You are on page 1of 12

Disciplina, limite na medida certa

Disciplina, limite na medida certa (IAMI TIBA), tipos de relacionamento, a importncia do contexto, os diferentes papis, a conquista da auto-estima.
H uma histria que sempre desperta o interesse de pais e educadores porque ao mesmo tempo muito bem-humorada e realista: Dois meninos de cinco anos esto numa espaosa rea de lazer. No h brinquedos por perto. Um deles magro e alto. O outro gordo e baixo. Naturalmente, resolvem brincar. O magro prope: pega-pega, e voc o pegador! E j sai em tal disparada que o gordo, com seus passos lentos e pesados, tem dificuldades de acompanhar. Quando este percebe a distncia entre os dois aumentando cada vez mais, toma conscincia de que no conseguir alcanar o outro to cedo. Ento pra, estica o brao e, apontando com o indicador, grita: A no vale! O magro imediatamente pra, mesmo sabendo que no tinha sido combinado que ali no valeria. Nesse momento da palestra, pergunto ao pblico: Por que o magro parou? Percebo que cada um busca dentro de si uma boa resposta. Para facilitar, eu mesmo respondo: Para continuar brincando! Se o magro continuar correndo, a brincadeira acaba, no ? O magro volta at o gordo com os ombros meio cados, pois sabe que agora a vez daquele propor outra brincadeira. O gordo, vendo o magro bem prximo, diz: luta livre!

E j avana no magro, d-lhe uma gravata, derruba-o e aperta o pescoo do menino, que, beira do desmaio, d umas palmadinhas no brao do gordo em sinal de que est se rendendo. Nesse momento, pergunto de novo ao pblico: Por que o gordo pra de enforcar o magro? Para continuar a brincadeira!, responde o pblico. E eu arremato: E tambm porque com morto no se brinca! Aps a gargalhada geral, volto ao tema: as crianas sabem, intuitivamente, que a brincadeira um tipo de relacionamento em que um depende do outro. Para continuar a brincar necessrio que aceitem, nessa experincia de sociedade que elas mesmas criaram uma srie de regras:

Cada criana escolhe a brincadeira na qual tem melhor desempenho, pois sempre quer ganhar. Cada criana d o mximo de si e, se algum faz corpo mole, isso significa que no est levando a brincadeira a srio. Uma criana no pode exigir da outra mais que esta pode fazer; portanto, o limite estabelecido por aquele que menos habilidades tm para determinada brincadeira. Quando uma criana diz que no agenta mais, a outra obrigada a parar, por mais que queira continuar brincando. Se um escolhe uma primeira brincadeira, o outro tem direito a escolher a segunda.

O que no aparece na histria, mas pode acontecer, que, quando uma criana desrespeita o limite da outra, esta geralmente solta um grunhido (Ah, assim?) e parte para briga. Portanto, toda brincadeira pode rapidamente transformar-se em conflito, e os adultos tero muitas dificuldades para identificar quem comeou a briga. Se as crianas aceitam os limites intrnsecos convivncia em uma brincadeira, porque sabem que no podem brincar fazendo tudo o que tm vontade. Precisam aceitar uma composio, uma sociedade com o outro. As crianas aprendem a comportar-se em sociedade ao conviver com outras pessoas, principalmente com os prprios pais. A maioria dos comportamentos infantis aprendida por meio de imitao, da experimentao e da inveno.

Quando os pais permitem que os filhos, por menores que sejam, faam tudo o que desejam, no esto lhes ensinando noes do que podem ou no podem fazer. Os pais usam diversos argumentos para isso: eles no sabem o que esto fazendo; so muito pequenos para aprender; vamos ensinar quando forem maiores; sabemos que no devemos deixar... mas to engraadinho etc. preciso lembrar que uma criana, quando faz algo pela primeira vez, sempre olha em volta para ver se agradou algum. Se agradou, repete o comportamento, pois entende que agrado aprovao, e ela no tem condies de avaliar a adequao do seu gesto. Portanto, cada vez que os pais aceitam uma contrariedade, um desrespeito, uma quebra de limites, esto fazendo com que seus filhos no compreendam, e rompam o limite natural para seu comportamento em famlia e em sociedade. Deixar que as situaes transcorram sem uma interveno clara como se, na brincadeira entre o gordo e o magro, o filho, mesmo ouvindo a no vale! , continuasse correndo; ou como se os pais pedissem para o filho parar, mas este continuasse a enforc-los. Apesar de ser fisicamente mais fortes, os pais que no reagem quebra de limites dos filhos acabam permitindo que estes, muito mais fracos, os maltratem, invertendo a ordem natural de que o mais fraco deve respeitar o mais forte. A fora dos pais est em transmitir aos filhos a diferena entre o que aceitvel ou no, adequado ou no, entre o que essencial e suprfluo, e assim por diante. Pedir um brinquedo aceitvel, mas quebrar o brinquedo meia hora depois de ganha-lo e pedir outro inaceitvel. importante estabelecer limites bem cedo e de maneira bastante clara porque, mais tarde, ser preciso dizer ao adolescente de quinze anos que sair para dar uma volta com o carro do pai no permitido, e ponto final. O estudo essencial; portanto, os filhos tm obrigao de estudar. Caso no o faam, tero sempre que arcar com as conseqncias de sua indisciplina, que devero ser previamente estabelecidas pelos pais. S podero brincar depois de estudar, por exemplo. No que essencial, os pais devero dedicar mais tempo para acompanhar de perto se o combinado est sendo levado em considerao. Os filhos precisam entender que tm a responsabilidade de estudar e que seus pais os esto ajudando a cumprir um dever que faz parte da brincadeira da vida. Hoje, os grandes responsveis pela educao dos jovens na famlia e na escola no esto sabendo cumprir bem seu papel. a falncia da autoridade dos pais em casa, do professor em sala de aula, do orientador na escola. Discusses homricas surgem nas famlias por causa de indisciplina, dificultando bastante a convivncia entre as partes. Mes ficam mal-humoradas porque as crianas bagunam o quarto e pais se exasperam

porque os filhos os filhos se esquecem de apagar a luz. Porm o pior ocorre quando um filho responde mal. Isso lhes estraga o dia. Muitos alunos tambm no respeitam seus professores, e essa indisciplina prejudica o ensino e a aprendizagem. Professores e orientadores tm dificuldade em estabelecer limites na sala de aula e no sabem at que ponto devem intervir em comportamentos inadequados que ocorrem nos ptios escolares. Onde foi que os educadores se perderam? Antes de responder a qualquer pergunta, preciso levar em conta que essa gerao viveu a questo da disciplina de um modo peculiar e sofrido. Para facilitar a compreenso, seguirei a seqncia: primeira, a gerao dos avs; segunda, a gerao dos pais e professores; terceira, a gerao dos jovens. Pois bem, a primeira gerao educou seus filhos de maneira patriarcal, com autoridade vertical o pai no pice e os filhos na base. Esta era obrigada a cumprir tudo o que o pice determinava. Com isso, a segunda gerao foi massacrada pelo autoritarismo dos pais, e decidiu refutar esse sistema educacional na educao dos prprios filhos. Na tentativa de proporcionar a eles o que nunca tiveram, os pais da segunda gerao acabaram caindo no extremo oposto da primeira: a permissividade. A Psicologia contribuiu muito para isso ao divulgar frases como: No reprima seu filho, Seja amigo de seus filhos, Liberdade sem medo. Boa parte dos adultos quis aderir ao modelo horizontal, em que pais e filhos tm os mesmos direitos, evitando neuroticamente o uso da autoridade, por confundi-la com autoritarismo. As intensas mudanas vividas de maneira muito rpida pela segunda gerao tiveram um custo na educao da terceira, cujo preo, provavelmente alto, ainda no podemos estimar. Esses jovens ficaram sem noo de padres de comportamento e limites, formando uma gerao de prncipes e princesas com mais direitos que deveres, mais liberdade que responsabilidade, mais receber que dar ou retribuir. Tais prncipes domsticos querem ser tambm, prncipes sociais, mas acabam frustrados, pois as regras da sociedade so outras, muito diferentes das vlidas na famlia. As instituies de ensino, cuja tarefa introduzir as crianas nas normas da sociedade, muitas vezes se omitem. O professor tambm perdeu a autoridade inerente sua funo. Quanto maior a perda, mais anrquica tornou-se a aula. Ao admitir um prncipe escolar, em vez de ajudar o aluno a viver em sociedade, o professor acaba por prejudicar seu crescimento. preciso recuperar a autoridade fisiolgica, o que no significa ser autoritrio, cheio de desmandos, injustias e inadequaes. Autoridade algo natural e que deve existir sem

descargas de adrenalina, seja para se impor, seja para se submeter, pois reconhecida espontaneamente por ambas as partes. Desse modo, o relacionamento desenvolve-se sem atropelos. O autoritarismo, ao contrrio, uma imposio que no respeita as caractersticas alheias, provocando submisso e mal-estar tanto na adrenalina daquele que impe quanto na depresso daquele que se submete. essencial educao saber estabelecer limites e valorizar a disciplina. E para isso necessria a presena de uma autoridade saudvel. O segredo que difere autoritarismo do comportamento de autoridade adotado para que a outra pessoa (no caso, filhos ou alunos) torne-se mais educada ou disciplinada est no respeito auto-estima. Este livro pretende ajuda-lo a exercer sua autoridade sem culpas, com segurana e bom senso. Filhos precisam de pais para ser educados; alunos, de professores para ser ensinados. Estes at podem ser amigos, porm no mais amigos do que pais; no mais amigos do que professores. Voc, pai ou professor, o educador, e no pode se esquivar da tarefa de apontar, na medida certa, os limites para que os jovens se desenvolvam bem e consigam situar-se no mundo.

O leite alimenta o corpo. O afeto, a alma. Criana sem alimento fica desnutrida. Criana sem afeto entra em depresso. Liberdade poder material e psicolgico, mas s tem valor quando associada responsabilidade. Liberdade absoluta no existe, pois est sempre relacionada a algo.

A criana no sabe o que liberdade pessoal. Simplesmente faz o que tem vontade de fazer. Os seres humanos tm inteligncia para sofisticar a saciedade dos seus instintos e superar as dificuldades, solucionando conflitos para atingir a felicidade. Uma criana naturalmente quer fazer apenas o que tem vontade.

Uma educao severa, em que o erro castigado e o acerto nem sempre premiado, gera pessoas tmidas. Portanto, a timidez uma criao dos homens. A timidez paralisa, preenche a cabea com pensamentos de baixa estima e insucesso. Tmidos tm baixa apreciao sobre si mesmos porque seus pais, excessivamente crticos, no lhes deram a segurana de ser amados, mas aprovados ou no.

O sacrifcio de um ser humano no pode estar baseado no comportamento folgado de outro. A verdadeira felicidade deve ser boa para os dois.

Os pais precisam encontrar um jeito, seja como for, de dar ateno para o filho no momento em que ele pedir. No adianta enche-lo de atenes quando ele no quer.

Um dos problemas mais srios no relacionamento entre irmos que o primeiro perde o reino quando nasce o segundo, pois a casa passa a funcionar no ritmo da criana menor.

Uma criana satisfeita d liberdade para os pais. Estando insatisfeita, exige ateno o tempo inteiro. Em geral, a mulher muito mais me que fmea. Assim como o homem muito mais macho que pai. Os filhos sentem-se amados pelo interesse que os pais demonstram mesmo no estando com eles o dia inteiro. E seguros quando os pais tomam atitudes repreensivas ou aprovativas, porque nelas encontram referncias.

Os pais precisam estar atentos questo da convivncia. Devem observar que os filhos no exigem ao dos pais o tempo todo. Mas exigem, a cada tempo, um pouco. Por isso, vale a pena atender na hora em que o filho solicita.

De pouco adianta determinar e controlar o horrio de estudo do jovem em casa. Ele que estude quando e como puder. O mais importante que aprenda e demonstre que aprendeu.

O professor o cozinheiro, que vai preparar a informao de forma que o aluno possa consumi-la durante a aula, o momento da refeio. A digesto da informao no depende do cozinheiro, da me ou do professor. Depende exclusivamente do aluno. O grande cido que digere essa comida a imaginao, a nossa capacidade de criar imagens mentais. como se estivssemos vendo o que j foi dito. O conhecimento integra-se muito facilmente quando associado imagem. Prova disso que registramos mais as situaes vividas que as simplesmente lidas.

Evite que seu filho estude na poltrona ou no sof, pois a posio que esses confortveis mveis exigem mais favorece o descanso que o estudo. Mesmo que no tenha lio de casa para fazer, a criana deve repassar as matrias dadas naquele dia. Mas no basta ler com os olhos, precisa ler em voz alta, fazer resumo.

A criana tem de ser educada para saber o que deve e pode comer, como e quando; a que horas deve dormir e acordar etc. O mesmo deve ocorrer com as demais atividades.

Para viver em sociedade, o ser humano no necessita apenas de inteligncia. Precisa viver segundo a tica, participando ativamente das regras de convivncia e encarando o egosmo, por exemplo, como uma deficincia funcional social.

COMPORTAMENTO ESTILO VEGETAL. O ser humano funciona basicamente como a planta, que precisa ser cuidada por terceiros. Sua fora concentra-se na sobrevivncia. Ex: o recm-nascido, pacientes em coma etc.

COMPORTAMENTO ESTILO ANIMAL. quando o ser humano busca somente saciar seus instintos ou quando se deixa guiar apenas por um condicionamento, sem critic-lo ou repensa-lo dentro dos parmetros da tica, da lei etc. o caso da voracidade mrbida que leva as pessoas a comer demais, a buscar poder acima de tudo, a lanar-se compulsivamente compra de bens materiais, a consumir drogas, a cometer crimes como o estupro etc.

COMPORTAMENTO ESTILO HUMANO. Neste caso, o indivduo utiliza sua inteligncia para superar as dificuldades naturais da vida, a fim de resolver os conflitos de convivncia, de buscar a felicidade e no somente a saciedade que o estilo animal procura. Entram aqui valores como cidadania, tica e religiosidade, incluindo virtudes como respeito ao prximo, disciplina, gratido etc. Elaborei uma teoria na qual enfoco o conceito da sade social, que pode ser encontrada nos livros da coleo.

Integrao Relacional, da Editora Gente. O leitor encontrar nessas obras mais detalhes sobre esse tema atualssimo. Acredito que quanto mais o ser humano aprende, mais deseja aprender. O ignorante julga que j sabe o suficiente e no se interessa em procurar novos conhecimentos.

LIMITES E DISCIPLINA NA ESCOLA O desafio dos professores A disciplina escolar um conjunto de regras que devem ser obedecidas tanto pelos professores quanto pelos alunos para que o aprendizado escolar tenha xito. Portanto, uma qualidade de relacionamento humano entre o corpo docente e os alunos em uma sala de aula e, conseqentemente, na escola. Como em qualquer relacionamento humano, na disciplina preciso levar em considerao as caractersticas de cada um dos envolvidos no caso: professor e aluno, alm das caractersticas do ambiente. O professor e essencial para a socializao comunitria e tem, basicamente, quatro funes: 1. PROFESSOR PROPRIAMENTE DITO. Para poder ensinar, necessrio saber o que se ensina. Isso se aprende no crculo profissional. Saber como ensinar: o professor precisa

conseguir transmitir o que sabe. Pode ser um comunicador nato ou vir a desenvolver essa qualidade por meio da prpria experincia. 2. COORDENADOR DO GRUPO DE ALUNOS. Esta funo no habitualmente ensinada no currculo, pois exige um conhecimento mnimo de dinmica de grupo, bem como noes bsicas de psicologia para manter a autoridade de coordenador. Sala de aula no consultrio; escola no clnica. Portanto, na funo de coordenador de alunos, o professor tem que identificar as dificuldades existentes na classe para poder dar um bom andamento aula. 3. MEMBRO DO CORPO DOCENTE. Um professor pode ouvir a reclamao de um aluno sobre outro professor e fazer com que chegue ao envolvido para que este possa tomar alguma providncia no sentido de responder adequadamente reclamao. Seria falta de lealdade ficar sabotando os colegas perante os alunos. Os professores devem ajudar-se mutuamente, como fazem os estudantes. Se muitos alunos queixam-se de um nico professor, sinal de que algo est errado. A nica forma de solucionar um problema identificar o erro. Como todo o ser humano, o professor tambm pode estar errado. O fato de ser professor no garantia de estar sempre certo. 4. EMPREGADO DE UMA INSTITUIO. Como todo empregado, o professor tem direitos e obrigaes. Eventuais insatisfaes ou desavenas empregatcias devem ser resolvidas por meio dos canais competentes. No podem ( nem devem!) ser descarregadas nos alunos, que no tm a ver com o problema. Os alunos correm o risco de ser manipulados pelo professor em virtude da prpria posio de poder que ele exerce na classe. A maior fora do professor, ao representar a instituio escolar, est em seu desempenho na sala de aula. Portanto, ele no deve simplesmente fazer o que bem entender, sobretudo perante as indisciplinas dos alunos. Numa escola em que cada professor atua como bem entende, haver, como toda a certeza, discrdias dentro do corpo docente e os alunos sabero aproveitar-se dessas desavenas, jogando um professor contra outro. Por isso importante que os professores adotem um padro bsico de atitudes perante as indisciplinas Mais comuns, como se todos vestissem o mesmo uniforme comportamental. Esse uniforme protege a individualidade do professor. Quando um aluno ultrapassa os limites, no est simplesmente desrespeitando um professor em particular, mas as normas da escola. Sobre esse tema, a propsito, sugiro a leitura do meu livro Ensinar Aprendendo. O aluno tambm pea-chave para disciplina escolar e o sucesso do aprendizado. Atualmente, a maior dificuldade que encontra para estudar a falta de motivao. Estudar

para qu? Para passar de ano? Para ganhar presente? Para ter sabedoria? Pra os pais no pegarem no p? Entretanto, quando esto interessados em algum assunto em particular (computao, msica, esportes, colees etc...), so as pessoas mais animadas, empreendedoras e... disciplinadas. O ensino fundamental e mdio tende a ser aprovativo, o que estimula (no passado mais ainda) o estudo suficiente apenas para passar de ano, com conhecimentos, muitas vezes, descartveis aps a prova. J o vestibular para a faculdade um sistema competitivo e depende da sabedoria; portanto, a motivao para estudar acumular saber, bem diferente de atingir uma mdia 5 para no repetir de ano. No vestibular, o fator sorte mais decisivo quanto menor for o conhecimento. Trata-se de um fator impondervel, que pode fazer cair na prova o que o vestibulando mais estudou e no cair justamente o que estudou. Portanto, quanto mais estudar, isto , quanto mais conhecimento tiver, menos ele depender da sorte, afinal, mais preparado estar. Os melhores alunos so os que acabam aprendendo mais, e os piores, menos. Em termos de sabedoria, quanto mais se sabe, mais se quer aprender. Em termos de ignorncia, quanto menos se sabe, mais se pensa que no preciso saber mais... O ambiente tambm interfere na disciplina. Classes muito barulhentas, nas quais ningum ouve ningum; salas muito quentes, escuras, alagadas ou sem condies de acomodar todos os estudantes so locais pouco provveis de conseguir uma boa disciplina. No entanto, a condio ambiental mais prejudicial o estado psicolgico do grupo. Uma escola em crise, que esteja passando por greves e os conseqentes conflitos entre grevistas e fura-greves, bem como brigas entre classe e professor, e aulas ministradas durante grandes eventos populares so situaes que dificultam o aprendizado. Um professor que trabalha numa instituio que sempre protege o aluno, o cliente, independentemente do fato de este estar ou no com a razo, no tem o respaldo da instituio quando precisa. Quem pode trabalhar bem nessas condies? CARACTERSTICAS DE UMA CLASSE DE ALUNOS O agrupamento de estudantes numa sala de aula apresenta algumas caractersticas importantes, tais como:

Apresenta alunos com idades cronolgicas semelhantes, embora nem sempre o desenvolvimento emocional acompanhe a idade cronolgica.

Estudantes

de

sexos

diferentes,

da

mesma

idade

cronolgica,

tm

desenvolvimentos emocionais distintos. Cada aluno traz dentro de si sua prpria dinmica familiar, isto , seus prprios valores (em relao a comportamento, disciplina, limites, autoridade etc.). Cada um tem suas caractersticas psicolgicas pessoais. Alunos transferidos de outras escolas podem ter histricos escolares bem diferentes dos histricos de seus novos colegas. Para muitos estudantes, o lema : A escola boa, o que atrapalha so as aulas. Esse lema vlido principalmente para os alunos problemticos. O professor analisado por todos os alunos. O professor pode ser um canho, mas cada aluno um revlver... O que o professor faz em uma determinada classe rapidamente torna-se do conhecimento de todos os alunos, sobretudo por intermdio daqueles que desejam fulminar o tal professor.

Os maus alunos especializam-se na arte de assassinar aulas, ou seja, tirar o professor de sua funo de dar matrias que caem em provas. um vale-tudo: suscitar debates polticos e econmicos dentro da sala, levantar problemas psicolgicos ou da administrao da escola, jogar um professor contra outro, brincar de brigar entre os colegas...

Nem todos da classe so inimigos do professor. Os alunos saudveis (chamemos assim), em geral, so a maioria. S que estes no chamam a ateno exatamente por no dar trabalho aos professores. Entre esses bons alunos h sempre aqueles que tm um sentimento positivo em relao ao professor. Tais alunos podem funcionar como pontos de referncia da aula. O relacionamento do professor com esses alunos funciona como fios invisveis que sustentam um objetivo. s vezes acontece de o professor ser avisado, ao chegar classe, por meio desses fios invisveis, de que tem algum passando mal ou aprontando alguma coisa. No chega a se uma delao ou denncia, mas um recado entre amigos.

Quanto maior for o nmero de fios invisveis tecidos entre o professor e os alunos, maior ser a integrao dele com a classe. No estou me referindo aos conhecidos puxa-sacos, aos bajuladores. Para estes, basta mudar o interesse que rapidamente trocam de sacos a puxar...

Para tecer esses fios invisveis, o professor pode valer-se de, basicamente, trs fatores estimulantes: 1. aspectos pessoais (simpatia, higiene pessoal, elegncia, educao, costumes etc.); 2. capacidade de comunicao; 3. conhecimento da matria.

Do lado dos alunos, os fios invisveis podem ser tecidos com base no desejo de aprender, na facilidade de compreender e no fato de sentirem-se bem durante a aula. APRENDER PARA QU?

Para aprender, preciso receber a informao e digeri-la em pedaos compreensveis, a ser incorporados ao corpo do conhecimento j existente. Aprender alimentar a alma. Interao a palavra da moda. Ensinar um dividir que soma, que enriquece professor e aluno. O abuso do poder pelo saber medocre, j que a ignorncia pode ser transitria. A verdadeira sabedoria traz embutida em si a humildade. Ensinar passa a ser, assim, um gesto de amor. PROFESSOR, O GRANDE COZINHEIRO O PROFESSOR DEVE TER MUITA CRIATIVIDADE PARA TORNAR SUA AULA APETITOSA. Os temperos fundamentais so: alegria, bom humor, respeito humano e disciplina. Haver interesse do aluno pelo contedo do programa escolar sempre que houver uma correlao ente este e o dia-a-dia do estudante. O professor sbio estabelece tal correlao. BOM HUMOR IMPRESCINDVEL O bom humor, o riso e a espontaneidade so ingredientes necessrios sensao de liberdade. O bom humor difere da ironia. Pessoas livres aprendem mais e melhor. O professor tem de entender que dentro da classe ele tem uma funo especfica; ele quase que interpreta um personagem. A fora da timidez est em consider-la invencvel. Na hora em que o tmido comea a quebrar uma de suas pontas, ela no resiste e comea a ruir. Basta o professor soltar-se um pouco e, quando menos esperar, j a ter superado. O DOMNIO DA MOVIMENTAO CNICA O professor precisa provocar captar a ateno dos alunos para o que ele est falando. O que a gente v no esquece, o que nem sempre ocorre com o que lemos.

Os alunos aprendem muito mais por meio de imagens do que de smbolos. AVALIAES MAIS EFICAZES Por Renata Gonalves

You might also like