You are on page 1of 17

Uso de Drogas na adolescncia e seus impactos no mbito familiar

Uso de Drogas na adolescncia e seus impactos no mbito familiar, uso de drogas na adolescncia, uso de drogas, drogas, monografia sobre as drogas, trabalho acadmico sobre as drogas
Introduo O presente estudo refere-se a uma pesquisa acerca da dependncia qumica na adolescncia, seus impactos no mbito familiar, e principalmente o papel da famlia no processo de tratamento do adolescente. Para isso, buscamos no primeiro captulo conhecer em um breve histrico as transformaes sofridas pelo adolescente nesta fase de transio, apontamos o papel da famlia enquanto eixo que move as relaes sociais desses indivduos e fechamos com uma discusso sobre o uso de drogas na adolescncia. Entende-se que a adolescncia uma fase conflituosa da vida devido s transformaes biolgicas e psicolgicas vividas. Surgem as curiosidades, os questionamentos, vontade de conhecer, de experimentar o novo mesmo sabendo dos riscos, e um sentimento de ser capaz de tomar as suas prprias decises.

o momento em que o adolescente procura a sua identidade, no mais se baseando apenas nas orientaes dos pais, mas tambm, nas relaes que constri com o grupo social no qual est inserido, principalmente o grupo de amigos.

A propsito, Nery Filho e Torres (2002), apontam que a amizade torna-se uma relao de pessoas especficas no qual o adolescente cria novos laos afetivos estabelecendo assim, um crculo social reduzido e homogneo, em que os jovens encontram sua prpria identidade num processo de interao social.

Tambm realizamos uma anlise sobre a instituio familiar, que o eixo que move as relaes sociais dos indivduos. Desta maneira, compreendemos que a famlia enquanto instituio socializadora deveria ser conhecida desde seus primeiros modelos de constituio at aos moldes mais contemporneos onde sua estrutura toma diversas formas.

A famlia nuclear burguesa foi e um dos moldes mais conhecidos de estrutura familiar, na qual os papis so categoricamente bem definidos onde o pai o provedor e chefe da casa e a me assume o papel de esposa e a ela designada a educao dos filhos e organizao do lar. Aquela famlia que no fosse composta de tal maneira era estigmatizada como desestruturada ou incompleta.

O processo de modernizao dos modelos de famlia estigmatizado com a entrada da mulher no mercado de trabalho e na complementao da renda domstica. A partir da, as mudanas na famlia conforme afirma Sarti (2003 p.43), relacionam-se com a perda do sentido da tradio. Este processo foi impulsionado basicamente pelas mulheres, a partir de um fato histrico fundamental: a possibilidade de controle da reproduo que permitiu mulher a reformulao do seu lugar na esfera privada e sua participao na esfera pblica. Atualmente, podemos observar as mais diversas formas de organizao familiar, onde existem os recasamentos e a unio de homossexuais. Os casamentos so motivados no mais pela unio das famlias e sim pelo afeto, a mulher conquistou sua liberdade de expresso sexual, no h mais a exigncia de virgindade para que haja o enlace matrimonial, etc.

Ao iniciarmos a discusso sobre o uso de drogas na adolescncia buscamos apoio nos mais diversos autores que possibilitassem o esclarecimento de questes que fazem parte de nosso cotidiano e que so to pouco exploradas no mbito familiar e social. A droga aparece na adolescncia muitas vezes como uma ponte que permite o estabelecimento de laos sociais, propiciando ao indivduo o pertencimento a um determinado grupo de iguais, ao tempo que buscam novos ideais e novos vnculos, diferentes do seu grupo familiar de origem (Nery Filho e Torres, 2002 p.31) Gorgulho (1996 p.163) acredita que numa situao de drogadio entre adolescentes, a famlia pode ajudar reconhecendo sua parcela de participao no que est ocorrendo. Depositar toda responsabilidade no adolescente, ou como afirma Scivoletto (2002 p.72) nas ms companhias, no s no solucionar o problema, como tambm no parece muito condizente com a realidade.

A autora ainda diz que muitas vezes o uso de drogas torna-se veculo onde o adolescente grita por limites ausentes. O adolescente tem de ser limitado, permitir que ele se desenvolva no deix-lo fazer o que bem entender. Porm, muitos familiares tendem a

ignorar o fato, reconhecendo a problemtica apenas quando esta se agrava e foge do controle. Ao descobrirem que o filho adolescente est usando drogas, alguns pais tendem a se sentirem culpados, questionando-se onde erraram na educao do filho, o motivo de tal fato estar acontecendo com eles j que nunca deixaram faltar nada em casa. Outros pais buscam a internao de seus filhos esperando um mtodo de cura imediata. H alguns que recebem a notcia acusando o grupo social a qual o filho pertence.

H alguns casos em que se torna comum s famlias terem em casa uma farmacinha com analgsicos, calmantes, na qual as pessoas vo tomando, muitas vezes sem prescrio mdica, pensando numa soluo qumica para os seus problemas ou simplesmente para relaxar.

H ainda o lcool que costuma ser usado no diminutivo como cervejinha, uisquinho entre outros, como forma de amenizarem os seus males. Esses elementos no so encarados como drogas. E para o filho ver o pai se embriagar e a me se dopar com calmantes se torna normal.

Conforme afirma Scivoletto (2002 p.72) em seus estudos acerca do tratamento psiquitrico de adolescentes usurios de drogas e do papel da famlia neste tratamento, o ncleo familiar geralmente est assustado e desorientado quanto abordagem do problema, Nery Filho e Torres (2002 p.29) completam dizendo ... Alm de sentimentos de angstia, desespero e impotncia nos familiares, busca-se um culpado para o que, em geral, passa a ser um drama familiar.

Quando a famlia busca orientao, informa-se e desmistifica conceitos estigmatizados pelo senso comum, as possibilidades de avano no processo de tratamento do adolescente so considerveis,

Neste sentido o acompanhamento familiar durante o tratamento do adolescente, independente do modelo abordado, vai repercutir nos resultados positivos do processo de sensibilizao do usurio, e principalmente, a famlia acumula conhecimentos e cria condies de estabelecer um convvio familiar mais saudvel.

No segundo captulo realizamos uma discusso sobre o tratamento da dependncia qumica do adolescente e a importncia do acompanhamento familiar na eficcia do mesmo. Observamos que um dos primeiros entraves sobre tal discusso a realizao do

diagnstico da dependncia do adolescente, na qual muitas vezes confundida com a rebeldia prpria da fase. Tambm observamos que ainda no existe um tratamento especfico para esta fase da vida, de maneira que o modelo de tratamento aplicado aos adultos o mesmo direcionado aos adolescentes.

Compreendemos que tal fato compromete as possibilidades de avano no tratamento do adolescente, que diferente do adulto est em pleno processo de desenvolvimento tanto orgnico como social. Assim, percebemos, h necessidade de avanos no processo de tratamento da dependncia qumica na adolescncia, no qual atualmente visto como um caso de sade pblica.

Tambm discutimos sobre as polticas publicas sociais vigentes na rea da dependncia qumica articuladas pelo Ministrio da Sade em conjunto aos rgos de sade mental, em especfico aos de lcool e outras drogas, e entre eles os CAPs ad. Por fim, realizamos a anlise dos dados e dos procedimentos metodolgicos utilizados na pesquisa. 1 1.1 Uso de Drogas e na Adolescncia de e as Relaes Breve Familiares Histrico

Adolescncia

Perodo

Transio

A palavra adolecer vem do latim e significa crescer, engrossar, tornar-se maior, atingir a maioridade (TIBA, 1985), o novo dicionrio Aurlio da lngua portuguesa (HOLANDA FERREIRA, 1975), diz que adolescente aquele que est no comeo, que ainda no atingiu Outeiral (1994 p.06) todo define adolescncia vigor. como

Uma palavra com dupla origem etimolgica e caracteriza muito bem as peculiaridades desta etapa da vida. Ela vem do latim ad (a, para) e olecer (crescer), significando a condio de processo de crescimento. Em resumo o individuo apto para crescer. A adolescncia tambm deriva do adolescer, origem da palavra adoecer, temos assim, nesta dupla origem etimolgica, um elemento para pensar esta etapa da vida: aptido para crescer (no apenas no sentido fsico, mais tambm psquico) e para adoecer (em termos de sofrimento emocional, com as transformaes biolgicas e mentais que operam nesta faixa da vida).

Nery Filho e Torres (2002) mostram que a adolescncia um perodo de profundas transformaes que impe ao jovem grandes exigncias de adaptaes, uma fase de imensas crises existenciais, onde o adolescente passa por uma etapa de insegurana por

sentir-se impelido de abandonar o ponto de partida em que referenciais histricos so rompidos e um novo caminho traado.

O adolescente um viajante que deixou um lugar e ainda no chegou no seguinte. Vive um intervalo entre liberdades anteriores e responsabilidades/compromissos subseqentes; vive uma ltima hesitao antes dos srios compromissos da fase adulta (LOSACCO, 2005 p.69).

De acordo com Scivoletto (2004, p.34), a adolescncia uma fase onde todos esto procura de sua prpria identidade. o momento em que querem ser reconhecidos por serem eles mesmos e no mais filhos de algum. Comeam a questionar as normas da casa, tentam escolher seu prprio caminho. Na busca de sua identidade passam a ter idias e ideais prprios, deixando de se espelhar apenas nos pais para se deixar influenciar Aberastury apud tambm Freitas pelo (2002 p.36), grupo define a de adolescncia amigos. como:

Um momento crucial da vida do homem e constitui a etapa decisiva de um processo de desprendimento que comeou com o nascimento. As modificaes psicolgicas que produzem neste perodo, e que so o correlato de modificaes corporais, levam a uma nova relao com os pais e o mundo. Isso s possvel se se elabora, lenta e dolorosamente, o luto pelo corpo infantil, pela identidade infantil e pela relao com os pais na infncia.

Knobel apud Freitas (2002 p.37) chama o luto infantil de Sndrome normal da adolescncia. Busca de si mesmo e da identidade temporal; manifestao da evoluo sexual que ir do auto-erotismo at a heterossexualidade genital adulta; atitude anti-social ou associal de diferentes intensidades; contradies da conduta dominada pela ao, e que constituem numa nova forma de expresso. O processo de luto sempre abarca uma sensao de tristeza e desinteresse pelo mundo externo, entretanto, este no pode ser visto como uma patologia semelhante aos de uma enfermidade. importante frisar, que as imensas transformaes durante este perodo no se estabelece apenas com o adolescente, a famlia tambm passa por um processo de estranhamento diante de tal fase. Segundo Outeiral (1994 p.16) uma das tarefas centrais da adolescncia a independizao. Esta no uma ruptura com a famlia, mas sim a transformao de

vnculos infantis de relacionamento por um outro tipo de vinculo mais maduro, mais independente e mais adulto.

Conforme Freitas (2002), os pais que de um momento para o outro deixam de ter uma criana e defronta-se com um adolescente, geralmente sentem-se perdidos. A maturidade dos filhos sempre provoca nos pais uma condio conflituosa, pois a partir deste momento, devem abandonar as expectativas e imagem que criam para si frente ao filho. Quando os pais aceitam que o filho precisa mostrar que algum com vontade prpria e independente, essa fase ocorre de maneira mais tranqila. Entretanto, muitos pais podem se sentir desautorizados e tendem a pressionar mais o filho, o que pode iniciar um verdadeiro cabo-de-guerra (SCIVOLETTO, 2004, p.34).

Conforme Caldeira (1999 p.16), as primeiras contestaes, geralmente, ocorrem no ambiente familiar, onde o adolescente comea a questionar comportamentos que lhes so impostos como se fossem leis e passa a exigir da famlia e do ambiente que o cerca, respostas coerentes aos seus questionamentos. Isso significa a entrada do indivduo numa nova realidade, com a qual ele vai se relacionar de forma particular e que lhe permitir reconhecer-se enquanto sujeito.

nessa tentativa que o indivduo se permite experimentar diversas situaes, abstraindo dessas experincias para si, um novo sentido para a sua vida, redefinindo sentimentos e valores. claro que essa nova conscincia de si traz consigo uma srie de experincias primeiras que, consciente e/ou inconscientemente, marcaram o vivido na infncia desse indivduo. E esse novo sujeito que, dentro do contexto em que vive, assumir novas formas de se posicionar diante da vida e de responsabilizar-se por si mesmo. Na opinio de Grynberg e Kalina (2002, p.17) na adolescncia o mundo se descortina, um salto com vistas para um renascimento, na qual este questiona a conhecida vida familiar, os conceitos tradicionais, regras e padres pr-estabelecidos, em busca de algo que seja realmente seu.

Desta maneira o adolescente comea a descobrir o que lhe foi indevidamente imposto, a srie de presses vindas no sabe bem de onde, e que muito do que acreditava lhe pertencer sentimentos, expectativas, opinies, objetivos realmente no lhe diz respeito algum. Ele no os criou. Recebeu-os prontos, como se fossem os mandamentos de uma lei. Culturalmente vivemos em uma sociedade que por um lado promove um conjunto de

normas bem definidas, comportamentos rigidamente moldados e dogmas incontestveis. Por outro, ostenta uma poltica de pretensa aceitao e acolhimento de toda uma cultura jovem. Este tipo de dualidade forja profundas desorientaes no adolescente, de maneira que a cada tentativa de trazer as claras suas expresses renovadas, levanta-se contra ele um leque de presses e imposies. Minelli (2005) afirma que existem trs aspectos desta transio que podem ser apontados: a mudana da relao com os pais, o estabelecimento de novas relaes e a integrao ao grupo de amigos. A emancipao aos pais uma tenso entre duas foras opostas, o controle dos pais e o desejo do filho de libertar-se dele e alcanar sua independncia. Esta a etapa da vida durante a qual se experimenta uma necessidade irresistvel de rebelarse contra a autoridade e procurar a independncia.

Por isso, a criana que h pouco tempo recebia sem questionar as repreenses de seus pais, obedecia a seus preceitos e desfrutava sua companhia, transforma-se de repente em um jovem insubordinado e respondo, que rechaa suas orientaes, infringe suas normas disciplinares e prefere andar s ou com os amigos, a compartilhar com seus pais as atividades Scivoletto e Morihisa (2001 pp.30-33) so categricas quando familiares. afirmam que:

Uma questo fundamental na adolescncia a separao e a individualizao do adolescente em relao famlia. O estresse e a ansiedade advindos dessa fase aumentam a vulnerabilidade dos adolescentes presso dos amigos. Se por um lado ganham autonomia em relao a seus pais, por outro lado adquirem uma forte aliana com seus colegas. Nesse movimento, a influncia do grupo e a "modelagem", isto , a imitao de determinados comportamentos a partir de um dolo, que em geral o lder do grupo, tornam-se especialmente importantes.

Minelli (2005) observa que a imagem dos pais e sua influncia no comportamento dos filhos tambm mudam, porque as relaes verticais, baseadas na autoridade, transformam-se gradativamente at converter-se em uma interao horizontal, alimentada pelo afeto, admirao e respeito. Trata-se de uma mudana provida pelo desejo de liberdade e originada de uma nova imagem mais humana dos pais e tambm mais acessvel aos filhos.

A autora ainda diz que a amizade torna-se uma relao de pessoas especficas, onde o adolescente cria novos laos afetivos, estabelecendo assim, um crculo social reduzido e homogneo em que os jovens encontram sua prpria identidade num processo de

interao

social.

Scivoletto reafirma dizendo que nessa procura por uma identidade prpria, o jovem tenta pertencer a um grupo diferente se sua famlia, ou seja, ele busca a turma que, muitas vezes, se confunde com sua identidade (2004 p.34). Conforme Schenker e Minayo (2006 p.302), os amigos preenchem o vcuo do progressivo desprendimento da tutela dos pais e so tratados, pelos jovens, como se fossem os primeiros em importncia na sua vida. Compreender esses aspectos fundamental para a transio saudvel do adolescente, podendo ser negociados, com sucesso, numa relao estruturada no afeto e apoio mtuo entre pais e filhos. Liddle et al (1998) apud Schenker e Minayo (2006 p.302) afirma que na ausncia de cordialidade, encorajamento, monitoramento e colocao suficiente de limites que os adolescentes tm dificuldade em fazer a transio entre a confiana primeira colocada nos pais para uma maior independncia 1.2 e foco cada da vez maior Instituio nos amigos. Famlia

Contextualizao

Nos estudos sobre famlia e relaes familiares, muitos autores vo dizer sobre a tendncia de se naturalizar a famlia, ou seja, leva identificao do grupo conjugal, como forma bsica e elementar de toda famlia (BRUSCHINI, 1993, p.51).

Acontece que a famlia no uma totalidade homognea, mas um universo de relaes diferenciadas, e as mudanas atingem de modo diverso cada uma destas relaes e cada uma das partes da relao. (SARTI, 2003 p.39).

O sculo XVIII foi estigmatizado pelo modelo de famlia nuclear burguesa, composto por pai, me e filhos, quando a famlia se afastava da estrutura do modelo, era chamada de desestruturada ou incompleta (SZYMANSKI, 2003 p.23).

Segundo Aris apud Szymanski, (1975 p.251) at o sculo XV a famlia era [...] Uma realidade moral e social, mais do que sentimental. A Famlia quase no existia sentimentalmente entre os pobres, e , quando havia riqueza e ambio, o sentimento se inspirava no mesmo sentimento provocado pelas antigas relaes de linhagem.

Parsons apud Bruschini (1993, p.55), prope o estudo da famlia nuclear como um pequeno grupo-tarefa, na qual os membros adultos desempenham papis altamente diferenciados, assimtricos e complementares, o que possibilita a presena de modelos

masculinos

femininos

bem

definidos.

Segundo Sarti (2003) numa viso antropolgica, a famlia reconhecida como um grupo social concreto, contribuindo assim, na desnaturalizao e desuniversalizao da mesma. Bruschini (1993, p.60) ainda sustenta que a antropologia contribui principalmente na discusso sobre o parentesco, que considerado uma abstrao, uma estrutura formal, que resulta na combinao de trs tipos de relaes bsicas: a relao de descendncia (pais e filhos) a de consanginidade (entre irmos) e afinidade, atravs do casamento.

Szymanski (2002 p.10) define famlia de uma forma mais contempornea como: Agrupamento humano como ncleo em torno do qual as pessoas se unem, primordialmente, por razes afetivas dentro de um projeto de vida em comum, em que compartilham um quotidiano, e, no decorrer das trocas intersubjetivas, transmitem tradies, planejam seu futuro, acolhem-se, atendem aos idosos, formam crianas e adolescentes. Atualmente a famlia enquanto instituio reprodutora de valores e cultura, e exercendo, segundo Foucault apud Bisneto (2002), sua funo de micropoder, encontra-se em crise. Tanto de um ponto de vista funcionalista quanto de um ponto de vista de inspirao marxista, prevalece idia de que, de um modo ou de outro, a famlia, como instituio, vem perdendo funes e importncia social; seu papel gradativamente se minimiza. A crise das famlias reais seria a crise do esvaziamento da instituio familiar. (BILAC, 2003 p.34). Na opinio de Caldern e Guimares (1994, p.24) a famlia nuclear moderna surge como uma categoria interpretativa, de maneira que o tipo ideal era compreendido como real, e os modelos eram categoricamente definidos como famlias boas, certas e estruturadas, e os novos arranjos eram vistos como disfuncionais, gerando grande crise num modelo j hegemnico. Ento, pergunta-se: Ser que este o fim da instituio familiar? Em resposta Cooper (1974) apud Lopes (1994 p.07) vem nos acalmar afirmando

A famlia no est morrendo, o que est agonizando a idealizao romntica, pela qual tem se aprisionado as conscincias pessoais daqueles que, se envolvendo na busca de uma imagem que construram para o outro, tornaram-se dependentes dela.

Lane (1981) discute sobre o papel ambguo exercido pela instituio familiar, onde esta ao passo que garante a sobrevivncia do indivduo e o insere no contexto social, tambm funciona como uma garantia de perpetuao de valores vigentes, reproduo da fora de trabalho e um eficaz mecanismo de controle social no qual os valores das classes sociais que detm o poder so garantidos atravs da educao dada as crianas dentro desta instituio social.

O controle social exercido pela famlia, em algumas situaes abarca srios conflitos de geraes entre pais e filhos, na qual estes no conseguem absorver as heranas de costumes, crenas, valores e relaes sociais da estrutura familiar.

Os conflitos tendem a se intensificar no perodo da adolescncia, em que os jovens buscam estabelecer novos vnculos afetivos, como afirma Scivoletto (2004, p.34), o jovem tenta pertencer a um grupo diferente de sua famlia.

Na opinio de Grynberg e Kalina (2002, p.47) estes conflitos de geraes ocorrem devido s mudanas de paradigma na famlia, na qual pai e filhos parecem no falar a mesma lngua dificultando o entendimento recproco.

Em casa, pais e filhos de repente tornam-se estranhos. Da noite para o dia, a distncia entre as geraes se torna aguda. Esquecido de sua prpria adolescncia, e das expectativas que adormeceram dentro de si, o pai de hoje, adolescente de ontem, no se reconhece no prprio filho.

Vitale (2003, p.90) discute sobre a socializao primria, que se trata de uma interiorizao da realidade a partir da relao entre a criana e os outros significados. Para Berger e Luckmam apud Vitale (2003, p.90), esses outros significados selecionam segundo a localizao que ocupam na estrutura social e mediante suas idiossincrasias individuais e aspectos da vida social a serem transmitidos. Ainda segundo Vitale a famlia no o nico canal pelo qual se pode tratar a questo da socializao, mas , sem dvida, um mbito privilegiado, uma vez que tende a ser o primeiro grupo responsvel pela tarefa socializadora. Mesmo com a existncia de inmeros aparelhos ideolgicos presentes no nosso cotidiano (escola, igreja, trabalho, comunidade e mdia), a famlia surge como principal aparelho na reproduo ideolgica dos indivduos.

A ideologia est presente at mesmo na representao social construda pela sociedade acerca do grupo familiar. A famlia compreendida como algo natural e imutvel onde os

aspectos ideolgicos no permitem que os indivduos percebam que ela uma instituio criada que atende as necessidades sociais em um dado momento histrico (CALDERN e GUIMARES, 1994 p.21).

Em seus estudos, Reis (2004, p.103) aponta que a ideologia vinculada principalmente pelos pais, os principais agentes da educao, ensinam a ver a famlia como algo natural e universal, por isso, imutvel.

fato que a famlia um dos aparelhos ideolgicos mais eficazes na vida dos indivduos, sendo ela, segundo Reis, mediadora entre os indivduos e sociedade... a formadora da nossa primeira identidade social (2004, p.99). Porm, tambm fato que a famlia contempornea tem relao cada vez mais estreita com o consumismo capitalista, onde este molda de formas intrnsecas as reprodues ideolgicas nos lares de todo mundo. Este tem a mdia e outros meios de comunicaes como principal mecanismo de seduo e desenvolvimento de sbitos desejos de consumir. Ainda segundo Reis (2004), o que antes era funo quase exclusiva da famlia, hoje disseminado por uma vasta gama de agentes sociais, que vo desde a pr-escola at os meios de comunicao em massa, que utilizam persuaso na imposio de padres de comportamento, veiculados como normais, dificultando a identificao do agente repressor.

O modismo atualmente tem criado grandes conflitos entre as geraes, tomando como experincia vivenciada no campo de estgio (CPTT), era notrio que alguns pais no conseguiam compreender as mudanas estigmatizadas pelos tempos atuais, sendo assim, muitos tinham srias divergncias com os filhos, pois estes pareciam no possuir nenhuma qualificao intelectual e parmetros morais (...) (HYGINO e GRACIA, 2003, p.37). O grande desafio mostrar aos pais, que tais princpios no haviam deixado de existir, eles apenas estavam com uma nova roupagem e novos significados. Paiva (2005, pp.105106) define tica como:

O momento objetivo da vivncia e da experincia dos valores; consiste, assim, no conjunto de valores que so criados por determinada comunidade. Neste sentido, a moral expressaria o momento subjetivo de um comportamento tico; em outras palavras, moral seria a capacidade do indivduo formular suas prprias opinies e pautas de comportamento e optar por aquele que considerar mais correto e justo.

Muitas famlias so estigmatizadas como desorganizadas, desestruturadas ou incompletas

por no se encaixarem nos arranjos que correspondem s caractersticas da famlia ideal como cita Caldern e Guimares (1994, p.26). Os autores vo assinalar que a famlia ideal, to sonhada, na maioria das vezes, muito distante da real, veiculada pela mdia como modelo a ser seguido, e a famlia que no se enquadra, est fora do padro de normalidade. Sendo assim, a famlia que no possui em sua composio, pai/marido, mulher/esposa e filhos, esto fora dos pr-requisitos para se constituir uma famlia harmnica. Foram inmeros os fatos que marcaram substancialmente as mudanas no interior da famlia, na qual Gueiros (2002) pontua o Movimento Feminista da segunda metade do sculo XIX como agente de mudanas, Rosa (2003, p.183) enfatiza que no Brasil este movimento intensificou-se na dcada de 70, caracterizado pela luta da igualdade entre os gneros, que permitiu entre outros benefcios o controle da contracepo, e em 1988 a Constituio Federal Brasileira estabeleceu em seu art. 5 igualdade de direitos e deveres entre homens e mulheres.

O processo de modernizao dos modelos de famlia estigmatizado com a entrada da mulher no mercado de trabalho e na complementao da renda domstica. A partir da, as mudanas na famlia conforme afirma Sarti (2003, p.43), relacionam-se com a perda do sentido da tradio. Este processo foi impulsionado basicamente pelas mulheres, a partir de um fato histrico fundamental: a possibilidade de controle da reproduo, que permitiu mulher a reformulao do seu lugar na esfera privada e sua participao na esfera pblica. No que diz respeito entrada da mulher no mercado de trabalho como fonte de renda complementar para a famlia, h que se considerar que tal motivao est associada s dificuldades scio-econmicas, que passam a exigir que vrios membros da famlia possam compor o oramento domstico, inclusive os jovens.

No caso da mulher, Gueiros (2002) sustenta que tal insero na esfera pblica certamente est atribuda aos avanos dos Movimentos Feministas. O casamento e a famlia tambm sofreram grandes influncias nos debates da relao de gnero, que de acordo com Veloso (2001, p.79) era tido como uma questo biolgica, que separava o sexo feminino do masculino.

Conforme Saffioti e Almeida (1995) apud Veloso (2001, p.79) Por constituir as relaes sociais, o gnero apresenta-se tambm como constituinte da identidade dos sujeitos, atravessando e construindo a identidade tanto do homem quanto da mulher e, por isso mesmo, transcendendo o mero desempenho de papis sociais. Homens e mulheres

possuem identidades sociais bsicas forjadas a partir das interconexes entre as relaes de classe, gnero e raa/etnia.

A redefinio dos papis masculinos e femininos, papis pblicos e privados, comportamento sexual definidos segundo o sexo, entre outros, foram alvos de debates e embates segundo Gueiros (2002).

Estas novas configuraes familiares so cada vez mais presentes. Em suas anlises Goldani (1994) apud Rosa (2003, p.186) a mulher aumentou sua participao no mercado de trabalho de 16% na dcada de 60 para 39% na dcada 90, o que de fato contribui para alteraes nas relaes de poder entre homens e mulheres. A autora ainda vai chamar a ateno para o crescimento numeroso de famlia monoparentais (somente um dos pais e filhos, residindo no mesmo domiclio) e unidade uniparentais (pessoas que moram sozinhas). De acordo com pesquisas realizadas pela Fundao SEADE sobre condies de vida, na regio Metropolitana de So Paulo nos anos de 1994 e 1998, nas famlias tipo monoparental, majoritrio o percentual de mulheres como chefe da famlia (59,3%). Segundo dados do Censo Demogrfico de 1980 realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica), a participao na PEA (Populao Economicamente Ativa) consideravelmente maior entre mulheres separadas maritalmente (57%) e as solteiras (33%), sendo que 61% das mulheres-chefe-de-famlia tinham rendimento mdio mensal inferior a um salrio mnimo (SZWARCWALD e CASTILHO, 1989 apud LOPES, 1994, p.10). Esta m remunerao a classe feminina trabalhadora, apresenta um histrico de empobrecimento, precarizao do trabalho e aumento contnuo do ingresso ao mercado informal. Segundo dados do IBGE, hoje as mulheres representam praticamente metade da populao economicamente ativa do pas e chefiam uma em cada quatro famlias. Desta maneira, o esvaziamento do modelo de homem provedor ajudaria a explicar parte dessa dissonncia em relao ao matrimnio. Sem a necessidade de contar com a ajuda financeiro do cnjuge ou parceiro, elas parecem cada vez menos dispostas a dobrar o expediente de trabalho, acumulando as tarefas domsticas.

A marca do modelo de transio da instituio familiar analisada por Medina (1997, p.19) constitui-se historicamente pela posio da mulher, que foi se modificando intensivamente, e de contra partida o homem procurando guardar a posio antiga em que ele era senhor

absoluto. O autor inicia sua reflexo atravs da unio (matrimnio), sendo a partir dela a iniciao da construo do seio familiar, neste modelo de transio, verifica-se que a unio no mais a aliana entre duas famlias, e sim o estabelecimento de uma relao afetiva, que ser duradoura enquanto tal afeto se mantiver. Se aceita, tambm, a dissoluo do casal, sendo o aspecto afetivo principal mantenedor da unio, que pode ou no ser temporria, quebrando o modelo tradicional at que a morte nos separe.

Assim, como no mundo do casal estigmatizado pelo afeto, o homem e a mulher tornam-se iguais, tanto no mundo domstico quanto no mundo do trabalho, na qual ambos so responsveis pela educao dos filhos e na manuteno da casa. Nesse sentido, a mulher no mais aceita a marca de dependncia e passividade, construindo sua independncia trabalhando desde cedo.

Neste modelo de transio, os papis sociais exercidos, no so mais distintos por sexo, como no modelo tradicional (nuclear burgus), na qual gnero era distinguido por sexo feminino e masculino. Com as mudanas societrias, o homem passou a participar das atividades domsticas, como a educao dos filhos, e por sua vez a mulher teve que exercer uma profisso (MEDINA, 1997, p.20).

Outro aspecto importante analisado por Medina (1997, p.23) em relao vida sexual, na qual este se torna mantenedor do convvio afetivo do casal. A fidelidade de um com o outro, passa a ser um valor, algo exercido por ambos em uma dimenso igualitria. No se exige mais a virgindade da mulher para que a unio se consuma e a possibilidade do controle da natalidade e a aceitao da vida sexual fora do casamento, colocaram o homem e a mulher num p de igualdade.

A deciso de ter filhos algo compartilhado pelo casal, que podem controlar ou no esse ter, sendo de responsabilidade de ambos cuidar dos filhos desde o seu nascimento. Em suma, no h mais distino por sexo, todos fazem mesma coisa e se substituem com facilidade. Uma flexibilidade crescente medida em que vo crescendo at que o mundo externo ganhe mais relevncia do que o mundo domstico.

Medina conclui sua reflexo afirmando que nesta direo, h possibilidades do surgimento de alternativas, da flexibilizao dos papis, dos padres e da organizao social. Observadas por exemplo em casais homossexuais que adotam legalmente filhos; casamentos sucessivos com parceiros distintos e filhos de cada aliana; no avano do individualismo, no reconhecimento da infncia como instancia importante, e na valorizao

da

intimidade

conjugal

dentro

de

uma

esfera

pessoal

privada.

Pode-se afirmar que atualmente possvel vivenciar com facilidade quatro geraes: Filho-Pai-Av-Bisav, ento a ruptura da famlia nucelar que estamos vivenciando no devido ao fato da unio ou da famlia ter perdido valor.

Tanto no que h o re-casamento dos membros da unio desfeita, embora com outro parceiro. O fato que, na sociedade atual, a aceitao de pessoas que desejam permanecer solteiras ou que preferem estabelecer relaes, como casal de carter temporrio e sem ter filhos, melhor reconhecida e tais situaes no so a recusa ou desaparecimento da constituio da famlia, ela apenas surge com uma nova moldagem e com novos aspectos a serem construdos.

Diante de tantas mudanas pergunta-se sobre o papel dos avs nas famlias de hoje. Vitale (2005 pp.84-5) diz que com tais mudanas as famlias passaram a demandar novos papis, novas exigncias a essas figuras que surgem como auxiliares na socializao das crianas ou mesmo no seu sustento. Em suas anlises, a autora observa que a maioria dos avs se dispe voluntariamente a cuidar dos netos; outros, entretanto, consideram isso uma prestao de servios e s interferem quando solicitados; outros, ainda so obrigados a cuidar dos netos pela situao econmica em que se encontram os filhos. Em alguns casos, os avs acabam assumindo de fato a guarda dos netos, sendo estes motivados, muitas vezes pela pobreza, desemprego, aumento das desigualdades sociais, precrias condies em que vivem os netos tende, a mobiliz-los na direo de lhes prestar atendimento.

De acordo com a pesquisa perfil dos Idosos Responsveis por Domiclios no Brasil (IBGE 2000) aponta que as pessoas com 60 anos ou mais constituem 8,6% da populao. O estudo revela que os idosos chefes de famlia passaram de 60,4% em 1991 para 62,4% em 2000. Desse universo, 54,5% vivem com os filhos e so a principal fonte no sustento destes. Atualmente constitui-se um grande crescimento de netos e bisnetos que vivem com os avs e bisavs. De 2,5 milhes em 1991 passou para 4,2 milhes em 2000. Camarano (1999) apud Vitale (2005 p.97) baseando-se em pesquisa sobre o idoso brasileiro, discute seu papel na famlia e mostra que esse tende a passar da condio de dependente para provedor. Pode-se dizer, em geral, que o idoso est em melhores condies de vida que a populao mais jovem; ganha mais, uma parcela maior tem casa prpria e contribui significantemente para a renda familiar.

Calobrizi apud Vitale (2005 p.97) diz que em situaes em que os filhos esto envolvidos com prostituio ou com drogas ou outras situaes que retrate as difceis condies em que estes vivem a guarda judicial designada aos avs, que assumem seus netos mesmo enfrentando dificuldades.

Por essas razes, a figura clssica da vovozinha sentada na cadeira de balano, cabelos brancos, fazendo tric ou croch, presente nos livros infantil, pouco, correspondem ao perfil dos avs atuais, possivelmente em todos os segmentos sociais, considerando-se as mudanas em que passou a famlia, em especial a partir da segunda metade do ltimo sculo. 1.3 Uso de Drogas na Adolescncia e as Relaes no Ambiente Familiar Tomando como referencia a contextualizao histrica acerca da adolescncia no item anterior, e utilizando as reflexes de Nery Filho e Torres (2002, p.31), pergunta-se: Porque o adolescente usa drogas? Diante de tal questo os autores afirmam:

No existe resposta nica ou homognea. Podemos encontrar diferentes tipos de produtos, com variados efeitos procurados e desejados, bem como diferentes motivaes que levam um indivduo a usar, eventualmente ou de forma contnua e intensa, determinada substncia psicoativa.

E os autores ainda sustentam que este consumo pode ser de cunho individual ou coletivo. Compreende-se que das motivaes individuais de consumo, torna-se importante levar em conta os aspectos intrnsecos da personalidade do indivduo, sua historia de vida e as circunstncias que envolvem sua relao com a droga. Por outro lado, para compreender o fenmeno coletivo do consumo e sua expanso mundial, devem-se buscar explicaes que extrapolam o mbito das motivaes individuais de consumo. preciso compreender o papel social das drogas em cada sociedade e sua insero, inclusive na economia e no mercado. Na opinio de Gikovate (1992) cada ser humano tem uma histria diferente, no existe uma frmula que explique como, porque ou com que conseqncias um jovem procura as drogas. Grynberg e Kalina (2002 p.46) analisam o uso de drogas na adolescncia como uma crise em que os jovens se defrontam com o meio social em que vivem e sua histria individual. Dessa maneira os jovens acreditam estar dando provas de sua autonomia e autosuficincia, sendo ele capaz de alcanar seus objetivos, muitas vezes no to claros.

Os autores ainda afirmam que o uso emerge como um protesto a sua impotncia de lidar com a realidade e com as foras que se movimentam dentro de si prprio, ao mesmo tempo. O jovem precisa encontrar um ambiente familiar capaz de suportar as crises que vivencia, onde este no seja propcio a resistncias excessivas s suas propores e impulsos ainda to desordenados.

Por ser um perodo de transformaes, o adolescente, por vezes, se sente inferior incompreendido pela famlia ou pela sociedade. Isso faz com que muitos desejem sumir do mundo, que se torna para eles cruel. Neste sentido, a partir de uma experimentao, o jovem v nas drogas algo prazeroso, capaz de solucionar problemas, eliminar angstias, dando uma sensao de fora, potncia e realizao pessoal.

Porm, sabemos que esta sensao de poder ilusria. uma forma de vencer suas fragilidades no momento em que se consome. Ainda citando os autores, o consumo de drogas aparece entre alguns adolescentes como uma marca inscrita nessa travessia, caracterizando-se como um uso adolescente. Para esses jovens, as drogas permitem o estabelecimento de laos sociais, propiciando ao indivduo o pertencimento a um grupo. De acordo com os estudos de Caldeira (1999 p.15), o desafio da transgresso s normas estabelecidas pelo mundo dos adultos, a curiosidade pelo novo e pelo proibido, a presso de seu grupo para determinados comportamentos, so alguns dos fenmenos tpicos da adolescncia que podem le Por Nathlia Justino

You might also like