You are on page 1of 5

QUESTO 1 I. "Ah!

Enquanto os destinos impiedosos No voltam contra ns a face irada, Faamos, sim faamos, doce amada, Os nossos breves dias mais ditosos." II. " a vaidade, Fbio, nesta vida, Rosa, que da manh lisonjeada Prpuras mil, com ambio dourada, Airosa rompe, arrasta presumida."

III. "E quando, eu durmo, e o corao ainda Procura na iluso tua lembrana, Anjo da vida, passa nos meus sonhos E meus lbios orvalha de esperana!"

Associe os trechos anteriores com os respectivos movimentos literrios, cujas caractersticas esto enunciadas a seguir. Romantismo: evaso e devaneio na realizao de um erotismo difuso. Arcadismo: aproveitamento do momento presente ("carpe diem"). Barroco: efemeridade da beleza fsica, brevidade enganosa da vida. a) I - Romantismo; II - Arcadismo; III - Barroco. b) I - Arcadismo; II - Barroco; III - Romantismo. c) I - Arcadismo; II - Romantismo; III - Barroco. d) I - Barroco; II - Arcadismo; III - Romantismo. resposta:[B] QUESTO 2 Leia atentamente: I. "A segunda Revoluo Industrial, o cientificismo, o progresso tecnolgico, o socialismo utpico, a filosofia positivista de Augusto Comte, o evolucionismo formam o contexto scio-poltico-econmico-filosfico-cientfico em que se desenvolveu a esttica realista". II. "O escritor realista acerca-se dos objetos e das pessoas de um modo pessoal, apoiando-se na intuio e nos sentimentos". III. "Os maiores representantes da esttica realista-naturalista no Brasil foram: Machado de Assis, Alusio de Azevedo e Raul Pompia". IV. "Podemos citar como caractersticas da esttica realista: o individualismo, a linguagem erudita e a viso fantasiosa da sociedade". Verificamos que em relao ao Realismo-Naturalismo est(esto) correta(s): a) apenas a I e II b) apenas a I e III c) apenas a II e IV d) apenas a II e III resposta:[B] QUESTO 3 O trecho a seguir pertence ao romance que foi um dos marcos do Realismo-Naturalismo no Brasil, publicado em 1881.

"Em um destes passeios, parou defronte do espelho e mirou-se com muita ateno, procurando descobrir no seu rosto descorado alguma coisa, algum sinal, que denunciasse a raa negra. Observou-se bem, afastando o cabelo das fontes; esticando as pele das faces, examinando as ventas e revistando os dentes; acabou por atirar com o espelho sobre a cmoda, possudo de um tdio imenso e sem fundo." Assinale a alternativa correta quanto ao autor, obra e caracterstica da esttica literria: a) Alusio Azevedo; O CORTIO; reflexo cedendo lugar ao. b) Machado de Assis; MEMRIAS PSTUMAS DE BRS CUBAS; preocupao com a anlise psicolgica das personagens. c) Machado de Assis; DOM CASMURRO; preocupao em denunciar os problemas scio-econmicos da sociedade de seu tempo. d) Alusio Azevedo; O MULATO; apresentao do comportamento humano como produto do meio, da raa e da hereditariedade. resposta:[D] QUESTO 4 Comeo a arrepender-me deste livro. No que ele me canse; eu no tenho que fazer; e, realmente, expedir alguns magros captulos para esse mundo sempre tarefa que distrai um pouco da eternidade. Mas o livro enfadonho, cheira a sepulcro, traz certa contrao cadavrica; vcio grave, e alis nfimo, porque o maior defeito deste livro s tu, leitor. Tu tens pressa de envelhecer, e o livro anda devagar; tu amas a narrao direita e nutrida, o estilo regular e fluente, e este livro e o meu estilo so como os brios, guinam direita e esquerda, andam e param, resmungam, urram, gargalham, ameaam o cu, escorregam e caem... E caem! Folhas misrrimas do meu cipreste, heis de cair, como quaisquer outras belas e vistosas; e, se eu tivesse olhos, dar-ia uma lgrima de saudade. Esta a grande vantagem da morte, que, se no deixa boca para rir, tambm no deixa olhos para chorar... Heis de cair.
(MEMRIAS PSTUMAS DE BRS CUBAS / Machado de Assis)

( ) Este fragmento de um romance pretensamente biogrfico, escrito por um "defunto-autor." ( ) A ironia, o pessimismo e o desmascaramento das iluses esto presentes no livro. ( ) "No tive filhos, no transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa misria". Frase de fim do romance, encerra o desencanto do autor diante da vida. ( ) MEMRIAS PSTUMAS DE BRS CUBAS seu primeiro romance, tendo sido escrito na fase romntica. ( ) O texto revela uma forma trabalhada, limpa e perfeita. Em sua obra, o rigor formal no exclui a clareza.

Assinale a alternativa que apresenta a sequncia CORRETA. a) V; V; V; F; V. b) V; F; F; F; V. c) V; V; F; F. F. d) F; V; V; V. F.


resposta:V V V F V [a]

QUESTO 5 Leia o fragmento textual abaixo:

Em "O Cortio", Alusio Azevedo reafirma a ideologia do Naturalismo e cumpre risca alguns princpios cientificistas vigentes na segunda metade do sculo XIX. Dentre as afirmativas a seguir, assinale aquela que NO corresponde s propostas da escola naturalista: a) O carter determinista da obra tem como smbolo a personagem Pombinha, que, se antes era "pura" e de boa conduta moral, acaba prostituindo-se por fora daquele meio srdido e animalesco. b) O narrador de "O Cortio" acentua o lado instintivo do ser humano atravs de um processo de zoomorfizao, identificando seus personagens a diferentes animais, sobretudo a insetos e vermes, quando os descreve em seu vaivm pelo cortio. c) Ao enfatizar as atitudes inescrupulosas de Joo Romo para com os habitantes do cortio, em especial para com a negra Bertoleza, o autor confirma as preocupaes sociais do Naturalismo em sua inclinao reformadora. d) Em "o Cortio", Alusio Azevedo exprime um conceito naturalista da vida e, ao idealizar seus personagens, integra-os a elementos de uma natureza convencional. resposta:[D] QUESTO 6 Observe que os textos a seguir representam a viso do amor em trs autores do Romantismo. So momentos da poesia romntica coincidindo com trs geraes. "Boa noite, Maria! Eu vou me embora, A lua nas janelas bate em cheio. Boa noite, Maria! tarde... tarde... No me apertes assim contra teu seio." (Castro Alves) "No acordes to cedo! Enquanto dormes Eu posso dar-lhe beijos em segredo Mas, quando nos teus olhos raia a vida No ouso te fitar... Eu tenho medo!" (lvares de Azevedo) "Enfim te vejo - enfim posso, Curvado a teus ps, dizer-te Que no cessei de querer-te Apesar de quanto sofri." (Gonalves Dias) ( ) O amor em Gonalves Dias sempre iluso perdida, e a experincia concreta o fracasso e o sofrimento. ( ) Em lvares de Azevedo, j aparece um misto de erotismo e medo, frustrando assim a realizao da experincia amorosa. ( ) Na obra de Castro Alves prevalece a temtica do amor sensual. ( ) O lirismo amoroso de Gonalves Dias e lvares de Azevedo inclui a falta de sensualidade presente em Castro Alves e tambm se descobrem, nos autores, os traos de donjuanismo.

Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.

a) b) c) d)

VVVFF V F V F V FVFFF FFVFF

resposta:V V V F F QUESTO 7 "Inania Verba ........................................................................................... O pensamento ferve, e um turbilho de lava: A Forma, fria e espessa, um sepulcro de neve... E a Palavra pesada abafa a Idia leve, Que, perfume e claro, refulgia e voava. Quem o molde achar para a expresso de tudo? Ai! Quem h de dizer as nsias infinitas Do sonho? E o cu que foge mo que se levanta? ........................................................................................." (Olavo Bilac, POESIAS)

Inania: (verbo) inanir 1. Qualidade de inane; vacuidade; futilidade; fraqueza 2. Vazio; ftil; oco; nulo

Indique a alternativa que NO EST de acordo com o poema. a) O poeta parnasiano privilegiou a forma, a maneira mais perfeita que encontrou para efetivar sua arte, mesmo que, para isso, ele tivesse que sacrificar suas emoes. b) O poeta fala da luta entre idias e palavras e entre forma e contedo, quando estes fracassam ao traduzirem nossos sentimentos. As estrofes citadas so um derramamento da alma sobre essa luta, contrariando os preceitos parnasianos de conteno lrica. c) O tema bsico das estrofes o amor irrealizado, que causa sofrimentos ao poeta. d) O verso "E a Palavra pesada abafa a Idia leve" contm uma anttese, que representa a contradio entre forma e contedo exposta pelo poeta. resposta:[C] QUESTO 8 As afirmaes seguintes referem-se ao Parnasianismo no Brasil: I. Para bem definir como entendia o trabalho de um poeta, Olavo Bilac comparou-o ao de um joalheiro, ou seja: escrever poesia assemelha-se perfeita lapidao de uma matria preciosa. II. Pelas convices que lhe so prprias, esse movimento se distancia da espontaneidade e do sentimentalismo que muitos romnticos valorizavam. III. Por se identificarem com os ideais da antiguidade clssica, comum que os poetas mais representativos desse estilo aludam aos mitos daquela poca. Est correto o que se afirma em a) II, apenas.

b) I e II, apenas c) I e III, apenas d) I, II e III resposta:[d] QUESTO 9 Leia com ateno: "A poesia desta poca, localizada em fins do sculo XVIII e incio do XIX, caracteriza-se pelo lirismo. Fiis ao esprito buclico e pastoril, os poetas adotavam pseudnimos e, em seus textos, falavam e agiam como pastores, tratando de pastoras suas amadas. O mundo greco-romano vem completar o quadro lrico das composies da poca". Assinale a alternativa que contm o perodo literrio a que se refere o trecho acima: a) ROMANTISMO, para quem encontrar-se com a natureza significava alargar a sensibilidade. b) ARCADISMO, propondo um retorno ordem natural, como na literatura clssica, na medida em que a natureza adquire um sentido de simplicidade, harmonia e verdade. c) REALISMO, fugindo s exibies subjetivas e mantendo a neutralidade diante daquilo que era narrado; as referncias natureza eram feitas em terceira pessoa. d) BARROCO, movimento que valorizava a tenso de elementos contrrios, celebrando Deus ou as delcias da vida nas formas da natureza. resposta:[B] QUESTO 10 Leia as afirmaes abaixo. "O realismo a anatomia do carter. a crtica do homem. a arte que nos pinta aos nossos olhos para condenar o que h de mau na sociedade." (Ea de Queirs) "... porque a nova potica (...) s chegar perfeio no dia em que nos disser o nmero exato dos fios que compem um leno de cambraia ou um esfrego de cozinha." (Machado de Assis) Assinale a alternativa INCORRETA em relao s afirmaes de Ea de Queirs e de Machado de Assis. a) Machado de Assis expressa uma viso irnica quanto aos propsitos do realismo assumidos por Ea de Queirs. b) H em Machado de Assis uma identificao com as idias do autor portugus sobre o poder da arte realista. c) Ao questionar a perfeio da "nova potica," Machado de Assis pe em dvida o ideal queirosiano de realizar uma anatomia do carter. d) Ea de Queirs deixa entrever um grande entusiasmo pelo papel a ser desempenhado pela arte realista. resposta:[B]

You might also like