You are on page 1of 5

Introduo

A atmosfera um local bastante utilizado para depsito de materiais indesejveis provenientes principalmente de atividades antrpicas, que causam inmeros problemas de poluio ambiental podendo ter efeito local, regional ou global. Nesse sentido, o automvel que smbolo do desenvolvimento industrial e utilizado intensamente a nvel mundial tem contribudo ao longo do tempo com uma parcela significativa da emisso de gases poluentes para a atmosfera. A poluio do ar originada por automveis mais intensa nas grandes cidades em virtude da grande quantidade de carros em circulao o que potencializa os efeitos da poluio sobre o meio ambiente e sobre a sade humana. De forma geral os principais poluentes atmosfricos emitidos pela queima de combustvel em automveis so os xidos de nitrognio, hidrocarbonetos, xidos de enxofre, compostos aromticos e xidos de carbono. Estes ltimos podem ser emitidos na forma de dixido de carbono (CO2) ou monxido de carbono (CO). O controle da emisso de gases por automveis de suma importncia por causarem danos ao meio ambiente e a sade humana assim, no caso da emisso de xidos de carbono, a necessidade do controle da emisso de monxido de carbono devido, esse poluente ter influncia direta na sade humana. A principal via de exposio ao monxido de carbono a respiratria. Uma vez inalado, o gs rapidamente absorvido nos pulmes e em circulao liga-se de maneira estvel com a hemoglobina, impedindo o transporte do oxignio e causando hipxia tecidual. Esse gs inodoro, incolor e extremamente txico. Ele liberado no ambiente pelos automveis como produto da combusto incompleta que ocorre no motor. Para reduzir as emisses de gases poluentes pelos automveis, foi desenvolvido um dispositivo chamado catalisador. O catalisador tem como finalidade tratar os gases de escapamento antes que eles saiam do automvel, diminuindo os efeitos da poluio. No caso do monxido de carbono a funo do catalisador transformar este gs em dixido de carbono que considerado menos poluente. O objetivo do presente trabalho discorrer sobre o catalisador mostrando o seu funcionamento e como ele faz para controlar a emisso de monxido de carbono produzido por automveis e consequentemente reduzir a poluio atmosfrica.

2. Catalisador
Conversor cataltico ou catalisador um dispositivo antipoluio, que tem a funo de tratar os gases liberados pelo motor de combusto interna e transform-los em gases menos nocivos. Os catalisadores, em geral, so substncias que aceleram determinadas reaes ou tornam-nas possveis, sem reagirem isto , no so consumidos nas reaes, apenas aceleram. O catalisador de um carro formado por uma infinidade de canais que lembra uma colmia, feitos de material metlico ou feita de cermica, formada por minsculos canais que perfazem uma superfcie total do tamanho equivalente a quatro campos de futebol. Sobre essa colmia so impregnados aproximadamente 1,5 gramas de metais preciosos, os quais constituem o catalisador propriamente dito; em contato com os metais, os gases poluentes so convertidos em formas menos poluentes, no caso do CO ocorre transformao em CO2. Emprega-se uma mistura de paldio-rdio/platina e rdio(para veculos a gasolina) e paldiomolibdnio/ palcio(para veculos a lcool). A seguir o catalisador enrolado em uma manta termoexpansiva, que fixa, veda, isola termicamente e d proteo mecnica ao componente. Por fim, o catalisador montado dentro de uma carcaa de ao inoxidvel, dando origem ao "conversor cataltico". Esse conjunto instalado no cano de escape do automvel. O catalizador capaz de reduzir em at 90 por cento a emisso de gases poluentes, mas para isso, os motores de carros tem que controlar cuidadosamente a quantidade de combustvel que queimam. Procurando manter dessa forma, a mistura ar-combustvel bem prxima do ponto estequiomtrico, que a proporo ideal de ar para que ocorra uma combusto.

3. Como os catalisadores reduzem a poluio


A maioria dos carros modernos equipada com catalisadores de trs vias. A expresso "trs vias" se refere s trs substncias que eles ajudam a reduzir que so os compostos orgnicos volteis, os xidos de nitrognio e o monxido de carbono. A pea catalisador na verdade usa dois diferentes tipos de catalisadores: um de reduo e outro de oxidao. Ambos consistem em uma estrutura cermica coberta por um catalisador de metal, geralmente platina, rdio e/ou paldio. H dois tipos principais de estruturas usadas em catalisadores - ncleo tipo colmia e em cermica porosa. A maioria dos carros usa o primeiro. (inserir figuras)

3.1. O catalisador de reduo a primeira parte do catalisador. Usa platina e rdio para ajudar a reduzir a sada de NOx. Quando as molculas NO ou NO2 entram em contato com o catalisador, ele "expulsa" o tomo de nitrognio para fora da molcula. Com isso, o tomo fica retido e o catalisador libera o oxignio na forma de O2. Os tomos de nitrognio se unem com outros tomos de nitrognio. Todos so retidos pelo equipamento, formando N2. Exemplificando-se podem ocorrer as seguintes reaes: Equao I Equao II 3.2. O catalisador de oxidao a segunda parte do catalisador. Reduz os hidrocarbonetos no-queimados e o monxido de carbono, queimando-os (oxidao) sobre o catalisador de platina e paldio. Isso ajuda na reao do CO e dos hidrocarbonetos com o restante do oxignio nos gases de escapamento. Por exemplo: Equao III 3.3. O sistema de controle A terceira parte um sistema de controle que monitora o fluxo de descarga e usa essa informao para controlar o sistema de injeo de combustvel. H um sensor de oxignio colocado antes do catalisador, portanto mais prximo do motor que o catalisador. Este sensor diz ao computador do motor quanto oxignio h nos gases de escapamento. Sendo assim, o computador pode aumentar ou diminuir essa quantidade de oxignio atravs de um ajuste na mistura ar-combustvel. Este esquema de controle permite que o computador tenha certeza de que o motor est funcionando bem perto do ponto estequiomtrico e tambm ajuda a certificar que h oxignio o suficiente para permitir que o catalisador de oxidao queime o restante dos hidrocarbonetos e CO.

4. Oxidao do monxido de carbono


O monxido de carbono (CO) resulta de uma combusto incompleta, pois so necessrios dois tomos de oxignio para que o carbono complete suas ligaes moleculares.

A converso cataltica de monxido de carbono em dixido de carbono uma reao de oxidao. O problema que esta reao no ocorre apenas expondo o CO a um ambiente rico em oxignio. preciso que um elemento externo reao produza as condies ideais para que ela acontea. Os primeiros estudos abordando o abatimento de poluentes causados por fontes mveis tratavam da oxidao do monxido de carbono sobre xido de mangans. Neste caso, foi proposto o chamado mecanismo de Roginskii, de acordo com o qual a espcie MnO2 atua como doador de oxignio e regenerada pelo oxignio do fluxo reagente. Este xido tambm age como um stio de reao entre o monxido de carbono e o oxignio, na fase adsorvida, como mostram as equaes (IV) a (IX).
( )

Equao IV
( )

Equao V Equao VI

( )

Equao VII Equao VIII Equao IX

O papel de catalisador do MnO2S definido pelo fato de, ao final da reao, ele no ser consumido. Ele participa das reaes intermedirias, mas restaura-se nas finais. Nos conversores catalticos automotivos ocorre um processo anlogo, no necessariamente com a utilizao de MnO2, mas tambm de outros compostos, como os xidos de cobre ou zinco, que produzem efeito semelhante. Algum tempo depois dos estudos de Roginskii, o xido de cobre foi reconhecido como um eficiente catalisador de oxidao do monxido de carbono. O mecanismo proposto para esta reao tambm considerava a participao do oxignio da rede, e era consistente com o mecanismo de Roginskii.

Outros mecanismos similares foram propostos para reaes envolvendo xidos de cobre e xidos de zinco dopados com ndio como catalisadores. Uma verso simplificada do mecanismo de Roginskii foi proposta por Hughes e Hill usando catalisadores base de vandio. Estudos que investigaram o desempenho de diversos catalisadores constitudos por metais de transio suportados, na oxidao do monxido de carbono concluram que a etapa determinante, em todos os casos, era a ruptura da ligao oxignio-catalisador e que a atividade variava na sequncia: CuCr2O4 = Co3O4> Cu2O > Fe2O3>MnO>Pt>NiO>Cr2O3>> V2O5. No caso de catalisadores base de cromitas de cobre, observou-se que a atividade devia ser atribuda a esse composto e no ao xido de cobre ou ao xido cromo isolados, como se supunha anteriormente. Muitos outros mecanismos propostos com outros catalisadores so verses do mecanismo de Roginskii. Pode-se mostrar, genericamente que, no caso dos metais de transio, existe uma etapa de oxi-reduo, na qual o catalisador participa diretamente da reao pela transferncia e restaurao do oxignio estrutural ou atravs de uma transferncia de carga do catalisador. A oxidao do monxido de carbono sobre metais nobres descrita por alguns mecanismos que diferem pouco uns dos outros, envolvendo uma etapa determinante na qual a espcie CO fracamente quimissorvida reage com um tomo de oxignio da superfcie. A partir dos mecanismos propostos na literatura, pode-se concluir que os xidos de metais de transio podem (e devem) ser desativados, quando usados em sistemas em que h deficincia de oxignio, uma vez que existe uma etapa envolvendo um mecanismo redox, no qual o catalisador participa diretamente da reao, pela transferncia e restaurao do oxignio estrutural. Todavia, em catalisadores de metais nobres, qualquer perda em converso deve ser temporria e estar diretamente relacionada com a disponibilidade de oxignio, j que o catalisador no contribui com oxignio estrutural.

5. Consideraes Finais 6. Referncias bibliogrficas

You might also like