You are on page 1of 2

REDES SOCIAIS VERSUS AMBIENTE ORGANIZACIONAL

Para Castells (1999), estamos vivendo em uma sociedade em rede que, para Lojkine (2002) informacional e que, para Srour (2005) tambm digital. Mas o que isso significa? O que tem a ver com as redes sociais? Sempre estivemos em contato com diversas redes sociais, independentemente da internet. Uma rede social nada mais do que a interseco de dois elementos: atores pessoas, instituies ou grupos e suas conexes interaes e laos sociais. O que aconteceu, nas ltimas dcadas, que essa interao social passou a ter um intermedirio, a internet, que possibilitou o aumento desses crculos de relacionamento, transpondo as barreiras territoriais e lingusticas. Esta a sociedade em rede. O que possibilitou a organizao desta sociedade em rede foram os avanos tecnolgicos informtica, automao, telecomunicaes etc. que possibilitaram a armazenagem e difuso de uma grande massa de informaes a pblicos antes excludos da sociedade intelectual. Por isso, podemos dizer que se trata de uma revoluo informacional, pois outrora o conhecimento ficava retido nas mos de poucos, que o disseminavam quando e como lhes convinha. Hoje, impossvel deter o fluxo das informaes na internet, graas s redes sociais virtuais. E por que podemos considerar que a revoluo informacional tambm digital? Segundo dados do Instituto de Pesquisa comScore, o nmero de usurios de internet em 2010 totalizou 40 milhes s no Brasil, significando 26,4 horas/ms online por usurio. Desse total, 85,3% do tempo foi gasto em redes sociais. Ou seja, como afirma Srour (2005), o mundo digital tem dominado o mercado e nossas vidas! Dessa maneira, chegamos ao foco central deste artigo: como lidar com o avano das redes sociais no ambiente organizacional? No se trata de proibir o acesso dos funcionrios tecnologia, uma vez que, a maioria de ns est conectada internet 24h por dia, por meio de celulares, notebooks, ipads, etc. A grande sacada ensinar os internautas a utilizar as redes da melhor maneira possvel.

Segundo especialistas, no conseguimos ficar concentrados por mais de 90 minutos em uma determinada tarefa, ento, para garantir o rendimento, preciso realizar uma pausa de pelo menos 10 minutos a cada 50 minutos de trabalho. Que tal promover uma pausa planejada, para que todos os funcionrios possam atualizar-se nas redes? Assim como a ginstica laboral essencial para manter o corpo so, uma olhadinha no que est rolando no facebook, twitter, google+ e linked in, determinante para acabar com a ansiedade e deixar as pessoas atualizadas. Outra alternativa trabalhar com metas. Alcanada a meta, redes sociais liberadas pra todo mundo! Isso estimula o trabalho em equipe, promove sinergia e um clima mais propenso criatividade e interao (sem falar nos resultados financeiros para a empresa meta atingida, dinheiro no bolso). O fato que as empresas ainda no sabem muito bem como lidar com essa situao e, no af de garantir 100% de produtividade, pegam o chicote que hoje em dia uma ferramenta desenvolvida pela tecnologia da informao e passam a bloquear acessos e monitorar tudo o que feito dentro de suas dependncias. Os funcionrios ficam frustrados, fazem uma operao tartaruga, fogem para as reas de convivncia para acessar as redes do celular e toda a produtividade vai por gua abaixo. Caos instalado... Sem dvida um assunto muito controverso, porm no h como manter esse cabo de guerra sem prejuzo para todos os lados. A soluo chegar a um consenso sobre o uso adequado destas ferramentas no ambiente de trabalho, estipulando um cdigo de tica para todos os envolvidos e promover aes de conscientizao para disseminar o conhecimento. Afinal, estamos num mundo interconectado e no h como escapar disso.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. So Paulo: Paz e Terra, 1999. LOJKINE, Jean. A revoluo informacional. Traduo: Jos Paulo Neto. 3 ed. So Paulo: Cortez, 2002. SROUR, R. H. Poder, cultura e tica nas organizaes: o desafio das formas de gesto. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

You might also like