devido flutuao da intensidade solar ao longo do dia.

Curva representativa da vazo fornecida ao longo das horas de insolao.

Neste caso deve ser considerado o tipo de bomba utilizado, j que nas primeiras horas da manh e ltima da tarde, a radiao que incide nos painis pode no ter a suficiente energia para pr em funcionamento a bomba.

SISTEMAS DE BOMBEAMENTO DE GUA

Corresponde a uma instalao com um sistema de acumulao, necessrio quando a quantidade de gua armazenada nos depsitos insuficiente para a demanda noturna, no momento em que no h depsitos de acumulao de gua, ou quando as condies hidrolgicas do poo no permitem fornecer todo a vazo requerida nas horas de radiao solar. Nestes casos, a bomba de alimentao alternada pelas vantagens que representa frente s de contnua.

SISTEMAS DE BOMBEAMENTO DE GUA

Em geral, as bombas empregadas podem ser classificadas em dois grupos: 1. Centrfugas. So constitudas por um rotor de ps, atravs de cujo eixo penetra o lquido pela ao da fora centrfuga destas. Podem funcionar com nveis baixos de radiao sempre que sejam capazes de vencer a profundidade do sistema. A desvantagem destas bombas manifesta-se na pouca altura manomtrica que so capazes de vencer (aprox. 10 m).

SISTEMAS DE BOMBEAMENTO DE GUA


Bombas Centrfugas Dentro deste tipo de bombas podem ser encontradas: Bombas autoclavadas: para a elevao de guas sujas com slidos em suspenso. b) Turbina vertical: o corpo de suco submergido na gua, enquanto que o motor no. Podem vencer mdias e grandes profundidades. c) Bombas submersveis: todo o corpo da bomba submergido verticalmente na gua e suspenso por meio de um cabo que fornece corrente eltrica. So projetadas para o bombeamento de gua sem partculas slidas em suspenso. So capazes de vencer grandes profundidades custa de diminuir sua vazo.

SISTEMAS DE BOMBEAMENTO DE GUA


Bombas Volumtricas

2. Volumtricas. Este tipo de bombas necessita de uma determinada energia para poder arrancar, ainda que sejam capazes de vencer grandes profundidades. Podem ser classificadas em: a) Helicoidais: so formadas por ps semelhantes s hlices introduzidas em um cilindro ao qual chega o lquido, o qual impulsionado em direo axial. Podem ser submersveis, embora o motor deve ser situado fora da gua. Suportam guas com partculas em suspenso. b) Oscilantes: deslocam um certo volume de gua atravs do movimento de um mbolo. So bombas de superfcie capazes de vencer grandes profundidades.

PROJETO E CLCULO DE UMA INSTALAO FOTOVOLTAICA


Os sistemas fotovoltaicos autnomos, e mais especificamente as aplicaes de eletrificao de residncias apresentam o problema de determinao do dimensionamento da instalao que permita cobrir a demanda de energia eltrica. Esta a primeira operao que deve ser efetuada, e de uma maneira coerente e equilibrada, tendo em conta os prejuzos que ocasiona em caso de paralisao. O ponto de partida a determinao da potncia eltrica necessria para cobrir as necessidades, e da energia disponvel para satisfazer a demanda. Em lugares isolados da rede eltrica e desprovidos de apoio de outro tipo de energia, o dimensionamento enfocado para avaliar a demanda para cobrir o suprimento eltrico: uma estao retransmissora de telefonia deve de ter sua energia garantida nos 365 dias do ano, enquanto que na eletrificao de uma residncia pode-se optar por reduzir o consumo em determinados dias do ano, em vez de se instalar mais mdulos, j que garantir a energia, ainda nas piores condies climatolgicas, tem como conseqncia um elevado custo do conjunto da instalao.

PROJETO E CLCULO DE UMA INSTALAO FOTOVOLTAICA


Os fatores que devem ser considerados em todo o dimensionamento so: - O estudo das necessidades a cobrir. - A tabela da radiao solar do lugar. - O clculo do painel solar. - O clculo do sistema de acumulao. - O clculo do regulador. - O clculo do inversor. -As estruturas de suporte e de ancoragem. O mtodo escolhido o do pior ms, baseado no dimensionamento e clculo de uma instalao para seu correto funcionamento em um curto perodo de dias sem insolao e no qual a relao consumo-radiao solar recebida seja maior. Caso cumpra-se esta condio, no dever ocorrer a princpio nenhum problema nas demais pocas do ano em que a radiao seja superior.

PROJETO E CLCULO DE UMA INSTALAO FOTOVOLTAICA


Um estudo eficiente deve nos permitir elaborar uma tabela com os consumos produzidos ao longo do ano, sejam de corrente contnua (Ecc) ou alternada (Eca). H que ter em conta que os equipamentos que funcionam atravs do inversor sero afetados pelo rendimento deste. A tabela recolher claramente a descrio de cada elemento de consumo, alimentao, potncia (W) e horas de funcionamento previstas pelo usurio, com o fim de avaliar o consumo total (Et), que ser especificado em watthora (Wh). No devem ser esquecidos os consumos produzidos pelos prprios elementos de regulao da instalao, como o inversor ou as reatncias eletrnicas, sempre que no estejam includos no consumo da prpria luminria.

PROJETO E CLCULO DE UMA INSTALAO FOTOVOLTAICA


Lembrar que aparelhos em "stand-by" como vdeos, televisores, etc., esto consumindo energia. No intuito de evitar este consumo, que em uma instalao fotovoltaica significativo, deve-se dot-los de interruptores que os desliguem totalmente.

Por todos estes motivos, e para prevenir uma falta de energia por um clculo demasiado ajustado, ao fazer o dimensionamento, se aumentar em um tanto por cento o consumo total da instalao, ou seja, se proporcionar um fator de segurana (Fs), que pode ser estimado em 15%.

PROJETO E CLCULO DE UMA INSTALAO FOTOVOLTAICA


TABELA DA RADIAO SOLAR Para conhecer a disponibilidade de energia solar em um determinado lugar, necessrio consultar a tabela de radiao solar, que uma extrapolao dos dados da energia recebida em cada ms ao longo de uma srie de anos. Tal tabela depende diretamente da latitude, assim como das condies meteorolgicas predominantes e das particularidades climatolgicas do lugar, como neblinas, nevadas, chuvas, temperaturas mximas e mnimas, etc. As tabelas de radiao solar geralmente so expressadas em kilojoules por metro quadrado (kJ/m2), ou em kilowatt hora por metro quadrado (kWh/m2). Sua confeco realizada nos observatrios meteorolgicos. Recordar que 1 kWh=3600 kJ A energia capaz de ser absorvida pelo campo de painis depende, no apenas da climatologia, mas tambm do ngulo de inclinao que tenha a respeito dos raios solares.

PROJETO E CLCULO DE UMA INSTALAO FOTOVOLTAICA


TABELA DA RADIAO SOLAR

Valores calculados de radiao no topo da atmosfera (Eo), mxima radiao medida (Em) e valores mdios observados (E) para cidade de Manaus, em MJ/m2.dia Latitude: 30o 08S Longitude: 60 02 W

Jan Eo Em E 37,17 30,31 19,17

Fev 37,88 30,77 14,78

Mar 37,34 30,64 14,06

Abr 35,29 28,88 13,39

Mai 32,99 26,58 17,50

Jun 31,90 25,49 17,66

Jul 32,78 26,41 20,64

Ago 34,99 28,46 22,19

Set 36,84 30,14 23,40

Out 37,42 30,64 19,21

Nov 36,88 30,01 18,08

Dez 36,54 29,76 15,91

Ano 35,66 29,01 18,00

PROJETO E CLCULO DE UMA INSTALAO FOTOVOLTAICA


CLCULO DO SISTEMA DE ACUMULAO Existem uma srie de fatores que determinam o clculo do sistema de acumulao: - O nmero mximo de dias de autonomia (D). Corresponde ao nmero mximo de dias consecutivos nos quais uma instalao pode funcionar sem receber radiao solar. Durante este perodo de tempo, os mdulos no recolhem energia e toda a energia consumida absorvida do sistema acumulador. Em conseqncia, D determinado pelas caractersticas climticas do lugar e pela operacionalidade no fornecimento eltrico. Em instalaes especialmente importantes com relao ao servio prestados, como o caso das telecomunicaes, D pode alcanar valores de 25 dias; no obstante, quando se trata da eletrificao de residncias, pode-se considerar 10 dias como um valor recomendado.

PROJETO E CLCULO DE UMA INSTALAO FOTOVOLTAICA


CLCULO DO SISTEMA DE ACUMULAO - Profundidade de descarga mxima da bateria (Pd). A escolha de um modelo de acumulador ou outro na eletrificao de residncias dada geralmente pela relao qualidade/preo. Os valores a considerar sero: Acumuladores de ciclo profundo (Pb-Sb), (Ni-Cd)-80%, Pd = 80. Acumuladores de ciclo superficial (Pb-Ca) 40%, Pd = 40. - Perdas por rendimento do acumulador (Pac). Constituem as perdas que so produzidas como conseqncia da prpria auto-descarga, e as decorrentes da perda de energia entre o ciclo de carga e descarga. Podem ser estimadas em 10%, Pac = 10. - Tenso de trabalho da instalao (V). Ser escolhida em funo da potncia requerida pela instalao. Como relao aproximada, podem ser considerados os seguintes valores:
Potncia instalada (W) Inferior a 400 De 400 a 5.000 Superior a 5.000 Tenso continua (V) 12 24 48 48 - 120 Mxima corrente continua (A) 33 210 105 105 - 41

PROJETO E CLCULO DE UMA INSTALAO FOTOVOLTAICA


CLCULO DO SISTEMA DE ACUMULAO

Com o fim de realizar o clculo do sistema acumulador, consideraremos a energia necessria do ms escolhido, modificada pelas perdas devidas ao rendimento do sistema acumulador, estimadas em 10%

Desta maneira, o clculo da capacidade (C ) ser


em que: - C= capacidade, Ah. - ET = energia total da instalao, (Wh)/dia. - D = nmero de dias de autonomia, dias. - Pd = profundidade mxima de descarga do sistema acumulador, %. - V = tenso do sistema de acumulao, volts.

PROJETO E CLCULO DE UMA INSTALAO FOTOVOLTAICA


CLCULO DO NMERO DE MDULOS FOTOVOLTAICOS

Um requisito imprescindvel para determinar o nmero de mdulos fotovoltaicos necessrios conhecer a potncia do mdulo escolhido. No captulo referente aos componentes de uma instalao fotovoltaica, foi mencionado que a potncia do mdulo vem expressada pelo fabricante como a potncia mxima ou de pico. Neste sentido, e assim como no caso do acumulador, a potncia real (Pr) com a qual o mdulo trabalha inferior, calculando-se aproximadamente em 90% da potncia de pico. O nmero de mdulos necessrios (Np) o resultado da extrao do quociente entre (Re), que a relao entre o consumo e a radiao solar do ms, e a potncia real do mdulo (Pr)

PROJETO E CLCULO DE UMA INSTALAO FOTOVOLTAICA


CLCULO DO NMERO DE MDULOS FOTOVOLTAICOS

em que: - Np= n de mdulos fotovoltaicos a instalar. - Et=consumo total de energia, Wh/dia. - Rm=radiao mensal, kWh/dia. - Pmx=potncia mxima ou pico do mdulo fotovoltaico dada pelo fabricante, W. - Pr= potncia real, W.

Finalmente, a potncia a instalar (Pt) ser dada pela expresso:

PROJETO E CLCULO DE UMA INSTALAO FOTOVOLTAICA


CLCULO DO NMERO DE MDULOS FOTOVOLTAICOS

Outra forma de calcular o nmero de painis solares atravs do conceito de Horas de Sol Pleno (HSP), que a mdia de horas de sol dirias s condies padro de prova dos mdulos fotovoltaicos. Por exemplo, se em um determinado lugar so recebidos 5,45 kWh/dia, o resultado seria equivalente a uma energia total incidente de intensidade de 1 kW durante 5,45 horas e com seu ngulo ideal. Diz-se ento que HSP igual a 5,45. Neste ltimo caso, a expresso para calculo do nmero de mdulos :

PROJETO E CLCULO DE UMA INSTALAO FOTOVOLTAICA


CLCULO DA SEO DA FIAO

As tenses de corrente contnua com as quais se trabalha em uma instalao so muito baixas (12, 24 V) e, portanto, as intensidades que circulam muito elevadas para alimentar as diferentes cargas resistivas. Um clculo mal elaborado da seo dos condutores equivale a uma maior resistncia e, conseqentemente, ao circular a corrente, produz-se uma maior queda de tenso e por sua vez um perigoso aquecimento. Para minimizar estes efeitos, o comprimento dos condutores do painel solar ao regulador e ao sistema de acumulao, sero o mais curtos possveis.

PROJETO E CLCULO DE UMA INSTALAO FOTOVOLTAICA


CLCULO DO NMERO DE MDULOS FOTOVOLTAICOS

A seo dos condutores ser escolhida de maneira que sua queda de tenso seja inferior aos valores mostrados na tabela
Particularidade da fiao Queda de tenso (Ct)

Distancia entre campo de painis, regulador e sistema de acumulao < 1% Distancia entre sistema de acumulao e inversor Fiao de iluminao Linha geral < 1% < 2% <5%

Para calcular a seo de um condutor de cobre entre dois pontos, aplica -se a expresso em que:
S=seo mnima do condutor, mm2. l=comprimento de ida do cabo, m. I=intensidade mxima, A. V=tenso de trabalho do trecho da instalao, V. Ct=porcentagem de queda de tenso, %.

Uma vez conhecida a seo mnima do condutor, se determinar a intensidade mxima para os condutores de cobre, sempre escolhendo o tipo de cabo imediatamente superior ao calculado.

PROJETO E CLCULO DE UMA INSTALAO FOTOVOLTAICA


CLCULO DO REGULADOR O regulador deve ser capaz de suportar uma potncia efetiva de no mnimo a potncia mxima do campo de painis aumentada em 10%. Deve-se tentar, sempre que possvel, que haja um nico regulador por instalao. No caso disto no poder ser feito, o nmero de reguladores (Nr) ser determinado por

em que: Nr = nmero de reguladores. Npp = nmero de mdulos conectados em paralelo. Imp = intensidade no ponto de potncia mxima (caracterstica eltrica do mdulo fotovoltaico), A. Ir = intensidade mxima do regulador, A.

PROJETO E CLCULO DE UMA INSTALAO FOTOVOLTAICA


CLCULO DO INVERSOR As caractersticas do inversor devero permitir sua compatibilidade com a instalao e ser escolhido em funo: - Da tenso nominal de entrada. Pode ser de 12, 24 V , etc., e serve para determinar o tipo de inversor. - Do ndice de tenso de entrada. A tenso de entrada do inversor flutua pelas variaes de nvel do acumulador. Existe uma porcentagem sobre a tenso nominal de entrada mnima (10%) e mxima (20%) entre as quais tais flutuaes no so refletidas na voltagem de sada. - Da potncia nominal. a potncia qual o inversor pode estar ininterruptamente submetido. Dever ser ajustada para a do nmero de aparelhos eltricos que so conectados ao mesmo tempo. - Da potncia de pico. O inversor pode ser submetido a sobrecargas, por exemplo, ao se ligar um motor. Tal sobrecarga deve ser maior quanto menor seja o tempo. Desta maneira, um inversor pode suportar uma sobrecarga de 200% durante um minuto, mas de apenas 110% durante dez minutos. - Da eficincia. a relao entre a potncia fornecida e a que absorvida em funo de sua carga. Por outra parte, o inversor selecionado tem de estar dotado de uma proteo contra curto-circuito e inverso da polaridade de alimentao.

PROJETO E CLCULO DE UMA INSTALAO FOTOVOLTAICA


EXEMPLOS: RESIDNCIA PERMANENTE Trata-se de uma residncia isolada situada. Os dados fornecidos so os seguintes: - O campo de painis ser fixado em uma estrutura prxima casa. - A inclinao dos mdulos ser dupla: 15 e 60. -A iluminao funciona com corrente contnua e os demais aparelhos com alternada. - Os consumos so constantes em todas as pocas do ano.

As Tabelas de dimensionamento e de perfil de carga diria para o projeto de instalao da residncia de uso permanente .
Consumo mdios dirios dos equipamentos em corrente continuo, Vcc Elementos de consumo - Luz refeitrio/Sala de estar - Luz cozinha - Luz banheiro - Luz dormitrio x 3 Total E1 Potencia total P1 Consumo mdios dirios dos equipamentos em corrente alternada, Vca Elementos de consumo Lavadora 2 lavadas/semana TV Vdeo Geladeira/congelador Total E2 Potencia total P2 Eficincia do Inversor Ri Total E3 = E2*(100/Ri) Total P3 = P2 *(100/Ri) % Wh/dia W Potencia (W) P 450 60 50 100 N de equipamentos N 1 1 1 1 Tempo h/dia 1 x 2/7 3 4 4 Wh/dia W Energia (Wh)/dia P*N*h/dia Potencia (W) P 11 7 7 7 N de equipamentos N 4 2 2 6 Tempo h/dia 5 2 1 0.5 Wh/dia W Energia (Wh)/dia P*N*h/dia

RESOLUCAO: RESIDNCIA PERMANENTE


Dados de Identificao Ttular Localizao Tipos de Instalao Tipo de Consumo Residncia permanente Continuo 7 dias/semana Mdio 5 dias/semana Baixo Fim de semana X Alta temporada de consumo Inverno Vero Ms DEZEMBRO X

Consumo mdios dirios dos equipamentos em corrente continuo, Vcc Elementos de consumo - Luz refeitrio/Sala de estar - Luz cozinha - Luz banheiro - Luz dormitrio x 3 Total E1 Potencia total P1 Potencia (W) P 11 7 7 7 4 2 2 6 N de equipamentos N Tempo h/dia 5 2 1 0.5 Energia (Wh)/dia P*N*h/dia 220 28 14 21 283 114 Wh/dia W

Com respeito iluminao, j que a tenso de alimentao de 24 V e as lmpadas que encontramos no mercado so de 12 V, vemo-nos obrigados a conect-las em srie de duas.

Consumo mdios dirios dos equipamentos em corrente alternada, Vca Elementos de consumo Lavadora 2 lavadas/semana TV Vdeo Geladeira/congelador Total E2 Potencia total P2 Eficincia do Inversor Ri Total E3 = E2*(100/Ri) Total P3 = P2 *(100/Ri) 85 % Potencia (W) P 450 60 50 100 1 1 1 1 N de equipamentos N Tempo h/dia 1 x 2/7 3 4 4 Energia (Wh)/dia P*N*h/dia 128,5 180 150 400 858,5 660 Wh/dia W

Modelo-Inversor TC DOMINO II/24 1010 776,5 Wh/dia W

A escolha do inversor ser dada pela potncia a ser suportada, com uma srie de aparelhos conectados simultaneamente. Em nosso caso poderamos optar por duas solues: a) Potncia do inversor com todos os aparelhos conectados: lavadora + TV + vdeo + geladeira = 660 W. b) Devido ao fato da geladeira permanecer sempre conectada, o inversor tem que ser dimensionado com uma potncia, de no mnimo, a da geladeira mais a da lavadora (uns 550 W no total). Se tivermos a precauo de utilizar a lavadora na primeira hora da manh horas em que no habitual ver televiso, poderemos nos beneficiar de um menor custo (no mercado podemos encontrar um inversor de 600 W) e de um melhor rendimento do inversor. Portanto, escolheremos a opo b.

Fator de Segurana da Instalao Fs Consumo mdio dirio continua Ecc = E1 (1 + Fs/100) Potencia real Pcc = P1 (1+Fs/100) Consumo mdio dirio alternada Eca = E3 (1+Fs/100) Potencia real Pca = P3 (1 + Fs/100) Consumo total Et = Ecc + Eca Consumo mensal, Et Mes Et Marcar Et escolhido Radiao mensal Rm (kWh/dia) Mes Inclinao Rm Marcar Rm escolhida Jan 60 4,0 Fev 60 4,4 Mar 60 4,5 Abr 15 4,7 Mai 15 5,1 Jun 15 4,7 Jul 15 6,2 Ago 15 5,2 Set 15 4,2 Jan 1487 Fev 1487 Mar 1487 Abr 1487 Mai 1487 Jun 1487 Jul 1487 Ago 1487 Set 1487

15 325,5 131 1161,5 893 1487

% Wh/dia W Wh/dia W Wh/dia

Out 1487

Nov 1487

Dez 1487 X

Out 60 4,1

Nov 60 3,7

Dez 60 3,0 X

Relao consumo mensal / radiao mensal Re = (Et / Rm) Mes Re Marcar Re escolhida Clculo do sistema de acumulao Et escolhida Perdas de rendimento no sistema de acumulao, Pac ET = Et (1 + Pac / 100) Dias de autonomia, D Profundidade de descarga, Pd Tenso do sistema de acumulao, V Capacidade do sistema de acumulao, C Modelo de acumulador escolhido Nmero de acumuladores 12 Tudor 6EAN100 Em paralelo
ET D 100 Pd V

Jan

Fev

Mar 330,4

Abr 316,4

Mai

Jun

Jul 239,8

Ago 286

Set 354

Out

Nov

Dez 495,6 X

371,8 338

291,6 316,4

362,7 401,9

1487 10 1636 10 80 24 852 2/879 Em serie

Wh/dia % Wh/dia dias % volts Ah Volts/Ah 12

C=

Por se tratar de uma residncia de uso permanente, foram escolhidos alguns acumuladores de chumbo-antimnio, por serem os que apresentam uma maior profundidade de descarga. Cada um dos elementos do acumulador possui uma tenso de 2 V e uma capacidade de 879 Ah a uma descarga de 100 horas.

Devido ao fato do consumo dirio ser de 1487 Wh, optou-se por uma tenso de acumulao de 24 V. Portanto, haver que conectar 12 elementos em srie para conseguir a tenso requerida. Quanto capacidade, como cada elemento de 879 Ah, e a calculada de 852 Ah, no ser necessrio conectar nenhum elemento em paralelo.
Clculo do nmero de mdulos fotovoltaicos Mdulo escolhido BP270 Nmero de mdulos , Np Conexo grupo de mdulos
Re P max 0,9

Pmax Np Em paralelo 4

70 8

Wp Mdulos 2 Wp

Np =

Em serie 560

Potencia a instalar Pt = Pmax * Np

O nmero de mdulos resultante com o modelo BP270 escolhido de 7,86, motivo pelo qual se instalar um nmero de 8. Neste caso, so interligados em srie grupos de dois mdulos a fim de conseguir a tenso de 24 V para, posteriormente, conect-los em paralelo entre si.

Clculo do nmero de reguladores Mdulo escolhido BP270 Intensidade a ser suportada pela regulador Isr = Imp*Npp*1,1 Nmero de regulador, Nr = Imp*Npp*1,1 / Ir Nr Ir Tipo de regulador ProStart -20 Imp 4,16 18,34 1 20 A A Mdulos A

A escolha do regulador ocorre em funo da corrente proporcionada pelo painel: cada mdulo, operando sua potncia mxima, proporciona uma corrente de 4,16 A. Em nosso caso, temos 4 grupos em paralelo, motivo pelo qual a corrente mxima potncia ser de 16,64 A. Se acrescentarmos 10% de margem de segurana, o regulador ter que suportar uma intensidade de 18,34 A. Por no existir tal valor no mercado, se escolher o imediatamente superior.

Clculo da fiao
S= 0,036 L I 100 V Ct

Ct % 1 1 2 5

Potencia W Pcc P3 131 776,5 Pca 811,8

Tem- Corrente so V A 24 24 24 220 Isr Pca/V Pcc/V P3/V 18,0 33,82 5,46 3,52

Comprimento m 6 2 9 15

Seo mm2 16,2 10,14 3,7 0,17

Mdulo - Acumulador Acumulador-Inversor Iluminao Linha

Cada grupo de dois mdulos em srie ser conectado com condutores de 2,5 mm2 de seo a uma caixa de conexo comum, por sua vez, os quatro grupos em srie sero conectados em paralelo, tambm na caixa. Do regulador, e at o acumulador, os cabos devero ter uma seo de 25 mm2. Do regulador ao inversor, a seo ser de 16 mm2. A instalao de iluminao ser feita com cabo de 10 mm e a linha de 220 V~ com cabo de 0,5 mm2.

Sempre sero instalados condutores iguais ou superiores aos calculados.

Esquema eltrico do projeto de residncia permanente

Descrio Mdulo FV de 70 W mono-Si BP 270 Estrutura e suporte para 8 mdulos Inversor ASP TC Domino II/24 Acumulador Tudor 6EAN100 2V/879Ah Quadro eltrico com magnetotermico, diferencial, fusvel e interruptor. Regulador ProStart - 20 Luminria vedada 12V/11W Luminria vedada 12V/7W Tomadas Interruptor Condutor cobre 2,5 mm2 Condutor cobre 25 mm2 Condutor cobre 16 mm2 Condutor cobre 4 mm2 Condutor cobre 0,5 mm2 Tubo plstico Parafusos Bornes de conexo de acumulador Chapas de conexo entre acumuladores Transporte material Montagem e Instalao

Quantidade 8 1 1 12 1 1 4 10 4 14 14 m 12 m 4m 18 m 30 6m 2 23 -

Preo unitrio R$ 1.451,68 454,02 596,4 720,25 168,28 415,52 26,32 73,70 12,20 16,30 0,65 4,57 1,68 1,07 0,28 5,88 84,14 5,8 3,36 -

Subtotal R$ 11.613,45 454,02 596,4 8.642,93 168,28 415,52 105,3 737,7 48,80 228,2 9,02 54,77 6,72 53,63 8,4 35,28 84,14 11,60 216,39 393,80 1.846,10

Percentagem % 44

6 31

1,5

6,7

Total Taxa e impostos 16% TOTAL

27.316,97 4.370,72 31.687,74

100

INSTALAO DE BOMBEAMENTO
Dada a escassez de gua nos meses de estiagem, uma fazenda de criao de gado deseja bombear gua de um poo para um reservatrio aberto colocado diretamente na superfcie para, posteriormente, distribu-la aos diferentes bebedouros da propriedade. As necessidades de gua so estipuladas em 18 m3 dirios. Os dados fornecidos so: - Profundidade do poo: 30 m. - A distncia do poo ao reservatrio de 5 metros, e a sada da gua se encontra a uma altura de 1 metro. -Referncias de anos anteriores indicam que o ms de agosto o mais seco. Com estes dados, calcularemos a potncia terica da bomba: HSP da localidade, em agosto, com uma inclinao de 15 = 6 horas. Vazo mdia da bomba: 18.000 litros / 6 = 3000 litros/h = 3 m3/h.

INSTALAO DE BOMBEAMENTO
Perdas de carga: A tabela de perdas de carga mostra que, para uma vazo de 3 m3, as perdas podem oscilar entre 550 mm e 7mm por metro, segundo o dimetro da tubulao. No pior dos casos, ou seja, com um dimetro de 20 mm, se chegaria a uma perda de carga de: 550 mm/m x 5 m = 2,7 mm.

INSTALAO DE BOMBEAMENTO

A altura manomtrica a ser vencida pela bomba ser portanto de: 30 + 2,7 + 1 = 33,7 m. Em seguida, buscaremos em um catlogo uma bomba que seja capaz de proporcionar uma vazo de 3 m3/h e vencer uma altura manomtrica de 33,7 m.

Curvas caractersticas das bombas da srie SP3A.

INSTALAO DE BOMBEAMENTO
Se nos fixarmos nas caractersticas de bombas SP3A poderemos observar que, para estas condies, a bomba SP3A-6 insuficiente quanto altura manomtrica a vencer, motivo pelo qual teremos que optar pelo modelo superior SP3A-9. A potncia terica para as condies dadas de 3 m3/h e de 33,7 m so: P = 3000 x 9,8 x 33,7 x 1h / 3600 seg. = 275 W.

INSTALAO DE BOMBEAMENTO

Segundo vemos nas caractersticas da bomba escolhida, a potncia do motor de 550 W, razo pela qual o rendimento se situa em 275/550=0,5 (50%), ainda que as caractersticas indiquem que seja de 57%. Finalmente, cabe salientar que ao escolhido a bomba SP3A-9, a vazo que esta pode fornecer a uma altura de 33,7 m de 3,4 m3/h, com o que apenas dever trabalhar cinco horas e meia para obter os 18 m3. O problema que surge no caso de escolher um tempo maior de bombeamento que a vazo mdia resultante menor e, portanto, a bomba escolhida pode ser tambm menor. Em conseqncia, como a bomba no funcionar a pleno rendimento neste tempo, a vazo fornecida ser menor e nunca se chegar a alcanar a vazo diria necessria.

You might also like