You are on page 1of 3

VIDA

O conceito amplo do sentido de vida, presente nas bases e vertentes do pensamento presente nas religies, parte do preceito que seriamos ns, seres humanos, um efeito gerado de uma causa precedente, essa denominada Deus. A causa justa, benevolente, perfeita, isenta de defeitos e vcios por no se tratar de um efeito material, mais a causa originaria a este, o que o obriga condio de ser perfeito. A vida, nesse sentido, pode ser compreendida ento como todo e qualquer efeito que no pode ser advindo do homem, ou seja, tudo que como ns teria sido gerado de uma causa original, tal como os sistemas naturais, a fauna e a flora, etc, e sua definio e sentido estariam diretamente atribudos ao conceito da causa original, motivo de sua criao e existncia.

MORTE

A morte, explorada sob as ticas religiosas tem talvez um sentido mais intangvel do que a prpria vida. Em geral, a morte entendida como separao da unidade material, o corpo, do imaterial, por sua vez alma ou esprito. A morte, seria ento, o fechamento de um ciclo, ou o simples fim da vida, onde se receberia o veredito pelas atitudes acumuladas durante a existncia. No sentido amplo, todas as religies reconhecem a vida eterna da unidade espiritual, ou seja, a vida se preserva alem da existncia material, e ento goza de todas as suas faculdades intelectuais, tendo sob o olhar de algumas a possibilidade de retorno a vida material, num processo cclico.

EVOLUO

A questo da evoluo explorada a partir das religies remete a que a evoluo do ser individual, ocorre pelo processo de vivncia no meio em que este foi inserido, pelas suas aes durante esse perodo e as conseqncias destas. Algumas religies limitam a existncia humana a uma nica vida, o que pode nos levar a um paradigma no aspecto evolutivo. Pois se o Ser tem de evoluir por suas experincias, e se considerando a causa de sua existncia Deus, ser justo e benevolente, no poderiam aqueles que no foram bem sucedidos em suas aes ao prximo durante a vida material terem uma outra chance agir de outro modo. Isso divide as religies em duas principais vertentes, as religies em que se cr na reencarnao, e as que no crem em reencarnao. Em ambas porem, o processo evolutivo atribudo as aes individuais durante a vida, e a perspectiva da continuidade de vida aps a existncia material que motiva no individuo consciente a prtica dessas aes, que tem como objetivo tambm o beneficio do prximo enquanto vivos.

REFERENCIAS

http://www.uniaobudista.pt/homepage.php

http://www.infoescola.com/religiao/

O Livro dos Espritos, Allan Kardek, Livraria Alan Kardek Editora, 2002

You might also like