You are on page 1of 15

VIVEKA-CHUDAMANI

*SHANKARA

APRESENTAO
O Viveka Chudamani (A Jia da Suprema Sabedoria) foi editado pela Editora Teosfica (Braslia-DF) em 1992, com comentrios feitos por Murillo Nunes de Azevedo, que tambm responsvel pela traduo. Trata-se de uma obra de imenso valor para todo estudante das genunas tradies espirituais da humanidade, pertena ele ou no a uma delas. Apresentamos aqui o prefcio edio brasileira, uma nota relativa traduo, a introduo feita pelo tradutor e 102 dos 581 aforismos do Viveka Chudamani; no disponibilizamos os comentrios constantes desta edio, para permitir que cada buscador possa obter do texto o seu prprio entendimento.

PREFCIO EDIO BRASLEIRA


A Jia da Suprema Sabedoria (Viveka Chudamani) um dos mais importantes textos do pensamento oriental. Seu foco central viveka, um profundo discernimento que revela a identidade entre a Vida presente no homem (tman) e o Todo universal (Brahman). Essa percepo transformadora a sabedoria no-dual. A natureza da Realidade "deve ser conhecida pela clara percepo espiritual" (aforismo 56). Neste texto, Sankara apresenta-nos uma viso geral do seu pensamento e os princpios fundamentais da filosofia Vedanta Advaita, da qual foi o seu mais destacado expositor. uma excelente obra para quem deseja conhecer e estudar a tradio da Vedanta, que surgiu e foi sistematizada bem antes de Scrates ter nascido na Grcia. Viveu em um perodo de apogeu da criatividade filosfica da ndia clssica. Foi um dos grandes pensadores do Oriente e a chama do ensinamento Advaita (no-dual). Era a poca dos sutras, da Yoga, da difuso dos Upanishads e das escolas filosficas da ndia (Darsanas). Aps encontrar Gaudapada, o autor dos comentrios ao Mandukya Upanishad foi treinado na Yoga por Govinda Yogi - que um outro nome para Patajali. Segundo informaes da tradio hindu e de Blavatsky, em A Doutrina Secreta (1), Sankara nasceu logo aps o perodo em que viveu Buda. Na essncia, sua filosofia era um complemento metafsico para a tica budista. O destacado pensador vedantino T. Subba Row, em sua obra Esoteric Writings ("Sri Sankaracharyas Date and Doctrine"), usando dados histricos da ndia e instrues de Iniciados da ndia e Tibete, diz que Sankara revestiu-se de um corpo humano 51 anos aps o Nirvana do Buda.

A Vedanta derivada dos Brahma-Sutras e da filosofia dos Upanishads (2). Na Vedanta Advaita de Gaudapada e Sankara, Brahman a nica Realidade. O Esprito em ns (tman) (3) idntico ao Ser universal. Tudo Brahman, o Uno sem segundo, o Todo no-dual (advaita). Para Sankara, tman imutvel, no-individual, eterno e a Verdade suprema. E o mais profundo discernimento (viveka) aquele que nos revela esta identidade de tman com o supremo Esprito. Esta percepo a espada da Sabedoria que corta as iluses criadas pelo pensamento. Alm do Viveka-Chudamani, Sankara escreveu vrios outros textos, entre os quais os Comentrios ao Manduka Karika de Gaudapada, Comentrios ao BhagavadGita, Atmabodha, Aparokshanubhuti, Hinos, Dakshinamurti. Tambm lhe so atribudos os Comentrios aos Brahma-Sutras e os Comentrios aos Upanishads. Sua Obras Completas (em Snscrito) composta por 10 volumes.

NOTA
Devido lngua Snscrita ser muito rica e possuir um vocabulrio bastante diverso das lnguas ocidentais, as tradues, principalmente os textos de contedo filosfico como este, por vezes apresentam-se um tanto diferenciadas. Por este motivo, considerou-se conveniente e importante cotejar o texto de Mohini M. Chatterji com outras verses. Assim, quando outras tradues (ou notas explicativas) apresentaremse esclarecedoras, partes destas foram acrescentadas ao texto. Foram utilizadas as seguintes edies:
q

q q

Viveka-Chudamani, traduo de Swami Madhavananda. Advaita Ashrama, Calcutta, 1989. Vivekachoodamani, traduo de Swami Chinmayananda. Central Chinmaya Mission Trust, Bombay, 1989. Viveka Churhamoni, traduo de Swami Vijoyananda. Editorial Kier, Buenos Aires, 1980. Viveka Chudamani, traduo de Julio Pardilla. Visin Libros, Barcelona, 1982. Viveka-suda-mani, traduo de Roberto Pl. Editorial Sirio, Malaga, 1988.

Nas tradues apresentadas nas notas utilizou-se, principalmente, uma associao das duas edies indianas em ingls (e que contm o texto em Davanagari).

INTRODUO
Este livro uma das mais valiosas obras da raa humana. O VIVEKACHUDAMANI (A Jia da Suprema Sabedoria) deve ser lido cuidadosamente. Foi escrito sob a forma de um dilogo entre um discpulo e seu Mestre, e nos revela as culminncias da realizao espiritual que esto a nossa espera.

O seu autor, Sri Sankaracharya, foi um dos grandes pensadores da ndia. controvertida a data de seu nascimento, havendo impreciso na abordagem de diversos autores sobre este assunto. Ainda muito jovem foi entregue ao treinamento de Govinda, que foi um discpulo de Gaudapada. Com avidez absorve todos os Vedas e os princpios da Vedanta Advaita (no dualista). A Vedanta uma das escolas tradicionais da filosofia da ndia (Darsanas). considerada como sendo a culminncia do pensamento expresso pelos Vedas. A tradio antiga da ndia conhecida como o Brahmanismo havia entrado em decadncia com a mecanizao de seus rituais e o estabelecimento de normas rgidas de estratificao social atravs da deturpao do conceito de castas. Foi ento que no sculo VI a.C. nasceram os chamados movimentos de protesto que buscavam revitalizar a tradio antiga atravs de novos caminhos. o perodo onde nasceram o Budismo, o Jainismo e a escola materialista dos Carvakas. O Budismo, com sua amplitude de pensamento, praticamente assumiu uma posio importante na ndia, ultrapassando a antiga tradio Brahmnica. Mas, com a Vedanta, o Hindusmo restabelece, em formas novas, a antiga tradio dos Vedas. O Professor Sri. Radhakrishnan, na sua obra Indian Philosophy, sintetiza o pensamento de Sankara nos seguintes pontos:
q

Nossos sentidos podem nos iludir. A nossa memria uma iluso, porque o registro parcial de nossas experincias do passado. As formas do mundo so pura fantasia. O ego auto-estabelecido e diferente de tudo mais, seja fsico ou mental. tman existncia (Chit), conscincia (Sat) e bem-aventurana (Ananda). universal e infinito. O mundo objetivo dependente. um processo em constante mutao. O mundo no existente, nem vazio. O mundo no a Realidade ltima. Nossa ignorncia nasce da confuso entre o sujeito transcendental (tman) e a existncia emprica. Quando analisamos o mundo do ponto de vista csmico, vemos que o mundo preso pelas categorias de espao, tempo e causa. Como base e raiz de toda a experincia, temos Brahman, que diferente do mundo espao-tempo-causa. Nada semelhante a Ele, nada diferente. noemprico, no-objetivo, completamente outro, mas no o no-ser. o Ser mais alto. O mundo depende de Brahman, mas Brahman no depende de nada. A ignorncia afeta o nosso ser. Remov-la realizar a Verdade. Quando o erro

retirado brilha a Sabedoria.


q

A Verdade absoluta Brahman. Nirguna Brahman sem qualidades. Saguna Brahman Ishvara (Deus), o Criador e Governador do Universo emprico. Pela prtica das virtudes ticas e pela devoo e conhecimento podemos atingir a meta da auto-realizao (Moksha). Moksha, auto-libertao ou liberdade, a direta realizao da Verdade que existe desde a Eternidade. Ao conquistarmos a libertao, nada acontece ao mundo. Somente mudam os nossos pontos de vista. Moksha no a dissoluo do mundo, mas a troca de uma viso errada pela certa (Vidya).

Sankaracharya morreu na localidade de Kedarnath aos 32 anos. Criou quatro mosteiros para difundir a sua mensagem, sendo o principal o de Sringeri em Mysore. Os outros esto situados em Puri (leste), Dukara (oeste) e Badirinath (ao norte dos Himalaias). Em sua curta vida, Sankara revelou-se gnio em vrios campos de atividade. Foi filsofo, poeta, sbio, santo, mstico e reformador religioso. Mas, acima de tudo, foi um homem universal, um exemplo para os homens em todas as pocas. Murillo Nunes de Azevedo Rio de Janeiro, 1992

VIVEKA-CHUDAMANI
A Jia da Suprema Sabedoria
SANKARA

1 - Eu me prosto diante do verdadeiro Instrutor - diante daquele que revelado pelas


concluses de todos os sistemas da filosofia Vedanta, mas que em si desconhecido, Govinda, a suprema bem-aventurana. (4)

2 - Dentre as criaturas sensveis difcil alcanar o nascimento como ser humano;


dentre os seres humanos, nascer homem; quando homem, ser um Brahmana; sendo um Brahmana, desejar seguir a senda do dharma vdico e entre estes aprender verdadeiramente. Mas o conhecimento espiritual que discerne entre o esprito e o noesprito, a realizao prtica da fuso com Brahmatman e a emancipao final dos grilhes da matria so inatingveis, exceto por um karma de centenas de milhes de encarnaes.

3 - Humanidade, desejo de emancipao e orientao espiritual de grandes Homens

so muito difceis de alcanar, pois so adquiridos somente pela bondade dos Deuses (Devas).

4 - Aquele que com dificuldade adquiriu uma encarnao humana e nela a plena
maturidade como homem, o que lhe permite o conhecimento das Escrituras, e que, devido s iluses, no trabalha pela emancipao, um suicida, autodestruindo-se ao tentar alcanar objetivos ilusrios.

5 - Quem nesta Terra tem a alma mais morta do que aquele que tendo obtido uma
encarnao humana e um corpo masculino, loucamente luta para alcanar objetos egosticamente?

6 - Ele pode estudar as escrituras, invocar com sacrifcios os deuses, executar


cerimnias religiosas ou oferecer devoo aos deuses e, todavia, no alcanar a salvao mesmo durante a sucesso de centenas de Brahmayugas. Isso s se dar pelo conhecimento da unio com o Esprito.

7 - A imortalidade alcanada atravs da obteno de qualquer condio objetiva (tal


como a de um deus) est sujeita a findar, pois est claramente estabelecido nas Escrituras (Shruti) que o karma nunca causa da emancipao.

8 - Portanto, o homem sbio luta para alcanar a salvao, renunciando ao desejo de


desfrutar os objetos externos, recorrendo a um verdadeiro e grande Instrutor e aceitando seu ensinamento com a alma inabalvel.

9 - E pela prtica do reto discernimento alcanado na senda da Yoga, ele salva a alma
- a alma afogada no mar da existncia condicionada (samsara).

10 - Aps abandonarem todo o karma com a finalidade de remover os limites da


existncia condicionada, esses homens sbios com mentes resolutas podem tentar alcanar o conhecimento de seu prprio tman.

11 - As aes so para a purificao do corao e no para a conquista da Substncia


Real. A Substncia pode ser alcanada pelo reto discernimento e no por qualquer poro de karma (5).

12 - A percepo do fato de que o objeto visto uma corda remover o medo e o


sofrimento que resultam da idia ilusria de que uma serpente.

13 - O conhecimento de um objeto conquistado somente pela percepo ,


investigao ou instruo, (6) e no atravs de banhos purificadores, de dar esmolas ou de centenas de retenes da respirao (pranayamas).

14 - O alcanar o objeto depende da qualificao daquele que o deseja alcanar. Todos

os artifcios e contingncias que surgem das circunstncias do espao e do tempo so meramente acessrios.

15 - Portanto, aquele que deseja conhecer a natureza de seu prprio tman, aps ter
encontrado um Guru que obteve o conhecimento do Absoluto (Brahmajnana) e seja de bondosa disposio, deve prosseguir com sua investigao.

16 - Aquele que possui um forte intelecto, que instrudo e que tem os poderes da
compreenso, um homem qualificado para tal investigao.

17 - Somente considerado digno de inquirir sobre o Esprito (Brahman) aquele que


tem discernimento, no tem apegos ou desejos, tem shama e as outras qualificaes, e que possui a vontade de emancipar-se (7).

18 - Com essa finalidade h quatro espcies de treinamentos preparatrios, diz o


sbio. Com eles a tentativa ter sucesso; sem eles no haver xito.

19 - Viveka reconhecido como sendo o discernimento do eterno em relao ao


transitrio; ento, segue-se vairagya, a renncia do desejo de usufruir dos frutos da ao aqui e agora.

20/21/22 - Em terceiro lugar, shatsampatti, as seis possesses, que se iniciam com


shama; e quarto, mumukshutva, a aspirao pela emancipao (8). Brahman verdadeiro, o mundo transitrio um iluso; tal a forma da concluso final que se diz ser o discernimento entre o transitrio e o eterno. A renncia do desejo consiste em abandonar todos os prazeres derivados da viso, audio, etc. e, tambm, em abandonar todos os prazeres derivados de todos os objetos transitrios do prazer, desde o corpo fsico at Brahma, o Criador, aps ter meditado inmera vezes a respeito dos seus defeitos e limitaes.

23/24 - Shama a imperturbvel concentrao da mente sobre o objeto de percepo


(9). Dama diz-se ser o confinamento, s suas prprias esferas, dos rgos de ao e de percepes sensoriais, aps t-los feitos desprender dos objetos dos sentidos. Uma condio no relacionada com ou dependente do mundo externo o verdadeiro uparati.

25 - Titiksha o suportar de toda dor e sofrimento sem nenhum pensamento de


retaliao, sem abatimento e sem lamento. (10)

26 - Uma meditao fixa sobre os ensinamentos de Shastra (Escrituras) e do Guru


(Mestre) com uma firme f neles, por meio da qual o objeto do pensamento realizado, descrito como shraddha.

27 - O fixar constante da mente no Esprito puro chamado samadhana, a no


distrao da mente com objetos puramente ilusrios.

28 - Mumukshutva a aspirao libertao, atravs do conhecimento do nosso


verdadeiro Ser, de todos os elos criados pela ignorncia, comeando pelo sentimento da personalidade e terminando com a identificao de si mesmo com o corpo fsico.

29 - Mesmo que as qualificaes enumeradas sejam em pequeno ou moderado grau,


ainda assim sero fortalecidas e melhoradas pela ausncia de desejo, por shama e outras qualidades e pela bondade do Instrutor; e daro frutos (11).

30 - Naquele em quem a ausncia de desejo (vairagya) e a aspirao pela


emancipao (mumukshutva) so proeminentes, shama e outras qualificaes produziro grandes resultados.

31 - Quando a ausncia do desejo e a aspirao pela emancipao so fracas, haver


apenas indicaes de shama e das outras qualificaes, tal como (ver) a gua em uma imagem.

32 - Dentre os instrumentos de emancipao, o supremo a devoo (bhakti). A


meditao sobre a verdadeira forma do Ser real diz-se ser devoo.

33 - Outros dizem que devoo a meditao na natureza de nosso tman. Aquele


que possui todas essas qualificaes o que est apto a conhecer a verdadeira natureza de tman.

34 - Tal pessoa tem que se aproximar do Guru, atravs do qual a libertao da


escravido alcanada; algum que seja sbio, bem versado nas Escrituras, sem pecados, livre do desejo e conhecedor da natureza de Brahman.

35 - Algum que atingiu o repouso no Esprito, como uma chama que se extinguiu
quando o combustvel foi consumido. Algum cuja bondade no influenciada por consideraes pessoais, e que est ansioso por auxiliar queles que buscam ajuda. (12)

36 - Tendo obtido a orientao de um tal Preceptor atravs da devoo, da atitude


respeitosa e do servio, o objeto de vossa busca deve ser-Lhe dirigido quando Ele no estiver de outra forma ocupado. (13)

37 - "Eu te sado, Oh Senhor, pleno de compaixo. Oh amigo daqueles que se curvam


diante de Ti. Eu ca no oceano do nascimento e renascimento. Salvai-me com o Teu olhar que nunca falha, que faz cair sobre ns a chuva de ambrosia da sinceridade e misericrdia."

38 - "Proteja da morte quele que est aquecido pelo trovejante fogo selvagem da
mutvel vida que to difcil de extinguir, aquele que est sofrendo as rajadas do infortnio, pois no conheo outro refgio".

39 - Os grandes Seres pacificados vivem regenerando o mundo como a primavera que


se aproxima e, tendo cruzado o oceano da existncia corporificada, auxiliam aqueles que tentam fazer o mesmo, sem qualquer motivo pessoal".

40 - "Este desejo espontneo, pois a tendncia natural das Grandes Almas remover
o sofrimento dos outros, assim como os raios de ambrosia da Lua esfriam a Terra aquecida pelos fortes raios de Sol".

41 - "Oh Senhor, aspergi-me com as gotas da tua fresca gua de compaixo, pois
estou aquecido pelo fogo da floresta do nascer e do renascer; gratifica meus ouvidos com as palavras de ambrosia, medida que elas fluem do receptculo da tua experincia, da felicidade procedente de Brahmajnana (conhecimento do Supremo), sagrado e reanimador. Felizes so aqueles que so vistos por Ti, mesmo que por um momento, pois eles se tornam em aptos receptores e so aceitos como discpulos".

42 - "Como cruzarei o oceano do nascimento e renascimento? Qual o meu destino, o


que significa existir, Oh Senhor, eu no sei. Oh Senhor, bondosamente me protegei, aliviai as dores procedentes do nascer e renascer". (14)

43 - A Grande Alma, observando com os seus olhos umedecidos pela misericrdia o


buscador do refgio que, aquecido pelo fogo da floresta do nascimento e renascimento, chama por Ele (15), instantaneamente lhe diz que nada tema.

44 - Aquele ser sbio misericordiosamente instrui na Verdade o discpulo que chega


at ele desejoso de emancipao, praticando os retos meios para a sua conquista, de mente tranquila e preenchida por shama.

45 - O Mestre diz:
Nada temas, homem sbio, no h perigo. H um meio para se cruzar o oceano do nascimento e renascimento - aquele que os Yogis usaram. Eu te mostrarei qual .

46 - H um meio efetivo para a destruio do nascimento e renascimento, pelo qual,


cruzando o oceano da mutvel vida (samsara), atingirs a suprema bem-aventurana.

47 - Um excelente conhecimento alcanado pela compreenso da finalidade da


Vedanta. Com ele termina a grande misria do nascimento e renascimento.

48 - As escrituras (16) demonstram diretamente que shraddha (f), bhakti (devoo),


dhyana (meditao) e yoga (unio) so as causas que trazem a emancipao da servido da existncia encarnada (a liberao das ligaduras do corpo, que so obra da magia de avidya).

49 - Devido ignorncia se produz uma conexo entre vs, que sois Paramatman, e
aquilo que Atman, surgindo a roda da existncia corporificada. A ignorncia (avidya) queimada at as razes pelo fogo da sabedoria surgido do discernimento.

50 - O Discpulo diz:
"Oh Senhor, por misericrdia, oua-me! Estou fazendo uma pergunta e, quando ouvir de tua prpria boca, atingirei meu objetivo".

51 - "O que a escravido? Qual sua origem? Como ela mantida? Como pode ser
removida? O que o no-esprito? Qual o Esprito Supremo? Como se pode discernir entre eles?"

52 - O Mestre responde:
Tu s feliz, obtivestes teu objetivo. Por ti tua famlia tem sido santificada, medida que desejastes te tornar Brahman, libertando-te da escravido imposta por avidya.

53 - Os filhos e outras pessoas podem saldar os dbitos de seus pais, mas ningum,
exceto o prprio indivduo, pode libertar a si mesmo da escravido.

54 - Os outros podem remover a dor (causada pelo peso) das cargas colocadas sobre a
cabea, mas a dor (que surge) da fome e outras no podem ser removidas a no ser pela prpria pessoa.

55 - Vemos que o doente somente se recupera se ele prprio utilizar os medicamentos


e uma dieta adequada, e no por esses atos executados por outros.

56 - A natureza da Realidade nica tem de ser conhecida pela nossa percepo


espiritual e no atravs de um pandit (um erudito); a forma da Lua tem de ser conhecida atravs de nossos prprios olhos; como poderia ser conhecida atravs de outros meios?

57 - Quem a no ser Si mesmo (tman) capaz de remover a escravido de avidya,


kama e karma (ignorncia, paixo e ao) mesmo em um bilho de kalpas?

58 - A libertao somente pode ser alcanada pela percepo direta da identidade do


indivduo com o Ser Universal; e nunca pela yoga (hatha-yoga), nem pela Samkhya (filosofia especulativa), pela prtica de cerimnias religiosas ou pelo mero conhecimento.

59 - A forma e a beleza de uma vina (instrumento de cordas da ndia) e a percia ao


soar suas cordas so para o entretenimento das pessoas e no para o estabelecimento de um imprio.

60 - A boa pronncia, domnio da linguagem, percia, esclarecimento e o aprendizado


so mais para o deleite dos letrados e no para a obteno da libertao (17).

61 - Se a suprema Verdade permanece desconhecida, o estudo das Escrituras intil;


quando a suprema Verdade conhecida, o estudo das Escrituras intil (o estudo somente da letra intil, o Esprito tem de ser buscado pela intuio).

62 - Em um labirinto de palavras a mente se perde como um homem no meio de uma


espessa floresta; e, portanto, com grandes esforos, aquele que conhece a Verdade deve conhec-La acerca de Si mesmo (da Real natureza do Ser).

63 - Qual a utilidade dos Vedas para quem foi picado pela serpente da ignorncia?
Excetuando a medicina do supremo conhecimento, (de que servem) as Escrituras, encantamentos ou qualquer remdio? (18)

64 - No se cura uma doena apenas pronunciando o nome do remdio sem tom-lo;


a liberao no alcanada sem a percepo direta, (nem) pela mera pronncia da palavra Brahman.

65 - Sem dissolver o mundo dos objetos, sem conhecer a Verdade espiritual, onde est
a libertao eterna? As meras palavras externas no tm quaisquer resultados alm de sua mera elocuo.

66 - impossvel tornar-se um rei pela mera afirmao "eu sou um rei". necessrio a
conquista dos inimigos e o controle do tesouro de todo um pas.

67 - Um tesouro oculto no aparece pela enunciao da palavra "aparea", pois tem de


haver uma informao confivel, escavao e remoo de pedras. De maneira similar, a Verdade pura que transcende a operao de maya (maya aqui significando a fora da evoluo) no obtida sem a instruo dos conhecedores do Supremo, juntamente com a reflexo, meditao e assim por diante, e nem por inferncias ilgicas.

68 - Portanto, os homens sbios devem se esforar de todas as formas para se


libertarem dos grilhes da existncia condicionada da mesma maneira que fazemos todos os esforos para nos curarmos das doenas.

69 - A excelente questo que propuserdes deve ser respondida por aqueles que esto
desejosos de liberao. Como uma sbia frase, est de acordo com as Escrituras, pois breve e plena de significados.

70 - Oua atentamente, Oh homem sbio, minha resposta, pois ouvindo sers


libertado da escravido existncia condicionada (samsara).

71 - Diz-se que a causa principal da liberao o completo desapego da mente dos


objetos transitrios. Em seguida, a aquisio de shama, dama, titiksha e a completa renncia de todo karma (19) (atos religiosos e outros com a inteno de conquistar qualquer objeto do desejo pessoal).

72 - Ento o sbio estudante (deve se devotar) diariamente, sem interrupes, ao


estudo das Escrituras, reflexo e meditao nas verdades ali contidas. E, assim, tendo se libertado da ignorncia, o homem sbio goza a bem-aventurana do Nirvana mesmo estando na Terra.

73 - O discernimento entre o Esprito e o no-esprito que precisas agora compreender


est sendo por mim relatado. Oua atentamente e o realize em ti mesmo.

74/75 - O sbio chama a isso de corpo denso, que a combinao de tutano, osso,
gordura, carne, sangue e smen e constitudo de ps, tronco, costas, cabea, membros e rgos. ele a causa que d nascimento ignorncia e iluso do "eu" e do "meu". Os elementos sutis so akasha, ar, fogo, gua e terra (entendendo-se aqui os princpios mais elevados destes elementos). (20)

76 - Pela mistura de uns com os outros eles se tornam os elementos densos e as


causas do corpo denso. Suas funes so a produo dos cinco sentidos, e esses se destinam experincia de quem os possui.

77 - Os seres iludidos, que esto presos a objetos mundanos pelos laos de um forte
desejo difcil de ser quebrado, so forosamente arrastados pelo mensageiro (samskaras) - o seu prprio karma - para o cu (svarga), a Terra e o inferno (naraka).

78 - Atrados de vrias maneiras pelas qualidades dos cinco sentidos, o som e os


outros, cinco criaturas encontram sua morte. So elas: a gazela, o elefante, a mariposa, o peixe e a abelha negra. O que dizer ento do homem que est preso conjuntamente por todos os sentidos?

79 - Quanto virulncia, os objetos dos sentidos so mais fatais do que o veneno da


serpente negra (naja tripudians). O veneno s mata aquele em quem injetado, mas os objetos dos sentidos podem "matar" at pela sua prpria aparncia externa (literalmente: pela mera viso deles).

80 - Somente aquele que est livre da grande servido dos desejos, to difcil de
evitar, capaz da liberao. Ningum mais, mesmo que versado nos seis sistemas de filosofia.

81 - Aqueles que esto somente sentimentalmente desejosos de liberao e apenas


aparentemente livres da paixo, buscando cruzar o oceano da existncia condicionada (samsara), so capturados pelo "tubaro" do desejo, seguros pelo pescoo e forosamente tragados e afogados.

82 - Somente quem mata o "tubaro" do desejo com a espada do supremo


desapaixonamento atinge, sem obstculo, o outro lado do oceano da existncia condicionada.

83 - A mente daquele que trilha a spera senda dos objetos sensoriais torna-se turva,
e a morte espera por ele a cada passo. Mas aquele que trilha a reta senda, sob instruo de um Guru, um bom homem que cuida de seu bem-estar espiritual, obter por sua prpria intuio a conquista do seu objetivo. Saiba que isso verdade.

84 - Se o desejo pela liberao existe em ti, os objetos sensoriais tm de ser mantidos


a grande distncia, como se fossem veneno. Deves constantemente, fervorosamente, buscar a alegria como se fosse ambrosia, bem como a bondade, o perdo, a sinceridade, a tranquilidade e o autocontrole.

85 - Mata a si mesmo quem atende somente as necessidades de seu prprio corpo,


nada fazendo de bom para os outros, constantemente evitando o seu prprio dever e no buscando a liberao da servido causada pela ignorncia.

86 - Quem vive somente para nutrir o prprio corpo como algum que atravessa um
rio montado num crocodilo pensando que seja um tronco de rvore.

87 - Para aquele que est desejoso da liberao, os desejos pertencentes ao corpo


levam grande morte. Somente aquele que est livre desses desejos est apto a ganhar a liberao.

88 - Vence a grande morte: o desejo pelo corpo, esposa, filho e assim por diante.
Tendo-a vencido, os ascetas (muni) entram na suprema morada de Vishnu (ou seja, alcanam a unio com o Logos que reside no seio de Parabrahman).

89 - Este corpo grosseiro que condenamos feito de pele, carne, sangue, nervos,
gordura, tutano, ossos etc. e est repleto de impurezas.

90 - Este corpo grosseiro, produzido pelos cinco elementos densos - que por sua vez
originam-se do processo quntuplo (de unio dos elementos sutis) atravs do karma prvio - o veculo dos gozos terrenos. no estado de viglia desse corpo que so percebidos os objetos densos. (21)

91 - As diversas formas grosseiras so percebidas pelo ego corporificado atravs dos


rgos externos, assim como so percebidos os buqus de flores, a madeira do sndalo, mulheres e tudo o mais. Assim a percepo consciente do corpo no estado de viglia.

92 - Este corpo grosseiro do qual dependem todas as manifestaes externas de


Purusha (Esprito) como a casa em que moramos.

93 - O corpo grosseiro (denso) passa pelos estgios da infncia, decadncia e morte. O


corpo est sujeito a doenas, s condies da vida, honra, desgraa, adulao etc.

94 - A viso, audio, tato, olfato, paladar e intelecto so os chamados sentidos. Por


intermdio deles nos chegam as percepes dos objetos densos. atravs dos rgos de ao - a lngua, as mos, os ps, o corpo etc. - que os atos so executados.

95/96 - Manas, buddhi, ahamkrti e citta, com suas funes, so chamados


instrumentos internos (antahkarana). Manas pela razo de postular e duvidar; Buddhi devido sua propriedade de chegar a um julgamento claro sobre os objetos; Ahamkrti surge do egosmo ("eu"); Citta assim chamado devido sua propriedade de (relembrar) concentrar a mente em seu prprio interesse (22).

97 - A vitalidade (prana, o segundo princpio), como acontece com o ouro, a gua etc.,
devido diferena de suas funes e modificaes torna-se prana, apana, vyana, udana e samana. (23)

98 - O corpo sutil constitudo: 1) das cinco faculdades comeando com a fala; 2) dos
cinco rgos comeando pelo ouvido; 3) dos cinco ares vitais comeando com prana; 4) dos cinco elementos comeando com akasha; 5) de buddhi e o restante; 6) de avidya (ignorncia); 7) kama (desejo) e 8) karma (ao) - (chamadas as oito "cidades").

99 - Oua! Este corpo produzido de cinco elementos sutis chamado sukshma, bem
como linga sharira. o campo dos desejos (latentes) onde se experimentam as consequncias do karma (experincia anterior); ignorante (juntamente com o karana sharira), no tem princpio e um upadhi (veculo) de Atman.

100 - A condio caracterstica deste corpo o estado de sonho; esse estado


distinto de viglia em virtude da maneira peculiar pela qual os sentidos trabalham. No estado de sonho a mente revive a condio criada pelos desejos do estado de viglia. (24)

101 - Este corpo manifesta-se na condio de ator. Brilha nele o Ser Absoluto que tem
como veculo o intelecto (buddhi) e que no afetado por qualquer karma, como se fosse uma testemunha independente. Por isso Atman (o stimo princpio) livre de toda a unio, no sendo afetado pela ao de qualquer upadhi.

102 - Este linga sharira executa todas as aes como um instrumento de Atman,
assim como a talhadeira e outras ferramentas executam as aes do carpinteiro. Por essa razo Atman livre de toda unio. (...)

Notas
(1) Editado pela Editora Pensamento (So Paulo, SP). Voltar.

(2) Editado pela Editora Pensamento (So Paulo, SP). Voltar. (3) Atman ou Atma. (N.E.). Voltar. (4) Em outras tradues: "Eu me prosto ante Govinda, cuja natureza suprema bemaventurana. Ele Sadguru (Instrutor supremamente qualificado), a quem s se pode conhecer quando se realiza por completo a essncia da Vedanta, e que est alm do alcance da fala e da mente". (N.E). Voltar. (5) Em outras tradues: "As aes (no-egostas) conduzem purificao da mente, mas no a percepo da Realidade. A descoberta da Verdade obtida pelo discernimento e nunca atravs de milhes de aes (karma)." (N.E.). Voltar. (6) Em outras tradues: "A convico sobre a Verdade pode ser obtida atravs do raciocnio sobre os saudveis conselhos de um sbio...". (N.E.). Voltar. (7) Ver aforismos de n 19 a 28. (N.E). Voltar. (8) Em outras tradues, aforismo n 19. (N.E.) Voltar. (9) Em outras tradues, final do aforismo n 22. (N.E.) Voltar. (10) Em outras tradues, o aforismo n 25 corresponde ao n 24. (N.E). Voltar. (11) Em outras tradues este aforismo o n 28: "Ainda que adormecida ou dbil, esta aspirao pela libertao, atravs da graa do Guru, pode vir a render frutos, (sendo desenvolvida por meio de vairagya, shama, etc." (N.E.) Voltar. (12) Em outras tradues este aforismo ainda faz parte do aforismo n 33. (N.E.). Voltar. (13) A partir deste trecho h uma diferena na numerao dos aforismos. O aforismo n 36 desta traduo inglesa o aforismo n 34 de outras verses: "Venerando este Guru com devoo, o discpulo deve aproximar-se dele, e tendo-o atendido com sua prostrao, humildade e servio, deve pedir-Lhe que explique tudo o que deve ser conhecido." (N.E.). Voltar. (14) Em outras tradues, o final do aforismo n 40, correspondendo a este, : "Salvame, Oh Senhor, e ensina-me detalhadamente como pr fim misria desta existncia relativa". (N.E.). Voltar. (15) Refere-se ao Mahatma, a Grande Alma. (N.E.). Voltar. (16) Referncia ao Kaivalya Upanishad, I, 2. (N.E.). Voltar.

(17) Em outras tradues, aforismo n 58: "Falar com desenvoltura, a habilidade em expor ou comentar os Shastras, e tambm a erudio - estes meramente produzem uma pequena satisfao pessoal para o estudioso, mas so completamente insuficientes para libert-lo". (N.E.). Voltar. (18) Em outras tradues, aforismo n 61: "Para aquele que foi picado pela serpente da ignorncia, o nico remdio o conhecimento de Brahman. De que servem os Vedas e outras Escrituras, os mantras e a medicina para a vtima deste veneno?" (N. E.). Voltar. (19) Em outras tradues: "a completa renncia de todas as aes egostas". (N.E.). Voltar. (20) Em outras tradues, aforismos n 72/73: "Composto de sete ingredientes medula, ossos, gordura, carne, sangue, derme e epiderme - e consistindo dos seguintes membros e suas partes: pernas, quadris, trax, braos, costas e cabea; este corpo, o domiclio da iluso expressa nos temos "eu" e "meu", designado pelos sbios como corpo grosseiro. O ter, ar, fogo, gua e terra so os elementos sutis". (N. E.). Voltar. (21) Vide aforismos ns 75 e 76, e tambm o Mandukya Upanishad. (N.E.) Voltar. (22) Na Vedanta, a mente como rgo interno (antahkarana), em seu aspecto global, constituda por vrias funes e, conforme sejam elas, a mente denominada: buddhi, manas, citta ou ahamkara (ahamkrti). Buddhi a Inteligncia, Intelecto puro, a luz de conscincia que ilumina as imagens mentais, a funo determinante da verdade de algo. (N.E.). Voltar. (23) Prana (respirao), apana (reteno), vyana (circulao), udana (procriao) e samana (digesto). Vide Prasna Upanishad III. (N.E.). Voltar. (24) Em outras tradues, aforismos n 98/99: "Sonho um estado distinto do de viglia, no qual o ser brilha por si mesmo. No sonho, buddhi assume de agente e de objeto, decorrentes das vrias impresses acumuladas no estado de viglia, enquanto o supremo tman brilha em sua prpria glria, tendo buddhi como seu nico vu. tman testemunha de tudo e no contaminado pelas atividades de buddhi. Assim, tman inteiramente independente e no atingido por nenhuma ao que possa ser executada por seus envoltrios condicionantes".

You might also like